Вы находитесь на странице: 1из 4

Desculpas para ideias NO vingarem

Todo fanzineiro (inclua-me aqui), que se preze, vive dizendo: Tenho um projeto que T com uma ideia Meu plano Objetivo tal coisa etc ect ect mas no final das coisas, suas ideias maravilhosas (que mudaro o mundo) nunca saem da gaveta. Os motivos so muitos, mas sempre os mesmos. Na verdade so to comuns que o site the99percent.com (contedo que descobri atravs de link do @ibrahimcesar) listou as principais desculpas para as ideias e projetos no acontecerem. No voltado a quadrinhos, obviamente e sim a qualquer espcie de engendramento. Mas bastante aplicvel HQ, como poders ler. Ento se voc precisa de papo furado novas desculpas para explicar aos outros (e, por qu no, convencer a si mesmo?) porque diabos voc no faz porra nenhuma do que voc vive dizendo/sonhando, seus problemas acabaram! Em livre traduo interpretao.

EU NO TENHO TEMPO Tempo sobrando, assim como dinheiro, raramente cai do cu. Temos que correr atrs dele(s). Se encontrar seu tempo criativo um briga pr voc, pense no processso de produo de uma escultura: trabalhe em camadas, em etapas e faa o trabalho mais importante antes.

TENHO MEDO DE FRACASSAR Se nos exigirmos muito, teremos mais derrotas que vitrias. Mas como ganhamos experincia, como aprendemos e crescemos. O maior fracasso nunca se arriscar a fracassar. Segundo o coregrafo Twyla Tharp: Se voc faz apenas o que voc sabe e o faz muito, muito bem, as chances so que voc no erre. Voc se estagnar, seu trabalho ficar cada vez menos interessante e isso fracasso por eroso.

NO ESTOU INSPIRADO Inspirao vem da ao, no o contrrio. Nossos amigos do Red Lemon Club compartilham este (excelente) boato creditado ao guru da liderana John C. Maxwell:Toda essa ideia de motivao uma armadilha. Esquea a motivao. Apenas faa. Exercite-se, perca peso, teste seu nvel de aucar no sangue ou o que for. Faa sem motivao. E ento, adivinhe? Aps voc comear a fazer algo que a motivao aparece e torna mais fcil para que voc continue a faz-lo.

EU PRECISO ENCONTRAR O EQUILBRIO ENTRE MEU TRABALHO E MINHA VIDA PESSOAL Viver uma vida plena e equilibrada uma meta maravilhosa. Mas isso significa trabalhar menos e ter mais tempo de lazer em casa ou trabalhar melhor e se sentir mais satisfeito? O experiente no-conformista e empresrio Chris Guillebeau busca trabalhar cada vez melhor e sonhar ainda mais alto, argumentando que pessoas equilibradas no mudam o mundo.

NO CONSIGO VENCER A INRCIA Comear pode ser difcil. Uma vez que voc est parado, em sua zona de conforto, a melhor coisa a fazer ficar l. Como o empreendedor Swan Andy escreveu, um dos erros mais comuns quando comeamos um projeto estabelecer metas elevadas a algo que est na estaca zero. Com imagens de fama e sucesso danando em nossas cabeas, colocamos nossas expectativas muito altas, por medo de fazer feio, e acabamos desistindo porque ficamos desencorajados. Ao invs disso, comece com metas pequenas e realizveis e trabalhe a partir disso.

NO ORIGINAL O BASTANTE Originalidade irrelevante. O cineasta Jim Jarmusch pe dessa forma: Nada original. Roube, de qualquer lugar, coisas que ressoem com sua inspirao ou preencham sua imaginao. Escolha para roubar apenas aquilo que fala diretamente sua alma. Se voc fizer isso, seu trabalho (e roubo) ser autntico. Autenticidade inestimvel; originalidade no existe. Lembre-se o que Jean-Luc Godard disse: No onde voc pega as coisas, e sim aonde voc as leva.

EU TENHO MEDO DA COMPETIO Se algum est fazendo algo semelhante ao seu projeto, isso no precisa ser motivo para desistncia. Na verdade, razo para ficar ainda mais animado. Como Seth Godin disse competio valida a sua ideia ao criar uma categoria. E tambm acende o fogo da disputa em seu peito (ou um fogo sob sua bunda como escrito no original em ingls).

TENHO EXPECTATIVAS MUITO ALTAS S DE PENSAR NISSO fcil ficar maluco com a ideia de executar sua ideia. Sonhar acordado de quo grande ser o reconhecimento e aclamao que inevitavelmente se seguir ao lanamento de seu projeto. Voc cria tantas expectativas sobre a (ir)realidade que executar (realmente) a ideia, que ela comea a parecer impossvel de ser materializada. Ze Frank chama essas ideias noexecutados (mas muito sonhadas) de crack-para-o-crebro um vcio perigoso.

NO O MOMENTO CERTO PARA FAZER ISSO Ocasionalmente, essa desculpa tem o mrito de ser realmente vlida. O criador do Twitter, Jack Dorsey, teve a ideia para o servio em 2000. Infelizmente, a tecnologia que poderia ajudar o Twitter a prosperar no estava pronta. Mas como ele reconheceu isso? Dorsey fez uma aplicao de pequena escala para testar a ideia e fracassou. Mesmo com a derrota, o exerccio cristalizou a ideia em sua mente e Dorsey foi capaz de reviv-la depois, no momento correto.

TENHO QUE PLANEJAR TUDO ANTES Na 99% Conference deste ano, o autor e empresrio Frans Johansson argumentou que os seres humanos so muito ruins em prever quais ideias sero um sucesso. Assim, quase todas as principais inovaes foram precedidas por uma srie de execues fracassadas ou equivocadas. Moral da histria? Dedique mais tempo a fazer e menos tempo a planejar.

A PRODUO EST DEMORANDO DEMAIS Ningum disse que a execuo criativa era divertida. Na verdade, esgotante. Autor Junot Diaz enfrentou um bloqueio criativo de cinco anos antes de terminar seu romance, vencedor do Prmio Pulitzer. O inventor James Dyson construiu mais de 5.000 prottipos antes de encontrar o projeto ideal para seu ventilador sem hlice. E a lista continua. Temos de encontrar satisfao no processo de execuo, no apenas o produto final.

A IDEIA AINDA NO EST POLIDA O SUFICIENTE Charles Darwin passou 20 anos desenvolvendo sua teoria da seleo natural e planejou eventualmente public-la em um tomo multi-volume. Mas em 1858, ele recebeu uma carta do naturalista Alfred Russel Wallace, essencialmente, resumindo a teoria que Darwin cultivava ao longo de dcadas. Darwin jogou fora seu planos de lanar uma coleo e publicou o mais rpido que pode seu agora famoso abstrato, On the Origin of Species. Porm, sem Wallace beliscando seus calcanhares, quanto tempo Darwin teria levado para aperfeioar sua teoria que mudaria o mundo? s vezes melhor lanar um projeto antes que esteja perfeito.

PRECISO FAZER PESQUISA DE MERCADO Se voc pensar em reais invenes que mudaram o jogo e descobertas a lmpada eltrica, a dupla hlice do DNA, o avio quase nenhuma delas tinha o apoio das massas nos primeiros dias. Ser um visionrio, significa ser capaz de ver o que outras pessoas no podem sequer imaginar. por isso que empresas como a Apple no faz pesquisas de mercado.

TENHO FILHOS PEQUENOS Esta desculpa nos lembra uma grande pea da escritora Rebecca Cantrell, que enfrentou o impacto que seu recm-nascido teve no seu trabalho. Embora inicialmente tenha perdido a vontade de trabalhar assim que se concentrou na criao dos filhos, Cantrell encontrou em seus filhos ao assist-los na sua vontade de experimentar, errar e nunca desistir a inspirao e aperfeioamento na sua prtica da escrita.

TENHO CONTAS A PAGAR Junto ao status quo, tendemos a dar prioridade a coisas como a riqueza e estabilidade. E uma vez que as temos, extremamente difcil imaginar a vida sem elas (a saber: Os trs vcios mais prejudiciais so a herona, carboidratos e um salrio mensal). Mas essas coisas no deveriam vir ao custo de buscar grandes e ousadas ideias? Pagar as contas no iro, necessariamente, deixar seu legado. Praticamente a histria da minha vida. Interessante que aplico estes conceitos (os de FAZER, no as desculpas de NO-FAZER) em meu trabalho profissional aquele que paga minhas contas. MAS no consigo fazer o mesmo, trazer sua aplicao aos meus projetos (que mudaro o mundo!!!) pessoais de histrias em quadrinhos. Talvez no goste tanto de HQ no final das contas. Aqui o original: http://the99percent.com/tips/6842/99-excuses-for-not-making-ideas-happen

Вам также может понравиться