Вы находитесь на странице: 1из 3

As relaes dos ndios com o meio ambiente

Ao longo da Histria conviveram e se desenvolveram de forma sustentvel, preservando o meio ambiente e adquirindo minucioso conhecimento e domnio de sua diversidade biolgica e ecolgica. Esta relao interativa com a natureza permitiu-lhes conhecer e criar tcnicas especficas de manejo dos diversos ecossistemas, empregando seus conhecimentos no desenvolvimento de tecnologias adequadas explorao e manuteno do acervo natural e ambiental. O conhecimento indgena, secularmente repassado os seus descendentes, permite que milhes de caboclos produzam e se reproduzam, at hoje, no interior amaznico. Os povos indgenas convivem secularmente com a floresta, por isso so exmios conhecedores de seu meio. Isto lhes capacitou a dominar o meio ambiente e desenvolver tecnologias eficientes e apropriadas na extrao, utilizao e manuteno dos recursos naturais e fontes disponveis como: florestas, rios, lagos, igaraps, etc. Assim eles desenvolvem uma economia sustentvel produtiva e diversificada, gerando alimentos, medicamentos, utenslios e ferramentas.

O uso dos recursos naturais


Os ndios sobreviviam da caa, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Nem esta ltima, porm, servia para lig-los permanentemente a um nico territrio. Fixavam-se nos vales de rios navegveis, onde existissem terras frteis. Permaneciam num lugar por cerca de quatro anos. Depois de esgotados os recursos naturais do local, migravam para outra regio, num regime semi-sedentrio. Os indgenas observam as regies e o clima para executar agricultura, caa, pesca e coleta de frutos. Produzem todos os alimentos necessrios a uma dieta alimentar rica e balanceada. A atividade comercial decorre de como os grupos julgam necessrio. Arte e cultura tambm integram sua economia. Essa estrutura alterada a partir de presses externas.

Benefcios
Os ndios conhecem a natureza e a respeitam. Eles no esgotam suas riquezas. No matam os animais por prazer, mas caam e pescam apenas o suficiente para a alimentao. Tiram da natureza s o que indispensvel para a vida e a sobrevivncia. Esse respeito pela natureza permite que ela se refaa e no se esgote. Os ndios, depois de utilizarem uma terra por algum tempo, mudam-se para outro lugar, dando assim tempo para que as plantas nasam e cresam de novo e o solo se recupere. Mais tarde podem voltar a utilizar o mesmo local. Muitos grupos tm uma aldeia que serve como base, perto da qual plantam suas roas e onde se renem para as grandes festas da tribo. No entanto, durante o ano saem vrias vezes, em expedies de caa, pesca e coleta, que podem durar, cada uma, dois ou trs meses. Nesses perodos, percorrem seu territrio, aproveitando os alimentos e os materiais nele existentes e com os quais fabricam instrumentos de trabalho e defesa (como a borduna, o arco, a peneira, o cesto). Cada uma dessas expedies dirige-se para uma regio diferente do territrio da tribo, de modo que nunca esgotam os recursos naturais.

Reservas indgenas
As reservas indgenas brasileiras ocupam 12,5% do territrio nacional, segundo a Fundao Nacional do ndio (Funai). O nmero equivale a 1.069.424,34 quilmetros quadrados de terra distribudos em 561 terras indgenas j reconhecidas. Com exceo do Rio Grande do Norte e do Piau, todos os outros estados brasileiros possuem reas de reservas indgenas. O Amazonas o estado que mais possui reas indgenas, segundo a Funai. O Brasil ainda tem outras 112 terras indgenas que esto sendo analisadas e ainda no tm superfcie definida. Na maioria das Reservas os Confrontos entre ndios, agricultores, madeireiros e garimpeiros so freqentes. At 1999, a Funai reconhece 561 reas indgenas. As etapas do processo de regularizao dessas terras seguem esta ordem: identificao (aprovao dos limites pela Funai), delimitao (reconhecimento dos limites pela unio), demarcao dos limites em campo, homologao (aprovao da demarcao pela Unio) e por ltimo, o registro da rea em cartrio pela Unio. Do total de reas indgenas, 352 acha-se demarcadas, homologadas ou registradas, o que soma cerca de 75.980.336 de hectares. Existem ainda 40 terras delimitadas, 22 identificadas e 147 reas reconhecidas pela Fuanai aguardando estudos para sua identificao. O processo de regularizao das terras indgenas inicia-se nos anos 90 com a constituio de 1988 (artigo 67), que estabelece um prazo de cinco anos para sua demarcao. Em 1996 criado o Decreto 1.775, que fixa os procedimentos administrativos e jurdicos para a regularizao das reas indgenas. Ao mesmo tempo em que oferece credibilidade a esses processos, abre a possibilidade de contestao demarcao das terras. De acordo com o deserto, depois de aprovado o relatrio de identificao de uma rea, fixa-se um prazo de 90 dias para que municpios, estados e terceiros contestem essa delimitao

Concluso
Ao pensarmos as relaes dos ndios com a natureza, devemos estar atentos, antes de tudo, ao fato de a natureza no se apresentar de forma homognea e, sim, de ser composta por uma variedade muito diversificada de ecossistemas. Cerca de 560 terras indgenas existentes no Brasil, devemos considerar que cada uma dessas terras est situada em sistemas ecolgicos caractersticos. Assim, podemos dizer que o meio ambiente e seus variados ecossistemas devem ser reconhecidos como um fator gerador do processo cultural das sociedades indgenas, na medida em que os ndios e suas organizaes sociais tiveram que desenvolver estratgias de adaptao a cada um desses ecossistemas de forma a obter os meios necessrios a sua sobrevivncia. Se considerarmos a Regio Amaznica, podemos falar, entre outros ecossistemas, das florestas de castanheiras, das matas de cip, das vrzeas, das matas de igaps, das savanas de terra firme, dos rios de gua preta, das florestas de terra firme, etc. Cada um desses ecossistemas enseja aos ndios uma forma particular de manejo, de forma a aperfeioar a obteno dos recursos que so necessrios ao seu bem-estar. Tradicionalmente, as sociedades indgenas no se fixavam a um mesmo territrio por muito tempo. As aldeias indgenas eram organizadas, levando-se em considerao a quantidade, a qualidade e a distribuio espacial dos recursos indispensveis ao desenvolvimento de suas comunidades. Os ndios que vivem nas bacias dos rios de gua preta, por sua vez, sabem que as matas de igap representam importante refgio para diversas espcies de peixes, que encontram alimento e condies adequadas para a desova. Por essa razo, os ndios evitam o plantio de suas roas nesse ecossistema de forma a no perturbar o desenvolvimento do ciclo vital dessas espcies, que se constituem em sua principal fonte de protena animal.

Вам также может понравиться