Вы находитесь на странице: 1из 4

Curso de Sistemas de Informao

Disciplina: Redes de Computadores II Aluno: Perodo: 8 Atividade Data: 31/08/2011 Valor:0,5

QUESTO 1
Uma topologia lgica em barramento pode ser obtida usando uma topologia fsica em estrela. PORQUE Uma topologia fsica em estrela usa difuso como princpio de operao. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

QUESTO 2
As atuais arquiteturas de redes de computadores so baseadas em dois conceito s fundamentais: modelo em camadas e protocolos de comunicao. Com relao a esses conceitos, qual descrio a seguir aborda de modo consistente um aspecto da relao entre camadas e protocolos? (A) O uso de camadas em redes de computadores permite o dese nvolvimento de protocolos cada vez mais abrangentes e complexos, em que cada camada adiciona, de maneira transparente, uma nova caracterstica a um protocolo. A estruturao de vrias funes no mesmo protocolo d origem expresso pilha de protocolos. (B) Os protocolos IP e TCP foram padronizados pela ISO para as camadas de rede e transporte, respectivamente. A estruturao do protocolo IP sobre o TCP d origem expresso pilha de protocolos. (C) Os protocolos atuam como um padro de comunicao entre as interfaces das camadas de uma arquitetura de redes e se comunicam atravs da troca de unidades de dados chamadas de PDU. O uso de protocolos para a comunicao entre camadas sobrepostas d origem expresso pilha de protocolos. (D) As camadas das arquiteturas de redes de computadores foram concebidas para separar e modularizar a relao entre protocolos nas topologias lgica em barramento e fsica em estrela. A estruturao dos protocolos lgicos sobre os fsicos d origem expresso pilha de protocolos. (E) As arquiteturas de redes de computadores so organizadas em camadas para obter modularidade, e as funes abstratas dentro de cada camada so implementadas por protocolos. A estruturao com vrios protocolos usados em camadas distintas d origem expresso pilha de protocolos.

QUESTO 3

Considere as afirmativas abaixo, em relao aos tipos de comutao (circuitos, mensagens e pacotes) utilizados em redes. I - Na comutao de circuitos, necessrio o estabelecimento de um caminho fim -a-fim para realizar a comunicao. II - Na comutao de mensagens, no h necessidade de realizar armazenamento temporrio nos ns intermedirios da rede. III - A comutao de pacotes apresenta a vantagem, em relao comutao de mensagens, de permitir que vrias partes de uma mensagem sejam transmitidas simultaneamente. Est(o) correta(s) a(s) afirmao(es) (A) I, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

QUESTO 4
A multiplexao de informao em um canal fsico uma tcnica que permite o uso do canal por mais de um usurio, levando a uma economia pelo compartilhamento de recursos. Essa tcnica pode ser dividida em duas categorias bsicas: FDM e TDM. Qual das seguintes representa uma desvantagem da tcnica FDM? (A) A tcnica no pode ser usada em fibras pticas monomodo porque estas adotam uma nica freqncia. (B) A tcnica no funciona em sistemas digitais por envolver componentes analgicos. (C) A tcnica eficiente apenas quando a banda de freqncia a dividir suficientemente larga. (D) O canal fica subutilizado quando um usurio no tem o que transmitir. (E) Os canais no podem ser combinados para oferecer maior banda a certos usurios.

QUESTO 5
A tcnica de encapsulamento utilizada em arquiteturas de redes tem como objetivo prover a abstrao de protocolos e servios e promover a independncia entre camadas. PORQUE O encapsulamento esconde as informaes de uma camada nos dados da camada superior. Analisando as afirmaes acima, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

QUESTO 6
Considere as afirmaes que se seguem, sobre arquitetura de redes de computad ores. I - Um dos motivos que levaram ao conceito de inter-rede o fato de que nenhuma tecnologia de rede satisfaz todos os requisitos de alcance geogrfico e velocidade desejados. II - Uma inter-rede pode juntar redes de quaisquer tecnologias, desde que cada uma utilize o mesmo esquema de endereamento fsico de hospedeiros e roteadores. III - A famlia de protocolos TCP/IP contm dois protocolos de enlace, um baseado em conexo e o outro, sem conexo. IV - Na famlia de protocolos TCP/IP, cada hospedeiro tem um endereo nico de camada de transporte. V - O objetivo de uma inter-rede fazer uma coleo de redes parecer uma nica rede. Esto corretas APENAS as afirmaes

(A) I e V (B) II e IV (C) IV e V (D) I, II e V (E) II, III e V

Questo 7
Em qual sistema e com que finalidade o mecanismo de controle de congestionamento do TCP implementado? (A) No roteador, para controlar a ocupao das filas de sada e no saturar a rede. (B) No emissor, para prevenir a saturao do receptor com o envio de dados e evitar perdas de pacotes. (C) No emissor, para estimar a capacidade disponvel na rede e no saturar a rede. (D) No receptor, para calcular o valor do campo Janela (W indow) presente nos reconhecimentos (ACK) e evitar perdas de pacotes. (E) No receptor, para controlar o envio de reconhecimentos (ACK) e evitar perdas de pacotes.

QUESTO 8
Numa arquitetura de redes de computadores, qual das seguintes explicaes expressa uma relao adequada entre camadas e suas funes? (A) Os roteadores precisam implementar at a camada de rede para executar a sua funo porque o encaminhamento de pacotes requer conhecimento de cabealhos dessa camada. (B) O controle do direito de fala entre cliente e servidor requer a coordenao entre as camadas de sesso e apresentao. (C) A camada de transporte fundamental para esconder detalhes dos meios fsicos de transmisso da camada de apresentao. (D) A arquitetura TCP/IP executa a funo de controle de congestionamento na camada de rede, uma vez que a experincia com a arquitetura OSI/ISO mostrou as deficincias do uso dessa funo na camada de transporte. (E) A principal funo da camada de enlace de dados utilizar a multiplexao para permitir que o trfego de vrias aplicaes possa ser transmitido por um nico canal fsico, atravs de portas lgicas.

QUESTO 9
Quando uma rede de uma grande empresa possui vrias subredes independentes (por exemplo, para vrios departamentos), essas sub -redes podem ser associadas a diferentes VLAN e interconectadas utilizando um comutador (switch) de nvel 3. PORQUE Os comutadores de nvel 3 realizam o encaminhamento IP, o que permite a interconexo de estaes de duas VLAN distintas. Analisando essas afirmaes, conclui-se que (A) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. (B) as duas afirmaes so verdadeiras, e a segunda no justifica a primeira. (C) a primeira afirmao verdadeira, e a segunda falsa. (D) a primeira afirmao falsa, e a segunda verdadeira. (E) as duas afirmaes so falsas.

QUESTO 10 - DISCURSIVA
Uma empresa recebeu do seu provedor a faixa de endereos IP, definida pelo prefixo 200.10.10.0/24, para a construo de sua rede interna de computadores. Essa empresa dividida em cinco departamentos (Produo, Compras, Vendas, Pessoal e Pesquisa) e cada um ter sua prpria sub-rede IP. Considere que cada departamento conta com a seguinte quantidade de mquinas: Produo=10, Compras=25, Vendas=40, Pessoal=100 e Pesquisa=8. Determine o prefixo de rede e o endereo de difuso (broadcast) de cada departamento para que todas as mquinas recebam um endereo. Os prefixos devem ser alocados de tal forma que departamentos com um maior nmero de mquinas recebam endereos mais prximos do

incio do espao de endereamento disponvel. Os prefixos devem ser informados usando a notao X.Y.W.Z/Mscara, como na representao do prefixo fornecido pelo provedor.

Вам также может понравиться