Вы находитесь на странице: 1из 16

Reviso 2 07/05/2007 Espec. Rev.

Acnebiol
Complexo Bio-Normalizador

Tratamento Global e Intensivo :

Possui ao anti-acne e sebo-reguladora

Restaura a textura da pele e controla a queratogense

Estimula a renovao celular e acelera o processo de cicatrizao da pele

INDSTRIAS

QUMICAS

LTDA

Acnebiol

Acnebiol
Acne

Complexo Bio-Normalizador

O Acne um distrbio inflamatrio que frequentemente atinge os adolescentes. O Acne uma doena do folculo sebceo, afeta reas onde as glndulas sebceas so maiores, mais numerosas e mais ativas. Em casos mais leves consiste em pequenos comedes e poros dilatados, porm pode progredir para um estgio patolgico da ruptura dos filamentos sebceos, formao pustular, atrofia e leses inflamatrias, ndulos e cistos. Ocorrem irritaes bacterianas, culminando com a destruio das clulas epidrmicas, e eventualmente podendo apresentar sequelas cicatriciais e deformidades.

Epiderme

Melancito Glndula Sebcea Pele com funes normalizadas Pele com alteraes inflamatrias

2
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Causas
O Acne no causado por impurezas ou alimentos; resulta de uma superatividade das glndulas sebceas e pelo acmulo de sebum em seus filamentos, apresentando uma reteno de massa crnea. O excesso de sebum (mistura de lipdeos, cidos graxos, steres, esqualeno e colesterol) pode ser convertido em cidos graxos livres irritantes e comedognicos pela ao de microorganismos (Propionibacterium acnes, Staphylococcus epidermis e a levedura, Pityrosporum ovale) presentes nas glndulas sebceas.

superatividade das glndulas sebceas acmulo de sebum em seus filamentos

A secreo hormonal excessiva tambm contribui para a formao acneica. Na puberdade e no perodo pr-menstrual, h um aumento da secreo dos hormnio sexuais pela glndula endcrina e a ao destes hormnios andrognicos sobre o folculo pilosebceo considerada uma das principais causas do acne, assim como o estresse emocional, fadiga e uso inadequado de cosmticos tambm podem agravar o problema. Quando um indivduo est sob estresse, alteraes hormonais ocorrero no organismo. O crtex adrenal secreta hormnio masculino. Estes hormnios aumentam a produo de sebum pelas glndulas sebceas. O mesmo ocorre com o acne pr-menstrual.

3
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Tipos
O acne pode ser classificado em acne primria (acne vulgaris) e acne secundria (hormonal, cosmtica, escoriada, medicamentosa, solar etc.) No primeiro caso, trata-se do acne de adolescentes e adultos jovens, onde a predisposio gentica, estimulada pelo incio da produo hormonal, favorece o desenvolvimento das leses clnicas. No caso do acne secundrio, ocorre processo mais especfico, responsvel pela dermatose. Exemplificando, certos medicamentos como corticides e vitaminas do complexo B podem apresentar, como efeito colateral, o aparecimento do acne. Tipos de Acnes Vulgaris :
! Acne Conglobata - caracterizada por ppulas pstulosas doloridas e profundas. H o

predomnio de leses ndulo-csticas em grande extenso. Agrupamento de comedes.


! Acne Comedoniana - presena de cravos sem sinais de inflamao ! Acne Ppula pustulosa - presena de ppulas inflamadas e pstulas com importantes

sinais inflamatrios.
! Acne Ndulo Cstica - alm de comedes, ppulas e pstulas, tambm h a formao

de leses ndulo csticas com predominantes sinais inflamatrios.

Patognese
! Gentica. Os fatores hereditrios envolvidos com o aparecimento da acne no esto

totalmente esclarecidos, mas relacionam-se ao nmero de receptores no folculo, influncia hormonal, mecanismos imunolgicos, entre outros.
! Hiperqueratinizao folicular. Os folculos envolvidos com o aparecimento do acne

apresentam queratinizao alterada com cornecitos mais coesos. Esta coeso favorece o tamponamento do folculo, dando incio formao do comedo. Os fatores que controlam essas modificaes incluem alteraes intrnsecas das clulas epiteliais foliculares, tanto quanto fatores comedognicos do sebum.

4
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Acnebiol

Complexo Bio-Normalizador

ACNEBIOL foi especialmente desenvolvido para o cuidado da pele com acne ( jovem ou adulta) e oleosa. O Acnebiol uma associao balanceada e estvel de princpios ativos de ltima gerao, especialmente selecionados por seus efeitos complementares afim de se obter um amplo espectro de atividades.

5
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Acnebiol: Tecnologia exclusiva para o controle da acne


Os princpios ativos presentes neste complexo exclusivo, desempenham um papel importante no tratamento global da pele problemtica e acneica. Dentre os componentes deste complexo, destacamos os seguintes :

cido Saliclico
O cido Saliclico considerado um hidroxi-cido de fundamental importncia para combater a acne e melhorar a aparncia e a textura da pele. O cido saliclico efetivo na reduo da formao da acne e comedes, alm de melhorar a textura da pele, pois atua como esfoliante na superfcie da pele e dentro dos poros, sem uma irritao cutnea elevada. Sua ao esfoliante superior pode ser atribuida a sua solubilidade em leos ou em lpideos e se concentra nas camadas mais externas da pele, ricas em lipdeos, favorecendo a remoo das clulas mortas, refinando a textura da pele.

H O O

O H

cido Saliclico

6
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Salicilato de Dimetilsilanodiol
Possui ao queratoltica, anti-inflamatria, anti-edema. Algumas enzimas epidrmicas, intimamente envolvidas no processo da inflamao so inibidas pelo silcio ativo (devido sua grande afinidade com as estruturas glicanas). Os silcios orgnicos possuem uma conhecida ao anti-inflamatria. O Salicilato de Dimetilsilanodiol combate o efeito citodestrutivo dos radicais livres, reestruturando a membrana celular e combatendo a peroxidao lipdica. O cido saliclico, vetorizado pela presena do silcio ativo, possui uma ao anti-sptica e fungicida superficial sobre as peles acnicas. O Salicilato de Dimetilsilanodiol atua como um estabilizador da membrana celular. Ele protege (ao preventiva) do efeito citodestrutivo e repara (ao curativa) os danos secundrios causados na membrana pelo estresse oxidativo induzido pela peroxidao lipdica. O Salicilato de Dimetilsilanodiol atua no processo da imunomodulao cutnea, cuja importncia est ligada a integridade da estrutura da pele. Atua nos sistemas enzimticos (serina-proteases do estrato crneo) da matriz extra celular, que est envolvida na hidratao, inflamao e catabolismo do tecido; e sobre certas citoquinas (interleucina - Salicilato de Dimetilsilanodiol e prostaglandina (PGE2) envolvidas no processo da inflamao. O Salicilato de Dimetilsilanodiol previne os sinais clnicos que caracterizam a inflamao (eritema e edema). As interleucinas (IL) so mediadores secretados por diferentes tipos de clulas. Estas molculas esto envolvidas no processo de comunicao celular. A secreo da IL-1alfa, em particular, caracteriza um processo inflamatrio.
40
IL - 1 Alpha *(Protenas fmol/mg)

O Salicilato de Dimetilsilanodiol inibe a inflamao


30

20

* produo intracelular
10

0 0 2 15 20 25 30 35 Salic ilat o d e D imet ils ino no d io l ( mg / l)

7
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Acetilmetionato de Zinco
O zinco est ligado ao aminocido acetilmetionina (essencial ao processo da queratognese) para facilitar a solubilizao e a permeao cutnea. O zinco um micronutriente, co-fator essencial para uma srie de reaes enzimticas relacionadas com as principais funes da pele, tais como, renovao celular, sntese de macromolculas, cicatrizao do tecido e proteo anti-radicalar. O zinco ajuda inibir a ao da enzima 5 alfa-reductase, um dos principais fatores que causam a queda dos cabelos. O zinco tem uma ao sebo-reguladora e microbicida bastante conhecidas.

Extratos Vegetais (Aloe, Lpulo, Pepino e Limo)


Os extratos de aloe e pepino atuam como agentes hidratantes e cicatrizantes. Refrescam e acalmam a epiderme. Possui ainda ao anti eritema e anti-prurido. Contm mucilagens, pectina, sais minerais (Fe, Mg, Cu, As), aminocidos (especialmente arginina), compostos nitrogenados (adenina, trigonelina), enzimas (carboxilase pirvica, distase proteoltica) e vitaminas (C e B).

O extrato de lpulo rico em sesquiterpenos (humuleno, linalol, mirceno, cariofileno), flavonides (quercetina, campferol, astragalina) e taninos. O extrato de lpulo ajuda normalizar a oleosidade excessiva. O extrato de limo contm cidos orgnicos (ctrico, mlico, frmico, actico), citratos de potssio e clcio, sacarose, pectina, mucilagem. Vitaminas (A, B, e principalmente vitamina C). Possui tambm citroflavonides (quercetina, hesperidina) e leo essencial. O extrato de limo atua como anti-sptico, adstringente e agente antioleosidade (leo essencial, cidos orgnicos).

8
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Protenas Estruturais
Restauram o equilbrio biolgico da pele, conferindo uma boa hidratao e melhora na elasticidade. Aumentam a capacidade de reter umidade. Conferem proteo pele contra agentes agressores e atuam contra a formao de quelides, os quais poderiam deixar alguma cicatriz no tecido.

Concluso

Acnebiol
1

Inibe o processo inflamatrio e reduz a formao de comedes.

Favorece a normalizao da oleosidade excessiva e a reduo do brilho da pele, comumente observado nas pele acneicas.

Controla a hiperqueratinizao, atravs de sua ao queratoltica, melhorando a textura e aparncia da pele acneica.

9
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Acnebiol

Complexo Bio-Normalizador

Avaliao Clnica & Teste de Eficcia

10
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Estudo clnico de eficcia contra Acne para produto de uso tpico

A ao do Acnebiol sobre a pele oleosa e acneica foi avaliada dermatologicamente. Para avaliao da eficcia, foi desenvolvida uma formulao cosmtica. O Acnebiol foi testado em 20 voluntrios de ambos os sexos, faixa etria entre 18 e 30 anos com pele oleosa com tendncia a formao de comedes e acne vulgar de leve a moderada ( sem hormoniopatias associadas ). Os voluntrios selecionados foram inicialmente avaliados por dermatologistas para checagem dos critrios de incluso e excluso e para avaliao dermatolgica geral. Os voluntrios foram orientados em relao a aplicao do gel cosmtico com 5% de Acnebiol 2 vezes ao dia aps higienizao. Aps 30 dias de uso, os voluntrios retornaram para avaliao da oleosidade e aps 24h, 48h, 7 dias e 30 dias para avaliao do efeito secativo.

Resultados
Tabela I Resultados obtidos nas avaliaes de acneigenicidade em 20 voluntrios.

Voluntrio
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

T30
0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 R1 ; I3 0

Legenda: 0 = Sem reao R1 = Reao no relacionada ao produto R2 = Reao dificilmente relacionada ao produto R3 = Reao provavelmente relacionada ao produto R4 = Relao definitivamente relacionada ao produto I1* = Intensidade leve I2* = Intensidade moderada I3* = Intensidade severa
* Segundo escala padro

11
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Avaliao Clnica da Oleosidade da Superfcie Cutnea

Grfico I Mdias obtidas atravs de avaliao clnica no decorrer do tempo experimental em relao a oleosidade da superfcie cutnea lado direito e lado esquerdo).
Escala: 1 Pele extremamente oleosa 2 Pele sem oleosidade
4 3,5 3,7 3,1 2,6 2,7

Melhora da oleosidade da superfcie cutnea

3 2,5 2 1,5 1 0,5 0

T0

Tempos experimentais

T30

Acnebiol lado direito

Controle negativo - lado esquerdo

O grfico a seguir mostra a porcentagem de voluntrios com alguma melhora clnica (leve, moderada ou intensa) em relao oleosidade da superfcie cutnea no lado direito e lado esquerdo.

68%

Porcentagem de voluntrios que apresentaram melhora

71% 61% 42% 51% 41% 31% 21% 11% Acnebiol lado direito Controle negativo - lado esquerdo

12
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

O Acnebiol ajuda controlar a oleosidade excessiva da pele em indivduos com tendncia a formao de comedes e acne.

Avaliao Clnica quanto ao efeito secativo Medidas obtidas inicialmente (T0), aps 24 e 48 horas, 7 e 30 dias de uso do produto. O grfico abaixo mostra a porcentagem de voluntrios com melhora clnica (leve, moderada ou intensa) em relao ao efeito secativo no lado direito e lado esquerdo.
79% 68% 58% 61% 51% 37% 41% 31% 21% 11% T48 - T24 Produto T7 - T24 Controle negativo T30 - T24 68%

Porcentagem de voluntrios que apresentaram melhora

71%

63%

concluso

Acnebiol favorece a normalizao da pele acneica com a reduo da oleosidade excessiva e apresenta aps 30 dias melhora nas leses de acne leve, alm do efeito secativo aps 48h.

13
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Avaliao Instrumental da Oleosidade da Pele por Sebumetria


Foram convidados e posteriormente selecionados 20 voluntrios de ambos os sexos para participar das avaliaes, e os seguintes critrios de incluso e excluso foram obedecidos. O Acnebiol foi testado em voluntrios entre 18 e 50 anos com pele integra na regio a ser testada. Equipamento utilizado Sebumeter SM 810 ( Courage & Khazaka ). A sebumetria um mtodo fotomtrico, que avalia o teor de substncia graxa ( sebo ). Antes do incio do estudo, os voluntrios selecionados e includos foram aclimatizado por trinta minutos, em condies padronizadas de umidade e temperatura. Os dados da metodologia independem do grau de hidratao da pele. O grfico abaixo apresenta os dados obtidos nos tempos experimentais T0 ( antes de aplicao do produto ) e T24 horas aps a utilizao contnua dos produtos TK e LZ, conforme o modo de uso :
250

200

150 TK (Acnebiol) 100 LZ (Placebo)

50

0 TO T24h

A tabela abaixo apresenta a reduo percentual do ndice sebumtrico com a aplicao dos produtos quanto comparado ao tempo inicial T0. Em 24h houve uma reduo de 82,4% da oleosidade da pele. Tempo T 24 horas Produto TK 19,76% Produto LZ 3,48%

concluso
Nos testes efetuados o produto foi considerado seguro no uso em humanos na rea recomendada, no ocasionando reaes de sensibilizao ou reao cutnea. O produto apresentou uma reduo na oleosidade da pele comprovada atravs de avaliaes clnicas. Acnebiol demonstrou uma capacidade de reduo significativa do ndice sebumtrico. Testes efetuados pela MEDCIN Instituto da Pele S/C Ltda no perodo de 13/09/2006 a 11/10/2006.

14
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

Acnebiol

Caractersticas Fsico Qumicas


Aparncia Cor Odor pH ( 100 % ) Densidade 25C ndice de Refrao ( 25C) : Lquido lmpido : Amarelo a alaranjado : Caracterstico : 4,0 - 4,5 : 1,007 - 1,107 : 1,334 - 1,434

Indicao de Uso
ACNEBIOL indicado para a fabricao industrial de produtos cosmticos, tais como, sabonetes (barra ou lquidos), cremes, emulses, gis, loes tnicas e produtos estticos e dermatolgicos em geral. A estabilidade do Acnebiol e sua atividade, esto relacionadas ao seu pH, que deve ser respeitado. Produtos acabados formulados com Acnebiol, devem ter um pH compreendido entre 4,5 e 7,5. A dosagem recomendada de 4.0 a 8.0 %.

Composio
CIDO SALICLICO ACETILMETIONATO DE ZINCO SALICILATEO DE DIMETILSILANODIOL Extrato HG de ALOE Extrato HG de LPULO Extrato HG de PEPINO Extrato HG de LIMO ELASTINA HIDROLISADA COLGENO HIDROLISADO INCI Name: Salicylic Acid CAS Number: 69-72-7 INCI Name: Zinc Acetylmethionate CAS Number: 102868-96-2 INCI Name: Silanediol Salicylate CAS Number : 187939-06-6 INCI Name: Aloe Barbadensis Leaf Extract CAS Number: 85507-69-3 INCI Name: Humulus Lupulus (Hops) Extract CAS Number: 8016-25-9 INCI Name: Cucumis Sativus (Cucumber) fruit extract CAS Number: 89998-01-6 INCI Name: Citrus Medica Limonun (Lemon) Fruit Extract CAS Number: 84929-31-7 INCI Name: Hydrolyzed Elastin CAS Number: 73049-73-7 / 100085-10 INCI Name: Hydrolyzed Collagen CAS Number: 73049-73-7; 92113-31-0

15
INDSTRIAS QUMICAS LTDA

INDSTRIAS

QUMICAS

LTDA

POLYTECHNO INDSTRIAS QUMICAS LTDA Rua Rosa Mafei, 395 - Bonsucesso CEP 07177-110 - Guarulhos - SP - Brasil Fone: ++ 55 11 6436-3133/ Fax: ++ 55 11 6436-2145 Vendas: ++ 55 11 5094-9911 e- mail: polytechno@polytechno.com.br

Вам также может понравиться