Вы находитесь на странице: 1из 3

DIVIDINDO CONHECIMENTO SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAO NAS ORGANIZAES ESSES TEXTOS PERTENCEM AO AUTOR.

SE GOSTOU E QUISER USAR, USE. NO ENTANTO, NO ESQUEA DE FAZER A CITAO.

S IS TEM A S DE IN FOR M A O

QUINTA-FEIRA, NOVEMBRO 29, 2007

O que faz o Profissional de Sistemas de Informao?


A atuao principal do bacharel em Sistemas de Informao lidar com a informtica no mundo corporativo. Seu constante desafio saber empregar as tecnologias de informao ao contexto organizacional de forma eficaz e eficiente. Portanto, sua atuao caracteriza-se por buscar uma sintonia entre uma infinidade de possveis solues de tecnologia e seu uso adequado numa organizao Em funo disso h enorme variedade nessa atuao profissional, tanto pelo universo das tecnologias de informao tanto como pelas diferentes caractersticas das organizaes, que podem ser privadas, pblicas, governamentais, no governamentais, reguladoras, internacionais, virtuais entre outras. As organizaes precisam de informaes para seu funcionamento adequado. Essas informaes so de tipos variados e servem diferentes propsitos. Listamos abaixo algumas das tarefas que um profissional na rea de Sistemas de Informao tem que fazer. uma tentativa de ater-se, num alto nvel de abstrao, ao que consideramos as tarefas bsicas sob o ponto de vista tcnico. Aqui no inclumos os aspectos gerenciais, nem sociais relacionados. As tarefas bsicas so: Lidar com Clientes (Clientes) Esse tipo de tarefa exige contato com clientes, isto com pessoas que querem algum resultado que envolve a informtica. Essas tarefas so particularmente interessantes para aquelas pessoas mais extrovertidas e que gostam de manter contato com outros profissionais. Reunies e entrevistas so prticas freqentes nesse tipo de tarefa. Aqui o profissional de informtica tem possibilidade de aprender ou aprofundar seus conhecimentos em assuntos no diretamente ligados informtica. Muitas vezes esse contato pode ser feito externamente a organizao onde atua o profissional e pode envolver viagens.

Caso o profissional seja um vendedor ou consultor de empresas fornecedoras de tecnologia, seus clientes sero outros profissionais de informtica que desejam algum servio. Lidar com Fornecedores (Fornecedores) Esse tipo de tarefa exige que os profissionais tenham contato com outros profissionais da rea, que desempenham funes ou de vendedores ou de consultores. Essa tarefa exige dos profissionais da organizao conhecimento tcnico das tecnologias para que a deciso de compra seja a melhor possvel. Nessa funo importante tambm estar pronto para aprender, porque na rea de informtica grande a oferta de novos produtos ou servios. Muitas vezes necessrio que os profissionais tenham que fazer cursos de atualizao para saberem escolher dentre as novas tecnologias. Esse tipo de tarefa exige tambm um vis empresarial, visto que muitas vezes o profissional pode estar encarregado de negociaes. A convivncia com consultores comum na profisso o que aumenta tambm a oportunidade da aquisio de novos conhecimentos. Nesse tipo de tarefa tambm comum o profissional participar de congressos ou feiras ou de visitas a fornecedores. Vale observar que os pessoas trabalhando como fornecedores podem, tambm, ser profissionais de informtica. Escrever Documentos Tcnicos (Escrever) Esse tipo de tarefa a que envolve mais conhecimento tcnico. O profissional de informtica escreve constantemente. S que no necessariamente escreve em Portugus. Ele escreve normalmente em linguagens artificiais, isto linguagens que tem regras prprias e muitas vezes so bem diferentes do Portugus ou do Ingls. Tpico escrever no que so chamadas linguagens de programao tais como C, Java, Visual Basic, Delphi, Php entre outras ou em linguagens de definio de texto como XML ou de marcao como Html. Usam-se tambm linguagens grficas como a UML ou o MER ou o DFD para organizar o trabalho. Usam-se tambm linguagens parecidas com linguagens de lgica ou matemtica. Claro que, para escrever nessas linguagens o profissional tem que saber l-las. Essas linguagens so fundamentais, porque auxiliam o profissional na comunicao entre seus pares e auxiliam a comunicao com o computador. Criar Organizadamente (Criar) Mas o que escreve o profissional? Os documentos que o profissional produz so os resultados de seu trabalho. Ele escreve sobre o entendimento do problema, ele escreve sobre as vantagens ou desvantagens de uma tecnologia, ele escreve a especificao de uma nova ou renovada soluo de informtica, ele escreve o conjunto de programas de computador, ele escreve os manuais, ele escreve as estruturas de dados

(organizao das informaes), ele escreve os procedimentos que a organizao usar para lidar com a soluo de informtica. Mas s escrever? Claro que para escrever o profissional ter que utilizar seus conhecimentos tcnicos para criar solues que sejam condizentes com a organizao. Essa criao de solues necessita criatividade associada com as prticas j consolidadas na profisso. Usar Conhecimentos Tcnicos (Tcnicas) Esse tipo de tarefa pode envolver clculos simples ou complexos, manipulao de frmulas complexas, composio de "quebra-cabeas", raciocnio lgico, clculos lgicos, induo, deduo e capacidade de reconhecer situaes onde uma soluo j existente pode ser aplicada. Um matemtico famoso, George Poyla, escreveu que, para se solucionar um problema, deve-se: a) entender o problema, b) propor um plano, c) levar o plano adiante e d) conferir o resultado. Esses passos devem ser uma preocupao constante no uso de conhecimentos tcnicos. .

Вам также может понравиться