Вы находитесь на странице: 1из 4

Como utilizar o e-mail

Passo 1: Entre na Plataforma CEDERJ com seu usurio e senha.

Passo 2: No menu lateral esquerdo da tela, escolha a opo Ferramentas e depois a opo E-Mail.

Passo 3: No centro da tela voc ver a sua Caixa de Entrada do E-Mail. Na Caixa de Entrada so apresentados os e-mails recebidos, com as seguintes informaes: Anexos, Assunto, Remetente, Nmero de Destinatrios, Data e opes de Resposta, Encaminhamento e Excluso.

Anexos sinaliza a existncia de arquivos includos, ou anexos, no e-mail. Assunto um resumo do e-mail em poucas palavras, no precisa ser muito longo, mas no deve ser muito curto e vago. Remetente o nome do emissor do e-mail, bem como informaes de cargo, curso e polo, no caso de alunos. Nmero de Destinatrios informa para quantos endereos o e-mail foi enviado. Data informa a data e hora do envio do e-mail. As opes seguintes permitem: Responder ao remetente com um novo e-mail; Responder a Todos envolvidos no e-mail (remetente e destinatrios); Encaminhar do e-mail, ou seja, reenviar o e-mail para outras pessoas; Excluir, ou apagar, o e-mail. Ainda na Caixa de Entrada, no painel superior podemos ver a opo de Filtros, bem como opes de Caixa de Sada, Nova Mensagem e Minhas Listas.

Na opo de Filtros pode-se limitar o nmero de e-mails exibidos na tela de acordo com algum critrio como polo ou disciplina. As demais opes sero exploradas a seguir.

Passo 4: Escolhendo a opo de Caixa de Sada, voc ver uma listagem dos e-mails enviados, organizados por data (mais recentes primeiro). Com um clique no Assunto, o e-mail enviado exibido na tela, bem como os destinatrios envolvidos. Ao clicar em Excluir, o e-mail apagado da Caixa de Sada.

Passo 5: Escrevendo um e-mail. Ao selecionar a opo Nova Mensagem, uma tela com cinco sees apresentada.

Na primeira seo, escolhe-se os destinatrios do e-mail via listas cadastradas previamente ou selecionando o perfil e curso desejado.

Aps selecionados, os destinatrios sero exibidos na segunda seo. Na terceira seo possvel anexar arquivos ao e-mail, primeiramente enviando-os pela opo Enviar arquivo e depois selecionando o arquivo desejado pela opo Selecionar arquivo. Na quarta seo, o texto do e-mail deve ser escrito, escolhendo tambm um assunto para a mensagem. Ento, escolhe-se a ao de Enviar o e-mail. Passo 6: Gerenciando listas. Ao selecionar a opo Minhas Listas, uma tela para gerenciamento de listas apresentada. Ao pressionar o boto Criar Lista o usurio poder dar um nome e descrio lista de e-mail (no caso, foi criada uma lista de nome Teste de lista e descrio Comunicao interna). O nome e descrio podem ser alterados pela ao Editar. A ao Gerenciar abre uma nova tela onde possvel incluir destinatrios lista. A ao Excluir apaga uma lista criada. Vale ressaltar que muito importante saber a quem realmente interessa a mensagem, para no enviar contedo a um nmero desnecessariamente grande de pessoas. Sempre tente ser o mais especfico possvel em relao aos destinatrios e assunto da mensagem.

Вам также может понравиться