Вы находитесь на странице: 1из 80

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE CINCIA HUMANAS, LETRAS E ARTES NCLEO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS/PPGE/CE-PPGF/CCHLA CURSO DE ESPECIALIZAO DE SEGURANA

PBLICA E DIREITOS HUMANOS

CARLOS EDUARDO BATISTA DOS SANTOS

O CENTRO DE EDUCAO E O SEU PAPEL NA FORMAO E CAPACITAO DOS OFICIAIS DA POLCIA MILITAR DA PARABA

JOO PESSOA PB 2009

CARLOS EDUARDO BATISTA DOS SANTOS

O CENTRO DE EDUCAO E O SEU PAPEL NA FORMAO E CAPACITAO DOS OFICIAIS DA POLCIA MILITAR DA PARABA

Monografia apresentada Universidade Federal da Paraba como parte dos requisitos para a concluso do Curso de Especializao em Segurana Pblica e Direitos Humanos.

Orientador Prof. Dr. Marconi Jos Pimentel Pequeno

JOO PESSOA PB 2009

S237c

Santos, Carlos Eduardo Batista dos O Centro de Educao e o seu papel na formao e capacitao dos oficiais da Polcia Militar da Paraba / Carlos Eduardo Batista dos Santos. Joo Pessoa, 2009. 80 p. Orientador: Marconi Jos Pimentel Pequeno Monografia (Especializao) UFPB/CCHLA 1. Educao Militar. 2. Centro de Educao da PMPB Histria. 3. Processo ensino-aprendizagem oficiais. 4. PMPB polticas educacionais.

UFPB/BC

CDU: 355.233/.234 (043.2)

CARLOS EDUARDO BATISTA DOS SANTOS

O CENTRO DE EDUCAO E O SEU PAPEL NA FORMAO E CAPACITAO DOS OFICIAIS DA POLCIA MILITAR DA PARABA

Monografia aprovada como requisito parcial para obteno do grau de Especialista em Segurana Pblica e Direitos Humanos promovido pela Universidade Federal da Paraba, pela seguinte banca examinadora:

_____________________________________________ Prof. Dr. Marconi Jos Pimentel Pequeno (Orientador) Universidade Federal da Paraba Presidente

____________________________________________ Prof. Msc. Paulo Vieira de Moura Universidade Federal de Campina Grande 1o Examinador

_____________________________________________ Prof. Esp. Francisco de Assis Castro Diretor do Centro de Educao da PMPB 2o Examinador

JOO PESSOA PB 2009

Dedico o presente trabalho a todos aqueles que, direta ou indiretamente, contriburam para que eu pudesse

manifestar, com esta pesquisa cientfica, o fruto de um pensamento sincero, elaborado e livre.

AGRADECIMENTOS

A Deus, por haver me amparado, dando-me fora e nimo para trilhar e concluir mais uma etapa de minha vida, com seu amor eterno. Aos meus pais, que me deram ddiva da vida e, com muito sacrifcio, educaram-me e me orientaram nos ensinamentos terrenos. minha esposa Rosa Carmen, meus filhos Juliana e Carlos Eduardo, que me servem de base e inspirao para a busca de meus objetivos, com compreenso e carinho, ajudando-me com amor nos momentos difceis. Ao amigo e professor Dr. Marconi Jos Pimentel Pequeno, que orientou esta monografia, muitas vezes, abrindo mo de seus momentos de descanso e lazer para ajudar na confeco deste trabalho. Aos companheiros do CESPDH, pela amizade e respeito que nos uniram, durante o perodo do curso e que permaneceram na memria ao longo das nossas vidas.

O saber deve ser como um rio, cujas guas doces, grossas, copiosas, transbordem indivduo, e se espraiem estacando a sede dos outros. Sem um fim social, o saber ser a maior das futilidades.

Gilberto Freire.

RESUMO

A presente pesquisa investiga a evoluo histrica do Centro de Educao da PMPB, desde a sua criao at os dias atuais, a fim de indicar como se d o processo de formao e especializao dos oficiais e futuros gestores da Polcia Militar da Paraba. Tratou do tema numa perspectiva terico-descritiva baseada em estudos bibliogrficos e documentais, delimitando o foco desta na realidade da PMPB e, mais especificamente, do Centro de Educao da Polcia Militar da Paraba. Por uma pesquisa qualitativa e exploratria. Esse trabalho resgata a historicidade do processo ensino e aprendizagem que envolvem as polticas educacionais da PMPB, por acreditar que este resgate relevante para a compreenso do momento atual. Utilizando olhar crtico e objetivo quanto as polticas que regem a formao e especializao dos oficiais da Corporao em seu nvel inicial e continuado. Polticas essas, ditadas pelos momentos histricos por qual passou o Pas e mais especificamente o Estado da Paraba. Idealizadas e formuladas inicialmente por organismos externos a PMPB, mas acatadas e disseminadas pelos mesmos. Busca, ento, expor tambm sobre a legislao vigente, que traz as diretrizes, objetivos e finalidades para essa formao e especializao, e sobre as discusses que envolvem o assunto e nos levam a questionar a poltica da eficincia na profissionalizao dos futuros gestores da PMPB, e o carter intensificador da formao continuada, afim de levar os futuros gestores da Polcia Militar da Paraba a conhecerem a origem histrica do processo ensino e aprendizagem empregado pela Corporao e o contexto poltico e ideolgico que cercou a criao do Centro de Educao.

Palavras-chave: Processo ensino-aprendizagem. Educao militar. Centro de educao.

ABSTRACT

The present research investigates the historical evolution of the PMPB Center of Education, since its creation until the current days, in order to indicate as the process of formation and specialization of the officers and managing futures of the Military Policy from Paraba. It dealt with the subject in a theoretical-descriptive based on studies bibliographic and documentary, delimiting the focus of this in the reality of the PMPB and, more specifically, of the Center of Education of the Military Policy from Paraba. By researches qualitative and exploratory. This work rescues the history of the education and learning process that involve the educational politics of the PMPB, for believing that this rescue is relevant for the understanding of the current moment. Using a critic and objective focus about the politics that governing the formation and specialization of the officers from the Corporation in its initial and continued level. Thouse politics, dictated for the historical moments for which passed the Country and more specifically the State of Paraba. Idealized and initially formulated for the PMPB external organisms, but respected and spread by the same ones. Search intend, exposed about the current legislation, which brings the guideline, goals and purposes to this formation and specialization, and about the discussion of the subject and in them leads to question the efficiency politics in the professionalization of the managing futures of the PMPB, and the character intensifier of the continued formation, order to take the managing futures of the Military Policy of the Paraba to know the historical origin of the teaching and learning process from the Corporation and the ideological and politic context that it surrounded the creation of the Center of Education.

Keywords: Teach and learning process. Military education. Center of Education.

SUMRIO

INTRODUO 1 A FORMAO MILITAR: contextualizao histrica 1.1 ASPECTOS CULTURAIS DA FORMAO MILITAR POSSVEIS CONSEQUNCIAS DO REGIME MILITAR PARA A 1.2 FORMAO POLICIAL MILITAR A VIOLNCIA SIMBLICA NA FORMAO DOS OFICIAIS DA 1.3 POLICIA MILITAR 1.4 O PAPEL DA POLTICA NA FORMAO MILITAR 1.5 O TROTE NA FORMAO MILITAR 1.6 RELAES DE PODER E INFLUNCIA DA POLTICA NA PMPB 2 SINTESE HISTRICA DA EVOLUO DO ENSINO NA PMPB FORMAO DOS POLICIAIS PARAIBANOS PS CRIAO DO 3 CEPM CONSTITUIO ATUAL DO CENTRO DE EDUCAO DA POLCIA 3.1 MILITAR 3.1.1 O Centro de Ps-graduao e Pesquisa 3.1.2 A Academia de Polcia Militar do Cabo Branco 3.1.3 O Centro de Formao e Aperfeioamento de Pr 3.1.4 O Ncleo de Programas de Extenso e Treinamento 3.1.5 O Ncleo de Estudos de Trnsito 3.1.6 Os Ncleos de Formao e Aprimoramento Profissional 3.1.7 O Colgio da Policia Militar 3.2 A EDUCAO POLICIAL VOLTADA PARA A CIDADANIA 3.2.1 Matriz Curricular Nacional 3.3 O CEPM E A BUSCA PELA CINCIA A Formao Policial Militar face as atividades de extenso e 3.3.1 pesquisa Uma nova institucionalidade para a formao do policial 3.3.2 paraibano 4 CONCLUSO E RECOMENDAES 4.1 CONCLUSO 4.2 RECOMENDAES REFERNCIAS ANEXO ANEXO A Lei Complementar n 87 APNDICE APNDICE A Proposta de Lei de Ensino para PMPB

11 17 20 22 24 25 28 31 35 39 39 40 42 43 44 45 45 46 46 47 49 51 52 55 55 58 59 62 63 70 71

10

INTRODUO

O tema escolhido para realizao desta pesquisa O Centro de Educao e o seu papel na formao e capacitao dos Oficiais da Polcia Militar da Paraba possui uma inegvel importncia, pois a educao militar se constitui como um componente essencial na relao entre segurana pblica e defesa da cidadania. Esta, por sua vez, de responsabilidade do Estado que precisa, urgentemente, dar uma resposta sociedade sobressaltada diante de tanta violncia, insegurana e corrupo de alguns gestores que deveriam apresentar solues para os problemas brasileiros, e no contribuir para cri-los. No mbito da segurana pblica no poderia ser diferente. A sociedade hoje exige que sua polcia seja defensora da cidadania e dos direitos humanos, princpios duramente conquistados. Para tanto, os policiais brasileiros so diuturnamente desafiados a assumir sua misso constitucional, cumprindo seu dever de promover e assegurar os direitos individuais dos cidados, no devendo descumprir essa misso. Em face disso, parte significativa das polcias brasileiras tem se preparado visando formar, capacitar e treinar seus integrantes com base na racionalidade de suas aes, fornecendo um preparo tcnico-profissional, mas tambm uma formao pautada em princpios ticos e morais inegociveis. Segundo Ribeiro (1995, p. 132).

exatamente por existir um grande hiato entre o que a PM acredita que seja bom para a populao e o que, de fato a populao quer. Essa situao provoca um sentimento de inadequao em seus profissionais, que acabam perdendo seus referenciais.

Em outras palavras, essa mudana institucional apenas o incio de um longo processo, j que h necessidade de muito investimento na formao, capacitao e treinamento dos policiais, mas principalmente na melhoria das condies de trabalho, assim como o reconhecimento desses profissionais no tocante aos seus direitos de cidadania. Para Rico e Salas (1992, p. 27)

11

A histria nos ensina, tambm, que a necessidade de segurana tem sido sempre uma das principais molas propulsoras da vida social organizada. Garantir a segurana dos membros de uma comunidade tem-se constitudo, em qualquer poca, na razo de ser, na justificativa e inclusive na legitimao do poder exercido pelos seus governantes.

A Paraba no se encontra fora desta problemtica. Sendo assim, devemos no apenas gerir bem os meios de que dispomos, mas tambm captar novos recursos, sejam eles humanos ou materiais, para, assim, desenvolver com excelncia a segurana que a populao paraibana tanto almeja. Dessa forma, essa pesquisa busca fazer um levantamento histrico das atividades do Centro de Educao, mostrando como se apresentava no passado, passando pela atuao do que conhecemos hoje, a fim de analisar o seu papel na formao e capacitao dos policiais paraibanos. Trata-se, pois, de verificar a sua importncia para o desenvolvimento do sistema paraibano de segurana pblica. Os resultados que se pretende alcanar so relevantes do ponto de vista social porque permitiro que o cidado compreenda como a formao e a capacitao eficaz dos policiais militares pode contribuir para o enfrentamento e resoluo dos problemas inerentes sua segurana. Do ponto de vista institucional, esta pesquisa tambm relevante porque, atravs dos seus resultados, ser possvel uma melhoria na elaborao e aplicao das aulas e instrues, visando formao, especializao e capacitao tcnicoprofissional dos futuros gestores, j que estes esto na linha de frente para gerir e enfrentar os desafios inerentes ao sistema de segurana pblica paraibano, Bem como dos praas em formao e tambm os j formados. Portanto, importante analisar, refletir e busca de solues efetivas referentes s estratgias de formao dos novos oficiais e a capacitao profissional dos j empregados no policiamento existente, bem como de todos os aspectos que envolvem essa problemtica. O estudo ora proposto se impe como algo urgente e relevante, pois a complexa questo de ensinar e formar pessoas para o servio operacional ganha hoje uma importncia decisiva diante dos desafios impostos pela crise da segurana pblica no Brasil e, mais especificamente, no Estado da Paraba. A pesquisa pretende tambm ajudar os atuais gestores do sistema de ensino da PMPB a ampliar suas anlises, reflexes e, principalmente, suas aes em relao s concepes e prticas de formao e especializao profissional dos oficiais que sero os futuros gestores da Instituio. Busca-se, com isso, criar e

12

recriar os fatores pedaggico-didticos e organizacionais de construo da identidade desses gestores e profissionais de segurana pblica, at porque, como indicam Rico e Salas (1992, p. 77) a polcia deve reconhecer a necessidade do planejamento, da coordenao e da avaliao de suas atividades, assim como da pesquisa, e p-los em prtica. Enquanto Oficial superior da PMPB e formado na turma pioneira da APMCB, pretendo utilizar essa pesquisa como base de uma monografia que me servir de trabalho de concluso de curso. Particularmente, a escolha do tema se deu por afinidade pessoal e pela necessidade de contribuir com a divulgao e preservao da histria da Corporao. O propsito principal deste estudo investigar a evoluo histrica do Centro de Educao da PMPB, desde a sua criao at os dias atuais, a fim de indicar como se d o processo de formao e especializao dos oficiais e futuros gestores da Polcia Militar da Paraba. Trata-se, pois, de realizar uma anlise histrica de como era realizada a formao, a especializao e a capacitao dos policiais militares paraibanos antes da criao e funcionamento do Centro de Ensino da Polcia Militar da Paraba. Nesse percurso tambm ser indicado como passou a ser efetivado o processo ensino-aprendizagem na Polcia Militar da Paraba aps a criao do seu Centro de Educao, bem como descritos as conquistas, os problemas e desafios institucionais da PMPB aps a criao do CE da Polcia Militar da Paraba. A principal questo a ser respondida neste estudo a seguinte: de que forma a criao do Centro de Educao da PMPB contribuiu para a melhoria na formao, capacitao e treinamento dos policiais militares paraibanos? Para a consecuo desta pesquisa foram utilizadas como fontes as obras escritas por renomados escritores e historiadores que tratam o assunto abordado com propriedade e profundidade, tais como: Adorno (1995), Brodeur (2002), Chau (2005), Cruz (1994), Demo (1993), Lazzarini (1995), Libneo (1985), Lima (2000), Ludwig (1998), Rico e Salas (1992), Ribeiro (1995), Saviani (2005), Santos e Silva Filho (2006), Scocuglia (2008) e Zuin (2002). Assim sendo, a presente pesquisa tratou do tema numa perspectiva tericodescritiva baseada em estudos bibliogrficos e documentais, delimitando o foco desta na realidade da PMPB e, mais especificamente, do Centro de Educao da Polcia Militar da Paraba.

13

Buscou-se ao longo da realizao desta pesquisa, reconstruir a histria da evoluo do ensino na PMPB, antes e aps a criao do Centro de Ensino, hoje denominado Centro de Educao da PMPB. O estudo estar centrado na realidade do Estado da Paraba e com esse instrumento tcnico ser ento possvel, atravs de levantamento bibliogrfico e documental, mostrar o quo foi importante a criao do CEPMPB para o processo ensino-aprendizagem dos pacificadores sociais paraibanos. Para tanto, utilizar-se- uma investigao qualitativa por compreend-la como adequada para a compreenso e anlise do contedo a ser investigado, expresso em livros, boletins, leis, etc.. O tipo de pesquisa utilizado neste estudo foi a pesquisa qualitativa e exploratria, pois preocupou-se com os fenmenos a serem estudados, no apenas com os fatos, mas tambm com a interpretao desses fatos por um observador. Examinou o mundo como experienciado, compreendendo o comportamento humano a partir do modo como cada pessoa ou pequeno grupo de pessoas pensa a realidade. Assim, nos mostra Appolinrio (2004, p. 87), que a pesquisa qualitativa uma modalidade de pesquisa na qual os dados so coletados atravs de interaes sociais (p. ex.: estudos etnogrficos e pesquisas participantes) e analisados subjetivamente pelo pesquisador. J quando o problema pouco conhecido, ou seja, quando as hipteses ainda no foram claramente definidas, estamos diante de uma pesquisa exploratria, sendo esta caracterizada como, ainda descreve esse mesmo autor.

I. Estudo que tem por objetivo aumentar a compreenso de um fenmeno ainda pouco conhecido, ou de um problema de pesquisa ainda no perfeitamente delineado; II. Estudo preliminar, estudo prospectivo.

Sendo uma das formas de pesquisa descritiva, os estudos exploratrios so normalmente o passo inicial do processo de pesquisa. Tais estudos no elaboram hipteses a serem testadas no trabalho, restringindo-se a definir objetivos e buscar maiores informaes sobre determinado assunto. Para Cervo e Bervian (2002, p. 69), a pesquisa exploratria realiza descries precisas da situao e quer descobrir as relaes existentes entre os elementos componentes da mesma.

14

Nesta Pesquisa, realizamos uma abordagem histrica visando compreender atravs de uma investigao, registro e anlise de documentos, relatos, filmagens e fotos que resgatem o passado da unidade de ensino da PMPB, visando ampliar os conhecimentos estabelecidos atualmente. Marconi e Lakatos (2005, p. 107) destacam que o mtodo histrico.
Consiste em investigar acontecimentos, processos e instituies do passado para verificar a sua influncia na sociedade de hoje, pois as instituies alcanaram sua forma atual atravs de alteraes de suas partes componentes, ao longo do tempo, influenciadas pelo contexto cultural, particular de cada poca.

As fontes utilizadas para a pesquisa consistem na consulta aos manuais, livros e documentos (regimento, estatuto, boletins, lei de criao do CE) que apontam a criao e a evoluo do sistema de ensino da PMPB, e que se apresenta de forma muito significativa no que tange evoluo histrica da Instituio de Ensino da PMPB, do momento de sua criao at os dias atuais. A pesquisa teve como ambiente o Centro de Educao da Polcia Militar da Paraba em Joo Pessoa PB, Instituio responsvel pela formao,

especializao, aperfeioamento e capacitao tcnico-profissional dos operadores de segurana pblica paraibanos, como tambm de outros Estados da Federao. Sendo a pesquisa bibliogrfica e documental, o instrumento de coleta de dados foi o fichamento de informaes retiradas das fontes pesquisadas, objetivando a otimizao do estudo realizado. Dessa forma, atravs das fichas contendo registros de dados documentais necessrios ao desenvolvimento e fundamentao do estudo, obteve-se uma viso mais dinmica do tema proposto de acordo com a tica de diversos doutrinadores. Por se tratar de uma pesquisa bibliogrfica e histrica, realizamos a organizao e anlise do material. Para isso, necessrio, antes de tudo, o agrupamento dos tpicos que se quer investigar, formando arquivos separados para cada tpico. Aps esse agrupamento, pode-se descobrir que ser necessrio deixar de lado alguns tpicos julgados irrelevantes, acrescentando novos e esclarecendo outros que estavam ambguos. Os dados coletados foram dispostos em fichas bibliogrficas, aps a coleta dos dados e leitura crtica e interpretativa das fontes. Ao final da organizao das

15

fichas, foram realizadas anotaes das consideraes e comentrios pertinentes expostos por cada autor, objetivando relacion-las entre si, outros autores e a legislao pesquisada. Dessa forma, foi possvel desenvolver uma anlise fundamentada para compreender fatos, relaes e conexes que, antes, estavam velados e expor consideraes pessoais. Este trabalho foi dividido em quatro partes. O primeiro captulo desta pesquisa, intitulado a Formao Militar: Contextualizao histrica. Aborda os aspectos culturais e histricos da formao militar, no Brasil e no mundo, de acordo com Marrow (1975), Morish (1977), Fernandes (1979), Rouqui (1980), Freud (1986), Souza (1986), Ludwig (1988), Vasconcelos (1993), Adorno (1995), Huntington (1996), Freud (1997), Coltro (1999), Demo (2001), Foucault (2001), Bourdieu (2002), Zuin (2002), Dias (2003), Carvalho (2005), Chau (2005), Santos e Silva Filho (2006) e Freire (2007). O segundo captulo faz uma sntese histrica da evoluo do ensino na Polcia Militar da Paraba e aborda como era realizada a formao e capacitao dos policiais militares antes da criao do Centro de Educao, a luz do que preceitua Lima (2000). No terceiro captulo apresentamos os achados da reviso da literatura, no tocante a formao e capacitao dos militares estaduais paraibanos aps a criao do CEPM, assim como, a constituio atual do Centro de Educao da Polcia Militar com o advento da Lei Complementar n 87, de 02 de dezembro de 2008. Utilizamos como fonte: Lima (2000) e Paraba (2008). No quarto captulo a partir dos resultados obtidos e devidamente tratados, por fim apresentamos as concluses relativas contribuio do Centro de Educao para a mudana na qualidade da formao e capacitao dos oficiais da PMPB, assim como apresentamos algumas recomendaes para a efetivao de uma poltica de ensino para a Polcia Militar da Paraba, amparado nos autores Wortmeyer (2005) e Santos; Silva Filho (2006).

16

1 A FORMAO MILITAR: contextualizao histrica

Dentre os possveis entendimentos sobre os aspectos inerentes formao militar, este estudo poder fornecer elementos que permitiro um conhecimento sobre os motivos que levam ainda as instituies militares e policiais militares a formarem seus alunos adotando um processo de ensino-aprendizagem tradicional. Para Marrou (1975), na civilizao ocidental, um dos exemplos mais antigos e representativos da formao militar se encontra na educao espartana no sculo VI a.C.. O rigor seletivo dos guerreiros espartanos, em que qualquer sinal de fraqueza ou inaptido para a guerra era motivo de segregao pela sociedade e a separao das crianas aos oito anos do seio familiar, so exemplos de uma formao castrense1, que priva o individuo da realizao de atividades consideradas normais para os elementos que no fazem parte da instituio. (Grifo nosso). Apesar de tais caractersticas castrenses, um aspecto pouco destacado no processo de educao militar espartana a evoluo do sistema educacional da poca. Um estudo dos modelos educacionais da antigidade nos fornece alguns ensinamentos. Sobre esse assunto informa Marrou (1975, p. 35).
Importa, contudo salientar a evoluo tcnica e tica ao mesmo tempo, que se registrava desde a idade homrica; a educao do cidado espartano no mais a de um cavalheiro, mas a de um soldado; insere-se numa atmosfera poltica, e no mais senhorial.

Outra caracterstica presente na formao militar aparece em passagem da referida obra de Marrou (1975, p. 36).

A virtude espartana requer, como diz Mussolini, um clima duro, h nele um puritanismo confesso, uma repulsa pela civilizao e por sua suavidade. O educador espartano procura desenvolver no jovem a resistncia a dor, impe-lhe sobretudo a partir dos doze anos um regime de vida spero, no qual a nota de rudeza e barbrie vai-se acentuando continuamente.

Termo utilizado para fazer referncia a formao militar seja ela federal ou dos Estados.

17

Com efeito, de certa forma, a rigidez na formao militar sempre esteve inserida na atmosfera poltica, explicitada em frases, lemas, juramentos ou princpios norteadores da maioria dos quartis, em especial, nas unidades de formao2. Ademais, a histria tem mostrado os avanos na formao intelectual e na qualidade poltica dos militares, surgindo de forma mais organizadas em instituies militares, propriamente ditas. A criao do exrcito profissional como forma de sustentao das monarquias nacionais promoveu mudanas estruturais na maioria dos exrcitos; a forma de recrutamento e a organizao dos quadros so exemplos dessas mudanas que continuaram sofrendo adaptaes de acordo com a evoluo poltica e econmica de cada nao. Contudo, a profissionalizao dos exrcitos e a evoluo cientfica das instituies militares no provocaram a perda de valores ou o desprezo por rituais e cerimnias. Na grande maioria dos exrcitos, a preocupao em conservar a histria e os valores institucionais sempre esteve forte e presente. Esta caracterstica conservadora presente em algumas instituies seculares, como o caso da igreja catlica, pode ter determinado a escolha de uma educao tradicionalista e bancria como uma alternativa poderosa para a manuteno do conservadorismo, assim como mostra Ludwig (1988, p. 26).
Os alunos paisanos so preparados para atuar diretamente no setor produtivo como fora de trabalho. Os discentes fardados, enquanto categoria social no so formados para essa finalidade, e sim para aplicar a violncia quando a segurana quando a segurana nacional for ameaada, seja por inimigos internos ou externos.

Huntington (1996), destaca ainda um outro grande avano no panorama do ensino militar que gerou enormes avanos polticos e administrativos no seio das instituies de formao militar. Com efeito, pode-se destacar a criao, em 1810, da Kriegsakademie, uma escola militar de altos estudos da cincia da guerra, situada na Prssia, e que se constituiu como primeiro passo para a consolidao da institucionalizao da formao militar nos tempos modernos. At 1859, esta academia foi a responsvel por 50% da literatura militar produzida na Europa, sendo julgada pelos padres da moderna teoria educacional, como um dos sistemas educacional mais avanados entre civis ou militares no sculo XIX.
2

Na realidade, as palavras formao e educao foram citadas como sinnimos por causa da abrangncia e da relativa proximidade destes conceitos, porm so termos com significados prprios.

18

A partir da, seguindo o exemplo da Prssia, pases como a Frana e a Inglaterra, destacados no cenrio militar, tambm passaram a investir na ampliao da cultura geral dos oficiais superiores, poltica que passou a ser escolhida e adotada pela maioria dos exrcitos do mundo. No Brasil, segundo demonstra Ludwig (1988), as instituies militares responsveis pela formao dos Oficiais remonta ao ano 1886, com o surgimento da Escola Naval, conhecida anteriormente como Academia Real dos Guardas-Marinha, Academia Imperial dos Guardas-Marinha e Escola de Marinha. Somente em 1919 surgiu a Academia da Fora Area, com o nome de Escola de Aviao. J o Exrcito Brasileiro teve sua academia fundada em 1819 com o nome de Real Academia Militar, hoje denominada de Academia Militar das Agulhas Negras. Segundo Rouqui (1980), no Brasil, a mudana neste perfil inicia-se com o envio de oficiais do Exrcito para a realizao de estgios no exrcito alemo, de tradio prussiana, logo aps a guerra do Paraguai. Na primeira dcada do sculo XX, alguns oficiais realizavam a sua formao na Alemanha. Em 1911, 22 desses Oficiais estagiaram por dois anos no exrcito alemo tendo na ocasio a pejorativa designao de jovens turcos. Por influncia da Primeira Guerra Mundial, o Exrcito passa a enviar oficiais para a realizao de estgios no exrcito francs, herdando as bases de alguns regulamentos disciplinares, regulamentos internos de servios gerais, bem como outras instrues normativas. Ainda segundo o mesmo autor, a participao dos jovens turcos na tentativa de profissionalizao dos militares, dependia de mudanas das concepes polticas do exrcito. Para eles, a profissionalizao exigia a neutralidade poltica, pois naquele momento histrico, ps 1 Guerra Mundial, precedia no Brasil um levante armado irrompido em Natal, Recife e Rio de Janeiro, no dia 27 de Novembro de 1935, que ficou conhecido como Intentona Comunista, momento em que ficou muito evidente o racha ideolgico que existia nas foras armadas brasileira. Por outro lado, a diversidade de concepes polticas e a intensa participao poltica dos oficiais brasileiros desde a Repblica Velha encarregaram-se da manuteno da diversidade, configurada em inmeras disputas ideolgicas publicadas em revistas militares e no Clube Militar.

19

Aps a Segunda Guerra Mundial, o modelo norte-americano passa a ter influncias significativas no Exrcito Nacional determinando, em muitos aspectos, o processo de formao de seus quadros. Nessa perspectiva, Fernandes (1979) considera que este perfil de mudana intelectual exigido para os oficiais superiores, membros do estado maior, causou conflitos ideolgicos que contriburam para a manuteno da diversidade poltica. A estruturao do estado maior, a forma de seleo dos oficiais, a criao da Escola Superior de Guerra e sua histrica participao poltica fornecem uma idia da complexa formao do oficial brasileiro, o que resulta em uma seleo intelectual cada vez mais exigente para o preenchimento dos quadros.

1.1 ASPECTOS CULTURAIS DA FORMAO MILITAR

O termo cultura complexo e polissmico. No entanto, ao se delimitar essa concepo de forma objetiva para o entendimento do que vem a ser a cultura militar, importante retomar alguns significados originrios que mostram a evoluo desse conceito. Assim segundo Chau, 2005, p. 245, grifos do autor).
Vinda do verbo latino colere, que tem o sentido de cultivar, criar, tomar conta e cuidar, cultura significava, na antiguidade romana, o cuidado do homem com a natureza donde agricultura. Tinha tambm o sentido de cuidado dos homens com os deuses donde a palavra culto para se referir aos ritos religiosos , e do cuidado com a alma e o corpo das crianas, com sua educao e formao donde a palavra puericultura (em latim, puer significa menino e puera menina). Nessa ltima acepo cultura era o cultivo ou a educao do esprito das crianas para tornaremse membros excelentes ou virtuosos da sociedade pelo aperfeioamento e refinamento das qualidades naturais (carter, ndole, temperamento). Com esse sentido cultura correspondia ao que os gregos chamavam Paidia, a formao ou educao do corpo e do esprito dos membros da sociedade (de Paidia vem a nossa palavra pedagogia).

Esta ltima idia mencionada, mais ligada ao foco educacional, corresponde ao que os gregos chamavam de paidia, a formao ou educao do corpo e do esprito dos membros da sociedade (CHAU, 2005). Dessa forma, percebe-se que a

20

cultura surge intimamente ligada s idias de cuidado com o corpo, com a mente e com a alma, envolvendo reas de formao cientfica, capacitao fsica e religiosa. Diante da abrangncia do termo, importante dizer que, conforme sugere Morish (1977, p. 60), existe uma tendncia comum de pensar a cultura como algo que foi construdo pelas geraes de pessoas no passado e que foi transmitido como algum objeto ritual s geraes do presente. Para o autor, a transmisso de cultura fortemente influenciada por valores, subjetivamente mantidos, mas que podem ser objetivamente descritos e avaliados. Desta maneira, a formao do juzo de valor entre uma cultura e outra se torna inevitvel. Por necessidade de delimitao, e considerando que o homem o principal responsvel pelas escolhas do que vai ser transmitido, acredita-se na

democratizao do ensino destinado formao dos policiais militares paraibanos, em especial formao e aperfeioamento de seus futuros gestores, de acordo com o formato que hoje vem sendo adotado. Ainda segundo as reflexes de Morish (1977, p. 61), os meios de transmisso de cultura, ou em sociedades mais avanadas o sistema de educao geral, sero diferentes em cada tipo de cultura e nas formas de comportamento que qualquer grupo, em particular, pode considerar desejveis. Conclui-se, ento, que as convergncias antropolgicas da transmisso cultural ressaltam a importncia da participao do homem nas escolhas ou da preservao dos valores ligados transmisso cultural. Da a importncia do sistema de educao geral na formao e transmisso da cultura militar adotadas pelas Academias Militares. Surge, com efeito, um desafio ainda maior: a insero, formao e transmisso da cultura militar para os membros vindos de uma sociedade civil. No difcil perceber a carga de valores competitivos e a importncia dada superao de limites dentro da vida militar, principalmente nos perodos de formao acadmica. A estrutura hierarquizada e a competio constante desde o ingresso do Cadete na carreira militar fortalecem, ainda mais, estes valores. Por tudo isso, algumas atividades inerentes carreira militar, sobretudo as que esto ligadas superao de limites, podem, sob a interpretao de um outro grupo cultural, ser consideradas abusivas ou indesejadas. Estas caractersticas promovem um choque cultural, principalmente no incio da vida militar apesar de tal formao acadmica ser, aparentemente, desejada pelos militares envolvidos com a formao.

21

Tendo em vista tais dificuldades e diferenas, o mtodo escolhido pela grande maioria das escolas consiste na tentativa de separao entre as duas culturas, sendo comum entre os militares uma expresso que caracteriza bem esta distino: A vida na caserna diferente. Seguindo a concepo de Ludwig (1988, p. 116), acredita-se que os procedimentos democrticos so os mais adequados para iniciar as transformaes polticas e econmicas necessrias ao surgimento de uma sociedade mais justa e igualitria. Essas transformaes passam tambm pelo ensino policial militar, pois o processo de democratizao da sociedade brasileira exige das instituies sociais a obrigao de se ajustarem ao regime do Estado democrtico de direito determinando, assim, a necessidade de reformulao de seus contedos programticos e currculos com vistas consolidao de uma educao democrtica que leve os educandos policiais militares a um aprendizado crtico e reflexivo. Portanto, alm da dificuldade extrema, ou melhor, da impossibilidade de uma separao total de idias e valores que surgiram to prximos, a unio das duas culturas com base nos mesmos princpios ticos e nos mesmos valores do homem, civil ou militar, parece ser o mais fcil e melhor caminho.

1.2 POSSVEIS CONSEQUNCIAS DO REGIME MILITAR PARA A FORMAO POLICIAL MILITAR

Para Ludwig (1988), as escolas militares so instituies reprodutoras dos interesses da classe dominante, no entanto vivem uma crise existencial, momento em que, aps a abertura democrtica que marcou o fim da ditadura militar, essas escolas tiveram que se adequar ao novo regime, revelando-se um instrumento de mudana social. Na mudana de um regime poltico autoritrio para um regime democrtico, ocorrem vrias mudanas nos modelos administrativos, com notvel tentativa de ampliao da participao dos indivduos nos processos de acompanhamento e gerncia de diversas atividades. No entanto, as caractersticas da formao militar sofreram poucas modificaes neste aspecto.

22

At hoje o Ministrio da Educao (MEC) pouco interfere na formao dos militares dos Estados. A educao militar segue regulamentos prprios, j que os cursos de especializao tcnica so considerados cursos livres e no so acompanhados pela entidade. A grande maioria dos Cursos de Formao de Oficiais de Bombeiros e de Polcia, por iniciativa das instituies militares, reconhecida como cursos de graduao pelo MEC, no havendo uma matriz curricular especfica para a formao militar. Existem poucas diretrizes para a formao do oficial, embora a Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP), de maneira ainda insipiente, esteja participando deste processo. Alguns Cursos de Aperfeioamentos de Oficiais so reconhecidos pelo MEC como cursos de Ps-graduao, em nvel de

Especializao, tambm por iniciativa militar. O receio de um novo golpe e o preconceito em relao aos estudos militares, aparentes resqucios da ditadura militar, podem ter prejudicado o desenvolvimento de pesquisas que fomentassem a elaborao de polticas de segurana pblica mais eficientes. Segundo Carvalho (2005), a importncia da participao dos civis em relao s aes de segurana pblica nacional aparecem citadas como controle das atividades militares. Talvez a expresso transmita bem o receio que permeia os estudos militares, e afaste, por parte do autor, possveis interpretaes de classificao simpticas ao regime ditatorial. Em outras reas de estudos, palavras como participao, gesto ou regulao seriam mais bem aceitas. Mergulhados nesta atmosfera, os militares dos Estados, membros de instituies que nasceram controladas por oligarquias estaduais e que nunca tiveram a mesma representatividade poltica dos militares dos Exrcitos, encontram dificuldades ainda maiores para o equacionamento das questes tcnicas e polticas da segurana pblica dos estados. O que se pretende, neste momento, no sugerir modificaes, mas suscitar reflexes sobre novas possibilidades de crescimento e fortalecimento de instituies militares a partir do processo de formao.

23

1.3 A VIOLNCIA SIMBLICA NA FORMAO DOS OFICIAIS DA POLICIA MILITAR

Bourdieu (2002) define que o campo de produo simblico suscita a relao de fora entre os agentes sociais. Nesta perspectiva, a violncia simblica se apresenta como um tema central em seus estudos. Tal violncia no fruto da instrumentalizao pura e simples de uma classe sobre a outra, mas exercida atravs dos jogos engendrados pelos atores sociais, numa abordagem denominada por ele como "construtivismo estruturalista", enfatizando que a sociedade uma produo humana, uma realidade objetiva. O homem uma produo social. Assim, Bourdieu (2002) define o conceito de violncia simblica evidenciando o vai-e-vem de estrutura-corpo, possudo-possuidor, histria-presente, relao de fora-relao de sentido. O conceito de violncia simblica criado por Bourdieu (2002) tem o objetivo de elucidar as relaes de dominao, cuja raiz se encontra presente nos smbolos e signos culturais. Tal relao no pressupe a coero fsica, mas sim, no reconhecimento tcito da autoridade exercida por certas pessoas e grupos de pessoas, isso faz com que esse tipo de violncia por vezes passe despercebida como violncia, sendo entendida como uma espcie de interdio desenvolvida com base na hierarquia existente naquela comunidade. No que tange concordncia entre o dominado e o dominador, este aspecto da argumentao segundo esse autor existe um entendimento parco, pois algumas pessoas entendem como se houvesse um acordo formalmente estabelecido, legitimando tal dominao, quando na verdade a violncia simblica segundo Bourdieu (2002) se d pela ao das foras sociais e pela estrutura das normas internas do campo do mundo social em que os indivduos se inserem, e que de certa maneira se incorporam em seus habitus3. Para Adorno (1995a), a educao seria mais produtiva se no intermediasse, a todo instante, a exigncia de modelos ideais preestabelecidos. Ele vai mais alm ao denunciar o momento especfico do conceito do modelo ideal, a saber. Afirma Adorno (1995a, p. 141). o da heteronomia, o momento autoritrio. Ainda mostra
3

O conceito de habitus segundo Pierre Bourdieu relaciona-se capacidade de uma determinada estrutura social ser incorporada pelos agentes por meio de disposies para sentir, pensar e agir.

24

H, inclusive, a suspeita de que o conceito de modelo ideal, com seu acento militar, deve ter se popularizado na Alemanha aps a Segunda Guerra Mundial, (ADORNO, 1995b, p. 291). No que diz respeito prtica pedaggica, Adorno questiona a prerrogativa daquele que se sente no direito de decidir a respeito da orientao da educao dos outros. Se a experincia formativa no pode ser garantida pela mera freqncia nos cursos, tampouco pode ser obtida mediante qualquer tipo de atitude impositiva por parte do preceptor, o que ocorre exatamente ao contrrio nas nossas escolas. Para Adorno (1995c, p. 151), tal experincia corresponde: [...] disposio aberta, capacidade de se abrir a elementos do esprito, apropriando-os de modo produtivo na conscincia, em vez de se ocupar com os mesmos unicamente para aprender, conforme prescreve um clich insuportvel. Essa afirmao representa muito mais um desejo do que algo que ocorra na realidade. Em lugar dessa prtica pedaggica, impera uma atitude de rancor entre os alunos, que poderia muito bem ser ilustrada por um tipo de ressentimento. O aluno tem, portanto, todas as condies favorveis para desenvolver o rancor, o ressentimento contra a experincia formativa e contra aqueles que deveriam facilitar um clima cultural propcio ao seu aparecimento, ainda segundo Bourdieu, (2002, p. 10).

A cultura dominante contribui para a integrao real da classe dominante (assegurando uma comunicao imediata entre todos os seus membros e distinguindo-os das outras classes); para a integrao fictcia da sociedade no seu conjunto, portanto, desmobilizao (falsa conscincia) das classes dominadas; para a legitimao da ordem estabelecida por meio do estabelecimento das distines (hierarquias) e para a legitimao dessas distines.

nesse contexto que Zuin (2002, p. 24) denomina [...] a chamada educao para a disciplina pela dureza a qual se afirma ao lado do arrefecimento da educao para formao de sujeitos crticos, na sociedade cuja experincia viva da boa formao degrada-se, ou seja, no processo educativo no qual o indivduo que se integra ao grupo, ele aprende que deve reprimir o sofrimento que lhe foi imposto, a fim de exercer o seu direito de vingana em outro. Segundo o professor Zuin (2002, p. 25): [...] o aluno se habitua a dar e receber cotovelada na sala de aula [...], sendo essa a principal caracterstica da

25

chamada educao para a disciplina por meio da dureza, em que os alunos so desrespeitados e, conseqentemente, tambm internalizam tal atitude. Para Freud (1986), o agredido, ao personificar os atributos do agressor, mais tarde deixar de ser passivo para ser ativo na imputao do desrespeito aos direitos, consolidando uma das formas que ocasionam esse tipo de atitude.

1.4 O PAPEL DA POLTICA NA FORMAO MILITAR

De certa forma, as tticas de guerras no passado exigiam tcnicas que adestravam o soldado a cumprir ordens imediatas, em alguns casos de maneira praticamente suicida. Os militares de infantaria normalmente eram colocados em linhas de frente servindo de verdadeiro escudo humano para garantirem o sucesso dos combates. A anlise do risco era atribuda apenas ao comandante da tropa que escolhia e determinava qual a melhor ttica para o combate. Atualmente, a atuao dos militares passa a exigir, de maneira muito mais intensa, a qualidade poltica para a tomada de decises. As atividades esto cada vez mais ligadas ao convvio com a sociedade civil requerendo do militar uma versatilidade para a tomada de decises dentro dos parmetros legais. Neste sentido, para atingir os objetivos de garantia de promoo da segurana da comunidade, precisa-se repensar as metodologias da formao. necessrio fundamentar, com teorias e conhecimentos atuais, a aplicao e a eficincia de nossos sistemas de ensino. No se pode, porm, promover uma mudana para o novo, apenas pelo fato de ser novo. Ademais, como indica Freire (2007, p. 35), O critrio de recusa ao velho no apenas cronolgico, o velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradio ou marca uma presena no tempo continua novo. Seguindo ento essa linha de pensamento, coloca-se em dvida a eficincia do perodo conhecido como internato4, pois o que se busca uma educao democrtica e no a formao de ces de guerra que vejam a sociedade como inimiga. Sugere-se ento que haja participao de todo corpo tcnico e docente com

Perodo de triagem dos alunos, onde so testados fsico e psicologicamente.

26

vistas a repensar esse perodo do processo formativo, pois entendemos que no isolando o indivduo da sociedade onde vive que o mesmo aprendera os preceitos e valores da doutrina militar. Ademais essa pode ser ensinada de forma multidisciplinar e transversal no transcorrer do curso. Convm, pois, conferir um carter de cientificidade e, se possvel, neutralidade a tal formao, at porque, como indica Demo (2001, p. 34), s o que for discutvel, formal e politicamente, pode ser cientfico. As idias de planejamento participativo, de gesto democrtica escolar, enfim, a tentativa de ouvir os participantes dos sistemas foi includa nos diversos ramos da cincia, porm, no regime militar, as discusses se restringem a algumas disciplinas de sala de aula e a trabalhos monogrficos de pouca divulgao fora dos muros militares. O objetivo da ampliao desta discusso no visa destruio das bases do sistema militar, muito pelo contrrio, a finalidade consiste em fundamentar os mtodos para que eles atinjam os objetivos formativos e instrucionais inerentes ao exerccio da profisso. Assim, a questo do incentivo pesquisa, livre das injunes polticas, tornase um desafio, dificuldade esta tambm encontrada pela educao superior de forma geral, na qual a formao dos oficiais encontra-se inserida. Tomemos como desafio central para a educao superior a produo de conhecimento prprio com qualidade formal e poltica, capaz de post-la na vanguarda do desenvolvimento. (FVERO, 1989 apud DEMO, 2004, p. 127). Para ele, pesquisa significa dilogo crtico e criativo com a realidade, culminando na elaborao prpria e na capacidade de interveno, ou seja, a pesquisa deve ser o oxignio da formao, por isso deve acontecer a toda hora. Isto no quer dizer que as pesquisas nas instituies militares sejam menos incentivadas do que em outras instituies de ensino superior, pois os estudos e pesquisas desenvolvidos por militares nas Escolas de Formao Superior das Foras Armadas, das Polcias Militares e Corpos de Bombeiros Militares Estaduais, continuam apresentando o maior acervo de publicaes cientificas sobre segurana pblica, existentes no pas embora, como j foi dito, sejam pouco divulgadas. importante frisar que, em muitos casos, o sistema de internato promove horrio de estudo obrigatrio para que os alunos possam suprimir deficincias em algumas disciplinas. Este acompanhamento no comum em instituies abertas,

27

at porque a ingerncia nos horrios de folga torna-se invivel. Desta forma, os mtodos de estmulo pesquisa, principalmente das instituies militares, so outros. O desenvolvimento da carreira militar depende, quase exclusivamente, do sucesso acadmico. Neste contexto, a produo de novos conhecimentos impulsionada pela perspectiva de promoo, como mostra Demo (2001, p. 33).
Conhecimento sem dvida, criao imponente do ser humano, mais facilmente infeliz, porque tende persistentemente a manter e/ou aular desencontros sociais. No h proporcionalidade entre o que os poderosos e os deserdados lucram com a cincia. O uso mais tpico das cincias sociais a instrumentao do controle social e da desmobilizao das potencialidades contestatrias populares, sob o nome de poltica social.

Para o autor, a educao [...] obra poltica em seu cerne. No fundo, tambm jogo de poder entre educador e educando, onde no faltar o lado repressivo (DEMO, 2001, p. 32). Este entendimento expressa a idia do condicionamento objetivo, mas no descarta a discutibilidade da cincia, pois a qualidade formal e poltica garantem o status cientfico do conhecimento disseminado. Desta forma, tendo a ao poltica se tornado condio necessria para todo tipo de formao, e sendo configurada como uma mudana estrutural que no pode deixar de ser seguida, faz-se necessrio aproveitar as interpretaes dos oficiais submetidos ao regime de internato militar. Esta iniciativa implica a participao dos oficiais, ainda de maneira tmida, no debate sobre a escolha dos mtodos de formao dos oficiais dos estados. Acreditando-se na ampliao da discusso como forma de melhorias para os sistemas de ensino nas Academias de Polcia Militares do Brasil e, em especial, na da Paraba. Trata-se de procurar o embasamento, a partir de teorias pedaggicas atuais, nos mtodos de ensino democrtico como modelos de formao, que garantam o reconhecimento, atravs de publicaes da qualidade do ensino militar. Ou at mesmo a possvel sugesto de mudanas ou de adaptaes aos sistemas utilizados atualmente.

28

1.5 O TROTE NA FORMAO MILITAR

Para Santos e Silva Filho (2006) o trote continua sendo um processo psicossocial em que o sadismo se conjuga com o masoquismo, num estranho amlgama de atos de barbrie justificados tanto pelos agressores como pelos agredidos, que suportam a humilhao e a dor por estarem adquirindo o direito vingana, a ser exercida sobre os bichos5 que ingressaro na Corporao nos prximos anos. A essncia do trote , portanto, a repetio de um comportamento estereotipado demarcado por tonalidade violenta e vexatria, que se caracteriza pela imposio de dor fsica e psicolgica aos novos integrantes que devem aprender a suportar em silncio a barbrie qual so submetidos. H que se destacar a relevncia da sensao de se sentir integrado ao grupo por parte daquele que cumpre todas as imposies do trote. No entanto, so esses humilhados que adquirem o direito, legitimado pelo grupo, de se vingar da dor que tiveram que aprender a reprimir nos prximos novatos, ou nos subordinados, ou nos cidados, reproduzindo, assim, um caldo cultural simptico chamada educao para a disciplina por meio da dureza, sobre essa temtica mostra Coltro (1999, p. 135).
o trote tem suas razes na Academia como prtica milenar. Na Idade Mdia, estudantes de vrios pases, unidos pelo latim como lngua universal, procuravam a universidade como uma chance de ascenso social. Nobres, pequena nobreza, burguesia e camponeses compunham a universidade. Consolidadas por seu carter urbano, as instituies ofereciam tratamento diferenciado para cada um. Numa poca de desprezo e discriminao para com o mundo rural, aos camponeses, julgados rsticos, restava o trote.

Esse autores ainda retratam que tais atos de barbrie so justificados como uma tradio que precisa ser necessariamente mantida. Nem a tentativa de substituio dos chamados trotes violentos por algumas prticas consideradas no violentas garante, por si s, a substituio de aes sadomasoquistas por uma experincia verdadeiramente integrativa e, conseqentemente, tambm formativa, como era de se esperar, entre calouros e veteranos. O tico se transforma em puro esttico, desenvolvendo uma moral de acordo com a qual o que conta ser o

Termo utilizado nas Academias de Polcia Militar para denominar o Cadete do 1 ano do CFO.

29

melhor, impressionar, exibir, ser superior, etc., para Vasconcelos (1993 apud ZUIN, 2000, p. 14).
O trote caracteriza-se como um rito de iniciao; um cerimonial milenar de agresso e violncia contra o calouro: confirma a idia do trote como um rito de passagem s avessas, como prtica oposta aos valores humanistas e civis da universidade.

O prprio aluno simboliza a no aceitao de seus direitos, a fim de no ser taxado de medroso e indisciplinado, que no aceita determinadas ordens, espelhando a necessidade de ser reconhecido pelo sucesso na sua aprovao ao concurso de ingresso na atividade policial militar como na provao que teve de suportar, para que pudesse ser aceito pelo grupo. Assim, a formao policial militar travestida de uma capa impermevel, em que a desnudez de suas atitudes e atividades so guardadas a sete chaves, segredos psicolgicos que transcendem s vezes o nosso entendimento. Nas Escolas Militares existem duas classes opostas: aqueles que j serviram em algum rgo militar e os que nunca serviram a nenhum. Ao ingressarem nessas Escolas, eles entram em um mundo novo com regras e princpios que balizam essas Organizaes. s vezes, chegam at a dizer que ali fazemos o que correto, ali praticamos a teoria, e, ao sairmos, nos depararemos com uma outra realidade que no aquela, como se l fora, extra muros, fosse incorreto, imoral e antitico. As atitudes dos superiores desencadeiam um sentimento de que o policial um super-homem, o qual no teme, ou superior, s intempries da vida. As canes militares ou guerreiras so introjetadas nas mentes, sem conhecerem o efeito-conseqncia dessa descontrao nas corridas dirias. Elas fomentam a morte, a raiva, o dio, a superioridade, a violncia, o desprezo e tantos outros sentimentos negativos. Como, ento, essas canes auxiliam a tcnica de policiar ostensivamente? Forma-se, assim, uma casta de homens sem corao? E como podemos viver sem sentimentos bons? O sentimento de casta militar leva-nos a uma relao interpessoal intraquartel que pautada por relacionamentos, na maioria das vezes entre militares. Observando a cadeia interpessoal, ela esbarra quase sempre no Quartel. Entramos na Escola como bichos e tratados como tal, vivemos assustados e apavorados. As relaes so marcadas pelo medo, difundidas pela aplicao de punies. Dificilmente h lugar para contestao ou para qualquer ato de hesitao

30

no cumprimento da ordem totalitria. Quando samos, somos transformados em verdadeiros guerreiros, que no temem nem a morte, e que no suportam qualquer pessoa que nos contrarie. A nossa fora e vontade pessoal, e no a da lei, que prevalecem. bom dizermos que a nossa formao historicamente vem numa linha militar e guerreira oriunda do Exrcito Brasileiro, a qual ao longo dos anos, apesar de sermos organizaes sesquicentenrias, no conseguimos sair das amarras nas quais fomos forjados. O Exrcito sempre controlou nossa educao profissional, o pessoal e material. Os nossos Oficiais, dirigentes da nossa organizao, foram quase todos formados por Oficiais do Exrcito, o que nos acarretou uma perpetuao dessa filosofia, a qual, at hoje, ainda reproduzimos. A condio de se tornar um indivduo emancipado incorpora-se necessidade de expor publicamente a sua crtica em relao s regras a que deve obedecer, quando se encontra subordinado, no plano individual, a certa organizao. Na qualidade de cidado, o policial tem todo o direito de criticar publicamente os ditames aos quais se sujeita enquanto participante da Polcia Militar. Ser um policial tambm no deixa de ser um cidado, quando questiona a rigidez de certas normas que so obedecidas particularmente, pois tal discordncia feita no s para que haja uma mudana qualitativa nas bases da prpria instituio, mas tambm para que os seus prprios seguidores se tornem cada vez mais esclarecidos e interventores, ou seja, cada vez mais sujeitos de suas aes. Assim, torna-se quase redundante relembrar as oportunidades que esses alunos tm para dar vazo ao ressentimento acumulado durante a execuo dos trotes.

1.6 RELAES DE PODER E INFLUNCIA DA POLTICA NA PMPB

Para Souza (1986), a Polcia Militar surge da tradio das polcias militarizadas da Pennsula Ibrica, onde o policiamento era exercido pelo Exrcito. No Brasil, a tradio se materializa em 1542.

31

Segundo ainda o que diz Souza (1986), a Polcia Militar , por tradio, uma organizao militar e est, ainda, condicionada formao rgida, deixada pelas lutas do passado e pela misso francesa. A Polcia Militar baseada na hierarquia e na disciplina que se faz permanente atravs dos tempos, resistindo s presses e respeitada perante a populao. A profissionalizao e destinao constitucional exercer a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica, atividade que executa atravs dos policiais militares integrados comunidade, nas ruas, nas festas, nos divertimentos, nas escolas, nas estradas, nas matas, nos rios, nos estabelecimentos comerciais, industriais, etc. A Polcia Militar , assim, concebida como um aparelho do Estado onde se reproduzem formas de representao da sociedade gestadas dentro e fora desse aparelho. A instituio, portanto, no apenas produz algumas representaes engendradas no seio dessa sociedade assimilando seus valores, preconceitos e crenas e sistemas de representao, bem como absorve as representaes presentes em um dado momento histrico. As organizaes policiais militares so classificadas a partir de modelos de atuao produzidos pelo estilo de gerncia adotada. A Polcia Militar da Paraba uma burocracia militar tpica, modelo de gesto muito semelhante ao da maioria das grandes organizaes atuais. A principal caracterstica diferenciada do modelo militar a coercitividade permanente, ainda que atenuada, pois as prprias pessoas selecionadas para integr-la tm traos de conformidade, facilitando seu enquadramento nas regras estabelecidas. As relaes de poder desenvolvidas nos quartis da PMPB entre superiores e subordinados no so to harmnicas, tal como possam parecer primeira vista. O processo de identificao entre esses agentes marcado por sentimentos ambguos, que misturam satisfao, frustrao, amor, dio, admirao e ressentimento, em ocasies muitas vezes bastante prximas umas das outras. No tarefa fcil refletir sobre tal relao, at porque os sentimentos ambguos dos superiores em relao aos seus subordinados tambm esto envolvidos. Nessa discusso, Foucault (2001, p. 88 89) afirma que:

32

Parece-me que se deve compreender o poder, primeiro, como a multiplicidade de correlaes de foras imanentes ao domnio onde se exercem e constitutivas de sua organizao; o jogo que, atravs de lutas e afrontamentos incessantes as transforma, refora, inverte; os apoios que tais correlaes de foras encontram umas nas outras, formando cadeias ou sistemas ou ao contrrio, as defasagens e contradies que as isolam entre si; enfim as estratgias em que se originam e cujo esboo geral ou cristalizao institucional toma corpo nos aparelhos estatais, na formulao da lei, nas hegemonias sociais.

processo

de

democratizao

da

sociedade

brasileira,

retomado

formalmente com a atual Constituio Federal, exige das instituies Policiais Militares a obrigao de se ajustarem ao regime do Estado democrtico de direito estatudo naquele documento legal. Isto pe a necessidade da construo de polticas internas, consoantes os princpios e fundamentos inscritos na nossa Constituio. No adianta o Policial Militar saber vrias teorias sobre como respeitar o cidado, se ele desrespeitado, no tratado como tal, e os superiores hierrquicos continuam a cometer desrespeito para com os seus subordinados dentro ou fora do Quartel. H algo que chamamos convenientemente de poder e que usamos como uma entidade universal e explicativa do mundo, algo que vai alm do Estado, tomando conta da mdia, da poltica, da economia. O poder no deve ser compreendido como tendo um alcance global que se transforme em regra geral, nem muito menos em lei. O poder no deve ser entendido como sendo exercido exclusivamente por grupos ou castas, ou mesmo classes, que usam estas armas e regulamentos para dominar o outro lado. Para estudarmos o poder se precisamos deixar de lado a soberania do Estado, o controle institucional feito pelos seus aparelhos, isso seria nada mais do que a sua face mais exterior, assim diz Foucault (2001, p. 88),

A anlise em termos de poder no deve postular, como dados iniciais, a soberania do Estado, a forma da lei ou a unidade global de uma dominao; estas so apenas e, antes de mais nada, suas formas terminais.

O sentimento de casta militar observando a cadeia interpessoal, ela esbarra quase sempre nos pilares de sustentao da Organizao que so: a hierarquia e a disciplina.

33

J no tocante as relaes e intervenes polticas nas atividades das Polcias Militares brasileiras, alguns estudos nos mostram que se trata de um mal comungado por todas as instituies nacionais. O poder poltico extrapolou as relaes privadas invadindo o espao pblico, com atitudes tipicamente familiares, estruturando o sistema burocrtico brasileiro e atingindo de cheio as Polcias Militares, pois a condescendncia e subservincia de alguns membros da Corporao, fragiliza e a torna uma marionete nas mos de pessoas inescrupulosas que se acham acima da lei, e por possurem certa influncia poltica, promovem ou indicam alguns Policiais Militares para trabalharem em seu reduto eleitoral e, assim, se acham no direito de utilizar a PM como sua milcia particular, descaracterizando a atividade de uma instituio pblica, para o atendimento de seus interesses privados. A competncia e o mrito, atravs do concurso pblico, que esto na base do sistema racional legal, na formao dos quadros burocrticos da Polcia Militar, so afetados pelos laos afetivos e apelos emocionais que pertenciam dinmica do sistema familiar, em que posies e cargos pblicos vo sendo ocupados por pessoas de confiana ou das relaes pessoais das famlias no poder, ficando a mquina estatal pblica comandada pela ordem genealgica, voltada para os interesses familiares privados, se instalando muita das vezes administraes recheadas de nepotismos. Assim, como mostra Dias (2003, p.138),

O paternalismo constri uma relao social de dependncia, em que um poder tradicional reconhecido como legtimo, e os valores reforam a idia de que certo a dependncia, se tornando desta forma uma relao resistente a qualquer mudana, e altamente prejudicial as organizaes que pensam em se adaptarem ao novo cenrio mundial, com todas as inovaes tecnolgica e mudanas econmicas e polticas.

34

2 SINTESE HISTRICA DA EVOLUO DO ENSINO NA PMPB

Na concepo de Lima (2000), o critrio de nomeao e promoo dos policiais militares paraibanos ao longo de sua histria encontra-se estreitamente ligada poltica de formao e aperfeioamento da Corporao. Esse mesmo autor argumenta que a poltica de ensino da PMPB pode ser sintetizada em cinco fases, so elas:

a) De 1832 a 1912 a fase dos critrios polticos; b) De 1912 a 1935 a fase dos concursos e bravura; c) De 1936 a 1965 a fase dos cursos internos; d) De 1965 a 1990 a fase dos cursos externos, e; e) Fase atual.

Na fase denominada fase dos critrios polticos, o autor mostra que imperava a interferncia e a indicao poltica, pois todas as nomeaes e promoes eram da alada do Presidente da Provncia ou do Estado, conforme a poca, no existindo nenhum diploma legal que regulamentasse tais procedimentos, assim como no existia atividade de ensino na Corporao. Porm, nesse perodo, em 1867, mostrou-se uma preocupao com essa atividade, momento em que se criou na Instituio a funo de Oficial-instrutor, passando assim a ser exigido que todos os candidatos que ingressavam na PMPB fossem submetidos a um perodo de instruo em um setor especfico e denominado Companhia Fixa. Na fase seguinte, denominada de fase dos concursos e bravura segundo o autor, a PMPB passou por uma reforma no processo de nomeao e promoo dos militares estaduais paraibanos, reforma essa que criou alguns critrios para esse procedimento impedindo legalmente a nomeao de civis para os postos referentes ao oficialato. Assim como foi introduzido um maior rigor na disciplina, no

35

recrutamento e na instruo dos recrutas6, atravs de um regulamento conhecido como Regulamento do Cel Manuel Barbedo"7. Em 1916, os critrios de nomeao e promoo da PMPB foram substitudos por concurso e no ano seguinte, em 1917, foi promulgada uma Lei Federal, que tornou as Polcias Militares brasileiras, fora auxiliar e reserva do Exrcito, momento em que a formao e treinamento dos policiais militares passaram a ficar a cargo de Oficiais da Fora Terrestre8 que eram designados para ministrar as instrues. Em 1920, nos mostra Lima (2000) que o TC Joo da Costa Vilar, Comandante Geral poca, mostrando-se preocupado com o nvel de escolarizao dos Praas, revitalizou a Escola Vidal de Negreiros9, denominada Escola Regimental, destinada a alfabetizar os Cabos e Soldados da PMPB, atividade que se estendeu at 1970. No ano de 1921, o ensino da PMPB passou por outra grande mudana, quando em 1924, dois Sargentos foram enviados para o Rio de Janeiro, com vistas a freqentarem o Curso de Comandante de Peloto, realizado na Escola de Sargentos de Infantaria (ESI), curso esse que era equivalente ao Curso de Formao de Oficiais. Em 1929, foi criado o posto de Aspirante a Oficial atravs da Lei n 692, de 08 de setembro de 1929, que s poderia ser ocupado por Sargentos que concluam com aproveitamento o curso supramencionado. Outro ciclo de desenvolvimento do ensino na PMPB notado, segundo Lima (2000), em 1936, momento em que a Corporao foi comandada pelo Coronel Delmiro Pereira, aps ter sido inserido na Carta Magna de 1934, em seu artigo 167, a vinculao constitucional das Polcias Militares brasileiras como fora auxiliar e reserva do Exrcito, momento em foi modificado novamente o processo de promoo dos Oficiais e Praas, exigindo, com isso, a criao de cursos em todos os nveis, condicionando a promoo dos policiais militares a concluso do curso equivalente ao seu posto ou graduao. Ainda em Lima (2000) vamos encontrar que, atravs da Lei Estadual n 37 de 23 de dezembro de 1935, foi criado o Centro de Instruo, sendo posteriormente atravs do Decreto n 942 de 24 de janeiro de 1938, criada a Escola de Formao de Oficiais, Sargentos, Cabos e Especialistas, assim como o Curso de

6 7

Termo usado para denominar o Soldado recm incorporado nas Foras Militares. Oficial do Exrcito Brasileiro que comandou a PMPB em 1912 (LIMA, 2000, p. 124). 8 Termo usado para denominar o Exrcito Brasileiro. 9 Escola que funcionava no interior do Quartel da PMPB. (Ibid., p. 124).

36

Aperfeioamento de Oficiais, que funcionava no Quartel do Comando Geral, visando atender s exigncias da Lei Federal n 192.
[...], que exigia a criao de cursos, tambm estabelecia que o curso de Formao de Oficiais s poderia ser ministrado por oficiais portadores de Curso de Formao na Polcia Militar ou no Exrcito. Na Polcia Militar no existia oficial com essa qualificao at 1939.

Visando assim suprir essa deficincia, foi realizado o primeiro Curso de Aperfeioamento de Oficiais (CAO), com os Oficiais mais antigos da Corporao poca, e ministrado por Oficiais do Exrcito, pertencentes ao 22 Batalho de Caadores o qual deu origem ao 15 Batalho de Infantaria Motorizado (15 BIMtz). Devido poltica reinante poca, esclarece Lima (2000), o currculo aplicado no curso era, em sua maioria, constitudo de matrias tipicamente militares, voltadas para guerra, e apenas 10% delas abordavam matria policial, por corresponder ao perodo conhecido na histria do Brasil como Era Vargas10. O autor nos mostra que outro CAO foi realizado pela Corporao em 1941, sendo este ministrado pelos prprios Oficiais da PMPB, habilitados no curso anterior. Esse mesmo ano marcou tambm a formao da primeira turma do Curso de Formao de Oficiais (CFO), que teve incio no dia 1 de abril de 1941 e trmino em 24 de maro de 1942. Este tambm foi ministrado pelos prprios componentes da Instituio, ainda que o currculo estivesse totalmente voltado para atividades prprias ao Exrcito (Infantaria e Cavalaria). Em 28 de abril de 1944 foi iniciado o segundo Curso de Formao de Oficiais, tendo seu trmino sido antecipado para o dia 24 de maro de 1946, devido escassez de Oficias para exercer a funo de Delegado de Polcia. Em 1952, foi iniciada a terceira turma de CFO, que concluiu suas atividades no dia 7 de setembro de 1954. No entanto, apenas em 1956, momento em que a PMPB era comandada pelo Coronel Edson Ramalho, foi criada a Companhia de Instruo, o que, para alguns, o embrio do que hoje denominamos Centro de Educao, pois diferentemente das demais escolas de formao, esta passou a ter um efetivo fixo, o que facilitava o planejamento e a execuo dos cursos, e tambm um local prprio, a Fazenda

10

Perodo compreendido entre os anos de 1930 a 1945, em que se instalou na Repblica brasileira um regime ditatorial imposto pelo Presidente Getlio Vargas.

37

Simo, localizada prximo ao Parque Arruda Cmara, local onde hoje encontra-se instalada a Companhia de Policiamento de Trnsito (CPTran), A companhia de Instruo passou, em 1969, a denominar-se Centro de Instruo, e sendo assim iniciado a quarta turma de CFO, composta de 40 Alunos Oficiais, demonstrando, com isso, um avano, pois, diferentemente dos demais curso que s foram compostos por graduados da PMPB, detentores do Curso de Aperfeioamento de Sargentos, esse teve a metade de suas vagas abertas ao pblico civil. (grifos nossos). Como descreve Lima (2000), em 1965 quase todos os Oficiais formados na Paraba j ocupavam o posto de Capito, acarretando, assim, uma escassez de Tenentes. Em razo disso, foram enviados 10 candidatos para serem formados na Polcia Militar de Pernambuco, dando incio ao que o autor denominou fase dos cursos externos, sendo inicialmente, para tanto, apenas exigido o 1 Grau, hoje equivalente ao ensino fundamental, condio esta mantida at o ano de 1972. A partir de 1973, a seleo para o CFO passou a exigir o 2 Grau, hoje equivalente ao ensino mdio. Porm, tal formao continuou sendo realizada em outros Estados, tais com: Pernambuco, Bahia, Cear, Rio de Janeiro, So Paulo, Minas Gerais, Gois, Braslia, Paran e Rio Grande do Sul. Esse perodo, segundo o autor, perdurou de 1967 at 1991. Em 1977, o Centro de Instruo foi transferido para o Bairro de Mars e passou a denominar-se Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas (CFAP), sendo responsvel apenas pela formao dos Soldados, Cabos e Sargentos, j que, como vimos, os Oficiais eram formados fora do Estado. No entanto, aps alguns anos, a estrutura do CFAP no podia mais abrigar o nmero de alunos que freqentavam os cursos daquela Unidade, em virtude do aumento de efetivo da Polcia Militar, sendo, assim, necessria a criao de um centro educacional que comportasse e atendesse os anseios e as necessidades da Corporao.

38

3 FORMAO DOS POLICIAIS PARAIBANOS PS CRIAO DO CEPM

Ento, visando o crescimento do ensino e instruo da Corporao, em 1988, o CFAP foi transferido para as instalaes atuais, que tinham como finalidade sediar o 1 Batalho de Polcia Militar (1 BPM), mas que passou a servir definitivamente como centro de treinamento e formao dos policiais. A nova Unidade Escola recebeu inicialmente o nome de CFAP Novo, j que existiam apenas alguns blocos e l apenas funcionavam os cursos de formao e aperfeioamento de Praas. S aps a concluso da construo das edificaes, o Centro de Ensino foi inaugurado no dia 18 de abril de 1990, onde, alm dos cursos tradicionais, outros foram criados, a exemplo do Curso de Formao de Oficiais (CFO), pois, poca, era urgente a necessidade de preenchimento de mais de 100 vagas de Tenentes. Ademais, e como bem demonstra o autor, s eram oferecidas cerca de 10 vagas por ano a PMPB pelas co-irms supracitadas, foi criada em 1990 a Academia de Polcia Militar do Cabo Branco (APMCB), destinada, dentre outras, a suprir tal deficincia. Sendo tambm posteriormente criado o Curso de Aperfeioamento de Oficiais (CAO), com vistas ao Aperfeioamento dos Capites da PMPB, como exigncia legal para ascenso funcional e a devida promoo ao posto de Major, curso esse que era realizado, assim como o CFO, em outras Corporaes Policiais Militares brasileiras.

3.1 CONSTITUIO ATUAL DO CENTRO DE EDUCAO DA POLCIA MILITAR

Para Paraba (2008) o Centro de Educao da Polcia Militar tem buscado, ao longo de mais de uma dcada de existncia, atender de forma eficaz s necessidades de formao, capacitao e aperfeioamento dos oficiais e praas, no s da Paraba, mas tambm de outros Estados, sendo considerado uma instituio de ensino modelo em todo o Brasil. Para Lima ( 2000, p. 30).

39

[...] na permanente busca de bem servir a sociedade. Esses esforos so permanentemente reciclados pela adoo de uma poltica de renovao dos recursos materiais, modernizao de mtodos de atuao e de valorizao dos recursos humanos materializados por uma formao humanista e profissional contextualizada com a ordem social vigente.

O Centro de Educao nos dias atuais composto pelo Centro de Psgraduao e Pesquisa (CEPE); pela Academia de Polcia Militar do Cabo Branco (APMCB); pelo Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas (CFAP); pelo Ncleo de Programas de Extenso e Treinamento (NUPEX); pelos Ncleos de Formao e Aprimoramento Profissional (NEFAP) e pelo Colgio da Polcia Militar (CPM).

3.1.1 O Centro de Ps-graduao e Pesquisa

O Centro de Ps-graduao e Pesquisa (CEPE) a unidade de educao profissional em nvel superior, responsvel pelo programa de ps-graduao e pesquisa existente na PMPB, criado atravs da Lei Complementar 87, de 02 de dezembro de 2008.

O CEPE funciona, atualmente, com os seguintes cursos:

a) Curso de Especializao em Segurana Pblica (CESP) equivalente ao antigo Curso de Aperfeioamento de Oficiais (CAO) Criado pelo Decreto n 16.144, de 9 de maro de 1994, com carga horria de 790 horas aulas. Destina-se ao aperfeioamento, em nvel de ps-graduao, dos oficiais intermedirios (Capites) da PMPB, como pr-requisito para ascenso funcional que a promoo ao posto de Major, com base no Inciso IV do Art. 86 da Constituio do Estado da Paraba (transcrito do Boletim N 044, de 10/03/1994, pginas 564 e 565).

40

Atualmente, o referido curso tambm especializa, alm dos policiais militares paraibanos, Capites advindos de vrios Estados brasileiros, assim como outros profissionais de segurana pblica, tais como: policiais civis da Paraba e de outros Estados da Federao, policiais federais e policiais rodovirios federais. O CESP tem por objetivo capacitar os diversos atores sociais envolvidos na implementao das polticas pblicas, para, de forma integrada e articulada, planejar e desenvolver o trabalho de gesto da Segurana Pblica. Organizado em sistema de mdulos (Fundamental, Jurdico, Gerencial, Profissional e Complementar), conforme apresenta o Anexo (Componentes Curriculares), com durao mxima de 10 (dez) meses, incluindo a elaborao do Trabalho de Concluso do Curso, possui hoje uma carga-horria de 480h/a (quatrocentos e oitenta horas-aula), referentes ao perodo presencial, destinadas s disciplinas curriculares.

b) Curso de Especializao em Gesto e Tecnologia Educacional (CEGESTE) regulado pela Resoluo N 0009/2007-DE, de 30 de agosto de 2007, e integra o Programa de Ps-graduao do Centro de Educao da Polcia Militar. Este curso tem sido promovido em parceria com a Universidade Estadual da Paraba (UEPB). O CEGESTE visa capacitar, tcnica e pedagogicamente, os profissionais de segurana pblica (policiais civis e militares e bombeiros militares) para o exerccio das funes de gestor escolar e de facilitador do processo ensino-aprendizagem. O referido curso compreende uma carga-horria de 432 h/a (quatrocentos e trinta e duas horas-aula), referentes ao perodo presencial, que desenvolvido em 18 (dezoito) semanas, e que, ao todo, ter uma durao de 09 (nove) meses, incluindo a elaborao do Trabalho de Concluso do Curso. c) Curso de Especializao em Psicologia Criminal voltada a Segurana Pblica: a atividade policial frente ao crime e a violncia, tem por finalidade propiciar aos operadores de segurana pblica uma maior compreenso de seu papel e de sua atuao frente s mltiplas faces da violncia, amparados nas contribuies da psicologia criminal. Com 390 horas, distribudas em 10 meses, onde encontram-se contemplados os seminrios temticos com o objetivo de aprofundar os estudos referentes ao trabalho de final de curso.

41

3.1.2 A Academia de Polcia Militar do Cabo Branco

A Academia de Polcia Militar do Cabo Branco (APMCB) a unidade de educao profissional de nvel superior responsvel pela formao e, at o ano de 2008, pelo aperfeioamento dos Oficiais da Polcia Militar. A Academia passou a funcionar em 1991, um ano aps a fundao do Centro de Ensino, com a turma pioneira do Curso de Formao de Oficiais (CFO), composta por 30 cadetes do sexo masculino e 5 cadetes do sexo feminino.

A Academia funciona, atualmente, com os seguintes cursos:

a) Curso de Formao de Oficiais (CFO) PM e BM Reconhecido como de nvel superior e ainda intitulado de Bacharelado em Segurana Pblica. O CFO tem durao de trs anos seriados, divididos em seis perodos, perfazendo um total de 4.270 horas/aula. O curso funciona em regime de semi-internato. reconhecido como curso de nvel superior pelo Conselho Estadual de Ensino, e o cadete (aluno do CFO) admitido atravs do Processo Seletivo Seriado (PSS) da COPERVE. Tambm so oferecidas vagas aos cadetes de outras Instituies policiais de outros Estados; b) Curso de Habilitao de Oficiais (CHO) O presente curso visa habilitar o Sub-tenente e o Sargento permitindo-lhes o ingresso no oficialato, em funes tipicamente administrativas; c) Estgio de Adaptao dos Oficiais de Sade (EAOS) Este visa adaptar o profissional da sade vida da caserna, oferecendo-lhe instrues militares, visando, com isso, ao seu ingresso no oficialato no quadro de sade da Polcia Militar da Paraba.

42

3.1.3 O Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas

O Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas (CFAP) a unidade de educao profissional de nvel mdio, responsvel pela formao e aperfeioamento dos praas da Polcia Militar, no s da Paraba como tambm de outros Estados. Neste Centro so realizados os seguintes cursos: Curso de Formao de Sargentos (CFS), Curso de Formao de Cabos (CFC) e Curso de Formao de Soldados (CFSd).

A histria do CFAP confunde-se com a histria do ensino da PMPB, que pode ser dividida em trs fases distintas:

a) Centro de Instruo - Destinado a promover Cursos de Formao de Sargentos e Cabos. Este Centro funcionava no Quartel do Comando Geral, onde hoje o 1 Batalho de Polcia Militar, sendo dirigido por um Oficial do Exrcito. Teve sua criao em 23 de dezembro de 1935, atravs da Lei Estadual n 37. No ano de 1936, teve incio o primeiro Curso de Formao de Sargentos no Centro de Instruo, com a denominao de Curso de Formao de Candidatos a Graduados. No ano seguinte, foram realizados mais dois cursos, sendo um em cada semestre. Em 1937, foi realizado, tambm nesse Centro, o primeiro Curso de Cabos, tendo ocorrido um outro em 1942. O primeiro Curso de Aperfeioamento de Sargentos foi realizado em 1940. Conforme tambm estabelecia a Lei, as promoes de graduados especialistas continuaram a ser efetuadas mediante a realizao de concursos. Em 2 de abril de 1956, o Centro de Instruo passou a funcionar nas antigas instalaes do Esquadro de Cavalaria, situado prximo ao Parque Arruda Cmara. b) Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas - Em 1977, foi transferido para um novo Quartel, situado em Mars, prximo BR-101, e passou a denominar-se Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas (CFAP).

43

c) No Centro de Ensino - Em 1989, o CFAP foi transferido para o Quartel que se localiza no conjunto residencial Mangabeira VII, ficando integrado ao Centro de Ensino da Polcia Militar.

As atividades pedaggicas do CFAP so planejadas pela Diviso de Ensino do Centro de Ensino, ou seja, o CFAP executa e coordena as atividades de ensino destinadas aos praas. A estrutura organizacional do CFAP divide-se, no geral, em Corpo Administrativo e Corpo Discente. O primeiro compe-se de comando, sub-comando e coordenao de cursos, sendo esta ltima formada por coordenadores e auxiliares. A segunda diviso refere-se a todos os alunos dos diversos cursos em funcionamento. Quanto estrutura fsica, ela composta por dois grandes blocos que comportam os gabinetes, alojamentos, salas de aulas, alamedas e garagens.

3.1.4 O Ncleo de Programas de Extenso e Treinamento

O Ncleo de Programas de Extenso e Treinamento (NUPEX), inicialmente surgido com o nome de Ncleo de Pesquisa e Extenso, foi criado em 02 de Julho de 2004 pelo Comando do CE, com o intuito de incentivar o desenvolvimento da pesquisa cientfica Porm, com a criao do CEPE, o NUPEX passou a responsabilizar-se pelo programa de extenso e capacitao profissional dos policiais militares paraibanos e de outros Estados da Federao em nvel tcnicoprofissional, como prev a Lei Complementar 87, de 02 de dezembro de 2008. O NUPEX promove cursos de extenso como:

a) CHC (Curso de Habilitao de Cabos); b) CHS (Curso de Habilitao de Sargentos); c) CASP (Curso de Aperfeioamento em Segurana Pblica); d) Curso de Policiamento Ambiental; e) Curso de Guardas de Instalaes em parceria com a UFPB.

44

3.1.5 O Ncleo de Estudos de Trnsito

Criado atravs da Lei Complementar 87, de 02 de dezembro de 2008, o Ncleo de Estudos de Trnsito (NET), o rgo executores de ensino, diretamente ligados ao Centro de Educao, responsveis pela formao e aperfeioamento dos motoristas operacionais da PMPB, assim como oferece o servio de escola de condutores para os integrantes da Polcia Militar. O NET promove os seguintes cursos:

a) Curso de Capacitao de Percia em Acidentes de Trnsito; b) Curso de Formao de Condutores de Veculos.

3.1.6 Os Ncleos de Formao e Aprimoramento Profissional

Criado atravs da Lei Complementar 87, de 02 de dezembro de 2008, os Ncleos de Formao e Aprimoramento Profissional (NUFAP), so rgos executores de ensino, diretamente ligados ao Centro de Educao, localizados nas Unidades Operacionais do Interior do Estado, responsveis pela formao e aperfeioamento dos praas da Polcia Militar. Neste Centro so realizados os seguintes cursos: Curso de Habilitao de Sargentos (CFS), Curso de Habilitao de Cabos (CFC) e Curso de Formao de Soldados (CFSd).

3.1.7 O Colgio da Policia Militar

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Mdio Dr. Fernando Moura Cunha Lima, reconhecida pelo Conselho Estadual de Ensino, foi criada pela Lei n 5.264 de 18 de abril de 1990, e regulamentada pelo decreto n 16.094/93.

45

A mesma foi inaugurada em outubro de 1993, sob a direo do Major Jos Gonalves de S, mas s passou a funcionar no dia 7 de fevereiro de 1994, com a Educao Infantil e o ento 1 Grau da 1 8 srie (atual Ensino Fundamental). Nos anos seguintes, formaram-se as turmas do 2 Grau (Ensino Mdio). O Colgio da Polcia Militar ocupa uma rea de 1.763,40 m do CE, com 13 salas de aulas e capacidade para 820 alunos dos nveis de ensino fundamental e mdio (nos turnos manh e tarde). 60% das vagas do colgio so destinadas aos filhos dos policiais e 40% aos filhos dos civis da comunidade. O corpo docente formado por professores civis e militares. O CPM funciona nos dois turnos, manh e tarde. Antes da matrcula, so abertas inscries visando selecionar os postulantes a comporem as turmas do CPM. Os candidatos so selecionados a partir de critrios previamente informados, obedecendo-se, ainda, ao nmero de vagas existentes e ao percentual estabelecido para a comunidade policial militar e civil.

3.2 A EDUCAO POLICIAL VOLTADA PARA A CIDADANIA

Com a implementao do Sistema nico de Segurana Pblica (SUSP), aps a criao da Secretaria Nacional de Segurana Pblica (SENASP), importantes mudanas so notadas no tocante formulao das polticas norteadoras para o processo formativo e capacitao continuada dos profissionais de segurana pblica brasileiro. Ao tempo que, em 2004, foi formulada a Matriz Curricular Nacional (MCN) com a finalidade de servir como referencial para essa formao e capacitao e que aps a sensibilizao dos Gestores, suas bases filosficas foram consolidadas e as Academias de Polcia e Centros de Formao foram incentivados a adequarem seus currculos MCN. J em 2005 foi criada uma proposta de diretrizes para a MCN, assim como tambm a malha curricular, com vistas a refletir sistematicamente o processo ensinoaprendizagem ofertado aos policiais brasileiros, e assim estimular o fortalecimento

46

do movimento por mudanas no processo de formao e capacitao dos profissionais de Segurana Pblica.

3.2.1 Matriz Curricular Nacional

De acordo com Brasil (2006), a Matriz Curricular Nacional se oferece como um guia didtico-metodolgico, constituda de princpios, objetivos, eixos

articuladores, reas temticas, orientaes terico-metodolgicas e ainda uma orientao para o sistema de avaliao e monitoramento das aes formativas, a qual objetiva subsidiar os gestores, tcnicos ou professores que atuam nos Centros de Formao e Capacitao dos Profissionais de Segurana Pblica com vistas a uma reflexo da prtica pedaggica, no planejamento e na execuo das aes formativas, apresentando, dessa forma, idias e sugestes de estratgias e aes, com base em princpios e fundamentos que possam unificar o processo formativo desses profissionais. Os princpios so preceitos que fundamentam a concepo das aes formativas destinadas aos profissionais da rea de segurana pblica, dos quais destaca-se os Direitos Humanos e Cidadania como referenciais ticos, normativos, legais e prticos. J com relao aos objetivos essenciais formao do profissional da Segurana Pblica, a MCN indica:
a) a compreenso do exerccio da atividade de Segurana Pblica como prtica da cidadania; b) o posicionamento crtico, responsvel e construtivo nas diferentes situaes sociais; c) a percepo dos agentes transformadores da realidade social e histrica do pas; d) o conhecimento e valorizao da diversidade que caracteriza a sociedade brasileira; e) o conhecimento e domnio das diversas tcnicas ao uso legal da fora e da rama de fogo; f) o desenvolvimento do auto-conhecimento dos profissionais da segurana pblica; g) a utilizao de diferentes linguagens, fontes de informao e recursos tecnolgicos que norteiam a atuao dos profissionais da rea de segurana pblica. (BRASIL, 2006, p. 7).

47

Para tanto, foi a MCN dividida em Eixos Articuladores e em reas Temticas, visando dinamizar e flexibilizar a abordagem dos contedos, em que a interao do contedo programtico produz uma resposta demanda complexa das aes formativas para rea de segurana pblica nacional. J os Eixos Articuladores visam estruturar o contedo programtico dos cursos formativos, envolvendo problemas sociais enfrentados no cotidiano dos policiais brasileiros, so eles:

a) b) c) d)

O sujeito e as interaes no contexto da segurana pblica; Sociedade, poder, Estado, espao pblico e segurana pblica; tica, cidadania, Direitos Humanos e segurana pblica; Diversidade, conflitos e segurana pblica. (BRASIL, 2006, p. 08).

Por fim, a MCN indica algumas reas temticas norteadora dos contedos e destinadas a definir um conjunto de conhecimentos a serem implementados nos currculos dos cursos de formao e capacitao do profissional da Segurana Pblica, so elas:

a) Sistemas, Instituies e Gesto Integrada de segurana pblica; b) Violncia, crime e controle social; c) Cultura e conhecimentos jurdicos; d) Modalidades de gesto de conflitos e eventos crticos; e) Valorizao Profissional e sade do trabalhador; f) Comunicao, informao e tecnologias em segurana Pblica; g) Cotidiano e prtica policial reflexiva; h) Funes tcnicas e procedimentos em segurana pblica. (BRASIL, 2006, p. 08).

3.3 O CEPM E A BUSCA PELA CINCIA

A partir de 1990, o concurso do CFO foi vinculado ao processo seletivo do vestibular da Universidade Federal da Paraba, atravs da Comisso Permanente do Vestibular (COPERVE), com a criao do Bacharelado em Segurana Pblica, equivalente ao Curso de Formao de Oficiais (CFO). Os candidatos foram selecionados em vrias etapas de um concorrido concurso pblico, sendo ao final,

48

aprovados 35 alunos, 30 do sexo masculino e 5 do sexo feminino, os quais formaram a turma pioneira da Academia de Polcia Militar do Cabo Branco (APMCB). O CAO deixou de ser um curso de aperfeioamento, passando ao ttulo de Especializao lato sensu, sendo desta feita denominado de Curso de

Especializao em Gesto de Segurana Pblica (CEGESP), promovido em parceria com a Universidade Potiguar nos anos de 2001 e 2003, adotando-se a atual denominao de Curso de especializao em Segurana Pblica, a partir do ano de 2004, com equivalncia ao CAO, para efeitos legais, conforme previsto na Resoluo n 0002/2004-DE publicado em Boletim Geral n0 0073 p. 1334 de 04 de maio de 2004. Comparando-se o atual currculo com o que era aplicado nas turmas at 1999, percebe-se a nfase que as disciplinas eram voltadas tipicamente ao ensino militar herdado da ditadura militar. Atualmente, o foco do CESP volta-se ao estudo cientfico de questes sociais com a adoo de disciplinas que abordam os problemas da segurana pblica, estudos da violncia e dos Direitos Humanos, tais como: Estado, Polcia e Sociedade; Cidadania e Direitos Humanos; Violncia, Cultura e Criminalidade; tica, Mdia e Segurana Pblica; Cultura Jurdica; Organizao e Cultura; Gesto e Processos Decisrios; Administrao e Gesto Pblica; Criminologia Aplicada Segurana Pblica; Geoprocessamento e Anlise Criminal; Polticas de Segurana Pblica e Metodologia da Pesquisa Cientfica. Momento em que a Polcia Militar da Paraba, especializou profissionais de diversas Instituies de Segurana Pblica, tais como: Polcia Federal, Polcia Rodoviria Federal, a Polcia Civil e a Universidade Estadual da Paraba, bem como, Policiais e Bombeiros Militares e paraibanos e de outros Estados da Federao. O primeiro passo foi dado pela Polcia Militar da Paraba com o advento da a Lei n 5.264 de 18 de abril de 1990, na tentativa de aperfeioar seu sistema de ensino, criando nesse momento um rgo para gerir o programa de ps-graduao, denominado Centro de Estudos Superiores, porm esse nunca foi efetivamente ativado. E, finalmente, no dia 02 de dezembro de 2008, atravs da Lei complementar n 87, a Centro de Ensino passa a ser denominado Centro de Educao, dando ao Diretor uma funo mais ampla, que a de coordenar a formao, aperfeioamento e capacitao tcnico-profissional em todo o Estado, aperfeioando, assim, o sistema de ensino da PMPB, o que se buscou e no havia conseguido com a lei

49

anterior, assim como tambm, foi criado o Centro de Ps-graduao e Pesquisa, com vistas a conduzir o programa de ps-graduao da PMPB. Essa nova legislao institui no somente a pesquisa cientfica, mas tambm as atividades de extenso como prtica acadmica, fazendo, com isso, a abertura do CEPM comunidade, criando um espao acadmico, no qual, por meio de estudos, pesquisas, participao social e oferecimento de servios comunidade, tornar-se- possvel troca de experincias, a assimilao e reviso de valores e prioridades, fortalecendo, assim, a dimenso tica, poltica e histrica do Centro de Educao da PMPB, por meio de aes voltadas ao protagonismo social da populao, conscientizao do policial militar de seu papel como sujeito de sua prpria histria, de forma a favorecer o processo de transformao social e a conseqente mudana de vida da populao. Assim, efetiva-se a interao da polcia Militar com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formao com os problemas que um dia ter que enfrentar. A Extenso desenvolvida no CEPM visa ento interligar as atividades acadmicas do Centro de Educao nas suas atividades de ensino e pesquisa, com as demandas da maioria da populao, como o caso dos Cursos de Multiplicador e Promotor de Polcia Comunitria, que promove um amplo debate com a participao dos vrios atores do sistema de segurana pblica com a comunidade no mesmo espao acadmico, possibilitando, com isso, a formao de um profissional cidado e se credencia, cada vez mais junto sociedade, como um espao privilegiado de produo do conhecimento significativo para a superao das desigualdades sociais existentes. O espao da Extenso permite ao Centro de Educao e, conseqentemente, Polcia Militar da Paraba aproximar-se do conhecimento das classes populares, ter contato com a forma de pensar das comunidades. Isto possibilita mais do que uma simples troca entre o saber popular e a Instituio Policial Militar, mais sim, uma elaborao conjunta, em que cada um, com sua lgica, colabora de forma ativa para a construo de um conhecimento transformador em busca da promoo de uma poltica de segurana pblica efetiva para a populao. Assim, a qualificao para pensar e agir faz parte atualmente do perfil do Centro de Educao da PMPB, proporcionando por meio do processo educativo, a formao de um policial militar situado no tempo e no espao e, portanto, um ser

50

histrico capaz de se comprometer socialmente. Nessa acepo, o CEPM tem a funo de potencializar a ao e a reflexo, em vista de um compromisso social.

3.3.1 A Formao Policial Militar face as atividades de extenso e pesquisa

Como sabido papel das Instituies policiais buscar interagir para e com a sociedade atravs de estudo e assistncia ao desenvolvimento de projetos sociais. Um desses momentos de interao a abertura do CEPM visando a integrao instituio e comunidade, o que feito atravs da articulao da extenso com o ensino e a pesquisa, pois toda e qualquer Instituio pblica deve e tem o dever de participar da elaborao de polticas pblicas que visem proteo e ao incentivo da comunidade a que pertencem, e que sejam relevantes para ambos os lados. Assim sendo, visando atender sua funo social, a PMPB, atravs do CEPM, busca resgatar a escola no seu papel socializador, na perspectiva da ampliao dos valores da democracia, da cidadania e dos traos culturais locais, do respeito e convivncia pacfica em relao s diferenas culturais que abrangem a sociedade paraibana, formando, assim, uma ideologia com vistas a tornar clara aos policiais militares de hoje e cidados do futuro, os seus direitos e deveres perante a Constituio, bem como, o papel de interseo que a Policia Militar tem para com a comunidade.

3.3.2 Uma nova institucionalidade para a formao do policial paraibano

Vimos que a nova legislao que regulamenta as atividades do Centro de Educao da PMPB, instituio que compreende atualmente o ensino em todos os nveis previstos na legislao federal e estadual, tendo como finalidade a gesto da poltica educacional da Corporao por meio do planejamento, superviso, coordenao, fiscalizao, controle e execuo das atividades de ensino, treinamento e pesquisa, relacionadas com a qualificao profissional de servidores

51

militares ou civis de outros entes pblicos ou privados, observadas as modalidades presencial, semi-presencial ou distncia. A educao passa ento a ser entendida, basicamente, como a formao do ser humano para desenvolver suas potencialidades de conhecimento, julgamento e escolha para viver conscientemente em sociedade, o que inclui tambm a noo de que o processo educacional, em si, contribui tanto para conservar quanto para mudar valores, crenas, mentalidades, costumes e prticas. A educao como formao e consolidao de tais valores torna o policial militar paraibano ao mesmo tempo mais consciente de sua dignidade e da de seus semelhantes - o que garante o valor da solidariedade - assim como mais apto para exercer o seu papel, enquanto profissional de segurana pblica, atravs de uma educao participativa e democrtica. Por fim, para organizar e estabelecer suas propostas a PMPB, se baseando na Lei de Diretrizes e Bases da Educao, est efetivando uma proposta de Lei, desta feita, com vistas a atender o disposto na LDB, no tocante regulamentao do seu sistema de ensino nos termos do artigo 83 da Lei federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional em que prev que o ensino militar regulado em lei especfica, admitida a equivalncia de estudos, de acordo com as normas fixadas pelos sistemas de ensino, (BRASIL, 1996, p. 27), com vistas a qualificar recursos humanos para o exerccio das funes atribudas aos integrantes dos Quadros da Polcia Militar. O que no significa, evidentemente, propugnar algum tipo de uniformidade cultural, mas sim buscar o aprimoramento tcnico-cientfico dos recursos humanos da PMPB, assegurando aos policiais militares a garantia e o direito educao, num contexto de agravamento das condies sociais e de aumento da violncia, cujo repensar deve passar por uma nova concepo de segurana pblica e a necessidade de se avaliar o carter e a natureza das aes pedaggicas que envolvem o ensino, desde o processo de seleo at a formao dos quadros policiais. A iniciativa tambm procura corrigir deficincias existentes no aparelho educacional, respondendo s demandas da sociedade por uma reorganizao dos instrumentos e mecanismos de que as Academias dispem hoje, para fazer cumprir o preceito constitucional de garantir a segurana pblica atravs da prtica da cidadania consciente, recuperando-a e alertando para a importncia dos Direitos

52

Humanos, o que, por conseguinte, ser o caminho para construir uma nova imagem da Polcia por parte da populao. A referida legislao cria o programa de mestrado no sentido estrito, visando continuidade da formao cientfica, acadmica e profissional, e destinado a titular o Oficial Intermedirio (Capito), capacitando-o pesquisa cientfica, anlise, ao planejamento e ao desenvolvimento, em alto nvel, da atividade profissional de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica e de execuo das atividades de defesa civil e tambm o programa de doutorado no sentido estrito, direcionado para a continuidade da formao cientfica, acadmica e profissional, e destinado a titular o Oficial Superior (Major, Tenente-coronel e Coronel) para as funes de administrao estratgica, direo e comando nas reas especficas de polcia ostensiva, preservao da ordem pblica, bem como o assessoramento

governamental em Segurana Pblica e Defesa Social. Assim sendo, o objetivo a humanizao das aes da policia por meio de cursos, cujo contedo volta-se para gerar multiplicadores de garantia dos Direitos Humanos e o exerccio da cidadania, utilizando-se de conceitos interdisciplinares, voltados metodologicamente para a cidadania, possibilitando prticas de interao e de auto-anlise, visando mudana de comportamento e de atitudes, norteadas por princpios ticos para todos, de defesa da sociedade e de segurana para a populao. Tambm propiciando maior integrao dos diferentes escales que compe a Policia Militar, para que possam atuar como multiplicadores e promotores da construo de uma cultura de Direitos Humanos, atravs da pesquisa cientfica, com vistas a repensar a formao do contingente policial, introduzindo dimenses conceituais que recuperem valores democrticos, de cidadania e garantia dos direitos individuais e coletivos, e que no so trabalhados nos cursos militares tradicionais, enfatizando mudanas de paradigmas na segurana pblica e a criao de uma polcia cidad, procurando romper lgica que coloca a sociedade civil e os agentes da segurana militar como inimigos entre si.

53

4 CONCLUSO E RECOMENDAES

4.1 CONCLUSO

A presente pesquisa teve como objetivos, o de investigar a evoluo histrica do Centro de Educao da PMPB, desde a sua criao at os dias atuais, a fim de indicar como se d o processo de formao e especializao dos oficiais e futuros gestores da Polcia Militar da Paraba. Realizamos para tanto, uma anlise histrica de como era realizada a formao, a especializao e a capacitao dos policiais militares paraibanos antes da criao e funcionamento do Centro de Ensino da Polcia Militar da Paraba, hoje denominado Centro de Educao, indicando ainda como passou a ser realizado o processo ensino-aprendizagem na Polcia Militar da Paraba aps a criao do seu Centro de Ensino, visando descrever as conquistas, os problemas e desafios institucionais da PMPB aps a criao do CE da Polcia Militar da Paraba. Destaca-se na presente pesquisa a Busca pela identificao do que de mais relevante e atualizado tem sido produzido sobre o tema. Por isso utilizamos alguns autores; dentre eles, Wortmeyer (2005), o qual nos informa que em meados de 1995, foi desencadeado o processo de Modernizao do Ensino no Exrcito brasileiro, a partir de uma abrangente anlise do Alto Comando do Exrcito com vistas a garantir a eficcia da Fora Terrestre, frente aos desafios esperados para o incio do sculo XXI. Desta feita, foi visualizada a necessidade de uma reviso nos perfis profissiogrficos dos concludentes dos cursos e estgios militares, adequando-os s exigncias dos novos tempos, assim como da consequente reformulao dos currculos e das metodologias empregadas nos Estabelecimentos de Ensino, sobretudo naqueles voltados formao dos efetivos profissionais. Para Santos e Silva Filho (2006), o assunto aqui abordado toma maior fora aps o advento da Constituio Federal de 1988, momento em que as instituies policiais militares ganharam uma parte exclusiva nela, no seu artigo 144, cuja misso precpua a polcia ostensiva e a preservao da ordem pblica. Entretanto, com carter democrtico, pois a segurana pblica passa a ser dever do Estado, direito e

54

responsabilidade de todos. Mas, na realidade, o que ocorreu foi que dormimos na ditadura e acordamos na democracia, ainda com a mesma cultura organizacional de autoritarismo que permeia a instituio em todos os seus nveis e no poderia ser diferente quanto questo educacional, j que todo o nosso ensino era oriundo do Exrcito Brasileiro. Segundo Santos e Silva Filho (2006, p. 54).

Na Polcia Militar, a imagem de uma conduta eminentemente motora, cujo processo educativo tem grande peso, parece no constituir novidade, pois, faz parte do pensamento de muitos oficiais dever ser o comportamento do soldado basicamente reflexo. Eles ainda continuam pensando que num teatro de operaes a tarefa de refletir cabe unicamente ao comandante; aos demais cabe apenas o cumprimento das ordens dele emanadas. Essa concepo da idia da centralizao do comando, levada ao extremo, tende a sustentar o ponto de vista de que os policiais no devem ser preparados para pensar, refletir, criticar, e sim para executar ordens e cumprir misses sem questionar. A natureza eminentemente prtica da tarefa castrense, que exige capacidades psicomotoras e reaes automticas, estaria por detrs dessa concepo. Atitude no mnimo questionvel, j que as operaes policiais do dia-a-dia esto exigindo do policial uma boa dose de iniciativa.

Apesar do momento democrtico no pas, as instituies policiais ainda se encontram muito enraizadas nos moldes centralizador e autoritrio, frutos de um ensino no democrtico, fato que vem aos poucos se modificando com a aproximao dos centros de formao das Polcias Militares das Instituies de Ensino Superiores brasileiras. Sendo assim, analisando-se toda a trajetria da evoluo do sistema de ensino da PMPB, nota-se a preocupao constante da Polcia Militar da Paraba com o que prescrito nas Constituies Federal e Estadual, implementando esforos pela PMPB, atravs do Centro de Educao, para uma renovao dos recursos materiais, modernizando os mtodos de atuao e de valorizao dos recursos humanos, materializados pela busca incessante de uma formao humanista e profissional voltada para a busca de saberes e de valores, com a finalidade de contriburem com a complexa tarefa de melhorar a qualidade de vida da sociedade. O que se busca formar um policial consciente, humano e responsvel e, como tal, exige-se civilidade no atendimento e um profundo conhecimento e respeito aos direitos e garantias do cidado, o que s se consegue com uma boa formao. Para tanto, necessrio que haja contnuo investimento na formao, capacitao, aperfeioamento e especializao dos policiais militares paraibanos, pois a

55

cidadania se constri pelo respeito aos direitos humanos e pelo fortalecimento das instituies democrticas. O CEPM, atualmente, funciona sob essa perspectiva, resgatando no policial militar ali formado, o compromisso de respeito aos preceitos constitucionais por meio da tentativa de criao e fortalecimento de uma polcia cidad. um avano em termos de poltica pblica na rea da educao para a segurana pblica, j que tenta quebrar o paradigma tradicionalmente aceito e construir uma nova imagem policial, fundada no respeito aos direitos bsicos da cidadania. No entanto, como cone das inovaes educacionais, advindas da criao e posteriores administrao do Centro de Educao da PMPB, algumas perspectivas educacionais vindouras da aplicao incansvel de profissionais de segurana pblica, que tambm so educadores, trouxeram para a formao, capacitao e aperfeioamento dos policiais militares paraibanos a prtica cientfica reinante no mundo acadmico civil, visando, assim, elevar o nvel de escolarizao desses profissionais. Nesse momento, passou-se a entender a escola militar como forma de desenvolvimento de aes culturais, percebendo-a como uma estratgia com a finalidade de ampliar as capacidades humanas e habilitar os homens e mulheres que nela se encontrem, a intervir na formao de suas prprias subjetividades e a serem capazes de exercer o poder com vistas a transformar as condies ideolgicas e materiais de dominao, em prticas que promovam o fortalecimento do poder pblico, da participao social e demonstrem as possibilidades da democracia em uma gesto escolar. Tal momento por que passa a PMPB, e em especial o CEPM, em que se busca uma gesto democrtica, demonstra que a instituio encontra-se com seu foco voltado para uma educao de qualidade em todos os seus nveis, buscando tambm sua autonomia pedaggica, momento em que foi criado o Curso de especializao lato sensu em Gesto e Tecnologia Educacional (CEGESTE), visando, assim, a especializao dos docentes que atuam nos diversos cursos oferecidos pela Corporao. Outra possibilidade encontrada pela PMPB foi a celebrao de convnios com as Instituies de Ensino Superior da Paraba, com vistas a complementao do seu quadro de docentes, pela carncia de Mestre e Doutores nos seus quadros

56

funcionais, quanto pela busca da titulao acadmica dos policiais militares paraibanos.

4.2 RECOMENDAES

Apresentamos neste estudo uma proposta de Lei de ensino, no muito distante da existente em outras corporaes, de forma que no pode ser entendida como frmula mgica ou afronta ao sistema em funcionamento, mas que visa definir e doutrinar as atividades de ensino na Polcia Militar da Paraba, conforme o que prescreve o artigo 83 da LDB, estabelecendo normas para seu funcionamento, cabendo ao Estado regular e dar suporte material e financeiro para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem da PMPB, (ver apndice A). Por fim recomendamos tambm a busca por convnios com as Instituies de ensino superior, tais como: UFPB, UFRN, UFPE, IFETPB, etc., visando complementao acadmica em nvel de ps-graduao stricto sensu (mestrado e doutorado), com vistas a formar e qualificar um corpo docente composto por policiais militares para a docncia do ensino superior.

57

REFERNCIAS

ADORNO, Theodor W. Educao para qu?: educao e emancipao. Traduo de Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.

_______. A educao contra a barbrie: educao e emancipao. Traduo Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995b.

_______. A filosofia e os professores: educao e emancipao. Traduo Wolfgang Leo Maar.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995c.

_______. Tabus a respeito do professor. Traduo de Newton Ramos-de-Oliveira. In: ZUIN, A. A. S.; PUCCI, B. & RAMOS-DE-OLIVEIRA, N. Adorno: o poder educativo do pensamento crtico. Petrpolis: Vozes, 2000.

APPOLINARIO, Fabio. Dicionrio de metodologia cientfica: um guia para a produo do conhecimento cientfico. So Paulo: Atlas, 2004.

BOBBIO, Noberto. O futuro da democracia: uma defesa das regras do jogo. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simblico. In: BOURDIEU, Pierre. O Poder Simblico. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. Cap. 1, p. 7-16.

BRASIL, Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Braslia, DF: Senado Federal, 2000.

BRODEUR, JeanPaul (Org.). Como reconhecer um bom policiamento: problemas e temas. Traduo de Ana Luiza Amndola Pinheiro. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2002. 306 p. (Srie Polcia e Sociedade; n. 4).

CERQUEIRA, Carlos Magno Nazareth. Para uma metodologia de estudo da criminalidade e violncia. Rio de Janeiro: Secretaria da Polcia Militar do Estado do Rio de janeiro, 1988.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Tearson Prentice Hall, 2005.

58

CHAUI, Marilena. Convite filosofia. 13. ed. So Paulo: tica, 2005.

COLTRO, Marcelo. Trote e cidadania. Pelotas: Interfaces, 1999. Disponvel em < http://www.interface.org.br/revista5/debates9.pdf>. Acesso em: 02 novembro 2008.

CRUZ, Hermes Bittencourt. Polcia Militar & comunidade. So Paulo: Gocil News. n. 4, dez. 1994.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educao. Petrpolis: Vozes, 1993.

DIAS, Reinaldo. Cultura Organizacional. So Paulo: editora Alnea, 2003.

FVERI, Jos Ernesto de. Filosofia da educao: o ensino da filosofia na perspectiva freiriana, Petrpolis, RJ: Vozes, 2006.

FERNANDES, Helosa. Os militares como categoria social. So Paulo. Global, 1979.

FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira S.A., 1986.

FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1979.

______. Vigiar e punir: nascimento da priso. 34. ed. Traduo de Raquel Ramalhete. Petrpolis: Vozes, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12. ed. So Paulo: Paz e Terra, 1983.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessrios prtica educativa. 31. ed. So Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREUD, A. O ego e os mecanismos de defesa. Traduo de lvaro Cabral. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1986.

FREUD, S. O mal-estar na civilizao. Traduo de Jos Otvio de Aguiar Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

59

HUNTINGON, Samuel P. A Terceira onda. So Paulo: Editora tica, 1994.

______. O Soldado e o Estado: Teoria e Poltica das Relaes entre Civis e Militares. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exrcito Editora, 1996.

______. O choque de civilizaes e a recomposio da nova ordem mundial. Rio de Janeiro: Objetiva, 1997.

LIMA, Joo Batista de. A briosa: histria da polcia militar da Paraba. Joo Pessoa, 2000. 160 p.

LUDWIG, Antnio Carlos Will. Democracia e ensino militar. So Paulo: Cortez, 1998.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2005.

MARROU, H. I. Histria da educao na antiguidade. So Paulo: Epu-Edusp, 1975.

MORISH, Ivo. Sociologia da educao: uma introduo. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.

PARAIBA. Constituio (1989). Constituio do Estado da Paraba. Joo Pessoa: Grafset, 1989.

______. Lei Estadual n 37, de 23 de dezembro de 1935. Dispe sobre a criao do Centro de Instruo da PMPB, Joo Pessoa, 1935. Legislao Estadual.

______. Lei n 4.103 de 17 de outubro de 1979. Autoriza o Poder executivo a criar o Colgio da Polcia Militar da Paraba. Dirio Oficial. Joo Pessoa. Grfica A Unio. 1979.

______. Lei n 5.264 de 18 de abril de 1990. Cria o Sistema de Ensino da PMPB. Dirio Oficial. Joo Pessoa. Grfica A Unio. 1990.

______. Lei n 16.094/94. Ativa o Colgio da Polcia Militar da Paraba. Dirio Oficial. Joo Pessoa. Grfica A Unio. 1994.

60

______. Lei n 5.264, de 18 de abril de 1990. Dispe sobre a criao do Sistema de Ensino da Polcia Militar, Joo Pessoa, 1990. Legislao Estadual.

______. Lei Complementar n 87, de 02 de dezembro de 2008. Dispe sobre a Organizao Estrutural e Funcional da PMPB e determina outras providncias, Joo Pessoa, 2008. Legislao Estadual.

______. Decreto n 16.094/93. Regulamenta a Lei n 5.264 de 18 de abril de 1990, Joo Pessoa, 1993. Legislao Estadual.

______. Decreto n 16.144, de 9 de maro de 1994. Dispe sobre a criao do Curso de Aperfeioamento de Oficiais, Joo Pessoa, 1994. Legislao Estadual.

______. Polcia Militar. Boletim N 044, de 10 de maro de 1994. Joo Pessoa: PMPB, 1994. P. 564-565.

RIBEIRO, Ib Martins. Uma cultura estressante: suas origens e conseqncias, 1995. 305 p. Monografia (Curso de Aperfeioamento e Oficiais) Centro de Aperfeioamento e Estudos Superiores da Polcia Militar do Estado de So Paulo, So Paulo, 1995.

RICO, Jos Maria; SALAS Luis. Delito, insegurana do cidado: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Polcia Militar, 1992. 308 p.

ROUQUI, Alain (org.); Os Partidos Militares no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1980.

______. O Extremo-Oriente: Introduo a Amrica Latina. So Paulo: Edusp, 1992.

SANTOS, Carlos Eduardo Batista dos; SILVA FILHO, Eurico Alves da. Formao Pedaggica do Docente para o Ensino Policial Militar: uma anlise no Centro de Ensino da PMPB. 2006. 314 f. Monografia (Curso de Especializao em Gesto e Tecnologia Educacional) Academia de Polcia Militar do Cabo Branco, Joo Pessoa, 2006.

SOUZA, Benedito Celso de. A polcia militar na constituio. So Paulo: Livraria e Editora de Direito Ltda, 1986.

61

TRIVIOS, A. N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais: a pesquisa qualitativa em educao. So Paulo. Atlas, 1987.

ZUIN, Antnio A. S. O trote na universidade: passagens de um rito de iniciao. So Paulo: Cortez, 2002.

62

ANEXO

ANEXO A Lei Complementar 87

63

Atos do Poder Legislativo


LEI COMPLEMENTAR N 87 , DE 02 DE DEZEMBRO DE 2008
Dispe sobre a Organizao Estrutural e Funcional da Polcia Militar do Estado da Paraba e determina outras providncias. O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARABA: Fao saber que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I Das Disposies Fundamentais CAPTULO I Das Disposies Gerais Art. 1 A Polcia Militar do Estado da Paraba PMPB instituio permanente, fora auxiliar e reserva do Exrcito, organizada com base na hierarquia e na disciplina militares, rgo da administrao direta do Estado, com dotao oramentria prpria e autonomia administrativa, vinculada Secretaria de Estado da Segurana e da Defesa Social SEDS, nos termos da legislao estadual vigente. Art. 2 A Polcia Militar do Estado da Paraba parte do Sistema de Defesa Social do Estado, atuando de forma integrada com os rgos do respectivo Sistema, em parceria com a comunidade e as instituies pblicas e privadas, de maneira a garantir a eficincia de suas atividades, cabendo-lhe, com exclusividade, a polcia ostensiva, a preservao da ordem pblica e a incolumidade das pessoas e do patrimnio. CAPTULO II Dos Princpios Fundamentais Art. 3 So princpios basilares a serem observados pela Polcia Militar do Estado da Paraba: I a hierarquia; II a disciplina; III a legalidade; IV a impessoalidade; V a moralidade; VI a publicidade; VII a eficincia; VIII a promoo, o respeito e a garantia dignidade e aos direitos humanos; IX o profissionalismo; X a probidade; XI a tica. CAPTULO III Da Competncia Art. 4 Compete Polcia Militar do Estado da Paraba, dentre outras atribuies previstas em lei: I planejar, organizar, dirigir, supervisionar, coordenar e controlar as aes de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica, que devem ser desenvolvidas prioritariamente para assegurar a incolumidade das pessoas e do patrimnio, o cumprimento da lei e o exerccio dos Poderes constitudos; II executar, com exclusividade, ressalvadas as misses peculiares s Foras Armadas, o policiamento ostensivo fardado para preveno e represso dos ilcitos penais e infraes definidas em lei, bem como as aes necessrias ao pronto restabelecimento da ordem pblica; III atender convocao do Governo Federal em caso de guerra externa ou para prevenir ou reprimir grave subverso da ordem ou ameaa de sua irrupo, subordinando-se ao Comando do Exrcito, em suas atribuies especficas de Polcia Militar e como participante da defesa territorial, para emprego; IV atuar de maneira preventiva ou dissuasiva em locais ou reas especficas em que se presuma ser possvel e/ou ocorra perturbao da ordem pblica; V atuar de maneira repressiva em caso de perturbao da ordem, precedendo eventual emprego das Foras Armadas; VI exercer a polcia ostensiva e a fiscalizao de trnsito nas rodovias estaduais, alm de outras aes destinadas ao cumprimento da legislao de trnsito, e nas vias urbanas e rurais, quando assim se dispuser; VII exercer a polcia administrativa do meio ambiente, nos termos de sua competncia, na constatao de infraes ambientais, na apurao, autuao, percia e outras aes legais pertinentes, quando assim se dispuser, conjuntamente com os demais rgos ambientais, colaborando na fiscalizao das florestas, rios, esturios e em tudo que for relacionado com a fiscalizao do meio ambiente; VIII participar, quando convocada ou mobilizada pela Unio, do planejamento e das aes destinadas garantia dos Poderes constitucionais, da lei e da ordem, e defesa territorial; IX proceder, nos termos da lei, apurao das infraes penais de competncia da polcia judiciria militar; X planejar e realizar aes de inteligncia destinadas preveno criminal e ao exerccio da polcia ostensiva e da preservao da ordem pblica, observados os direitos e garantias individuais; XI realizar internamente correies e inspees, em carter permanente ou extraordinrio; XII autorizar, mediante prvio conhecimento, a realizao de reunies ou eventos de carter pblico ou privado, em locais que envolvam grande concentrao de pessoas, para fins de planejamento e execuo das aes de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica;

ANEXO A Lei Complementar 87

64

XIII emitir, com exclusividade, pareceres e relatrios tcnicos relativos polcia ostensiva, preservao da ordem pblica e s situaes de crise; XIV fiscalizar o cumprimento dos dispositivos legais e normativos pertinentes polcia ostensiva e preservao da ordem pblica, aplicando as sanes previstas na legislao especfica; XV realizar pesquisas tcnico-cientficas, estatsticas e exames tcnicos relacionados s atividades de polcia ostensiva, de preservao da ordem pblica, de polcia judiciria militar e outras pertinentes; XVI acessar os bancos de dados existentes nos rgos do Sistema de Defesa Social do Estado da Paraba e, quando assim se dispuser, da Unio, relativos identificao civil e criminal, de armas, veculos, objetos e outros, observado o disposto no inciso X do art. 5 da Constituio Federal; XVII realizar a segurana interna do Estado; XVIII proteger os patrimnios histrico, artstico, turstico e cultural; XIX realizar o policiamento assistencial de proteo s crianas, aos adolescentes e aos idosos, o patrulhamento areo e fluvial, a guarda externa de estabelecimentos penais e as misses de segurana de dignitrios em conformidade com a lei; XX gerenciar as situaes de crise que envolva refns; XXI apoiar, quando requisitada, o Poder Judicirio e o Ministrio Pblico Estadual, no cumprimento de suas decises; XXII realizar, em situaes especiais, o policiamento velado para garantir a eficincia das aes de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica. XXIII atuar na fiscalizao e controle dos servios de vigilncia particular no Estado, vedando-se o uso e o emprego de uniformes, viaturas, equipamentos e apetrechos que possam se confundir com os por ela adotados; XXIV lavrar, subsidiariamente, o Termo Circunstanciado de Ocorrncia TCO; XXV executar as atividades da Casa Militar do Governador; XXVI assessorar as Presidncias dos Poderes Legislativo e Judicirio, Prefeitura da Capital, ao Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral de Justia, Justia Militar Estadual e s Secretarias da Segurana e da Defesa Social e da Cidadania e Administrao Penitenciria, nos termos definidos na legislao peculiar; XXVII desempenhar outras atribuies previstas em lei. 1 Os integrantes da Polcia Militar do Estado da Paraba no desempenho de atividade policial militar no mbito de suas responsabilidades so considerados autoridades policiais. 2 Para o desempenho das funes a que se refere o inciso IX deste artigo, a Polcia Militar requisitar exames periciais e adotar providncias cautelares destinadas a colher e resguardar indcios ou provas da ocorrncia de infraes penais no mbito de suas atribuies, sem prejuzo da competncia dos demais rgos policiais. 3 As atividades previstas no inciso XXVI deste Artigo so consideradas como em servio de natureza policial militar, e o efetivo empregado far parte da Ajudncia Geral. Art. 5 A Polcia Militar ser estruturada em rgos de direo estratgica, de direo setorial, de execuo e vinculados. Art. 6 Os rgos de direo estratgica realizam o comando e a administrao da Corporao, executando as seguintes atribuies: I planejar institucionalmente a organizao da Corporao; II acionar, por meio de diretrizes e ordens, os rgos de direo setorial e os de execuo, para suprir as necessidades de pessoal e de material no cumprimento de suas misses; III coordenar, controlar e fiscalizar a atuao dos rgos de direo setorial e de execuo. Art. 7 Os rgos de direo setorial atendem s necessidades de pessoal e logstica de toda a Corporao, realizam a atividade meio e atuam em cumprimento s diretrizes e ordens dos rgos de direo estratgica. Art. 8 Os rgos de execuo so constitudos pelas Organizaes Policiais Militares OPM que se destinam atividade-fim, focando o cumprimento da misso e dos objetivos institucionais, executando as ordens e diretrizes emanadas dos rgos de direo estratgica e apoiados em suas necessidades de pessoal e logstica pelos rgos de direo setorial. CAPTULO IV Dos rgos de Direo Estratgica Seo I Da Constituio e das Atribuies Art. 9 Os rgos de direo estratgica compreendem: I Comando Geral; II Subcomando Geral; III Estado-Maior Estratgico; IV Corregedoria; V Ouvidoria; VI Comandos Regionais; VII Comisses; VIII Procuradoria Jurdica; IX Assessorias. Seo II Do Comando Geral Art. 10. O Comando Geral constitudo de: I Comandante-Geral; II Gabinete do Comandante-Geral; III Grupamento de Aes Tticas Especiais GATE. Art. 11. O Comandante-Geral responsvel pelo comando e administrao da Corporao, e seu cargo ser ocupado por um Coronel da Ativa do Quadro de Oficiais Combatentes QOC da Polcia Militar, escolhido pelo Governador do Estado, e ter precedncia funcional e hierrquica sobre os demais, quando este no for o oficial mais antigo da Corporao. 1 A nomeao para o provimento do cargo em comisso de Comandante-Geral da Polcia Militar, smbolo CDS-1, previsto na Estrutura Organizacional da Administrao Direta do Poder Executivo do Estado da Paraba, ser feita por ato do Governador do Estado. 2 O Comandante-Geral tem honras, prerrogativas, direitos e obrigaes de Secretrio de Estado. Art. 12. Compete ao Comandante-Geral:

ANEXO A Lei Complementar 87

65

I o comando, a gesto, o emprego, a superviso e a coordenao geral das atividades da Corporao; II presidir as Comisses de Promoo de Oficiais e de Julgamento do Mrito Policial Militar; III encaminhar ao rgo competente o projeto de oramento anual referente Polcia Militar e participar, no que couber, da elaborao do plano plurianual; IV celebrar convnios e contratos de interesse da Polcia Militar com entidades de direito pblico ou privado, nos termos da lei; V nomear e exonerar militares estaduais no exerccio das funes de direo, comando e assessoramento, nos limites estabelecidos na legislao vigente; VI autorizar militares estaduais e servidores civis da Corporao a se afastarem do Estado e do pas; VII ordenar o emprego de verbas oramentrias, de crditos abertos ou de outros recursos em favor da Polcia Militar do Estado da Paraba; VIII incluir, nomear, licenciar e excluir Praas e Praas especiais, obedecidos os requisitos legais; IX promover Praas e declarar Aspirantes-a-Oficial; XI conceder frias, licenas ou afastamentos de qualquer natureza; XI decidir sobre a instaurao e a soluo dos procedimentos e processos administrativos disciplinares, aplicando as penalidades previstas nas normas disciplinares da Corporao; XII expedir os atos administrativos necessrios gesto Institucional. Pargrafo nico. O Comandante-Geral poder delegar competncia para a expedio de atos administrativos. Art. 13. O Gabinete do Comandante-Geral, definido como Estado-Maior Pessoal, constitudo de: I Assistncia de Gabinete; II Ajudncia de Ordens. Pargrafo nico. O Estado-Maior Pessoal, rgo de Apoio, tem a seu cargo as funes administrativas de Gabinete do Comandante-Geral, sendo composto pela Assistncia ao Gabinete, gerenciada por um Coronel do QOC, e a Ajudncia de Ordens, com cargos a serem exercidos por Oficiais Intermedirios do QOC. Art. 14. O GATE o comando de pronto-emprego do Comandante-Geral, com um efetivo mnimo de uma Companhia, especialmente treinado para misses especiais e gerenciamento de crises, o qual poder ser empregado tambm em outras misses do policiamento ostensivo geral. Seo III Do Subcomando-Geral Art. 15. O Subcomando-Geral constitudo de: I Subcomandante-Geral; II Gabinete do Subcomandante-Geral; III Ajudncia-Geral. 1 O Subcomandante Geral, cargo em comisso smbolo CDS-2, previsto na Estrutura Organizacional da Administrao Direta do Poder Executivo do Estado da Paraba, exercido por um Coronel da Ativa do QOC, escolhido e nomeado pelo Governador do Estado. 2 O Subcomandante-Geral o responsvel pela garantia da disciplina da Corporao e Presidente da Comisso de Promoo de Praas, alm de prestar assessoramento ao Comandante-Geral na coordenao do funcionamento da Instituio, sendo seu eventual substituto. 3 O Gabinete do Subcomandante-Geral tem a seu cargo as funes administrativas do Subcomando-Geral. Art. 16. A Ajudncia Geral tem a seu cargo as funes administrativas, de segurana e de controle do efetivo do Quartel do Comando Geral, bem como a administrao do Presdio e do Museu da Polcia Militar. Pargrafo nico. A Ajudncia Geral constituda de: I Gabinete do Ajudante-Geral; II Gabinete do Ajudante-Geral Adjunta; III Museu da Polcia Militar; IV Presdio da Polcia Militar; V Secretaria - AG/1; VI Arquivo Geral - AG/2; VII Companhia de Comando e Servios - CCSv. Seo IV Do Estado-Maior Estratgico Art. 17. O Estado-Maior Estratgico o rgo que tem a competncia de assessorar o Comandante-Geral no planejamento e gesto estratgica para o desenvolvimento e cumprimento das misses institucionais, tendo a Coordenao Geral de um Coronel do QOC da ativa. Pargrafo nico. O Estado-Maior Estratgico ser assim organizado: I Gabinete do Coordenador Geral; II Gabinete do Coordenador Geral Adjunto; III Coordenadorias: a) de Integrao Comunitria e Direitos Humanos EM/1; b) de Inteligncia EM/2; c) de Planejamento e Elaborao de Projetos EM/3; d) de Combate e Resistncia s Drogas e Violncia EM/4; f) de Comunicao Social e Marketing EM/5; g) de Gerenciamento de Crises EM/6; h) de Estatstica e Avaliao EM/7; i) de Tecnologia da Informao EM/8.

ANEXO A Lei Complementar 87

66

Seo V Da Corregedoria Art. 18. A Corregedoria da Polcia Militar tem a finalidade de correio das infraes penais militares e do regime ticodisciplinar, apurando, acompanhando, fiscalizando e orientando os servios da Corporao, em articulao com as Corregedorias Setoriais. Pargrafo nico. A Corregedoria constituda de: I Gabinete do Corregedor; II Gabinete do Subcorregedor; III Divises: a) de investigao de infraes penais militares CORG/1; b) de apurao de transgresses disciplinares CORG/2; c) de anlise procedimental CORG/3; d) de estatstica e avaliao CORG/4; e) de apoio administrativo CORG/5. Art. 19. A Ouvidoria da Polcia Militar tem por finalidade receber e registrar denncias, reclamaes e representaes de atos desabonadores praticados por integrantes da Corporao ou crticas prestao de servio institucional, bem como de encaminhar e acompanhar a soluo das mesmas, funcionando em estreita articulao com as Ouvidorias Setoriais. Pargrafo nico. A Ouvidoria constituda de: I Gabinete do Ouvidor; II Gabinete do Subouvidor; III Divises: a) de atendimento e triagem OUV/1; b) de estatstica e avaliao OUV/2; c) de apoio administrativo OUV/3. Seo VI Dos Comandos Regionais Art. 20. Os Comandos Regionais tm por finalidade planejar, coordenar, controlar e supervisionar, na Regio Metropolitana de Joo Pessoa e do Interior, as atividades realizadas pelos rgos de Execuo, no que concerne eficincia nas misses de policiamento ostensivo, de acordo com as necessidades de preservao da ordem pblica. Pargrafo nico. Os Comandos Regionais so: I Comando do Policiamento da Regio Metropolitana da Capital CPRM; II Comando do Policiamento Regional I CPR I; III Comando do Policiamento Regional II CPR II. Art. 21. O Comando do Policiamento da Regio Metropolitana da Capital, com sede em Joo Pessoa, o rgo responsvel pelo emprego e atuao da Corporao na Regio Metropolitana da Grande Joo Pessoa e adjacncias, de acordo com as diretrizes emanadas do Comando Geral, e ser integrado pelos 1, 5 e 7 Batalhes de Polcia Militar. Art. 22. O Comando do Policiamento Regional I, com sede na cidade de Campina Grande, o rgo responsvel pelo emprego e atuao da Corporao nas regies do Estado polarizadas pelos municpios de Campina Grande e Guarabira, de acordo com as diretrizes emanadas do Comando-Geral, e ser integrado pelos 2, 4, 8, 9, 10 e 11 Batalhes de Polcia Militar. Art. 23. O Comando do Policiamento Regional II, com sede na cidade de Patos, o rgo responsvel pelo emprego e atuao da Corporao nas regies do estado polarizadas pelos municpios de Patos e Cajazeiras, de acordo com as diretrizes emanadas do Comando-Geral, e ser integrado pelos 3, 6, 12, 13 e 14 Batalhes de Polcia Militar. Art. 24. Os Comandos do Policiamento da Regio Metropolitana e Regionais tm a seguinte organizao: I Gabinete do Comandante; II Gabinete do Subcomandante; III Estado Maior: a) Seo de Gesto de Pessoas - PM/1; b) Seo de Inteligncia PM/2; c) Seo de Planejamento e Operaes PM/3; d) Seo de Estatstica e Avaliao PM/ 4. IV Tesoureiro; V Setor de Apoio Administrativo. Pargrafo nico. O Subcomandante o chefe do Estado Maior dos Comandos Regionais. Seo VII Das Comisses Art. 25. As Comisses destinam-se execuo de estudos e trabalhos de assessoramento direto ao Comandante-Geral e tero carter permanente ou temporrio. 1 As Comisses de carter permanente so: a) A Comisso de Promoo de Oficiais CPO, presidida pelo Comandante-Geral, e a Comisso de Promoo de Praas CPP, presidida pelo Subcomandante Geral, cujas composies e competncias sero fixadas por regulamentos, aprovados por Decretos do Chefe do Poder Executivo; b) A Comisso de Julgamento do Mrito CJM e a Comisso Permanente de Licitao CPL, cujas composies e competncias sero fixadas em regulamentos, aprovados por Portarias do Comandante-Geral. 2 As Comisses de carter temporrio tm objetivos e fins especficos previstos em lei, decreto e regulamentos ou sero criadas a critrio do Comandante-Geral.

ANEXO A Lei Complementar 87

67

Seo VIII Da Procuradoria Jurdica Art. 26. A Procuradoria Jurdica o rgo que presta assessoramento jurdico-administrativo direto ao Comandante-Geral, tendo a seguinte composio: I Gabinete do Procurador Jurdico; II Seo de Estudos e Pareceres; III Seo de Projetos Normativos; IV Seo de Apoio Administrativo. 1 Compete Procuradoria Jurdica: I o estudo das questes jurdicas afetas Corporao; II acompanhar, em juzo ou fora dele, por determinao do Comandante-Geral, os procedimentos do interesse da Polcia Militar; III o exame da legalidade dos atos e normas que forem submetidos apreciao; IV demais atribuies que venham a ser previstas em regulamentos. 2 O cargo de Procurador Jurdico da Polcia Militar, smbolo CAD-2, previsto na estrutura organizacional da Administrao Direta do Poder Executivo, ser exercido por Advogado do quadro de servidores civis do Estado, nomeado por Ato do Governador do Estado, mediante proposta do Comandante-Geral. Seo IX Das Assessorias Art. 27. As Assessorias constitudas eventualmente para determinados estudos que escapam s atribuies normais especficas dos rgos de direo estratgica e setorial, destinadas a dar flexibilidade estrutura de Comando da Corporao, sero integradas por servidores do Estado, postos disposio da Corporao, por ato do Governador do Estado ou do Secretrio de Estado da Administrao. Captulo V Dos rgos de Direo Setorial Art. 28. Os rgos de direo setorial compreendem: I Diretorias; II Centro de Educao. Seo I Das Diretorias Art. 29. As Diretorias estruturadas sob forma de sistema destinam-se s atividades de administrao financeira, gesto de pessoas, logstica, sade e assistncia social. Pargrafo nico. A Corporao ter as seguintes Diretorias: I de Finanas DF; II de Gesto de Pessoas DGP; III de Apoio Logstico DAL; IV de Sade e Assistncia Social DSAS. Art. 30. A Diretoria de Finanas o rgo que tem como finalidade a administrao financeira, contbil, oramentria e de auditagem, bem como coordenar, supervisionar, auxiliar e controlar as atividades financeiras dos rgos da Corporao. Pargrafo nico. A Diretoria de Finanas constituda de: I Diretor; II Vice-Diretor; III Divises: a) de Administrao Financeira - DF/1; b) de Contabilidade - DF/2; c) de Auditoria e Controle Interno- DF/3; d) de Implantao - DF/4; f) de Oramento -DF/5; g) de Apoio Administrativo - DF/6. Art. 31. A Diretoria de Gesto de Pessoas o rgo que tem como finalidade o planejamento, execuo, controle e fiscalizao das atividades relacionadas com o pessoal, legislao e assistncia religiosa. Pargrafo nico. A Diretoria de Gesto de Pessoas constituda de: I Gabinete do Diretor; II Gabinete do Vice-Diretor; III Ncleo de Recrutamento e Seleo NRS; IV Capelania; V Divises: a) de Inativos e Civis - DGP/1; b) de Identificao, Cadastro e Monitoramento - DGP/2; c) de Anlise e Legislao - DGP/3; d) de Aplicao e Movimentao - DGP/4 e) de Justia e Disciplina - DGP/5; f) de Apoio Administrativo - DGP/6. Art. 32. A Diretoria de Apoio Logstico o rgo de direo setorial do Sistema Logstico, incumbindo-se do planejamento, coordenao, fiscalizao e controle das atividades de suprimento e manuteno da logstica e do patrimnio da Corporao. Pargrafo nico. A Diretoria de Apoio Logstico constituda de: I Gabinete do Diretor; II Gabinete do Vice-Diretor; III Centro de Suprimento Logstico CSL;

ANEXO A Lei Complementar 87

68

IV Divises: a) de Engenharia e Construo - DAL/1 b) de Motomecanizao - DAL/2; c) de Patrimnio - DAL/3; d) de Compras e Registros - DAL/4; e) de Cadastramento de Armas dos policiais militares DAL/5; f) de Apoio Administrativo - DAL/6. Art. 33. A Diretoria de Sade e Assistncia Social o rgo que tem como finalidade planejar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar todas as atividades de sade, assistncia social e veterinria, alm do trato das questes referentes ao estado sanitrio do pessoal da Corporao e seus dependentes, devidamente articulada com os Ncleos Setoriais de Sade. Pargrafo nico. A Diretoria de Sade e Assistncia Social constituda de: I Gabinete do Diretor; II Gabinete do Vice-Diretor; III Junta Mdica Especial JME; IV Divises: a) Mdica - DSAS/1; b) Veterinria - DSAS/2; c) Odontolgica - DSAS/3; d) Farmacutica - DSAS/4; e) Enfermagem - DSAS/5; f) Nutrio - DSAS/6; g) de Apoio Administrativo - DSAS/7. V Unidades Executivas: a) Hospital da Polcia Militar General Edson Ramalho - HPM; b) Policlnica - POLI; c) Centro de Assistncia Social CASO; d) Centro de Assistncia Psicolgica CAPS. Seo VIII Do Centro de Educao Art. 34. O Centro de Educao, instituio que compreende o ensino em todos os nveis previstos na legislao federal e estadual, o rgo que tem como finalidade a gesto da poltica educacional da Corporao por meio do planejamento, superviso, coordenao, fiscalizao, controle e execuo das atividades de ensino, treinamento e pesquisa, relacionadas com a qualificao profissional de servidores militares ou civis de outros entes pblicos ou privados, observadas as modalidades presencial, semi-presencial ou distncia. 1 O Centro de Educao constitudo de: I Gabinete do Diretor; II Gabinete do Vice-Diretor; III Conselho Educacional; IV Conselho de Conduta Escolar e tica; V Coordenadoria de Ensino, Treinamento e Pesquisa CETP, compreendendo: a) Diviso de Ensino Superior DESU; b) Diviso de Formao Tcnica de Nvel Mdio - DIFO; c) Diviso de Educao Bsica DIEB; d) Diviso de Tecnologias Educacionais DITE. VI - Coordenadoria de Educao Fsica e Desportos COEF, compreendendo: a) Diviso de Educao Fsica DEF; b) Diviso de Avaliao e Pesquisa DAP; c) Diviso de Desportos DID; VII Ncleo Setorial de Sade - NSS; VIII rgos Executivos do Ensino: a) Centro de Ps-Graduao e Pesquisa - CEPE; b) Academia de Polcia Militar do Cabo Branco - APMCB; c) Centro de Formao e Aperfeioamento de Praas - CFAP; d) Colgios da Polcia Militar - CPM (unidades de Joo Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira e Cajazeiras); e) Ncleo de Programas de Extenso e Treinamento - NuPEx; f) Ncleo de Estudos de Trnsito - NET; g) Ncleos de Formao e Aprimoramento Profissional NuFAP. IX Sees de: a) Gesto de Pessoas P/1; b) Inteligncia P/2; c) Planejamento e Operaes P/3; d) Administrao P/4; e) Comunicao Social - P/5. X Setores de: a) Motomecanizao; b) Comunicaes; c) Tecnologia da Informao; d) Armamento e Munies; e) Tesouraria; f) Aprovisionamento; g) Almoxarifado; h) Corregedoria Setorial; i) Ouvidoria Setorial;

ANEXO A Lei Complementar 87

69

j) Companhia de Comando e Servios; k) Msica. 2 O Conselho Educacional poder instituir Departamentos, em reas especficas de conhecimentos, para atender s pesquisas educacionais, face s novas competncias exigidas pelas mutaes sociais. 3 O ensino tecnolgico poder ser desenvolvido em qualquer dos nveis de ensino previstos na Legislao Federal. Captulo IV Dos rgos de Execuo Art. 35. Os rgos de execuo da Polcia Militar constituem as Organizaes Policiais Militares que executam a atividade-fim da Corporao, com atribuio de realizar os seguintes tipos policiamento ou misses policiais militares: I policiamento ostensivo geral em seus processos a p, montado, motorizado, areo, em embarcao e em bicicleta, nas zonas urbanas e rurais; II policiamento de guarda, que tem a seu cargo a segurana externa dos estabelecimentos prisionais, das sedes dos poderes estaduais e, em particular, de estabelecimentos pblicos; III policiamento de trnsito urbano e/ ou rodovirio; IV policiamento ambiental; V policiamentos especiais de choque e/ou operaes tticas; VI policiamento suplementado pelo uso de ces; VII policiamento velado. Pargrafo nico. Com o desenvolvimento do Estado e conseqente aumento das necessidades de segurana, podero ser implementados outros tipos, processos ou modalidades de policiamento. Seo I Das Unidades Operacionais Art. 36. So Unidades Operacionais UOp: I 1 Batalho de Polcia Militar, com sede em Joo Pessoa; II 2 Batalho de Polcia Militar, com sede em Campina Grande; III 3 Batalho de Polcia Militar, com sede em Patos; IV- 4 Batalho de Polcia Militar, com sede em Guarabira; V 5 Batalho de Polcia Militar, com sede em Joo Pessoa; VI 6 Batalho de Polcia Militar, com sede em Cajazeiras; VII 7 Batalho de Polcia Militar, com sede em Santa Rita; VIII 8 Batalho de Polcia Militar, com sede em Itabaiana; IX 9 Batalho de Polcia Militar, com sede em Picu; X 10 Batalho de Polcia Militar, com sede em Campina Grande; XI 11 Batalho de Polcia Militar, com sede em Monteiro; XII 12 Batalho de Polcia Militar, com sede em Catol do Rocha; XIII 13 Batalho de Polcia Militar, com sede em Itaporanga; XIV 14 Batalho de Polcia Militar, com sede em Sousa; XV Batalho de Polcia Ambiental BPAmb, com sede em Joo Pessoa; XVI Batalho de Operaes Especiais - BOPE, com sede em Joo Pessoa; XVII Batalho de Polcia de Trnsito Urbano e Rodovirio - BPTran, com sede em Joo Pessoa; XVIII Regimento de Polcia Montada - RPMont, com sede em Joo Pessoa; XIX Comando de Operaes Areas COA, com sede em Joo Pessoa. Art. 37. So Sub-Unidades Operacionais - SubUOp: I Companhia de Polcia Militar - Cia PM; II Companhia de Polcia de Guarda - CPGd; III Companhia de Polcia Rodoviria - CPRv; IV Companhia de Polcia Ttica e Motorizada - CPTMtz; V Companhia de Polcia de Trnsito - CPTran; VI Companhia de Polcia de Choque - CPChoq; VII Companhia de Polcia Rural - CPR; VIII Companhia de Polcia Ambiental CPAmb; IX Companhia de Polcia de Apoio ao Turista - CPAT X Esquadro de Polcia Montada EPMont. Art. 38. Denominam-se Pelotes Operacionais - PelOps: I Peloto de Polcia Militar - Pel PM; II Peloto de Polcia de Guarda - PPGd; III Peloto de Polcia Rodoviria - PPRv; IV Peloto de Polcia Ttica e Motorizada - PPTMtz; V Peloto de Polcia de Trnsito - PPTran; VI Peloto de Polcia de Choque - PPChoq; VII Peloto de Polcia Rural - PPR; VIII Peloto de Polcia de Apoio ao Turista PAT; IX Peloto de Polcia Ambiental PPAmb; X Peloto de Polcia Montada PPMont. Art. 39. As reas de Responsabilidade Territorial dos Batalhes de Polcia Militar ou congneres e as subreas das Subunidades dos Batalhes de Polcia Militar ou congneres sero estabelecidas por Ato do Comandante-Geral, mediante estudos do Estado-Maior Estratgico e dos Comandos Regionais. Art. 40. As Unidades Operacionais de Polcia Militar, com efetivos previstos em Quadros de Organizao - QO atuaro de acordo com as necessidades de suas reas de responsabilidade e misses, sendo constitudas de: I Gabinete do Comandante; II Gabinete do Subcomandante; III Gabinete do Ajudante secretrio;

ANEXO A Lei Complementar 87

70

IV Sees de: a) Gesto de Pessoas - P/1; b) Inteligncia P/2; c) Planejamento e operaes P/3; d) Administrao P/4; e) Comunicao Social P/5. V Setores de: a) Motomecanizao; b) Comunicaes; c) Educao Fsica e Desportos; d) Tecnologia da Informao; e) Armamento e Munies; f) Ncleo Setorial de Sade - NSS; g) Tesouraria; h) Aprovisionamento; i) Almoxarifado; j) Corregedoria Setorial; k) Ouvidoria Setorial; m) Coordenao do Policiamento; n) Msica. VI Companhias PM; VII Pelotes PM e de Comando e Servios; VIII Grupo PM - GPM. Art. 41. As Subunidades Operacionais de Polcia Militar, com efetivos previstos em Quadros de Organizao - QO atuaro de acordo com as necessidades de suas subreas de responsabilidade e misses, sendo constitudas de: I Gabinete do Comandante; II Gabinete do Subcomandante; III Seo de Gesto de Pessoas e Operaes; IV Tesoureiro e Aprovisionador; V Setores de: a) Armamento e Munio; b) Coordenao do Policiamento. VI Pelotes PM Pel PM; VII Grupo PM - GPM. Art. 42. Cada Grupo PM responsvel pela manuteno da ordem pblica nos Municpios e Distritos do interior, denominado de destacamento, com efetivo varivel de acordo com o seu subsetor de responsabilidade e misses. Art. 43. O Batalho de Operaes Especiais BOPE, com atuao em todo o Estado e subordinao direta ao ComandanteGeral, realizar as misses especiais do Comando Geral, e ter a mesma estrutura orgnica de um Batalho de Polcia Militar, acrescido de suas Subunidades Especiais. Art. 44. O Comando de Operaes Areas - COA, com atuao em todo o Estado e subordinao direta ao ComandanteGeral, responsvel pelo comando, planejamento, coordenao, operacionalizao, fiscalizao, treinamento, segurana, manuteno e controle das atividades areas, alm de apoio s atividades de defesa civil, tendo a seguinte estrutura: I Gabinete do Comandante; II Gabinete do Subcomandante; III Sees de: a) Gesto Administrativa SGA; b) Segurana de Vo - SSV; c) Operaes de Vo SOV; d) Instruo e Treinamento SIT; e) Suprimentos e Manuteno SSM; f) Apoio Administrativo SAA. Art. 45. O Regimento de Polcia Montada RPMont e os Batalhes de Polcia de Trnsito Urbano e Rodovirio BPTran e de Polcia Ambiental BPAmb, com atuao em todo o Estado, subordinam-se aos Comandos Regionais, realizando as misses especiais e tendo a mesma estrutura orgnica de um Batalho de Polcia Militar, acrescidos de suas Subunidades Especiais. CAPTULO V Dos rgos Vinculados Art. 46. rgos Vinculados so entes pblicos que possuam, em suas estruturas orgnicas, a previso legal de emprego de policiais militares, observados os limites quantitativos e a respectiva competncia. 1 So rgos Vinculados: I Secretaria de Estado da Segurana e da Defesa Social; II Secretaria de Estado da Cidadania e da Administrao Penitenciria; III Casa Militar do Governador, vinculada Secretaria de Estado do Governo; IV Tribunal de Justia; V Assemblia Legislativa; VI Procuradoria Geral de Justia; VII Tribunal de Contas do Estado; VIII Justia Militar Estadual; IX Secretaria Nacional de Segurana Pblica; X Prefeitura Municipal de Joo Pessoa. 2 Os policiais militares empregados nos rgos vinculados ficaro adidos e devidamente controlados pela Diretoria de Gesto de Pessoas.

ANEXO A Lei Complementar 87


TTULO III Do Pessoal e Efetivo Art. 47. O pessoal da Polcia Militar ser composto por policiais militares e servidores civis. CAPTULO I Dos Policiais Militares

71

Art. 48. Os policiais militares encontrar-se-o em uma das seguintes situaes: I na ativa; II na inatividade, compreendendo os policiais militares: a) da reserva remunerada; b) reformados. 1 Os Quadros de Oficiais so: I Quadros de Oficiais Combatentes QOC, constitudo de oficiais possuidores do Curso de Formao de Oficiais PM ou equivalente; II Quadro de Oficiais de Sade QOS, constitudo de oficiais mdicos, odontlogos, farmacuticos, veterinrios, fisioterapeutas, nutricionistas e outras especialidades; III Quadro de Oficiais Msicos QOM, constitudo por pessoal oriundo das graduaes de Subtenente ou 1 Sargento, possuidores do Curso de Habilitao de Oficiais - CHO ou equivalente, na respectiva especialidade, destinado ao exerccio das funes de regente ou maestro de banda de msica; IV Quadro de Oficiais de Administrao QOA, constitudo por pessoal oriundo das graduaes de Subtenente ou 1 Sargento, possuidores do Curso de Habilitao de Oficiais CHO ou equivalente, destinado ao exerccio de funes administrativas na Corporao. 2 As Qualificaes de Praas so: I Qualificao de Praas Combatentes QPC, constitudo por praas com o Curso de Formao de Combatentes; II Qualificao de Praas Msicos QPM, composto por praas com o Curso de Formao de Especializao em Msica; III Qualificao de Praas para o apoio Sade QPS, compostos por praas auxiliares de sade. Art. 49. As Praas Especiais so: I Aspirante-a-Oficial PM; II Cadete PM. CAPTULO II Dos Servidores Civis Art. 50. Os servidores civis da Polcia Militar sero profissionais de nvel superior ou tcnico nas reas de educao, psicologia, administrao, cincias jurdicas, contabilidade, engenharia civil, tecnologia da informao, espiritualidade, fonoaudiologia, biblioteconomia, sociologia, assistncia social, comunicao social, estatstica e outras determinadas pela dinmica social, os quais constituiro o Corpo de Servidores Civis da Polcia Militar CSCPM, em carter permanente ou temporrio, conforme Anexo II. Pargrafo nico. Os servidores civis da Polcia Militar sero disciplinados pelo Regime Jurdico dos Servidores Pblicos Civis do Estado da Paraba, com remunerao prevista em lei, e seu ingresso processar-se- atravs de concurso pblico, mediante proposta do Comandante-Geral ao Chefe do Poder Executivo. CAPTULO III Do Efetivo da Polcia Militar Art. 51. O efetivo da Polcia Militar da Paraba ser de 17.933 (dezessete mil novecentos e trinta e trs) militares estaduais, sendo 1.362 (um mil e trezentos e sessenta e dois) oficiais e 16.571 (dezesseis mil quinhentos e setenta e uma) praas e 54 (cinqenta e quatro) servidores civis, conforme o Anexo II. TTULO IV Das Disposies Finais Art. 52. Os rgos da Corporao podero, excepcionalmente e por necessidade do servio, ser comandados, dirigidos ou chefiados por oficiais ou praas de grau hierrquico imediatamente inferior ou superior ao previsto nesta Lei Complementar. Pargrafo nico. Quando efetivada a situao em que o titular da funo possua grau hierrquico inferior ao previsto no Quadro de Organizao, far jus remunerao imediatamente superior. Art. 53. A estrutura organizacional e o funcionamento da Polcia Militar, prevista nesta Lei Complementar, ser efetivada progressivamente, por meio de atos do Poder Executivo, at dezembro de 2010. Art. 54. As misses, o detalhamento, as responsabilidades, as reas e as competncias dos rgos de direo estratgica, setorial, e de execuo, bem como as atribuies dos comandantes, diretores e chefes sero estabelecidas em regulamento, a ser editado em 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data de publicao desta Lei. Art. 55. Os recursos necessrios execuo da presente Lei Complementar correro conta do Tesouro Estadual, consignados no oramento do Estado, ficando o Poder Executivo autorizado a proceder ao escalonamento na liberao dos recursos pertinentes, medida que os rgos forem ativados, e as vagas previstas forem devidamente preenchidas. Art. 56. Aos membros das Comisses de Promoo de Oficiais e de Praas, da Junta Mdica Especial e dos Conselhos de Justia Militar Estadual, devido por comparecimento a reunies ou audincias, previamente convocadas por autoridade competente, na retribuio de at 08 (oito) reunies ou audincias mensais, fica concedido jeton nas seguintes condies: I Para presidente, de R$ 120,00 (cento e vinte reais), por reunio; II Para membros, de R$ 80,00 (oitenta reais), por reunio ou audincia. Art. 57. Os incisos I, IV e V do Artigo 90 e os Artigos 105 e 110 da Lei n 3.909, de 14 de julho de 1977, passam a ter a seguinte redao: Art. 90. ...................................................................... I atingir as seguintes idades limites: a) Para os oficiais: 1. Coronel: 60 anos; 2. Tenente-Coronel e Major: 58 anos;

ANEXO A Lei Complementar 87

72

3. Capito, 1 e 2 Tenentes: 56 anos; b) Para praas: 1. Subtenente: 60 anos; 2. 1 e 2 Sargentos: 58 anos; 3. 3 Sargento, Cabo e Soldado: 56 anos. II ................................................................................ III .............................................................................. IV ser diplomado em cargo eletivo, na forma da alnea b, pargrafo nico, do Artigo 51, percebendo a remunerao a que fizer jus, em funo do seu tempo de servio; V quando, na condio de suplente de cargo eletivo, vir assumir o mandato, percebendo a remunerao a que fizer jus, em funo do seu tempo de servio. ...................................................................................... Art. 105. O oficial da ativa empossado em cargo pblico permanente, estranho sua carreira, inclusive na funo de Magistrio, ser imediatamente, por meio de demisso ex officio, transferido para a reserva, onde ingressar com o posto que possua na ativa, no podendo acumular quaisquer proventos de inatividade com a remunerao do cargo pblico permanente. Art. 110. O Aspirante a Oficial PM e as demais praas empossadas em cargo pblico permanente estranho sua carreira, inclusive na funo de magistrio, sero imediatamente licenciados ex officio, sem remunerao, e tero sua situao militar definida pela Lei do Servio Militar.. Art. 58. Os incisos II, III e VII do Artigo 12 da Lei n 4.025, de 30 de novembro de 1978, passam a ter a seguinte redao: Art. 12. ...................................................................... I ................................................................................; II Possuir escolaridade, no mnimo, correspondente ao Ensino Mdio; III ter, no mximo, 48 anos de idade, no ato da matrcula; ...................................................................................... VII Classificado no comportamento EXCEPCIONAL e no possuir punio por prtica de transgresso que afete o sentimento do dever, a honra pessoal, o pundonor policial militar ou o decoro da classe, no canceladas pelo entendimento estabelecido no Art. 64 do Decreto n 8.962, de 11 de maro de 1981; ..................................................................................... Art. 59. Esta Lei Complementar entra em vigor na data de sua publicao. Art. 60. Revogam-se as disposies em contrrio. PALCIO DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAIBA, em Joo Pessoa, 02 de dezembro de 2008; 120 da Proclamao da Repblica.

73

APNDICE

APNDICE A Minuta da Lei Ensino da PMPB

74

Minuta de Lei Complementar

LEI COMPLEMENTAR N

, DE

DE FEVEREIRO DE 2010

Institui o Sistema de Ensino da Policial Militar e determina providncias vinculadas.

O GOVERNADOR DO ESTADO DA PARABA:

Fao saber que a Assemblia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

Captulo I Disposies preliminares Art. 1 - Fica institudo o Sistema de Ensino Policial Militar do Estado da Paraba, dotado de caractersticas prprias, nos termos do artigo 83 da Lei federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (LDB), para o fim de qualificar recursos humanos para o exerccio das funes atribudas aos integrantes dos Quadros da Polcia Militar, em conformidade com a filosofia de polcia comunitria, do respeito aos direitos humanos, de polcia cidad e de proximidade, especialmente as funes voltadas polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica. Pargrafo nico - O Sistema de Ensino Policial Militar (SISTEM) promover a transmisso de conhecimentos cientficos e tecnolgicos, humansticos e gerais, indispensveis educao e capacitao, visando formao, ao aperfeioamento, habilitao, especializao e ao treinamento do servidor policial militar, com o objetivo de torn-lo apto a atuar como operador do sistema de segurana pblica e defesa social. Captulo II Da estrutura Art. 2 - O SISTEM compreende: I - a educao superior, nas suas diversas modalidades; II - a educao profissional, de acordo com as reas de concentrao dos estudos e das funes atribudas aos policiais militares, observadas a legislao aplicvel a Instituio Policial Militar. III - O Centro de Educao e os rgos executivos que o compem. Captulo III Dos Princpios e Objetivos Art. 3 - O SISTEM fundamenta-se nos seguintes princpios: I - integrao educao nacional; II - seleo por mrito; III - profissionalizao continuada e progressiva; IV - avaliao integral, contnua e cumulativa; V - pluralismo pedaggico; VI - edificao constante dos padres morais, deontolgicos, culturais e de eficincia; VII - desenvolvimento de Unidade de Doutrina. Art. 4 - O Sistema de Ensino Policial Militar valorizar: I - a proteo da vida, da integridade fsica, da liberdade e da dignidade humana; II - a integrao permanente com a comunidade; III - as estruturas e convices democrticas, especialmente a crena na justia, na ordem e no cumprimento da lei; IV - os princpios fundamentais da Instituio Policial Militar paraibana;

APNDICE A Minuta da Lei Ensino da PMPB

75

V - a assimilao e prtica dos direitos, dos valores morais e deveres ticos; VI - a democratizao do ensino; VII - a estimulao do pensamento reflexivo, articulado e crtico; VIII - o fomento pesquisa cientfica, tecnolgica e humanstica; IX - manter intercmbio com outras instituies de ensino e pesquisa, nacionais ou estrangeiras, visando ao aprimoramento das atividades e dos mtodos pedaggicos utilizados; X - produzir e difundir conhecimentos de interesse cientfico e policial; XI - desenvolver outras atividades correlatas que tenham por objetivo alcanar ou cumprir a sua finalidade. Captulo IV Das Modalidades de Ensino Art. 5 - Para atender sua finalidade, o Sistema de Ensino Policial Militar manter as seguintes modalidades de cursos e programas de educao superior com equivalncia queles definidos no artigo 44 da Lei federal n 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - LDB: I - curso seqencial de formao especfica destinado a qualificar tecnicamente o Praa da Polcia Militar de graduao inicial, para anlise e execuo, de forma produtiva, das funes prprias de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica, em conformidade com a filosofia que norteia a polcia comunitria, alm de outras atribuies definidas em lei; II - curso seqencial de complementao de estudos destinado a qualificar profissionalmente o policial militar, promovendo a sua habilitao tcnica, humana e conceitual para o exerccio consciente, responsvel e criativo das funes de liderana, gesto e assessoramento, nos limites de suas atribuies hierrquicas, dotando-o de capacidade de anlise de questes atuais que envolvam o comando na execuo das atividades de polcia ostensiva, de preservao da ordem pblica, em conformidade com a filosofia de polcia comunitria, alm de outras definidas em lei; III - curso de graduao destinado a formar, com solidez terica e prtica, o profissional ocupante do Posto Inicial de Oficial tornando-o apto ao comando e gesto de pessoas, e anlise e administrao de processos, por intermdio da utilizao ampla de conhecimentos na busca de solues para os variados problemas pertinentes s atividades jurdicas de preservao da ordem pblica e de polcia ostensiva, em conformidade com a filosofia de polcia comunitria, alm de outras definidas em lei; IV - cursos de ps-graduao, compreendendo: a) curso de especializao no sentido lato destinado a ampliar os conhecimentos tcnicoprofissionais que exijam prticas especficas, habilitando ou aperfeioando a formao do policial militar para o exerccio de suas funes nas respectivas reas de atuao; b) programa de mestrado no sentido estrito, direcionado para a continuidade da formao cientfica, acadmica e profissional, e destinado a titular o Oficial Intermedirio, capacitando-o pesquisa cientfica, anlise, ao planejamento e ao desenvolvimento, em alto nvel, da atividade profissional de polcia ostensiva e de preservao da ordem pblica; c) programa de doutorado no sentido estrito, direcionado para a continuidade da formao cientfica, acadmica e profissional, e destinado a titular o Oficial Superior para as funes de administrao estratgica, direo e comando nas reas especficas de polcia ostensiva, preservao da ordem pblica, bem como o assessoramento governamental em Segurana Pblica e Defesa Social. 1 - As modalidades de ensino previstas nos incisos I e III deste artigo sero ministradas por meio de cursos especficos desenvolvidos em estabelecimentos de ensino da Polcia Militar da Paraba. 2 - A concluso, com aproveitamento, de curso seqencial de formao especfica, previsto no inciso I deste artigo, atribuir s Praas de graduao inicial a especialidade superior de Tecnlogo em Segurana Pblica e Defesa Social Nvel I. 3 - A concluso, com aproveitamento, de curso seqencial de complementao de estudos, previsto no inciso II deste artigo, atribuir ao Policial Militar especialidade superior de Tecnlogo em Segurana Pblica e Defesa Social Nvel II. 4 - A aprovao em curso de graduao previsto no inciso III deste artigo conferir ao ocupante do Posto Inicial de Oficial o grau universitrio de Bacharel em Cincias Policiais de Segurana Pblica, e ser atribudo pelo Centro de Educao da Polcia Militar. 5 - O Oficial Intermedirio que concluir o mestrado previsto no inciso IV, b, deste artigo, obter o ttulo de Mestre em Cincias Policiais de Segurana Pblica e Defesa Social.

APNDICE A Minuta da Lei Ensino da PMPB

76

6 - O Oficial Superior que concluir o curso de doutorado, previsto no inciso IV, c, deste artigo, obter o ttulo de Doutor em Cincias Policiais de Segurana Pblica e Defesa Social. Art. 6 - Os policiais militares que conclurem os cursos de especializao da Polcia Militar tero suas designaes estabelecidas em regulamento. Art. 7 - A Polcia Militar atravs do Centro de Educao promover extenso universitria, linhas de pesquisa cientfica, seminrios, cursos, estgios, encontros tcnicos e cientficos, objetivando o aperfeioamento profissional, o intercmbio cultural e a integrao social e comunitria de seus profissionais. Art. 8 - Os integrantes do Quadro de Oficiais de Sade (QOS) sero adaptados s reas de atuao do policial militar e podero, para efeito de equivalncia, visando sua promoo na Polcia, ter reconhecidos os respectivos graus e ttulos acadmicos obtidos em estabelecimentos de ensino estranhos estrutura do SISTEM, conforme previsto em regulamento. Art. 9 - Os integrantes do Quadro de Oficiais de Sade (QOS) devero para efeito de equivalncia, visando sua promoo na Polcia, realizar cursos em instituies de ensino superior com equivalncia aos respectivos graus e ttulos acadmicos dos cursos existentes na estrutura do SISTEM, conforme previsto em regulamento. Pargrafo nico - A critrio do Comandante Geral ou mediante proposta do Conselho Educacional podero ser criados cursos especficos para os integrantes do Quadro de Oficiais de Sade (QOS), correspondentes aos exigidos para o pessoal integrante do Quadro de Oficiais Combatentes visando sua promoo na Polcia. Captulo V Dos Cursos, Estgios e Matrculas Art. 10 - Atendida a estrutura estabelecida nesta lei complementar, os cursos e os estgios sero institudos e mantidos segundo os interesses e as necessidades da PMPB. Art. 11 - Os diplomas e os certificados dos cursos e dos estgios sero expedidos pelo Centro de Educao da Polcia Militar. Art. 12 - O registro dos diplomas e dos certificados de concluso dos cursos e dos estgios ser em conformidade com estabelecido no 1 do Art. 48 da lei federal 9.394. Art. 13 - O ingresso no ensino seqencial de formao especfica para as Praas de graduao inicial e para o primeiro Posto da carreira de Oficial dar-se- por concurso pblico, conforme edital prprio e de acordo com a disponibilidade de vagas, observado os demais requisitos previstos na legislao pertinente. Pargrafo nico - O ingresso no ensino seqencial de complementao de estudos e nos cursos de ps-graduao ocorrer mediante aprovao em processo seletivo interno ou convocao, de acordo com a legislao especfica, e atender s necessidades de renovao, ampliao ou aperfeioamento dos Quadros ou qualificaes da PMPB. Art. 14 - Os cursos e as atividades de educao previstas no artigo 7 desta lei complementar, desenvolvidas pelo Sistema de Ensino Policial Militar, dependendo de sua natureza e da convenincia da Instituio, podero ser freqentados por policiais militares de outros Estados da federao e estrangeiros, por militares das Foras Armadas brasileiras ou de outras naes, desde que atendidos os requisitos desta lei complementar e seu regulamento e, para os estrangeiros, a legislao pertinente. 1 - Os cursos de que trata o caput deste artigo podero ser freqentados por civis, desde que atendidos os objetivos institucionais da PMPB, segundo parecer do rgo de Direo Setorial de Educao. 2 - Os alunos matriculados nos cursos do Sistema de Ensino da PMPB, com durao superior a 30 (trinta) dias sero automaticamente transferido para o rgo executivo de ensino e ficaro a disposio deste para o exerccio de suas atividades pedaggicas. Captulo VI Das Competncias e Atribuies Art. 15 - Ao Comando Geral da PMPB compete: I - definir e conduzir a poltica de ensino; II - elaborar estratgias de ensino e pesquisa; III - especificar e implementar a estrutura do Sistema de Ensino da PMPB; IV - normatizar a educao superior e a profissional;

APNDICE A Minuta da Lei Ensino da PMPB

77

V - normatizar a matrcula nos cursos ou estgios dos respectivos estabelecimentos de ensino; VI - definir as diretrizes para os padres de qualidade do ensino. Art. 16 - Ao rgo de Direo Setorial de Ensino Policial Militar compete planejar, supervisionar, coordenar, fiscalizar, controlar e executar as atividades de ensino, treinamento e pesquisa, relacionadas com a qualificao profissional de servidores militares ou civis de outros entes pblicos ou privados, observadas as modalidades presencial, semi-presencial ou distncia. 1 - A organizao e funcionamento do Centro de Educao sero estabelecidos em Regulamento prprio a ser aprovado pelo Comandante Geral da Polcia Militar da Paraba. 2 - Ao dirigente do rgo a que se refere o caput deste artigo cabe, por ato prprio ou delegado, conceder ou suprir titulaes e graus universitrios, observada a legislao pertinente. Captulo VII Do Conselho Educacional Art. 17 - O Conselho de Educacional (CEDU), rgo deliberativo do Centro de Educao para assuntos relacionados educao. Pargrafo nico - Sua estrutura, funcionamento e atribuies especficas sero definidos em regulamento prprio a ser aprovado pelo Comandante Geral da Polcia Militar da Paraba. Captulo VIII Do Conselho de Conduta Escolar e tica Art. 18 - O Conselho de Conduta tem como finalidade assessorar, quando necessrio, o Comandante do Centro de Educao em assuntos disciplinares e ticos relacionados ao ensino e a instruo, envolvendo membros do corpo docente, discente e tcnico do Centro de Educao e de seus rgos Executivos. Pargrafo nico - Sua estrutura, funcionamento e atribuies especficas sero definidos em regulamento prprio a ser aprovado pelo Comandante Geral da Polcia Militar da Paraba. Captulo IX Da Seleo e indicao do Corpo de Magistrio e Tcnicos de Ensino Art.19 - A seleo e indicao de professores, tcnicos e demais participantes do Corpo de Magistrio do SISTEM, para os diversos cursos e programas, deve ser feita pelo Diretor do Centro de Educao com a aprovao do Conselho de Educacional. 1 - Fica criado o corpo de magistrio da Polcia Militar da Paraba composto por militares e civis. 2 - A composio e seleo do Corpo de Magistrio devem ser regulamentadas mediante processo seletivo prprio, abrangendo as componentes curriculares para cada curso, programa ou evento. Captulo X Da remunerao do Corpo Docente Art. 20 - Os membros do Corpo de Magistrio do SISTEM, civis e militares, faro jus a Gratificao de Magistrio, atribuda pelo nmero de horas efetivamente trabalhadas, calculada mediante a aplicao dos ndices incidentes sobre o soldo do Coronel PM, Smbolo PM-14, na forma seguinte: I - Cursos seqenciais de complementao de estudos - 0,010 (um dcimo). II - Cursos seqenciais de formao especfica - 0,015 (um dcimo e meio). III - Cursos de graduao - 0,020 (dois centsimos). IV - Cursos de ps-graduao: a) Especializao - 0,025 (dois centsimos e meio) b) Mestrado - 0,030 (trs centsimos) c) Doutorado - 0,035 (trs centsimos e meio) 1 - Os membros do Corpo de Magistrio detentores de ttulos de especialista, mestrado ou doutorado o valor da hora aula ser acrescido em 5, 10 e 20 por cento respectivamente de acordo com a qualificao do docente.

APNDICE A Minuta da Lei Ensino da PMPB

78

2 - Os tcnicos sero remunerados atravs da gratificao de que trata o caput deste artigo e seus incisos, observadas a sua qualificao profissional. 3 - So considerados tcnicos de apoio a educao os seguintes profissionais: a) Psiclogo b) Supervisor c) Orientador d) Bibliotecrio e) Nutricionista f) Psicopedagogo 4 - So considerados membros do Corpo de Magistrio e faro jus a gratificao de magistrio os seguintes profissionais: a) Conferencista. b) Palestrante. c) Coordenador de Curso, Estgio e/ou Programa e Chefe de Departamento. d) Pesquisador. Captulo XI Da Bolsa de Estudo

Art. 21 - Fica estabelecida nos termos desta Lei a atribuio de bolsa de estudo para os alunos selecionados nos cursos de ps-graduao lato e stricto sensu, do programa de psgraduao da PMPB, como incentivo ao desenvolvimento da pesquisa cientfica. 1 - Para o programa de ps graduao Lato Sensu e Stricto Sensu do CEPM fica estabelecida o valor correspondente a uma bolsa de estudo mensal. 2 - Para os programas de mestrado e doutoramento promovidos por outras instituies de ensino superior, brasileira ou estrangeira, fica a concesso da bolsa de estudo a critrio do Comandante Geral da PMPB. 3 - O valor monetrio a que corresponde a bolsa de estudo citada neste artigo equivalente a um vencimento integral do policial militar selecionado para freqentar quaisquer das ps-graduaes em tela. 4 - Quando o curso for realizado em outro Estado da Federao, ser concedida de duas a trs bolsas de estudo a critrio do Comandante Geral, alm da(s) bolsa(as) equivalentes, a duas ajudas de custo, equivalentes a dois vencimentos integrais do policial militar selecionado, sendo uma paga no primeiro ms de implantao da bolsa de estudo e a outra no ltimo ms, como auxlio para o deslocamento, hospedagem, pagamento das taxas escolares e alimentao. 5 - Quando o curso for realizado no Exterior, ser concedida de quatro a cinco bolsas de estudo a critrio do Comandante Geral, alm da(s) bolsa(as) equivalentes, a quatro ajudas de custo, equivalentes a dois vencimentos integrais do policial militar selecionado, sendo dois pagos no primeiro ms de implantao da bolsa de estudo e os outros no ltimo ms, como auxlio para o deslocamento, hospedagem, pagamento das taxas escolares e alimentao. 6 - Quando o curso for realizado no Estado da Paraba e for realizada alguma viagem de estudo, fica o Governo do Estado responsvel por conceder as passagens e as dirias correspondentes, aos policiais militares paraibanos em curso, assim como os componentes da delegao. 7 - Com relao aos alunos dos cursos de habilitao e aperfeioamento promovidos pela PMPB, atravs do CEPM, que possuam residncia fixa em localidade diversa da regio metropolitana de Joo Pessoa, ser concedida duas ajudas de custo, equivalentes a um vencimento integral do policial militar selecionado, sendo uma paga no primeiro ms de curso e a outra no ltimo ms, como auxlio para o deslocamento, hospedagem, alimentao. Art. 22 - O Policial Militar que for contemplado com bolsa de estudo para freqentar quaisquer dos cursos de ps-graduao de que trata esta Lei, fica obrigado por um perodo equivalente a 05 (cinco) anos ininterruptos a colocar seus conhecimentos cientficos a disposio da PMPB. Pargrafo nico - O Policial Militar que trata o caput deste artigo, que no cumprir o prazo acima estabelecido fica obrigado a devolver de imediato todo o valor investido pelo Estado com as correes monetrias correspondentes, de acordo com o sistema financeiro nacional.

APNDICE A Minuta da Lei Ensino da PMPB

79

Captulo XII Do Regime Disciplinar Art. 23 - Os membros do Corpo de Magistrio alm dos regulamentos previstos em nossa legislao tero suas atividades regidas pelo Cdigo de Conduta dos profissionais dos rgos Executivos de Ensino da Polcia Militar. Pargrafo nico - O cdigo de que trata o caput deste artigo ser aprovado pelo Comandante Geral da Corporao. Art. 24 - No caso de funcionrios pblicos ou servidores de rgos ou entidades da Administrao Pblica, participantes do Corpo de Magistrio, discente ou administrativo dos rgos Executivos de Ensino, alm de estarem sujeitos s normas e penalidades previstas nesta Lei, ficam sujeitos, tambm, s demais normas e penalidades estabelecidas na legislao pertinente a pessoal. Pargrafo nico. Para aplicao das penalidades previstas nesta Lei, aos funcionrios ou servidores referidos no "caput" deste artigo, devem ser observados os procedimentos previstos na respectiva legislao aplicvel aos mesmos funcionrios ou servidores. Captulo XIII Das Disposies Finais Art. 25 - Os recursos financeiros para as atividades de ensino da PMPB so oramentrios e extra-oramentrios, sendo estes obtidos mediante contribuies, subvenes, doaes, indenizaes, entre outras formas de parcerias. Art. 26 - As despesas decorrentes da aplicao ou execuo desta Lei devem correr conta das dotaes prprias consignadas no Oramento do Estado para o Poder Executivo. Art. 27 - O Poder Executivo regulamentar esta lei no prazo de 180 (cento e oitenta) dias a contar de sua publicao. Art. 28 - Esta lei complementar entra em vigor na data de sua publicao,

Palcio da Redeno em Joo Pessoa - PB,

de fevereiro de 2010.

JOS TARGINO MARANHO Governador GUSTAVO FERRAZ GOMINHO Secretrio da Segurana Pblica MARCELO WEICK Secretrio-Chefe da Casa Civil WILDE DE OLIVEIRA MONTEIRO Comandante Geral da PMPB

Вам также может понравиться