Вы находитесь на странице: 1из 45

INSTITUTO BBLICO EDUARDO LANE

LUIS FILIPE CZAR DE MELO

A REALIDADE NATURAL DE UM REGENERADO SEGUNDO A VIDA CRIST NORMAL, DE WATCHMAN NEE

PATROCNIO, MG 2010

LUIS FILIPE CZAR DE MELO

A REALIDADE NATURAL DE UM REGENERADO SEGUNDO A VIDA CRIST NORMAL, DE WATCHMAN NEE

Trabalho apresentado em cumprimento s exigncias para a concluso do curso de preparao de evangelista do Instituto Bblico Eduardo Lane.

PATROCNIO, MG 2010

LUIS FILIPE CZAR DE MELO

A REALIDADE NATURAL DE UM REGENERADO SEGUNDO A VIDA CRIST NORMAL, DE WATCHMAN NEE

Orientador (a): Nome: Prof. Rev. Jairo Costa Instituio: Instituto Bblico Eduardo Lane

Examinador (a): Nome: Prof. Rev. Jairo Costa Instituio: Instituto Bblico Eduardo Lane

Patrocnio,

DEDICO este trabalho ao Senhor Deus Todo-Poderoso, porque Dele, e por meio Dele, e para Ele so todas as coisas... A Ele seja a glria por tudo, eternamente!

AGRADEO ao Deus Trino, o Senhor da Cruz, por me escolher antes que houvesse mundo e me permitir participar dos frutos gloriosos provenientes deste seu propsito eterno; Direo do Instituto Bblico Eduardo Lane, por terem afetuosamente atendido a petio de minha classe e feito com que o trabalho de monografia retornasse grade curricular desta Instituio; Ao Rev. Jair de Almeida Jnior, por ter gentilmente cedido o direito de citar direta-literalmente pores de sua dissertao sobre Romanos 7; minha querida irm Dezir Maria de Freitas, bibliotecria carinhosa e gentil, por me auxiliar no encontro de muitas obras consideradas esquecidas ou desaparecidas na Biblioteca Anna Alvarenga. Ao Prof. Rev. Jairo Costa por sua pacincia e longanimidade; minha amada noiva e futura esposa pela reviso ortogrficogramatical do texto e por ser quem ela : Um presente do Senhor em minha vida; Aos amigos e irmos em Cristo, por suas oraes e pelas valiosas contribuies bibliogrficas e especialmente a Edilson Gonalves, Ademir de Menezes e Luciano Sena, que me so exemplos de temor e intimidade com o Senhor Jesus; A Deus pela vida do missionrio Watchman Nee, que contribuiu maravilhosamente com a expanso do Reino de Deus neste mundo dando sua vida e seus escritos, por meio dos quais, mesmo depois de morto, ainda fala! Os meus sinceros agradecimentos.

Estou crucificado com Cristo; logo, j no sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim! Apstolo Paulo

RESUMO

MELO, Luis Filipe Czar de. A Realidade Natural de um Regenerado segundo A Vida Cristo Normal, de Watchman Nee. 2010. 44 f. Trabalho de Concluso de Curso (Preparao de Evangelista) Instituto Bblico Eduardo Lane, Patrocnio.

A Igreja Protestante Brasileira passa por um dos perodos mais crticos de sua histria quanto santidade e espiritualidade. Pecados que outrora foram abominados pelo santo povo de Deus tornaram-se prticas comuns no seio da comunidade evanglica. Watchman Nee, atravs de sua obra A Vida Crist Normal, prope que, para eliminar a raiz do problema, preciso redescobrir a realidade natural de um regenerado atravs dos ensinos de Paulo na carta aos romanos. O homem nascido do Esprito Santo deve compreender que liberto do Princpio do Pecado. Esta pesquisa teve por objetivo mostrar a necessidade que tem o regenerado de redescobrir sua identidade em Cristo, tanto individual como coletivamente. A obra de Nee foi adotada como base principal da pesquisa, todavia, outros escritores foram consultados para fortalecer os argumentos apresentados. Foram usados exclusivamente mtodos de pesquisas bibliogrficas de ordem virtual e material e nenhuma pesquisa de campo fora realizada. O propsito deste estudo visa contribuir com a restaurao da conscincia santificada na Igreja Protestante Brasileira, retornando, assim, aos padres bblicos de santidade e espiritualidade, desfrutando as bnos advindas desta compreenso sadia a respeito da nova realidade do regenerado.

Palavras-Chave: Watchman Nee; Carta aos Romanos; Princpio do Pecado; Regenerado; Nova Realidade.

SUMRIO

INTRODUO .......................................................................................................... 8 1 1.1 1.2 2 2.1 2.2 2.3 3 3.1 3.2 3.2.1 3.2.2 3.2.3 3.2.4 3.2.5 O PROBLEMA DA ESCRAVIDO ...................................................................... 10 A PROPICIAO PELO SANGUE (RM 1.1 5.11) ............................................... 10 A INCLUSO NA CRUCIFICAO (RM 5.12 8.39) .......................................... 13 A REALIDADE CONDICIONADA....................................................................... 17 A INSUFICINCIA DO CONHECIMENTO ........................................................... 18 A IMPORTNCIA DA CONSIDERAO ............................................................. 20 UMA OFERENDA AGRADVEL .......................................................................... 22 VIVENDO ESPIRITUALMENTE ......................................................................... 27 UM ALERTA: ROMANOS 7.................................................................................... 27 USUFRUINDO AS BNOS DA NOVA CRIAO .......................................... 33 Auto-Imagem Positiva ................................................................................................ 34 Vitria na Santificao ............................................................................................... 35 Pregao da Totalidade do Evangelho ....................................................................... 36 Abominao Contra o Pecado na Igreja ..................................................................... 38 Comunho Sincera na Vida Eclesistica .................................................................... 39 CONCLUSO .......................................................................................................... 41 REFERNCIAS ....................................................................................................... 43

INTRODUO

A Igreja Protestante Brasileira tem vivido muito aqum do que se espera de um povo que foi chamado para ser santo. Questes como adultrio, partidarismo, secularismo e outras, j no so to abominveis como foram um dia. A justificativa defendida por uma grande maioria que a igreja constituda por pecadores, logo, no h possibilidade de vivermos o ideal de comunidade crist neste mundo. Desta forma, problemas relacionados ao pecado na igreja no so mais vistos sob a perspectiva da santidade de Cristo. No obstante, a posio supracitada implica no seguinte questionamento: Deus, em Cristo, apenas perdoou os pecados de sua igreja ou proveu um meio para que o pecado no fizesse mais parte na vida normal de seus redimidos? A pergunta acima avaliada, criticada e respondida na obra A Vida Crist Normal, de Watchman Nee (Nee To-sheng). O autor da obra foi missionrio na China por muitos anos, numa poca em que o regime comunista no pas era extremamente forte e qualquer forma de expresso religiosa era duramente perseguida e exterminada. A obra fruto de estudos e palestras compiladas do autor por Angus Kinnear, quando aquele esteve visitando Europa entre 1938 e 1939, ministrando a muitos jovens obreiros os princpios fundamentais da vida e conduta crists. A presente monografia tem como propsito expor concisamente a anlise feita por Watchman Nee sobre o aspecto inclusivo da obra Messinica e suas consequncias na vida da Igreja (Individual/Coletiva), segundo o livro A Vida Crist Normal. Levando em considerao a urgente necessidade de esclarecimento sobre este assunto, aborda-se neste trabalho o tema da Realidade Natural de um Regenerado segundo A Vida Crist normal, de Watchman Nee. Diversos autores e obras foram consultados para sustentar, fortalecer e esclarecer os argumentos que Watchman Nee apresenta em sua obra, objetivando a compreenso lgica e razovel do assunto aqui exposto. Para a efetuao desta monografia foram realizadas pesquisas bibliogrficas de ordem digital (Internet, bibliotecas virtuais etc.) e material (Biblioteca Anna Alvarenga, Patrimnio do Instituto Bblico Eduardo Lane). No foram realizadas pesquisas de campo, em

respeito s delimitaes impostas pela direo da instituio. O mtodo escolhido para identificar citaes conhecido como Autor-Data-Pgina. A relevncia do assunto abordado nesta monografia faz-se conditio sine qua non para a restaurao de uma conscincia santificada no seio da Igreja Protestante Brasileira, evitando assim o conformismo e a estagnao ante a iniquidade.

10

O PROBLEMA DA ESCRAVIDO

Para tratar do problema da escravido, uma ateno especial deve ser dada carta escrita pelo apstolo Paulo aos romanos. Em Vida Crist Normal, Watchman Nee deixa claro seu pensamento a respeito da realidade natural de um regenerado, percebida principalmente nesta carta. O autor comenta que, ao escrever esta carta, o apstolo dos gentios tratava de um assunto principal - a justificao do pecador - sob duas perspectivas distintas que so vistas nos primeiros oito captulos da mesma. Faz-se extremamente importante a percepo desta nfase por parte do apstolo para compreender qual era o pensamento dele a respeito da morte e ressurreio do pecador com Cristo.

1.1

A PROPICIAO PELO SANGUE (Rm 1.1 5.11)

Watchman Nee introduz sua obra informando que, nesta primeira seo da carta, o apstolo trata da justificao do pecador em termos de aes e no de natureza. Ele afirma que Deus no se preocupou apenas em perdoar as aes pecaminosas cometidas anteriormente por sua igreja enquanto estava no imprio das trevas (1 Pe 2.9) - mas providenciou um meio para que tais aes no fizessem mais parte da vida de seu povo. Para um melhor esclarecimento deste ensino, ele destaca duas expresses especiais que, a seu ver, fazem todo o sentido considerando a argumentao de Paulo na carta. So elas: O sangue de Cristo e a cruz de Cristo. Segundo Nee, o apstolo tratou, nesta primeira seo, daquilo que diz respeito ao sangue, relacionando-o mais particularmente com os atos pecaminosos e no com a natureza do pecador. Assim ele afirma:

O Sangue do Senhor Jesus Cristo de grande valor para ns, porque trata dos nossos pecados e nos justifica a vista de Deus, conforme se declara nas seguintes passagens: "Todos pecaram (Rm 3.23); "Mas Deus prova o seu prprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores. Logo, muito

11

mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por Ele salvos da ira" (Rm 5. 8-9). "Sendo justificados gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus; a quem Deus props, no seu sangue, como propiciao, mediante a f, para manifestar a sua justia, por ter Deus, na sua tolerncia, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestao da sua justia no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem f em Jesus" (Rm 3.24-26) (NEE, 1986, p. 09).

O derramamento do sangue de Cristo fez-se necessrio pelos atos pecaminosos cometidos pela humanidade. Na viso de Watchman Nee o sangue do Messias tem essencialmente a funo de purificao do pecador e satisfao da Justia Divina. Desse modo, o sangue trata exclusivamente do aspecto forense da redeno. Deus, mediante a morte de seu Filho, satisfez a sua prpria justia pelos pecados cometidos por seu povo escolhido. Posteriormente, Nee trata no apenas dos atos em si, mas tambm de suas consequncias segundo os escritos do Novo Testamento. Assim ele afirma:

O pecado entra na forma de desobedincia, para criar, em primeiro lugar, separao entre Deus e o homem, do que resulta ser este afastado de Deus. Deus j no pode ter comunho com ele, por agora existir algo que a impede, e que, atravs de toda a Escritura, conhecido como "pecado". Desta forma, Deus que, primeiramente, diz: "Todos... esto debaixo do pecado" (Rm 3.9). Em segundo lugar, o pecado, que da em diante constitui barreira comunho do homem com Deus, comunica-lhe um sentimento de culpa de afastamento e separao de Deus. Agora, o prprio homem que, mediante a sua conscincia despertada, diz: "Pequei" (Lc 15.18). E ainda no tudo, porque o pecado oferece tambm a Satans uma possibilidade de acusao diante de Deus, enquanto o nosso sentimento de culpa lhe d ocasio para nos acusar nos nossos coraes; assim, pois, em terceiro lugar, o "acusador dos irmos" (Ap 12.10), que agora diz: "Tu pecaste" (NEE, 1986, p. 08).

Aqui, ele ensina que as consequncias do pecado no que diz respeito humanidade devem ser percebidas sob trs perspectivas, isto , em relao: a Deus (a separao); a si prprio (o sentimento de culpa) e a Satans (a acusao). Em relao a Deus, o pecado provocou a perda da comunho com o SENHOR. O primeiro homem, Ado, gozava de perfeita harmonia em seu relacionamento com Deus. Ele o havia formado sua imagem e semelhana. O Pastor Batista Reformado Glnio Fonseca Paranagu faz uma observao interessante quanto a isto.

A Bblia mostra que Ele [Deus] criou o homem reto e bom, mas o homem no era Deus. O homem era perfeito como homem, contudo, no era para viver independente de Deus. Criando-o como um ser totalmente dependente, e com vontade, abriria uma porta para o desejo de independncia (PARANAGU, 2002, p.30).

12

E esta independncia foi o caminho escolhido pelo homem, culminando como consequncia, em sua morte fsico-espiritual. Considerando que o termo morte significa basicamente separao, o homem perdeu a comunho que antes gozava plenamente com o SENHOR. Aquela comunho perfeita foi completamente esfacelada. No obstante a isso, a queda do representante da humanidade significou tambm a entrada do pecado no mundo e o desfiguramento da Imago Dei (Imagem de Deus) no homem, como registrado na Confisso de F de Westminster, seo II: Por [aquele] pecado eles [Ado e Eva] caram de sua justia original e de sua comunho com Deus, e assim se tornaram mortos em pecado, e totalmente corrompidos em todas as faculdades e partes da alma e do corpo (HODGE, 1999, p. 153). A queda da humanidade, registrada no terceiro captulo do livro de Gnesis, tambm provocara a corrupo da natureza humana, isto , da Imagem de Deus no homem. Em relao ao prprio homem, as consequncias do pecado trouxeram culpa sua conscincia:

Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela virao do dia, esconderam-se da presena do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as rvores do jardim. E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde ests? Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi (Gn 3. 8-10).

O homem agora se esconde do SENHOR por haver pecado contra Ele. E justamente este sentimento pessoal de condenao pela desobedincia que o obriga a esconder-se de face de Deus. A culpa pelo pecado cometido o persegue. Agora, a sua conscincia aguada pela sensao de que algo errado aconteceu, e ele, somente ele, foi o responsvel por esta situao. Em relao a Satans, o pecado fez com que ele tivesse a oportunidade de acusar o homem por meio de sua conscincia e tambm perante o tribunal de Deus. Da fazerse necessria a atuao de um advogado.

Se, porm, andarmos na luz, como ele [Deus] est na luz, mantemos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. [...] Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que no pequeis. Se, todavia, algum pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo (1 Joo 1.7, 2.1).

O Sangue de Cristo revelado nesta passagem como o purificador de qualquer ao pecaminosa e como o penhor da defesa de Cristo, no tribunal de seu Pai, contra qualquer juzo infamatrio proferido pelo Diabo aos eleitos do SENHOR.

13

Quanto sua prpria conscincia, o regenerado deve confiar que o sacrifcio de Cristo foi suficiente para remi-lo de todos os atos cometidos, rejeitando, assim, qualquer acusao ou provocao provinda do Inimigo contra ele. Desta forma, Watchman Nee observa que a preocupao do apstolo Paulo nesta primeira seo da carta aos romanos limita-se principalmente a ensinar sobre o poder e eficcia do sangue de Cristo para a soluo dos pecados cometidos e as consequncias provenientes dos mesmos.

Primeiramente, teve que ser resolvida a questo dos nossos pecados, e isso foi feito pelo precioso Sangue de Cristo. Depois, tem que ser resolvido o assunto da nossa culpa e somente quando nos mostrado o valor daquele Sangue que a nossa conscincia culpada encontra descanso. E, finalmente, o ataque do inimigo tem que ser encarado e as suas acusaes respondidas. As Escrituras mostram como o Sangue de Cristo opera eficazmente nestes trs aspectos, em relao a Deus, em relao ao homem, e em relao a Satans (NEE, 1986, p. 08-09).

O sangue de Cristo tratou do problema da escravido humana s consequncias de seus pecados, por isso, o valor do mesmo to alto. Ele tem efeito trplice: Perante Deus, tornando o status forense dos regenerados como justificados; perante a conscincia humana, fazendo com que qualquer sentimento de culpa ou julgamento seja completamente extirpado pela f naquele sacrifcio; perante Satans, que no pode mais intentar qualquer acusao contra os eleitos de Deus, pois Ele mesmo que os torna justos. Deste modo a salvao est em olharmos firmemente para o Senhor Jesus, reconhecendo que o Sangue do Cordeiro j solucionou toda a situao criada pelos nossos pecados (NEE, 1986, p. 17). Com o esclarecimento da eficcia e utilidade do sangue de Cristo na vida do pecador, podemos avanar no ensino da segunda seo encontrada na carta do apstolo Paulo aos romanos.

1.2

A INCLUSO NA CRUCIFICAO (Rm 5.12 8.39)

Prosseguindo com a argumentao iniciada no tpico anterior, verifica-se que na primeira seo da carta ao romanos, segundo Watchman Nee, Paulo nos ensina sobre os efeitos objetivos e subjetivos do sacrifcio de Cristo quanto aos pecados. Nesta segunda seo, Nee revela que a questo a ser trabalhada agora pelo apstolo no so mais os atos,

14

mas o Princpio do Pecado que atua no homem decado. As expresses a serem consideradas agora so Carne e Velho homem. O homem tornou-se pecador. Anthony Hoekema deixa claro que para ser um pecador preciso trazer a imagem de Deus preciso ser capaz de raciocinar, querer, tomar decises; um cachorro, que no possui a imagem de Deus, no pode pecar. O homem peca com os dons que o fazem semelhante a Deus (HOEKEMA, 1999, p. 101). A imagem de Deus no homem foi pervertida e todas as suas faculdades terrivelmente deformadas. Apesar de continuar a ser homem, sua vida agora no regida por livre arbtrio, mas pelo Princpio do Pecado que atua nele. Vejamos a explanao de Watchman Nee a respeito deste assunto.
Sejam quais forem os pecados que eu cometo, sempre o princpio do pecado que me leva a comet-los. Preciso de perdo para os meus pecados, mas preciso tambm de ser libertado do poder do pecado. Os primeiros tocam a minha conscincia, o ltimo a minha vida. Posso receber perdo para todos os meus pecados, mas, por causa do meu pecado [o Princpio do Pecado], no tenho, mesmo assim, paz interior permanente. [...] o Sangue soluciona o problema daquilo que ns fizemos, enquanto a Cruz soluciona o problema daquilo que ns somos. O Sangue purifica os nossos pecados, enquanto que a Cruz atinge a raiz da nossa capacidade de pecar (NEE, 1986, p. 05,06).

Este o fato que o autor de A Vida Crist Normal faz questo de enfatizar em todo o seu livro. O problema do homem ps-queda no se restringe apenas s suas aes, porque, na verdade, estas apenas transparecem aquilo que de sua natureza, de sua nova essncia manipulada. Ele escravo daquilo a que foi sujeito por seu representante (Ado) e, por isso, no pode negar sua real natureza. Ele est espiritualmente incapacitado para fazer o bem. Da fazer-se necessria uma operao radical para libert-lo de sua atual condio. Na concepo de Watchman Nee, o homem no-regenerado escravo de sua prpria vontade (a Carne ou, como dito anteriormente, o Princpio do Pecado). Esta vontade o aprisiona e o faz viver segundo as inclinaes da [sua] carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Ef 2.3). Este homem no consegue fazer outra coisa que no seja satisfazer o princpio pecaminoso que rege sua vida. O problema no apenas o pecado cometido, mas uma vida que s vive para pecar, satisfazendo as vontades do Princpio do Pecado! Para a libertao deste homem, Paranagu declara que o SENHOR teve de intervir de modo radical. Teve de libert-lo de sua prpria essncia.
[...] a cruz o nico instrumento capaz de eliminar as razes firmes e profundas [da Carne]. [A Cruz] o instrumento cirrgico que, amputando o pecado arrogante do mpio e imputando a justia singular do santo, restaura a glria perdida na queda em

15

razo da presena do pecado na experincia do homem. [...] De fato, o grande milagre do evangelho a remoo do pecado por meio da cruz, o perdo dos pecados por meio do sangue (PARANAGU, 2002, p. 42, 43).

A remoo do pecado citado por Paranagu no se trata da destruio do Princpio do Pecado no homem, mas da libertao do mesmo. Esta verdade precisa estar bem clara para a progresso em nosso estudo. O sangue representa o perdo dos pecados; a incluso espiritual na cruz de Cristo e participao na Sua morte representa a libertao do Princpio do Pecado a Carne e no a destruio instantnea do mesmo.

Precisamos do Sangue para o perdo, e precisamos da Cruz para a libertao. [...] O Sangue pode lavar e tirar os meus pecados, mas no pode remover o meu "velhohomem". necessria a Cruz para me crucificar. O Sangue trata dos pecados, mas a Cruz trata do pecador! [...] O Sangue nos perdoa pelo que fizemos; a Cruz nos liberta daquilo que somos (NEE, 1986, p. 19, 20, 21).

O que foi destrudo na cruz foi o Velho homem, o escravo da Carne. Deus enviou seu Filho ao mundo no apenas para mudar o status forense da humanidade perante si - segundo Nee, isso feito pelo Sangue - mas para transform-la em uma nova criao aqui neste mundo - pela co-crucificao dela mesma com Cristo. Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando ns isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. [...] E, assim, se algum est em Cristo, nova criatura; as coisas antigas j passaram; eis que se fizeram novas (2 Co 5. 14,17).
Quando o Senhor Jesus estava na Cruz, todos ns morremos [objetivamente] no individualmente [subjetivamente], porque ainda nem tnhamos nascido mas, estando nEle, morremos nEle. "Um morreu por todos, logo todos morreram. Quando Ele foi crucificado, todos ns fomos crucificados [no sentido espiritual] (NEE, 1986, p. 25, 26).

em torno desta doutrina que gira todo o pensamento de Watchman Nee. A incluso do pecador na morte de Cristo foi objetiva, ou seja, realizada no momento da crucificao do Jesus histrico. A aplicao dos efeitos desta obra na vida do pecador subjetiva, ou seja, realizada no momento em que o pecador regenerado pela ao do Esprito Santo.
Desafio qualquer pessoa a encontrar um texto no Novo Testamento que nos diga ser futura a nossa crucificao. Todas as referncias a ela se encontram no tempo aoristo do Grego, tempo que significa "feito de uma vez para sempre", "eternamente passado" (ver Rm 6.6, Gl 2.20; 5.24). E como um homem no poderia se suicidar nunca pela crucificao, por ser fisicamente impossvel, assim tambm, em termos espirituais, Deus no requer que nos crucifiquemos a ns prprios. Fomos crucificados quando Ele foi crucificado, pois Deus nos incluiu nEle na Cruz. A nossa morte, em

16

Cristo, no meramente uma posio de doutrina, um fato eterno (NEE, 1986, p. 26).

Os efeitos desta incluso s se tornam experincia no homem quando este regenerado pelo Esprito Santo e, assim, tem a Imago Dei restaurada em sua vida. Com base nos argumentos bblicos acima apresentados, Watchman Nee revela que a justificao do pecador tem dois aspectos distintos: perdoar as aes pecaminosas cometidas por este na sua Velha Vida e fornecer um meio para que a Nova Vida seja implantada nele pela regenerao. Todavia, o autor de A Vida Crist Normal deixa claro que estas no so as nicas questes a serem observadas. Ele ainda adverte que o cristo deve progredir tomando alguns passos para que experimente a realidade natural de um regenerado, assunto a ser abordado a partir de agora.

17

A REALIDADE CONDICIONADA

No tpico anterior foi analisada a interpretao feita por Watchman Nee dos oito primeiros captulos da carta do apstolo Paulo aos romanos. Segundo Nee, o apstolo deixa claro que Deus providenciou a soluo para a questo dos pecados (os atos pecaminosos) e do pecador (a libertao da Carne ou Princpio do Pecado). importante lembrar, insistentemente, que Watchman Nee no defende a extirpao deste princpio na vida de um regenerado, mas, apenas, a libertao do mesmo. Em outras palavras, ele ensina que o cristo pode e deve viver esta nova realidade libertadora em Cristo, o que no significa perfeio ou impecabilidade. Este assunto ser tratado com mais detalhes posteriormente. Por hora, basta compreender que libertao diferente de extirpao. A compreenso destes fatos deveria ser comum por parte de toda a igreja. Deveria, mas, infelizmente, negligenciada pela grande maioria daqueles que foram nascidos do Esprito. Algum dir: Isso muito simples; o ABC do Evangelho. Sim, mas a tragdia, com muitos de ns, que nos desviamos do ABC (NEE, 1986, p. 14). Muitos cristos sofrem e agonizam desesperados, pois tem um desejo sincero de serem santos neste mundo, de viverem a realidade de estarem mortos para o pecado, mas so frustrados por no conhecerem a nova realidade de vida que j possuem em Cristo Jesus. Como viver, ento, a realidade natural de um regenerado sem desviar destas verdades? Em A Vida Crist Normal, Watchman Nee prossegue a interpretao da carta aos romanos e prope uma resposta a este questionamento. Uma breve recapitulao do que foi visto at o presente momento. O homem regenerado liberto do poder do pecado. O apstolo Paulo faz uma declarao asseverada aos romanos: Como viveremos ainda no pecado, ns os que para ele morremos? (Rm 6.2) O pecado no tem mais poder sobre aquele que morreu para ele. Seu poder foi destrudo e tornado inoperante sobre o homem nascido do Esprito, que uma Nova Criao (2 Co 5. 17a traduo da Nova Verso Internacional). Todavia, a nova criatura pode no perceber que, de fato, uma nova criao! O missionrio Watchman Nee faz questo de mostrar que h possibilidade de um regenerado no viver a realidade natural de sua nova natureza, por desconhecimento do ensino bblico a seu respeito. Quando isso acontece o homem em Cristo

18

vive como se estivesse preso sua velha vida em Ado, quase como se fosse um semiregenerado. E a problemtica se agrava quando este homem tenta santificar-se pelos prprios esforos. O autor sugere, luz dos ensinos de Paulo, que o cristo deve considerar alguns fatores para entender o propsito eterno de Deus para sua vida e, assim, no viver aprisionado a esta mentalidade carnal. Continuando a interpretao da carta aos romanos, no sexto captulo, Nee passa a mostrar que o apstolo Paulo d certas ordenanas aos crentes em Roma ensinando que, para se viver a nova realidade em Cristo Jesus, eles deveriam conhecer sobre esta realidade, considerar este conhecimento em sua vida prtica e oferecer toda a sua vida como uma oferenda de gratido pela incluso graciosa na morte e ressurreio de Cristo. Cada um destes ensinos deve ser tratado isoladamente, embora estejam intimamente relacionados.

2.1

A INSUFICINCIA DO CONHECIMENTO

Dando prosseguimento sua interpretao do sexto captulo da carta de Paulo aos romanos, Watchman Nee menciona a importncia do seguinte trecho:

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos ns em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhana da sua morte, certamente, o seremos tambm na semelhana da sua ressurreio, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destrudo, e no sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu est justificado do pecado (Rm 6. 4-7, grifo nosso).

Segundo Nee, as palavras do apstolo mencionadas acima deixam claro que havia uma necessidade de que os romanos conhecessem sua nova realidade. Depois de revelar quela igreja que seus pecados foram perdoados em Cristo, Paulo faz questo de mostrar que o velho homem tambm foi destrudo e que os romanos deveriam ter plena conscincia deste fato, j que fora realizado no passado (foi crucificado...) e que por meio da ao regeneradora e transformadora do Esprito, faz parte da nova realidade da Igreja.

Quando percebemos que todos os nossos pecados foram levados sobre a Cruz, o que fizemos? Dissemos, porventura: "Senhor Jesus, por favor, vem morrer pelos meus pecados"? No, de forma alguma; apenas demos graas ao Senhor. No Lhe suplicamos que viesse morrer por ns, porque compreendemos que Ele j o tinha feito.

19

Esta verdade que diz respeito ao nosso perdo tambm diz respeito nossa libertao. [...] No h, portanto, necessidade de orar: "Sou uma pessoa muito m; Senhor, crucifica-me, por favor". Apenas precisamos louvar ao Senhor por termos morrido quando Cristo morreu. Morremos nEle: louvemo-Lo por isso e vivamos luz desta realidade (NEE, 1986, p. 30).

A partir do momento de sua regenerao, o homem identificado com a morte de Cristo j experimenta esta nova realidade de vida. A questo que muitos querem fazer desta nova realidade uma experincia futura, algo que ainda est por vir. O autor de A Vida Crist Normal no faz referncia ao estado de Glorificao dos eleitos, mas imagem de Deus restaurada no pecador quando os efeitos subjetivos da co-crucificao foram aplicados na vida deste. Nee ainda faz uma advertncia rspida quanto ao fato deste conhecimento ser negligenciado: Muitas das nossas oraes a nosso favor, so proferidas porque somos cegos a respeito daquilo que Deus fez [por ns] (NEE, 1986, p. 35). Paranagu tambm ressalta a importncia da conscientizao do regenerado a respeito de sua nova realidade.
[A Cruz] o tratamento de Deus para a minha natureza pecadora. Jesus no veio apenas me substituir naquela cruz. A sua morte no era unicamente em meu favor. Ele veio, tambm, para me incluir no seu corpo e, deste modo, me fazer morrer juntamente com Ele. De fato, Jesus no precisava morrer. Ele no tinha pecado. A morte um castigo por causa do pecado. E, neste caso, quem deveria morrer era o pecador. [...] Sendo assim, a morte de Jesus na cruz teria dois lados: um substitutivo, que aponta para o lado vicrio e, o outro, inclusivo, que fala do aspecto legal. [...] Jesus nos substituiu a fim de nos incluir. Ele no poderia nos fazer morrer juntamente com Ele se antes no tivesse assumido o nosso lugar. Assim, a Sua morte tem dois aspectos marcantes (PARANAGU, 2002, p. 47-48).

E o conhecimento destes dois aspectos jamais deve ser negligenciado por algum que se declara nascido do Esprito. A verdade registrada nas Escrituras deve ser entendida e recebida como um fato totalmente realizado.

A obra consumada de Cristo realmente atingiu a raiz do nosso problema, solucionando-o. Para Deus no h meia medida. "Sabendo isto", disse Paulo, "que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destrudo, e no sirvamos o pecado como escravos" (Rm 6.6). "Sabendo isto". Sim, mas voc o sabe de fato? "Ou, porventura, ignorais? " (Rm 6.3) (NEE, 1986, p. 3738).

Entretanto, o conhecimento por si s torna-se ineficaz para que a experincia plena da regenerao seja experimentada. Nee ainda afirma, continuando a interpretao do sexto captulo da carta aos romanos, que um segundo passo deve ser dado.

20

2.2

A IMPORTNCIA DA CONSIDERAO

Depois de ensinar sobre o mandamento apostlico de saber sobre sua atual realidade, Nee mostra que o apstolo Paulo amplia seu pensamento, com base nesse trecho das Escrituras:

Ora, se j morremos com Cristo, cremos que tambm com ele viveremos, sabedores de que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, j no morre; a morte j no tem domnio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim tambm vs consideraivos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus (Rm 6. 8-11, grifo nosso).

A considerao exigida pelo apstolo Paulo para que os cristos romanos dispusessem suas mentes para a realidade aprendida anteriormente. Um conhecimento formal a respeito de uma determinada doutrina no far diferena alguma caso no seja experimentado de forma prtica na vida do cristo. Uma vida contemplativa a respeito das verdades sagradas nunca foi o propsito de Deus para seu povo.

O ato de nos considerarmos deve basear-se no conhecimento do fato divinamente revelado, pois, de outro modo, a f no tem fundamento sobre que descansar e apoiar-se. [...] Estou morto no porque me considero assim, mas por causa daquilo que Deus fez para comigo em Cristo por isso considero-me morto. este o verdadeiro sentido de considerar-se. No se trata de considerar-se para se ficar morto, mas de considerar-se morto porque essa a pura realidade (NEE, 1986, p. 39, 40).

Segundo Nee, Paulo nos ensina agora que faz-se conditio sine qua non considerar a verdade que antes fazia parte apenas do conhecimento. Ele esclarece que o mero saber, de que os pecadores foram includos na morte de Cristo, no o suficiente. A f nesta verdade deve ser experimentada pelo cristo, no obstante isso no ser automtico. por isso que o apstolo Paulo ordena: considerai-vos.... David Kuykendall, em sua obra Nossa identificao com Cristo, revela o mesmo parecer a respeito desta expresso:
A expresso traduzida considerai-vos de teor contbil. Significa o dever de tomar-se nota, ou, em outras palavras, fazer-se contabilidade. Na linguagem do

21

Novo Testamento grego, a palavra tem o significado de assim proceder-se incessantemente. Tem tambm a forma de mandamento. Uma traduo livre seria: Estou ordenando a vocs que procurem continuamente fazer o lanamento na memria da importante verdade de que vocs j esto mortos para o pecado e vivos para Deus (KUYKENDALL, 1983, p. 48).

Anthony Hoekema, em seu livro O Cristo toma conscincia de seu valor, tambm ressalta a importncia de um regenerado considerar-se como nova criao.
Quando CRISTO morreu na cruz, o nosso velho homem isto , o nosso ser como um todo, dominado pela carne [o Princpio do Pecado] e o pecado [o ato em si] foi morto com Ele. Isto significa que ns que estamos unidos com CRISTO pela f no somos mais velhos homens. Nosso velho homem, ou velho ser, foi morto com CRISTO. [...] Perseverar nesta imagem [positiva], portanto, uma questo de continuar crendo que o que a Bblia diz a nosso respeito verdade. E o que a Bblia diz que ns, que estamos em CRISTO, somos novas criaturas (HOEKEMA, 1987, p. 46, 102).

Ainda falando sobre a importncia da considerao da obra de Cristo para a libertao do pecador, o Rev. Jair de Almeida Jnior faz um comentrio de suma importncia para a compreenso desta verdade:

A nosso ver, a forma objetiva est mais atrelada ao aspecto histrico da morte e ressurreio de Cristo, que causou a ruptura definitiva com Ado, a queda, e os poderes das trevas. A forma subjetiva est, aparentemente, mais ligada ao assumir por f o novo padro de criao, nica evidncia concreta da participao na regenerao do Esprito (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 160).

Almeida Jnior deixa bem claro que o fator objetivo da co-crucificao deve ser aceito pela f, ou seja, considerado de forma verdadeiramente factual. Em Cristo, historicamente, o velho homem foi crucificado e todas as suas cadeias quebradas. A aplicao destes efeitos da crucificao na libertao do no-regenerado toma forma subjetiva quando ele entende esta verdade e a considera somente por meio da f no sacrifcio de Cristo e nas verdades das Escrituras. Watchman Nee tambm apresenta algumas das ciladas usadas pela prpria conscincia para impedir este segundo passo na vereda do progresso cristo.
Nunca se esquea que sempre, e somente, verdade em Cristo. Se voc olha para si prprio, no achar a esta morte questo de f nEle, de olhar para o Senhor e ver o que Ele fez. Reconhea e considere o fato em Cristo, e permanea nesta atitude de f. [...] O que a f? a minha aceitao de fatos divinos, e seu fundamento sempre se acha no passado. O que se relaciona com o futuro mais esperana do que f, embora a f tenha, muitas vezes, o seu objetivo ou alvo no futuro, como em Hebreus 11. [...] A f faz com que as coisas que so reais [fatos objetivos], sejam reais na minha experincia [fatos subjetivos] (NEE, 1986, p. 41, 42, 46).

22

A considerao desta verdade primordial para que a realidade natural de um regenerado seja constantemente vivida por ele em atitude de f nas verdades apresentadas pelas Escrituras a seu respeito. Contudo, o novo homem que conhece a sua realidade e cr na verdade de que nasceu do Esprito, deve realizar ainda um terceiro passo para que a sua nova vida em Cristo seja normalizada.

2.3

UMA OFERENDA AGRADVEL

Dando continuidade s atitudes necessrias ao regenerado para viver sua realidade natural, Watchman Nee agora faz uma interpretao do oferecimento da vida mencionado pelo apstolo Paulo na terceira parte do sexto captulo da carta aos romanos:
No reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, de maneira que obedeais s suas paixes; nem ofereais cada um os membros do seu corpo ao pecado, como instrumentos de iniqidade; mas oferecei-vos a Deus, como ressurretos dentre os mortos, e os vossos membros, a Deus, como instrumentos de justia. Porque o pecado no ter domnio sobre vs; pois no estais debaixo da lei, e sim da graa. [...] Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne [o Princpio do Pecado]. Assim como oferecestes os vossos membros para a escravido da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem justia para a santificao (Rm 6. 12-14, 19, grifo nosso).

Paulo j havia dito aos romanos que estes deveriam saber que o velho homem (com todas as suas concupiscncias) j havia sido crucificado; mostrou quela igreja que essa atitude de saber deveria ser acompanhada pela f; agora, portanto, exige deles que no apenas considerem aquela verdade, mas ofeream suas vidas como consequncia dela. Em tom de ordenana, o apstolo declara nestes versculos que o pecado no deveria reinar em seus corpos. Isso porque o Pecado como Princpio dominante perdeu completamente seu poder sobre a vida deles.

A atitude de "oferecer", de que se fala aqui [Rm: 6.13], o resultado de eu saber que o meu velho homem foi crucificado. Saber, considerar-se, oferecer-se a Deus: esta a ordem divina. Quando eu realmente sei que fui crucificado com Ele, ento espontaneamente considero-me morto (vv. 6 e 11) e quando sei que ressuscitei com Ele de entre os mortos, ento, considero-me "vivo para Deus em Cristo Jesus" (vv. 9 e 11), pois tanto o aspecto da Cruz denominado "morte", como o denominado "ressurreio" tm que ser aceitos pela f. Quando chego a este ponto, segue-se que me dou a Ele. [...] A morte acabou com tudo o que no pode ser consagrado a Ele, e somente a ressurreio torna possvel qualquer consagrao (NEE, 1986, p. 62, 63).

23

A consagrao, de que se refere Watchman Nee, a obedincia a este mandamento: oferecei-vos.... Para ele, a santificao no consiste em uma batalha espiritual ferrenha em que o homem regenerado est no meio do fogo-cruzado e deve desviar-se das munies entremeadas na batalha. A Carne, como princpio pecaminoso no cristo, j foi vencida. Seu poder foi desfeito e seu senhorio destrudo. E justamente por isso, que a ordem de Paulo as cristos em Roma para que ofeream plenamente suas vidas ao Senhor, porque o pecado como princpio controlador da vida humana foi derrotado na cruz de Cristo. A idia trabalhada por Paulo a de um Senhor que perdeu o direito legal sobre seu escravo, mas que continua vivo e pode ser servido caso aquele escravo, agora liberto, queira se sujeitar novamente a jugo de escravido. Desta forma, a santificao, na concepo de Watchman Nee, soa mais como uma consagrao de vida do que uma guerra interior altamente mortfera onde o cristo encontra-se diariamente derrotado. Deve-se ressaltar, todavia, que A Vida Crist Normal segundo Nee, no percebida numa atmosfera de perfeio ou iseno de responsabilidade por parte do cristo na sua consagrao. O autor no defende um estado de impecabilidade crist, pois considera que a atmosfera na qual est situada a igreja do Senhor pecaminosa.
Em que termos Deus declara que foi efetuada a nossa libertao? No se diz que o pecado, como um princpio em ns, foi desarraigado ou removido. No, porque est bem presente, e se lhe for dada oportunidade, nos vencer e nos levar a cometer mais pecados, quer consciente quer inconscientemente. por essa razo que sempre devemos tomar conhecimento da operao do precioso Sangue. [...] O pecado, o velho senhor, ainda est presente, mas o escravo que o servia foi morto, estando assim fora do seu alcance. Seus membros agora esto desempregados. A mo que jogava de apostas fica desempregada, assim como a lngua de quem xingava, e tais membros passam agora a ser teis, em vez disso, "a Deus como instrumentos de justia" (Rm 6.13) (NEE, 1986, p. 43-44).

A questo enfatizada por Nee no a de que o cristo deve viver contemplativamente a experincia crist sem trabalho ou exerccio de piedade, mas de que a santificao do mesmo deve ser aceita como uma forma de gratido ao que Cristo j fez por ele na cruz. Como visto acima, Nee tambm adverte ao cristo que se no vigiar e se esquecer de que nascido do Esprito, ele ser derrotado em determinados momentos de sua vida. No entanto, as derrotas que porventura possam ocorrer no significam que o velho homem voltou a viver ou que o Princpio do Pecado voltou a nortear a sua vida, apenas que ele ainda no atingiu o estado de perfeio (quando aquele princpio ser completamente

24

extirpado dele e no ter mais influncia alguma sobre o mesmo), o que acontecer apenas quando este corpo mortal for revestido da incorruptibilidade (1 Co 15. 53, 54).
A minha entrega ao Senhor deve ser um ato inicial e fundamental. Depois, dia a dia, devo prosseguir, dando-me a Ele, sem me queixar do uso que Ele faz de mim, mas aceitando, com grato louvor, mesmo aquilo contra o qual a carne se revolta. Sou do Senhor e agora no mais me considero propriedade minha, mas reconheo em tudo a Sua soberania e autoridade. Esta a atitude que Deus requer, e mant-la verdadeira consagrao (NEE, 1986, p. 64, 65, 67).

O Rev. Jair de Almeida Jnior tambm faz consideraes importantes a esse respeito:
Certamente, ao tratarmos da rejeio do estado passado, impossvel no destacar que, embora tal passado tenha definitivamente ficado para trs, pois est relativo a algo acontecido por completo na cruz de Cristo, h ainda um conflito que perdurar at a consumao final. Poderamos chamar de choque das eras, uma atrao que a antiga ordem de coisas ainda exerce sobre o regenerado, por ainda existir no mundo. Portanto, falar que a caracterstica do regenerado a santidade e nada menos se espera dele, no significa supor que viver um estado de perfeio, nem mesmo sugere alguma medida de legalismo ou ainda, uma santidade wesleyana (ALMEIDA, 2006, P. 182).

O choque das eras uma realidade existente e no pode ser omitida ou disfarada. Apesar de ser completamente livre do poder manipulador do pecado, o regenerado no est completamente livre do poder tentador ou influenciador do mesmo, o que no justifica ceder a este poder. Em outras palavras, o cristo cair em pecado todas as vezes que no estiver andando no Esprito, por meio de vigilncia e orao (Mt 26. 41). Anthony Hoekema concorda com este ponto de vista. Ele reconhece que, ainda que o velho homem do cristo tenha sido crucificado e a imagem de Deus restaurada no mesmo, ele no atinge a perfeio nesta vida: J temos a nova vida; ainda no temos a perfeio. [...] O fato de que CRISTO venceu por ns no elimina a necessidade de estar sempre sbrio e vigilante para no incidir em maneiras pecaminosas de pensar e viver (HOEKEMA, 1987, p. 75). E ainda ao falar do conceito de Paulo a respeito de sua auto-imagem, Hoekema adiciona:
Quando lemos as epstolas de Paulo, no podemos deixar de perceber que, embora profundamente consciente de sua pecaminosidade [o Princpio do Pecado] e possuindo uma clara percepo de que continuava um homem imperfeito, Paulo tinha mesmo assim uma auto-imagem predominantemente positiva. [...] O fato de que s vezes ele cede carne no significa que ele deve modificar sua auto-imagem para explicar essas falhas. Nessas ocasies, ele est fora de si, est agindo de forma contrria sua razo de ser (HOEKEMA, 1987, p. 24, 54).

25

perceptvel que em Cristo, segundo os escritos de Paulo, o homem pode e deve ter uma auto-imagem predominantemente positiva. A santificao, portanto, constitui-se em oferecer a nossa vida (com todas as suas faculdades e qualidades) completamente ao SENHOR, e somente a Ele.

A verdadeira santidade esta. Paulo diz: "Oferecei agora os vossos membros para servirem justia para a santificao" (Rm 6.19). Faamos disto um ato definido. "Oferecei-vos a Deus". [...] O que a santidade? Muitas pessoas pensam que nos tornamos santos pela extirpao de alguma coisa m dentro de ns. No, tornamonos santos desde que sejamos separados para Deus. Nos tempos do Antigo Testamento o homem escolhido para ser inteiramente de Deus era publicamente ungido com azeite, e dizia-se ento estar "santificado". Da em diante era considerado como posto parte para Deus. De igual modo, os animais e at as coisas - um cordeiro ou o ouro do templo podiam ser santificados, no pela extirpao de alguma coisa m neles, mas sendo assim reservado exclusivamente para o Senhor. "A santidade", no sentido hebraico, significava, pois, "posto parte", e toda verdadeira santidade santidade ao Senhor (x 28.36). Dou-me inteiramente a Cristo: isto santidade (NEE, 1986, p. 64).

Quanto remoo do Princpio do Pecado no cristo, essa se d progressivamente e ser finalizada apenas no estado de Glorificao, na segunda vinda do Senhor Jesus Cristo. O Dr. Valdeci da Silva Santos, ao combater a heresia do crente carnal com os ensinos de John Owen, assim afirma: Baseado em Romanos 8: 13, [John] Owen defende a tese de que os mais seletos crentes, que esto seguramente libertos do poder condenador do pecado, devem ainda continuar, todos os seus dias, a mortificar o poder do pecado arraigado (SANTOS, 1999, p. 60). Este processo, segundo Owen, chamado de mortificao. So dois lados de uma mesma moeda, embora sejam peculiares entre si. A doutrina da mortificao ensinada por John Owen, diferente da santificao interpretada por Nee na carta aos romanos, a eliminao constante e progressiva que o cristo deve fazer da vontade da Carne, o Princpio do Pecado.
Owen sustenta o princpio de que o o pecado j completamente vencido na cruz deve ser tratado implacavelmente e cortado pela raiz, ou ele reviver e continuar a saquear seu corao e a minar seu vigor espiritual. [...] Portanto, o conceito de mortificao para Owen o enfraquecimento da carne na vida crist, como um homem pregado na cruz, cuja morte certa [e progressiva] (SANTOS, 1999, p. 61, 62).

perceptvel, ento, que a doutrina da mortificao de Owen e a santificao de Nee, so duas coisas distintas, porm intimamente relacionadas. Desta forma, o cristo deve oferecer sua vida a Deus como uma atitude de gratido pela transformao concedida

26

por intermdio de Cristo e trabalhar para que a eliminao completa do Princpio do Pecado seja realizada em sua vida, atravs da orao, vigilncia e meditao na Palavra de Deus. No obstante, Santos mostra que Owen no considerava o Princpio do Pecado como pecado em si, mas como gerador do mesmo:
Tentao, Segundo ele [John Owen], qualquer coisa, estado, maneira ou condio que, sob qualquer circunstncia, tem a fora ou eficcia de seduzir, retirar a mente e o corao de um homem da obedincia que Deus requer dele diante de qualquer pecado, em qualquer grau. [...] a tentao tem um duplo propsito: 1) Despertar a manifestao do mal existente no corao do ser humano [o Princpio do Pecado], e 2) desvia o ser humano da comunho com Deus. Deve-se, contudo, atentar para o fato de que o ser humano s peca quando ele cai em tentao (SANTOS, 1999, p. 62).

Esta a condio para que o cristo viva a realidade natural de um regenerado, segundo A Vida Crist Normal, de Watchman Nee. Esta vereda do progresso como saber, considerar e oferecer, deve ser respeitada como condio essencial para a experincia desta nova realidade. Todavia, Nee deixa bem claro que depois de observar os passos acima, o regenerado desfruta de muitas bnos maravilhosas que talvez no experimentasse se no entendesse seu novo nascimento. Tais bnos, entretanto, so acompanhadas de uma advertncia para que o servo do SENHOR no se esquea da sua identidade em Cristo. E justamente esta a questo a ser tratada no momento.

27

VIVENDO ESPIRITUALMENTE

Discorrer-se-, a partir de agora, sobre as consequncias do viver segundo esta concepo de que o homem identificado com a morte e ressurreio de Cristo uma nova criatura. A expresso viver espiritualmente ser utilizada para descrever a realidade natural de um regenerado daqui para frente, j que ele no anda segundo a Carne, mas segundo o Esprito Santo (Rm 8. 4). Em Vida Crist Normal, Watchman Nee revela a condio imposta pelo apstolo Paulo para se viver a liberdade de Cristo: saber a verdade; consider-la por meio da f e oferecer a nova vida como gratido pela ddiva recebida. Posteriormente, por meio de outras passagens bblicas, Nee aponta para as bnos advindas individualmente e coletivamente desta nova concepo de vida crist. Entretanto, ele tambm adverte seus leitores que, assim como na argumentao do apstolo Paulo, eles podem ser tentados a viver confiando na Carne, ora representando o Ego (o Eu), ora representando o Princpio do Pecado. Para alertar o cristo a no cair nesse tipo de erro, Watchman Nee mostra que o apstolo Paulo ilustra aos irmos de Roma essa situao, registrada no stimo captulo da carta: o regenerado controlador de seu prprio ego tentando, pelas foras do seu Eu, obter a vitria na santificao. No obstante, o regenerado deve viver a realidade do oitavo captulo, que se revela como a verdadeira vida no Esprito. Esta , de fato, a realidade natural de um regenerado: Um homem totalmente dependente do Esprito Santo para viver a consagrao.

3.1

UM ALERTA: ROMANOS 7

O apstolo Paulo inicia este captulo fazendo uma alegoria representativa do relacionamento entre o homem no-regenerado e a Lei Divina:

28

Porventura, ignorais, irmos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domnio sobre o homem toda a sua vida? Ora, a mulher casada est ligada pela lei ao marido, enquanto ele vive; mas, se o mesmo morrer, desobrigada ficar da lei conjugal. De sorte que ser considerada adltera se, vivendo ainda o marido, unir-se com outro homem; porm, se morrer o marido, estar livre da lei e no ser adltera se contrair novas npcias. Assim, meus irmos, tambm vs morrestes relativamente lei, por meio do corpo de Cristo, para pertencerdes a outro, a saber, aquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que frutifiquemos para Deus. Porque, quando vivamos segundo a carne, as paixes pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte. Agora, porm, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estvamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de esprito e no na caducidade da letra (Rm 7. 1-6, grifo nosso).

Segundo Nee, o apstolo Paulo estaria, nesse texto, ensinando a libertao, no apenas do Princpio do Pecado mencionado no sexto captulo, mas tambm da obrigao da Lei como forma de restaurao do relacionamento entre Deus e o homem. A expresso grifada essencial para a compreenso do que Paulo est dizendo nos versculos posteriores.

Romanos 6 trata da libertao do pecado. Romanos 7 trata da libertao da Lei. No cap. 6, Paulo nos disse como podamos ser libertados do pecado, e conclumos que isto era tudo quanto se exigia de ns. Agora, o cap. 7 vem nos ensinar que a libertao do pecado no suficiente, mas que precisamos tambm conhecer a libertao da Lei. Se no estivermos totalmente emancipados da Lei, nunca poderemos experimentar a plena emancipao do pecado. [...] A graa significa que Deus faz algo por mim. A Lei significa que eu fao alguma coisa por Deus. Deus tem certos requisitos santos e justos que me impe: isto a Lei. Ora, se a Lei significa que Deus requer algo da minha parte, ento ser liberto da Lei significa que Ele no requer mais coisa alguma de mim, porque Ele prprio fez a necessria proviso. A Lei implica em Deus requerer que eu faa algo por Ele; a libertao da Lei implica em que Ele j fez por mim, pela Sua graa, tudo quanto exigia de mim, isentando-me do seu cumprimento (NEE, 1986, p. 94, 96).

A questo em voga : Deus requer do homem que este cumpra a sua Lei, mas este incapaz de faz-lo, logo, Deus faz com que esta Lei seja cumprida no homem regenerado por meio da habitao da vida de Cristo. No um antinomismo sugerido pelo autor de A Vida Crist Normal, apenas um esclarecimento daquilo exigido pela Lei de Deus: Portanto, os meus estatutos e os meus juzos guardareis; cumprindo-os, o homem viver por eles. Eu sou o SENHOR (Lv 18. 5). O apstolo utiliza a alegoria de um casamento para representar o relacionamento entre o pecador imperfeito e a Lei Perfeita. O casamento usado como ilustrao justamente porque a mulher est ligada pela Lei ao marido enquanto ele vive. Isso significa que a Lei de Deus foi dada ao homem para que ele cumprisse plenamente os requisitos da mesma. Porm o homem pecou e, como visto anteriormente, tornou-se incapaz de cumprir perfeitamente as exigncias desta Lei. Como, ento, ser liberto do

29

cumprimento da mesma para que a vida no homem seja restaurada? Watchman Nee fornece uma interpretao interessante para a soluo deste questionamento.

Sendo que a Lei nunca passar [Mt 5. 18], como poderei eu chegar a me ligar a Cristo? Como posso me casar com o segundo marido se o primeiro se recusa a morrer [referindo-se a Lei Mosaica]? H apenas uma sada. Se ele no morrer, ento eu posso morrer e, se eu morrer, aquela antiga relao conjugal dissolvida. exatamente este o processo divino da libertao da Lei. [...] Compreendamos claramente que a Lei nunca pode passar. As exigncias justas de Deus permanecem para sempre. Se eu viver, tenho que satisfaz-las, se eu morrer, porm, a Lei perde as suas reivindicaes sobre mim. No pode seguir-me para alm da sepultura. [...] A vida ressurreta do Senhor nela [a pessoa regenerada], transmite-lhe o poder de dar satisfao a todas as exigncias que a santidade de Deus requer dela. A Lei de Deus no anulada; perfeitamente cumprida, porque o Senhor ressurreto vive agora nela e a Sua vida agrada sempre perfeitamente ao Pai. [...] Com os Seus infinitos recursos nossa disposio [pela implantao da vida de Cristo em ns], ficamos perfeitamente habilitados a satisfazer todas as Suas exigncias (NEE, 1986, p, 101, 103).

A soluo descrita pelo apstolo Paulo foi a morte da esposa (o pecador) e no do marido (A Lei Divina). O processo de Libertao providenciado por Deus ao homem ultrapassou todas as expectativas, porque Deus no pode negar a Si mesmo, nem reprovar a sua prpria Lei. Assim, o prprio Deus faz com que, em Cristo, o homem seja morto para o cumprimento da Lei como forma de salvao e ressurreto para o cumprimento da mesma como forma de gratido. Como as exigncias do primeiro marido eram altssimas, a esposa morre, para desobrigar-se de suas responsabilidades conjugais para com aquele, e ressuscita para obrigar-se a um novo marido que cumpre nela e por ela as obrigaes da Lei Divina. Desta forma, o homem regenerado pode, pela ocasio de seu novo nascimento, fazer a vontade de Deus.

A libertao da Lei no significa que estamos livres de fazer a vontade de Deus. Certamente no se trata de ns agora sermos pessoas sem lei [antinomismo]. Muito pelo contrrio! O que significa, contudo, que estamos livres de fazer, por ns mesmos, o que Ele quer. Estando plenamente persuadidos de que no podemos fazlo, cessamos de procurar agradar a Deus no nvel do homem velho (NEE, 1986, p. 103).

E justamente este o problema que, na viso de Nee, Paulo quer ilustrar nos versculos posteriores. Procurar agradar a Deus no nvel do homem velho tentar fazer a vontade divina com base em esforos pessoais sem dependncia do Esprito Santo. Algum que liberto do cumprimento da Lei pode, em Cristo, cumpri-la diariamente, porque a vida do prprio Legislador que se encontra nele. Quanto mais dependente e consciente de sua

30

identificao na morte e ressurreio de Cristo, mais o regenerado est capacitado a fazer a vontade de Deus, no ele, mas a pessoa de Cristo atravs dele. Resolvida a questo do cumprimento da Lei Divina como meio de salvao e satisfao da vontade de Deus, surge outro problema visto no restante do stimo captulo:

Porque bem sabemos que a lei espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido escravido do pecado. Porque nem mesmo compreendo o meu prprio modo de agir, pois no fao o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se fao o que no quero, consinto com a lei, que boa. Neste caso, quem faz isto j no sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto , na minha carne, no habita bem nenhum, pois o querer o bem est em mim; no, porm, o efetu-lo. Porque no fao o bem que prefiro, mas o mal que no quero, esse fao. Mas, se eu fao o que no quero, j no sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Ento, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim [isto , o Princpio do pecado]. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que est nos meus membros (Rm 7. 14-23, grifo nosso).

Em sua dissertao sobre esta passagem, o Rev. Jair de Almeida Jnior comenta que a correta compreenso do texto impedir que os crentes encontrem apoio, nesse texto, para justificar o seu fracasso na vida crist, consequncia inevitvel da negligncia da vida devocional (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 05). Watchman Nee adverte que, infelizmente, desta forma que muitos cristos utilizam esta passagem. Muitas so as interpretaes a respeito de quem seria o Eu descrito pelo apstolo Paulo neste trecho do stimo captulo. Estaria Paulo referindo-se histria da origem da Lei Mosaica ou recriando a situao de Ado antes da queda? Falava da experincia de um no-regenerado conhecedor da Lei ou sua experincia natural como um regenerado que tenta vencer o pecado por foras do Ego e no do Esprito? Na perspectiva de Watchman Nee, esta ltima interpretao faz justia aos ensinos de Paulo no sexto captulo e o complemento de seu pensamento no oitavo captulo; tambm mais coerente observando o todo do ensino apostlico. As expresses grifadas no texto acima deixam claro que Paulo gostaria de fazer o bem, mas no conseguia. Quando ele afirma que fazia o mal que no queria, no era ele, mas o mal que nele habitava. Este mal o fazia prisioneiro da Lei do Pecado que est nos seus membros. Como conciliar as verdades libertadoras ensinadas pelo apstolo no sexto captulo, se logo depois ele se v escravizado pela Lei do pecado (o homem que vive satisfazendo o Princpio do Pecado)? Nee interpreta este texto da seguinte forma:

31

Romanos 7 tem uma lio para nos ensinar, que se relaciona com a descoberta de que eu estou "na carne" (Rm 7.5), de que "eu sou carnal" (7.14), e de que "em mim, isto , na minha carne, no habita bem nenhum" (7.18). Isto vai alm da questo do pecado, porque se relaciona tambm com a de agradar a Deus. Consideramos aqui, no o pecado nas suas formas, mas o homem no seu estado carnal. Este inclui o primeiro, mas vai um passo alm, levando-nos a descobrir que, nesta esfera tambm, estamos totalmente incapazes e que "os que esto na carne no podem agradar a Deus" (Rm 8.8) (NEE, 1986, p. 94).

Almeida Jnior adverte que importante remeter algumas das referncias do eu do stimo captulo da carta aos romanos sua prpria Carne (o Princpio do pecado). (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 162). Essa alternncia de significado da expresso Carne essencial para a compreenso correta desse texto. Desta forma, Paulo est mostrando que apesar de ser uma nova criatura, ainda h um princpio pecaminoso vivo em seu Ego e, caso lhe seja dada oportunidade, ele vai agir livremente. Todavia, o clamor feito no final desta passagem acompanhado pela soluo do mesmo logo a seguir. A Nova Verso Internacional traduz de forma mais lcida esse trecho das Escrituras:

Miservel homem que sou! Quem me libertar do corpo sujeito a esta morte? Graas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De modo que, com a mente, eu prprio sou escravo da Lei de Deus; mas, com a carne, da Lei do Pecado. Portanto, agora j no h condenao para os que esto em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a Lei do Esprito da Vida me libertou da Lei do Pecado [o homem escravizado pelo Princpio do Pecado] e da morte. [...] Entretanto, vocs no esto sob o domnio da carne [tambm representando o Ego], mas do Esprito, se de fato o Esprito de Deus habita em vocs (Rm 7.24,25 8.1, 2, 9, grifo nosso).

Segundo Herman Ridderbos, em sua obra A Teologia do Apstolo Paulo, o clamor desesperado do apstolo fruto da luta entre o seu Ego e a Carne, a Lei do Pecado (Eu tenho de cumprir a Lei Divina por minhas foras!) e a Lei do Esprito (Deus cumpre esta Lei em mim atravs de Sua vida!). Assim ele afirma:

O clamor desesperado [...] , por certo, seguido da interjeio de f [...]. Contudo, isso no significa que a descrio de ter sido vendido e feito escravo do pecado e ter recebido um corpo de pecado no tinha a inteno de ser to absoluta quando expressa. O poder de Jesus Cristo, o poder libertador do Esprito de vida em Cristo que mencionado no versculo 25 e em Romanos 8.2ss, no so adaptados de alguma forma ou, ento, descontados na situao de morte em Romanos 7.14-25; antes, do um basta, em princpio, soberania absoluta do pecado sobre o ego em Romanos 7 (RIDDERBOS, 2004, p. 135)

O apstolo se lembra que necessria a interveno de outra pessoa na batalha entre o Ego e a Carne, da a razo para que as expresses Jesus Cristo e Esprito de Vida

32

entrem em cena, para fazer o que sempre fora impossvel ao Ego, o Eu. O homem regenerado tentado a pensar que pode fazer a vontade de Deus com suas prprias foras (O querer o bem est em mim, no o efetu-lo), mas percebe que no consegue porque o Eu est incapacitado (Desventurado homem que sou!) e ento, recorda-se de que Deus quem efetua nele tanto o querer (o bem) quanto o realizar (Graas a Deus por Cristo Jesus). Este o fato que jamais deve ser esquecido. Uma verdade consumada no ser efetuada no futuro, mas no passado. Os cristos que se estribam em suas experincias pessoais (no Eu) vivero uma constante peleja entre o Ego e a Carne. Esta realidade, segundo Nee, seria resolvida se tais cristos se lembrassem e aceitassem, por meio da f, a verdade de que (j) foi crucificado com Cristo o nosso velho homem. A batalha para cumprir a Lei de Deus vencida pela residncia da vida de Cristo no regenerado, ou seja, pela dependncia dele no que o Esprito faz em sua vida.

um fato histrico que, em Cristo, o meu velho homem foi crucificado, um fato presente que eu sou abenoado "com toda bno espiritual nas regies celestiais em Cristo" (Ef 1.3); mas, se eu no viver no Esprito, a minha vida poder passar a ser uma total contradio, por no expressar na prtica tudo o que meu por causa de estar em Cristo. Reconheo que estou em Cristo, mas tenho tambm que encarar a verdade de que o meu antigo mau gnio ainda est em evidncia. [...] Viver no Esprito significa que eu confio no Esprito Santo para fazer em mim o que no posso fazer por mim mesmo. [...] Se tiver um temperamento impulsivo, pensamentos impuros, a lngua desregrada, ou um esprito crtico, no me proporei modificar-me mediante certo esforo meu, mas, considerando-me morto, em Cristo, para estas coisas, contarei com o Esprito de Deus para que Ele produza em mim a pureza ou a humildade ou a mansido necessria (NEE, 1986, p. 112).

A questo ensinada por Nee que o homem regenerado s enfrentar a tal batalha descrita no stimo captulo da carta aos romanos se considerar a vitria na santificao como responsabilidade sua e no do Esprito Santo. Para viver vitoriosamente contra as inclinaes de sua Carne, o homem espiritual considera aquilo que Cristo Jesus j fez por ele na cruz e se apropria daquela vitria por meio da f. Deste modo, o regenerado que considera sua realidade natural no enfrentar a tal batalha em questo. O Rev. Jair de Almeida Jnior faz questo de mostrar que o papel da Lei na agonia descrita pelo apstolo nos versculos anteriores era o de fortalecer a vida confiante no Ego, e no no Esprito.
A Lei apresentada pelo apstolo como exigncias de fora para dentro, ou seja, eram ordenanas impostas por Deus ao povo. O Esprito que concede vida aquele que registrou a Lei nos coraes de cada componente do povo. Tais ordenanas tornam-se parte da essncia do novo homem devido necessria habitao do Esprito e regenerao causada por ele. Os mandamentos na pedra, na mentalidade

33

de Paulo, so to vivos e eficazes quanto o material que os contm e preserva. Assim, por essa analogia, o apstolo ressalta que a Lei recebida por Moiss no podia conceder vida, mas apenas morte. Atraa apenas condenao ao homem, pois este no tinha capacidade para cumpri-la. A Lei, por sua vez, tambm no lhe conferia tal poder. Porm, a era do Esprito marcada pela vida. Por causa da obra de Cristo, o Esprito realiza aquilo que a Lei no poderia jamais realizar, a saber, conceder vida eterna ao homem. O fato histrico Cristo concede, necessariamente, essa mudana essencial ao ser humano, concedendo-lhe tambm a habilidade para andar segundo a Lei. De uma forma paradoxal no pensamento de Paulo, andar no Esprito a nica, real e verdadeira forma de andar segundo a Lei. Ela realmente parte constituinte do novo homem (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 157-158).

Com base nos argumentos acima apresentados, as nicas interpretaes mais coerentes para identificar o homem desventurado descrito entre os versculos 14 e 24 so: a de um no-regenerado conhecedor da Lei Divina, mas que no pode viv-la por estar sob o plano do velho homem; ou de um regenerado que se aventura a viver sua nova realidade crendo naquilo que ele pode fazer e no no que Cristo, pelo Esprito Santo, faz por ele. A posio supracitada tambm defendida por Anthony Hoekema: O que est escrito aqui [Rm 7. 14-24] a luta do homem no regenerado (ou do homem regenerado que resolve se virar sozinho), no a vida normal do crente (HOEKEMA, 1987, p. 64). Desta forma, perceptvel que a interpretao de Nee bem plausvel considerando todo o contexto imediato dos captulos sexto e oitavo. Para Nee, a concepo correta deste texto faz toda a diferena para se viver a realidade natural de um regenerado, a chamada vida no Esprito.

3.2

USUFRUINDO AS BNOS DA NOVA CRIAO

Enfim, o homem regenerado entende a sua real situao. Ele aceita pela f as verdades concernentes sua prpria vida em Cristo. Ele sabe que foi crucificado com Cristo o seu velho homem, considera estas verdades por meio da f no que as Escrituras dizem a seu respeito e no por sua experincia pessoal, e oferece sua vida ao SENHOR pela libertao provinda da cruz. As implicaes deste novo entendimento a respeito da vida crist so magistrais! A partir de agora sero tratados os aspectos concernentes ao usufruto da realidade natural de um regenerado, tanto individual como coletivamente. Para abranger as bnos provindas desta nova realidade, as citaes de outros autores sero utilizadas mais intensamente, e no apenas as da obra-referncia deste trabalho.

34

3.2.1 Auto-Imagem Positiva

A aceitao desta nova realidade em Cristo Jesus proporciona aos servos do Deus Altssimo uma auto-aceitao pessoal muito boa. Isso significa que eles podem e devem vislumbrar sua natureza atual como pessoas transformadas, ainda que no totalmente aperfeioadas. Esta auto-imagem positiva elementar para se evitar um pensamento predominantemente negativo a respeito da comunidade eclesistica. Ao discorrer sobre a vida no Esprito, Almeida Jnior considera a afirmao de Paulo no oitavo captulo da carta aos Romanos:
Porque os que se inclinam para a carne cogitam das cousas da carne; mas os que se inclinam para o Esprito, das cousas do Esprito (Rm 8.5). Aqui, Paulo destaca a tendncia natural do corao do mpio e a do corao regenerado. Ele estatui, sem possibilidade de sntese, que inevitavelmente o corao do mpio tender para o pecado, e o corao do regenerado se inclinar para a justia e a retido (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 159).

Ao comentar sobre os ensinos de John Murray, Hoekema deixa claro que impossvel que um cristo tenha uma auto-imagem positiva se continuar a visualizar-se como velha e nova criatura ao mesmo tempo:
Nos seus princpios de conduta, John Murray rejeitou a idia de que o crente ao mesmo tempo velho homem e novo homem. to errado dizer que o crente ao mesmo tempo velho homem e novo homem, ele afirma, como falar que ele ao mesmo tempo uma pessoa regenerada e no regenerada. [...] ele [o crente] deve pensar de si como um novo homem apesar de ser um novo homem que ainda no perfeito, ainda sujeito a renovao constante. Mas essa renovao no deve ser vista como um progressivo despir-se do velho homem e revestir-se do novo homem. [...] A auto-imagem crist correta, em outras palavras, no implica orgulho prprio, mas sim nos gloriarmos naquilo que CRISTO fez e continua fazendo por ns (HOEKEMA, 1987, p. 43, 58).

Desta forma uma das bnos advindas pela vida no Esprito que o cristo pode e deve considerar-se, de fato, uma nova criatura e manter-se numa atitude constante de f a respeito de sua identidade em Cristo.

35

3.2.2 Vitria na Santificao

Outra das bnos advindas da aceitao do cristo sobre sua nova realidade a vitria que este obtm constantemente sobre o pecado. Ao falar sobre isto, Watchman Nee testemunha a realidade de muitos cristos no sculo presente:

Vamos [...] procurar descrever o que , provavelmente, a experincia de muitos cristos que, embora sejam verdadeiramente salvos, ainda assim se deixam dominar pelo pecado. No quer dizer que vivem permanentemente sob o poder do pecado, mas que h certos e determinados pecados que sempre os seguem de perto, e que repetidas vezes cometem. Da, certo dia, ouvem a plena mensagem do Evangelho, de que o Senhor Jesus no morreu somente para purific-los e despoj-los dos seus pecados, mas que, quando Ele morreu, incluiu os pecadores na Sua morte; de modo que no somente foi tratado o problema dos nossos pecados, como tambm ns mesmos fomos pessoalmente o alvo da ao divina. Os olhos de tais cristos se abrem, e ficam sabendo que foram crucificados com Cristo, e, como resultado desta revelao, consideram que morreram e ressuscitaram com o Senhor, e, em segundo lugar, reconhecendo os direitos do Senhor sobre eles, oferecem-se a Deus, como vivos dentre os mortos. Percebem que no tm mais qualquer direito sobre si prprios. Este o comeo de uma bela vida crist, plena de louvor ao Senhor (Nee, 1986, p. 95).

A bela vida crist mencionada por Nee a vida no Esprito j descrito anteriormente. Quando o cristo vive espiritualmente, todo o seu ser dominado pelo Esprito e no pela Carne. Assim afirma Hoekema:

Podemos dizer que, se no considerarmos a vinda de CRISTO, o homem est, por natureza, sob o domnio da carne. Isso se refere, eu insisto, no ao corpo fsico do homem, mas totalidade do seu ser, que est sob o domnio do pecado. Mas quando CRISTO veio, Ele trouxe uma nova maneira de viver, chamada vida no ESPRITO. [...] pessoas que estavam nas garras da carne como poder pecaminoso agora foram colocadas sob o programa libertador do ESPRITO (HOEKEMA, 1987, p.51).

Verifica-se que por meio desta nova maneira de viver o cristianismo, as pessoas so capacitadas a viverem de forma agradvel a Deus e no o contrrio. perceptvel que muitos cristos modernos vem o pecado como realidade normal de sua vida e a santidade como exceo. Todavia, no deveria ser assim. O pecado na caminhada crist deve ser considerado rara exceo e, jamais, uma regra. O pior que tais cristos, alm de viver uma realidade de constante derrota no processo de santificao, acabam, na maioria das vezes, justificando seus pecados de forma tranquila e no to execrvel como se espera de um servo

36

do SENHOR. Hoekema fala para aquelas pessoas que costumam dizer, com desdm: Voc sabe, no d para ficar realmente sem pecar, para elas existe 1 Corntios 10.13 (HOEKEMA, 1987, p. 61). Na referida passagem bblica est registrado que No vos sobreveio tentao que no fosse humana; mas Deus fiel e no permitir que sejais tentados alm das vossas foras; pelo contrrio, juntamente com a tentao, vos prover livramento, de sorte que a possais suportar. Dela, podemos aprender, no mnimo, trs ensinos a respeito das tentaes: 1) Que elas no sero de ordem sobrenatural; 2) Que Deus permitir que elas aconteam de acordo com os limites de seus servos e 3) que Deus prover livramento para vencer todas elas. Assim, visto que o cristo no tem justificativa alguma para defender, justificar ou acobertar um pecado, pois, alm de ser livre para no mais comet-lo, o SENHOR sempre providencia resistncia para vencer qualquer tentao. Ainda falando sobre o processo de santificao, o conceito de novo homem na concepo de Hoekema no esttico (imperfeito), mas dinmico (em aperfeioamento).

Portanto, no certo dizer que o cristo parcialmente carne e parcialmente ESPRITO. Ele est no ESPRITO e j repudiou de forma decisiva a maneira de viver que se chama carne. Quando satisfaz a concupiscncia da carne, ele est contrariando sua verdadeira natureza. [...] Novo Homem no um conceito esttico, mais dinmico: um conceito que aponta para um novo ser que ainda no [totalmente] perfeito, mas est sendo continuamente renovado. [...] Devemos, portanto, ter uma imagem de ns mesmos como sendo progressivamente transformados na imagem de CRISTO, tornando-nos assim cada vez mais semelhantes a DEUS (HOEKEMA, 1987, p. 54, 78, 80).

Ento visto que a correta compreenso da realidade natural de um regenerado afeta tambm o chamado processo de santificao. O cristo deve ver-se no mais como pecador, mas como santo em estgio contnuo de aprimoramento. Esta a nfase bblica na realidade ps-crucificao.

3.2.3 Pregao da Totalidade do Evangelho

Quanto pregao do evangelho, a compreenso da identidade em Cristo faz com que a exposio do plano da salvao abranja no apenas o perdo, mas tambm a co-

37

crucificao do velho homem. Paranagu acentua o perigo de intensificar apenas um dos aspectos do sacrifcio de Cristo.

Muitos anunciam exclusivamente o lado substitutivo, a crucificao de Jesus, sem dar a menor importncia crucificao do pecador. Mas a mesma Bblia que destaca a morte de Cristo pelos pecadores, ressalta a morte dos pecadores juntamente com Cristo. No podemos honestamente anunciar luz da Palavra de Deus s um lado da questo. A vida da f crist tem dois lados que precisam de equilbrio. Tanto o fato objetivo como as experincias subjetivas precisam de uma pregao balanceada para se estabilizarem. [...] A mensagem objetiva da cruz e os seus efeitos subjetivos em ns so imperiosos para o cultivo de uma igreja viva e sadia. Sem o destaque permanente desta mensagem, corremos o risco de banalizar aquilo que Deus valoriza. [...] esta pregao descompensada e deformante. Muito prejuzo tem causado a pregao que to somente sublinha a morte substitutiva. Se for verdade que Cristo morreu por mim, verdade igualmente importante que eu morri com Cristo. A omisso desta nfase na proclamao do evangelho desastrosa e demonaca (PARANAGU, 2002, p. 17-18, 49).

Para esse autor, faz-se necessrio que os pregadores enfatizem os dois aspectos da crucificao, como conditio sine qua non, sem exageros para um ou outro aspecto, para que seja cultivada uma igreja viva e sadia. Almeida Jnior ressalta, porm, que de nada adianta um pregador que fale sobre ambos os aspectos da crucificao caso ele mesmo no creia ou viva a realidade natural de um regenerado. Mencionando as palavras do Senhor Jesus, ele enfatiza que mister a experincia do pregador nesta realidade para o sucesso da pregao.
Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda rvore boa produz bons frutos, porm a rvore m produz frutos maus. No pode a rvore boa produzir frutos maus, nem a rvore m produzir frutos bons (Mt 7.16-18). Certamente, a inteno de Jesus com estas palavras no era, em nenhuma medida, associar os frutos doutrina, querendo dizer que os bons frutos so bons ensinamentos e os maus o seu revs. Inquestionavelmente, Jesus utiliza um dos critrios que os judeus, desde o Antigo Testamento, utilizavam para reconhecer um profeta verdadeiro: sua vida. A qualidade de vida espiritual daquele que transmite a Palavra de Deus deve e tem que ser inquestionvel e acima de qualquer suspeita. Esse o padro de vida do novo homem (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 159).

Hoekema faz uma advertncia semelhante neste sentido.


Parece-me que a coisa mais importante que o pastor pode fazer dar s pessoas a quem ministra uma apresentao equilibrada da mensagem completa da Bblia [no que diz respeito a auto-imagem crist]. [...] Destacar a pecaminosidade constante do crente ao invs de sua novidade de vida em CRISTO virar o Novo Testamento de cabea para baixo! [...] Lembre os seus ouvintes que cristianismo no apenas crer algo a respeito de CRISTO, mas crer algo a respeito de ns mesmos tambm. Uma auto-imagem adequada parte essencial de nossa f crist. Que o pregador no deixe o ateu ou o agnstico ensinar-lhe que tipo de auto-imagem o cristo deve ter; fale baseado em sua prpria f nas promessas de DEUS e em sua prpria experincia das misericrdias divinas (HOEKEMA, 1987, p.109, 111).

38

A realidade natural de um regenerado, ento, est intrinsecamente ligada pregao da totalidade do evangelho. A negligncia ou nfase de ambos os aspectos mencionados acima resultar numa mensagem soteriologicamente defasada.

3.2.4 Abominao Contra o Pecado na Igreja

Quando a realidade natural de um regenerado compreendida pela liderana eclesistica, a aplicao da disciplina ser plenamente exercida com amor e responsabilidade. A igreja que desfrutar desta concepo de vida crist ter uma atitude terminantemente incisiva contra qualquer pecado que porventura brote no seio da igreja. A diferena entre a comunidade de Ado e a comunidade de Cristo que a coletividade dos eleitos ser caracterizada por sua unio com Cristo, assim, marcada pela habitao do Esprito, gerador e sustentador da nova vida. A humanidade no redimida, por sua vez, continuar sob Ado, determinada assim pela carne e a perdio (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 163). Isso significa que o povo remido e ressurreto do SENHOR no viver conformado ou amasiado contra nenhum tipo de pecado, sejam questes de fofoca ou adultrio, j que tem plena conscincia de que no h razo alguma para se viver desta forma. A correta aplicao da disciplina eclesistica no implicar na falta de amor cristo entre o povo de Deus. O objetivo da disciplina sempre ser o restabelecimento do disciplinado, como mostra um comentrio da Bblia de Estudo de Genebra a esse respeito:
O propsito maior da disciplina eclesistica em todas as suas formas preservar a pureza e a paz da igreja e resgatar aqueles que se desviaram dos caminhos da f crist. Mesmo nos casos de excluso, uma vez que o arrependimento seja constatado pelas autoridades devidamente ordenadas, a igreja deve ento reconhecer a remisso de pecados e receber o transgressor de volta comunho plena (2 Co 2. 6-8) (MARRA, 2009, p. 1511).

Este o propsito final da disciplina. No obstante, a realidade da comunidade regenerada no se conformar com o esprito deste sculo, nem com qualquer forma de adequao da igreja forma de vida secular. Embora isso no signifique frieza ou falta de compreenso para com os irmos que porventura carem em tentao, tambm no significar

39

vista grossa pelo pecado cometido pelos mesmos, pois a marca registrada desta comunidade a santidade e no a pecaminosidade.

Objetivamente falando, eles nos mostram que, na morte e ressurreio de Jesus, houve um rompimento definitivo com a antiga forma de vida pecaminosa, causada e representada por Ado e ainda, se desfez o poder que a antiga forma pecaminosa de vida exercia sobre o povo de Cristo. O crente est agora associado nova criao, cujo representante o prprio Jesus. Por outro lado, subjetivamente falando, os crentes se apropriam dessa nova forma de existncia crendo naquilo que aconteceu na morte e ressurreio de Jesus, no apenas de forma inicial, mas constantemente (ALMEIDA JNIOR, 2006, p. 160).

E sempre em constante vigilncia que a igreja deve manter sua conscincia a respeito da nova realidade em Cristo Jesus. Esta concepo talvez seja o fator determinante para que o pecado jamais seja tratado como coisa amena entre os santos do SENHOR.

3.2.5 Comunho Sincera na Vida Eclesistica

A verdadeira comunho experimentada quando os servos do SENHOR compreendem sua identidade em Cristo. Somente quando consigo esquecer-me de mim mesmo e meu prprio ego estou livre para honrar e apreciar outras pessoas (HOEKEMA, 1987, p. 81-82). A concepo de que, em Cristo, o homem feito uma nova criatura tambm afetar a comunho entre os cristos. Quando o regenerado compreende o quanto estava em estado de depravao e o quanto era indigno para ser perdoado e transformado, ele se relaciona com outros irmos de forma amorosa e compreensiva. Hoekema compara a viso entre um existencialista ateu e um cristo para ilustrar o ensino proposto:

Para o existencialista, as outras pessoas esto sempre bloqueando a nossa liberdade, tornando-se assim nossos torturadores. Na pea Entre quatro paredes, Jean Paul Sartre diz o inferno so os outros. Mas o cristo diz: Graas a DEUS pelas pessoas; pois atravs de pessoas em que CRISTO habita que DEUS constantemente enriquece minha vida (HOEKEMA, 1987, p. 94).

40

atravs da comunho com os irmos em Cristo, que os regenerados so mutuamente consolados e confortados... Do fato de estarem todos enxertados Nele. Todos fazem parte de um s corpo e a compreenso desta verdade far toda a diferena. O apstolo Paulo faz uma exortao desta ordem aos crentes em feso:

Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocao a que fostes chamados, com toda a humildade e mansido, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforando-vos diligentemente por preservar a unidade do Esprito no vnculo da paz (Ef 4. 1-3).

Esta vocao a que foram chamados os cristos de feso foi justamente a regenerao. Eles deveriam andar, agir e pensar da forma condizente sua nova realidade. Eles no deveriam considerar propriamente sua qualquer propriedade ou bens, mas ajudaremse mutuamente. O entendimento da nova realidade a que se submete o homem em Cristo faz toda a diferena na vida da igreja. Ao tratar deste novo estilo de vida em comunidade, Dietrich Bonhoeffer, pastor luterano, declara que o alicerce da nossa comunho no consiste no que algum em si como cristo, em toda sua espiritualidade e piedade. A fraternidade determinada por aquilo que algum a partir de CRISTO. Nossa comunho consiste unicamente no que CRISTO fez pelos dois [por ns e em ns] (BONHOEFFER apud HOEKEMA, 1987, p.139). Watchman Nee, ao falar sobre o relacionamento dos regenerados como comunidade, declara que, adotando esta nova mentalidade, no apenas a comunho entre eles evoluir, mas eles mesmos compreendero o propsito eterno do SENHOR para sua igreja:
Deus repartiu a cada um segundo a medida da f (Rm 12.3) mas, s e isolado, o homem nunca pode cumprir o propsito de Deus. E necessrio um Corpo completo para atingir a estatura de Cristo e manifestar a Sua glria. [...] No podemos prosseguir uns sem os outros. por esta razo que a comunho pela orao to importante. A orao em conjunto nos oferece o auxlio do Corpo inteiro, como se v em Mt 18.19,20. Confiar no Senhor, por si s, talvez no seja suficiente: devo reunir minha confiana de outros irmos. Devo aprender a orar o "Pai nosso..." na base da unidade do Corpo, porque sem o auxlio do Corpo no posso prevalecer e triunfar (NEE, 1986, p. 136).

O triunfo completo resultante de nossa co-crucificao est na considerao que Deus faz a respeito de seu Filho Jesus: agora o Pai j no o considera apenas Unignito, mas Primognito entre muitos irmos (Rm 8. 29). O Unignito Filho de Deus tornou-se o Primognito de uma raa transformada para cumprir o propsito eterno de Deus, fazendo com que, outrora pecadores, os homens desfrutem agora da comunho que antes era exclusividade da santssima trindade.

41

CONCLUSO

O mtodo empregado para concluir este trabalho foi avaliar, por meio de interpretao pessoal, os ensinos disseminados pela obra intitulada de A Vida Crist Normal, do missionrio Watchman Nee, e aplic-los como soluo aos problemas relacionados santidade e espiritualidade na Igreja Protestante Brasileira. O tema do trabalho foi escolhido devido crescente falta de discernimento por parte da igreja em conhecer aquilo que a Bblia fala a respeito de sua nova realidade. perceptvel que nos momentos contricionais dos cultos pblicos, tanto pregadores como membros negligenciam, cientes ou no, aquilo que lhes pertence por herana em Cristo Jesus. Oraes, cnticos, pregaes, todos os meios comumente usados nos cultos em comunidade foram fortemente influenciados por um conceito de depravao exacerbado fazendo uma leitura equivocada da doutrina conhecida como a Depravao total, um dos cinco pontos calvinistas amplamente aceitos nos crculos reformados. Talvez o objetivo desta nfase na doutrina supracitada, que reflete a realidade natural de um no-regenerado, fosse para que o cristo permanecesse em atitude de humilhao diante do seu Senhor e jamais se esquecesse do sacrifcio de Cristo para a remisso dos seus pecados passados e presentes. Contudo, no foi o que aconteceu. A igreja comeou a utilizar esta nfase como subterfgio para que o pecado, em todas as suas formas, fosse justificado e o estrago de suas consequncias amenizado. Talvez isso tenha ocorrido para que houvesse um acrscimo no nmero do rol de membros e menos rigor contra atitudes e brincadeiras pecaminosas no seio da igreja. O conceito de uma vida crist perfeita no se coaduna com uma anlise realizada com profundidade em todos os escritos do Antigo e Novo Testamento. Todavia, o conceito de pureza e santidade na comunidade crist eram sinais normais da igreja primitiva, embora houvesse casos raros de pecado, como a mentira de Ananias e Safira (At 5. 1-10). Entretanto, nesses casos, a correta aplicao da disciplina eclesistica fazia vir grande temor a toda igreja (vs: 5) o que revelava a conscincia santificada cauterizada na mente daquela comunidade.

42

Esta conscincia era cultivada em todas as reas da vida eclesistica. A nfase nesta nova realidade era tal, que, em toda a Bblia, so registrados os ttulos direcionados aos cristos: santos, justos, puros, castos, sbios, separados para Deus etc. O objetivo bblico sempre foi o de lembrar a nova maneira de viver que marca a comunidade dos fiis, lembrando, sempre, de que a vida de Cristo, neles implantada, que os faz viver desta forma. Conclui-se, pois, que a viso de Nee a respeito da vida normal de um cristo a que atesta, com maior clareza, todas as verdades relacionadas ao que deve ser a realidade natural de um regenerado, tanto individual como coletivamente.

43

REFERNCIAS

A BBLIA Sagrada. Traduzida pela Comisso de traduo da Sociedade Bblica Internacional. 9. ed. So Paulo: Geogrfica, 2001.

ALMEIDA JNIOR, Jair de. A Agonia e o Fracasso do No Regenerado em Romanos 7.7-25. 2006. 342 f. Dissertao Mestrado em Novo Testamento, Centro Presbiteriano de Ps-Graduao Andrew Jumper, So Paulo. Arquivo Digitalizado.

BELM, Doaldo Ferreira. Estudos Bblicos: 1 Epstola de Joo. Disponvel em: <http://doaldofb.sites.uol.com.br/primeiraepistoladejoao.htm>. Acesso em: 14 Jun. 2010.

CALVINO, Joo. Pastorais: Srie Comentrios Bblicos. Traduzido por Valter Graciano Martins. So Paulo: Editora FIEL, 2009.

CERFAUX, Lucien. O Cristo na Teologia de Paulo. Traduzido por Jos Raimundo Vidigal. So Paulo: Teolgica, 2003.

FONSECA, Gilson Altino da. Noes Bsicas de Monografia. 2. ed. Patrocnio: Regraff, 2008. ilust.

HODGE, Alexander A. Confisso de F de Westminster comentada por A. A. Hodge. Traduzido por Valter Graciano Martins. So Paulo: Puritanos, 1999.

HOEKEMA, Anthony A. O Cristo Toma Conscincia do Seu Valor. Traduzido por Glauber Meyer Pinto Ribeiro. Campinas: Luz Para o Caminho, 1987.

_______. Criados Imagem de Deus. Traduzido por Heber Carlos de Campos. So Paulo: Cultura Crist, 1999. p. 98-112.

KUYKENDALL, David. Nossa Identificao com Cristo: Um estudo de como viver pela graa mediante a f. Traduzido por Roque Monteiro de Andrade. Rio de Janeiro: JUERP, 1983.

44

LOPES, Augustus Nicodemus G. Interpretando o Novo Testamento: Primeira Carta de Joo. So Paulo: Cultura Crist, 2005.

_______. Interpretando o Novo Testamento: Carta de Tiago. So Paulo: Cultura Crist, 2006. p. 95-99.

MARRA, Cludio Antnio Batista (Ed.). A Bblia De Estudo De Genebra. Traduo de Joo Ferreira de Almeida. 2. ed. Barueri: Sociedade Bblica do Brasil; So Paulo: Cultura Crist, 2009.

NEE, Watchman. A Vida Crist Normal. So Jos dos Campos: Editora Fiel, 1986. Arquivo Digitalizado.

PARANAGU, Glenio Fonseca. Cruz Credo! O Credo da Cruz. Londrina: IDE, 2002.

RIDDERBOS, Herman. A Teologia do Apstolo Paulo: A obra definitiva sobre o pensamento do Apstolo dos Gentios. Traduo de Susana Klassen. So Paulo: Cultura Crist, 2004. SANTOS, Valdeci da Silva dos. O Crente Carnal luz do ensino de John Owen sobre a mortificao. Fides Reformata, So Paulo, v. 4, n. 1, p. 57-68, Janeiro Junho, 1999. Arquivo Digitalizado.

Вам также может понравиться