Вы находитесь на странице: 1из 14

RETORNA

GNERO E SEXUALIDADE NAS PEDAGOGIAS CULTURAIS: IMPLICAES PARA A EDUCAO INFANTIL Jane Felipe de Souza

O presente trabalho tem por objetivo problematizar as relaes existentes entre Pedagogia, gnero e sexualidade na educao infantil, a partir da perspectiva dos Estudos Culturais e dos Estudos Feministas, tendo como marco terico a abordagem psestruturalista de anlise. Isto implica em considerar a Pedagogia no como um mero domnio de habilidades ou tcnicas, mas como um modo de produo cultural diretamente envolvido na forma como o poder e o significado so utilizados na construo e na organizao do conhecimento. Assim a pedagogia e o currculo devem ser compreendidos a partir de sua intrnseca relao com as questes histricas, polticas e culturais, todas elas envolvidas nas tramas do poder, no sentido que lhe confere Foucault (1992). Para Giroux e McLaren (1995:144) a pedagogia est presente em qualquer lugar em que o conhecimento seja produzido, em qualquer lugar em que existe a possibilidade de traduzir a experincia e construir verdades, mesmo que essas verdades paream irremediavelmente redundantes, superficiais e prximas ao lugar-comum. Da mesma forma, podemos dizer que o currculo, assim como as demais prticas e/ou objetos culturais trabalha no sentido de produzir os sujeitos. Segundo Tomaz Tadeu da Silva (1995:195) O currculo no , assim, uma operao meramente cognitiva, em que certos conhecimentos so transmitidos a sujeitos dados e formados de antemo. O currculo tampouco pode ser entendido como uma operao destinada a extrair, a fazer emergir, uma essncia humana que pr-exista linguagem, ao discurso e cultura. Em vez disso, o currculo pode ser visto como um discurso que, ao corporificar as narrativas particulares sobre o indivduo e a sociedade, nos constitui como sujeitos e sujeitos tambm muito particulares.

RETORNA

Este autor prossegue em sua argumentao afirmando que as narrativas contidas no currculo, de maneira explcita ou no, corporificam noes muito particulares sobre o conhecimento, as formas de organizao da sociedade e diferentes grupos sociais, estabelecendo, por exemplo, qual o conhecimento que pode ser considerado legtimo, quais as formas de conhecer que so vlidas, etc. Tais narrativas contidas no currculo trazem embutidas noes sobre quais os grupos sociais legitimados, a ponto de poderem representar a si e aos outros ou ainda quais os grupos sociais que so apenas representados ou at mesmo totalmente excludos de qualquer representao. Dentro deste processo encontram-se as relaes de gnero e a sexualidade, que embora nem sempre contempladas nos currculos das escolas e nos cursos de formao de professores/as como objeto de discusso e anlise, esto presentes na sociedade, sendo constantemente acionadas nas diversas relaes sociais e institucionais. O Feminismo e a emergncia do conceito de gnero O Feminismo foi, sem dvida, um importante movimento social que comeou a ter visibilidade no final do sculo XIX com o sufragismo.1 Posteriormente (final da dcada de 60) o movimento, no processo que passou a ser considerado como segunda onda do feminismo, se expandiu para alm do seu sentido reivindicatrio, no s exigindo a igualdade de direitos, em termos polticos e sociais, mas constituindo-se tambm em crtica terica. Obviamente este no foi um movimento isolado, mas somou-se a outros movimentos igualmente importantes, como os movimentos estudantis, negros e outros, principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Frana. Stuart Hall (1997:49-50) mostra que o Feminismo introduziu aspectos inteiramente novos na sua luta de contestao poltica, na medida em que abordou temas como famlia, sexualidade, trabalho domstico, o cuidado com as crianas, etc. Alm disso

O sufragismo, movimento no qual as mulheres reivindicavam o direito ao voto, considerado por muitos autores e autoras como a primeira onda do feminismo. Sobre a histria dos debates em torno das questes feministas, ver o artigo de YANNOULAS, Silvia, Iguais mas no idnticos. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, n. 1, 1994. Sobre a pesquisa feminista em seus aspectos metodolgicos, ver: HARDING, Sandra. Feminism and Methodology. Indiana. Indiana University Press, 1987.

RETORNA

enfatizou, como uma questo poltica e social, o tema da forma como somos formados e produzidos como sujeitos generificados. Isto , ele politizou a subjetividade, a identidade e o processo de identificao (como homens/mulheres, mes/pais, filhos/filhas)....aquilo que comeou como um movimento dirigido contestao da posio social das mulheres, expandiu-se para incluir a formao das identidades sexuais e de gnero.

O conceito de gnero surgiu entre as estudiosas feministas para se contrapor idia de essncia, recusando assim qualquer explicao pautada no determinismo biolgico, que pudesse explicar os comportamentos de homens e mulheres, empreendendo desta forma, uma viso naturalizada, universal e imutvel dos comportamentos. Tal determinismo serviu muitas vezes para justificar as desigualdades entre ambos, a partir de suas diferenas fsicas. O que importa, na perspectiva das relaes de gnero, discutir os processos de construo ou formao histrica, lingustica e social, institudas na formao de mulheres e homens, meninas e meninos. Os Estudos Feministas sempre estiveram preocupados com as relaes de poder entre mulheres e homens. A princpio, tais estudos procuravam chamar a ateno para as condies de explorao e dominao a que as mulheres estavam submetidas. Como refere Guacira Louro (1995), alm de uma ferramenta terica potencialmente til para os estudos das cincias sociais, o gnero despontava como uma importante categoria analtica para a Histria, em especial para a Histria da Educao. O carter poltico destes estudos pode ser considerado uma de suas marcas mais significativas: Objetividade e neutralidade, distanciamento e iseno, que haviam se constitudo, convencionalmente, em condies indispensveis para o fazer acadmico, eram problematizados, subvertidos, transgredidos. Pesquisas passavam a lanar mo, cada vez com mais desembarao, de lembranas e de histrias de vida; de fontes iconogrficas, de registros pessoais, de dirios, cartas e romances. Pesquisadoras escreviam na primeira pessoa. Assumia-se, com ousadia, que as questes eram interessadas, que elas tinham origem numa trajetria histrica especfica que construiu o lugar social das mulheres e que o estudo de tais questes tinham (e tem) pretenses de mudana (Louro, 1997:19).

RETORNA

preciso considerar, porm, que grande parte da produo brasileira vinculada aos Estudos Feministas nos ltimos anos se concentrou no estudo das mulheres. Questes ligadas feminizao do magistrio, bem como outras ocupaes vinculadas ao trabalho feminino, compuseram o maior nmero das pesquisas.2 Muitos destes trabalhos procuraram descrever a situao da mulher em termos de opresso e desigualdade social. No entanto, atualmente as pesquisas neste campo tm se voltado para o carter relacional dos gneros, entendendo que mulheres e homens, meninas e meninos so formados em relao - uns com os outros e tambm no entrecruzamento de outras categorias, como classe social, religio, etnia, nacionalidade, gerao (Louro, 1997; Meyer, 1998; Felipe, 1997). Os estudos de gnero no se limitam, portanto, aos estudos de/sobre mulheres mas incluem tambm a discusso em torno da construo das masculinidades, problematizando de que forma elas tm sido colocadas em discurso, como apontam os trabalhos de Connel (1995), Corrigan, Connel e Lee (1985), Heward (1988), Messner (1992 b), Morrel (1994), Kibby (1997), Louro (1995) e Peres (1995), entre outros. No entanto, o conceito de gnero tem sido utilizado de diversas maneiras, s vezes de forma equivocada ou mesmo banalizada, como argumenta Maria Jess Izquierdo (1994). Alguns trabalhos, por exemplo, apresentam enfoques neutralizantes e fixos, colocando o conceito de gnero como sinnimo de papis sexuais, esteretipos sexuais ou de identidades sexuais. o caso do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, em seu volume 2 (Brasil, 1999, p. 17-20) , ao afirmar que por volta dos cinco e seis anos a questo de gnero ocupa papel central na construo da identidade e que ocorre uma separao espontnea entre meninos e meninas. Pode-se perceber nesta afirmao um enfoque essencialista, atravs da naturalizao dos comportamentos de meninos e meninas, desconsiderando assim as construes histricas, sociais e culturais que levam a este tipo de situao. Desta forma o documento parece no estar preocupado em contemplar as discusses mais recentes na rea dos estudos de gnero, uma vez que se refere ao conceito de papis, esteretipos, identidade sexual e gnero sem a devida problematizao:

Algumas pesquisas sobre magistrio feminino, das seguintes autoras: Cybele Almeida, Maria Thereza Bernardes, Eliane Lopes, Maria Eliana Novaes, bem como pesquisas relativas ao trabalho feminino, de autoria de Eva Blay, Cristina Bruschini, entre outras, esto referidas no trabalho de ROSEMBERG, Fulvia e outras. Mulher e educao formal no Brasil: estado da arte e bibliografia, 1994.

RETORNA

Mesmo quando o ambiente flexvel quanto s possibilidades de explorao dos papis sociais, os esteretipos podem surgir entre as prprias crianas, fruto do meio em que vivem, ou reflexo da fase em que a diviso entre meninos e meninas torna-se uma forma de se apropriar da identidade sexual (Brasil, 1999: 42). Muitas autoras e autores tm afirmado a limitao do conceito de papis, pois os mesmos no permitem uma discusso mais ampla a respeito de poder, violncia e desigualdade (Scott, 1995; Louro, 1997, Costa, 1994). Um dos problemas relacionados abordagem de papis, que estes se restringem a formas muito especficas (como por exemplo, o papel de esposa, de me), sendo usados para se referir a um ideal normativo de comportamento ou mesmo designar esteretipos de papis em relao ao homem e mulher. Lia Zanota Machado (1992:26) observa que o conceito de gnero supera o de papel sexual, por sua demarcao mais frontal contra o determinismo biolgico. O mesmo pode ser dito em relao ao conceito de esteretipo, pois como assinala Tomaz Tadeu da Silva (1997: 21) em seu artigo A potica e a poltica do currculo como representao a noo de esteretipo, ao contrrio da noo de representao enfatizada pela anlise cultural, est focalizada na representao mental. Nesse movimento individualizante, deixa-se de focalizar, precisamente, aquilo que na anlise cultural central: a cumplicidade entre representao e poder... Nessa perspectiva, o esteretipo combatido por uma teraputica da atitude. Sem negar que a mudana de atitude possa ter algum papel numa estratgia poltica global, o interesse da anlise cultural est centrado nas dimenses discursivas, textuais, institucionais da representao e no nas suas dimenses individuais, psicolgicas. importante assinalar que a categoria gnero tem passado por significativas transformaes, possibilitando-lhe assim um carter mais dinmico. A princpio, vinculada a uma varivel binria arbitrria, que reforava dicotomias rgidas, passou a ser compreendida como uma categoria relacional e contextual, na tentativa de contemplar as complexidades e conflitos existentes na formao dos sujeitos. No entanto, ao invs de ser encarada como uma desvantagem, estas resignificaes do conceito, extremamente

RETORNA

necessrias, trazem uma maior vitalidade para a compreenso das relaes de gnero. Para Sandra Harding (1993:11) possvel aprender a aceitar a instabilidade das categorias analticas, encontrar nelas a desejada reflexo terica sobre determinados aspectos da realidade poltica em que vivemos e pensamos, usar as prprias instabilidades como recurso de pensamento e prtica... As categorias analticas feministas devem ser instveis - teorias coerentes e consistentes em um mundo instvel e incoerente so obstculos tanto ao conhecimento quanto s prticas sociais. Tal instabilidade nos remete tambm ao conceito de identidade, pois este tem sido formulado a partir de diferentes abordagens tericas. Algumas interpretaes que buscam explicar como se produzem as identidades de gnero ou mesmo as identidades sexuais, se baseiam em estruturas de interao muito restritas (a esfera familiar, por exemplo), ignorando o fato de que as relaes de gnero esto conectadas a outros sistemas sociais, econmicos, polticos ou de poder, como salienta Joan Scott (1995). Gnero e educao infantil: uma articulao possvel e necessria Os estudos voltados para a educao da criana pequena tm aumentado consideravelmente nos ltimos anos, porm grande parte deles remete-se principalmente s questes de desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo da criana, bem como a questes mais ligadas formao de profissionais, propostas pedaggicas e curriculares e polticas pblicas para a faixa etria de zero a seis anos. Muitos desses trabalhos so relatos de experincias vivenciadas no cotidiano das escolas infantis, porm no chegam a tratar das relaes de gnero ali presentes. Nota-se, portanto, que a produo acadmica brasileira carece de estudos nesta rea. Como refere Fulvia Rosemberg (1990, 1994), pouco se escreveu sobre a educao de meninos e meninas, principalmente na educao infantil. Ela observa que alguns trabalhos tm se limitado a discutir a relao professor/a-aluno/a ou ento o sexismo nos livros didticos. No entanto, importantes estudos tm sido feitos em outros pases, abordando as relaes de gnero na infncia, em especial nas escolas, como os trabalhos de Marina Subirats (1988; 1995), Valerie Walkerdine (1989, 1995), Naima Browne e Pauline France

RETORNA

(1988) e Lilian Fried (1989) . Destacam-se ainda vrios estudos etnogrficos realizados em escolas, com o objetivo de pesquisar as questes de gnero entre crianas escolarizadas, como os estudos de Julia Stanley (1995), Elizabeth Grugeon (1995) e Barrie Thorne (1993), entre outros. Marina Subirats (1988, 1995) observou que na Espanha h poucos estudos sobre relaes de gnero na escola. Ao pesquisar turmas de crianas entre 4 e 6 anos de idade, procurou mostrar que, desde a escola infantil, a criana aprende a desvalorizar todos as atividades consideradas femininas. Atravs da anlise dos registros verbais das professoras, constatou que o gnero feminino era afetado por uma negao constante, desde a linguagem utilizada, referindo-se s crianas sempre no masculino, at mesmo negao sistemtica de toda e qualquer conduta que pudesse ser identificada com comportamentos considerados femininos. Ela concluiu que a suposta igualdade existente na escola no surgia pela integrao das caractersticas presentes em ambos os gneros, mas pela negao ou excluso de um deles. A autora afirma que preciso aguar o olhar para perceber novas formas de discriminao, que tm se tornado cada vez mais sutis. Os estudos de Naima Browne e Pauline France (1988), desenvolvidos na Inglaterra, enfatizam o quanto sexismo e racismo se manifestam nas aes, na representao visual dos sexos e na utilizao da linguagem. Browne, por exemplo, analisa a histria do atendimento s crianas desde o sculo XIX at a dcada de 70, procurando demonstrar como algumas teorias cientficas tm se preocupado em explicar as diferenas entre pessoas ou grupos tomando como base a herana biolgica ou o ambiente. Elas observam ainda que desde o berrio as crianas so tratadas de forma diferente em funo do sexo, listando uma srie de reas ou situaes em que isto se d. Em relao ao choro, por exemplo, as autoras observam que os bebs masculinos so atendidos mais rapidamente quando choram, uma vez que muitas atendentes acham que meninos no devem/podem chorar, tratando, desta forma, de suprir as suas necessidades. J o choro das meninas, ao contrrio, mais tolerado. Valerie Walkerdine (1989, 1995) tambm traz uma importante contribuio para o entendimento das questes de gnero e poder presentes nas escolas infantis. Em sua anlise, feita em algumas escolas inglesas, observou que os meninos costumavam assumir, atravs da linguagem, uma posio de autoridade frente s meninas, e tambm entre eles, atravs

RETORNA

da competitividade. Estes estudos nos permitem observar o quanto os compartamentos so construdos a partir das concepes presentes numa dada sociedade, determinando assim efeitos de verdade que vo constituir os indivduos. Construindo identidades de gnero e identidades sexuais Alguns autores e autoras que se aproximam dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, tm concebido a identidade de forma mais ampla, como um processo flexvel, plural. Stuart Hall (1997:13) critica o conceito de identidade marcadamente fixa, unificada e estvel, ao dizer que

o sujeito assume identidades diferentes em diferentes momentos, identidades que no so unificadas ao redor de um eu coerente. Dentro de ns h identidades contraditrias, empurrando em diferentes direes, de tal modo que nossas identificaes esto sendo continuamente deslocadas. Este mesmo autor observa que tais concepes remetem ao fato de que no existe uma identidade prvia, inata, mas processos identificatrios que vo se construindo ao longo da existncia. Tais processos so influenciados pelos diversos atravessamentos que constituem os sujeitos - classe social, raa, etnia, religio, gnero, etc. Por estar sempre em formao, a identidade caracteriza-se pela incompletude. No entanto, mesmo estando todo o tempo em processo, a tendncia de imagin-la como resolvida, acabada, unitria . Esta fantasia em relao identidade (Hall, 1997:41)

Surge no tanto da plenitude da identidade que j est dentro de ns como indivduos, mas de uma falta de inteireza que preenchida a partir de nosso exterior, pelas formas atravs das quais ns imaginamos ser vistos por outros. Psicanaliticamente, ns continuamos buscando a identidade, e construindo biografias que tecem as diferentes partes de nossos eus divididos numa unidade porque procuramos esse prazer fantasiado da plenitude. Com relao identidade de gnero e identidade sexual tambm possvel entender que estas so plurais e esto em constante transformao. Tais identidades,

RETORNA

embora intimamente relacionadas, no so uma s coisa. Para Guacira Louro (1997), enquanto a identidade de gnero liga-se identificao histrica e social dos sujeitos, que se reconhecem como femininos ou masculinos, a identidade sexual est relacionada diretamente maneira com que os indivduos experenciam seus desejos corporais, das mais diversas formas: sozinhos/as, com parceiros do mesmo sexo ou no, etc. Dbora Britzman (1996:74) mostra que as identidades sexuais no so fixas, nem se instalam de forma automtica nos indivduos, mas vo se construindo ao longo da vida, pois, segundo esta autora, a identidade sexual est sendo constantemente rearranjada, desestabilizada e desfeita pelas complexidades da experincia vivida, pela cultura popular, pelo conhecimento escolar e pelas mltiplas e mutveis histrias de marcadores sociais como gnero, raa, gerao, nacionalidade, aparncia fsica e estilo popular. Tanto as identidades de gnero quanto as identidades sexuais podem ser caracterizadas pela instabilidade, sendo, portanto, passveis de transformaes. Desta forma, torna-se temerrio estabelecer um momento determinado para que as identidades de gnero e as identidades sexuais sejam instaladas ou assentadas nos indivduos (Louro, 1997). Desde que nascemos, estamos nos constituindo como sujeitos, com mltiplas identidades (de gnero, de etnia, religiosas, sexuais, etc), embora muitas vezes estes aspectos sejam ignorados, sendo vistos apenas sob a perspectiva essencialista. A sexualidade,3 por exemplo, tem sido colocada como central nossa existncia, como possvel depreender do Referencial Curricular Nacional para a Educao Infantil, ao afirmar que ela tem grande importncia no desenvolvimento e na vida psquica das pessoas, pois independentemente da potencialidade reprodutora, relaciona-se com o prazer, necessidade fundamental dos seres humanos (Brasil, 1998:17). Esse discurso naturalizante e universal em torno da sexualidade tem produzido poderosos efeitos de verdade. No entanto, Jeffrey Weeks (no prelo) observa que a sexualidade, embora tendo como suporte um corpo biolgico, deve ser vista como uma
3

O termo sexualidade ser aqui usado no sentido de Weeks, como uma descrio geral para a srie de

crenas, comportamentos, relaes e identidades socialmente construdas e historicamente modeladas que se relacionam com o que Michel Foucault (1979) denominou o corpo e seus prazeres (Weeks, no prelo).

RETORNA

construo social, uma inveno histrica, pois o sentido e o peso que lhe atribudo so modelados em situaes sociais concretas. sobre a verdade da nossa cultura (grifo meu). A sexualidade tem sido alvo de constante controle por parte da famlia, da escola e dos diversos aparatos culturais, incluindo-se aqui os livros didticos e para-didticos, como nos mostra o exemplo a seguir: Meninos de pr-escola que apresentam comportamento feminino, ou que s gostam de brincar com as meninas, devem ser incentivados de maneira gentil mas firme a participar das atividades tipicamente masculinas... Os meninos que apresentam trejeitos femininos muito acentuados, alm das atitudes tomadas pela escola, devem ser encaminhados para tratamento psicolgico (Suplicy, 1990:77) possvel observar que mesmo tendo sido colocada em discurso de forma to intensa nas ltimas dcadas, ela mais do que nunca tem sido vigiada e controlada (Felipe, 1998). Em relao escola, por exemplo, muitas/os educadoras/es tm tomado para si a responsabilidade de atuarem como vigilantes da sexualidade infantil, na tentativa de moldarem os comportamentos que consideram mais apropriados para meninos e meninas. A sexualidade tida como a verdade definitiva sobre ns mesmos e sobre nossos corpos: ao invs disso, ela nos diz algo mais

O que nos cabe como educadoras/es? Dentro da perspectiva dos Estudos Culturais, cabe s professoras e professores ultrapassar seus papis de meros transmissores/as de informao, uma vez que elas/es so produtores/as culturais profundamente implicados/as nas questes pblicas, como tem afirmado Giroux (1995) . necessrio, pois, ampliar a definio de pedagogia e currculo, no se limitando simplesmente ao domnio de tcnicas e metodologias. Outro ponto importante reside no fato de que a linguagem deve ser estudada no como um mero dispositivo de expresso mas como uma prtica histrica contigente, ativamente envolvida na produo, organizao e circulao de textos e poderes

RETORNA

institucionais (Giroux, 1995: 95). importante analisar como a linguagem funciona para incluir ou excluir significados, assegurar ou marginalizar formas particulares de comportamentos. Neste sentido, os textos no podem ser entendidos fora de seu contexto de produo histrica, social e cultural. preciso ainda considerar que estas questes tm sido muito pouco discutidas nas escolas, nos cursos de Pedagogia e nos cursos de formao de professoras/es em geral. Segundo Giroux (1995:100) a pedagogia deve ser responsabilizada tica e politicamente pelas estrias que produz, pelas asseres que faz sobre as memrias sociais e pelas imagens do futuro que considera legtimas. Shirley Stainberg (1997) aponta para a necessidade de que pais, mes, professoras/es, psiclogas/os infantis e demais profissionais voltados para o cuidado/educao de crianas tenham uma viso de infncia/criana que d conta dos efeitos da cultura popular em suas auto-imagens e suas vises de mundo. Examinar os materiais didticos e pra-didticos voltados para as crianas pequenas, bem como os diversos objetos culturais - brinquedos, filmes, etc, so fundamentais para perceber de que forma eles trazem concepes de gnero, sexualidade, raa/etnia, gerao, nacionalidade, pautadas muitas vezes pela desigualdade. Em um mundo marcado pela diversidade, fundamental no compactuarmos com a idia de que as diferenas sejam transformadas em desigualdades. Referncias Bibliogrficas BRITZMAN, Deborah P. O que esta coisa chamada amor? Identidade homossexual, educao e currculo. Educao & Realidade, Porto Alegre, n. 21(1), p.71-96, jan./jun. 1996. BROWNE, Naima e FRANCE, Pauline. Hacia una educacin no sexista. Madrid: Morata, 1988. CAMPOS, Maria M; ROSEMBERG, F.; FERREIRA, I. Creches e pr-escolas no Brasil. So Paulo: Cortez,/FCC, 1993. CONNELL, R. Polticas da masculinidade. Educao e Realidade 20(5):p. 185-206, jul./dez. 1995 CORRIGAN, T. , CONNELL, R. & LEE, J. Toward a new sociology of masculinity. In:

RETORNA

Theory and Society (5), 1985, p. 551-603 FELIPE, Jane. Sexualidade nos livros infantis: relaes de gnero e outras implicaes. In: MEYER, Dagmar (org.). Sade e sexualidade na escola. Porto Alegre: Mediao, 1998. FOUCAULT, M. Histria da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de janeiro: Graal, 1992. FOUCAULT, M. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992. FRIED, Lilian. Se trata en el jardn de infancia a las nias igual a los nios? Analisis de conversaciones entre educadoras y nios. In: Revista de Educacion, n. 290. set./dec. 1989. GIROUX, Henry. Praticando estudos culturais nas Faculdades de Educao. In: SILVA, T. T. (org.). Aliengenas na sala de aula: uma introduo aos Estudos Culturais em Educao. Petrpolis: Vozes, 1995. GIROUX, H. McLAREN, P. Por uma pedagogia crtica da representao. In: SILVA, T. T.; MOREIRA, A F. (org.). Territrios contestados: o currculo e os novos mapas polticos e culturais. Petrpolis: Vozes, 1995. GRUGEON, Elizabeth. Implicaes del genero en la cultura del patio de recreo,. In: WOODS, Peter e HAMMERSLEY, Martyn. Gnero, cultura y etnia en la escuela informes etnogrficos. Barcelona: Paids, 1995 HALL, Stuart. Identidades culturais na ps-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997. HAMMERSLEY, Martyn. Gnero, cultura y etnia en la escuela - informes etnogrficos. . Barcelona: Paids, 1995 HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analticas na teoria feminista. Estudos Feministas, Rio de Janeiro, n. 1, p. 7-32, 1993. HEWARD, Christine. Making a man of him: parents and their sons education at an English public Scholl 1929-50. Routledge: London, 1988. KIBBY, Marj. Representing Masculinity. Available:http://www.faass.newcastle.edu.au/socanth/REPRESEN. HTM. LOURO, Guacira. Gnero, sexualidade e educao. Petrpolis: Vozes, 1997. ___. Produzindo sujeitos masculinos e cristos. In: Veiga-Neto, A. (org.) Crtica psestruturalista e educao. Porto Alegre, Sulina, 1995. ___. Gnero, histria e educao: construo e desconstruo. Educao & Realidade,

RETORNA

20(2):101-132. 1995. MESSNER, R. Power at play: sports and the problem of masculinity. Boston: Beacon Press, 1992, b. MORRELL, R. Boys, gangs, and the making if masculinity in the white secondary schools of Natal, 1880-1930. Masculinities, Vol. 2(2). Vero, 1994:56-82. MEYER, Dagmar. Alguns so mais iguais que outros: etnia, raa e nao em ao no currculo escolar. In: SILVA, L. H. (org.) A escola cidad no contexto da globalizao. Petrpolis: Vozes, 1998. PERES, Eliane T. Templo de Luz: os cursos noturnos masculinos de instruo primria da Biblioteca Pblica Pelotense (1875-1915). Porto Alegre, 1995. (Dissert. de mestrado) PPGEDU/UFRGS. PERRY, Scott. O homem na matrifocalidade: gnero, percepo e experincias do domnio domstico. So Paulo, Cadernos de Pesquisa (73): 38-47, 1990a. ROSEMBERG, Flvia. Educao e gnero no Brasil nos anos 80 - verso preliminar. So Paulo: Fundao Carlos Chagas, 1994 ROSEMBERG, Fulvia e outras. Mulher e educao formal no Brasil: estado da arte e bibliografia. Braslia: INEP/Fundao Carlos Chagas, 1990. SCOTT, J. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. Educao & Realidade, n. 20(2):71-100, 1995. STANLEY, Julia. El sexo y la alumna tranquila . In: WOODS, Peter e HAMMERSLEY, Martyn. Gnero, cultura y etnia en la escuela - informes etnogrficos. Barcelona: Paids, 1995 SUBIRATS, Marina. Nios e nias en la escuela: una exploracin de los cdigos de gnero actuales. In: Educacin e Sociedad, n. 4. Madrid: Akal, 1986. ____. Panormica sobre la situacin educativa de las mujeres: anlisis y polticas. In: VILANOVA, Mercedes (comp.) Pensar las diferencias. Barcelona:I.C.D., Universitat de Barcelona, 1994. WALKERDINE, Valerie. Counting Girls Out, especialmente no captulo 5 - Power and gender in nursery school. London: Virago, 1989 WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade: que queremos dizer quando falamos sobre corpo e sexualidade? In: LOURO, Guacira (org.). Pedagogias da sexualidade. Porto Alegre: Contra-Bando (no prelo).

RETORNA

Вам также может понравиться