Вы находитесь на странице: 1из 6

A HABITAO POPULAR URBANA

Conforme o autor, a habitao operria passou a ser debatida no incio do sculo XIX na Europa, e no final deste mesmo sculo e incio do XX no Brasil, onde o crescimento urbano industrial aconteceu mais tarde. No passar do tempo, as plantas dessas habilitaes sofrero modificaes, conforme evolues tcnicas e mudanas sociais, inclusive para uma melhor infra-estrutura urbana. Com propostas diferentes de espontaneidade de seus moradores quanto so os prprios empreendedores de sua habitao, no so propostas conscientes, sendo limitadas pelas condies econmicas e plas constantes mudanas nas relaes familiares. Com a preocupao com os problemas sociais decorrentes dos fatos do concresso de Habitao 1931 das principais carncia habitacional, vrios arquitetos e engenheiros apresentaram proposta com a preocupaes com o micro-espao, induziram o surgimento de propostas de habitao para os trabalhadores numa tentativa de viabilizar a moradia mnima. Para a Evoluo da habilitao popular, o trabalhador urbano, faz-se necessrio conhecer a gnese desse tipo de habitao, ocorrida na Europa, para depois ser analisada sua evoluo no Brasil. Com a primeira crise habitacional ocorreu nos pases pioneiros da revoluo industrial, sendo a Inglaterra e Frana, no final do sculo XVIII, quando parte da populao rural foram atradas para a cidade formando as novas camadas de proletariado urbano. Com isso, a imigrao do homem para do campo para as cidades, as epidemias se alastravam no somente por contadas pssimas condies dos moradores, mas sobretudo pela falta de infra-estrutura das cidades, que tinham

grandes dificuldades de eliminar seus dejetos, com isso as autoridades comearam a se preocupar com as condies sanitrias das cidades. No Sculo XIX, surgiram as seguintes leis na Inglaterra na tentativa de melhorar as condies de higiene das cidades, sendo elas: Em 1844 definiu requisitos mnimos de higiene para os alojamentos de aluguel; Em 1846 proibiu o uso dos compartimentos subterrneos como habitao; Em 1848 uma lei mais ampla que indroduz o controle pblico em reas ate entro no muito reguladas (Public Health Act); Em 1851 a primeira lei que contempa a contruo subsidiada; Em 1890 uma unificao das leis (Housing of the Working Classes Act). Conforme o texto em anlise, na Frana as conseqncias da industrializao e do urbanismo manifestou mais tarde, em 1840 as pssimas condies higinicas, foi to alarmantes como na Inglaterra. Surgiram os primeiros apartamentos operrios em Londres em 1844, projetado pelo arquiteto Henry Roberts. Conforme PERROT (1991), na metade do sculo XIX, na Europa, os prdios de classe dominantes divididos com as classes operrias, comearam a desaparecer, ficando mais evidente em Paris com o Plano Haussmann, modelo seguido por muitas outras cidades. Com isso, o cortio uma das formas de habitao mais comum em todas as cidades industriais, se proliferavam, desrespeitando qualquer regulamentao ou medidas elementares de higiene.

De acordo com Doria (1931), em que no inicio do sculo XX surgem diversas leis em vrios pases com a finalidade de dar amparo poltica habitacional: Assim so as leis belgas de 1889, de 1919 e de 1921; a lei ingleza de 1909; a lei allem de 1918; as leis hespanholas de 1911, de 1921, de 1922, e de 1924; a lei argentina de 1909, regulamentado em 1915; as 10 leis, os 10 decretos e varias circulares da legislao franceza. Ainda que o governo francs, por intermdio de diferentes comits, controlava essas sociedades desde a organizao de seus estatutos at as plantas das habitaes e emprstimos. As diversas leis dos governos europeus para apoiar iniciativas particulares na construo de casas para a populao trabalhadora no forma suficientes para suprir a escassez que agravou com a Primeira Guerra Mundial, incio do sculo XX, com isso grandes planos apoiados por enormes subsdios concedidos pelo estado foram postos em prticas. No Brasil, um sculo mais tarde, no final do sculo XIX, os mesmos problemas foram enfrentados nas cidades industriais, iguais das cidades da Europa. Com evoluo da habitao urbana popular no Brasil, seguiu nas seguintes fases, do final do sculo XIX at a dcada de 1930, da dcada de 1930 a 1964, de 1964 a 1986 e por ltimo de 1986 at nos dias de hoje. Com o crescimento populacional, no foi acompanhado juntamente com a infra-estrutura das cidades, provocando vrios problemas, entre eles a falta de saneamento bsico e a falta de habitao para boa parte das pessoas que migraram para a cidade. Com isso, sem moradia para os imigrantes levaram a ocupar indevidos lugares como, pores e de algumas construes formando os cortios. Assim como as habitaes operrias europias do incio do sculo XIX, tiveram foco de doenas, levando o poder pblico a tomar as devidas medidas necessrias. Com isso, o governo no final de 1882, iniciou uma sucesso de decretos favorecendo s empresas da construo de habitaes para operrios

e classes pobres (FINEP, 1985), onde o governo republicano exigiam que as casas construdas pelas empresas competentes respeitassem as prescries da Junta Central de Higiene Pblica, com isso precisariam ser aprovados pelo Inspetoria Geral de Higiene. No Brasil, em So Paulo, desde 1900, com a lei n. 498, tentava-se regularizar as construes para facilitar os empreendimentos voltados resoluo do problema da casa popular. Surge ento o empreendedor particular, que via na carncia de habitao uma oportunidade de bons negcios, partindo para construo de diferentes tipos de habitao destinados ao mercado lucrativo, sem nenhuma forma de financiamento da casa prpria, restava aos trabalhadores sujeitarem aos aluguis de acordo com suas condies financeiras. Na dcada de 1930 at 1964, o capital privado dominava a construo de habitao para classe trabalhadora de baixa renda, isso o poder pblico atuava somente no setor com a legislao e o controle de especulao imobiliria, intermdio da compra do terreno e da lata taxao dos no edificveis. Com a Resoluo de 30, o poder pblico passa a criar o Departamento Nacional do Trabalhador, institui uma legislao trabalhista e previdenciria que pretendia atender s carncias habitacionais da populao trabalhadora. Conforme BONDUKI 1998, os IAPs, foi criado nos anos 1930 para reorganizar o setor previdencirio, esses institutos, organizados por categorias de profissionais, construam conjuntos e alugavam e financiavam moradias aos associados. Foram responsveis por construo de diversos conjuntos habitacionais. Mais tarde, em 1946 foi criada a Fundao da Casa Popular, com funo nica de solucionar os problemas da falta de habitao para baixa renda. Como rgo de mbito nacional, j que os IAPs s atendiam a seus associados (Rodrigues, 1997).

Na mesma poca comeam a surgir outros rgos estaduais e municipais com a mesma preocupao, como Caixa Estadual de Casas para o Povo (CECAP) em So Paulo e o Departamento de Habitao Popular do Rio de Janeiro (Rodrigues, 1997). Conforme o texto em questo, uma outra alternativa, veio mais tarde aparecer pelo motivo do fraco desempenho do poder pblico, foi o aparecimento das construes espontneas, chamada de autoconstruo. Nisso no havia um plano geral, ocorreu com o acontecimento das necessidades mais imediatas, j que o governo no atendia o tamanho da demanda. Em 1964 at 1986, com a criao do BNH (Banco Nacional da Habilitao) em 1964, aps o golpe militar, os IAPs so extintos, as unidades habitacional (os conjuntos) so vendidos, pois eram imveis para locao. Na busca da reduo de preos das habitaes, as unidades habitacionais tiveram seu tamanho reduzido e os conjuntos passaram a no ter tanta preocupao com espaos coletivos. A relao desses conjuntos habitacionais com o espao urbano deixou de existir. A nova tipologia bsica dos padres BNH eram os blocos repetitivos de apartamentos ou casas unifamiliares isoladas, os blocos no ultrapassavam quatro pavimentos, sem elevadores, apartamentos pequenos em torno de 50m2, construo de alvenaria de baixo nvel, e outros critrios conforme COMAS, 1986. Para os conjuntos de casas unifamiliares, os lotes de tinha 160 a 240 metros quadrados e quarteires estreitos e compridos. Nesse perodo do BNH (1964-1986), houve algumas excees a esse padro. As casas autoconstruda, como alternativa habitacional geralmente comea de forma bem pequena com um nico cmodo, com total superposio de funes.

Com o primeiro congresso de Habitao, em 1997 ocorrido em So Paulo. Um concresso promovido na poca pela Diviso de Arquitetura do Instituto de Engenharia de So Paulo e patrocinado pela prefeitura municipal da capital. Entre os 227 congressistas que participaram desde evento em So Paulo, estavam presentes mdicos, higienistas, socilogos e polticos (Carpintrio, 1997, p. 106) Com tese apresentadas no congresso debatiam no s problemas urbanos de So Paulo como projetos a serem aplicados em outras cidades brasileiras, inclusive a construo de moradias para a populao de baixa renda, conforme (CARPINTRO 1997). No primeiro Congresso de Habitao, alm de terem sido propostos modelos de habitao econmica a ter sido discutida constantemente uam racionalizao da construo, a questo do mobilirio tambm foi tratada. Magro teve a oportunidade de aplicar seus princpios de casa econmica quando foi contratado para realizar o projeto de uma agrupamento de casas para a vila ferroviria que a administrao da E.F. Sorocabana pretendia construir em Mairink, interior de So Paulo, onde realizou doze tipos de projetos de habitao econmica. Capintrio (1997), teve sua participao onde escreveu o manual estrangeiro que eram encotrados no Brasil, onde descrevia o processo de fabricao racional de mobilirio para as chamadas casas econmicas. Com isso, comprova-se a iniciativa do Estado em fornecer habitaes mobiliadas , refletindo a preocupao nas propostas das arquiteturas modernas (IAPS), para os projetos de habitao mnima, o projeto dos mveis e equipamentos assumiu tambm sua importncia para garantir boa habitabilidade das moradias de baixa renda.

Вам также может понравиться