Вы находитесь на странице: 1из 3

A TICA E O SIGILO NA PERICIA CONTBIL

Katiuscia Vieira Ramos

1. ASPECTOS CONCEITUAIS A percia um modo definido e delimitado, um instrumento, portanto, e este, por sua vez, especial porque se concretiza por uma pea ou relatrio com caractersticas formais, intrnsecas e extrnsecas, tambm definida laudo pericial.O perito em matria contbil contador regulamente registrado no Conselho Federal de Contabilidade, exercendo a atividade pericial de forma "pessoal", com profunda experincia na matria objeto do exame. Quanto ao termo "pessoal", Alberto (1996, p.61/62) esclarece o seu real significado: "Referimo-nos ao carter de pessoalidade do exerccio da especializao pericial, ou seja, seu exerccio, na forma judicial, somente como pessoa fsica (tambm dita civil ou natural)".Alberto (1996, p.19) "percia um instrumento especial de constatao, prova ou demonstrao, cientfica ou tcnica, da veracidade de situaes, coisas ou fatos". O conceito de percia ainda se encontra sobre um estgio primrio de delineamento, haja vista que nas literaturas encontradas observamos um conjunto de traos particulares em sentido prtico, com contraposies entre o aspecto opinativo e o factual. O opinativo solicita do perito a emisso de opinio que considere os fatos observados, seus conhecimentos tcnicos especficos e sua experincia profissional. J o factual, considera o relato (pressupostamente) verdico dos fatos, situaes ou coisas e objetos do trabalho. A Percia contbil constitui o conjunto de procedimentos tcnico-cientfico destinados a levar instncia decisria, elementos de prova necessria a subsidiar a justa soluo do litgio. Mediante laudo pericial contbil e/ou parecer pericial contbil. O perito-contador e perito contador-assistente, utilizam para execuo dos trabalhos periciais, duas grandes ferramentas: a experincia profissional e o conhecimento de normas jurdicas, profissionais e de legislao inerentes matria periciada. A percia judicial surgir sempre que o magistrado no for suficiente para realizar a verificao dos fatos que desencadearam o litgio, seja pela sua ausncia de conhecimento tcnico ou cientfico, seja pela sua impossibilidade de colher os dados necessrios para o deslinde da questo.

2. A TICA E O SIGILO NA PERICIA CONTBIL

O profissional perito contador precisa ser habilitado e possuir conhecimento tcnico suficiente, no s na rea contbil, mas tambm das cincias afins, necessrias ao desempenho da profisso, o profissional tem que exercer sua profisso de forma honesta e no tirar proveitos das situaes que lhe apresentarem, pois o mesmo precisa possuir independncia para fundamentar o seu parecer ou lado pericial contbil. E no basta o perito a responsabilidade moral e intelectual. O prprio CPC j estabeleceu a sua responsabilidade civil e criminal, delegando-lhe o pagamento de indenizao dos prejuzos que causar por dolo ou culpa, nos moldes do art. 147 do CPA. A responsabilidade, neste caso, refere-se a informaes inverdicas e a prejuzos causados parte, podendo ficar inabilitado de funcionar em outras percias, por dois anos. Fatores relevantes para a tica na percia segundo A NBC-P- 2: a) A competncia profissional b) A independncia profissional c) O impedimento d) A recusa

e) Os honorrios f) O sigilo g) Responsabilidade e Zelo h) Utilizao de trabalho especialista

Buscando enriquecer e divulgar a linha de conduta que deve ser seguida pelos Auditores e Peritos Contbeis, na seqncia resgatamos o artigo 5 da Resoluo n 803/96, Cdigo de tica Profissional do Contabilista, emitida pelo CFC, no que concerne s atividades do Contador, enquanto Perito, Assistente-Tcnico, Auditor ou rbitro, atendonos ao tema principal que a tica. I. "Recusar sua indicao quando reconhea no se achar capacitado em face da especializao requerida"; II. Abster-se de interpretaes tendenciosas sobre a matria que constitui objeto de percia, mantendo-se absoluta independncia moral e tcnica na elaborao do respectivo laudo; III. Abster-se de expressar argumentos ou dar a reconhecer sua convico pessoal sobre os direitos de quaisquer das partes interessadas, ou da justia da causa em que estiver servindo, mantendo-se o seu laudo no mbito tcnico e limitado aos quesitos propostos; IV. Considerar com imparcialidade o pensamento exposto em laudo submetido a sua apreciao; V. Mencionar obrigatoriamente fatos que conhea e repute em condies de exercer efeito sobre pea contbil objeto de seu trabalho; VI. Abster-se de dar parecer ou emitir opinio sem estar suficientemente informado e munido de documentos; VII. Assinalar equvocos em divergncias que encontrar no que concerne aplicao dos Princpios Fundamentais de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade; VIII. Considerar-se impedido para emitir parecer ou elaborar laudos sobre peas contbeis observando as restries contidas nas Normas Brasileiras de Contabilidade editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade; IX. Atender fiscalizao dos Conselhos Regionais de Contabilidade e Conselho Federal de Contabilidade no sentido de colocar disposio desses, sempre que solicitado, papis de trabalho, relatrios e outros documentos que deram origem a execuo dos trabalhos". Aps estas exposies, fica dispensado de demonstraes que a responsabilidade pelo respeito tica por parte dos Auditores e Peritos fundamental para a plena execuo das suas atividades com o devido profissionalismo que estes trabalhos necessitam. A Resoluo CFC N 857, do artigo 2.6 do Sigilo do profissional Perito Contador, reza nos itens abaixo:

O perito contador e o perito contador assistente, em obedincia ao Cdigo de tica Profissional do Contabilista, devem respeitar a assegurar o sigilo do que apurarem durante a execuo de seu trabalho, proibida a sua divulgao, salvo quando houver obrigao legal de faze-lo. Este perdurar depois de entregue o laudo pericial contbil ou o parecer pericial contbil. O dever de sigilo subsiste mesmo na hiptese de o profissional se desligar do trabalho antes de concludo. permitido ao perito contador e ao perito contador assistente esclarecer o contedo do laudo pericial contbil e do parecer pericial contbil somente em defesa da sua conduta tcnica profissional, podendo, para esse fim, requerer autorizao a quem de direito.

3. CONSIDERAES FINAIS

A funo do perito-contador de grande responsabilidade, pois exerce um papel relevante para a realizao da justia. O perito em matria contbil contador regulamente registrado no Conselho Federal de Contabilidade, exercendo a atividade pericial de forma "pessoal", com profunda experincia na matria objeto do exame. Os profissionais de contabilidade que militam no campo da percia contbil devem possuir conhecimentos das normas legais e profissionais referentes prova pericial, bem como experincia no campo objeto de anlise. Para bem cumprir o seu encargo na exposio da verdade, o perito deve possuir uma conduta moderada e, tanto quando possvel harmonizada. A formao tica o alicerce ou uma das partes mais nobres e relevantes que deve se levar em considerao na escola deste profissional. Investindo como auxiliar da Justia, o perito-contador possui diversos direitos e deveres relativos ao cumprimento do honroso encargo para qual fora nomeado. Os deveres residem na responsabilidade de realizar o trabalho pericial no prazo determinado, declarar-se impedido ou suspeito, responder os quesitos formulados, denunciar interferncia ao seu trabalho, responder ao seu esclarecimento quando solicitado formalmente, manter sigilo daquilo que apurou e entender o laudo pericial. Em seu turno, ao perito cabe escusar-se do encargo por motivo legtimo, possuir diploma de bacharel em Cincias Contbeis, apresentar propostas de honorrios, solicitar documentos e informaes que estejam em poder de terceiros de instituies pblicas, com vistas a fundamentar as concluses constantes do laudo, solicitar a prorrogao de prazo, requer a complementao, o depsito e o levantamento de honorrios, dentre outras prerrogativas. Como se observa, a funo pericial, antes de tudo, requer enorme compromisso, dedicao e zelo profissional por parte daqueles que abraam os atributos de perito judicial, principalmente os contadores na funo de perito.

Вам также может понравиться