Вы находитесь на странице: 1из 2

REPARTIO DE COMPETNCIAS 1.

Conceito Segundo Jos Afonso da Silva a "Competncia a faculdade juridicamente atribuda a uma entidade, ou a um rgo ou agente do Poder Pblico para emitir decises. Competncias so as diversas modalidades de poder de que se servem os rgos ou entidades estatais para realizar suas funes". 2. Histrico No incio da formao da federao brasileira foi adotada uma repartio de competncias muito idntica da federao americana. Foram enumerados poderes expressos para a Unio e ficaram os poderes remanescentes para os Estados. Os Estados tinham mais capacidades e as exerciam com maior liberdade. Com a Constituio de 1934 o Brasil sofre as mesmas presses que outros pases na ordem internacional com o objetivo de promover maios justia social, a mudana do papel do Estado de no intervencionista para assistencialista faz com que a Unio seja fortalecida e procure reduzir as desigualdades, dando mais a quem tinha menos. Na Constituio de 1967/69 a Unio se fortalece mais ainda a ponto de falar-se em federalismo de integrao. A Constituio de 1988 procurou resgatar as competncias dos Estados, porm, h ainda um forte predomnio para a competncia da Unio dentro do pacto federativo.

PREDOMINNCIA DE INTERESSES O princpio fundamental que orienta o legislador constituinte na diviso de competncias entre os entes federativos o da predominncia do interesse. Neste, competiro Unio as matrias de predominante interesse nacional, v.g., manter relaes com Estados Estrangeiros e participar de organizaes internacionais (CF, art. 21, I), aos Estados competiro s matrias de predominante interesse regional, v.g., instituir, mediante lei complementar, regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudas por agrupamentos de municpios limtrofes (CF, art. 25, 3), restando aos Municpios s matrias de predominante interesse municipal, v.g., criar, organizar e suprimir distritos (CF, art. 30, IV). importante salientar que ao Distrito Federal, em face da vedao de sua diviso em Municpios, so atribudas as competncias legislativas reservadas aos Estados e Municpios. Neste sentido, a ttulo de exemplo, partindo das premissas oriundas da predominncia do interesse, o legislador constituinte originrio estabeleceu que compete Unio explorar os servios de transporte rodovirio interestadual e internacional de passageiros (CF, art. 21, XII, e), que compete aos Municpios explorar os servios de transporte intra-municipal (CF, art.30, V) e aos Estados, em virtude de sua competncia reservada (art. 25, 1), competir explorar o transporte intermunicipal.

COMPETNCIA LEGISLATIVA A repartio de competncias legislativas e materiais em um Estado de forma federal definem o prprio carter da distribuio geogrfica do poder. o termmetro da federao, pois delimita o espao de atuao de cada um daqueles que a integram. Assim, guardada a subordinao apenas ao poder soberano no caso o poder constituinte, manifestado atravs de sua obra, a Constituio -, cada centro de poder autnomo na Federao dever necessariamente ser dotado da competncia de criar o direito aplicvel respectiva rbita. E porque a Constituio que faz a partilha, tem-se como conseqncia lgica que a invaso no importa por qual das entidades federadas do campo da competncia legislativa de outra resultar sempre na inconstitucionalidade da lei editada pela autoridade incompetente. Isto tanto no caso de usurpao de competncia legislativa privativa, como no caso de inobservncia dos limites constitucionais postos atuao de cada entidade no campo da competncia legislativa concorrente.

Вам также может понравиться