Вы находитесь на странице: 1из 17

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA*


JACQUELINE VENEROSO ALVES DA CUNHA Doutoranda em Controladoria e Contabilidade pela FEA-USP E-mail: jvacbr@yahoo.com.br MAISA DE SOUZA RIBEIRO Professora Doutora do Depto. de Contabilidade da FEARP-USP E-mail: maisorib@usp.br ARIOVALDO DOS SANTOS Professor Livre-docente do Depto. de Contabilidade e Aturia da FEA-USP E-mail: arisanto@usp.br

RESUMO
A contabilidade, como veculo de informao, tem como um de seus grandes desaos colocar disposio de seus usurios informaes que retratem as relaes das empresas com a sociedade. O Balano Social, no todo, e a Demonstrao do Valor Adicionado DVA como uma de suas vertentes, se apresentam como os instrumentos capazes de evidenciar tanto os aspectos econmicos, quanto os sociais, inovando o enfoque utilizado at ento, e se constituindo nas mais ricas demonstraes para aferio dessas relaes. Dessa forma, o principal objetivo deste estudo foi a realizao de uma pesquisa junto a 416 empresas, retiradas do cadastro mantido pela FIPECAFI para a edio anual de Melhores e Maiores da Revista EXAME. Nesta pesquisa, procurou-se avaliar o poder de aferio representado pela DVA no que concerne a informaes sobre a formao de riqueza pelas empresas e sua distribuio aos agentes econmicos que ajudaram a cri-la, como proprietrios, scios e acionistas, governo, nanciadores externos e empregados. Ao nal do estudo, tornou-se possvel armar que os indicadores retirados da DVA se constituem num excelente avaliador da distribuio da riqueza, disposio da sociedade, no entanto, sem nenhuma pretenso de substituir outros indicadores de riqueza j existentes, ou, at mesmo, rivalizar com eles. Palavras-chave: Demonstrao do Valor Adicionado; Sociedade; Participao de Empregados; Governo; Empresas; Carga Tributria.
Recebido em 16.06.04 Aceito em 24.11.04 2a verso aceita em 18.02.05 * Artigo produzido com base na Dissertao de Mestrado defendida na FEA/USP.

ABSTRACT
As an information vehicle, Accounting faces the task of making available information about the relations between companies and society to its users as one of its great challenges. The Social Balance Sheet in general and the Statement of Value Added SVA as one of its complements appear as instruments capable of demonstrating economic as well as social aspects, thus innovating on the traditional focus, which turns them into the richest statements for verifying these relations. Hence, a research was carried out in 416 companies that were taken from Fipecas Melhores e Maiores database for the Magazine Exame. This survey aimed to evaluate the SVAs verication power with respect to information about companies wealth formation and its distribution to those economic agents that helped to create it, such as proprietors, partners and shareholders, government, external nanciers and employees. At the end of the study, it could be afrmed that the indicators taken from the SVA make up an excellent means of evaluating wealth distribution, which is available to society, although without any intent of replacing or even competing with other existing wealth indicators. Keywords: Statement of Value Added; Society; Employee Participation; Government; Companies; Tax Burden.

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

1 INTRODUO
Pode-se armar que a contabilidade possui trs grandes desaos: a identicao, a mensurao e a comunicao dos atos e fatos ocorridos em uma entidade. O desao em se comunicar, at ento, vem sendo resolvido por meio da elaborao e divulgao das demonstraes contbeis ditas tradicionais, como: Balano Patrimonial (BP), Demonstrao do Resultado do Exerccio (DRE), Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (Doar), Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido (Dmpl) e Notas Explicativas. por meio dessas demonstraes que as necessidades da maioria dos usurios da contabilidade, bem ou mal, vm sendo atendidas, sejam eles scios ou acionistas, fornecedores e nanciadores, governo, administradores e empregados. Esses ltimos, entretanto, nunca obtiveram, por meio das demonstraes contbeis citadas, informaes sobre suas prprias condies de trabalho, como higiene, segurana e salubridade, e sobre o peso de sua remunerao e respectivos encargos sociais, dentro do universo de agentes econmicos que colaboram para que a empresa atinja seu objetivo de gerar riqueza. Tambm, a comunidade, em que a entidade est inserida, e a sociedade de uma forma geral, jamais puderam contar com informaes que as ajudassem a avaliar as vantagens e desvantagens em acolher essas entidades. Nesse sentido e principalmente com o surgimento de movimentos sociais iniciados na Frana, Alemanha e Inglaterra na dcada de 60, as exigncias da sociedade em relao cobrana de responsabilidade social por parte das empresas se tornaram mais intensas. Essas exigncias culminaram com a adoo pela Frana, no ano de 1977, do chamado Balano Social, de forma obrigatria para as empresas com 300 empregados ou mais.

utilizada uma abordagem Emprico-Analtica que, segundo Martins (2000, p. 26):


[...] so abordagens que apresentam em comum a utilizao de tcnicas de coleta, tratamento e anlise de dados marcadamente quantitativos. Privilegiam estudos prticos. Suas propostas tm carter tcnico, restaurador e incrementalista. Tm forte preocupao causal entre variveis. A validao da prova cientca buscada atravs de testes dos instrumentos, graus de signicncia e sistematizao das denies operacionais.

Constitui-se de uma primeira parte em que feita a fundamentao terica com a utilizao da tcnica de pesquisa bibliogrca. Num segundo momento, so utilizados dados secundrios, obtidos juntos FIPECAFI, para a realizao da pesquisa emprica.

2 BALANO SOCIAL
O Balano Social o instrumental que a contabilidade coloca disposio da sociedade para demonstrar suas relaes com a empresa. Num mesmo documento, evidencia tanto os aspectos econmicos quanto sociais, inovando, com isso, o enfoque usado at agora, em que a preocupao era basicamente com o capital. Para Tinoco (1984, p. 45):
O Balano Social tem por ambio descrever uma certa realidade econmica e social de uma entidade, atravs do qual suscetvel de avaliao. Em decorrncia dele as relaes entre o fator capital e o fator trabalho podem ser melhor regulados e harmonizados, na medida em que as foras sociais avancem e tomem posio, especialmente nos pases de Terceiro Mundo, entre eles o Brasil, onde se observa a ocorrncia de um capitalismo selvagem. Nos pases onde o capitalismo est mais desenvolvido vrias empresas j vm consagrando o balano social como instrumento de gesto e de informao. Essas empresas divulgam normalmente informao econmica e social a seus trabalhadores, pois sua estrutura no posta em causa, sendo o lucro aceito como uma vocao normal da empresa, permitindo que a relao entre dirigentes e assalariados torne-se consensual e no conituosa.

1.1 Objetivos
O objetivo deste estudo foi a avaliao do poder de aferio da DVA, no que concerne a informaes sobre a formao de riqueza pelas empresas e sua distribuio aos agentes econmicos que ajudaram a cri-la, como proprietrios, scios e acionistas, governo, nanciadores externos e empregados.

1.2 Metodologia da Pesquisa


Neste trabalho, pelas suas caractersticas,
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

Entretanto, diferentemente do que sentencia Tinoco, o que se observa que nos pases, em que o capitalismo est mais desenvolvido, as disputas

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

econmicas so as mesmas, e o Balano Social, quando utilizado, congura-se, apenas, como um instrumento de informaes de recursos humanos e no de gesto. Dentre as vertentes do Balano Social, destaca-se a Demonstrao do Valor Adicionado (DVA), que produz informaes referentes riqueza gerada pela empresa e a forma como foi feita sua distribuio aos agentes econmicos que ajudaram a produzi-la: os empregados, o governo, e os detentores de capitais, scios, acionistas e nanciadores externos. Enquanto em alguns pases do mundo no sequer permitido que uma empresa se estabelea em seu solo sem que apresente a DVA, no Brasil ela pouco conhecida e divulgada, possivelmente por no se tratar, ainda, de uma demonstrao obrigatria.

a remunerao destes fatores (salrio, juro, aluguel, imposto e lucro) pelas empresas constitui a renda em poder da sociedade, que retorna s empresas tanto na aquisio de seus produtos e servios como sob a forma de novos nanciamentos, reiniciando o ciclo econmico.

3 DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO


Conceitualmente, a Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) uma das peas formadoras do Balano Social, mas em muitos casos o que se v sua apresentao dissociada dele e em conjunto com as outras Demonstraes Contbeis usuais, ou ainda, como o prprio Balano Social. Para De Luca (1998, p. 28), A Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) um conjunto de informaes de natureza econmica. um relatrio contbil que visa demonstrar o valor da riqueza gerada pela empresa e a distribuio para os elementos que contriburam para sua gerao. Estabelecendo um paralelo com o conceito de valor adicionado utilizado pelo segmento econmico, Kroetz (2000, p. 42) comenta:
Por meio da Demonstrao do Valor Agregado possvel perceber a contribuio econmica da entidade para cada segmento com o qual ela se relaciona, constituindo-se no Produto Interno Bruto (PIB), produzido pela organizao.

Trata-se, pois, de um relatrio contbil, que demonstra tanto os benefcios que as organizaes oferecem para a sociedade, por meio, por exemplo, da absoro da mo-de-obra da comunidade em que esto inseridas, quanto a sua capacidade de gerar riqueza para a economia, ou seja, contribuir para o desenvolvimento econmico. Mas no apenas isso. A DVA permite, alm da identicao da riqueza gerada exclusivamente pela empresa, a identicao daquela riqueza recebida em transferncia, apresentando, ainda, um mapeamento de como essas riquezas so distribudas aos seus diversos benecirios: empregados, governo, nanciadores externos e scios ou acionistas. H autores que colocam em dvida o potencial social das informaes contidas na demonstrao, como, por exemplo, Freire e Rebouas (2001, p. 105): A DVA pode ser um importante componente contbil do balano social, mas apresenta informaes que esto muito aqum daquelas que seriam necessrias para seu reconhecimento como balano social. De fato, as informaes prestadas pela DVA esto aqum daquelas prestadas pelo balano social, porm, nunca teve pretenses de ser o prprio, mas apenas de comp-lo, como destacado por Santos (1999, p. 98):
A Demonstrao do Valor Adicionado, componente importantssimo do balano social, deve ser entendida como a forma mais competente criada pela contabilidade para auxiliar na medio e demonstrao da capacidade de gerao, bem como de distribuio, da riqueza de uma entidade.

Ou seja, a demonstrao do valor adicionado evidencia a riqueza que foi gerada, individualmente, por uma entidade. E, ainda, dentro da mesma viso, Santos e Lustosa (1998, p. 4) avaliam:
A distribuio do valor adicionado equivale ao conceito macroeconmico de Renda Nacional. A transformao de recursos intermedirios em produtos e servios nais s possvel pelo emprego dos fatores de produo (trabalho, capital, governo, empresa). Em termos gerais,

Uma empresa, normalmente, tem capacidade de gerao de riqueza bem maior do que o lucro que distribui aos seus scios ou acionistas. Tradicionalmente, o lucro obtido pela empresa tem sido apresentado por meio da Demonstrao do Resultado do Exerccio DRE. Para Iudcibus, Martins e Gelbcke (2000, p. 290), A Demonstrao do Resultado do Exerccio a representao, em forma resumida, das operaes realizadas pela empresa, durante o exerccio social, demonstradas de forma a destacar o resultado lquido do exerccio. EntreR. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

10

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

tanto, essa demonstrao no analisa a contribuio dos agentes econmicos na gerao da riqueza da empresa e, por isso, no evidencia a parcela que tocou a cada um deles no processo produtivo, pois est voltada para a apurao e divulgao do lucro, que pertence ao proprietrio. Santos (1999, p. 20), discorrendo sobre a viso particular do lucro na Demonstrao do Resultado do Exerccio, conclui:
Nesse aspecto, a Demonstrao do Valor Adicionado DVA muito mais abrangente, pois no est exclusivamente voltada para a apurao do resultado, porquanto considera outros fatores de produo e aponta suas respectivas remuneraes. So componentes dessa demonstrao, alm da informao relativa riqueza gerada pela empresa, a forma com que essa riqueza distribuda atravs de impostos pagos ao governo, juros e aluguis destinados a nanciadores externos, remuneraes pagas aos trabalhadores e lucros e dividendos (ou juros sobre o capital prprio, como previsto na legislao brasileira) atribudos aos proprietrios, scios e acionistas.

Entretanto, na avaliao do autor acima citado (2001, p. 3), DRE e DVA so demonstraes que se complementam, tratando, inclusive, dos mesmos itens, apenas com enfoques diferentes. A DRE, por exemplo, trata juros, salrios e outros, como despesas e/ou custos da empresa para gerar receitas, o que na viso do proprietrio diminui seu lucro, enquanto na DVA esses itens representam a forma pela qual os benecirios da riqueza receberam a sua parcela. Conforme Cunha (2002, p. 44):
A Demonstrao do Valor Adicionado representa um novo rumo em comparao com as Demonstraes Contbeis tradicionais, pois enquanto estas tm como foco principal de preocupao a evidenciao das informaes sobre o lucro e sua forma de apurao, para os investidores, aquela mostra, alm do lucro dos investidores, a quem pertence a outra parte da riqueza gerada pela empresa, reetindo, ainda, uma preocupao empresarial que nova, e baseada na responsabilidade social, a remunerao dos fatores de produo que ajudaram a formar a riqueza da organizao.

Dessa forma, torna-se possvel uma melhor avaliao do conjunto de empresas formadoras de uma sociedade. Os Valores Adicionados por elas,
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

calculados por meio da DVA, constituem-se numa parte signicativa de toda a riqueza gerada por um pas. , tambm, por meio da DVA que se pode mostrar e avaliar como essa riqueza est sendo distribuda por meio dos impostos pagos ao governo, lucros e dividendos aos acionistas, e ainda remuneraes pagas aos trabalhadores, que o foco deste estudo. Parafraseando Ribeiro e Lisboa (1999, p. 2), em princpio, uma empresa s deveria ser autorizada a exercer suas atividades se o custo-benefcio de sua existncia para a sociedade se apresentasse positivo. A DVA surgiu na Europa, h anos, apesar de ser encontrada, na literatura, referncia sobre ela no tesouro americano no Sculo XVIII. Seu desenvolvimento foi impulsionado pela urgncia na introduo do imposto sobre valor agregado nos pases europeus, e, a partir do nal dos anos 70, atingiu uma grande popularidade no Reino Unido, com a publicao do Corporate Report pelo Accounting Standards Steering Committee, atualmente Accounting Standards Committee, em agosto de 1975 (BELKAQUI apud CUNHA, 2002, p. 46). Esse relatrio recomendava, dentre outras coisas, a elaborao da DVA, para evidenciar como os benefcios e os esforos de uma empresa so divididos pelos empregados, provedores de capital, Estado e reinvestimentos. A recomendao foi aceita e uma das propostas do legislativo do Reino Unido, contidas no relatrio The future of company reports, de 1977, foi para a DVA. A DVA veio, ento, se juntar ao balano patrimonial, demonstrao de resultados e s outras demonstraes contbeis. Cresce, assim, o nmero de companhias que, a cada ano, elaboram sua DVA. Uma pesquisa realizada em 1980 relatou que mais de 1/5 das grandes companhias do Reino Unido divulgam esse relatrio (BELKAQUI apud CUNHA, 2002, p. 46). Esse aumento, tambm, pode ser creditado aos esforos empreendidos pelas associaes de trabalhadores, que estimularam o crescimento do nmero de relatrios, por verem nele um bom veculo para evidenciar a informao e uma base para determinar salrios e remuneraes. Como a DVA evidencia a gerao de riqueza pela empresa e sua forma de distribuio aos agentes que colaboraram na sua criao, constitui-se numa viso nova para os trabalhadores sobre o desempenho das entidades. Por meio dessa demonstrao, possvel aos trabalhadores avaliarem a oscilao da riqueza que a empresa produziu, acompanhar a parcela que est sendo levada por

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

11

eles e, assim, conscientemente, lutar por aumentos reais de salrios e de incentivos, em virtude desse acrscimo na riqueza. Foi durante o crescimento de popularidade, acontecido nos anos 70, que a DVA foi considerada, em muitos pases europeus, como uma das ferramentas centrais para a divulgao de informaes tidas como relevantes para a sociedade. No somente os acadmicos, mas especialmente os comits e institutos contbeis, passaram, ento, a preocupa-se com as proposies para a apresentao da DVA (CUNHA, 2002, p. 48). Em vrios pases da frica e tambm na ndia, a DVA considerada um relatrio com informaes to relevantes que exigida sua apresentao de qualquer empresa que queira se instalar em seu territrio, para avaliar quanta riqueza ela capaz de criar dentro do pas. Para eles, pouco adianta quem vende muito, mas compra muito (a exemplo de algumas montadoras de automveis), pois est gerando pouca riqueza nova (MARTINS, 1997d, p. 4-5). No Brasil, a lei societria que vigora atualmente Lei 6.404 de 15 de dezembro de 1.976, e que dispe sobre as sociedades por aes no contempla a divulgao da demonstrao do valor adicionado. No entanto, a partir das discusses sobre a responsabilidade social das empresas e sua prestao de contas para a sociedade, as empresas brasileiras passaram a sentir a importncia do clculo e da divulgao do valor adicionado e de sua distribuio. Seja por assumirem a responsabilidade social que lhes era embutida, seja por cobranas da prpria sociedade ou, ainda, como forma de marketing. Fato que se encontra na Cmara dos Deputados, o Projeto de Lei n. 3.741/2000, de autoria do Poder Executivo, que altera e revoga dispositivos da Lei 6.404/76 a Lei das Sociedades por Aes. Dentre outras alteraes previstas, o artigo 176 passar a vigorar com a seguinte redao:
Art. 176 Ao m de cada exerccio social, a diretoria da companhia far elaborar, com base na escriturao mercantil, as seguintes demonstraes contbeis, que devero exprimir com clareza a situao patrimonial e nanceira e as mutaes ocorridas no exerccio: II demonstraes do patrimnio lquido; IV demonstraes dos uxos de caixa; e V demonstrao do valor adicionado.

Lei estende s sociedades de grande porte essa obrigatoriedade, mesmo quando no constitudas sob a forma de sociedades por ao. So consideradas de grande porte as sociedades ou conjunto delas que faam parte de um mesmo grupo ou que estejam sob controle comum que possurem, no exerccio social anterior, ativo acima de 120 milhes de reais ou receita bruta anual acima de 150 milhes de reais, conforme o artigo segundo do projeto de lei 3.741/2000. Nos meios acadmicos, desde o ano de 1989, com a publicao do primeiro artigo sobre o assunto (MARTINS, 1989, p. 4), o Prof. Eliseu Martins, da Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade da Universidade de So Paulo FEA/USP, vem incentivando as discusses e pesquisas sobre o clculo e divulgao da gerao e distribuio da riqueza das empresas por meio da DVA. Desde ento, o nmero de empresas que publicam essa demonstrao vem aumentando. Conforme informaes do prprio Martins (1997b, p. 1), a empresa Mappin Lojas de Departamentos S/A, controlada da companhia de capital aberto Casa Anglo Brasileira S/A, foi a primeira empresa brasileira a divulgar, referente ao ano de 1994, a DVA como nota explicativa de suas demonstraes contbeis, a nota de nmero 18. At ento, as demais empresas que vinham divulgando essa demonstrao, faziam-no dentro do relatrio da administrao, a exemplo do Banco Ita.

4 A PESQUISA
No ano de 1997 (SANTOS, 1999, p. 56-57), os Profs. Ariovaldo dos Santos e L. Nelson de Carvalho, tambm da FEA/USP, responsveis pela edio de Melhores e Maiores MM da Revista EXAME, bastante respeitada nos meios empresariais e acadmicos, que analisa e lista, anualmente, as 500 Melhores e Maiores empresas do ano, mediante critrios prprios e objetivos de domnio pblico, publicaram dois artigos intitulados Balano Social, um indicador de excelncia e DVA, uma forma de avaliar a criao de riqueza, destacando a grande importncia das informaes sociais e a utilidade da DVA. A partir da edio de MM de 1998, dados relativos DVA passaram a fazer parte desse critrio de avaliao, denominado excelncia empresarial. Para tanto, foi desenvolvido na Fundao Instituto de Pesquisas Contbeis, Atuariais e Financeiras FIPECAFI, um modelo de DVA, para distribuio entre as empresas constantes do cadastro usado para a edio anual da MM, juntamente com as instrues de preenchimento. Esse modelo passou
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

Alm de incluir a DVA entre as demonstraes contbeis de elaborao obrigatria, o Projeto de

12

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

a ser usado como padro por aquelas empresas que enviavam suas informaes para participar do ranking da MM, e por muitas outras. A FIPECAFI, nos ltimos cinco anos, recebeu 940 DVAs relativas ao ano de 1999, 1.069 ao ano de 2000, 1.012 ao ano de 2001, 1.087 ao ano de 2002, e 1.147 ao ano de 2003. Das demonstraes recebidas pela FIPECAFI foram publicadas: 101 relativas ao ano de 2003, 102 ao ano de 2002, 96 ao ano de 2001, 87 ao ano de 2000 e 74 ao ano de 1999. O universo representado pelas empresas que enviaram suas DVAs referentes aos anos de 1999 a 2003 constituiu-se na populao escolhida para esta pesquisa.

realizar qualquer inferncia relativa populao. Isso se deve, principalmente, ao fato de tratar-se de amostra no probabilstica. Alm disso, cabe ressaltar que o estudo realizado pode ter sofrido algum vis, posto que a amostra diversicada, apresentando empresas com dados bastante diferentes. Mesmo assim, optou-se por utilizar o conjunto, devido grande oportunidade de anlise de uma demonstrao cuja elaborao opcional e cresceu signicativamente, nos ltimos cinco anos.

5.1 Anlise Geral


A amostra, que conta com 416 empresas que apresentaram a DVA em todos os cinco anos abrangidos pela pesquisa, foi agrupada por ramos de atividade e por setores. Segundo o ramo de atividade, foram encontradas e analisadas 59 empresas comerciais, representando 14,2% do total da amostra, 242 empresas industriais, ou 58,2%, e 115 empresas prestadoras de servio, 27,6%. Das empresas comerciais, 35 pertencem ao setor de atacado e comrcio exterior e 24 ao de comrcio varejista. As empresas industriais foram distribudas pelos setores de: alimentos (30), automotivo (10), bebidas (5), confeces e txteis (17), construo (17), diversos (5), eletroeletrnicos (13), farmacutico, higiene e cosmticos (7), fumo (2), limpeza (3), material de construo (22), mecnica (8), minerao (14), papel e celulose (16), plsticos e borracha (9), qumica e petroqumica (34), e siderurgia e metalurgia (30). As empresas prestadoras de servios foram divididas entre os setores de comunicao, servios de transporte, servios diversos, servios pblicos, tecnologia e computao, e telecomunicaes com 4, 20, 14, 63, 9 e 5 empresas, respectivamente. O montante do valor adicionado das 416 empresas, expresso em moeda do dia 31 de dezembro de 2003, no ano de 1999, foi de 80,5 bilhes de dlares. Em 2000, 81,7 bilhes de dlares. Em 2001, montou a 90,1 bilhes de dlares. Para 2002, foi de 99,2 bilhes de dlares. Em 2003, o valor adicionado total chegou a 88,9 bilhes de dlares. Esses valores representam 14,4%, 14,3%, 15,9%, 19,6% e 17,0% do PIB, respectivamente. A distribuio da riqueza criada por essas empresas aos agentes que contriburam para sua formao est na Tabela 1. Observa-se que, de 2000 a 2003, o governo, atravs dos impostos recolhidos pelas empresas, ocupou o primeiro lugar na distribuio da riqueza criada. Nesse mesmo perodo, juros e aluguis estiveram em segundo lugar. Em 1999, juros e aluguis, destinados aos nanciadores externos, ocuparam

4.1 AMOSTRAGEM
A composio da amostra foi elaborada pelo mtodo no probabilstico, sendo usada a amostragem intencional. Martins (2000, p. 41) refere-se a tal tipo de amostragem da seguinte forma: de acordo com determinado critrio, escolhido intencionalmente um grupo de elementos que iro compor a amostra. Assim, foram escolhidas 416 empresas que, ao longo do perodo analisado, 1999 a 2003, disponibilizaram em todos os cinco anos as referidas demonstraes. Os valores das demonstraes apresentadas, nesta pesquisa, esto expressos em moeda do dia 31 de dezembro de 2003, sendo que a paridade utilizada para a transformao foi de R$ 2,8892 para cada US$ 1.00. Antes de serem convertidos para dlar, os valores referentes a pessoal e encargos, impostos, taxas e contribuies, juros e aluguis e receita operacional bruta, foram atualizados pelo IGP-M ndice Geral de Preos de Mercado, da Fundao Getlio Vargas at o ltimo dia de cada ano. Exceo foi feita s empresas que apresentaram sua DVA em moeda de poder aquisitivo constante. O nmero de empregados refere-se ao existente no ltimo dia de cada um dos anos, e o nmero mdio de empregados foi obtido pela mdia aritmtica do nmero de empregados existentes no incio e no nal de cada ano. As referncias e comparaes, neste trabalho, com o Produto Interno Bruto PIB so sempre em relao quele que calculado e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica IBGE.

5 ANLISE DOS RESULTADOS


A anlise, que ora se proceder, tem pretenses apenas descritivas e exploratrias, no servindo as constataes encontradas na amostra para
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

13

Tabela 1 Distribuio do Valor Adicionado em % 1999 a 2003


Ano/Agente 1999 2000 2001 2002 2003 Governo 37,0 44,4 43,2 41,2 48,5 Empregados 20,1 18,6 16,5 15,4 14,9 Scios e Acionistas 4,7 8,1 7,6 4,9 8,4 Juros e Aluguis 38,7 18,9 26,0 40,5 15,6 Lucros Retidos 0,5 10,0 6,7 2,0 12,6

Fonte: Elaborada pelos autores.

o primeiro lugar na distribuio da riqueza criada e isso foi fortemente inuenciado pela desvalorizao cambial ocorrida no ano. O nmero mdio de empregados das empresas da amostra em cada ano est no Grco 1. Essa mdia foi encontrada tomando-se por base o nmero de empregados existentes no incio e no nal do perodo, considerando-se, no incio do perodo, o registro existente no ltimo dia do perodo imedia-

tamente anterior. No perodo 1999/2003, verica-se que esse nmero teve um aumento crescente e atingiu 8,59%. O valor agregado distribudo a cada empregado foi obtido dividindo-se o valor distribudo para pessoal e encargos, pelo nmero mdio de empregados, e est representado no Grco 2. Como se pode observar pelo grco anterior, no perodo de 1999 a 2003, a participao mdia

1.200.000 1. 030.274 1. 016.720 948.761 967.523 998.296 1.000.000 800.000 600.000 400.000 200.000 0 1999 2000 2001 2002 2003

18, 0 17,1 16, 0 14, 0 12, 0 10, 0 8,0 6,0 4,0 2,0 0,0 1999 2000 2001 2002 2003 15,7

14,9

15,0

Fonte: Elaborado pelos autores.

Grco 1 Nmero mdio de empregados de 1999 a 2003

Fonte: Elaborado pelos autores.

Grco 2 Despesas com pessoal por empregado de 1999 a 2003 em US$ mil das despesas com pessoal por empregado teve um forte declnio, caindo de 17,1 para 12,8 mil dlares, o que representou uma reduo de 25,2%. A tabela 2 apresenta um grande conjunto de informaes relativo amostra de 416 empresas.

O montante de riqueza criada pelas empresas constante da amostra apresentou-se ascendente at o ano de 2002, quando registrou 99,2 bilhes de

Tabela 2 Informaes Gerais


valores em US$ milhes Amostra total (416 empresas) Informao Valor adicionado gerado V A Participao % do V A no PIB 1999 80.517,6 14,5 2000 81.746,4 14,3 2001 90.133,3 16,0 2002 99.153,2 19,6 2003 88.894,9 17,0
Continua

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

12,8

14

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

Concluso

valores em US$ milhes Amostra total (416 empresas) Informao Participao % do V A na receita Distribuio do V A Pessoal e encargos % no VA Total Impostos, taxas e contribuies % no VA Total Juros e aluguis % no VA Total Juros s/ capital prprio e dividendos % no VA Total Lucros/prejuzos retidos % no VA Total Nmero mdio de empregados Despesas com pessoal por empregado (em US$ mil)
Fonte: elaborada pelos autores.

1999 47,7

2000 44,0

2001 44,5

2002 48,1

2003 44,2

16.195,9 20,1 29.831,3 37,0 31.177,4 38,7 3.813,6 4,7 500,6 0,5 948.761,0 17,1

15.173,8 18,6 36.319,2 44,4 15.466,3 18,9 6.596,5 8,1 8.190,6 10,0 967.523,0 15,7

14.842,2 16,5 38.974,6 43,2 23.456,9 26,0 6.890,1 7,6 5.969,5 6,7 998.296,0 14,9

15.233,6 15,4 40.886,5 41,2 40.138,2 40,5 4.885,1 4,9 1.990,2 2,0 1.016.720,0 15,0

13.210,7 14,9 43.125,3 48,5 13.878,8 15,6 7.455,1 8,4 11.225,0 12,6 1.030.274,0 12,8

dlares, 23,1% superior ao ano de 1999, que o incio da srie. Em 2003, em relao ao ano de 2002, houve uma queda na gerao de valor adicionado, mas, ainda assim, o perodo 1999/2003 registrou acrscimo real de 10,4%. A parcela da riqueza destinada aos empregados, na forma de salrios e encargos, caiu de 16,2 bilhes de dlares, em 1999, para 13,2 bilhes, em 2003, o que representou uma reduo relativa de 18,4%. Tal reduo, aliada ao aumento do nmero mdio de empregados provocou a diminuio total de 25,2%, comentada anteriormente. A participao percentual da carga tributria (recursos destinados ao governo na forma de impostos, taxas e contribuies) no valor adicionado total, sofreu oscilao signicativa no perodo analisado. De 1999 a 2003, tal participao percentual, dentre as empresas pesquisadas, saiu de 37,0% para 48,5%, com crescimento de 11,5 pontos percentuais. Exceo feita ao exerccio de 1999, quando os resultados foram fortemente inuenciados pela desvalorizao cambial, a maior parcela da riqueza criada pelas empresas tem sido destinada ao governo. Outro destaque a ser feito na distribuio da riqueza criada pelas empresas relativo parcela destinada aos nanciadores externos de capital, na forma de juros e aluguis. No perodo analisado essa participao, que foi de 38,7% em 1999, subiu
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

para 40,5% em 2002 e caiu para 15,6% em 2003. De qualquer forma, mesmo com a oscilao apontada, deve-se destacar que os recursos destinados aos nanciadores externos, na forma de juros e aluguis, so sempre, signicativamente superiores queles que so destinados aos nanciadores internos de capital juros sobre o capital prprio, dividendos e lucros retidos. Os valores em dlares tiveram comportamento semelhante. Embora, em 25.03.99, a Medida Provisria 1818/99 tenha autorizado as pessoas jurdicas a registrarem, em conta do ativo diferido, o resultado lquido negativo decorrente do ajuste dos valores em reais de obrigaes e crditos, feito em razo da variao nas taxas de cmbio ocorrida no primeiro trimestre de 1999, permitindo que o valor da despesa registrada como ativo fosse amortizado ao longo de quatro anos-calendrio, a partir da data do diferimento, a FIPECAFI, ao receber as demonstraes e informaes contbeis referentes a esse perodo, ajustou o resultado das empresas em seu cadastro, lanando toda essa variao cambial no seu resultado, e reconhecendo, integralmente, o efeito negativo em 1999. Essa ao foi realizada com o intuito de no ferir os princpios contbeis, que determinam que as perdas e os ganhos cambiais decorrentes da utuao da moeda nacional em relao a moedas estrangeiras devem ser, como regra geral, reconhecidos como

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

15

despesa ou receita, pelo regime de competncia, com base nas taxas de cmbio em vigor na data de encerramento do balano. Esse ajuste permite a comparabilidade de dados entre as diversas empresas, j que nem todas optaram pela contabilizao da variao cambial como ativo diferido.

5.2 Anlise por Ramo de Atividade


A tabela 3 foi dividida em ramos de atividade (comrcio, indstria e servios) e demonstra as quantidades mdias, absolutas e relativas, de empregados utilizados na gerao de riqueza das empresas componentes da amostra.

Da amostra utilizada, observa-se que o ramo que mais empregou foi o industrial. Com nmero crescente de empregados, a indstria foi responsvel por, aproximadamente, metade do contingente analisado; no perodo, o crescimento foi de 12%. O comrcio, que tambm teve crescimento durante todo o perodo analisado, empregava, em 1999, 110.966 pessoas e em 2003, 136.519, com acrscimo de 23%. O ramo de servios apresentou oscilao, acabou em 2003 com, praticamente, a mesma quantidade de empregados que tinha em 1999, mas sua participao relativa caiu de 40,3% para 37,1%. Na seqncia, o grco 3 apresenta as despesas com pessoal por empregado e por ramo de atividade.

Tabela 3 Nmero mdio de empregados e percentual de 1999 a 2003


Ano / Ramo 1999 2000 2001 2002 2003 Comrcio 110.966 121.373 127.109 129.881 136.519 % 11,7 12,5 12,7 12,8 13,3 Indstria 455.114 471.316 494.908 504.416 511.047 % 48,0 48,7 49,6 49,6 49,6 Servios 382.681 374.834 376.279 382.423 382.708 % 40,3 38,7 37,7 37,6 37,1

Fonte: Elaborada pelos autores.

20,0 19,4 17,9 16,5 18,0 16,9 16,0 14,0 12,0 10,0 8,4 8,1 8,0 6,0 4,0 2,0 0,0 Comrcio
Fonte: Elaborado pelos autores.

15,6 15,3

17,5

14,8

13,6

13,6

1999 2000 2001 2002 2003

9,7 8,9

7,6

Indstria

Servios

Grco 3 Despesas com pessoal por empregado de 1999 a 2003 por ramo de atividade em US$ mil

O ramo que detm o maior valor adicionado distribudo por empregado ao longo do perodo o de servios, com a indstria ocupando a segunda colocao, e o comrcio em ltimo. Mas, deve-se observar que em todos os ramos esse valor est em declnio.

Um resumo com as principais informaes por ramo de atividade se encontra nas tabelas a seguir. Pela observao da tabela 4, pode-se constatar que a riqueza criada pelo comrcio durante o perodo analisado oscilou, mas apresentou uma reduo de 2,7% quando se compara 1999 e 2003.
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

16

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

Tabela 4 Informaes Gerais Comrcio


Informao (em US$ milhes) V A gerado Participao % do V A no PIB Participao % do V A na receita Distribuio do V A Pessoal e encargos % no VA Total Impostos, taxas e contribuies % no VA Total Juros e aluguis % no VA Total Juros s/ capital prprio e dividendos % no VA Total Lucros/prejuzos retidos % no VA Total Nmero mdio de empregados Despesas com pessoal por empregado (em US$ mil)
Fonte: Elaborada pelos autores.

1999 4.840,3 0,9 17,3

2000 4.251,3 0,7 14,5

2001 5.011,6 0,9 15,7

2002 5.062,4 1,0 15,6

2003 4.708,4 0,9 14,5

1.076,9 22,2 2.353,6 48,6 1.123,9 23,2 159,2 3,3 126,7 2,7 110.966,0 9,7

1.081,9 25,4 2.319,0 54,5 747,9 17,6 136,5 3,2 (34,0) (0,7) 121.373,0 8,9

1.066,2 21,3 2.358,8 47,1 782,8 15,6 151,9 3,0 651,9 13,0 127.109,0 8,4

1.049,7 20,7 2.510,2 49,6 963,6 19,0 238,2 4,7 300,7 6,0 129.881,0 8,1

1.034,4 22,0 2.276,9 48,4 744,0 15,8 250,1 5,3 403,0 8,5 136.519,0 7,6

A mesma situao foi observada no ramo de servios, com uma variao negativa de 1999 para 2003, de 1,7%, havendo, entretanto, duas oscila-

es positivas ao longo do perodo: 14,6% de 2000 para 2001 e 4,5% de 2001 para 2002. O ramo industrial teve comportamento distinto,

Tabela 5 Informaes Gerais Servio


Informao (em US$ milhes) V A gerado Participao % do V A no PIB Participao % do V A na receita Distribuio do V A Pessoal e encargos % no VA Total Impostos, taxas e contribuies % no VA Total Juros e aluguis % no VA Total Juros s/ capital prprio e dividendos % no VA Total Lucros/prejuzos retidos % no VA Total Nmero mdio de empregados Despesas com pessoal por empregado (em US$ mil)
Fonte: Elaborada pelos autores.

1999 27.414,3 4,9 55,0

2000 25.517,4 4,5 49,2

2001 29.251,5 5,2 50,2

2002 30.567,3 6,0 55,5

2003 26.942,9 5,1 56,0

7.411,7 27,0 9.093,8 33,2 11.454,5 41,8 988,1 3,6 (1.533,8) (5,6) 382.681,0 19,4

6.724,5 26,4 10.646,2 41,7 5.943,9 23,3 1.743,7 6,8 459,1 1,8 374.834,0 17,9

6.220,6 21,3 11.047,2 37,8 10.042,9 34,3 1.777,4 6,1 163,4 0,5 376.279,0 16,5

6.695,5 21,9 10.496,4 34,3 17.290,1 56,6 1.193,6 3,9 (5.108,3) (16,7) 382.423,0 17,5

5.202,5 19,3 11.672,5 43,3 6.345,9 23,6 1.777,3 6,6 1.944,7 7,2 382.708,0 13,6

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

17

apresentando crescimento da riqueza gerada, entre 1999 e 2002, de 31,6%. Em 2003, houve queda, em relao a 2002, de 9,9%, mas, ainda assim, no perodo pesquisado o crescimento apresentado pela indstria foi de 18,6%.

O ramo de servios foi aquele que apresentou a melhor distribuio percentual para os empregados no perodo de 1999 a 2002. Em 2003 esse destaque cou para o comrcio, com 22,2% da riqueza criada sendo destinada para pessoal. O ramo de servios,

Tabela 6 Informaes Gerais Indstria


Informao (em US$ milhes) V A gerado Participao % do V A no PIB Participao % do V A na receita Distribuio do V A Pessoal e encargos % no VA Total Impostos, taxas e contribuies % no VA Total Juros e aluguis % no VA Total Juros s/ capital prprio e dividendos % no VA Total Lucros/prejuzos retidos % no VA Total Nmero mdio de empregados Despesas com pessoal por empregado (em US$ mil)
Fonte: Elaborada pelos autores.

1999 48.263,0 8,7 53,0

2000 51.977,7 9,1 49,6

2001 55.870,2 9,9 49,8

2002 63.523,5 12,5 53,5

2003 57.243,6 10,9 47,5

7.707,3 16,0 18.383,9 38,1 18.599,0 38,5 2.666,3 5,5 906,5 1,9 455.114,0 16,9

7.367,4 14,2 23.354,0 44,9 8.774,5 16,9 4.716,3 9,1 7.765,5 14,9 471.316,0 15,6

7.555,4 13,5 25.568,6 45,8 12.631,2 22,6 4.960,8 8,9 5.154,2 9,2 494.908,0 15,3

7.488,4 11,8 27.879,9 43,9 21.884,5 34,5 3.453,3 5,4 2.817,4 4,4 504.416,0 14,8

6.973,8 12,2 29.175,9 51,0 6.788,9 11,9 5.427,7 9,5 8.877,3 15,4 511.047,0 13,6

tambm, foi o que sofreu a maior perda relativa, no perodo 1999/2003, pois os valores destinados a pessoal caram de 27,0% para 19,3%. A segunda maior queda nos valores destinados a pessoal e encargos, nesse perodo, cou para a indstria, que viu reduzida essa parcela de 16,0% para 12,2%. O comrcio apresentou ligeiro aumento na distribuio percentual para os empregados, de 22,2% em 1999 para 25,4% em 2000, acrscimo de 14,41%; no geral, manteve a mesma distribuio percentual de 1999 para 2003. Quanto ao nmero mdio de empregados, apenas as prestadoras de servios no apresentaram variao signicativa nos postos de trabalho, de 382.681 vagas em 1999 para 382.708 em 2003; a indstria ganhou 55.933 vagas e o comrcio 25.553, todas relativas ao perodo de 2003, comparadas ao de 1999.

Ao se analisar o valor distribudo a cada empregado, constatou-se: no comrcio, queda de 21,7% de 1999 para 2003, conseqncia do decrscimo na distribuio em dlares para os empregados e do aumento no nmero de pessoas empregadas mais empregados com menor remunerao. Na indstria, queda de 19,5% no valor adicionado distribudo a cada empregado gerada pelo aumento de postos de trabalho e diminuio das despesas com pessoal e encargos. No ramo de servios, constatou-se a maior queda no valor distribudo a cada empregado, 29,9% de 1999 a 2003 com nmero de vagas mantido mas distribuio em dlares decrescentes (29,8% de 1999 para 2003). No tocante participao do governo na distribuio do valor adicionado, o nico ramo que,
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

18

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

praticamente, no teve alterao no percentual de participao e no valor em dlares foi o de comrcio, de 48,6% em 1999 (2,4 bilhes), para 48,4% em 2003 (2,3 bilhes); a indstria apresentou aumento tanto na participao percentual, de 38,1% para 51,0%, quanto no montante em dlares, de 18,4 bilhes para 29,2 bilhes; e as prestadoras de servios, que apresentaram aumento na participao percentual, de 33,2% para 43,3%, e acrscimo no valor em dlares de 9,09 bilhes para 11,7 bilhes, fruto do aumento na gerao de riquezas. Observe-o, tambm, que o ramo de servios foi o que menos distribuiu riqueza para o governo, portanto, aquele com menor carga tributria.

5.3 Anlise por Setores


Como dito anteriormente, a amostra utilizada, neste trabalho, composta por demonstraes de 416 empresas, distribudas em trs ramos de atividade e vinte e cinco setores. Para alguns setores da amostra, a avaliao no ser feita, pois estar pre-

judicada uma vez que composta por quantidades muito pequenas de empresas. Os setores de Fumo com 2 empresas, o de Limpeza com 3 empresas e o de Comunicaes com 4 so exemplos dessa situao. Em faixas intermedirias, entre 5 e 15 empresas, existem 10 setores. So seis os setores nos quais a amostra totalizou entre 16 e 29 empresas. Os setores com quantidades mais signicativas de empresas so os seguintes: Servios Pblicos, 63; Atacado e Comrcio Exterior, 35; Qumica e Petroqumica, 34; Siderurgia e Metalurgia, 30 e o setor de Alimentos tambm com 30 empresas. Assim, a anlise setorial estar restrita a esse conjunto em que as quantidades de DVAs disponveis so mais signicativas. Esses cinco setores juntos agregam um conjunto de 192 empresas que representam 46% das 416 empresas analisadas anteriormente. A seguir, apresenta-se o Grco 4, no qual so comparadas as informaes do conjunto de 416 empresas e as desse novo conjunto, com 192 empresas, relativo aos cinco setores citados anteriormente. Na seqncia, so

DISTRIBUIO DO VALOR ADICIONADO 1999 , 2000, 2001, 2002 e 2003 - em %

42,9

42,5

37,0

37,2

40,3

40,6

43,4

41,9

36,6

36,4

R E M UN E R A O D O C A P IT A L

18,6 20,1 18,5

16,2

16,5

13,8

15,4

13,3

14,9

12,3

PESSO A L E EN C A R GOS

37,0

39,0

44,4

46,6

43,2

45,6

41,2

44,8

48,5

51,3

GOVER N O

19 9 9 ( 4 16 ) ( 19 2 )

2000 ( 4 16 ) ( 19 2 )

2001 ( 4 16 ) ( 19 2 )

2002 ( 4 16 ) ( 19 2 )

2003 ( 4 16 ) ( 19 2 ) Q t . de e m pre s a s

Fonte: Elaborado pelos autores.

Grco 4 Distribuio do Valor Adicionado

apresentadas tabelas com informaes de cada um dos cinco setores analisados e o respectivo total.
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

Como se pode ver, a comparao da amostra total (416 empresas), no que se refere distribuio

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

19

da riqueza, com o conjunto de cinco setores 192 empresas mostra pouqussimas diferenas. A maior delas, em pontos percentuais, ca por conta da participao do Governo no ano de 2002. Nesse ano, o conjunto total das empresas da amostra teve carga tributria de 41,2%, enquanto os cinco setores especicados anteriormente chegaram a 44,8%, uma diferena de 3,6 pontos percentuais. Nessa comparao, entre as empresas da amostra

total e o conjunto dos cinco setores analisados, o que mais chama a ateno a diminuio da parcela da riqueza destinada a pessoal e encargos; em ambos os casos essa diminuio bastante signicativa. No perodo 1999/2003, os empregados das empresas da amostra total viram sua participao na riqueza criada cair de 20,1% para 14,9%; nos cinco setores analisados a reduo foi ainda maior, caiu de 18,5% para 12,3%.

Tabela 7 Distribuio do Valor Adicionado por Setor


Servios Pblicos (63 empresas) Valor adicionado gerado (em US$ milhes de dez/2003) Distribuio % Pessoal e encargos Impostos, taxas e contribuies Juros e aluguis Juros s/ capital prprio e dividendos Lucro retido Atacado e Comrcio Exterior (35 empresas) Valor adicionado gerado (em US$ milhes de dez/2003) Distribuio % Pessoal e encargos Impostos, taxas e contribuies Juros e aluguis Juros s/ capital prprio e dividendos Lucro retido Qumica e Petroqumica (34 empresas) Valor adicionado gerado (em US$ milhes de dez/2003) Distribuio % Pessoal e encargos Impostos, taxas e contribuies Juros e aluguis Juros s/ capital prprio e dividendos Lucro retido
Fonte: Elaborada pelos autores.

1999

2000

2001

2002

2003

19.914,4

17.798,1

20.317,2

21.057,9

18.281,8

24,9 33,4 45,0 2,4 5,7 1999

25,0 43,0 26,3 6,1 0,4 2000

19,5 37,3 38,1 4,2 0,9 2001

21,5 33,3 65,2 1,3 21,3 2002

18,4 44,4 22,6 5,7 8,9 2003

3.034,6

2. 573,4

3.204,1

3.204,5

3.044,8

17,0 53,2 24,0 3,9 1,9 1999

19,6 62,4 16,1 4,2 2,3 2000

15,5 49,3 12,7 4,0 18,5 2001

16,1 54,5 14,2 5,7 9,5 2002

16,8 49,5 15,9 7,0 10,8 2003

19.601,4

24.596,0

27.912,6

31.180,3

31.278,8

10,6 47,7 34,8 4,0 2,9

7,5 53,7 14,5 6,7 17,6

7,1 55,7 18,7 7,1 11,4

5,8 59,7 25,3 4,0 5,2

6,1 61,2 9,8 7,1 15,8

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

20

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

Tabela 8 Distribuio do Valor Adicionado por Setor


Alimentos (30 empresas) Valor adicionado gerado (em US$ milhes de dez/2003) Distribuio % Pessoal e encargos Impostos, taxas e contribuies Juros e aluguis Juros s/ capital prprio e dividendos Lucro retido Siderurgia e Metalurgia (30 empresas) Valor adicionado gerado (em US$ milhes de dez/2003) Distribuio % Pessoal e encargos Impostos, taxas e contribuies Juros e aluguis Juros s/ capital prprio e dividendos Lucro retido Total (192 empresas) Valor adicionado gerado (em US$ milhes de dez/2003) Distribuio % Pessoal e encargos Impostos, taxas e contribuies Juros e aluguis Juros s/ capital prprio e dividendos Lucro retido
Fonte: Elaborada pelos autores.

1999

2000

2001

2002

2003

3.639,5

2.560,3

3.242,9

3.735,0

2.870,2

21,8 25,2 47,3 3,0 2,7 1999

28,5 39,1 24,1 3,9 4,4 2000

24,4 35,3 26,6 4,7 9,0 2001

21,8 30,1 45,3 2,3 0,5 2002

24,6 39,9 17,2 4,9 13,4 2003

6.236,2

7.692,8

6.891,1

8.477,7

7.891,9

22,1 30,9 47,3 3,8 4,1 1999

17,8 29,4 21,0 13,1 18,7 2000

18,4 32,4 35,6 7,6 6,0 2001

15,8 21,5 54,3 4,0 4,4 2002

16,3 32,7 15,7 11,9 23,4 2003

52.426,1

55.220,6

61.567,9

67.655,4

63.367,5

18,5 39,0 40,4 3,3 1,2

16,2 46,6 19,7 7,1 10,4

13,8 45,6 27,1 5,9 7,6

13,3 44,8 41,9 3,2 3,2

12,3 51,3 14,8 7,2 14,4

Os dois setores com maiores cargas tributrias foram os de Atacado e Comrcio Exterior e Qumica e Petroqumica. Nos anos de 1999 e 2000, o setor de atacado e Comrcio Exterior liderou o ranking dos mais tributados com 53,2% e 62,4%, respectivamente. Naqueles anos, o setor de Qumica e Petroqumica destinou ao governo, na forma de impostos, 47,7% e 53,7% da riqueza criada. Nos anos subseqentes, 2001 a 2003, o setor de Qumica e Petroqumica passou a ser, dentro dos setores analisados, o que suportou a maior carga tributria.
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

Aqui vale ressaltar que os setores de Fumo e de Bebidas no esto sendo analisados individualmente, pois, mesmo com a alta incidncia de impostos sobre seus produtos, no se conseguiu reunir em nossa amostra quantidade suciente de demonstraes que pudessem suportar as concluses. As parcelas da riqueza criada destinada aos nanciadores de capitais, externos e internos, tiveram comportamento irregular no que se refere participao percentual, mas os valores destinados aos acionistas, na forma de juros sobre o capital

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

21

prprio, dividendos e lucros retidos, foram sempre bastante inferiores queles que foram destinados aos emprestadores de capital na forma de juros e aluguis.

5.4 Anlise por Regies


Conforme destacado por Santos (1999, p. 126), o ideal seria a realizao de uma pesquisa que pudesse estudar as empresas da amostra em sua insero regional, e, para tanto, dever-se-ia agrup-las de acordo com a regio geogrca a qual pertencessem. Entretanto, para esse agrupamento tem-se o seguinte obstculo: algumas empresas participantes da amostra, dentre elas Petrobras, Vale do Rio Doce e Souza Cruz, apesar de apresentarem sede em um Estado da Federao (nos casos citados, o Rio de Janeiro), se encontram espalhadas por diversos outros Estados e regies do pas. As DVAs apresentadas por essas empresas para a elaborao da edio anual de MM, e constante do cadastro da FIPECAFI, nica e centralizada pela sede. Portanto, ao se estabelecer o valor adicionado criado e distribudo aos diversos agentes econmicos pelas empresas nas diversas regies do pas, trabalhar-se-ia com informao inexata. Apesar de os dados referentes a valor adicionado estarem sendo computados para um Estado ou regio, poderiam ter sido gerados em outras localidades. Dessa forma e por esse motivo, os dados existentes levaro a concluses equivocadas, inexatas e at completamente erradas. Assim, no se procedeu anlise dos dados agrupados por regies, anlise que seria bastante proveitosa, mas que s poderia ser realizada se as empresas apresentassem suas DVAs detalhando as regies em que as riquezas tivessem sido geradas e distribudas.

6 CONSIDERAES FINAIS
Como foi divulgado ao longo deste trabalho, o Balano Social o instrumental que a contabilidade colocou disposio de seus usurios, atendendo s exigncias da sociedade por informaes socioeconmicas que demonstrassem o grau de responsabilidade e envolvimento social das empresas. Observou-se que, como o Balano Social ainda no obrigatrio no Brasil, apresentado, voluntariamente, por algumas empresas, umas com o intuito de apenas fornecer maiores informaes aos seus usurios, outras com objetivos de marketing. Com relao DVA, foco especco deste estudo, percebeu-se que, apesar do nmero con-

sidervel de empresas que a envia ao cadastro da FIPECAFI, so poucas as que a divulgam para o conhecimento de toda a sociedade. De qualquer forma, foram divulgadas mais de uma centena de DVAs relativas ao ano de 2003 e isso representa um crescimento de aproximadamente 38%, em relao ao ano de 1999; se for considerado que no h qualquer exigncia legal e que no incio dos anos 1990 essa demonstrao era praticamente desconhecida, inclusive dos prossionais ligados rea de contabilidade, o avano pode ser considerado bastante bom. Apesar do esforo que vem sendo feito por entidades de classe, agremiaes acadmicas, e outros, muito ainda h que se fazer. A DVA possibilita o conhecimento do quanto cada empresa criou de riqueza e como a distribuiu aos agentes econmicos que ajudaram a cri-la. Alm de atender a um maior nmero de usurios, quando comparada DRE, amplia o universo atingido pela contabilidade e tem a grande vantagem de ser facilmente lida e interpretada. Como mostrado, serve como um excelente instrumento de anlise, principalmente quando a questo comparativa. Por meio da DVA, consegue-se perceber como a riqueza criada foi distribuda aos agentes e quais deles caram com a maior parte dela, possibilitando, inclusive, avaliaes sobre se esses so os agentes que mais colaboraram na sua criao. o caso do governo, que sempre ca com parte substancial da riqueza gerada. Resta, apenas, que essa demonstrao se adapte s necessidades informativas dos usurios, sendo elaborada, por exemplo, de forma descentralizada, por Estados e regies onde a empresa atua. Dessa forma, as informaes prestadas sero de mais valia, podendo ser analisadas em conjunto com aquelas divulgadas pelo IBGE sobre a renda da populao, por regio. Conforme se salientou neste trabalho, apesar de existir a informao referente ao local de sede das empresas, no se pode consider-la como a geradora de toda a riqueza criada, visto que as empresas possuem unidades em outros Estados da Federao. E, ainda, deveriam vir acrescidas de dados sobre o nmero de empregados existentes na empresa no incio e nal do perodo, a exemplo do que solicitado pela FIPECAFI, para que se pudesse proceder ao acompanhamento dos postos de trabalho existentes. Portanto, conclui-se que a DVA mais que uma nova demonstrao contbil que faz parte do balano social, tendo fora prpria, pois contm informaes que sozinhas so conclusivas e bastante teis. E torna-se possvel armar que os indicadores retirados dessa demonstrao se constituem num
R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

22

Jacqueline Veneroso Alves da Cunha Maisa de Souza Ribeiro Ariovaldo dos Santos

excelente avaliador da distribuio da riqueza, disposio da contabilidade, no entanto sem nenhuma pretenso em substituir outros indicadores de riqueza j existentes, ou at mesmo, rivalizar, com eles. Mas, para atingir ao seu grande potencial necessrio que seja bem elaborada e bastante divulgada. S, assim, ela poder atender, de forma satisfatria, e principalmente servir como guia, a novos usurios, ou a antigos, que no contavam

com informaes especcas como o caso dos empregados e das comunidades onde as entidades esto inseridas. A elaborao da DVA e, principalmente, sua divulgao podem ser, ainda, a oportunidade que a contabilidade tem para mostrar seu alcance e utilidade para aqueles que no a vm assim. Serviria, desse modo, como instrumento de marketing para a prpria cincia que a criou.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BELKAOUI, Ahmed. The new environment in international accounting. Quorum Books, 1998. BRASIL. Lei n. 6.404 de 15 de dezembro de 1976. Dispe sobre as sociedades por aes. BRASIL. Medida Provisria n. 1.818 de 25 de maro de 1999. Estabelece normas para registro do resultado lquido negativo decorrente do ajuste dos valores em reais de obrigaes e crditos, e d outras providncias. BRASIL. Projeto de Lei n. 3.741 de 8 de novembro de 2000. Altera e revoga dispositivos da Lei 6.404, de 15 de dezembro de 1976, dene e estende s sociedades de grande porte disposies relativas elaborao e publicao de demonstraes contbeis e dispe sobre os requisitos de qualicao de entidades de estudo e divulgao de princpios, normas e padres de contabilidade e auditoria como Organizao da Sociedade Civil de Interesse Pblico. CUNHA, Jacqueline Veneroso Alves da. Demonstrao contbil do valor adicionado DVA um instrumento de mensurao da distribuio da riqueza das empresas para os funcionrios. 2002. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. DE LUCA, Mrcia Martins Mendes. Demonstrao do valor adicionado: do clculo da riqueza criada pela empresa ao valor do PIB. So Paulo: Atlas, 1998. FREIRE, Ftima de Souza e REBOUAS, Tereza Raquel da Silva. Uma descrio suscinta do balano social francs, portugus, belga e brasileiro. in: SILVA, Cesar Algusto e Tibrcio e FREIRE, Ftima de Souza. Balano Social Teoria e Prtica. So Paulo: Atlas, 2001. IUDCIBUS, Srgio de; MARTINS, Eliseu; GELBCKE, Ernesto Rubens. Manual de Contabilidade das Sociedades por Aes. 5 ed., So Paulo: Atlas, 2000. KROETZ, Csar Eduardo Stevens. Balano social, teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2000. MARTINS, Eliseu. Balano social idia que merece permanecer. Gazeta Mercantil. So Paulo: 18 Set. 1997(a), Caderno A, p. 3. . Demonstrao do valor adicionado Alguns exemplos reais. IOB informaes objetivas. So Paulo: TC boletim 31/97. (b) . Uma nova demonstrao contbil: a do valor adicionado. IOB informaes objetivas. So Paulo: TC boletim 11/89. . Uma nova demonstrao contbil no projeto de reforma da Lei das S.A.: a do valor adicionado. IOB Informaes objetivas. So Paulo: TC boletim 29/97. (d) MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaborao de monograas e dissertaes. 2. ed. So Paulo: Atlas, 2000. RIBEIRO, Maisa de Souza. Balano social. Revista Brasileira de Contabilidade. Braslia: n. 115, 72-81, jan/fev. 1999. ; LISBOA, Lzaro Plcido. Balano social: instrumento de divulgao da interao da empresa com a sociedade. In: Encontro da ANPAD, 23, 1999, Rio de Janeiro. Anais[...], 1999. SANTOS, Ariovaldo dos. Demonstrao contbil do valor adicionado DVA Um instrumento para medio da gerao e distribuio de riqueza das empresas. 1999. Tese de Livre Docncia Faculdade de Economia e Contabilidade da Universidade de So Paulo, So Paulo. . Demonstrao de Resultados X Demonstrao de Valor Adicionado. Anefac news. So Paulo, ano I, n. 02, 3-4, maio 2001. ; LUSTOSA, Paulo Roberto B. Proposta de um modelo de DVA Demonstrao do Valor Adicionado adequado ao novo desenho institucional e mercantil do setor

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

A DEMONSTRAO DO VALOR ADICIONADO COMO INSTRUMENTO DE MENSURAO DA DISTRIBUIO DA RIQUEZA

23

eltrico brasileiro. So Paulo: Fundao Instituto de Pesquisa Econmica FIPE, 1998. ; PARMEZZANO, Cludia Meca. Demonstrao do valor adicionado dois casos muito especiais. IOB informaes objetivas. So Paulo: boletim TC 1/99. SEMINRIO BALANO SOCIAL UMA IDIA VIVA (3. GRUPO). 1997, So Paulo. Apostila[...] So Paulo: JCA Treinamentos e FIPECAFI FEA/USP, 1997.

TINOCO, Joo Eduardo Prudncio. Balano social Uma abordagem scio-econmica da contabilidade. 1984. Dissertao (Mestrado em Controladoria e Contabilidade) Faculdade de Economia e Administrao da Universidade de So Paulo, So Paulo.

NOTA: Endereo dos autores: FEA USP Campus Capital Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 prdio 3 Cidade Universitria So Paulo SP 05508-900 FEARP USP Campus Ribeiro Preto Av. Bandeirantes, 3.900 Ribeiro Preto SP 14040-900

R. Cont. Fin. USP, So Paulo, n. 37, p. 7 23, Jan./Abr. 2005

Вам также может понравиться