Вы находитесь на странице: 1из 175

MERCADO DE CAPITAIS

Conhecendo fundamentos e conceitos

CURRCULO ACADMICO E PROFISSIONAL Carlos Roberto Harduim de Souza Formao Acadmica: Engenheiro Civil, com especializao em Engenharia de Produo, nas disciplinas Engenharia Econmica e Administrao Industrial, pela UFRJ/1982. Ps-graduao em Propaganda e Marketing, pela ESPM/RJ-1987. MBA em Finanas pela PUC/RJ, em nvel de mestrado- 1989. Bacharel em Teologia, pela FATECER/RJ - Faculdade de Teologia e Cincias da Religio-1999 Experincia Profissional: Gerncia e direo geral, de marketing, operaes e servios, para empresas como: McDONALDS, COCA-COLA, CIA ATLANTIC DE PETRLEO/IPIRANGA PETRLEO, TEXACO BRASIL E CARRIER. Trabalhou e estagiou nas sedes das empresas citadas, nos Estados Unidos, Canad e Mxico. Ex-Diretor fundador da ABF/RJ- Associao Brasileira de Franchise - Seccional Rio de Janeiro- 1992, tendo iniciado como AFRAB Associao de Franqueadores do Brasil. Professor de Ingls corrente, tcnico e instrumental, para empresas e cursos de idiomas, alm de Filosofia, Sociologia, Teologia e Atualidades. Atualmente coordena e docente de Curso de Extenso em Ingls, com Abordagem em Negcios, nas Fac. Maurcio de Nassau. Consultor em Gesto Empresarial, fuses, aquisies e business plan para empresas privadas e familiares, em diversos setores econmicos. As mais recentes no mercado distribuidor e revendedor de produtos derivados de petrleo, lojas de convenincias, conservadoras e distribuio de peas de refrigerao industrial, comercial e residencial. Atuou em empresa prpria, no desenvolvimento, implantao e operacionalizao de cartes empresariais, convnio, pedaggico, mdico e odontolgico, alm de ter desenvolvido sistema de carto cidado inteligente, inclusive para o Governo do Suriname. Coordena palestras/aulas, em diversas empresas, inclusive palestras na FUNDAO GETLIO VARGAS, nas Faculdades Nova Roma. Registro na plataforma Lattes/CNPQ. Habilidades especficas: Idiomas: Ingls e Espanhol. Grego e Hebraico bblicos. Usurio de diversos sistemas de informtica. Anlise de sistemas e desenvolvimento de softwares para administrao de bancos de dados, transferncia de dados e valores, administrao de cartes de crdito, convnio e pedaggico, desenvolvimento de arcabouo e sistema nico de identificao cidado mediante cartes inteligentes ou chips implantados- material para tese de mestrado em suspenso. Arcabouo do sistema de automao do grupo Po-de-Acar. Contato: carlos.harduim@gmail.com ou pelos telefones (81)8665-1160/9248-6903

EMENTA EMENTA: Mercado de Capitais, de Finanas e de Crdito; Fatos Econmicos com Vistas a sua Contabilizao; Tomada de Deciso sobre Investimentos; Fontes de Financiamento; Principais Operaes e Indicadores de Mercado; e Governana corporativa. COMPETNCIAS ESPECFICAS: Compreender os fatos econmicos advindos das operaes de Mercado de Capitais e Financeiro; Habilitar o profissional da Contabilidade a ter uma viso sistmica e participativa das operaes da empresa; Proporcionar o desenvolvimento de habilidades no processo de avaliao de um negcio; Levar ao aluno anlise crtica sobre os temas relacionados; Realizar avaliao de risco de investimentos; Compreender conceitos de Governana Coorporativa.

PROVAS I UNIDADE: Avaliao de Aprendizagem Dissertativa = 10,00 pontos II UNIDADE: Avaliao de Aprendizagem 50% Objetiva e 50% Dissertativa = 10,00 pontos (baseada em todo o contedo da disciplina) II CHAMADA: Avaliao 50% Objetiva e 50% Dissertativa = 10,00 pontos (baseada em todo o contedo da disciplina) PROVA FINAL: Avaliao 50% Objetiva e 50% Dissertativa = 10,00 pontos (baseada em todo o contedo da disciplina) ATIVIDADES DE COMPLEMENTAO DE CARGA-HORRIA: Palestras de com profissionais de grandes empresas e corretoras de valores.

BIBLIOGRAFIA BSICA TOLEDO FILHO, Jorge Ribeiro. Mercado de capitais brasileiro: uma introduo. Thonsom Pioneira. MELLAGI, Armando; ISHIKAWA, Sergio. Mercado de capitais e estratgias de investimento. So Paulo: Atlas, 1999. LAMEIRA, Valdir de Jesus. Mercado de capitais. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2003 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CAVALCANTE, Carlos MISUMI, Jorge Yoshio. Mercado de Capitais: O que , como funciona. So Paulo: Elsevier, 2005 ABAMEC. Mercado de capitais a sada para crescimento. So Paulo: Lazuli, 2002. MELLAGI, Armando; ISHIKAWA, Sergio. Mercado financeiro e de capitais. So Paulo: Atlas, 2003. BRIGHAM, Eugene F.; WESTON, J. Fred. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAO FINANCEIRA. PEARSON, 2004 GITMAN, Lawrence Jeffrey; MADURA, Jeff. ADMINISTRAO FINANCEIRA: UMA ABORDAGEM GERENCIAL. PEARSON, 2003.

INTRODUO O espetacular boom do mercado de capitais no Brasil nos ltimos anos est revolucionando a maneira de pensar, principalmente dos empresrios brasileiros. Paira no ar a sensao de que negcios bem estruturados podem se viabilizar dentro de uma cadeia financeira indita no pas. Essa sensao liberta um esprito empreendedor e capitalista at h pouco tempo desconhecido para os brasileiros. Trata-se de um esboo de Brasil novo, mais estvel, globalizado e competitivo.

As aes negociadas nas bolsas de valores nada mais so do que pequenos pedaos do capital de uma empresa. Quem compra aes na bolsa o faz com a expectativa de se tornar scio da empresa e de obter um bom retorno, advindo da lucratividade e do crescimento da companhia. As empresas ao abrirem o capital, buscam obter recursos para investir, seja contratando gente, seja em equipamento ou inteligncia. Em vez de pedir dinheiro emprestado a bancos, mais empresas buscam captar dinheiro de novos scios nas bolsas para perfeioar seus produtos e servios e assim, obter mais lucro.

Esse lucro devolvido ao investidor pelos dividendos distribudos e pela valorizao das aes, pois as empresas que lucram mais valem mais. Com a estabilizao, a privatizao e a abertura da economia a partir de 1994, o Brasil comeou a atrair somas vultuosas de investimentos estrangeiro direto, ou seja, investimento em empresas tipicamente de propriedade ou controladas por empresas estrangeiras. Portanto, at 2005 pouco capital estrangeiro veio para investir em empresas brasileiras, ou seja, pouqussimo dinheiro veio para a bolsa de valores. Ao longo do tempo no entanto, as coisas comearam a mudar para melhor.

As leis das Sociedades Annimas e da Comisso de Valores Mobilirios (CVM) foram reformadas dando a CVM melhores condies de exercer seu papel de proteo aos acionistas minoritrios; os investidores institucionais comearam a ter uma postura mais ativa na gesto das empresas, e a Bolsa de Valores de So Paulo criou o Novo Mercado, uma listagem especial que identifica as empresas que obedecem a critrios rigorosos de governana corporativa. Com a superao da crise de confiana de 2002, a retomada de um processo de alta nas principais bolsas de valores do mundo, especialmente as emergentes, assim como a queda nas taxas de juros domstica, contriburam para uma extraordinria decolagem da nossa bolsa. Os lanamentos de aes na bolsa atingiram 14 bilhes de reais em 2005, 30 bilhes em 2006 e 70 bilhes em 2007!

No h crescimento empresas.

econmico

sem

crescimento

das

O mercado de capitais nos pases desenvolvidos


O ato de poupar bastante disseminado entre a populao, seja diretamente ou por intermdio de fundos mtuos de investimento. Existem inmeras oportunidades de investimentos, instituies e formas de poupana. O mercado de capitais se desenvolveu nos EUA a partir do sculo XIX. Atualmente, tornou-se o centro do sistema financeiro americano.

H vinte anos, 70% da poupana financeira estavam em depsitos a prazo e cadernetas de poupana. Hoje, essa mesma proporo detida pelos fundos mtuos, pelo mercado acionrio e outras instituies do mercado de capitais. Por isso, a operao bancria clssica representa somente cerca de um quarto da oferta de crdito. O restante suprido por uma mirade de instrumentos e instituies: aes, bnus, commercial papers, recebveis securitizveis e outros papis colocados e negociados pelos departamentos de mercado de capitais dos bancos tradicionais, pelos bancos de investimento, pelas corretoras e por demais participantes do mercado. O mercado de aes, mesmo perdendo em volume para o mercado de crdito, o mercado com maior repercusso nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, 50% do volume total de aes est nas mos de indivduos e o restante mantido por fundos de penso, fundos mtuos e companhias de seguro. Os instrumentos de poupana disponveis para toda a populao, especialmente os fundos de penso, investem no mercado de aes e em ttulos de longo prazo, ou seja, a maioria da populao tem recursos direta ou indiretamente aplicados nesse mercado. O financiamento de segmentos importantes da economia americana depende dos mercados de capitais. Um dos melhores exemplos a agricultura, que teve um sistema de financiamento criado pelo governo em 1916 para atender demanda dos agricultores por crdito, especialmente de longo prazo, no satisfeita pelo sistema bancrio.

Inicialmente, o governo aportou fundos no sistema, capitalizando os bancos criados para essa funo. No entanto, alm do capital inicial, o Farm Credit System pde recorrer ao mercado de capitais americano, j suficientemente desenvolvido na poca, para captar recursos atravs do lanamento de ttulos. Esses ttulos negociados no mercado so hoje a principal fonte de recursos desse sistema. Posteriormente, o prprio desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais nos EUA reduziu a importncia do sistema oficial, que em 1997 respondia por apenas 25% (US$ 61 bilhes) do total do crdito ao setor .

Note-se que o Brasil procurou copiar o sistema americano de crdito agrcola. Porm, a inexistncia aqui de um mercado de capitais desenvolvido fez com que sua fonte de recursos fosse um arranjo institucional bastante primitivo, em que o governo, mediante mecanismos altamente inflacionrios como a conta de movimento do Banco do Brasil, que permitia a esse banco sacar de forma ilimitada recursos do Tesouro tendo como contrapartida um expanso ilimitada da dvida pblica. Com o agravamento da crise fiscal, em meados dos anos 80, esse sistema se tornara definitivamente insustentvel. Entre 1986 e 1988, foram adotadas vrias medidas institucionais que significaram, na prtica, o fim do sistema e a falncia do crdito agrcola oficial no Brasil.

O financiamento da construo civil nos EUA tambm impulsionado pelo mercado de capitais. O mercado hipotecrio constitui uma categoria parte desse mercado, envolvendo recursos aplicados no longo prazo e cujos tomadores em geral so pessoas fsicas, com uma garantia constituda por um imvel. Vrias caractersticas foram dadas a esse mercado para permitir a liquidez dos ttulos e a captao de poupana. Inicialmente, procurava-se a venda direta de hipotecas em um mercado secundrio. No final dos anos 60, foi criado um ttulo que tinha como contrapartida um grande nmero de hipotecas.

A securitizao desses papis teve funo importante no desenvolvimento do mercado financeiro, uma vez que o mercado hipotecrio tornou-se nacional, imune portanto oscilaes regionais e permitindo aos tomadores acesso mais fcil e democrtico a recursos. As taxas praticadas tenderam assim a seguir as do restante do mercado de capitais. O Brasil possui, desde novembro de 1997, o arcabouo jurdico para o desenvolvimento da securitizao de hipotecas. O Sistema Financeiro Imobilirio formado pela Cibrasec, empresa securitizadora composta por instituies financeiras brasileiras e estrangeiras. No entanto, as elevadas taxas de juros predominantes na economia brasileira desde ento inviabilizaram o desenvolvimento desse mercado.

Nos EUA, alm disso, multiplicaram-se os mecanismos para abertura e aumento de capital das empresas. Surgiram os private equity funds e as operaes de venture capital que revolucionaram processos de criao, financiamento e gesto de empresas. O Vale do Silcio um dos grandes exemplos desse processo. A GOOGLE, fez sua oferta de aes em 2005, e teve um rendimento recorde de quase 300% em menos de um ms. A GOOGLE, que antes estava avaliada em 60 bilhes de dlares saltou para mais de 100 bilhes, tornando-se uma empresa nica em seu segmento e sem concorrentes a vista.

INTRODUO AO SISTEMA FINANCEIRO

Quando o prncipe Regente Dom Joo chegou ao Brasil e, aconselhado por Dom Rodrigo Barbosa, Conde de Linhares, Ministro da Guerra e dos Negcios Estrangeiros, determinou a instalao de um banco de troco que tinha por finalidade fazer chegar aos cofres da coroa o ouro disponvel em poder do pblico. O modelo bancrio introduzido no Brasil obedeceu ao perfil europeu, pela influncia da famlia real. Em 12 de outubro de 1808 criado, por alvar do Prncipe Regente, o primeiro Banco do Brasil, definido como banco de depsitos, descontos e emisso.

Alm dessas atividades bsicas, havia outras ligadas comercializao de pedras preciosas, principalmente diamantes. O primeiro Banco do Brasil sofreu em sua estrutura os abalos provocados pela falta de austeridade da Coroa, no que concerne a sua poltica de gastos. Vale salientar tambm que tanto a luta pela Independncia como o movimento de consolidao poltica contriburam adicionalmente para a debelao gradativa do Banco, e por decreto da Assembleia Legislativa foi liquidado em 23 de setembro de 1829.

A partir de 1836 surgiram novas instituies, inclusive um novo Banco do Brasil, como tambm os primeiros bancos estrangeiros. Devido recesso, o Banco do Brasil foi liquidado em 1905, sendo reativado no ano seguinte. O Banco do Brasil guardava as caractersticas de banco dos bancos, pois atravs de sua Carteira de Redescontos(CARED) e pela sua Caixa de Mobilizao Bancria (CAMOB) funcionava como fornecedor de recursos de ltima instncia aos bancos comerciais.

Pelo Decreto n 14.728, de 16 de maro de 1921, foi instituda a Inspetoria Geral de Bancos, subordinada ao Ministrio da Fazenda, que tinha como propsito fiscalizar os bancos, alm de normatizar as questes ligadas a exportaes e operaes cambiais. Em 2 de fevereiro de 1945, pelo Decreto-lei n 7.293, foi criada a Superintendncia da Moeda e do Crdito com a misso de controlar o mercado monetrio e de iniciar a organizao do Banco Central. A modificao estrutural procedida nos anos de 1964/1965, com a criao do Conselho Monetrio Nacional e Banco Central, constitui a base atual do Sistema Financeiro Nacional (SFN) com a incorporao da Comisso de Valores Mobilirios (CVM) em 1976.

O Banco do Brasil uma sociedade de economia mista, com o seu capital dividido em aes ordinrias transacionadas em bolsas de valores, sendo a Unio a maior detentora das aes negociadas.
No incentivo as atividades produtivas, o Banco do Brasil prioriza trs setores: Agropecuria, modernizao industrial e comrcio exterior. O crdito rural reconhecido como ponto forte do banco e seus principais objetivos so aumentar a produo, melhorar o nvel de vida dos agricultores e reduzir o xodo rural.

O Banco do Brasil, historicamente, sempre ostentou a responsabilidade por dois teros dos emprstimos concedidos para custeio agrcola no pas. Chega a 80% de participao. ainda o principal agente viabilizador do processo de retomada do crescimento agrcola iniciado em 1991. O Banco do Brasil atua como Agente Financeiro do Governo Federal e acumula adicionalmente as funes de um Banco de Investimento e Desenvolvimento e de um Banco Comercial.

A Caixa Econmica Federal foi criada em 1861, est regulada pelo Decreto-lei n 759, de 12 de agosto de 1969, como empresa pblica vinculada ao Ministrio da Fazenda. Trata-se de instituio assemelhada aos bancos comerciais, podendo captar depsitos a vista, realizar operaes ativas e efetuar prestao de servios. Uma caracterstica distintiva da Caixa que ela prioriza a concesso de emprstimos e financiamentos a programas e projetos nas reas de assistncia social, sade, educao, trabalho, transportes urbanos e esporte.

A Caixa Econmica Federal centraliza o recolhimento e posterior aplicao de todos os recursos oriundos do Fundo de Garantia do Tempo de Servio (FGTS), integra o Sistema Brasileiro de Poupana e Emprstimo (SBPE), o Sistema Financeiro de Habitao (SFH) e tambm financia projetos de saneamento bsico. Pode operar com crdito direto ao consumidor, financiando bens de consumo durveis, emprestar sob garantia de penhor industrial e cauo de ttulos, bem como tem o monoplio do emprstimo sob penhor de bens pessoais e sob consignao e tem o monoplio da venda de bilhetes de loteria federal.

Autarquia federal vinculada ao Ministrio da Fazenda, criada pela Lei n 4.595, de 31 de dezembro de 1964, o Banco Central do Brasil resultado da transformao da antiga SUMOC, que tinha como objetivo implcito preparar a organizao do futuro Banco Central do Brasil. O BACEN o rgo executivo central do sistema financeiro. Funciona como secretaria executiva do CMN, cabendo-lhe a responsabilidade de cumprir as disposies que regulam o funcionamento do SFN e as normas expedidas pelo Conselho.

considerado o Banco dos Bancos.

de sua responsabilidade:
a) Emisso de metlica. papel-moeda e de moeda

b) Executar os servios do meio circulante. c) O recebimento dos depsitos compulsrios dos bancos.

d)A realizao de operaes de redesconto e emprstimos a instituies financeiras. e)Regular a execuo dos servios compensao de cheques e outros papis. de

f) A realizao de operaes de compra e venda de ttulos pblicos federais e a emisso de ttulos de responsabilidade prpria, como instrumentos de poltica monetria.

g) A fiscalizao das instituies financeiras bem como a aplicao das penalidades previstas. h) Controlar e fiscalizar o crdito. i) Negociar a dvida externa e administrar a dvida interna. j) Estabelecer os critrios para ocupao de cargo de direo nas instituies financeiras.

k) Atentar para interferncia de outras empresas no mercado financeiro. l) Ser depositrio de reservas oficiais de ouro e moedas estrangeiras do pas. m)Todos os atos que dizem respeito a instalao, funcionamento, fuso, incorporao, etc., de instituies financeiras.

Assim, o BACEN indicado como: Banco dos bancos: pois recebe os depsitos compulsrios e realiza as operaes de redesconto ou emprstimos de liquidez. Gestor do sistema financeiro nacional: expede normas, autorizaes, fiscaliza e intervm. Banco de emisso: emite moeda e controla os fluxos de liquidez. Agente financeiro do governo: financia o Tesouro Nacional, administra a dvida pblica, depositrio das reservas internacionais.

At a criao da Comisso de Valores Mobilirios (CVM), o BACEN exerceu as atribuies de organizador, fiscalizador e regulador do mercado de capitais. A Lei n 4.595/64 foi complementada por outros dispositivos legais que possibilitaram ao BACEN a misso de intervir na administrao de instituies financeiras insolventes, para sane-las ou liquid-las extrajudicialmente. Nos anos 90, grandes instituies experimentaram os seus desacertos de liquidez e algumas instituies sofreram interveno do Banco Central, como o Banco Econmico, Banco Nacional e Banco Bamerindus.

A Comisso de Valores Mobilirios (CVM) tambm uma autarquia vinculada ao Ministrio da Fazenda, instituda pela Lei n 6.385, de 7 de dezembro de 1976. responsvel por regulamentar, desenvolver, controlar e fiscalizar o mercado de valores mobilirios do pas. A CVM tem por finalidade disciplinar, fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobilirios, onde so negociados os ttulos emitidos pelas empresas para captar recursos destinados ao financiamento de suas atividades.

Suas atribuies fundamentais so: a) Promover a expanso e o funcionamento eficiente e regular do mercado de aes e estimular as aplicaes permanentes em aes do capital social de companhias abertas. b) Assegurar o funcionamento eficiente e regular dos mercados da bolsa e do balco. c) Proteger os titulares de valores mobilirios e os investidores do mercado: de emisses irregulares de valores imobilirios; atos ilegais de administradores e acionistas controladores das companhias abertas, ou de administradores de carteira de valores mobilirios.

d)Evitar ou coibir modalidades manipulao no mercado.

de

fraude

ou

e)Assegurar o acesso do pblico a informaes sobre os valores mobilirios negociados e as companhias que os tenham emitido. f) Assegurar a observncia de prticas comerciais equitativas no mercado de valores mobilirios. g) Assegurar a observncia, no mercado, das condies de utilizao de crdito fixado pelo Conselho Monetrio Nacional.

O artigo 9 da Lei n 6.385 diz que a Comisso de Valores Mobilirios ter jurisdio em todo territrio nacional e no exerccio de suas atribuies poder: 1. Examinar registros contbeis, livros ou documentos. 2. Intimar companhias abertas; fundos e sociedades de investimento; auditores independentes; consultores e analistas de valores mobilirios; ou outras que participem do mercado, ou de negcios no mercado, quando houver suspeita fundada de fraude ou manipulao, a prestar informaes ou esclarecimentos, sob pena de multa.

3- Requisitar informaes de qualquer rgo pblico, autarquia ou empresa pblica. 4- Determinar as companhias abertas que republiquem, com correes ou aditamentos, demonstraes financeiras, relatrios ou informaes divulgadas. 5- Apurar, mediante inqurito administrativo, atos ilegais e prticas no equitativas de administradores e acionistas de companhias abertas, dos intermedirios e dos demais participantes do mercado. 6- Aplicar aos autores das infraes as penalidades previstas (advertncia; multa; suspenso; inabilitao; cassao de autorizao ou registro), sem prejuzo da responsabilidade civil ou penal.

Identificados como integrantes do mercado de valores mobilirios, ficam sujeitos s normas e regulamentao da CVM aqueles que participam do sistema de distribuio de valores mobilirios (bolsas de valores; bolsas de mercadorias e futuros; sociedades corretoras e distribuidoras; bancos de investimento e agentes autnomos de investimento), as companhias abertas, os fundos e sociedades de investimento, as carteiras de depsito de valores mobilirios; os auditores independentes; os consultores e analistas de valores mobilirios; assim como quaisquer pessoas que participem do mercado ou de negcios no mercado.

Nenhum emisso pblica de valores mobilirios ser distribuda no mercado sem prvio registro na CVM. Somente as empresas de auditoria contbil ou auditores independentes, registrados na CVM, podero auditar, para os efeitos da Lei n 6.385, as demonstraes financeiras de companhias abertas e das instituies; sociedades ou empresas que integram o sistema de distribuio e intermediao de valores mobilirios. As empresas de auditoria contbil ou auditores independentes respondero, civilmente, pelos prejuzos que causarem a terceiros em virtude de culpa ou dolo no exerccio de suas funes.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), ex-autarquia federal criada pela Lei n 1.628, de 20 de junho de 1952, foi enquadrado como uma empresa pblica federal, com personalidade jurdica de direito privado e patrimnio prprio, pela Lei n 5.662, de 21 de junho de 1971. As linhas de apoio do BNDES contemplam financiamentos de longo prazo a custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercializao de mquinas e equipamentos novos, fabricados no pas, bem como para o incremento das exportaes brasileiras.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social

Contribui, tambm, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais. A BNDESPAR, subsidiria integral, investe em empresas nacionais atravs da subscrio de aes e debntures. As linhas de apoio financeiro e os programas do BNDES atendem s necessidades de investimentos das empresas de qualquer porte e setor, estabelecidas no pas.

Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social

Em sua atividade financiadora, o BNDES conta com recursos prprios (oriundos de aportes do Tesouro Nacional) e os decorrentes de emprstimos e doaes de entidade nacional e estrangeiras e organismos internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e os repassa a seus agentes financeiros (bancos de investimentos, bancos estaduais de desenvolvimento, companhias estaduais e regionais de desenvolvimento).

Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia


A Companhia Brasileira de Liquidao e Custdia CBLC foi criada em 1997, a partir de uma ciso do patrimnio da ento Bolsa de Valores de So Paulo, como resposta s necessidades do mercado brasileiro de estabelecer uma estrutura moderna de clearing. uma empresa com fins lucrativos, registrada sob a forma de sociedade annima, responsvel pela custdia das aes e outros ttulos privados no mercado financeiro brasileiro.

Calispa (1961-1997) No ano de 1961, quase em frente ao Real Colgio de Piratininga, no Centro de So Paulo, nascia a Caixa de Liquidao de So Paulo, a Calispa. Posteriormente, a Calispa tambm ocupou o Palcio do Caf, no Ptio do Colgio, sede da Bolsa de 1934 a 1972. Sociedade annima, respondia pela liquidao dos negcios com aes, que, naquela poca, eram impressas em papel especial e ficavam sob a guarda das corretoras. Era o tempo das cautelas de aes, que representavam o ttulo propriamente dito e continham cupons destacveis para o pagamento de dividendos.

Quando as cautelas eram negociadas, as corretoras as enviavam para a Calispa, cujos funcionrios registravam cada negcio, recortavam os cupons que ainda pertenciam ao vendedor e passavam o papel para a corretora compradora. Ao final da liquidao, a Calispa acertava as contas com as corretoras pelo saldo lquido. No incio dos anos 70, os negcios com aes iam de vento em popa. Medido em dlares da poca, o ndice Bovespa quadruplicou entre o final de 1970 e os primeiros meses de 1971.

O que era bom para os investidores (ao menos, durante o perodo de alta) foi pssimo para a Calispa, pois havia tantos negcios que se tornou impossvel realizar a liquidao nos horrios previstos. Tesouras mo para cortar os cupons, os funcionrios da Calispa no davam conta do recado. Se liquidar as aes ao portador era trabalhoso, pior ainda era a liquidao de negcios com aes nominativas, que exigiam mais burocracia. Em 1997, 25 anos depois, a Calispa foi extinta, surgindo em seu lugar a CBLC. Hoje, todas as aes passaram a ser negociadas sob a forma escritural e as cautelas se transformaram em peas de museu.

A moderna CBLC possui volume mdio dirio liquidado de R$ 3,59 bilhes, uma mdia diria de 265.971 operaes realizadas, uma mdia diria de 10.902.508.781 ttulos processados, volume em custdia de cerca de R$ 682 bilhes de reais e mais de 2,2 trilhes de ativos em custdia. A CBLC oferece servios de alocao e liquidao para todas as operaes realizadas nos ambientes de negociao da Nova Bolsa. Estes servios so aderentes s melhores prticas internacionais e possuem grande flexibilidade para servir s mais diversas necessidades dos participantes do mercado de capitais brasileiro.

As operaes realizadas na Nova Bolsa so capturadas pelos sistemas da CBLC de forma automtica e em tempo real, assegurando o mais elevado nvel de rapidez e segurana (STP - Straight Through Processing). Todas as operaes capturadas pela CBLC j possuem as informaes bsicas relativas ao negcio e no necessitam de confirmaes adicionais por parte das corretoras intervenientes na operao. Em outras palavras, as operaes j chegam CBLC com o status de comparadas e casadas (ou compared and matched) e esto prontas (locked-in) para a liquidao.

Como etapa preparatria para a liquidao, os intermedirios que realizaram operaes nos sistemas de negociao tm que proceder identificao dos investidores finais conforme determina a legislao brasileira. Para este fim, a CBLC oferece o Servio de Alocao de Operaes. A CBLC possui duas modalidades de servios voltadas para a liquidao das operaes: o Servio de Liquidao Garantida Lquida e o Servio de Liquidao Bruta Facilitada. Em ambas as modalidades, a CBLC adota os mais estritos princpios de entrega contra pagamento (ou delivery versus payment DVP).

Banco de Ttulos O Banco de Ttulos CBLC - BTC um servio por meio do qual investidores disponibilizam ttulos para emprstimos e os interessados os tomam mediante aporte de garantias. A CBLC atua como contraparte no processo e garante as operaes. O acesso ao servio se d por meio de um sistema eletrnico, e o tomador paga uma taxa ao doador, acrescida do emolumento da CBLC. A taxa livremente pactuada entre as partes. Todos os proventos declarados pelo emissor do ttulo pertencem ao proprietrio original.

Detentores de carteiras de investimento em geral podem atuar doando papis, inclusive fundos de penso e fundos de investimento. Investidores, pessoas fsicas e jurdicas, inclusive instituies financeiras, podem tomar papis emprestados, existindo apenas restries legais para alguns segmentos de investidores institucionais.

CAUTELA

Prdio da Bolsa de Valores em So Paulo. 23 de Agosto de Fundao 1890 (120 anos) Bovespa Proprietrio Holding

A Bolsa de Valores de So Paulo - Bovespa era a bolsa oficial do Brasil, at iniciar um processo de fuso com a BM&F que culminou na criao de uma nova instituio, denominada BM&FBovespa no dia 8 de maio de 2008. Sua sede localiza-se no centro da cidade de So Paulo e seu principal ndice econmico o IBOVESPA. At meados da dcada de 1960, a Bovespa e as demais bolsas brasileiras eram entidades oficiais corporativas, vinculadas s secretarias de finanas (atuais Secretarias da fazenda estaduais). Eram 27 bolsas de valores em todo o Brasil, dos governos estaduais e compostas por corretores nomeados pelo poder pblico.

Com as reformas do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementadas nos anos de 1965 e 1966, as bolsas assumiram a caracterstica institucional, transformando-se em associaes civis sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. A antiga figura individual do corretor de fundos pblicos, que eram os corretores autnomos de confiana de cada investidor, foi substituda pela da sociedade corretora ou as atuais corretoras de valores, empresa constituda sob a forma de sociedade por aes nominativas ou por cotas de responsabilidade limitada. Em 1967, a entidade passou a ser denominada Bolsa de Valores de So Paulo.

Por muitos anos, a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro foi o grande mercado de aes do pas. No entanto, a partir da dcada de 1980, comeou a perder espao gradativamente para a Bovespa. Em 2000, as duas bolsas comandaram a assinatura de um acordo de integrao das nove bolsas de valores brasileiras. O documento estabelecia qua as aes de companhias abertas e os ttulos privados em geral seriam negociados na Bovespa, enquanto a BVRJ se encarregaria do mercado eletrnico de ttulos da dvida pblica, lanado em agosto daquele ano.

No ano 2000, as bolsas de valores de So Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas-Esprito Santo-Braslia, do Extremo Sul, de Santos, da Bahia-Sergipe-Alagoas, de Pernambuco, da Paraba, do Paran e a Bolsa Regional foram integradas. Desde ento a Bovespa passou a concentrar toda a negociao de aes do Brasil, e as bolsas regionais mantiveram as atividades de desenvolvimento do mercado e de prestao de servios s suas praas locais. A Bolsa de Valores de So Paulo uma entidade autoreguladora que opera sob a superviso da Comisso de Valores Mobilirios - CVM.

Cronologia Dcada de 1960 A Bovespa passa a assumir a caracterstica institucional, deixando de ser subordinada ao Secretrio da Fazenda do Estado, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Dcada de 1970
Em 1972, a Bovespa foi a primeira bolsa brasileira a implantar o prego automatizado com a disseminao de informaes on-line e em real time, atravs de uma ampla rede de terminais de computador; No final da dcada de 1970, a Bovespa foi tambm pioneira na introduo de operaes com opes sobre aes no Brasil.

Dcada de 1980 Foi implantado o Sistema Privado de Operaes por Telefone (SPOT) e uma rede de servios online para as corretoras; Desenvolvido um sistema de custdia fungvel de ttulos.

Dcada de 1990 Foram iniciadas as negociaes atravs do Sistema de Negociao Eletrnica - CATS (Computer Assisted Trading System) que operava simultaneamente com o sistema tradicional de Prego Viva Voz; Em 1997, foi implantado com sucesso o novo sistema de negociao eletrnica da Bovespa, o Mega Bolsa. O Mega Bolsa ampliou o volume potencial de processamento de informaes; No fim da dcada so lanados pela Bovespa os servios Home Broker e After-Market.

Dcada de 2000

Ocorre a integrao de todas as bolsas de valores brasileiras e a Bovespa passa a concentrar toda a negociao de aes do pas; Em setembro de 2005, ocorre o fim do prego vivavoz da Bovespa, e ela se torna uma bolsa totalmente eletrnica; Em 2006 a Bovespa comea a operar somente em prego eletrnico domstico;

No dia 26 de outubro de 2007 ocorreu o IPO ou seja uma abertura de capital da empresa coligada Bovespa Holding denominada no IBOVESPA de: BOVH3, que um consrcio das corretoras que operam na Bolsa de Valores de So Paulo; No dia 26 de maro de 2008 a Bovespa anuncia oficialmente o incio do processo de fuso com a BM&F. A Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros, nome da nova instituio que surgiu com a fuso, ser a terceira maior do mundo, e a segunda das Amricas, em valor de mercado[1][2].

Servios Com o uso da informtica, a Bovespa implantou em 1999 os servios de Home Broker e do After-Market. Home Broker O servio permitiu que o investidor, por meio do site das Corretoras na Internet, transmita a ordem de compra ou de venda de um investidor diretamente ao Sistema de Negociao da Bovespa. Neste sentido, o sistema da Bovespa nico no mundo. Nos EUA, as ordens so executadas, em sua maioria, fora do mbito das bolsas de valores.

After-Market Foi uma outra inovao da Bovespa, pioneira em termos mundiais, em que oferece a sesso noturna de negociao eletrnica. Alm de atender aos profissionais do mercado, este mecanismo tambm interessante para os pequenos e mdios investidores, pois permite que enviem ordens por meio da Internet tambm no perodo noturno. Novo Mercado Em dezembro de 2001, a Bovespa lanou um sistema em que so listadas aes de empresas que se comprometem, voluntariamente, a adotar prticas de governana corporativa mais rgidas do que as cobradas pela legislao brasileira.

Volume movimentado na Bovespa


Volume financeiro movimentado na Bovespa no mercado a vista em 2007 (Ajustado pelo IPCA). Os valores so at 26 de dezembro. Ano - volume negociado (em R$) 2000 - 260 bilhes 2001 - 195 bilhes 2002 - 168 bilhes 2003 - 207 bilhes 2004 - 297 bilhes 2005 - 367 bilhes 2006 - 530,8 bilhes 2007 - 1,019 trilho 2008 - 1,37 trilhes (Fonte: balano 2008 Bovespa)
Fonte: Economtica

Bolsas de valores, Bolsa de Mercadorias e Futuros e sociedades corretoras


Bolsa de valores e Bolsas de mercadorias e futuros As bolsas de valores e as bolsas de mercadorias e futuros firmaram-se, historicamente, como sendo associaes civis sem fins lucrativos. Essas associaes eram de propriedade das corretorasmembros que detinham ttulos (ou assentos) patrimoniais como em uma espcie de clube fechado. Desde o incio da dcada de 2000, devido necessidade de reduo de custos e ao mesmo tempo de fortes investimentos para manterem-se competitivas, estas instituies precisaram adotar uma nova estrutura e passaram a perseguir o lucro em suas operaes.

Para que isso acontecesse, realizaram-se processos de desmutualizao, ou seja, as associaes civis ser tornaram sociedades annimas e os antigos ttulos patrimoniais foram substitudos por aes destas novas companhias. Algumas destas novas bolsas, em vrios pases, preferiram manterem-se fechadas, enquanto que outras abriram o seu capital, colocando venda parte ou totalidade das aes existentes. O processo de desmutualizao j ocorreu em mais de 70% das principais bolsas do mundo e no Brasil a situao no foi diferente.

As bolsas de valores brasileiras iniciaram seu processo de mudana com a concentrao das atividades realizadas por diversas bolsas de valores em todo o pas em uma nica bolsa: a Bolsa de Valores de So Paulo (Bovespa). Em 28 de outubro de 2007 a Bovespa passou pelo seu processo de desmutualizao, quando houve o surgimento da Bovespa Holding S.A. Em 20 de setembro de 2008 foi a vez da Bolsa de Mercadorias e Futuros, atravs da criao da Bolsa de Mercadorias & Futuros BM&F S.A.

Essas duas companhias se tornaram sociedades annimas de capital aberto e em maro de 2009 fundiram suas atividades, por meio da criao de uma nova companhia, chamada de BM&FBOVESPA S.A.- Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (tambm conhecida como Nova Bolsa); Juntas, as duas companhias formam a terceira maior bolsa do mundo em valor de mercado, a segunda das Amricas e a lder no continente latino-americano.

A Nova Bolsa uma companhia aberta registrada na CVM e tem como principais objetivos os seguintes itens: a) Fornecer os meios (tcnicos/administrativos) e o ambiente necessrio para que a compra, a venda e a liquidao de ttulos e valores mobilirios ocorra de forma segura e eficiente; b) Proporcionar um sistema de negociao que seja capaz de oferecer a continuidade das cotaes e a plena liquidez de ttulos e valores mobilirios negociados em seu prego; c) Fiscalizar o cumprimento, pelos participantes do mercado, das normas e regulamentos que disciplinam as operaes de Bolsa;

d) Oferecer aos participantes do mercado uma rpida e ampla divulgao das operaes realizadas no prego; e) Coibir a manipulao de preos por meio de triagem de notcias divulgadas nos meios de comunicao e suspenso de negcios que sejam respaldados em informaes privilegiadas. As operaes realizadas na Nova Bolsa envolvem os mercados a vista, futuro, de opes, entre outros, nos quais so negociados diversos produtos.

Sociedades corretoras A atividade do corretor (ou cambista, como era conhecido) existe desde os tempos mais antigos.
Referia-se s pessoas que se dedicavam troca de moedas, numa atividade muito importante, pois que o mundo conhecido estava dividido em cidades-estado, cada qual com sua moeda prpria, de composio, peso e caractersticas diferentes. As atividades comerciais e mesmo a vida desse profissional viajante eram por demais complexas, pois suas transaes envolviam o cmbio de moedas as mais diversas, originrias de vrios locais por onde ele negociava, e cujo valor comparativo no era facilmente fixado.

No Brasil, o corretor de fundos pblicos atuou, e foi reconhecido como tal, desde os tempos do Imprio. Na Repblica, o corretor, pessoa fsica, com carter de ofcio pblico vitalcio, era nomeado pelo Presidente da Repblica e sua indicao referenciada pelo Ministro da Fazenda, sendo exigidas condies especiais para o exerccio do cargo. Com a criao da Lei de Mercado de Capitais, em 1965, extinguiu-se a figura do corretor de fundos pblicos e instituram-se as sociedades corretoras, instituies financeiras membros da Bolsa de Valores, constitudas sob a forma de sociedade annima ou por cotas de responsabilidade limitada.

Os objetivos dessa transformao foram diversos:

Extinguir a vinculao do corretor ao Estado, em termos de serventurio. Subordin-lo ao regime da lei comercial. Permitir uma fiscalizao direta dos organismos federais em relao s atividades daqueles que eram corretores estaduais.

EMPRESAS QUE COMPEM O NDICE IBOVESPA


AES Eletropaulo ALL AmBev B2W BM&F Bovespa Banco do Brasil Bradesco Bradespar Braskem Brastemp BRF CCR CEMIG CESP Copel Cosan CPFL Companhia Siderrgica Nacional (CSN) Cyrela Brazil Realty Duratex Eletrobras Embraer Fibria Gafisa Gerdau Gol Transportes Areos Grupo Ultra Ita Unibanco Itasa JBS Klabin Light Lojas Americanas Lojas Renner Metalrgica Gerdau MMX Minerao Natura NET Oi OGX Grupo Po de Acar Petrobras Redecard Rossi Residencial Sabesp Souza Cruz TAM Linhas Areas Telefnica TIM Participaes Transmisso Paulista Usiminas Vale Vivo

Aes so ttulos nominativos, negociveis, quer representam uma frao do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ao o investidor se torna scio da empresa, de um negcio. Passa a correr o risco dos lucros e prejuzos como qualquer empresrio.

Quem compra uma ao na Bolsa de Valores est levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritrio.

Ser scio de uma empresa listada na bolsa de valores traz algumas vantagens, por exemplo, enquanto a entrada ou sada na sociedade de uma empresa limitada ou de capital fechado requer um processo burocrtico de alteraes de contratos sociais, comprar ou vender uma ao de uma empresa listada em bolsa um ato feito eletronicamente com poucos clicks. A liquidez do mercado acionrio permite ao investidor ter a opo de se retirar da sociedade e migrar para outro negcio mais atraente. A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em aes comprar papis de empresas bem geridas, que apresentam lucros slidos e crescentes, e no ter pressa em vend-las.

O investidor deve buscar critrios de avaliao de empresas para analisar seus fundamentos e no se preocupar com as oscilaes de curto prazo das cotaes das suas aes (volatilidade). O risco no investimento em aes justamente vender por preos injustos seus papis num momento de volatilidade, o que normal em um mercado que contm liquidez. No longo prazo, os bons fundamentos das empresas devem prevalecer e a valorizao acontecer. Uma empresa com histrico de crescimento contnuo ter sempre grande demanda por suas aes, fazendo com que elas sejam negociadas em grandes quantidades e a preos crescentes. Identific-las o desafio do investidor.

considerada aberta quando promove a colocao de ttulos e valores mobilirios em mercados de bolsas ou de balco. O mercado de bolsa aquele em que a formao dos preos dos ttulos e valores mobilirios ocorre em processo de leilo, ou seja, a venda acontece para quem der o melhor lance. No mercado de balco (tambm conhecido como mercado de balco organizado), os ttulos e valores mobilirios so negociados diretamente entre as partes interessadas (tomadores e aplicadores) por meio de um intermedirio financeiro (uma corretora, por exemplo).

No mercado de balco, a formao dos preos ocorre mediante um acordo entre as partes envolvidas. No mercado de balco so negociados ttulos e valores mobilirios das companhias no registrados nas bolsas. Todos os participantes do mercado de bolsa e do mercado de balco so regulamentados pela CVM. Nos dois mercados h uma publicidade das aes praticadas, existe um ambiente de fiscalizao e controle, bem como, mecanismos de autoregulamentao.

O que diferencia um mercado do outro, alm da forma como so negociados os ttulos (mercado de bolsaleilo; mercado de balco- acordo entre partes), o fato de que no mercado de balco, as exigncias para a negociao so menores que as do mercado de bolsa. As companhias fechadas negociam seus ttulos e valores mobilirios em um ambiente no regulamentado pela CVM e, portanto, fora do mercado de bolsa e do mercado de balco. O mercado onde so negociados os ttulos das companhias fechadas chama-se de mercado de balco no organizado.

A instruo CVM 243/96, em seu artigo 16-A dispe sobre a possibilidade de uma companhia aberta poder negociar seus ttulos no mercado de balco NO organizado.

A negociao de aes de uma companhia aberta no mercado de balco NO organizado, s poder acontecer se esta deciso for aprovada por no mnimo 51% do total de acionistas (ordinrios e preferenciais) da companhia e tambm se os acionistas minoritrios, possuidores de 10% ou mais das aes em circulao, no se opuserem expressamente mudana de registro. Por outro lado, para uma companhia fechada negociar seus ttulos nos mercados regulamentados pela CVM, basta que requeira o registro junto a este rgo e se submeta as disposies legais envolvidas no processo.

A Lei n 6.385/76, com alteraes feitas pela Lei n 10.303/01, elenca os ttulos e valores mobilirios aceitos para negociao no mercado de bolsa e de balco: Aes e Bnus de subscrio Debntures Cotas de fundos de investimento em valores mobilirios Certificados de depsito de valores mobilirios Notas comerciais Contratos futuros, de opes e outros derivativos

A ao a menor frao do capital social da sociedade annima (ou companhia aberta). As aes representam ttulos nominativos e negociveis. de renda varivel,

Uma ao no tem prazo de resgate, podendo ser negociada a qualquer tempo no mercado de bolsa ou no mercado de balco. Aes so ttulos nominativos, negociveis, quer representam uma frao do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ao o investidor se torna scio da empresa, de um negcio. Passa a correr o risco dos lucros e prejuzos como qualquer empresrio.

Quem compra uma ao na Bolsa de Valores est levando uma pequena parte de uma empresa de terceiros e passa a ser chamado de acionista minoritrio.

Ser scio de uma empresa listada na bolsa de valores traz algumas vantagens, por exemplo, enquanto a entrada ou sada na sociedade de uma empresa limitada ou de capital fechado requer um processo burocrtico de alteraes de contratos sociais, comprar ou vender uma ao de uma empresa listada em bolsa um ato feito eletronicamente com poucos clicks. A liquidez do mercado acionrio permite ao investidor ter a opo de se retirar da sociedade e migrar para outro negcio mais atraente. A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em aes comprar papis de empresas bem geridas, que apresentam lucros slidos e crescentes, e no ter pressa em vend-las.

O investidor deve buscar critrios de avaliao de empresas para analisar seus fundamentos e no se preocupar com as oscilaes de curto prazo das cotaes das suas aes (volatilidade). O risco no investimento em aes justamente vender por preos injustos seus papis num momento de volatilidade, o que normal em um mercado que contm liquidez. No longo prazo, os bons fundamentos das empresas devem prevalecer e a valorizao acontecer. Uma empresa com histrico de crescimento contnuo ter sempre grande demanda por suas aes, fazendo com que elas sejam negociadas em grandes quantidades e a preos crescentes. Identific-las o desafio do investidor.

As aes se classificam quanto sua forma de emisso e quanto sua espcie.


Quando so emitidas sob a forma fsica de cautelas ou certificados, que comprovam a existncia e a posse de certa quantidade especificada de aes. Quando so emitidas sob a forma de registro eletrnico, no qual os valores so lanados a dbito ou a crdito dos acionistas, no havendo movimentao fsica de documentos. Nesse caso, o controle fica a cargo de uma instituio depositria. Atualmente, as aes so representadas predominantemente em formato escritural, atravs de extrato bancrio comprovador da propriedade.

Nominativas

Escriturais

EXEMPLO:

UNITS
Units so ativos compostos por mais de uma classe de valores mobilirios negociados em conjunto. So compradas e/ou vendidas no mercado como uma unidade.

Aes diferenciadas por nveis, quanto a sua liquidez:


blue chips ou de 1 linha: So aes de grande liquidez e procura no mercado de aes por parte dos investidores, em geral de empresas tradicionais, de grande porte/mbito nacional e excelente reputao, cujos preos elevados refletem estes predicados; De 2 linha: so aes um pouco menos lquidas, de empresas de boa qualidade, mas de maior risco relativamente s blue chips, em geral de grande e mdio portes, tradicionais ou no. Seus preos so mais baixos e costumam ser mais sensveis aos movimentos de mercado de baixa que aos de alta (isto , sobem depois das blue chips e caem antes);

De 3 linha: So aes com pequena liquidez, em geral de companhias de mdio e pequeno portes porm no necessariamente de menor qualidade e maior risco relativamente s de 2 linha cuja negociao caracteriza-se pela descontinuidade. De privatizao: So aes de companhias colocadas no mercado atravs de leiles do Programa Nacional de Desestatizao PND. Algumas das companhias em processo de privatizao podem j ter suas aes negociadas em Bolsas de Valores, antes mesmo daquele ser completado, tendendo a incrementar sua liquidez aps a concluso do mesmo.

ABERTURA DO CAPITAL No cenrio econmico atual, no qual predomina o uso intensivo de tecnologia, a grande competio entre as empresas e a globalizao, as empresas no podem depender nica e exclusivamente dos recursos prprios para financiar sua expanso. Nesse sentido, uma alternativa disponvel para as empresas se capitalizarem a abertura de capital. Mediante a subscrio de aes novas, as empresas se suprem de capital.

Abrir capital significa tornar-se uma companhia de capital aberto, ou seja, estar autorizado pela CVM a realizar emisses pblicas, como debntures, aes e bnus de subscrio. A empresa em fase de crescimento necessita de recursos para financiar seus projetos de expanso. Mesmo que o retorno oferecido pelo projeto seja superior ao custo de um emprstimo, o risco do negcio recomenda que se faa um balanceamento entre recursos de terceiros e recursos prprios. Estes so obtidos pela emisso de novas aes que sero subscritas(compradas) pelos atuais ou por novos acionistas.

VANTAGENS PARA A EMPRESA NA ABERTURA DE CAPITAL


Ampliao da base de captao de recursos financeiros e de seu potencial de crescimento. Maior flexibilidade estratgica-liquidez patrimonial. Imagem institucional - maior exposio ao mercado. Reestruturao societria. Gesto profissional.

DESVANTAGENS,APONTADAS PELOS CRTICOS NA ABERTURA DE CAPITAL DE UMA EMPRESA Divulgao de informaes. Distribuio de dividendos a acionistas. Influncia de novos acionistas em decises estratgicas. Acrscimo nos custos administrativos, auditores, demonstraes financeiras, etc.

ETAPAS DE ABERTURA DE CAPITAL


Anlise preliminar sobre convenincia da abertura. Escolha de auditoria independente. Escolha de intermedirio financeiro. Estudos tcnicos para a definio de preo e volume da operao. Adaptao dos Estatutos e outros procedimentos legais. Contratos de coordenao e distribuio (Underwriting). Assembleia Geral Extraordinria deliberativa da operao e perodo de preferncia. Processo de obteno de registros na CVM. Processo de registro da empresa em bolsa(s) de valores. Formao de pool de distribuio.

A importncia do Mercado de aes no Brasil A revoluo capitalista vivida pela economia brasileira hoje resultado da modernizao de nosso mercado de capitais, que est sendo provocado pela bolsa de valores. No h crescimento econmico, sem crescimento das empresas. O Brasil chegou era do Capitalismo com capital. Empresas com bons projetos mas sem capital prprio, vo a bolsa em busca de scios.

O lucro devolvido para o investidor pelos dividendos distribudos e pela valorizao das aes, pois as empresas que lucram mais valem mais, fecha-se assim um ciclo virtuoso, o ciclo do capitalismo.

Initial Public Offering IPO IPO uma sigla de um termo do mercado acionrio americano. Inicial Public Offering, ou oferta pblica inicial. o primeiro lanamento de aes de uma empresa ao pblico. A seguir tabela com o cronograma de procedimentos executados pela empresa que emite aes atravs de Oferta Pblica Inicial.

O que avaliar em IPOs: 1. Identificar o setor da empresa e suas caractersticas: O que e para quem vende. Como se compem os custos. Pontos fortes e fracos. Riscos e perspectivas de consolidao (fuses e aquisies). 2. Conferir a proporo da oferta: Se oferta primria, os recursos vo para o caixa da empresa. Se secundria iro para os acionistas vendedores. Quanto maior a parte primria, mais flego de investimento ter a empresa.

3. Verificar em que nvel de governana corporativa ser listada a empresa: Quanto maior, melhor. Quem so os atuais scios e administradores e qual o seu histrico de transparncia e relacionamento com o mercado? 4. Comparar os mltiplos da empresa: Analise a evoluo das receitas, custos, ativos e passivos. 5. Ver se um setor estreante ou pouco representado na BOVESPA. Ou, ao contrrio, se h muitas empresas listadas do mesmo setor. Quanto mais, provavelmente menor ser a demanda.

Para participar de uma Oferta Pblica Inicial, o investidor necessita: 1 Abrir uma conta em uma corretora, atravs do preenchimento do cadastro. 2Confirmar a participao atravs da transferncia dos recursos para a conta. 3 Definir com operador qual a estratgia desejada: Curto Prazo(Flipagem) ou Longo Prazo.

FORMAS DE NEGOCIAO DE AES

Com relao ao momento da negociao de aes, o mercado classifica-se em mercado primrio e mercado secundrio.

MERCADO PRIMRIO Se d o lanamento de novas aes. Quem vende as aes a companhia, captando recursos para se financiar. Ocorre a canalizao direta dos recursos monetrios superavitrios, disponveis aos poupadores, para o financiamento das empresas, por meio da colocao (venda) inicial dos ttulos emitidos. No mercado primrio as empresas buscam, mais efetivamente, os recursos necessrios para a consecuo de seu crescimento, promovendo, a partir do lanamento de aes, a implementao de projetos de investimentos.

MERCADO SECUNDRIO No ocorre o lanamento de um novo ativo financeiro, mas a renegociao de ativos financeiros j existentes. No mercado secundrio so estabelecidas as renegociaes entre os agentes econmicos dos ttulos adquiridos no mercado primrio. Os recursos provenientes das negociaes realizadas nesse mercado no so transferidos para o financiamento das empresas, sendo identificados como simples transferncia entre os investidores. A funo essencial do mercado secundrio dar liquidez ao mercado primrio, viabilizando o lanamento de ativos financeiros.

A existncia do mercado secundrio fundamental para o mercado primrio, pois a demanda pelas aes recm-emitidas das empresas seria menor se no houvesse a opo de vend-las no futuro em um mercado organizado. No mercado primrio, quem vende as aes a companhia, captando recursos para se financiar. No mercado secundrio, o vendedor o investidor que se desfaz das aes para reaver o seu dinheiro.

Recibo de carteira de aes um recibo representativo de uma carteira de aes cujas quantidades so previamente fixadas e conhecidas quando de sua constituio. Uma vez constitudos, os recibos passam a ser negociados nas bolsas como se fossem um nico ttulo, cujo valor determinado pelo mercado. Para formar o preo do recibo, o mercado utiliza como referncia a valorizao individual de cada papel que o compe. As carteiras podem ser constitudas com as mais variadas composies, cada qual direcionada para um perfil de investidor: carteiras conservadoras ou carteiras mais agressivas.

Tais carteiras so depositadas em custdia na CBLC, instituio responsvel pelo registro das carteiras e pela emisso-sempre na forma escritural dos respectivos recibos. O Recibo de Carteira de Aes oferece uma nova forma de aplicao para os investidores, permitindo, por meio de uma nica operao, comprar ou vender um portflio de aes.

O valor das aes

Um dos aspectos mais importantes do mercado de aes a formao dos preos ou cotaes de aes. Cotao da ao o preo pelo qual a ao negociada nas bolsas de valores ou no mercado de balco. A cotao pode ser acompanhada por meio de jornais, publicaes especializadas, servios de difuso de cotaes e pela Internet. As cotaes so resultantes da oferta e da procura dos papis nas negociaes dirias realizadas no mercado. So influenciadas pela expectativa de compradores e vendedores em relao s empresas e suas perspectivas de gerao de resultados.

EXEMPLO DE PAINEL DE COTAES DE AES

Num mesmo momento, uma ao pode apresentar diferentes valores, conforme as circunstncias. Como lidar com esta situao? O exemplo abaixo demonstra o que pode acontecer com o valor da ao de uma companhia, num mesmo dia:
Consta do estatuto Publicada em balano avaliada em anlise cotada na Bolsa oferecida em subscrio Sem valor nominal R$ 3,70 de valor patrimonial R$ 4,20 pelo analista de investimentos R$ 5,70 por ao R$ 6,00 por ao

Valor nominal: aquele que consta nos estatutos O valor nominal de uma ao aquele estabelecido pelos estatutos da companhia e que corresponde ao capital social da sociedade annima dividido pela quantidade de aes. A importncia do valor nominal de uma ao mnima. O valor nominal existe porque serve como referncia para fixar o pagamento de dividendos e para novas subscries de aes. A empresa tem sempre condies de eliminar o valor nominal das aes sem prejudicar o direito dos acionistas.

Valor patrimonial: aquele que publicado nos balanos Enquanto o valor nominal de uma ao representa o capital social da companhia dividido pelo nmero de aes, o valor patrimonial corresponde ao patrimnio lquido da companhia dividido pela quantidade de aes. Vale aqui ressaltar que patrimnio lquido no a mesma coisa que capital social. Por exemplo, quando uma companhia criada, seu capital social igual ao patrimnio lquido.

Valor patrimonial: aquele que publicado nos balanos medida que ela gera lucros, o patrimnio lquido cresce; e quando gera prejuzos, decresce. O patrimnio lquido um dado mais significativo para o investidor do que o capital. Porque ele um reflexo de fatos concretos vendas, crescimento, etc.- enquanto o capital apenas um registro de significado formal.

Valor intrnseco: aquele que avaliado pelos analistas de investimentos Valor avaliado no processo fundamentalista, que uma metodologia de anlise que determina o preo justo da ao, o qual calculado com base no valor atual do papel e na expectativa de resultados futuros. O valor intrnseco de uma ao muito utilizado pelos analistas de investimentos para indicar se determinado papel deve ser comprado, vendido ou mantido na carteira de investimento de seus clientes.

Valor de mercado: aquele que cotado em bolsa O melhor indicador do valor de uma ao o preo pelo qual ela est sendo negociada, ou seja, o seu valor de mercado, que nada mais do que o valor que os compradores esto aceitando pagar e os vendedores aceitando receber para fazer o negcio. Saber se vale a pena comprar ou vender uma ao pelo preo que ela est sendo negociada uma tarefa que exige certo conhecimento dos mecanismos do mercado. O ponto mais importante que deve ser estudado saber se a companhia ter lucros que compensem o investimento.

Valor de mercado: aquele que cotado em bolsa A volatilidade das aes no mercado deve-se principalmente a novas expectativas dos analistas e investidores com relao aos resultados futuros das companhias. Para o investidor que selecionou criteriosamente em qual companhia deve investir, essas oscilaes no so relevantes. Sua ateno est voltada para resultados maiores em perodos mais largos. As oscilaes frequentes s costumam ser importantes para os especuladores, que aceitam maiores riscos em busca de ganhos de curto prazo.

Valor de mercado: aquele que cotado em bolsa A previso de resultados futuros envolve avaliaes s vezes subjetivas, tornando possvel o aparecimento de opinies diferentes. Por isso, diz-se que o valor de mercado o melhor indicador do valor de uma ao. Ele resume de maneira prtica, o julgamento e os atos dos diversos analistas e investidores num certo momento. O valor de mercado muda muito rapidamente nas bolsas de valores.

Valor de mercado: aquele que cotado em bolsa A previso de resultados futuros envolve avaliaes s vezes subjetivas, tornando possvel o aparecimento de opinies diferentes. Por isso, diz-se que o valor de mercado o melhor indicador do valor de uma ao. Ele resume de maneira prtica, o julgamento e os atos dos diversos analistas e investidores num certo momento. O valor de mercado muda muito rapidamente nas bolsas de valores.

Valor de subscrio Quando uma companhia decide emitir novas aes para aumentar o seu capital ela precisa determinar quanto dever valer, no momento da subscrio, o preo destes novos papis. Para efetuar esse clculo, a companhia leva em considerao o valor de mercado atual, o valor avaliado pelos analistas e a propenso dos investidores em comprar suas novas aes. O valor de subscrio nunca poder ser inferior ao valor nominal contbil.

Por que comprar aes? Aes podem ser compradas com a finalidade de gerar dividendos, aumentar de valor a mdio e longo prazos, ou como instrumento de especulao. importante saber, ao comprar aes, qual dessas finalidades a que mais lhe interessa. O objetivo de ganhar muito, o mais rpido possvel, pode levar voc ao terreno da especulao, sem ter noo dos riscos que isso implica. O dinheiro destinado ao investimento em aes deve estar descompromissado com pagamentos em datas certas ou outras finalidades especficas, de curto prazo.

Dividendos

A Assembleia Geral Ordinria (AGO) quem determina a parcela a ser distribuda como dividendo, de acordo com os interesses da empresa, atravs da manifestao de seus acionistas.

Dividendos H possibilidade de se obter renda mensal, semestral ou anual com aes, escolhendo companhias que se caracterizam por pagar bons dividendos em relao cotao de suas aes. Os dividendos correspondem parcela de lucro lquido distribuda aos acionistas, na proporo da quantidade de aes detida, ao fim de cada exerccio social. A companhia deve distribuir, no mnimo, 25% de seu lucro lquido ajustado, e sempre em dinheiro. O dividendo est para a ao assim como o aluguel para o imvel.

Dividendos Por exemplo, um imvel de 10 milhes consegue, em mdia, um aluguel de 50 mil mensais, ou seja, 600 mil por ano. Existem muitas aes que permitem, com uma carteira de 10 milhes, um dividendo anual superior a 1 milho. O dividendo , portanto, um rendimento real. Voc recebe o dividendo e a companhia continua operando para ter mais lucros e lhe pagar mais dividendos.

Dividendos O dividendo distribudo dever ser dividido pelo nmero de aes emitidas pela empresa, de forma a garantir a proporcionalidade da distribuio. Algumas companhias tm lucros interessantes e/ou tm a poltica de distribuir mais do que o mnimo exigido, como forma de atrair investidores. escolha do investidor reaplicar os dividendos, comprando novas aes, ou sacar o dinheiro, dependendo da periodicidade com que a empresa deposite os dividendos.

Valorizao O que realmente representa lucro para o acionista o lucro da prpria companhia que emite as aes. Quando uma companhia est em franco crescimento, ela apresenta lucros maiores a cada ano. S que, por estar em desenvolvimento, ao invs de distribuir a maior parte dos seus lucros sob a forma de dividendos, ela os reinveste porque h necessidade de capital para financiar sua expanso. Se voc no vai precisar obter renda imediata de suas aes, talvez seja prefervel tornar-se scio de uma companhia que ainda no tenha atingido uma fase estvel de desempenho, mas esteja crescendo muito.

Ao optar por tornar-se scio de uma companhia que ainda no tenha atingido uma fase estvel de desempenho, mas esteja crescendo muito, a verdade que a renda ser menor, mas o aumento do preo da ao, associado s perspectivas de dividendos de longo prazo, tende a tornar o investimento muito lucrativo. A compra de aes para renda e formao de patrimnio, a longo prazo, a alternativa mais segura de investir em aes. Aes compradas criteriosamente esto entre os investimentos mais slidos e tradicionais que existem.

FORMAS DE NEGOCIAO DE AES

Com relao ao momento da negociao de aes, o mercado classifica-se em mercado primrio e mercado secundrio.

MERCADO PRIMRIO Se d o lanamento de novas aes. Quem vende as aes a companhia, captando recursos para se financiar. Ocorre a canalizao direta dos recursos monetrios superavitrios, disponveis aos poupadores, para o financiamento das empresas, por meio da colocao (venda) inicial dos ttulos emitidos. No mercado primrio as empresas buscam, mais efetivamente, os recursos necessrios para a consecuo de seu crescimento, promovendo, a partir do lanamento de aes, a implementao de projetos de investimentos.

MERCADO SECUNDRIO No ocorre o lanamento de um novo ativo financeiro, mas a renegociao de ativos financeiros j existentes. No mercado secundrio so estabelecidas as renegociaes entre os agentes econmicos dos ttulos adquiridos no mercado primrio. Os recursos provenientes das negociaes realizadas nesse mercado no so transferidos para o financiamento das empresas, sendo identificados como simples transferncia entre os investidores. A funo essencial do mercado secundrio dar liquidez ao mercado primrio, viabilizando o lanamento de ativos financeiros.

ESPECULAO

Consiste em comprar e vender aes para ganhar com a diferena obtida, quase sempre, em operaes de curto prazo. Esse tipo de estratgia pode trazer grandes ganhos, mas tambm podem ocasionar desagradveis surpresas. Esteja consciente de que essa no a forma mais segura de investir em aes.

O sucesso na especulao com aes depende da capacidade de obter e interpretar informaes sobre o desempenho das companhias, da economia brasileira e da economia internacional, com a finalidade especfica de prever as consequncias de cada fato sobre o comportamento dos investidores e de outros especuladores, o que permitir fazer previses da evoluo nas cotaes. Para o especulador, uma grande fonte de informaes so os comentrios, que norteiam o mercado.

Como frequente que um mesmo especulador utilize vrios assessores e corretores-como os prprios profissionais do mercado se conhecem entre si-, formam-se correntes de comunicao pessoal, atravs das quais circulam notcias boca a boca. assim que surgem as chamadas dicas. Mas tambm preciso sensibilidade, pois essas informaes no podem ser seguidas automaticamente, devendo ser tambm interpretadas.

Por essas e outras razes que o especulador deve dominar uma srie de conhecimentos bsicos, para ter chances de sucesso.. Dispor de todo esse conhecimento s no basta; necessrio tambm ter dinheiro para arcar com perdas eventuais. uma iluso achar que os especuladores, mesmo experientes, ganham sempre, pois na realidade frequente encerrarem operaes com prejuzos.

O QUE SE PAGA PARA MANTER AES NO MERCADO? Imposto de Renda O imposto de renda s pago se a pessoa fsica teve um ganho acima de R$20.000,00, ou seja, se ele comprar R$15.000,00 em aes e quando vende, vende R$ 21.000,00 ele precisa pagar 15% em cima dos R$ 1.000,00 que ultrapassou os R$ 20.000,00. Taxas O cliente s paga taxas quando faz operaes no mercado, na compra e vendas de aes. Em aes no cobrado nada em cima dos rendimentos e o nico custo que ele tem mensal da CBLC.

Quais so os encargos (taxas e tributao) incidentes sobre os ganhos no mercado de aes? Os ganhos aferidos no mercado de aes esto sujeitos alquota do Imposto de Renda (IR) de 15% (dos quais 0,005% sobre a fonte e recolhida pela corretora, e o restante, 14,995% arrecadado para a Receita Federal, DARF), para valores acima de R$20 mil (valores inferiores esto isentos de tributao no mercado a vista). Nas operaes de day-trade (abertas e fechadas no mesmo prego), o IR de 20% (1% na fonte e 19% DARF). Os clculos so feitos da seguinte forma: nos mercados vista, o imposto ser sobre o valor da venda (tambm chamado de valor de alienao); no mercado de opes, o imposto ser sobre o valor da soma dos prmios pagos e recebidos no dia que venceram; no mercado a termo, sobre a diferena entre o preo a termo e o preo a vista (se positiva); no mercado futuro, pela soma dos ajustes dirios (se for positiva, no encerramento).

Esses so os tributos. Na hora de aplicar, o investidor tambm tem de arcar com custos operacionais (ou custos de transao), pagos corretora que faz a intermediao e/ou a administrao do investimento. Um deles a corretagem, que calculada por faixas sobre o movimento financeiro total (compras mais vendas) do dia. O total da corretagem a ser cobrada costuma ser um valor fixo mais uma porcentagem sobre o volume negociado. Existem tambm os emolumentos, que so pagos Bovespa ou BM&F: para operaes normais, so cobrados 0,035% do valor da operao; e para operaes day-trade, so cobrados 0,025%.

As taxas de custdia tambm variam de corretora para corretora. Trata-se de uma taxa fixa, cobrada para a guarda dos ttulos ou aes. Assim, o ganho final do investidor no mercado de aes deve ser calculado da seguinte forma: Ganhos = preo de venda - preo de compra Imposto de Renda Retido na Fonte (no caso de operaes normais) - custos de transao (corretagem e os emolumentos)

O QUE SE PAGA PARA MANTER AES NO MERCADO? Exemplos: Comprando R$5.000,00 em aes ele pagaria 0,5% que daria um total de R$ 25,00. Comprando R$ 10.000,00 em aes ele pagaria R$ 50,00. TABELA DE CORRETAGEM- IBOVESPA
Inicio da Faixa Trmino da Faixa % + Fixo (R$)

0,01 135,06 498,61 1.514,69 3,039,38

135,05 498,61 1.514,68 3.039,37 99999999

0,00 2,00 1,50 1,00 0,50

2,7 0,00 2,49 10,06 25,21

Taxa Mensal CBLC: R$ 14,90 Para clientes abaixo de R$ 5.000,00 a XP s cobra os 0,5% e R$ 6,90 de custdia.

DIREITOS DOS ACIONISTAS Dividendos Corresponde parte do lucro da companhia que distribudo aos acionistas, podendo ser interpretado tambm como sendo o rendimento proporcionado pela ao. O dividendo votado, normalmente, numa AGO (Assembleia Geral Ordinria) anual, em que os acionistas verificam as contas da diretoria da companhia, aprovam as demonstraes financeiras e votam a distribuio dos resultados obtidos durante o exerccio.

A AGO determina o valor do dividendo, a data de incio, a forma da distribuio e outros detalhes pertinentes. Os acionistas tem direito a receber como dividendo obrigatrio, em cada exerccio, a parcela de lucros estabelecida nos estatutos da companhia. Se o estatuto for omisso, o dividendo equivale metade do lucro lquido do exerccio, ajustado dos seguintes valores:
Quota destinada constituio da reserva legal. Importncia destinada formao de reservas para contingncias e reverso das mesmas reservas formadas em exerccios anteriores. Lucros a realizar transferidos para a respectiva reserva e lucros anteriormente registrados nessa reserva que tenham sido realizados no exerccio.

Ressalta-se ainda que quando a AGO for deliberar sobre a matria referente distribuio de dividendos, ela no poder propor um percentual menor do que 25% do lucro lquido ajustado pelos valores acima descritos. Se em determinado ano a companhia no tiver tido lucro, os acionistas no recebero dividendos. As aes readquiridas pela prpria empresa (aes em tesouraria) ou aquelas que tiverem sido canceladas, enquanto mantidas nestas situaes, no tm direito a dividendo.

No incide imposto de renda sobre os dividendos recebidos.

O que subscrio de aes? A subscrio o lanamento de novas aes por uma sociedade annima com o objetivo de obter recursos necessrios para um investimento. um direito aberto tambm aos acionistas para aquisio de aes da empresa, quando esta decide fazer essas novas emisses de aes para aumentar seu capital. Os acionistas da empresa que lana a subscrio tm preferncias na compra da ao a preos inferiores aos praticados no mercado.

O preo e prazo oferecido aos acionistas so prdeterminados e a quantidade de aes a serem subscritas proporcional ao nmero de aes que os acionistas possuem. O direito de subscrio pode tambm ser negociado em bolsas de valores.

Bnus de subscrio Representam, ento, ttulos negociveis, emitidos por companhias abertas de capital social autorizado, que confere aos seus titulares o direito de subscrever aes da companhia emitente. Em pocas de aumento de capital por subscrio,, a companhia que possui capital social autorizado pode emitir bnus de subscrio cujo volume limitado ao valor deste capital autorizado.

Exemplo:
Companhia ABC Valor $ Quantidade

Capital social(subscrito) Capital social autorizado Quantidade de aes negociadas em bolsa

1.000 500 1.000

100 aes ($10 cada ao) 50 aes ($10 cada ao) 100 aes

O capital social autorizado corresponde a um limite fixado nos estatutos sociais, em valor ou nmero de aes, at o qual pode haver a deliberao de aumentar o capital da companhia sem que haja necessrio modificar o estatuto social da companhia.

As aes a que correspondem o capital social autorizado que no foram emitidas pela companhia, ela podem ser emitidas porque j foram previamente autorizadas pelos acionistas. No caso de nossa companhia ABC, caso ela subscrevesse mais 300 novas aes, a emisso dos bnus ficaria limitada as 50 aes previamente autorizadas pelo estatuto. As demais 250 aes, como no foram autorizadas anteriormente, no podem ser vinculadas aos bnus.

Cada bnus vinculado a uma ao. Sendo assim, a Companhia ABC pode emitir 50 bnus de subscrio, os quais concedem aos atuais acionistas (ordinrios ou preferenciais) o direito de adquirir, por um preo previamente estabelecido, as 50 novas aes em quantidade proporcional s aes que possuem. Na verdade, ao comprar o bnus, o acionista est pagando para ter o direito de adquirir estas aes em condies definidas sem se submeter s oscilaes do mercado.

vantajoso adquirir os bnus quando o valor venal das aes superior ao preo estabelecido pelo bnus, em face de situaes favorveis de mercado e da prpria empresa. Os subscritores ganham a diferena entre o valor venal e este preo acordado. At o vencimento, os bnus podem ser comprados e vendidos em Bolsa de Valores. Vencido o prazo de subscrio, os bnus caducam.

Bonificao em aes Advm do aumento de capital de uma sociedade, mediante a incorporao de reservas e lucros, quando so distribudas gratuitamente novas aes a seus acionistas, em nmero proporcional s j possudas. Bonificao em dinheiro Distribuio aos acionistas de valor em dinheiro, referente aos resultados da empresa retidos como reservas, que no foram incorporados ao capital. No confundir com dividendos nem com juros sobre capital prprio, que tm condies especficas de distribuio. permitido que o valor dos juros pagos ou creditados pela pessoa jurdica, a ttulo de remunerao sobre o capital prprio, possa ser imputado ao valor dos dividendos distribudos pelas Sociedades Annimas.

Juro sobre o capital prprio Os juros sobre o capital prprio (JSCP) se assemelham aos dividendos, j que ambos representam uma remunerao sobre os capitais investidos na companhia.
Juros sobre o capital prprio Dividendos vinculada a Distribuio optativa, vinculada a existncia Distribuio obrigatria, desta condio no estatuto da empresa e a existncia de lucros. existncia de fluxos de caixa. Base de clculo: patrimnio lquido

Base de clculo: lucro lquido ajustado.

Percentual de remunerao: limitado Percentual de distribuio: definido em variao da Taxa de Juros de Longo estatuto. Prazo(TJLP). Incidncia de impostos para o acionista: Incidncia de impostos para o acionista: o tributado na fonte em 15% sobre o valor valor recebido no tributado. distribudo. Situao fiscal para a empresa: os JSCP Situao fiscal para a empresa: os dividendos distribudos so considerados despesas distribudos no podem reduzir a base de financeiras e reduzem a base de clculo do clculo do IRPJ e CSLL devidos pela empresa. IRPJ e CSLL.

Split ou desdobramento Distribuio gratuita de novas aes aos acionistas, pela diluio do capital em maior nmero de aes, com o objetivo de dar liquidez aos ttulos no mercado, sem alterar o capital social da empresa, reduzindo o valor unitrio da ao. Inplit ou grupamento a reduo da quantidade de aes em circulao, sem alterao do capital social da empresa. Em consequncia, h uma elevao do valor unitrio das aes.

CONTROLES DO INVESTIDOR

CONTROLES DO INVESTIDOR

CONTROLES DO INVESTIDOR

CONTROLES DO INVESTIDOR

RECOMPRA DE AES PELA PRPRIA COMPANHIA Esta operao intensifica o poder do controlador, pois aumenta sua participao no capital da empresa por ele controlada. Aps a recompra, ele ter duas opes: revend-las mais tarde a preos mais altos ou mant-las em tesouraria. Outra vantagem na aquisio de papis o menor desembolso com pagamento de dividendos, pois a parcela de lucros a ser distribuda aos acionistas minoritrios ficar, agora, no caixa da empresa.

De acordo com a Instruo CVM n 390, de 8 de julho de 2003, as empresas podem recomprar at 10% das aes, descontadas aquelas em mos do acionista controlador. At esse limite, as companhias abertas no precisam de autorizao da CVM, ficando a deciso a cargo de uma deliberao dos conselhos de administrao.

AS DEBNTURES Debnture um ttulo emitido por sociedades annimas no financeiras de capital aberto, para obter recursos de mdio e longo prazos, destinados normalmente a financiamento de projetos de investimento ou alongamento do perfil do passivo. Em resumo, correspondem a um emprstimo que o comprador do ttulo faz empresa emissora. A emisso e as condies de emisso so deliberadas em AGE (Assembleia Geral Extraordinria).
A emisso poder ser por sries, como forma de adequar o montante de recursos s necessidades de caixa da empresa ou demanda de mercado.

Вам также может понравиться