Вы находитесь на странице: 1из 13

RECURSOS TERAPUTICOS II TERMOTERAPIA NAS AFECES ORTOPDICAS E TRAUMATOLGICAS

PROF. FLAVIANO MOREIRA

APARELHOS MAIS UTILIZADOS: Lmpada de Infravermelho Diatermia por Ondas curtas Diatermia por Microondas Turbilho Ultra Som

HOMEOTERMIA = Padro de regulao da temperatura na qual a variao cclica da temperatura corporal profunda (CENTRAL) mantida dentro dos limites de 2 C, apesar de variaes muito mais amplas na temperatura ambiente. Hipotermia - 35C - TEMPERATURA CORPORAL 37 C - Hipertermia 39C

LAMPADA DE INFRAVERMELHO
INFRAVERMELHO um tipo de radiao eletromagntica no ionizante com freqncia inferior a luz vermelha, mas superior s ondas de rdio. Produzidas por filamento eletricamente aquecido em um bulbo de vidro evacuado, em geral com a superfcie interna prateada refletora. Comprimento de onda: 770 a 12000 nm Potncia: 250 W Calor: Superficial: variando de 0,8 mm a 2,5 mm; 3 mm de profundidade

PENETRAO E A ABSORO LEI DO INVERSO DO QUADRADO DA DISTNCIA = I = 1/d2 Quanto maior a distncia menor a penetrao e a absoro.

INDICAES CLNICAS Incremento trmico em tecidos superficiais Relaxamento muscular Alvio da dor Resoluo de doenas da pele Acelerao da cicatrizao Facilitao da mobilidade articular

TEMPO DE TRATAMENTO = 15 a 20 minutos DISTNCIA PRECONIZADA = 40 a 100 cm DOSIMETRIA = Tolervel ao Paciente

DOSAGEM A dosagem de energia recebida pelo paciente medida pelos seguintes itens: Potncia de emisso da lmpada (Watts); Distancia lmpada x pele (varia de 40 a 100 cm); Tempo de durao do tratamento (15 a 20min).

RISCOS Pele: leses agudas aps nica exposio excessiva. Pessoas Susceptveis: Idosos, Pessoas Desidratadas, Pessoas com episdios de Tontura e Cefalia. Dano ptico: Queimaduras nas Crneas e Leses na Retina. Testculos: Reduzir a contagem de Espermatozides.

PRECAUES A segurana eltrica do equipamento deve ser verificada regularmente. Estabilidade Mecnica do aparelho. Alinhamento e segurana de todas as peas, incluindo a lmpada.

CONTRA INDICAES reas com sensibilidade trmica cutnea deficiente Pessoas com doena cardiovascular avanada reas com circulao perifrica comprometida Tecido maligno na pele Pessoas com enfermidade febril aguda Doenas agudas de pele como dermatite Feridas na superfcie da pele

TURBILHO
uma forma de hidroterapia em que usamos a gua de forma turbilhonada, a uma presso e temperatura pr estabelecida com finalidade teraputica. A gua tem maior calor especfico: - Mxima capacidade trmica, armazenando e cedendo calor.

PROPRIEDADES DO TURBILHO Vantagem desse recurso, que um corpo na gua com peso de 70 kg representa apenas 2,5 Kg. Facilita a execuo de exerccios ou movimentos subaquticos. Nos exerccios resistidos, devemos fazer com que uma maior rea esteja submersa, ou realizar movimentos rpidos, o que aumentar a resistncia. A gua exerce presso sobre toda a rea submersa. Anula a fora da gravidade. Facilitam os exerccios. Estimula a circulao. A gua tem tima capacidade de repor ou ceder calor (mximo de calor especfico).

TEMPERATURA DA GUA

Tem funo especfica nos efeitos produzidos. TEMPERATURA DA GUA em 32,2C Indicado para TONIFICAO MSCULAR HIPOTONIA. TEMPERATURA DA GUA em 37,8 C Indicado para RELAXAMENTO MSCULAR HIPERTONIA. A temperatura tem funo especfica nos efeitos produzidos. Para tonificar o msculo, a temperatura deve ser de 32,2C nos casos de tratamento de hipotonia. J para conseguir um relaxamento muscular, no caso de tratamento de uma hipertonia a temperatura de 37,8C. A uma temperatura de 38C a 40C, a gua produz vasodilatao, aumento da circulao, diminuio da presso arterial, aumento do metabolismo, estimula o estado geral do paciente, promovendo a analgsica. Para diminuio de edema em fase aguda, a temperatura da gua deve estar abaixo de 25C, mais a ao do jato turbilhonado. Na fase crnica a temperatura deve estar a mais ou menos 38 C

DIATERMIA POR ONDAS CURTAS


uma forma de corrente de alta freqncia (27,12 Mhz), com um comprimento de onda de 11 metros. Calor: Profundo: penetrao de 3 a 5 cm. Os reguladores bsicos dos equipamentos de Ondas curtas so: intensidade, tempo, forma e sintonia (Tuning). Formas: Contnuo e Pulsado. MODO CONTNUO As Ondas Curtas so produzidas pela transformao de uma corrente de baixa voltagem e freqncia em uma corrente alternada senoidal de alta voltagem e freqncia. A alta freqncia produz uma oscilao ou inverso de polaridades muito rpidas. AUMENTO NA TEMPERATURA 1C Reduz a inflamao leve e aumenta o metabolismo. 2 a 3C Diminui a dor e o espasmo muscular. Acima de 3 a 4C Aumenta a extensibilidade do tecido.

MODO PULSADO Tem efeito no trmico Utilizado no tratamento de leses dos tecidos moles. Emprega a mesma freqncia operacional das O.C. na forma contnua (27,12 MHz), porm os aparelhos emitem pulsos de curta durao e longos perodos de pausas intermedirias. Seu efeito ocorre a nvel celular, mais especificamente ao potencial de membrana celular. Devido a leso, as clulas sofrem disfuno, ou seja, perdem a capacidade regenerativa. O.C Pulstil repolariza as clulas danificadas, corrigindo essa disfuno celular NA++ se acumula dentro da clula em virtude da diminuio da BOMBA de SDIO durante o processo inflamatrio.

MTODO DE APLICAO CAPACITIVO Materiais flexveis recobertos de borracha; Contato direto; Mtodo de transferncia por conduo; Maior efetividade em recobertos por gorduras. tecidos no

INDUTIVO Materiais mais rgidos, em forma de tambor; Sem contato; Mtodo de transferncia pela radiao; Maior efetividade em tecidos mais profundos.

TRANSMISSO PARA OS TECIDOS MODO CONTNUO = Ocorre uma Vibrao Inica, e nessa vibrao os ons se chocam levando ao atrito, onde o resultado final a produo de calor. MODO PULSADO = Ocorre a Rotao de Dipolos, e nessa rotao ocorre a inverso das polaridades das clulas ao qual est sendo aplicado as ondas.

COLOCAO DOS ELETRODOS

Coplanar: colocados um ao lado do outro, no mesmo plano. Contraplanar: colocados um eletrodo em cada lado da superfcie a ser tratada.

Longitudinal: um eletrodo na poro proximal do segmento a ser tratado e outro na poro distal. INDICAES 1.Contuses, entorses, hematoma e hemartrose; 2. Fraturas; 3. Anquilose fibrosa, rigidez ps-gesso e atrofia muscular; 4. Artropatias inflamatrias degenerativas (artrite, bursite, periartrite escpuloumeral, espondilite, epicondilite e espondilo-artrose) no na fase aguda. 5. Artropatia degenerativa e ps-traumatismo (enfermidades de desgaste); 6. Mialgias, miogelose, lombalgias, fibrose e torcicolo; 7. Afeces piognicas da pele (abscessos, furnculos).

CONTRA - INDICAES 1. Tumores malignos 2. Marcapassos; 3. Gravidez; 4. Regio pr-cordial; 5. Hemorragia; 6. Febre; 7. rea isqumica; 8. Osteosntese metlica 9. Olhos; 10. Hipo Sensibilidade; 11. Testculos; 12. Hiperatividade; 13. Coma; 14. Doente mental; 15. Fgado; 16. Bao;

CUIDADO E PRECAUES Interromper o tratamento ao primeiro sinal de vertigem, cefalia, hipotenso, salivao ou mal-estar; reas expostas a raios-X, antes de 15 dias aps a exposio.

PROCEDIMENTOS PARA ATENDIMENTO AO PACIENTES Examinar a sensibilidade trmica e dolorosa. Excluir contra-indicaes. Assegurar remoo de objetos metlicos. Remover auxlios auditivos. Remover bandagens e roupas. Assegurar que a pele esteja seca. Pedir ao paciente que relate qualquer sensao percebida durante o tratamento. Assegurar que os cabos estejam conectados corretamente. Os cabos ou aplicadores no se se encostem s superfcies metlicas. O aplicador esteja alinhado adequadamente para transferncia mxima de energia. Os cabos no sejam colocados perto dos tecidos do paciente, que no se pretenda tratar. O suporte do paciente no seja metlico e que todos os objetos metlicos sejam distanciados pelo menos 3 metros do aplicador e dos cabos.

DURANTE O ATENDIMENTO Permanecer a pelo menos 1m dos eletrodos e m dos cabos. Assegurar que o paciente mantenha a posio correta durante a aplicao. No deixar o paciente sozinho durante o atendimento. Assegurar que somente o operador toque no aparelho. Assegurar que demais pessoas no se aproximem do aparelho.

RISCOS Queimaduras Exacerbao de sintomas Alastramento de patologias existentes Insuficincia cardaca (choque ou marcapasso) Gestao precoce (primeiro trimestre)

TEMPO DE APLICAO Fases agudas: 5 a 10 minutos. Fase crnica: 15 a 20 minutos. No mximo: 30 minutos!

BENEFCIOS CLNICOS

Indicado quando tem como objetivo aumentar a temperatura tecidual superficial e profunda. Controle da dor Reduo da isquemia Diminuio do espasmo Melhora na cicatrizao Alterao da transmisso e conduo nervosa Aumento da ADM e Diminuio da Rigidez Articular Aumento da extensibilidade e viscoelasticidade dos tecidos moles Acelerao da Cicatrizao Aumento da taxa da atividade enzimtica Aumento da circulao

DIATERMIA POR MICROONDAS


So correntes de eletromagnticas de alta freqncia (2.450 MHz) cujo comprimento de onda autorizado para terapia de 12,4 cm. uma radiao no ionizante, que no produz alterao na estrutura molecular, sendo a GUA o principal responsvel pela transformao em calor da energia das microondas. O campo eletromagntico produz o movimento de ons, produzindo calor devido a resistncia eltrica que apresenta o meio a este fluxo de ons. A caracterstica fundamental do tratamento por este tipo de ondas a profundidade, j que atravessou a pele e sobre tudo o tecido gorduroso de pequena espessura sem perder energia, cedendo toda sua energia nas capas musculares subjacentes.

Levar em Considerao que as Ondas so absorvidas mais intensamente por tecidos que contm uma elevada proporo de FLUIDOS. Microondas geram Calor: Profundo: 3 a 5 cm Profundidade depende da quantidade de tecido adiposo no local da aplicao. Camada adiposa > 1 cm energia ir se concentrar nesse nvel, no conseguindo atingir tecidos mais profundos. Camada adiposa 0,5 cm a energia pode atingir at 5 cm de profundidade. TEMPO DE APLICAO Fases Subagudas: 3 a 10 minutos. Fase crnica: 15 a 20 minutos. DISTNCIA: 15 cm do paciente. DOSIMETRIA: De acordo com a sensao trmica do paciente.

EFEITOS FISIOLGICOS 1. Vasodilatao 2. Aumento da irrigao sangunea 3. Aumento do metabolismo 4. Relaxamento muscular 5. Elevao geral da temperatura 6. Estimula a formao de novos tecidos 7. Analgesia INDICAES 1. Analgesia 2. Relaxamento Muscular 3. Aumento das Propriedades Viscoelsticas dos Msculos, Tendes e Ligamentos.

CONTRA INDICAES Pacientes que utilizam marcaProeminncia ssea; passo reas tumorais, infeces Pacientes com prtese metlica tuberculosas; Dficit de sensibilidade; Exposio teraputica ao raio-x; reas midas; Alteraes circulatrias.

ORIENTAES AO PACIENTE Pacientes em tratamento no devem tocar objetos metlicos (moblia, janelas, maca). Despir o paciente para tratamento de diatermia, e colocar uma toalha entre a pele e o eletrodo. Dessa maneira possvel certificar-se de que no haver objetos metlicos sob a roupa. Desta forma evita-se tambm a concentrao de energia devido a utilizao de roupas sintticas DESCRIO DO APARELHO INTERRUPTOR GERAL Chave Liga/Desliga (on/off) LMPADA PILOTO DA CHAVE ON/OFF indica quando o aparelho est ligado. (LED VERMELHO) INTERRUPTOR PILOTO STANDBY quando houver micro-ondas esta lmpada estar apagada. (LED VERDE) CONTROLE DE TEMPO DA DOSE e CONTROLE DE DOSE. MEDIDOR DE INDICAO DE POTNCIA indica a potncia de sada em %. ELETRODO EMISSOR DE MICRO-ONDAS. Certifique que o CONTROLE DE DOSE est na posio 0. Liga a chave ON/OFF. Verifique se a lmpada STANDBY est acesa, e aguarde 30 a 40 segundos para iniciar o tratamento. Coloque o nvel de dose adequado. Selecione o tempo de aplicao e pressione o INTERRUPTOR DE RECICLAGEM DO TEMPO. Ao trmino do tempo selecionado, o aparelho retorna a posio STANDBY. Tambm soar um alarme sonoro (BIP), indicando o fim do tratamento. Ao fim, gire os CONTROLES DE DOSE e TEMPO no sentido anti-horrio, ou seja, para a posio 0. Ento desligue a chave ON/OFF.

INTERFERNCIAS ELETROMAGNTICAS MO = irradia campos eletromagnticos de grande intensidade, pois atravs desses campos que se produz o calor de tratamento. Ele produz interferncia em circuitos eletrnicos que estejam nas proximidades, podendo faz-los operar de modo errado. Ex: TENS e FES

RECOMENDA-SE: Faa a aplicao do aparelho o mais possvel distante de outros aparelhos eletrnicos. NO ABANDONE O LOCAL DE TRATAMENTO, e sempre se certifique de que o paciente esteja confortavelmente posicionado e que a dosagem aplicada seja agradvel para o mesmo. S aplique a intensidade depois que o eletrodo e a toalha estiverem colocados apropriadamente ao paciente.

TRADE DO APARECIMENTO DA DOENA

PSIQUE FUNCIONAL SOMTICO


EFEITOS FISIOLGICOS DO CALOR
EFEITOS LOCAIS Metabolismo celular: As reaes qumicas envolvidas na atividade metablica so incrementadas por uma elevao de temperatura. A taxa metablica eleva-se em 13% para cada 1C de temperatura elevada. Chegam mais oxignio e nutrientes e em contra partida retirado os resduos metablitos.

FLUXO SANGUNEO VASODILATAO provoca um aumento do fluxo sanguneo. Efeito sobre o estado de dilatao das arterolas e vnulas. Esse calor transferido pelos tecidos adjacentes. EFEITOS SOBRE OS PROCESSOS INFLAMATRIOS Devido a Vasodilatao: Dilata as arterolas e capilares Leva a um maior aporte de oxignio e de substncias nutritivas Proporcionando maior chegada de Anticorpos e Leuccitos. Ocorre exsudao de lquidos nos tecidos seguido de maior absoro junto com a elevao do fluxo sanguneo AUMENTA A ELIMINAO DE PRODUTOS INDESEJVEIS DO PROCESSO INFLAMATRIO.

CUIDADO COM A FASE DE RESPOSTA INFLAMATRIA Em regies com estados agudos da inflamao deve ter-se cuidado em aplicar a terapia com calor, pois j existe uma intensa vasodilatao e exsudao de lquidos, dessa forma o calor agrava os sintomas. Ao da HISTAMINA e BRADICININA que associados ao calor afetam a permeabilidade capilar e ps-capilar da vnulas. Esse fator junto com o aumento da presso hidrosttica capilar favorece o aparecimento de EDEMA.

EFEITOS SOBRE OS PROCESSOS TRAUMTICOS Os efeitos so similares aos produzidos em inflamao. A exsudao de lquidos nos tecidos seguido pela elevao do fluxo sanguneo Aumenta a eliminao dos CATABLITOS, e FAVORECE a chegada de MATERIAIS NUTRITIVOS, que facilita o processo de REPARAO TECIDUAL. REPARAO TECIDUAL Devido ao calor ocorre um aumento na capacitao de O2 associado com uma temperatura muscular 38,6C. O oxignio se encontra mais disponvel em temperaturas mais elevadas. A hemoglobina libera o DOBRO DE O2 a 41C em comparao com o que ocorre a 36C e com uma velocidade 2 X mais rpida.

EFEITOS SOBRE A DIMINUIO DA DOR Alguns autores sugerem que a dor pode ocorrer devido ao acmulo de resduos dos produtos metablicos (Substncia P). Quando os processos inflamatrios so acompanhados de DOR, a resoluo deste tambm ser acompanhada pelo alvio da DOR. QUEBRA DO CICLO: DOR ESPASMO DOR EFEITOS SOBRE O COLGENO As propriedades dos tecidos podem ser mudadas com o aquecimento. A temperatura articular influncia a resistncia ao movimento. BAIXA TEMPERATURA: AUMENTA A RESISTNCIA ALTA TEMPERATURA : REDUZ A RESISTNCIA Essas alteraes na mobilidade articular podem ser em parte atribudas s mudanas na VISCOSIDADE DO LQUIDO SINOVIAL. O calor provoca um aumento da extensibilidade do colgeno e provoca a sua degenerao a 50 C. EFEITOS NEUROMUSCULARES Tnus Muscular - Diminuio do tnus provocando diminuio da rigidez articular

Alterao na Velocidade da Conduo Nervosa H pesquisas que relatam alteraes do calor sobre os fusos musculares e OTGs. As maiores partes dos aferentes secundrios apresentam diminuio no seu disparo neuronal. Os OTGs apresentam aumento no seu disparo neuronal, resultando no aumento da inibio.

REFERNCIAS
ELETROTERAPIA Evidncias. Prtica Baseada em MODALIDADES TERAPUTIAS em Medicina Esportiva. CAPTULO 8 Diatermia por Ondas Curtas e Microondas Pag. 148 a 165. CAPTULO 9 Modalidades Infravermelhas Pag. 173 a 178.

CAPTULO 6 Efeitos Trmicos Pag. 89 a 103. CAPTULO 10 Infravermelho Pag. 139 a 144. CAPTULO 11 Diatermia Pag. 145 a 169.

Вам также может понравиться