Вы находитесь на странице: 1из 68

AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS

INTRODUO

CONSIDERANDO QUE UM DOS OBJETIVOS DA


PERCIA AMBIENTAL IDENTIFICAR E

AVALIAR OS IMPACTOS E A INTESIDADE DOS


DANOS AMBIENTAIS OCORRIDOS EM DETERMINADO EVENTO, VAMOS APRESENTAR ALGUNS CONCEITOS DO ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL QUE PODEM SER APLICADOS

NA REA EM QUESTO

CONCEITOS
CONFORME O ART. 225 DA CONSTITUIO FEDERAL, O ESTUDO DE AVALIAO DE IMPACTOS AMBIENTAIS (EIA) EXIGIDO NA FORMA DA LEI, PARA A INSTALAO DE OBRA OU ATIVIDADE POTENCIALMENTE PERIGOSAS DE CAUSAR DANO AO MEIO AMBIENTE CONSIDERANDO QUE NA PERCIA AMBIENTAL NECESSRIO CONSTATAR AVALIAR E VALORAR O DANO AMBIENTAL OCORRIDO EM UMA OBRA O ATIVIDADE EM FUNCIONAMENTO, O USO DE UM EIA J EXISTENTE BASTANTE TIL E RECOMENDVEL

A METODOLOGIA DE EIA TAMBM PODE SER UTILIZADA PARA A PARA A ELABORAO DA MATRIZ DE IMPACTO VISANDO CONHECER A MAGNITUDE E IMPORTNCIA DOS DANOS AMBIENTAIS OCORRIDOS EM UM ACIDENTE, SOB INVESTIGAO DE UMA PERCIA AMBIENTAL

CONCEITO IMPACTO AMBIENTAL: DEFINI-SE IMPACTO AMBIENTAL COMO SENDO UMA PERTURBAO NO ECOSSISTEMA PROVENIENTE DE UMA AO OU OMISSO HUMANA (EFEITO AMBIENTAL), QUALIFICADA DE POSITIVA OU NEGATIVA POR UM CERTO GRUPO SOCIAL, NO CONTEXTO DE SUA REALIDADE ESPACIAL E TEMPORAL. NOTA-SE QUE O EFEITO AMBIENTAL INCLUI A NOO DE JULGAMENTO, VALOR POSITIVO (BENFICO) OU NEGATIVO (PREJUDICIAL). PORTANTO, O CONCEITO DE IMPACTO AMBIENTAL RELATIVO PORQUE O JULGAMENTO QUE LHE INTRNSECO VARIA NO ESPAO E NO TEMPO.

ESPAO X TEMPO

IMPACTO AMBIENTAL

Evoluo do Meio Ambiente sem Impacto

Impacto Ambiental
QA

Evoluo do Meio Ambiente com Impacto

ta

to

ti

tf

tc

QA = ndice de qualidade do meio ambiente, ta = momento atual, to = momento do incio da ao, ti = momento do incio do impacto, tf = momento de finalizao da ao e tc = momento de interesse considerado

AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL (AIA)


UM INSTRUMENTO DE POLTICA AMBIENTAL, FORMADA POR UM CONJUNTO DE PROCEDIMENTOS CAPAZ DE ASSEGURAR DESDE O INCIO DO PROCESSO, QUE SE FAA UM EXAME SISTEMTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS DE UMA AO PROPOSTA E DE SUAS ALTERNATIVAS, E QUE OS RESULTADOS SEJAM APRESENTADOS DE FORMA ADEQUADO AO PBLICO E AOS RESPONSVEIS PELA TOMADA DE DECISO.

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA)


O CONJUNTO DE ATIVIDADES TCNICAS E CIENTFICAS QUE INCLUEM O DIAGNSTICO AMBIENTAL, A IDENTIFICAO, PREVISO, MEDIO, ANLISE, INTERPRETAO E VALORIZAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS, E A DEFINIO DE MEDIDAS MITIGADORAS E DOS PROGRAMAS DE

MONITORAMENTO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NECESSRIOS PARA A


SUA CONTNUA AVALIAO.

RELATRIO DE IMPACTO AMBIENTAL (RIMA)


O DOCUMENTO DO PROCESSO DE AVALIAO DE IMPACTO AMBIENTAL E DEVE ESCLARECER EM LINGUAGEM CORRENTE (POPULAR), TODOS OS ELEMENTOS DA PROPOSTA EM ESTUDO, DE MODO, QUE ESTAS INFORMAES POSSAM SER UTILIZADAS NA

TOMADA DE DECISO E DIVULGADOS PARA O PBLICO EM GERAL


(EM ESPECIAL PARA A COMUNIDADE AFETADA). O RIMA CONSUBSTANCIA AS CONCLUSES DO EIA, DEVENDO APRESENTAR A DISCUSSO DOS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS CONSIDERADOS RELEVANTES NO ESTUDO.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE EIA


OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE EIA SO:

rgo Ambiental Licenciador: Federal, Estadual, Municipal; Ministrio Pblico: Promotoria e Procuradoria Pblica; Empreendedor: o interessado, do Poder Pblico ou privado; Equipe Interdisciplinar: So os consultores da empresa; rgo No Governamentais (ONGs): Grupos sociais organizados Populao Afetada: Direta ou Indiretamente; Instituies Governamentais: Outros rgos do governo Consultores Autnomos: Especialistas que podem ser contratados para auxiliarem na anlise do EIA e do RIMA.

ETAPAS DO PROCESSO DE EIA


A FIM DE HOMOGENIZAR A PREPARAO, ELABORAO E APRESENTAO DO EIA E DO RIMA AS ETAPAS RECOMENDADAS SO AS SEGUINTES:

- ELABORAO DO EIA
- ELABORAO DO RIMA

- AUDINCIA PBLICA
- TOMADA DE DECISO

ELABORAO DO EIA
1. CADASTRAMENTO DE PESSOAS FSICAS E JURDICAS: EQUIPE MULTIDISCIPLINAR. 2. ATENDIMENTO A LEGISLAO: SEGUIR DIRETRIZES DA PNMA.

3. CARACTERIZAO DO EMPREENDIMENTO: REA, LAY-OUT, PROCESSO, MO DE


OBRA, OPERAO, MATERIAS-PRIMA, PRODUTOS PERIGOSOS. 4. DEFINIO DA REA DE INFLUNCIA: LIMITES GEOGRFICOS AFETADOS, BACIA HIDROGRFICA ASSOCIADA COM O LOCAL. 5. DIAGNTICO AMBIENTAL: MEIO FSICO, BIOLGICO, SOCIO-ECONMICO. 6. ANLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS: POSITIVOS, NEGATIVOS, DIRETOS, INDIRETOS, IMEDIATOS, TEMPORAIS, REVERSSVEIS, ETC. 7. DEFINIO DAS MEDIDAS MITIGADORAS E COMPENSATRIAS: MEDIDAS PREVENTIVAS, CORRETIVAS (SISTEMAS DE TRATAMENTO E CONTROLE), AS COMPENSATRIAS DEVEM SER DISCUTIDAS COM A COMUNIDADE. 8. ELABORAO DO PROGRAMA DE MONITORAMENTO: PARMETROS, CRONOGRAMA, EQUIPAMENTOS, RELATRIOS. 9. APRESENTAO E ANLISE DAS ALTERNATIVAS DE REALIZAO DO PROJETO

10. ANLISE DE RISCOS: QUALITATIVA, QUANTITATIVA, RISCO INDIVIDUAL E SOCIAL.


11. PARTICIPAO DA SOCIEDADE CIVIL: AUDINCIA PBLICA (PUBLICIDADE).

DIAGNSTICO AMBIENTAL DO EIA


o meio fsico: o subsolo, as guas, o ar e o clima, destacando os recursos minerais, a topografia, os tipos e aptides do solo, os corpos dgua, o regime hidrolgico, as correntes marinhas; as correntes atmosfricas; o meio biolgico: tanto terrestre quanto aqutico, os ecossistemas naturais, a fauna, a flora, destacando as espcies indicadoras da qualidade ambiental, de valor cientfico, econmico, raras e gerais, ameaadas de extino, e as reas de preservao permanente; o meio scio-econmico: o uso e ocupao do solo, o uso da gua, destacando os stios e monumentos arqueolgicos, histricos e naturais, as relaes de dependncia entre a sociedade local, os recursos ambientais e o potencial de utilizao futura deste recursos, considerando as caractersticas tradicionais da comunidade.

ELABORAO DO RIMA
objetivos e justificativas do projeto, sua relao e compatibilidade com as polticas setoriais, planos e programas de governo; a descrio do projeto e suas alternativas tecnolgicas e locacionais, especificando para cada um delas, nas fases de construo e operao, a rea de influncia, as matriasprimas, a mo de obra, as fontes de energia, os processos e tcnicas operacionais, os provveis efluentes, emisses atmosfricas, resduos e perdas de energia, os empregos diretos e indiretos a serem gerados; a sntese dos resultados do diagnstico ambiental da rea de influncia do projeto; a descrio dos provveis impactos ambientais da implantao e operao da atividade, tempo de incidncia dos impactos e indicando os mtodos, tcnicas e critrios adotados para a sua identificao, quantificao e interpretao; a caracterizao da qualidade ambiental futura da rea de influncia, comparando com diferentes situaes de execuo do projeto, bem como com a hiptese de no realizao a descrio do efeito separado das medidas mitigadoras previstas em relao aos impactos negativos, apresentando aqueles que no puderem ser evitados e o grau de alterao esperado; o programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos; recomendao quanto alternativa mais favorvel (concluso e comentrios gerais)

AUDINCIA PBLICA
A AUDINCIA PBLICA TEM POR FINALIDADE A DIVULGAO, DISCUSSO DO PROJETO E DE SEUS IMPACTOS, AS SUAS ALTERNATIVAS LOCACIONAIS E TECNOLGICAS, ALM DE COLHER OPINIES, SUGESTES E CRTICAS PARA SUBSIDIAR A DECISO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL, CONSTITUINDO-SE ATO FORMAL E CONSULTIVO.

A AUDINCIA DEVER SER REALIZADA EM LOCAL ACESSVEL TODOS OS

INTERESSADOS EM TODOS OS MUNICPIOS AFETADOS E TODOS PODERO


FAZER USO DA PALAVRA, PELA ORDEM DE INSCRIO. ELA DEVER SER GRAVADA POR MEIOS SONOROS E VISUAIS E SERVIR DE BASE PARA A ELABORAO DO RELATRIO DA REUNIO. AO FINAL DE CADA AUDINCIA PBLICA SER LAVRADA UMA ATA SUCINTA.

TOMADA DE DECISO NO PROCESSO EIA-RIMA


CUMPRIDAS AS ETAPAS DE ELABORAO E ANLISE DO EIA/RIMA DIFERENTES DECISES PODEM SER ADOTADAS PELOS RGOS GOVERNAMENTAIS, DENTRE AS QUAIS PODEMOS CITAR:

O EIA/RIMA SO APROVADOS E A OBRA LICENCIADA, POIS NO CAUSA IMPACTO AMBIENTAL SIGNIFICATIVO, OU POR OUTRO LADO, AS MEDIDAS MITIGADORAS E/OU COMPENSATRIAS SO ADEQUADAS; O EIA/RIMA SO APROVADOS, POIS ATENDEM S EXIGNCIAS CONSTANTES NA LEGISLAO EM VIGOR, MAS A OBRA NO LICENCIADA, POIS CAUSA IMPACTO AMBIENTAL SIGNIFICATIVO NEGATIVO REGIO;

O EIA/RIMA DEVEM SER REFEITO, POIS NO ATENDE S EXIGNCIAS DA LEGISLAO EM VIGOR;


O EIA/RIMA DEVEM SER COMPLETADOS E SUBMETIDOS A NOVA ANLISE E; O EIA/RIMA NO FORAM DEFINITIVAMENTE APROVADOS.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Uma vez realizado e aprovado o EIA de um empreendimento possvel a obteno do licenciamento ambiental do projeto.
No caso da percia ambiental, o licenciamento ambiental do empreendimento sob anlise deve sempre ser solicitado e verificada a sua validade, as condicionantes do licenciamento e os termos aditivos, caso existam.

Em diversas ocasies o empreendimento sobre modificaes estruturais e de processo durante a sua vida til, no entanto, o licenciamento desta modificaes, geralmente, no solicitado conforme rege a legislao. Basicamente, existem trs tipo de licenas: LICENA PRVIA, LICENA DE INSTALAO E A LICENA DE OPERAO.

LICENA PRVIA (LP)


SOLICITADA NO INCIO DO PROCESSO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, OU SEJA, NA FASE DE PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE. NESTA FASE EXIGIDA PELO PODER PBLICO, A ELABORAO DO EIA/RIMA. OS DOCUMENTOS, GERALMENTE, SOLICITADOS SO: O CADASTRO DA ATIVIDADE O REQUERIMENTO DO SOLICITANTE, CARACTERSTICAS DA OBRA, CPIA DAS NOTCIAS EM JORNAL DE CIRCULAO REGIONAL E NO DIRIO OFICIAL, QUE TORNA PBLICO O PEDIDO DE LICENCIAMENTO E A CPIA DO PAGAMENTO DA TAXA. CABE OBSERVAR QUE NADA IMPEDE QUE O RGO LICENCIADOR VENHA EXIGIR DEMAIS DOCUMENTOS PARA SUBSIDIAR A TOMADA DE DECISO.

LICENA DE INSTALAO (LI)


ESTA LICENA SOLICITADA APS A OBTENO DA LICENA PRVIA. NESTA FASE SO APRESENTADOS OS PROGRAMAS AMBIENTAIS TAIS COMO: PLANOS DE CONTROLE E RECUPERAO AMBIENTAL, PROJETOS DAS UNIDADES DE TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAS, OS PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RISCO. OS DOCUMENTOS SO SEMELHANTES AOS APRESENTADOS NA ETAPA ANTERIOR, PORM, ADEQUADOS ESTA FASE DO LICENCIAMENTO.

APS OBTENO DESTA LICENA O INTERESSADO PODER INICIAR A IMPLANTAO DA ATIVIDADE.

LICENA DE OPERAO (LO)


ESTA LICENA REQUERIDA APS A OBTENO DA L.P E L.I E, VEM ACOMPANHADA DA DOCUMENTAO NECESSRIA QUE SER CONCEDIDA SE TODOS O PROCEDIMENTO ANTERIOR FOR APROVADO.
NESTA FASE OS SISTEMAS DE ABATIMENTO E TRATAMENTO DOS POLUENTES EMITIDOS PELA ATIVIDADE SO TESTADOS QUANTO A SUA EFICINCIA PROPOSTA NO PROJETO.

TIPOLOGIA DOS IMPACTOS AMBIENTAIS


A CARACTERIZAO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS PODE SER REALIZADA CONSIDERANDO OS ELEMENTOS DOS IMPACTOS E AS SUAS POSSIBILIDADES
ELEMENTOS DOS IMPACTOS 1 DESENCADEAMENTO 2 FREQNCIA 3 - EXTENSO POSSIBILIDADES IMEDIATO, DIFERENCIADO, ESCALONADO CONTNUA, DESCONTNUA, SAZONAL PONTUAL, LINEAR, ESPACIAL

4 REVERSIBILIDADE
5 - DURAO 6 - MAGNITUDE 7 - IMPORTNCIA 8 SENTIDO 9 ORIGEM

REVERSVEL, IRREVERSVEL
1 ANO, DE 1-10 ANOS, DE 10-50 ANOS GRANDE, MDIA, PEQUENA IMPORTANTE, MODERADA, FRACA, DESPREZVEL POSITIVO, NEGATIVO DIRETA, INDIRETA, TERCIRIA

10 - ACUMULAO
11 - SINERGIA 12 DISTRIBUIO DO NUS

LINEAR, QUADRTICA, EXPONENCIAL


PRESENTE, AUSENTE SOCIALIZADOS, PRIVATIZADOS

DIAGNSTICO DO MEIO AMBIENTE


OS COMPONENTES AMBIENTAIS QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NA ANLISE DO DANO AMBIENTAL E SUA VALORAO, SO ATMOSFERA, SOLO, GUA, FLORA, FAUNA, UNIDADES PAISAGSTICAS, USO DO TERRENO, EFEITOS SOBRE A POPULAO, INFRA -ESTRUTURA, OBRAS CULTURAIS E DE ECONOMIA.

A DETERMINAO DO GRAU DE IMPORTNCIA DO IMPACTO AMBIENTAL SOBRE OS COMPONENTES AMBIENTAIS PEMITE DETERMINAR A MUDANA DA QUALIDADE AMBIENTAL DO MEIO ANALISADO.
IMPORTNCIA DO IMPACTO AMBIENTAL (IP): PARA A DETERMINAO DO EFEITO DE UMA AO SOBRE O COMPONENTE AMBIENTAL PODE-SE UTILIZAR A RELAO MOSTRADA ABAIXO EM CONJUNTO COM OS VALORES MOSTRADOS NA TABELA SEGUINTE IP = [3I + 2E + M + P + R]

TABELA FATORES UTILIZADOS NO CLCULO DA IMPORTNCIA DO IMPACTO AMBIENTAL SINAL Impacto benfico = + 1 Impacto prejudicial = -1 INTENSIDADE (I) (dano) Baixa = 1 Mdia = 2 Alta = 4 Muito Alta = 8 Total= 16 MOMENTO (M) (ti to) Longo prazo = 1 Mdio prazo = 2 Imediato = 4

EXTENSO (E) (rea de Influncia) Pontual = 1 Parcial = 2 Extensa = 4 Total = 8 Crtica 8 PERSISTNCIA (P) (permanncia do efeito) Recuperao imediata (< 1 ano) = 1 Temporal ( 1- 3 anos) = 2 Recuperao Longa (3-10 anos) = 4 Permanente = 8 MEDIDAS CORRETIVAS - Em Projeto = P - Em Obra = O - Em funcionamento = F - Sem possibilidade = N

REVERSIBILIDADE (R) Curto prazo = 1 Mdio prazo = 2 Longo prazo = 4 Irreversvel = 8 Irrecupervel = 20 IMPORTNCIA (IP) IP = 1 x (3I + 2E + M + P + R)

CLCULO DA IMPORTNCIA DO IMPACTO


A IMPORTNCIA DO IMPACTO ASSUME VALORES NA FAIXA DE 8 A 100. APRESENTA VALORES INTERMEDIRIOS (ENTRE 40 E 60) PARA AS SEGUINTES SITUAES:

Intensidade total e valores mnimos dos outros fatores; Intensidade alta, efeito irrecupervel e valores muito altos dos outros fatores; Intensidade mdia ou baixa, efeito irrecupervel, e valores muito altos de pelo menos para dois fatores.
OUTROS FATORES IMPORTANTES NA AVALIAO DOS DANOS AMBIENTAIS SO A MAGNITUDE E VALORAO

METODOLOGIAS DE AIA
METODOLOGIA DERIVADA DO E.U.A DA DCADA DE 70. NO EXISTE MTODO GERAL, CADA CASO UTILIZA UM TIPO DE METODOLOGIA (HIDROELTRICA, ESTRADA...).

EXISTEM, BASICAMENTE AS SEGUINTES METODOLOGIAS:


Espontneas (Ad. Hoc); Listagens (Check-list); Matrizes de Interao; Redes de Interaes (Networks); Metodologias Quantitativas (Batelle Columbus); Modelos de Simulao; Mapas de Superposio (Overlay); Projeo de Cenrios, entre outras.

MTODOS DE AIA
MTODO Mtodo Ad Hoc DESCRIO Reunio de Especialistas; Criao de Grupos de Trabalho Interdisciplinares APLICAO Avaliaes em tempo curto e quando h carncia de dados A legislao vigente no pas no permite sua utilizao como mtodo de AIA Diagnstico ambiental da rea de influncia VANTAGENS DESVANTAGENS No fazem anlise sistemtica dos impactos Resultados com alto grau de subjetividade e pouco fundamentas

Rapidez Baixo custo

Listagem de Verificao Simples

Listas de fatores ambientais associados parmetros Ambientais Listas mais orientao para anlise dos impactos (fontes de danos, tcnicas de previso), questionrio

No identificam impactos diretos e indiretos No consideram caractersticas temporais dos impactos, nem espaciais Ajudam a lembrar de todos os fatores ambientais que podem ser afetados, evitando omisses de impactos Ambientais Relevantes No analisam as interaes dos fatores ou dos impactos ambientais No consideram a dinmica dos sistemas Ambientais Quase nunca indicam a magnitude dos impactos

Diagnstico ambiental da rea de influncia, anlise dos impactos

Descritivas

Escalares

Listas mais escalas de valores para fatores e impactos ambientais

Diagnstico ambiental, comparao de Alternativas

Escalares Ponderadas

Como as escalares, incorporando o grau de importncia dos Impactos

Diagnstico ambiental, valorao dos impactos, comparao das alternativas

Resultados subjetivos

MTODO

DESCRIO

APLICAO

VANTAGENS

DESVANTAGENS No identificam impactos diretos

Matriz de Interao

Listagem de controle bidimensional dispondo nas linhas os fatores ambientais e nas colunas as aes do projeto Cada clula de interseo representa a relao de causa e efeito gerador do Impacto

Identificao dos impactos ambientais Diretos

Boa disposio visual do conjunto de impactos diretos Simplicidade de Elaborao Baixo Custo

No consideram caractersticas espaciais dos impactos Subjetividade na atribuio da magnitude (usa smbolos)

No atendem s demais etapas do EIA


No consideram a dinmica dos sistemas ambientais No destacam importncia relativa dos impactos No consideram aspectos temporais e espaciais dos impactos No atendem s demais etapas do EIA No prevem clculo da magnitude No consideram a dinmica dos sistemas ambientais

Redes de Interao

Grfico ou diagrama representando cadeias de impactos gerados pelas aes do projeto

Identificao dos impactos ambientais diretos e indiretos (secundrio, tercirio)

Abordagem integrada na anlise dos impactos e suas Relaes Facilidade de troca de informaes entre Disciplinas

Superposio de Cartas

Preparao de cartas temticas em transparncia, sntese das interaes dos fatores ambientais por superposio das cartas ou processamento no Computador

Projeto lineares, escolha de alternativas de menor impacto

Subjetividade dos resultados Boa disposio visual No quantifica a magnitude dos impactos No admite fatores ambientais no mapeveis, difcil incluso de impactos scio-econmicos

MATRIZ DE INTERAO ESTUDO DE CASO


- VAMOS APLICAR ESTA METODOLOGIA PARA O CASO DO IMPACTO SOBRE A QUALIDADE DA GUA DEVIDO A EXPLORAO DE CARVO - NAS LINHAS VAMOS REPRESENTAR OS FATORES AMBIENTAIS E NAS COLUNAS VAMOS COLOCAR AS AES PROPOSTAS

- PARA CADA CLULA VAMOS COLOCAR UMA DIAGONAL QUE REPRESENTA A INTERAO ENTRE O FATOR E A AO, EM TERMOS DE IMPORTNCIA E MAGNITUDE
- EM SEGUIDA VAMOS SOMAR OS VALORES NAS LINHAS E COLUNAS PARA SE OBTER O GRAU DE IMPORTNCIA E MAGNITUDE TOTAL - VAMOS ADOTAR O INTERVALO DE VALORES DE [0 5] PARA AMBAS AS VARIVEIS. VAMOS ATRIBUIR 1 PARA AQUELAS DE PEQUENA INTENSIDADE E 5 PARA AS DE GRANDE INTENSIDADE.

MATRIZ DE INTERAO DA EXPLORAO DE CARVO E QUALIDADE DA GUA


Caracterstica Ambiental gua Superficial H2O Ocenica Exploso Furos 2\4 Escavao superficial 2\4 Furo Poo 2\2 Dragagem 2\3 Explorao Madeireira 1\2 Pesca Comercial 1\4 Caa Comercial 2\2 TOTAL I\M 12\ 21

1\2

1\1

1\2

1\2

0\0

5\4

0\0

9 \ 11

Aqfero Qualidade

2\1 2\1

2\2 4\4

5\4 1\3

0\0 1\2

0\0 1\2

0\0 5\3

0\0 5\3

9\7 19 \18

Temperatura Reposio Geada

0\0 0\0 1\1 8\9

0\0 2\3 1\1 12\15

0\0 3\3 0\0 12\14

0\0 2\3 0\0 6\10

1\3 2\2 1\2 6 \ 11

0\0 0\0 0\0 11 \ 11

0\0 0\0 0\0 7\5

1\3 9 \ 11 3\4 62 \ 65

TOTAL I\M

MTODO BATTELLE - EES


O MTODO ENVIRONMENTAL EVALUATION SYSTEM (EES) UM MTODO QUANTITATIVO PARA AVALIAO DA PERDA DE QUALIDADE AMBIENTAL DE UM ECOSSISTEMA.

NESTE MTODO O SISTEMA AMBIENTAL DIVIDIDO EM 4 CATEGORIAS, AS CATEGORIAS EM 18 COMPONENTES E CADA COMPONENTE EM 78 PARMETROS ESPECFICOS.

O MTODO CONSISTE BASICAMENTE EM 4 PASSOS:

1- TRANSFORMAO DOS VALORES DOS PARMETROS EM NDICES DE QUALIDADE AMBIENTAL (IQA) , NA ESCALA DE 0 - 1, PIOR PARA MELHOR, FUNO EXPERIMENTAL
2 ATRIBUIO DO GRAU DE IMPORTNCIA DE CADA PARMETRO, DISTRIBUIR 1.000 PONTOS (UNIDADES DE IMPORTNCIA - UPI) PELOS PARMETROS. O VALOR ATRIBUDO CORRESPONDE A IMPORTNCIA DO PARMETRO EM RELAO A OUTRO 3 MULTIPLICAO DOS NDICES DE QUALIDADE AMBIENTAL PELAS UNIDADES DE IMPORTNCIA CORRESPONDENTE, PARA SE OBTER OS VALORES DE CADA IMPACTO. 4 FINALMENTE, CALCULA-SE A DIFERENA DA QUALIDADE AMBIENTAL INICIAL E FINAL DO SISTEMA ANALISADO DECORRENTE DO IMPACTO, EXPRESSA EM UNIDADES DE IMPACTO AMBIENTAL (UIA)

ESTUDO DE CASO VAZAMENTO DE H2SO4

ESQUEMA DO VAZAMENTO DE ACIDO SULFURICO NA AREA DE DESCAREGAMENTO DE PRODUTOS QUIMICOS

LINHA DE DRENAGEM PARA SUMP PUMP DADOS DO VAZAMENTO DE PRODUTO QUIMICO VALVULA DE DRENAGEM DA BACIA PRODUTO: ACIDO SULFURICO LOCA: AREA DE TRANSFERENCIA DATA: HORA INICIO: 11:50' HORA FINAL: 12:02' CAUSA: ROMPIMENTO DE MANGUEIRA DE CONEXCAO DO CAMINHAO TANQUE PARA O TANQUE DE ARMAZANAMENTO MASSA DE ACIDO PERDIDA: 13.OOO kG TANQUE DE ACIDO SULFURICO BACIA DE CONTENCAO

DRENAGEM DE PRODUTOS QUIMICOS

ACIDO SULFURICO

PONTO DO VAZAMENTO

DRENAGEM PLUVIAL

POCA DE ACIDO SULFURICO

FATOS E EVIDNCIAS

CONSEQUNCIAS
Lagoa Sul Lagoa Norte
Drenagem interna Empresa

I
Drenagem externa

TAB

EP A

EP. B

AES DE CONTENO E ATENDIMENTO DO ACIDENTE

NUVEM DE VAPOR TXICA


As reaes termodinamicamente possveis de ocorrer simultaneamente com a decomposio do cido sulfrico em gua so as seguintes:

2 HSO3 SO2 + H2SO4 SO4 -2 SO3 -1 + O2 SO3 (v) + H2O(v) H2SO4 (v) SO3 + H2SO4 H2S2O7 SO3 (v) SO2 (v) + O2 (v)

(4) (5) (6) (7) (8)

PLUMA DE VAPORES CIDOS ORIGINADA NO ACIDENTE

CONTAMINAO DO SUBSOLO E LENOL


Perfil Adimensional de H2SO4
0

0.25

0.5

0.75

Profundidade (m)

1.25

1.5

1.75

2.25

2.5 0.01

0.11

0.21

0.31

0.41 0.51 0.6 0.7 Conc entra o H2SO4 (adim e nsiona l)

0.8

0.9

Figura 64. Perfil adimensional da soluo de cido sulfrico no solo em funo da profundidade e do tempo de residncis (vermelho = 360 dias; azul = 180 dias; verde = 90 dias; rosa = 60 dias; ciano = 30 dias; preto = 10 dias)

BALANO DE MASSA DO H2SO4

Local Considerado Canaleta de drenagem de gua pluvial Poa no piso de asfalto

Massa (kg) 1.700,00 666,12

Acumulativa (kg) 1.700,00 2.366,12

Evaporado no tanque sump pump


Solo em torno da sump pump Total de cido sulfrico do vazamento H2O do tanque sump pump adicionada

392,00
10.940,00 13.698,12 400,00

2.758,12
13.698,12 13.698,12 14.098,12

GRADE DE AMOSTRAGEM REALIZADA NA PERCIA DE XX/XX A YY/YY

LOCAL DE AMOSTRAGEM Sump Pump Drenagem Poo H20

SOLO X X

H2O SUBTERRANEA X X X

GUA DO PIEZMETRO 9X

GUA POOS INTERNOS

GUA POOS EXTERNOS

GUA SUPERFICIAL X

5X

9X

Divisa
Sada da Lagoa EMPRESA A EMPRESA B Barragem Y Arroio 1 Arroio 2 Arroio 3 Rio Arroio 4 Aude Cacimba Mrcia

X
X X X

X
X X X X X X X X X

6.5
6.12

6.0

CONTAMINAO DO SOLO

5.5

Valor do pH

5.0

4.5

4.0
3.57

3.5

3.47

10.0
3.0 0.0 0.2 0.4 0.6 0.8 1.0 1.2 1.4

9.5
Profundidade do Solo (m)

9.0 8.5

8.0 7.5

Profundidade ( x 0.1 m)

7.0 8.0 7.5 7.0 6.5 4.5 6.0 5.5 5.0 2.0 3.0 4.0 Distncia (m) 5.0 6.0 7.0 4.0 3.5 (pH) 6.5 6.0 5.5 5.0

CONTAMINAO DA GUA DO SOLO


10.0

9.5 8.0 9.0 7.5 8.5 7.0 6.5 8.0 6.0 7.5 5.5 5.0 7.0 4.5 6.5 4.0 3.5 6.0 3.0 5.5 2.5 (pH) 5.0 1.5 2.0 2.5 3.0 3.5 4.0 4.5 5.0 5.5 6.0 6.5 7.0

Profundidade ( x 0.1 m)

Distncia (m)

ANLISE DO MANGOTE DO ACIDENTE

Grau de Importncia e Magnitude do Vazamento do H2SO4 no Acidente

Meio Solo gua da capa do solo guas superficiais guas subterrneas

Magnitude Mdia Grande Pequena Pequena

Importncia Grande Grande Mdia Pequena

Atmosfera
Comunidade vizinha

Mdia
Inexistnte

Grande
Inexistnte

MTODOS E TCNICAS DE ANLISE

CONSIDERANDO QUE NA REALIZAO DE UMA PERCIA AMBIENTAL USUAL E NECESSRIO A COLETA E ANLISE DE AMOSTRAS QUE CONSTITUEM AS PROVAS DA CONTAMINAO, VAMOS APRESENTAR ALGUNS PARMETROS E TCNICAS DE ANALTICAS. CABE OBSERVAR QUE OS RESULTADOS DESTAS ANLISES TAMBM SO UTILIZADAS PARA A DETERMINAO DO GRAU DO IMPACTO AMBIENTAL E DETERMINAO, POR EXEMPLO, DO DANO AMBIENTAL, MUDANA DO NDICE DE QUALIDADE E VALORAO DO IMPACTO. NESTA SEO VAMOS ABORDAR AS TCNICAS E PARMETROS USUAIS PARA OS MEIOS FSICOS AR, GUA E SOLO. PARA FAUNA E FLORA E INDIVDUOS EXISTEM MTODOS ESPECFICOS PARA SE AVALIAR A CONTAMINAO, COMO POR EXEMPLO, ANLISE DO SANGUE, URINA, CABELO, ETC.

ATMOSFERA (EMISSO E IMISSO)


PARA ANLISE DA QUALIDADE DO AR AMBIENTE UTILIZA-SE OS PARMETROS DA RESOLUO CONAMA 03 DE 29/06/90, PADRES DE QUALIDADE DO AR NO BRASIL
TEMPO DE AMOSTRAGEM 24 horas (1)* MGA (2)* 24 horas (1)* MAA (3)* 1 hora (1)* 8 horas (1)* 1 hora (1)* 24 horas (1)* MAA (3)* 24 horas (1)* MAA (3)* 1 hora (1)* MAA (3)* PADRO PRIMRIO (g/Nm3) 240 80 365 80 40.000 (35ppm) 10.000 (9ppm) 160 150 60 150 50 320 100 PADRO SECUNDRIO (g/Nm3) 150 60 100 40 40.000 (35ppm) 10.000 (9ppm) 160 100 40 150 50 190 100 MTODO DE MEDIO Amostrador de grandes volumes Pararosanlina Infravermelho no dispersivo Quimiluminescncia Refletncia Separao Inercial/filtrao Quimiluminescncia

POLUENTE Partculas totais em suspenso Dixido de Enxofre Monxido de carbono Oznio Fumaa Partculas inalveis Dixido de nitrognio

NDICE DE QUALIDADE DO AR
Classificao Faixas do IQA PTS Mdia (24h) g/m3 Fumaa Mdia (24h) g/m3 PI Mdia (24h) g/m3 SO2 Mdia (24h) g/m3 NO2 Mdia (1h) g/m3 O3 Mdia (1h) g/m3 CO Mdia (8h) ppm

Bom (0-50)

0-80

0-60

0-50

0-80

0-100

0-80

0-4,5

Regular (51-100)

>80-240

>60-150

>50-150

>80-365

>100-320

>80-160

>4,5-9,0

Inadequada (101-199)

>240-375

>150-250

>150-250

>365-800

>320-1130

>160-400

>9,0-15

M (200-299)

>375-625

>150-420

>250-420

>800-1600

>1130-2260

>400-800

>15-30

Pssima (300-399)

>625-875

>420-500

>420-500

>1600-2100

>2260-3000

>800-1000

>30-40

Crtica Acima de 400

>875

>500

>500

>2100

>3000

>1000

>40

ANLIDOR ISOCINTICO PARA EMISSO EM CHAMIN

AMOSTRADOR DE PARTCULAS SUSPENSAS

AMOSTRADOR TRIGS E SO2

GUA SUPERFICIAL E SUBTERRNEA


PARA A DETERMINAO DO NVEL DE CONTAMINAO DA GUA E SEU PADRO DE QUALIDADE UTILIZAM-SE OS PARMETROS DA RESOLUO CONOMA 20 DE 18/05/86. ESTA RESOLUO CLASSIFICA AS GUAS SUPERFICIAIS EM DOCES, SALOBRAS E SALINAS E ESTABELECE LIMITES MXIMOS DE CONTAMINAO PARA CADA CLASSE. PARA GUA SUBTERRNEA PODE-SE UTILIZAR OS PADRES DA PORTARIA MINISTERIAL 518/2004. PADRES DE POTABILIDADE DA GUA. A RESOLUO CONAMA 20 TAMBM CLASSIFICA OS CORPOS HDRICOS INTERIORES EM CLASSE ESPECIAL E CLASSE 1 A 4, EM FUNO DO USO POTENCIAL DA GUA.

CLASSES DE RECURSOS HDRICOS


Podem ser consideradas guas de boa qualidade aquelas enquadradas nas classes especial, 1 e 2. Os corpos hdricos que se enquadram nesta classificao asseguram o funcionamento normal do ecossistema aqutico. CLASSE ESPECIAL a) abastecimento domstico sem prvia ou com simples desinfeco; b) preservao do equilbrio natural das comunidades aquticas.

CLASSE 1 a) abastecimento domstico aps tratamento simplificado; b) proteo das comunidades aquticas; c) recreao de contato primrio (natao, esqui aqutico e mergulho); d) irrigao de hortalias que so consumidas cruas e de frutas que se desenvolvam rente ao solo e que sejam ingeridas cruas sem remoo de pelcula; e) criao natural e/ou intensiva (aquicultura) de espcies destinadas alimentao humana.
CLASSE 2 a) abastecimento domstico, aps tratamento convencional; b) proteo das comunidades aquticas; c) recreao de contato primrio; d) irrigao de hortalias e plantas frutferas; e) criao natural e/ou intensiva (aquicultura) de espcies destinadas alimentao humana. CLASSE 3 a) abastecimento domstico, aps tratamento convencional; b) irrigao de culturas arbreas, cerealferas e forrageiras; c) dessedentao de animais. CLASSE 4 a) navegao; b) harmonia paisagstica; c) usos menos exigentes.

DADOS DE QUALIDADE DA GUA SUPERFICIAL OS PRINCIPAIS PARMETROS UTILIZADOS PARA AVALIAO DA QUALIDADE DA GUA SO: - OXIGNIO DISSOLVIDO - DEMANDA BIOQUMICA DE OXIGNIO (DBO)

- COLIFORMES FECAIS
- METAIS PESADOS

PADRES DE EMISSO DE EFLUENTES LQUIDOS CONAMA 20


Parmetros Oxignio Dissolvido Coliformes Fecais pH DBO Nitrognio Total Nitratos Fosfato Total Unidade mg/l nmp/100ml mg/l mg/l mg/l mg/l Classe 1 >= 6,0 200 Entre 6 e 9 <= 3,0 10,0 0,025 Classe 2 >= 5,0 1.000 Entre 6 e 9 <= 5,0 10,0 0,025 Classe 3 >= 4,0 4.000 Entre 6 e 9 <= 10,0 10,0 0,025 Classe 4 > 2,0 Entre 6 e 9 -

Turbidez
Slidos Totais DQO Cdmio Chumbo Cobre Cromo (+3) Cromo (+6) Mercrio Nquel Zinco

UNT
mg/l mg/l mg/l mg/l mg/l mg/l mg/l ug/l mg/l mg/l

<= 40
500 0,001 0,03 0,02 0,5 0,05 0,2 0,025 0,18

<= 40
500 0,001 0,03 0,02 0,5 0,05 0,2 0,025 0,18

<= 100
500 0,01 0,05 0,5 0,5 0,05 2,0 0,025 5,0

Na CLASSE ESPECIAL, exigida a ausncia de Coliformes Fecais.

PARMETROS DE QUALIDADE DA GUA


OXIGNIO DISSOLVIDO: O oxignio dissolvido na gua fundamental para manuteno da vida aqutica. Quanto menor a concentrao (< 2,0 mg/l) de oxignio dissolvido,maior a possibilidade de ocorrncia de mortandade de peixes e outros seres do meio aqutico. Altas concentraes de O2 dissolvido no meio, alm de benficas para a vida aqutica favorecem a depurao da matria orgnica lanada nos corpos hdricos. DBO (Demanda Bioqumica de Oxignio): a quantidade de oxignio necessria para depurar a matria orgnica biodegradvel lanada na gua. Portanto, indica a presena de matria orgnica, que pode ter origem nos esgotos cloacais ou nos efluentes industriais. Quanto maior a concentrao de DBO na gua haver uma tendncia de reduo na concentrao do oxignio que est dissolvido na gua.

PARMETROS DE QUALIDADE DA GUA


COLIFORMES FECAIS: Indicam a presena de esgotos cloacais nas reas urbanas. Altas concentraes de coliformes fecais so acompanhadas de concentraes mais elevadas da matria orgnica (DBO). A presena de esgotos cloacais aumenta possibilidade de contrair doenas de veiculao hdrica. Em reas rurais pode indicar a contaminao oriunda de atividades de pecuria.
METAIS PESADOS: So apresentados grficos dos seguintes metais pesados cdmio, chumbo, cobre, cromo total, mercrio, nquel e zinco. Quando encontrados em reas urbanas so indicativos da presena de efluentes industriais (metalrgicas com galvanoplastia, indstrias qumicas, curtumes, etc.). Em reas rurais, os metais esto presentes em fungicidas e outros tipos de agrotxicos. Podem ser encontrados tambm em reas de minerao. Em alguns casos so decorrentes das caractersticas geolgicas locais.

SOLO E LENOL FRETICO


PARA ANLISE DA CONTAMINAO DO TERRENO E DO LENOL FRETICO DIVERSAS TCNICAS PODEM SER UTILIZADAS. OS PRINCIPAIS MTODOS SO: OS BIOLGICOS, GEOFSICOS, ANLISE DE GS POR CROMATOGRAFIA, SONDAGEM E AMOSTRAGEM: DO SOLO, DO AR E GASES INTERSTICIAL, E DA GUA SUBTERRNEA PARA ENSAIOS ANALTICOS.

ANLISE DE AR E GASES NO SOLO


A DETERMINAO DA CONCENTRAO DOS VAPORES E GASES PRESENTES NOS INTERSTCIOS DO TERRENO PODE SER REALIZADA NO LOCAL ATRAVS DE UM FID QUE SERVE PARA A MEDIO DA CONCENTRAO TOTAL DE (HC) HIDROCARBONETO EM PPM (PARTES POR MILHO). SONDA Drger-Stitz

Sada para bomba de suco adaptador Sonda capilar Ar do solo

Haste de perfurao

MTODOS GEOFSICOS - SOLO


MTODOS BIOLGICOS O biomonitoramento consiste no registro qualitativo e quantitativo de substncias nocivas no meio ambiente atravs de indicadores biolgicos. Neste mtodo so usados organismos de forma padronizada. Geralmente, os organismos j existem no ecossistema, como por exemplo, o teste de crescimento de vegetais, teste de bactrias luminosas, teste de reproduo de bactrias, etc.

MTODOS GEOFSICOS Os mtodos geofsicos consistem na sondagem por radar, processos ssmicos e processos de induo geoeltricos. A vantagem destes mtodos consiste no fato de eles no causarem danos, isto , no so necessrios servios de terraplanagem, perfuraes ou trabalhos dispendiosos similares. Nos processos de medio geoeltricos aplicada uma tenso contnua 900 volt na superfcie do solo com dois eletrodos, baseado em informaes geolgicas, os dados coletados mostram alterao das propriedades de condutncia e resistividade eltrica do terreno, indicando ou no a presena de contaminantes.

AMOSTRAGEM DE GUA SUBTERRNEA


O OBJETIVO DA AMOSTRAGEM OBTER UMA AMOSTRA

REPRESENTATIVA DA GUA SUBTERRNEA PARA SE REALIZAR AS ANLISES FSICO-QUMICAS, PERMITINDO ASSIM A DETERMINAO DA QUALIDADE DA GUA SUBTERRNEA.
NA ANLISE DA GUA SUBTERRNEA SO OBTIDOS OS PARMETROS : - HIDROGEOLGICOS: NVEL DO LENOL, DIREO DO
FLUXO;

- FSICO-QUMICOS: CONTAMINATES E QUALIDADE

ENSAIOS ANALTICOS
OS PARMETROS, GERALMENTE, ANALISADOS SO: VALOR DO PH; CONDUTIVIDADE ELTRICA; TEOR DE OXIGNIO; POTENCIAL REDOX; HIDROCARBONETOS TOTAIS DE PETRLEO (TPH); AROMTICOS (BTEX); HIDROCARBONETOS AROMTICOS POLICCLICOS (PAH); FENIS; SUBSTNCIAS ORGNICAS HALOGENADAS; HIDROCARBONETOS CLORADOS VOLTEIS E SEMI-VOLTEIS.

ALGUNS EXEMPLO DE CONTAMINANTES E PARMETROS QUE DEVEM SER AMOSTRADOS SO, POR EXEMPLO, GASOLINA, DIESEL (THP, BTEX); LEOS EM GERAL (TPH); SOLVENTES (VOCS); METAIS (METAIS ESPECFICOS).

PARMETROS ANALISADOS EM GUA SUBTERRNEA CONTAMINADA


Parmetros de soma Parmetros de grupo Parmetros Orientativos

Carbono Orgnico Total (COT)


Carbono Orgnico Dissolvido (DOC) Carbono Orgnico Voltil (VOC) Demanda Bioqumica de Oxignio (DBO) Demanda Qumica de Oxignio (DQO)

Halognio Orgnico Absorvvel (AOX)


Compostos Halogenados Extraveis (EOX) Compostos Orgnicos Halogenados Volteis (VOCH)

boro, cloreto, sulfato Hidrocarbonetos Halogneos


Hidrocarbonetos Aromticos Policclicos (PAH) PCB; fenis

Substncias Hmicas

MTODOS INSTRUMENTAIS
Processo Eletroqumico Processos Espectromtricos Processos Cromatogrficos Processos fsico-atmicos

pH
Condutividade potencial de Redox potenciometria (eletrodos seletivos) polarografia

Espectrometria infravermelho (IR) Espectrometria UV/VIS Espectrometria de fluorescncia

Cromatografia
Gasosa (GC) - Lquida de alta performance (HPLC) - Camada delgada (CCD)

Espectrometria

de massa Raios X

Medidas de radioatividade

Espectrometria de absoro atmica (AAS)


Espectrometria de emisso (AES)

PARMETROS DE CONTAMINAO DO SOLO LISTA ALEM

Вам также может понравиться