Вы находитесь на странице: 1из 42

O conflito sino-sovitico.

As diferenas entre as concepes do Marxismo aliadas poltica pendular chinesa e o engessamento do sistema pela estrutura governamental Sovitica , e a China a despontar como uma alternativa ao Marxismo estrutural Sovitico.

Essa fonte alternativa de marxismo, a fonte Maoista, leva consigo uma gama demasiada de Estados que buscam uma outra viso marxista, uma viso mais prxima do Manifesto Comunista de Marx, e no prximo de um modelo de ditadura para o proletariado iniciada por Stlin e agravada com Kruschev na URSS.

As medidas tomadas de parte a parte , desequilibra o bloco que j no era muito coeso e temos assim um Racha dentro deste bloco que detm duas vertentes de socialismo a partir de 1953 com a ascenso de Kruschev na URSS.

A Republica Popular da China , aps acusar a URSS de revisionista e delatar os acordos realizados por ela com os EUA ps a II Guerra mundial , Yalta e Potsdan , tinha planos de unio do bloco socialista e no fora correspondida tendo sua revoluo reconhecida pela URSS vinte dias depois de terminada.

A manobra diplomtica sovitica tardia no foi vista com bons olhos pelos chineses e ali tambm estaria a cerne do nosso conflito no pelas diferenas ideolgicas mas, pela luta geopoltica e pelo pacto de no agresso na guerra fria e diviso do mundo entre somente duas potncias EUA e URSS.

Uma srie de incidentes ocorreram at o que chamamos de Conflito Sino-Sovitico, um segundo momento a RP China tenta ainda se apoiar na URSS mais uma vez com a implementao de uma poltica interna baseada em planos qinqenais como a poltica econmica sovitica , mas o que vinha at surtindo efeito no plano interno desmorona devido a um ato novamente sovitico de minar o poder chins, que foi o advento da Guerra da Coria.

A dependncia da URSS na Guerra da Coria ficara acentuada , pois o que vinha sendo vitoria fcil dos comunistas norte coreanos muda de figura com a entrada do apoio norte americano

aos coreanos do Sul. Para equilibrar a balana de poder do conflito a China v-se obrigada a entrar no conflito apoiando os coreanos do norte, apesar de que os EUA atravs da guerra visavam tambm desestabilizar o governo de Pequim, essa guerra seria altamente prejudicial a China pois alem da perda de um grande contingente de tropas ocorrera a desestruturao de seu parque industrial para a manuteno da China na batalha.

A omisso sovitica na guerra da Coria , mostra China que sua margem de manobra com a URSS diminui e que deveria estar na esteira de Moscou mesmo que isso fosse contra seus princpios.

Aps essa contenda a China passa a se considerar a herdeira e depositria do iderio socialista marxista e acusar a URSS de revisionista e belicosa. Essas crticas ao Kremlin agravaram-se em 1958 quando a China o responsabilizou de ter permitido que a Iugoslvia de Tito extraviasse do caminho socialista.

A crise no estreito de formosa em agosto e setembro de 1958, quando os soviticos mais uma vez negaram apoio aos chineses contra o regime nacionalista de Chiang Kai-Shek que era apoiado pela VII frota norte americana. Mas o ponto auge foi a condenao da China no conflito fronteirio com a ndia, por parte sovitica em 1959.

A URSS faz duras criticas ao regime comunista de Mao, no congresso do PC Romeno (1960) a China apoiada pela Albnia contesta abertamente a hegemonia e a liderana sovitica frente ao bloco denominado de Cortina de Ferro bloco de pases socialistas.

Depois desse episdio ocorre o auge das distenses entre estes dois atores e a fase do verdadeiro conflito sino-sovitico que comearemos a ver agora , com maior riqueza de detalhes.

Resumen

Las diferencias entre las concepciones del marxismo en conjunto con la poltica pendular china e el del sistema por la estructura gubernamental rusa y la ascensin de la China como alternativa al marxismo estructural sovitico.

Esta fuente alternativa de marxismo conduje con ella, una gama demasiada de Estados que buscan una otra visn marxista, mas prxima del marxismo del manifiesto comunista , que da dictadura del proletariado impezada por Stalin e deturpada por Kruschev. Las medidas tomadas entre estas dos potencias socialistas enflaquece el bloque que ya no contena mucha fuerza e cohesin, quedando as con un ``Racha dentro de esto bloque que detiene dos vertientes del socialismo a partir de 1953 com la ascensin de Kruschev en la URSS.

La Republica popular de la China , despus de acusar la URSS de revisionista e delatar los tratados bilaterales realizados por la misma com el EEUU pos II Guerra Mundial, Yalta e Potsdan, tenia planos de unin del bloque socialista e no ha sido correspondida teniendo suya revolucin reconocida solamente veinte das despus de su termino.

La maniobra diplomtica sovitica en retraso no hay sido vista con buenos ojos por los chinos y all tamben estuviera la cerne de nuestro conflicto no por las diferencias ideolgicas todava, por la lucha geopoltica y por el pacto de no agresin en la guerra- fra y en la divisin del mundo entre solamente dos potencias EEUU y Rusia.

Una serie de incidentes ocurrieron hasta el que llamamos de Conflicto Campana-Sovitico, un segundo momento a RP China intenta an apoyarse en la URSS ms una vez con la implementacin de una poltica interna basada en planes qinqenais como la poltica econmica sovitica , pero el que vena hasta surtindo efecto en el plan interno desmorona debido a un acto nuevamente sovitico de minar el poder chino, que fue el advento de la Guerra de Corea. La dependencia de la URSS en la Guerra de Corea ficara acentuada , pues el que vena siendo vitoria fcil de los comunistas norte coreanos cambia de figura con la entrada del apoyo norte americano a los coreanos del Sur. Para equilibrar la balanza de poder del conflicto a China se ve obligada a entrar en el conflicto apoyando los coreanos del norte, a pesar de que los EUA a travs de la guerra visaban tambin desestabilizar el gobierno de Pekn, esa guerra sera altamente perjudicial a China pues alem de la prdida de un gran contingente de tropas ocorrera la desestruturao de su parque industrial para el mantenimiento de China en la batalla. La omisin sovitica en la guerra de Corea , muestra a China que su margen de maniobra con La URSS disminuye y que debera estar en la esteira de Mosc aunque eso fuera contra sus principios.

Despus de esa contienda China pasa a considerarse la heredera y depositria del ideario socialista marxista y acusar la URSS de revisionista y belicosa. Esas crticas al Kremlin se agravaron en 1958 cuando China el responsabiliz de haber permitido que Yugoslavia de Tito extraviara del camino socialista.

La crisis en el estrecho de hermosa en agosto y septiembre de 1958, cuando los soviticos ms una vez negaron apoyo a los chinos contra el rgimen nacionalista de Chiang Kai-Shek que era apoyado por la VII flota norte americana. Pero el punto auge fue la condena de China en el conflicto fronterizo con La India, por parte sovitica en 1959.

La URSS hace duras criticas al rgimen comunista de Mao , en el congreso del PC Rumano (1960) China apoyada por Albania contesta abiertamente la hegemona y el liderazgo sovitico frente al bloque denominado de Cortina de Hierro bloque de pases socialistas.

Despus de ese episodio ocurre el auge de las distenses entre estos dos actores y la fase del verdadero conflicto campana-sovitico que comenzaremos a ver ahora , con mayor riqueza de detalles.

INTRODUO

O conflito sino-sovitico e considerado por mim um dos mais tensos da guerra fria embora seja ignorado pela maioria dos historiadores , foi o mais tenso sem dvida dentro do bloco socialista e merece ser destacado por sua relevncia no cenrio internacional.

A minha proposta estudar o conflito por meio de documentos dos partidos comunistas sovitico e chins e artigos de imprensa dos mesmos.

Esse conflito por ter um alto grau de intensidade, e at certo ponto, estarrecedor dentro do bloco socialista , ocorrido 1949 a 1970 , mereceu uma anlise mais minuciosa e por isso foi recortado essas relaes entre o perodo de 1958 a 1970 .Primeiro porque enfatiza o perodo mais agudo acirramento das divergncias nas relaes das duas capitais Pequim e Moscou, ncleo maior do socialismo mundial. Segundo, em razo de ser um tema to abrangente, no seria possvel contemplarmos tantas outras nuances como a economia, as relaes com os grupos de presso de cada Estado, face as limitaes de tempo e paginas que nos impe as circunstancia deste trabalho.

Ser dada, portanto, maior nfase ao perodo histrico que abrange o rompimento das relaes China-URSS localizada historicamente entre os anos de 1958 a 1970, sem perder de

vista as repercusses da guerra fria no cenrio mundial e mais especificamente no Euroasitico; ponto geopoltico de extrema importncia no contexto socialista , pois os EUA procuravam , naquela ocasio, um segundo ponto de influencia na regio asitica , no ficando restrito apenas ao arquiplago japons. Ansiavam um ponto continental na Eursia , o que ainda no havia conseguido pelas problemticas da guerra da Coria e do Vietn. Isso serviu de alento , junto com as polticas ambguas das duas naes do bloco socialista com suas polticas pendulares para os EUA desestabilizarem o bloco e levaram ao enfraquecimento e desmoronamento do mesmo. Essas aes foram muito mais danosas a URSS que a China a qual ainda se mantm no sistema socialista , e a derrocada sovitica caindo nas mos do capitalismo. Isso posto veremos o porque e o que o conflito sino sovitico contribuiu para esses acontecimentos.

Captulo I O conflito Sino-Sovitico luz do realismo clssico de Morgenthau.

Temos como ponto de partida que a poltica internacional, como toda poltica, a luta pura e simples pelo poder segundo os realistas.

A viso de Morgenthau, que as relaes polticas e as sociedades em geral, so governadas por leis objetivas que tem razes na natureza humana, percebidas como conflituosa, pois o ser humano tem viso realista e ambiciosa.

Ampliando nossa lupa, ou seja, a teoria para o que interessa que o estudo especfico dos conflitos na poltica internacional, e amplificando ainda mais, chegamos ao conflito SinoSovitico. Os agentes destas aes so os Estado-nao, atores de suma importncia para a poltica internacional, autnomos e independentes, que utilizam o sistema empregando suas capacidades e recursos a fim de garantirem sua sobrevivncia e maximizar seu poder.

Temos tambm que salientar o conceito chave do realismo poltico, o poder acima de todas as coisas, ou seja, os recursos de poder utilizados pelo estado para obter seus fins.

O poder percebido como meio e fim a partir do qual as unidades polticas autnomas atuam no sistema. Especificamente, o poder estatal definido por uma srie de fatores tangveis e facilmente identificados geopoliticamente (recursos de poder) como: territrio, populao, recursos naturais, localizao geogrfica etc. A utilizao e a explorao desses recursos com o objetivo de conquistar espao e se impor no cenrio internacional chama-se projeo de poder, ou seja, o poder que o estado tem de coordenar e aproveitar seus recursos a fim de

contabilizar ganhos. A utilizao desta projeo tambm depende da capacidade de converso e projeo de poder do referido Estado, e esta capacidade definir quais so os limites e as possibilidades de ao do ator.

Isso tambm utilizado pelo Estado para definir os objetivos mnimos para sua autosuficincia que so: assegurar sua sobrevivncia, independncia (status quo), projeo de poltica externa, bem como estabelecer os recursos que se encontram disponveis para a ao estatal.

Devemos tambm observar a imensa influncia dos fatores histricos e temporais, que variam e oscilam conforme o contexto. Muito embora a prioridade seja a sua sobrevivncia e autonomia, os demais so elencados de acordo com as necessidades da nao em um momento especfico.

Assim sendo, alcanamos o objetivo maior de nosso estudo, o conflito Sino-Sovitico, no qual a China e a URSS preenchem a maioria destes pr-requisitos e se incluem, por justaposio, nesta teoria. E nessa corrente de pensamento que desejo lev-los reflexo sobre o ponto e as razes de onde realmente haveria comeado o conflito Sino-Sovitico e o que este conflito contribuiu, agregado naturalmente a outros valores, para o enfraquecimento do bloco socialista e a segregao do imprio sovitico.

Capitulo II As diferenas entre os Marxismos expostos entre a China e a URSS

Iniciaremos com os pressupostos marxistas, para depois compar-los com as seguintes correntes ideolgicas ( Maosmo e o Stalinismo) advindas desta mesma raiz .

O marxismo tenta permear e serve como modelo e linha terica mestra para estes dois movimentos tendo como alguns pressupostos bsicos nos quais empregarei e citarei para poder fundamentar as diferenas de vises de um mesmo ideal entre esta duas potncias.

Socialismo Cientfico foi desenvolvido no sculo XIX por Karl Marx e Friedrich Engels. Recebe tambm, por motivos bvios, a denominao de Socialismo Marxista ou marxismo. Ele rompe com o Socialismo Utpico por apresentar uma anlise crtica da realidade poltica e econmica, da evoluo da histria, das sociedades e do capitalismo. Marx e Engels enaltecem os utpicos

pelo seu pioneirismo, porm defendem uma ao mais prtica e direta contra o capitalismo atravs da organizao da revolucionria classe proletria.

Para Marx a histria do homem a histria da luta de classes. Isso levado a evoluo histrica se d pelo antagonismo irreconcilivel entre as classes sociais de cada sociedade. Foi assim na escravista (senhores de escravos - escravos), na feudalista (senhores feudais - servos) e assim na capitalista (burguesia - proletariado). Entre as classes de cada sociedade h uma luta constante por interesses opostos, eclodindo em guerras civis declaradas ou no.

Marx afirma que a histria segue certas leis imutveis medida que avana de um estgio a outro. Cada estgio caracteriza-se por lutas que conduzem a um estgio superior de desenvolvimento, sendo o comunismo o ltimo e mais alto. A chave para a compreenso dos estgios do desenvolvimento a relao entre as diferentes classes de indivduos na produo de bens. Afirmava que o dono da riqueza a classe dirigente porque usa o poder econmico e poltico para impor sua vontade ao povo jamais abrindo mo do poder por livre e espontnea vontade e que, assim, a luta e a revoluo so inevitveis.

Para Marx, com o desenvolvimento do capitalismo, as classes intermedirias da sociedade vo desaparecendo e a estrutura de classes vai polarizando-se cada vez mais. A alienao e a misria aumentam progressivamente. Com o auxlio dos partidos dos trabalhadores o proletariado vai tornando-se cada vez mais consciente de sua luta e de sua existncia como classe revolucionria. Portanto esses partidos no teriam o papel de apenas ganhar votos e satisfazer interesses pessoais, mas sim de educar e alertar os trabalhadores. A perspectiva internacional tomar maior importncia, em detrimento do nacionalismo exacerbado. Mais cedo ou mais tarde a revoluo proletria ter xito, com as condies objetivas e a disposio subjetiva coincidindo. Com as sucessivas crises econmicas do capitalismo suas crises vo se agravando e aproximando-o da crise final.

A sociedade ps-capitalista no foi inteiramente definida por Marx. Dizia ele que tal discusso seria idealista e irrealista. Ponderou apenas que aps a revoluo instalar-se-ia uma ditadura do proletariado. As empresas, fbricas, minas, terras passariam para o controle do povo trabalhador, e no para o Estado, como muitos pensam e como lderes pseudocomunistas fizeram. A propriedade capitalista extinguiria-se. A produo no seria destinado ao mercado, mas sim voltada para atender s necessidades da populao. O socialismo, como essa fase denominada, deve ser profundamente democrtico. O Estado iria naturalmente dissolvendose. Porm Marx ressalta: "trazendo as marcas de nascimento da velha sociedade, a sociedade recm-nascida ser limitada, sob muitos aspectos, pelos legados da velha sociedade capitalista."

Aps o socialismo uma fase superior se desenvolveria: o comunismo. O Estado desapareceria definitivamente, pois seu nico papel manter o proletariado passivo e perpetuar sua explorao. A distino de classes tambm deixaria de existir, todos seriam socialmente iguais e homens no mais subordinariam-se a homens. A sociedade seria baseada no bem coletivo dos meios de produo, com todas as pessoas sendo absolutamente livres e finalmente podendo viver pacificamente e com prosperidade.

A China tenta reproduzir aos moldes marxistas uma sada prpria para sua situao essa sada damos o nome de Maosmo. Maosmo, esses termo nunca foi utilizado na RP China no pela modstia de Mao Tse Tung , mas pelo motivo que no queria sua obra aliada a arcabouos tericos mas a uma forma pratica de levar o marxismo as populaes chinesa e mundial.

O maosmo foi entendido pelo movimento operrio mundial um caminho alternativo ao socialismo sovitico principalmente na dcada de 60.

Esse modelo comportava caractersticas prprias pela diferena de fatores reais para ocasionar a revoluo aos moldes marxistas ( com fatores como : proletariado, a burguesia a estrutura calcada em processos produtivos etc.) Isso era tudo o que no existia em um Estado agrcola como a RP China , para tanto Mao adaptou a teoria marxista a seu objeto de estudo a China de 1911.

Mao adapta a teoria marxista focada em um ponto , o conceito de classes como partes mveis e que se enfrentam constantemente dentro da sociedade , e complementa com fatores leninistas que dedica-se as denncias ao imperialismo como sistema mundial vinculado ao capitalismo e a viso de partido estruturado mas, funcionando somente como vanguarda ou seja, formulador de polticas indispensvel para um direcionamento da luta revolucionria , porque a populao necessita de uma direo para no destoarem.

Contudo a sua anlise das classes da sociedade chinesa , por motivos ligados a estrutura social de um estado subdesenvolvido foi muito mais elaborada e flexvel da elaborada por Marx.

O problema da elaborao poltica eram principalmente duas a formulao e transmisso da ideologia , que constitua o elemento moderno de rompimento com o mundo esttico tradicional dos camponeses, isto , a revoluo se daria em mbitos onde as idias pudessem ser rapidamente difundida e isso se daria melhor em centros de alta concentrao de pessoas e no em zonas esparsas como a zona Rural.

A repetio banal ou mesmo a simples aplicao dos princpios e das praticas do marxismo no poderia Ter dado a um lugar a uma experincia vital a China seno atravs de um processo original de repensamento, de uma nova fundamentao terica.

Isto era muito difcil de realizar para os partidos comunistas na dcada de 30 devida as presses da Internacional socialista e do partido poltico da Unio Sovitica.

Mao teve que combater o ``culto do livro o dogmatismo e as polticas estrangeiras, ou seja, a tendncia de transferir para a RP china as formulas ideolgicas e polticas praticadas pela URSS praticamente as relativas a estruturao do partido. Essa luta pela autonomia ideolgica dos comunistas chineses foi um dos aspectos fundamentais da obra de Mao.

Teve as suas etapas fundamentais na elaborao da estratgia de guerrilhas em torno de 1930 a 1935, na resistncia nacional contra o Japo de 1937 a 1945 e depois na construo da sociedade socialista no ps 1949.

Em contrapartida, temos a defesa Stalinista, num modelo de socialismo Marxista-leninista nos moldes da URSS. A sobrevivncia do comunismo se ligou fortemente ao bem estar da URSS. Com Stalin, o que havia sido uma ideologia revolucionria e um movimento revolucionrio (assim se vinha entendendo o marxismo), se converteu em uma ideologia oficial do status quo, em uma ortodoxia de Estado e de Partido. O primeiro elemento do Stalinismo um nacionalismo estreitamente associado s tradies russas. Stalin se empenhou em forjar um socialismo em seu pas (Rssia), sem preocupar-se muito com as revolues comunistas no restante do mundo. A organizao e as funes do partido comunista sob Stlin representam o ltimo da srie de aes desenvolvimentistas que Lnin havia comeado. O Partido e uma Elite composta por membros eficientes e leais, tiveram a misso de levar adiante a causa socialista sovitica e educar as massas com o socialismo. Depois do fracasso da Nova Poltica Econmica (um capitalismo controlado pelo Estado) instaurada por Lnin, Stalin comea em 1929 a era dos planos qinqenais e constri uma impressionante indstria de metalurgia pesada e blica, rumo modernizao econmica da URSS. Como afirma Isaac Deutscher, Stalin encontrou a URSS com o arado de pau e a deixou como potncia de armas atmicas. Uma das mais incisivas crticas ao sistema Stalinista (aplicveis a quase todos sistemas comunistas) a do comunista da ex-Yugosslvia Milovan Djilas no seu livro intitulado A Nova Classe, escrito somente trs anos depois da morte de Stlin. Tudo aconteceu, escreve Djilas, na URSS e em outros Estados comunistas, de modo diferente de como os lideres como Lnin, Trotsky, Stalin e Bukharin, haviam previsto. Eles esperavam que os estados fossem desaparecendo gradativamente, que a democracia se reforaria, que o nvel de vida melhoraria, que o internacionalismo suplantaria o nacionalismo. E aconteceu exatamente tudo ao contrrio,

afirma Djilas. O sonho de uma sociedade sem classes segue sendo um sonho. De fato, surgiu na maioria dos Estados com regimes comunistas uma nova classe, o partido comunista, com suas aptides burocrticas, que controla o aparato do Estado.

Captulo III CONFLITO SINO SOVITICO

Embora desde o inicio tenha recebido apoio e ajuda material da URSS , logo comearam a aparecer diferenas profundas quanto a linha de ao poltica e econmica, explicitando claramente o desejo chins de possuir uma via prpria ao socialismo.

Isso ficou mais visvel aps a grande marcha de Mao sobre a China que culminou na revoluo chinesa (1911 at 1949) , ou melhor , na instituio de uma Republica Popular chinesa , com aspiraes socialistas e viso prpria do marxismo leninismo.

No ato de sua criao a RP China iniciou uma srie de conflitos ideolgicos e diplomticos com a detentora do iderio marxista ate o momento a URSS.

A URSS detinha uma duvida que a ps em uma situao delicada, essa duvida era em aceitar ou no a RP China no bloco socialista.

Todavia que Stalin portava um comportamento ambguo durante toda a revoluo chinesa.

A URSS estava preocupada com fatores polticos, geopolticos e ideolgicos, onde Stalin remetia-se claramente a teoria morgenthauniana no qual a unidade estatal deve proteger-se mantendo sua soberania e sempre buscando a hegemonia, essa abalada com a ascenso da RP China.

A duvida em reconhecer ou no a China era cada vez mais latente e Stalin estava exposto a uma situao delicada ao qual deveria escolher entre o reconhecimento imediato da China e o no reconhecimento.

Cada ao desta desencadearia uma reao diferente a Stalin , se reconhecesse a RP China imediatamente aps sua revoluo seria visto com bons olhos sua atitude da parte chinesa e poderia diminuir as tenses redimindo-se de no ter ajudado efetivamente na revoluo chinesa ganhando assim mais um aliado ao seu bloco e por que no tendo a China alinhada a URSS automaticamente.

Stalin prefere uma segunda opo e apoia a RP China com ressalvas , ou seja , da um primeiro lance equivocado na poltica entre esses dois estados tardando em reconhecer a RP China como um pais socialistas , reconhecendo sua revoluo somente 20 dias depois de terminada.

Assim conflito que agrava-se cada dia mais entre as duas potncias , o prximo passo foi dado pela China em colaborao a Coria do Norte na guerra contra a Coria do Sul, e aos historiadores nota-se que existem duvidas sobre a colaborao das duas capitais socialistas neste conflito;

A que tudo indica que a URSS colaborava com a logstica e equipamentos e os chineses com tropas , embora a URSS jurasse ao mundo que no estava envolvida no conflito. A cooperao em primeiro plano dada sua doutrina pautada em bases igualitrias e fraternais.

Isso seria o esperado mas a realidade foi outra ; Pequim teve que pagar os materiais solicitados pela URSS e como conseqncia contraiu uma grande divida que s pudera ser saldada em 1965.

A morte de Stalin 1953 marcou as relaes Sino-Soviticas que passaram a sustentar-se em uma base maior atuao partidria do PCUS (URSS) e do PCC (Chins). Entre 29 de setembro e 13 de outubro de 1954, uma delegao sovitica de alto escalo, da qual tomava parte Jruschov, Bulganin e Mikoyan, visitou Pequim. Seu primeiro resultado foi uma reviso dos tratados de 1950. As novas propostas estipuladas indicam que a posio chinesa de negociadora de havia melhorado frente direo coletiva Ps-Staliniana. A URSS se comprometia a devolver Port Arthur China antes de 31 de maio de 1955, vendia a Pequim a participao nas companhias mistas, outorgava um novo emprstimo de 520 milhes de rublos (150 milhes de dlares na poca) ao governo chins e anunciava para o futuro um incremento na ajuda russa.

Ao mesmo tempo, se estabelecia a cooperao dos pases para a construo de uma linha frrea que uniria URSS e CHINA, atravs de Sinkiang.

Inicia-se assim o que alguns especialistas chamam de Lua de Mel entre os dois pases. Entretanto, Pequim vai consolidando suas Relaes Exteriores, especialmente desde a Conferncia de Bandung de 1955 que em linhas gerais foi uma encontro realizado na capital da Indonsia onde os pases menos favorecidos e descontentes tanto com o capitalismo quanto com o socialismo pregavam uma terceira via , devolvendo China o primeiro plano da diplomacia mundial.

O Vigsimo Congresso do Partido Comunista Sovitico (PCUS), em fevereiro de 1956, pegou de surpresa os chineses.

Por trs do debate de desestalinizao e das denncias de crimes praticados pelo mesmo Stalin, Pequim aguardou silenciosamente nesta conferncia, sua primeira reao foi dada em 5 de abril em um artigo entitulado:

Sobre a experincia histrica da ditadura do proletariado, no qual ainda admitia que o dirigente sovitico havia cometido erros gravssimos, mas assinalava, no entanto, que havia sido tambm um grande Marxista-leninista. O Pravda, jornal do governo russo, publicou em 7 de abril uma verso do artigo, suprimido alguns pargrafos.( ZAGORIA 1957, p 57 e 462) 1

Quanto estratgia comunista mundial, Kruschev e o Vigsimo Congresso introduziram uma srie de modificaes de grande importncia na doutrina e que podem ser reunidas em trs pontos principais:

1) a guerra entre paises de sistemas sociais tanto iguais como diferentes no inevitvel; as foras polticas e sociais do mundo socialista dispe de meios suficientes para impedir que os imperialistas sejam eles de que lado for desencadeiem uma guerra mundial;

2) a coexistncia pacfica como princpio fundamental da poltica sovitica, com respeito aos pases socialistas;

3) a transio do capitalismo ao socialismo pode ser feita por meio de uma competio pacfica. O novo enfoque pragmtico despertou receio nos dirigentes chineses, ainda que, at o momento, se abstiveram de mostrar discrepncia.

As crises que se sucederam, como a da Polnia e Hungria no final de 1956, deram a China a oportunidade de intervir pela primeira vez nos assuntos europeus, porm sua atitude foi muito diferente em cada caso. Pequim apoiou a Gomulka, primeiro ministro polons, levada a conseguir certos benefcios com a independncia nacional do estado polons e utilizou sua influncia para impedir a interveno armada da URSS; pelo contrrio, no caso da Hungria, insistiu para que se tomassem as medidas necessrias para sufocar a rebelio.

Por que esta diferena? Como descrevera o sbio Edward Crankshaw: A resposta simples: no se tratava do desligamento da Polnia do mundo socialista. Estava ligada umbilicalmente com a URSS, como fiadora exclusiva de sua nova fronteira com a Alemanha, a Linha OderNeisse( CRANKSHAW 1963, p43)2.

O governo de Gomulka era comunista, e tinha todo o controle do exrcito. Se os russos houvessem usado a violncia, poderia haver de fato uma guerra civil entre os comunistas... porm a Hungria era um assunto completamente diferente . Aqui o exrcito havia se voltado contra o partido comunista e os rebeldes estavam dispostos a desligarem-se do campo socialista e estabelecer uma democracia parlamentar, que adotaria uma atitude de neutralidade entre o Oriente e Ocidente. Em uma palavra: se Kruschev retirasse as tropas soviticas permitiria que a Hungria ficasse indefesa no campo socialista. E isso seria demais para os chineses.

Em 29 de dezembro de 1956, o jornal chins Remin Ribao publicava um artigo com o seguinte ttulo: Mais sobre a experincia histrica da ditadura do proletariado, expressando a posio chinesa acerca das relaes entre os partidos comunistas no campo socialista. Pequim fazia questo de ser ouvida no terreno ideolgico.

Poucos dias depois, Chu En-lai visitava Moscou, Varsvia e Budapeste; seu propsito era exercer um papel de conciliador do conflito entre os partidos hermanos. O termo dominante de seus discursos foi o reconhecimento de que no passado havia existido erros que deveriam ser corrigidos, pois muito mais importante haviam sido as relaes fraternas de assistncia mtua e cooperao entre os pases do bloco socialista.( ZAGORIA 1957,p 73)3 Em 11 de janeiro em Moscou, uma declarao Sino-Sovietica denunciava qualquer tentativa que pudesse debilitar a solidariedade do campo socialista.

Dentro deste ambiente de cordialidade extrema, se firmava em 15 de outubro de 1957 um acordo entre os dois, em que a URSS se comprometia a facilitar China armamento nuclear e dados tcnicos a respeito. O acordo foi secreto e s revelado pela imprensa chinesa em 1963, seis anos mais tarde

CAP IV Primeiras divergncias: transio pacfica do capitalismo ao socialismo.

Embora a RP China e a URSS ainda no tivesse entrado em rota de coliso as diferenas entre esses estados vm se avolumando.

O lder chins lana um artigo entitulado ``Teoria das contradies em 1957, onde explicita publicamente o descontentmento chins com o sistema impositivo sovitico alem de alegar disparidades impensveis para Mao dentro de um bloco socialista. Mao foi convidado alguns dias depois da publicao de seu artigo por Kruschev a visitar Moscou em outubro de 1957 para a comemorao do quadragsimo aniversrio da Revoluo Russa.

O Lder chins aceita o convite e em para a sua Segunda ida a URSS feito que no realizara desde 1949 , mas antes de ir em 15 de outubro assina um acordo com a URSS sobre a chamada ``Tecnologia da segurana nacional que exemplificando seria , uma amostra da bomba atmica e dados tcnicos sobre a sua construo , que seria oferecida pela URSS a China como parte dos acordos de cooperao mtua firmados entre os dois Estados.

Aps Mao ter assegurado , segundo ele prprio, um arcabouo de segurana e auto defesa partiu para sua visita URSS.

Entre 2 e 21 de novembro de 1957, Mao visitou pela segunda vez a URSS, por motivo da celebrao do quadragsimo aniversrio da Revoluo de Outubro, que levou a Moscou os maiores escales de todos os partidos comunistas do mundo. A estadia na capital sovitica do dirigente chins marcou, de forma clara, a apario dos primeiros desacordos sino-soviticos.

Dois acontecimentos de grande importncia devido a posio expansionista sovitica tiveram enfoque pragmtico da China para com o bloco socialista durante os meses anteriores: o primeiro ocorrido em 26 de agosto Moscou anunciava o sucesso do primeiro teste balstico intercontinental e em 4 de outubro o envio do primeiro satlite artificial terrestre em rbita. Para Pequim, isto indicara que a balana de poder estava alterada com uma ligeira vantagem para o mundo socialista. Por conseqncia, era necessrio reavaliar a estratgia global do comunismo e endurecer as posies frente ao inimigo. Os trabalhos introdutrios declarao

de Moscou, firmada por doze partidos comunistas no poder, mostraram as primeiras divergncias entre os dois pases, relativas tese de transio pacfica do capitalismo ao socialismo.

A delegao chinesa manifestou discordncia com um primeiro projeto sovitico e conseguiu a elaborao de um novo, no qual se incluam algumas frases sobre a fase de transio pacfica.

Entretanto, ao final da nova redao, esta no satisfazia por completo os representantes chineses, cuja delegao expunha, em 10 de novembro, seus pontos nevrlgicos sobre a questo e apresentava, ao mesmo tempo, suas teses por escrito ao comit central do governo sovitico.

Em 18 de novembro Mao, dirigindo-se conferncia, afirmava:

- Na minha opinio, a situao internacional chegou a um novo ponto decisivo. No mundo de hoje sopram dois ventos, o vento do leste e o vento do oeste. Segundo um ditado chins (o vento do leste prevalece sobre o vento do oeste, o vento do oeste prevalece sobre o vento do leste). Creio que a situao atual se caracteriza pela superioridade do vento do leste sobre o vento do oeste. Isto quer dizer que as foras do socialismo so abrumadoramente superiores s foras do Imperialismo...

Uma nova situao deve ser levada em conta no presente, a saber: que os manacos pela guerra podem deixar cair bombas atmicas e de hidrognio em qualquer parte. Eles as deixam cair e ns procedemos de acordo com sua conduta; por outro lado, se instalar o caos e as perdas de vidas sero constantes. A situao deve ser encarada da pior maneira. O departamento poltico do partido efetuou vrias reunies para discutir a questo. Se a guerra deflagra agora a China s tem granadas de mo e no bombas atmicas, as quais, entretanto, esto na mo da URSS. Imaginemos quantas pessoas morreriam se deflagrada a guerra. De uma populao mundial de 2.700 milhes, um tero, qui a metade, podem desaparecer. So eles e no ns que queremos guerra, quem saber se no usaro bombas atmicas e de hidrognio. Debati esta questo com um estadista estrangeiro (Nehru). Ele acredita que, se acontecesse uma guerra atmica toda a populao seria aniquilada. Eu disse que aconteceria o pior, que morreria a metade da humanidade, ficando a outra metade doente e aptica, enquanto o imperialismo seria arrasado e todo mundo converter-se-ia em socialista e que dentro de vrios anos haveria novamente 2700 milhes de pessoas. Ns chineses ainda no completamos nossa etapa construtivista e queremos a paz. Entretanto se o imperialismo insiste na guerra, no teremos outra alternativa que decidirmos a lutar ate o fim, antes de seguir adiante com a nossa construo.

Se continuamente temo guerra, o que faremos se a guerra se produz naturalmente? Primeiro foi dito que o vento do leste prevalece sobre o do oeste e a guerra no se deflagrar, e agora tenho acrescentado estas explicaes sobre a situao, caso a guerra acontea. Desta maneira levamos em conta estas duas possibilidades(Texto segundo a verso da declarao de um porta-voz do governo chins, Pequim, 1 de setembro 1963. espanhol)4

Convinha reproduzir por extenso a declarao do dirigente chins j que, com o tempo, se converteriam em um dos pratos preferidos das crticas Moscovitas. Entretanto, possvel que naquele momento os governantes soviticos concedessem maior importncia s afirmaes pblicas de Mao sobre o papel do dirigente da URSS no movimento do comunismo mundial, especialmente significativas em um dos momentos que ainda estava presente na memria: os acontecimentos da Polnia e da Hungria. A posio de Pequim ficava clara na declarao de Mao diante dos estudantes chineses na Universidade de Moscou:

O campo socialista deve ter um guia e este guia a Unio Sovitica. Acima dos partidos comunistas e trabalhadores de todos os pases deve haver, assim mesmo, um guia, que o partido comunista da URSS.(MEHNERT 1965, p 409).5

E depois disso varias passos foram dados foram dados em direo a uma cooperao ampla reciproca entre as duas capitais socialistas, essas cooperaes iam desde a troca de experincias entre militares Soviticos e chineses ate a construo de uma unidade difuso gasosa perto de lanzhou e montagem de um local para teste nucleares, em contrapartida os chineses acertaram seus laboratrios de pesquisa para acelerar o processo de fabricao e obteno de armas atmicas e msseis interbalisticos.

Convinha reproduzir por extenso a declarao do dirigente chins j que, com o tempo, se converteriam em um dos pratos preferidos das crticas Moscovitas. Entretanto, possvel que naquele momento os governantes soviticos concedessem maior importncia s afirmaes pblicas de Mao sobre o papel do dirigente da URSS no movimento do comunismo mundial, especialmente significativas em um dos momentos que ainda estava presente na memria: os acontecimentos da Polnia e da Hungria. A posio de Pequim ficava clara na declarao de Mao diante dos estudantes chineses na Universidade de Moscou:

O campo socialista deve ter um guia e este guia a Unio Sovitica. Acima dos partidos comunistas e trabalhadores de todos os pases deve haver, assim mesmo, um guia, que o partido comunista da URSS.(MEHNERT 1965, p 409).6

E depois disso varias passos foram dados foram dados em direo a uma cooperao ampla reciproca entre as duas capitais socialistas, essas cooperaes iam desde a troca de experincias entre militares Soviticos e chineses ate a construo de uma unidade difuso gasosa perto de lanzhou e montagem de um local para teste nucleares, em contrapartida os chineses acertaram seus laboratrios de pesquisa para acelerar o processo de fabricao e obteno de armas atmicas e msseis interbalisticos.

CAPTULO V Deteriorao progressiva da situao.

Mao por um momento deixou de lado os pressupostos realistas como a importncia geopoltica, a hegemonia no bloco , at mesmo as questes fronteirias com a URSS dentro de suas relaes com Kruschev e passou a acreditar que pelo processo de cooperao ter dado certo e estar correndo bem com a URSS.

Porem para a URSS a mxima Morgenthauniana foi no esquecida que o poder seria para ele Estados agem no sistema juntamente com o corolrio do mesmo autor.

Mao achava que as lideranas do bloco comunista deveriam separar-se e dedicar se as suas regioes primeiramente , como a China e sua area de influencia na Asia e a URSS na europa, separar se e assim abrindo-se em duas frentes devastadora aos Estados Unidos e o mal capitalista, mas essa no era a mesma opinio de Kruschev , que em 1956 declarou adotar publicamente o sistema de coexistncia pacificados Estados com diferentes sistemas sociais.

Mao ficou muito impressionado com a dissimulao de Kruschev e o ponto crucial dado no bloco segundo os chineses foi a declarao de Kruschev na conferencia de Bandung na ndia onde Kruschev renegara o iderio marxista-leninista mais uma vez dizendo que o ponto onde estivera escrito que a guerra contra o imperialismo e inevitvel seria apagado da historia e daquela data em diante haveria um novo pensamento o principio da coexistncia pacifica.

Para Mao era incompreensvel segundo o ideario marxista os ``operrios ter pactos com patres , ou seja a URSS nunca poderia realizar uma coexistncia e pior ainda pacifica com os maiores opressores do socialismo sem enfraquecer o bloco

Durante 1958 vrios acontecimentos comearam a complicar a situao. Varias iniciativas soviticas destinadas a melhorar suas relaes com os EUA, veio a causar alarme ainda maior a Pequim.

Em 31 de maro, Gromyko anunciava diante do Soviet Supremo que a URSS havia decidido surpreender unilateralmente suas provas nucleares e convidava as demais potncias mundiais a seguir seu exemplo.

A china estava cada vez mais irritada e precavida com o Kremlin , pois as polticas soviticas se caracterizavam cada vez mais Imperialistas alem das experincias nucleares soviticas virem se aprimorando, acuada no ambiente internacional, no sabiam em ate que ponto os EUA estava armando Taiwan para continuar resistentes a China continental , Mao mais uma vez foi buscar apoio da URSS para seu salto adiante , e encontrou o lder relutante e compenetrado em garantir ao povo Sovitico padres de vida melhores. ``Por outro lado, segundo fontes chinesas, nesse mesmo ano Kruschev formulou exigncias que eqivaleriam em converter a China em uma colnia russa e que foram rechaadas pelo governo de Pequim8 (SUYIN 1970, p118).

Finalmente, a atitude ambgua do Kremlin durante a segunda crise de Formosa(*), devia mostrar aos dirigentes chineses os limites de sua aliana com Moscou.

Esse golpe no comentado pela China foi agravado por uma dezena de outros no cenrio internacional aos quais acertavam em cheio o corao da potncia socialista da sia.

Outras insurreies enfraqueciam gradativamente a China , os conflitos com Laos , onde a China perderia sua influncia com a subida no poder e de um governo de direita apoiado pela potncia americana e no Tibet com uma serie de convulses internas culminando com a fuga do Dalai Lama para a ndia. E o apoio e treinamento de tibetanos para uma volta ao Tibet como fora de resistncia.

Alem destas perdas ainda surgiu a contenda com a Indonsia que reivindicava melhores diretrizes para o comercio e levou adiante uma empreitada anti-chinesa.

Kruschev agravou definitivamente a situao quando no intuito de trazer a Indonsia para sua esfera de influncia ofereceu 250 milhes de dlares em credito para a reconstruo e expanso do comrcio.

E se no bastasse tudo isso, ainda surgiram conflitos com a ndia nas fronteiras limtrofes entre estes dois Estados.

Mas os lderes de Pequim estava extremamente arredios e irritados com o modo de pensar de seus j nem tanto camaradas.

Na declarao governamental de 1 de setembro de 1963, Pequim se referia a tomada de posio russa nos seguintes termos:

``Os lderes soviticos expressaram seu apoio China em 7 e 19 de setembro respectivamente. Ainda que nesse momento a situao do estreito de Taiwan fosse tensa, no havia possibilidade de deflagrar uma guerra nuclear nem a necessidade da URSS apoiar a China com seus armamentos nucleares. S quando resultou evidente que essa era a situao, os lderes soviticos manifestaram seu apoio China''9

Em 1 de dezembro, Kruschev dava um novo passo sem precedentes criticando as comunas chinesas e qualificando-as de reacionrias10 (ZAGORIA 1957,p140). O ataque se dirigia agora a uma das realizaes especificamente chinesas e, o que era mais grave, diante de uma fora americana, o senador Humphrey.

O conflito se alongou no decorrer do ano de 1959. Os ataques verbais entre as partes se acentuaram, ainda que, entretanto, de forma indireta, iniciando a ttica que Edward Grankshaw descreve nos seguintes termos:

medida que o conflito sino-sovitico avanava, nenhuma das partes queria queimar seus cartuchos atacando a outra, aberta e equivocadamente, aos olhares de todo o mundo, cada uma escolheu um objeto simblico para representar a outra. Assim Mao edificou um modelo de Kruschev, o batizou-o de Tito, o condecorou e o denominou como arqui-revisionista. Kruschev elegeu Hoxa, da Albnia, para nomear o seu modelo que era o mesmo de Mao, denominou de arquidogmtico. (GRANKSHAW 1963, p53)11.

Em fevereiro se reunia em Moscou o XXI Congresso do Partido Comunista Sovitico (PCUS), e em um extenso discurso Kruschev insistia na tese de transio gradual do socialismo.

No ms de maio, Kruschev, durante uma visita a Albnia, se encontrou com o Ministro de Defesa Chins, Peng Te-juai, um dos oponentes ao programa de comunas. Ainda que se conhea o contedo das conversas entre ambos, supe-se que o dirigente sovitico o alentou em continuar com sua oposio. Em 17 de setembro, anunciava-se em Pequim a destituio do Marechal chins, acusado de encabear um grupo antipartidrio. Em 18 de julho, Kruschev, em um pronunciamento feito em Poznan (Polnia), se referiu ao experimento sovitico feito base de comunas, constatando que havia sido um fracasso e as pessoas que tinham tentado implantar esse regime na URSS possuam um conhecimento muito superficial do comunismo e de como deveria s-lo construdo. 12(ZAGORIA 1957,p147)

Entretanto, segundo as fontes chinesas, e sem que Moscou tivesse negado nunca, em 20 de junho a URSS denunciava unilateralmente o acordo secreto de outubro de 1957, relativo a armas nucleares.

No ms de agosto, surgiam os primeiros choques armados na fronteira Sino-Indiana. Em 9 de setembro, uma declarao da agncia Tass manifestava a neutralidade russa a respeito da contenda. Trs dias mais tarde, Moscou firmou um acordo com a ndia, outorgando-a um crdito de 1.500 milhes de rublos, quantia muito superior que a China houvera recebido at ento.

E Kruschev intensificou sua poltica de alianas com os EUA onde os esforos realizados pelos soviticos em prol da coexistncia pacfica haviam comeado a dar frutos. Em 15 de setembro o dirigente sovitico chegava aos EUA para um encontro com o presidente Eisenhower. De volta a Moscou, declarou reuniao fora maravilhosa ocorrida dento do esprito de Camp David, e que o presidente americano gozava da confiana juntamente com seu povo e aspiravam sinceramente o fim da guerra fria. Os receios chineses forosamente deveriam se incrementar e tinha razo para isso a unio entre a URSS e os EUA cada dia ficava mais indissolvel.

Dois dias depois, Pequim recebia com a maior frieza o dirigente sovitico, que havia se auto convocado para assistir celebrao do dcimo aniversrio da Repblica Popular da China.

``Durante os quatro dias de visita, as divergncias no eixo Pequim-Moscou se acentuaram. Kruschev se negou a tomar partido no conflito Sino-Indiano, tentou que os dirigentes de Pequim subscrevessem suas teses sobre coexistncia pacfica e, sobretudo, segundo fontes chinesas, surgiu, no que diz respeito a Taiwan, frmulas muito parecidas criao das duas Chinas (Declaraes de um porta-voz do governo chins; Pekin 1 setembro 1963. espanhol)13

A maior afronta para os dirigentes chineses, ocorreu em 4 de outubro, Kruschev abandonava Pequim sem que publicassem nenhuma nota nem relatrio ao final de sua estadia.

Ao longo de 1960 as relaes entraram em uma deteriorao ainda mais intensa , esse ano tambm foi marcado pelo o 90 aniversrio do nascimento de Lnin, a imprensa chinesa publicou uma srie de artigos que marcaram o princpio da fase ideolgica do conflito. O mais importante deles foi publicado em 16 de abril em um caderno quinzenal do PCCh Hongqi, intitulado Viva o Leninismo, que se tratava de uma declarao fervorosa e apaixonada do comunismo com fortes ataques s postura se ao regime sovitico denominados pelos chineses de ``revisionistas. Pequim comeava a considerar-se como a verdadeira depositria do iderio marxista.

Um ms mais tarde, o fracasso da Conferncia de Cpula de Paris pela, para a qual Kruschev tanto havia trabalhado, em conseqncia do incidente do avio espio norte-americano U2, parecia dar razo aos analistas chineses sobre o imperialismo. Todavia, na prtica, concorreu para uma diminuio das tenses entre as capitais do comunismo mundial.

Mas essa paz durou pouco at que os chineses no incio de junho, os dirigentes maostas, aproveitando a reunio em Pequim da Federao mundial dos sindicatos, formularam, tanto em pblico quanto no meio privado, um ataque a toda a ideologia e nova estratgia sovitica.14(ZAGORIA 1957,p339) A resposta russa viria dias mais tarde, no congresso do partido romeno, para o qual o prprio Kruschev se deslocou at Bucareste para um pronunciamento. Tanto seu discurso, no dia da abertura, como o do representante Peng Cen, prefeito de Pequim e membro do escritrio de poltica, feito no dia seguinte, estiveram cheios de crticas veladas que mostravam suas discrepncias ideolgicas. Criticas elevadas ao mais alto grau de ataques , nos quais a URSS acusava a RP China de renegar o iderio marxista e pela parte chinesa a contrapartida no foi menos intensa acusando a URSS deturpar o sistema marxista para implementar um socialismo ditatorial alem de vender o sistema socialista para a guia americana. O autntico ataque surpresa estava constitudo por uma carta-circular que a delegao sovitica distribuiu no dia 21, denunciando as teses chinesas e, por um ataque direto de Kruschev a Mao, citando-o pelo nome, em uma das sesses a portas fechadas. Os chineses replicaram as criticas sofridas na carta do dia 21, no dia 26, entregando uma declarao s demais delegaes, na qual Kruschev era criticado com grande intensidade.

Semeada assim a polmica entre Pequim e Moscou, os representantes dos partidos comunistas presentes em Bucareste se situaram do lado sovitico, exceto a Albnia, que assumiu diretamente a defesa das posies chinesas.

`` No ms de julho, Moscou iniciava a represlia direta retirando da China 1.390 tcnicos russos, anulando unilateralmente 343 contratos e pondo fim a 257 contratos de assistncia tcnica15

As medidas soviticas afetaram seriamente a economia chinesa e foram em grande parte a causa da crise que assolou o pas nos anos seguintes, fato este que coincidiu com a pior colheita do sculo e agravou ainda mais a situao.

Entretanto, a China, seguiu tentando para que fosse minimizada a amplitude do divrcio entre os dois pases, que j se transcendera fora do mundo socialista. Na srie de entrevistas que Chu En-Lai concedeu entre 30 de agosto e 18 de outubro a Edgard Snow, o dirigente chins que tentava minimizar as diferenas afirmando :

''...os partidos comunistas e os governos da China e URSS, assim como os demais pases socialistas, crem no Marxismo-leninismo e formularam suas polticas integrando estes princpios globais e as condies respectivas de seus pases. Ao terem as mesmas ideologias e os mesmos sistemas, compartilham dos mesmos princpios globais e seguem a mesma direo geral. Mas isso no equivale a dizer que os partidos no tenham diferena na hora de considerar algumas premissas, nem significa que no haja diferena na nfase das polticas de cada pas'16 (SNOW 1970, p125-126)

A respeito do problema dos tcnicos soviticos, Chu En-lai destacava:

A volta dos tcnicos soviticos a seu pas algo natural, depois de vir China, teriam que regressar algum dia, no iam permanecer aqui toda vida. Trabalhavam na China por perodos de tempo determinados e fizeram bons servios. Talvez porque este ano voltaram muitos, a ateno dos pases ocidentais foi despertada17 (SNOW 1970, p127)

Todavia, no que pese s informaes de Chu En-lai, as divergncias entre as duas capitais eram cada vez mais profundas, como iria mostrar, um ms mais tarde, a conferncia de Moscou, que reuniu os representantes de 81 partidos comunistas com a celebrao do 43 aniversrio da Revoluo de Outubro. O contedo dos debates no foi integralmente conhecido (a conferncia se reuniu secretamente), mas as intervenes publicadas a posteriori sugerem o enfrentamento violento entre os partidos Chins e Albans, por um lado e os demais por outro. A declarao comum adotada em 1 de dezembro era um blsamo que tentava harmonizar as discrepncias entre ambas as partes, ainda que dando preeminncia s teses de Moscou. Como assinala Andr Fontaine:

'' Os chineses terminaram por resignar-se a que figurasse na declarao comum uma referncia ao Vigsimo Congresso do Partido Comunista da URSS, fonte, entretanto, segundo eles, de todos os desvios e aberraes. Quanto aos restantes, tiveram que se satisfazerem completando as frmulas do modelo sovitico com frases que atenuavam seu sentido. E assim, como a adeso ao princpio de coexistncia pacfica parecia atenuada pela segurana da qual esta implica no reforo da luta de classes, a declarao proclamou de vez que a natureza agressiva do imperialismo jamais mudou (tese chinesa) e que a guerra no primordial (tese sovitica)''18(FONTAINE 1971,p397)

Durante os meses seguintes, medida que pioravam as relaes da Albnia com a URSS, se fazem mais estreitos os laos do pequeno pas socialista com a China. E abril de 1961 marcou o ponto culminante da crise, pois enquanto Moscou retirava seus tcnicos e suspendia sua ajuda econmica a Albnia, Tirana e Pequim concluam, um pouco mais tarde, 3 acordos de ajuda tcnica e econmica.

CAPTULO VI O XXII CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA DA UNIO SOVITICA

As tenses acumuladas haviam criado um abismo gigantesco entre as capitais do comunismo mundial. O XXII Congresso do Partido Comunista Sovitico, reunido em Moscou entre 17 e 31 de outubro de 1961, o qual contava com representantes de todos os partidos comunistas, exceto a Iugoslvia, que no havia sido convidada, e tambm a Albnia, terminaria por mostrar que a unidade de bloco socialista no era mais uma frase vazia.

Nos discurso inaugural, Kruschev atacou a poltica e os mtodos dos dirigentes albaneses com frases onde se poderiam ver claramente aluses China. A delegao deste pas foi a nica que no aplaudiu o discurso de 6 horas do lder sovitico. Dois dias mais tarde Chu En-lai, que presidia a representao chinesa, se dirigia ao Congresso nos seguintes termos:

'' O campo socialista... constitui uma s entidade... Se desgraadamente surgem disputas ou diferenas entre os partidos ou os pases irmos, devem se resolver dentro do mesmo esprito de internacionalismo proletrio e sobre os princpios da igualdade e unanimidade, atravs de consultas e reunies. As censuras pblicas e unilaterais de qualquer partido fraterno no colaboram com a unidade e nem com a resoluo dos problemas. Disseminar abertamente uma controvrsia entre os pases irmos em frente ao inimigo, no pode considerar-se como uma atitude Marxista-leninista sria.19

No dia 23, o primeiro ministro chins abandonava Moscou sem sequer houvesse terminado o Congresso. Dois dias antes havia depositado diante do tmulo de Stalin uma coroa de flores com a inscrio: Ao Grande Marxista-Leninista.

A tenso parecia ceder durante os primeiros meses de 1962. Entretanto, os acontecimentos vieram no ms de outubro reavivar as polmicas entre as duas capitais: a crise dos msseis em Cuba, na qual, segundo Pequim, os lderes soviticos caram no erro da aventura e no erro do capitulacionismo diante da agressividade e arrogncia imperialista,20 e reapario das hostilidades na fronteira Sino-Indiana, diante da qual Moscou optou novamente pela neutralidade.

A imprensa retomou seus ataques contra a Unio Sovitica enquanto o Congresso dos Partidos Comunistas da Bulgria, Hungria e Tchecoslovquia multiplicavam as acusaes contra a Albnia e a China. Em 12 de dezembro, o prprio Kruschev se lanava no debate replicando as acusaes chinesas e albanesas. Em um discurso diante do Soviet Supremo atacava de forma violenta os lderes e dirigentes albaneses, mas mostrando de forma clara que este feito referiase s polticas de Pequim. No estilo que lhe era peculiar recorria a seguinte piada:

... Recordo que nos povoados mineiros, os mal falados tinham o costume de que quando encontravam um menino que comeava a aprender a falar, sem compreender o significado das coisas, o ensinava os juramentos mais repugnantes e diziam: corra pelos lugares e repita a todos. s vezes algo pior: v at sua me, e cochiche estas palavras: pegue trs Kopeks (Moeda de troca dos mineiros) e logo te daremos cinco. E a criatura andava por todos os lugares, corria junto me repetindo os juramentos. Para os desordeiros isso era uma espcie de teatro. Os dirigentes albaneses atuam como esses garotos insensatos. Algum ho ensinado a pronunciar palavras sonsas e eles seguem abaixo as janelas repetindo os juramentos censurados contra o partido comunista da URSS. Este partido o de sua me. Pelo juramento recebem os trs Kopeks prometidos. Quando comea a jurar mais alto e com maior determinao, os do outros cinco e os compravam21

No ficava mais dvida sobre quem eram os desordeiros aos quais se referia o primeiro ministro sovitico. Mais adiante destacava que o imperialismo um tigre de papel e esse tigre tem as garras atmicas. Mas supomos que a parte maior da indignao causou em Pequim a velada insinuao que a China no havia empreendido os esforos para a libertao de Hong Kong e Macau:

A ndia, por exemplo, logrou por libertar Goa, Diu e Damo. Eram vestgios do colonialismo na terra Hindu. Na costa da China, perto da desembocadura do rio Siang, se encontra Macau... Ali existe tambm a colnia britnica de Hong Kong, situada no delta do rio Sikiang... Destes enclaves partem rumores que no tem melhor olor que ele produzia ao colonialismo de Goa. Mas, haveria algum que condenasse a China pelo feito que os vestgios do imperialismo parecesse intangvel? Seria injusto atribuir China as aes que ela considera importunas? Se o governo da Repblica Popular da China tolera Macau e Hong Kong, deve ter srios motivos para isto..22

Um ms mais tarde, a interveno do delegado chins no Congresso do Partido Comunista da Repblica Democrtica Alem era interrompida em diversas ocasies por cochichos e muxoxos, algo nunca visto em reunies deste tipo.

Em 21 de fevereiro de1963, o PCUS props ao Partido Comunista Chins por fim polmica pblica e iniciar as conversaes bilaterais, como preparao para a conferncia mundial de partidos comunistas, cuja convocao vinha exigindo de Pequim desde o ms de abril do ano anterior. Pequim assistiu s reunies e fixou o primeiro encontro para 5 de junho.

Entretanto, a imprensa chinesa continuou seus ataques. Em 8 de maro, um artigo do peridico chins Renmin Ribao, respondendo s alegaes de Kruschev de que a China no havia empreendido nenhuma ao para recobrar Macau e Hong Kong, enumerava nove tratados desiguais, que incluam os tratados de Aigun e Pequim, pelos quais a URSS obteve grandes conquistas dentro do territrio chins. Continuando, acrescentava:

Ao fazer surgir questes deste tipo, tenta-se sanar todas as questes relativas aos tratados desiguais e propor um ajuste geral ?23

A questo territorial se incorporava ao debate entre as duas capitais do mundo comunista.

Todavia, a primazia seguiu correspondendo aos aspectos ideolgicos. Em 14 de junho uma carta do Comit Central do Partido Comunista Chins, em resposta outra de 30 de maro do homnimo sovitico, estabelecia uma lista de 25 questes que deveriam ser debatidas no curso das conversaes bilaterais. De fato, a carta chinesa continha uma denncia global da poltica de Kruschev desde 1956, ainda que sem dar nomes e referindo-se sempre certas pessoas. O Comit Central do Partido Comunista Sovitico, reunido em uma sesso plenria de 18 de junho, decidiu no publicar a carta intitulada os momentos atuais, dado que seus

ataques sem justificativas obrigariam a uma resposta pblica que acentuaria as polmicas24. Apesar disso, a Embaixada da China em Moscou distribuiu cpias da carta.

O Kremlin replicou expulsando trs diplomatas e estudantes chineses culpados pela distribuio e publicando em 14 de julho uma carta aberta em resposta aos 25 pontos abordados pelos chineses. Sob este pano de fundo, as negociaes bilaterais que haviam comeado em Moscou em 5 de julho estavam destinadas ao fracasso. No dia 20 adiaram o tratado sine die.

Cinco dias mais tarde era firmado, em Moscou, o tratado tripartite de proibio de testes nucleares, inaugurando o que mais adiante seria denunciado por dirigentes chineses como o conluio sovitico-americano para governar o mundo. Em 31 de julho, uma declarao do governo de Pequim qualificava o tratado como de submisso frente ao imperialismo americano.

Durante o ms de setembro, ocorreu uma srie de incidentes fronteirios e violaes de parte a parte entre os dois pases. Em uma declarao do governo em 21 deste mesmo ms, a URSS apontava que os chineses haviam violado sistematicamente a fronteira sovitica, desde 1960; continuando acrescentava que o governo sovitico havia convidado repetidas vezes ao governo chins a manter consultas a vistos e delimitar, de forma clara, a linha fronteiria, mas Pequim fugia das negociaes.25

Ainda que, finalmente, as negociaes fronteirias comearam na capital chinesa, em 25 de fevereiro de 1963, as posies de ambas as partes resultaram irreconciliveis. Moscou estava de acordo em aceitar restries menores, mas reafirmava o carter histrico das fronteiras. Pequim insistia em que se declarasse formalmente o carter desigual dos tratados firmados no passado, ainda que se mostrasse disposto a respeita-los e torna-los como base para uma soluo do problema fronteirio.

No que diz respeito parte ideolgica a disputa no teve melhor sorte.

Durante 1964 continuou a troca de espinhos entre as duas capitais. Em 4 de fevereiro, um artigo do Renmin Rimbao , e outro na revista Hongqi, declarava a URSS como o inimigo principal da China Popular, junto ao imperialismo norte-americano. Em uma carta de 7 de maio, o Comit Central do Partido Comunista Chins rechaava uma proposta sovitica para convocar uma conferncia mundial dos partidos irmos. Seria necessria uma srie de preparativos, incluindo a celebrao de conversaes bilaterais ou multilaterais entre tais

partidos, bem como a convocao de uma preparatria desses partidos irmos e que a deciso fosse de carter unnime. A julgar pela situao atual, para estes trabalhos se requereriam talvez quatro ou cinco anos, ou ainda um tempo ainda maior.26

Logicamente, Pequim se opunha realizao de uma conferncia da qual s poderia sair o expurgo de sua tese.

Isolada pelo bloco capitalista e destoada pelo grupo socialista, a China Popular intensifica seus esforos para criar um poder nuclear independente e comea a voltar seus olhos ao terceiro mundo, nica esperana de uma revoluo mundial, dirigida desta vez contra Washington e Moscou.

CAPTULO VII A NOVA EQUIPE DE DIRIGENTES SOVITICOS.

Com a queda de Kruschev, coincidindo com a primeira exploso atmica chinesa, sups-se uma trgua momentnea na polmica entre Pequim e Moscou. De 5 a 14 de novembro de 1964 , Chu En-lai visitou Moscou para assistir s cerimnias organizadas em virtude do 47 aniversrio da revoluo sovitica. Entretanto, o discurso de Brezhnev em 6 de novembro do mesmo ano, no qual Chu En-lai esteve presente, mostrava de forma clara que a nova equipe do Kremlin continuava na mesma linha de seu antecessor: a validade das concluses do 20 Congresso, coexistncia pacfica e necessidade urgente de reunir em uma conferncia mundial os partidos comunistas.27 As divergncias entre os pases eram excessivamente profundas para que uma simples troca de pessoal pudesse levar reconciliao. Em 20 de novembro, um artigo publicado em Hongqi com o ttulo Por que Kruschev caiu? reiniciava a polmica, ainda que novamente de forma indireta, referindo-se ao kruschevismo sem Kruschev.

Em 6 de fevereiro de 1965, Kosyguin, em viagem a Hani, se deteve em Pequim, onde foi recebido por Chu En-lai. Na sua volta fez escala de novo na capital da China, mantendo conversaes com Chu En-lai e Mao Tse-tung. luz desta visita, voltou-se a especular uma possibilidade de reconciliao entre os pases, para formar uma frente unida contra a escalada americana no Vietn.

Os acontecimentos do ms seguinte mostraram as tentativas vs de restaurar a unidade socialista.

Entre 1 e 5 de maro, se realizou em Moscou uma conferncia consultiva de 19 partidos comunistas, na qual os dirigentes soviticos propunham a realizao de uma conferncia mundial. Pequim negou-se a participar dela. No dia 23, um artigo publicado conjuntamente nos dirios Renmin Rimbao e Hongqi condenavam a conferncia de Moscou como rompimentista, ao passo que exigia da nova direo do Kremlin uma confisso pblica de seus erros e a volta da via Marxista-leninista, do internacionalismo proletrio e dos princpios das declaraes de 1957 e 1960 .28

O XXIII Congresso do Partido Comunista Sovitico reunido em Moscou entre 29 de maro e 8 de abril deu lugar a um novo intercmbio de farpas entre as partes. Os dirigentes de Pequim rechaaram o convite para ir capital russa baseando-se em um documento anti-chins distribudo pela URSS aos demais partidos comunistas, no qual, junto s acusaes costumeiras de belicista, chauvinista, ultra-esquerdista, etc., culpavam a China de haver rechaado todas as ofertas para um apoio ao Vietn e de dificultar o transporte de militares russos quele pas. Em resposta Pequim retrucava contra os dirigentes soviticos acusandolhes de revisionismo e de conluio com os EUA, para cercar a China socialista.

A revoluo cultural espalhou por todo o pas um sentimento de xenofobia anti-Rssia, estreitamente vinculada aos momentos da luta interna contra o revisionismo e os elementos anti-partidrios, a partir do princpio de maio de 1966. Durante este ano e o seguinte se sucedem as manifestaes dos exrcitos vermelhos ao longo da fronteira sino-sovitica. A tenso chegou ao mximo em um confronto entre estudantes chineses e policiais russos, em 25 de janeiro de 1967, na praa Vermelha, em Moscou, na qual cada parte deu verses diferentes para o ocorrido. Os processos massivos se estenderam imediatamente por toda a China, culminando no cerco Embaixada Sovitica, com 100 manifestantes, que durou de 26 de janeiro a 12 de fevereiro.

A invaso sovitica Checoslovquia (*), em agosto de 1968, e o anncio, posteriormente, da doutrina Brezhnev que era um plano de interveno em qualquer estado do bloco socialista cujo a URSS alegasse que no cumpria o pressuposto marxista-leninista, isso tambm serviu de justificativa para a primavera de praga. Essas medidas eram motivos srios de alarme para os dirigentes chineses, os quais no escapavam da ameaa que podiam pressupor para a Albnia, seu mais fiel aliado no mundo comunista, para a Romnia, com a qual as relaes eram cada vez mais amistosas, e para a prpria China. Indubitavelmente, Pequim no tinha a menor simpatia pelo movimento revisionista, liderado por Dubcek, e havia aguardado em silncio, silncio este rompido pela agncia de notcias chinesa Xinhua, em 22 de agosto, em um comunicado cujas acusaes nos d idia pela redao do primeiro pargrafo:

As renegadas medidas de Brezhnev e Kosygin, tomando flagrantes medidas de gangsters, enviando, descaradamente, em 20 de agosto, grande contingente de tropas a ocupar

selvagemente toda a Checoslovquia, cometendo desta maneira monstruoso crime contra o povo checo, um desmascaramento da feroz ditadura do renegado corolrio revisionista sovitico, que impulsiona sua poltica imperialista de grande potncia, a mais vil representao de uma rinha de ces entre o camarada revisionista sovitico e o camarada revisionista checo, o resultado da coalizo direta do renegado camarada sovitico com o camarada imperialista ianque, na v tentativa de redistribuir o mundo, e tambm uma luta de agonia empreendida por este camarada para salvar todo o bloco revisionista contemporneo da sua crise de desintegrao e de sua eminente runa. Este feito ps diretamente descoberta a idia de Tigre de Papel do revisionismo sovitico. 29

No dia seguinte, em um discurso feito durante a recepo oferecida ao embaixador da Romnia na China, por motivo da festa nacional de seu pas, Chu En-lai afirmava que a invaso da Checoslovquia no passado e que a atual agresso do imperialismo norte-americano contra o Vietn, a continuao expressava sua confiana no povo checo e seu descontentamento tanto com a URSS quanto com Dubcek. Estamos convencidos que o povo Checo, que tem uma gloriosa tradio revolucionria, no se submeter jamais ocupao militar revisionista sovitica e continuar levantando-se para levar adiante a luta revolucionria contra o corolrio revisionista sovitico e o de seu prprio pas30.

Seis meses mais tarde, o problema das fronteiras sino-soviticas passava a primeiro plano . Em 2 de maro de 1969 eclodiram choques armados na ilha de Chempao (Damanski em Russo), entre os guardas fronteirios chineses e soviticos, causando vrios mortos. Em 14 e 15, os incidentes se repetiam no mesmo local. Em uma srie de notas de protestos e declaraes oficiais , 31as duas partes se acusavam reciprocamente de haver originado o conflito. Com o tempo, esperavam fazer valer a legitimidade de seus direitos sobre a ilha. Entretanto, segundo o costume, as manifestaes de protesto se estenderam pelos pases. Em 29 de maro, uma declarao do governo sovitico reafirmava sua soberania sobre a Ilha, mas, ao mesmo tempo, propunha Pequim a retomada das conversaes fronteirias em 1964.

Nestas condies, parecia lgico que o vice-presidente Lin Piao, em seu informe de 1 de abril, diante do IX Congresso do Partido Comunista Chins, ao analisar a poltica exterior, dedicara mais tempo a condenar o social-imperialismo ianque.

Esse mesmo ms de abril, foi marcado pela tenso que mudava da fronteira de Chempao s fronteiras de Sinkiange e Cazaquisto. Os incidentes se sucedem nos meses seguintes culminando no enfrentamento armado de 13 de agosto, que causou numerosas baixas em ambas as partes. Imediatamente comearam a surgir rumores que a URSS poderia empreender aes armadas, em grande escala, China Popular.

Em 11 de setembro Kosyguin, na sua volta de Hani, onde assistiu aos funerais dos soldados mortos no conflito do Vietn , a convite do presidente Ho Chi Min, se hospedou em Pequim para conversar com Chu En-lai. A raiz desta visita foi o confronto que volta cena no ambiente diplomtico.

Em 7 de outubro, o governo chins anunciava que havia chegado a um acordo para comear as negociaes, no patamar de vice-ministros de assuntos exteriores, sobre os problemas fronteirios entre a China e a URSS. A mesma declarao asseverava que:

O fim a que chegaram lograra a aliviar as tenses na fronteira entre ambos os pases e que a negociao sobre a contenda fronteiria sino-sovitico puderam celebrar-se livres de toda a ameaa. A parte chinesa prope que as partes chinesa e sovitica, antes de tudo, cheguem ao acordo sobre as medidas provisrias encaminhadas a manter o status quo da fronteira, evitando conflitos armados e rompimentos de contratos futuros 32

Em 20 de outubro comeam as negociaes para uma trgua. Mas essas negociaes que pretendia ajudar e diminuir a troca de farpas entre os lados e o apaziguamento na fronteira sino-sovitica surte efeito somente na questo de fronteiras pois, no campo ideolgico as acusaes continuam. Na conferncia mundial dos partidos comunistas na qual, finalmente, os dirigentes soviticos puderam se reunir em Moscou, de 5 a 17 de junho, o secretrio geral do partido da URSS, Brezhnev empreendeu um ataque direto contra os dirigentes de Pequim que dizia:

um exemplo palpvel do prejuzo que atribumos causa comum do comunismo separandonos do Marxismo-leninismo e rompendo com o internacionalismo e cuja luta pela hegemonia do movimento comunista vai firmemente unida com aspiraes de grande potncia e suas pretenes sobre territrios alheios33.

Do seu lado Pequim denunciava o Vil compl do renegado camarada revisionista sovitico para convocar uma sinistra conferncia contra-revolucionria.34

O centenrio do nascimento de Lnin serviu de pretexto para uma nova troca de acusaes. Em 23 de dezembro aparecia no Pravda e na maioria dos meios de informao russos a tese central do PCUS consagrada com o aniversrio de Lnin, na qual, sem referir-se diretamente aos chineses, multiplicava os ataques ao revisionismo de esquerda. Como resposta, a imprensa chinesa publica em 22 de abril, dia do centenrio do nascimento de Lnin, um artigo

intitulado: Leninismo ou social-imperialismo?, dividido em sete partes, cujo nvel de acusaes do primeiro nos pode dar idia dos 5 ltimos:

O golpe de estado contra- revolucionrio dos renegados camaradas Kruschev e Brezhnev; Socialismo de palavra, imperialismo de atuao; A chamada Doutrina Brezhneve pura simplesmente a poltica hegemnica; Sonho dourado do revisionismo sovitico: Forjar um colossal imprio; Povos de todo mundo, uni-vos na luta para derrubar o imperialismo norteamericano, o revisionismo sovitico e a reao mundial35

Durante fevereiro e maro de 1971, o aniversrio da comuna de Paris constituiu-se em outra ocasio propcia para avivar a polmica entre os maiores partidos comunistas do mundo. Pela parte sovitica, uma srie de artigos e comentrios acrescentava s j concebidas acusaes de chauvinismo, antisovietismo, etc., a de haver trado o esprito e os princpios da comuna. Pequim replicou em um extenso artigo no qual acusava os revisionistas soviticos de haver transformado a ditadura do proletariado em uma ditadura burguesa e de por em prtica o social imperialismo e o social facismo. Esta era para os comentaristas chineses a maior traio aos princpios revolucionrios da comuna de Paris .36

O enfrentamento mais uma vez no se limitou ao campo ideolgico, e transcendeu a atuao dos pases no cenrio internacional. O tratado de Moscou, de 12 de agosto de 1970, entre a URSS e a Repblica Federal Alem, era denunciado em 13 de setembro, em um artigo do Renmin Ribao, firmado por comentaristas, rubrica esta reservada para grandes ocasies,

como uma monstruosa fraude que serve para encobrir um engodo de paz a retomada agressiva do social imperialismo revisionista sovitico e do militarismo germano-ocidental,... parte componente do plano diablico para uma Munique global, que o revisionismo sovitico e o imperialismo norte-americano impulsionam intensamente confabulando e s vezes contendo entre si, para dividir as esferas de influncia da Europa 37

As manifestaes de protesto na Polnia durante o ms de dezembro de 1970, que provocaram a queda de Gomulka, deram lugar a outro artigo do Renmin Ribao, tambm firmado por comentarista no qual denunciava a dominao colonial do revisionismo sovitico na Polnia e Europa Oriental38.

A imprensa russa no deixou por menos e retrucou Pequim. Podemos citar um dos exemplos mais recentes o de um artigo do Pravda, de 5 de setembro de 1972, dedicado a anlise atual da poltica chinesa e chegava seguinte concluso:

Os dirigentes de Pequim ..., realizando uma complicada manobra introduzindo as correes programticas de sua ttica, deixam sem mudana alguma sua linha fundamental. Os lderes da Repblica Popular da China continuam causando graves danos com sua atitude ao bloco socialista e ao movimento comunista mundial. As tticas atuais dos dirigentes chineses no cenrio internacional mais rebuscadas e covardes, no somente no diminuem os efeitos negativos de seu abandono das autnticas posies socialistas e internacionalistas, como fazem com que a poltica de Pequim siga sendo igualmente perigosa. Portanto, a luta contra a linha poltica Maosta deve ser considerada, no primeiro momento, desde o ponto de vista da incompatibilidade de seus fins com as suas obrigaes perante o movimento comunista internacional, at os conceitos fundamentais do Marxismo-leninismo, sobre a construo do socialismo, com o desenvolvimento mundial de estratgias e tticas internacionais. A troca na poltica interna e externa chinesa no pode ser considerada como fator positivo, mas, ao contrrio, como fracasso do maosmo. Realizando sua nova linha ttica os lderes chineses esperam conseguir o necessrio para o ltimo suspiro, para fortalecer-se, debilitar a vigilncia do movimento comunista mundial, neutralizar a crtica ao maosmo e lograr os velhos fins, diante das novas vias e experincias mais suts.39

Por outro lado, algumas das intervenes que se opuseram na ONU ao delegado chins e ao sovitico, especialmente no que diz respeito ao desarmamento e ao problema de Bangladesh recordou, por seu peso, os piores tempos da guerra fria.

Entretanto, apesar dos excessos verbais, existem indcios de uma diminuio das tenses entre os pases. No outono de 1970, a URSS e a China nomeavam seus respectivos embaixadores em Pequim e Moscou, depois de suas retiradas h trs anos antes pelos acontecimentos de julho e agosto de 1967. Em 22 de novembro de 1970, firmava-se em Pequim o acordo comercial e econmico entre os governos. Duas semanas antes os dirigentes chineses haviam enviado a seus colegas soviticos uma mensagem de saudao pelo 53 aniversrio da revoluo de outubro. Em um dos pargrafos assinalava:

A China sempre sustentou que as divergncias de princpios entre a Repblica Popular da China e a URSS no devem obstaculizar a manuteno e o desenvolvimento das relaes estatais normais entre os dois pases sobre a base dos 5 princpios da coexistncia pacfica .40

A oferta deve ser mantida, j que em 20 de maro de 1972, L. Brezhnev, secretrio geral do partido comunista, no discurso inaugural do XV congresso dos sindicatos soviticos, afirmava:

Os representantes oficiais chineses declararam que a relao entre a URSS e a Repblica Popular da China deveriam fundar-se nos princpios da coexistncia pacfica. Pois bem, se a direo de Pequim no aceita mais manter relaes com um estado socialista, ns estamos igualmente dispostos a desenvolver as relaes sino-soviticas, sobre esta base.41

A busca de um Modus Vivendi baseado na coexistncia pacifica, parece ser o limite que pretendem alcanar as relaes Pequim-Moscou, em um dos momentos em que o conflito territorial segue latente, mas parecem existir bases ideolgicas e polticas para a reconciliao dos dois pases.

Consideraes Finais

O conflito sino-sovitico marca definitivamente as relaes entre os Estados China e URSS e altera os arranjos de poder tanto atrs como fora da cortina de ferro.

Conflito esse ao qual foi colocado dentro de um arcabouo realista clssico, morgenthauniano, que se encaixa perfeitamente com essa teoria no qual o Estado o maior ator do sistema internacional onde o mesmo manipula e ataca esse sistema para maior obteno de seus objetivos.

Sendo esse conflito uma disputa de poder pelos Estados no qual colocou a China e a URSS embora Estados irmos em lados opostos, devido as suas vaidades dentro do mesmo bloco socialista.

A contenda foi agravada devido a falta de apoio de ambas as partes com relao a ideologia, ou seja, encaravam o socialismo somente como uma desculpa para agregar o maior numero de Estados em sua esfera de influencia.

Mas a URSS via a R.P.China muito mais como adversria que como uma co-irma ideolgica e aliada dentro do bloco, e passou a colaborar com o EUA como visto nos tratados de Yalta e Potsdan, acordos de controles de msseis e coexistncia pacifica.

Isso para a China soava muito mais como traio aos princpios de Marx e Engels que um acordo de paz e benevolncia sovietiva. Mas esse acordo para o lado sovitico nada mais era de conteno a um expansionismo chins ao qual era muito mais perigoso geopoliticamente, e ideologicamente dentro de sua prpria esfera.

Essas diferenas chegaram ao ponto de rompimento maximo, que foi a retirada de tcnicos soviticos da China e tambm a retirada de tcnicos chineses da URSS.

Aps a troca de acusaes e a retirada dos tcnicos, a URSS comeou a debilitar-se, pois a Albnia e outros Estados do bloco comearam a ver com bons olhos o ideal chins, cabendo a URSS sufocar varias revolues de convulses internas do bloco a fora.

Vendo que a China estava ganhando terreno tanto ideolgico quanto poltico a nica sada para sustentao da coeso do bloco era a URSS preferiu um acordo a sustentar as hostilidades.

BIBLIOGRAFIA

BOBBIO, Norberto. Dicionrio de poltica.5 edio 2000 Braslia : Editora UNB. Vol. 1 & 2 p 204 a 210 e 1196 a 1202

CALDWELL, John C . Comunism in our world; 1 edio, 1956 Londres: Ingls , Vol. 1 The john day company

CANUTO, Otaviano. A Crise Asitica , Publicado em "Economia em Perspectiva - Carta de Conjuntura" CORECON-SP, Janeiro /Fevereiro 1998.

CLAUSEWITZ, Carl Von Von Kriege (Da Guerra) 1 edio , 1986 So PauloMartins fontes editora

COURTOIS ,Stephane ; WERTH, Nicola; PANNE, Jean-Louis; PACZKOWSKI,Andrzej; BARTOSEK,Karel; MARGOLIN, Jean-Louis. O Livro negro do comunismo( Crimes terror e represso).1 edio 1990 So Paulo Ed Bertrand

COUTINHO, Carlos Nelson; Marxismo e Poltica, a dualidade de poderes e outros ensaios. 2 edio 2001 So Paulo Ed Cortez

DRACHKOVITCH, Milorad D; O marxismo no mundo moderno, 1ediao 2000 So Paulo, Zahar editores

DUROSELLE, Jean Baptiste Todo imprio perecer, 1ediao 2000 Braslia editora UNB

FILHO, Daniel Aaro dos Reis A construo do socialismo na China (?) (19xx) So Paulo Ed brasiliense

GONZALO, Jernimo Poltica Exterior da China Popular (1949-1973) 1 edio 1973. Madrid :Editora Nacional Espana. Espanhol Capitulo VI , paginas 201 a 259 .

KENNEDY, Paul Ascenso e queda das grandes potncias, 1 edio 1994 SoPaulo Editora Campus

KISINGER, Henry Diplomacia da grandes potncias, 2 edio 1999 Rio de janeiro Francisco Alves editores p 357 a 377

MORGENTHAU, Hans Politics among nations, 6 edio 1993 London Editora MCGRAW-HILL PROFESSI

MARX, Karl & ENGELS , Frederich Manifesto do partido comunista; So PauloEd Paz e Terra 6 edio.

NEIRA, Henrique. El saber del poder; 1 edio 1986 ColombiaEd Norma Colmbia.

SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna;1 edio 2000 So Paulo Companhia das Letras

VIOTTI, Paul R & KAUPPI , MarkV International relations theory: Realism, pluralism, globalism and Beyond. 3 ed 1998 Denver : university of Colorado,

ZIERER, Otto Pequena Historia das grandes naes , CHINA .1 edio 1976 So Paulo : Ed Circulo do livro.

ZIERER, Otto Pequena Historia das grandes naes , URSS 1 edio 1976 So Paulo : Ed Circulo do livro.

MENDONA, Paulo, O rompimento com a cortina de Bambu, Henry Kisinger Historia Gente, So Paulo n 23A 1974 ed Trs.p 73 a 85

Artigo Um Imprio Se levanta Revista republica n o 52 Fevereiro de 2001 ano V p73 a 74

Artigo A guia e o Drago Revista republica n 56 Junho de 2001 ano V p 44 a 51

Coleo China, poltica :Beijing , 1 edio 1985 ed Ediciones em lenguas extranjeras pag relaciones exteriores Cap V 134 a 167 & Partidos e organizaciones sociales cap II 46 a 57

Artigos diversos, Disponvel em: Primeira Leitura www.primeiraleitura.com.br acessado em: 14/05/02

Artigos diversos , Disponvel em: Ministrio Das Relaes Exteriores da China www.fccph.org.cn acessado em: (21/10/2003)

Artigos diversos , Disponvel em: Dirio do povo http://fpspa.peopledaily.com.cn/articulos/politics.html acessado em:17/01/03

Artigos diversos, Disponvel em: PRAVDA http://port.pravda.ru/ acessado em:18/04/03

Artigos diversos, Disponvel em: WWW.CHINA.ORG.CN acessado em:1/05/02

Artigos diversos , Disponvel em: http://www.spanish.xinhuanet.com/ acessado em:13/07/03

Artigos diversos , Disponvel em: http://www.bjinforma.com/ acessado em:19/08/03

Artigos diversos, Disponvel em: http://www.china.org.cn/english/Political/25060.htm acessado em:14/09/03

Artigos diversos, Disponvel em: http://www.mty.itesm.mx/dhcs/deptos/ri/ri95801/lecturas/lec314.html acessado em:16/10/03

Artigos diversos , Disponvel em: http://www.fas.org/irp/dia/product/prc_ch-11.htm acessado em: 17/06/03

Artigos diversos, Disponvel em: http://www.maoism.org/index.html acessado em: 15/11/02

Artigos diversos, Disponvel em: http://www.marx2mao.org/Other/PRKR64.html acessado em: 12/19/02

Artigos diversos, Disponvel em: http://www.gwu.edu/~nsarchhiv/NSAEBB/NSAEBB49/ acessado em: 17/06/03

Artigos diversos, Disponvel em: http://www.marxists.org/glossary/frame.htm acessado em:23/10/03

Artigos diversos, Disponvel em: http://www.grandecomunismo.hpg.ig.com.br/socialcomun.htm acessado em:25/10/2003

Artigos diversos, Disponvel em: http://memory.loc.gov/frd/cs/russia/ru_glos.html acessado em 10/01/04

Referncias Bibliogrficas Conforme Normas da ABNT

NBR 6023 de Agosto de 2000

Transcrio Norma (ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas)

Informao e documentao Trabalhos acadmicos - Apresentao - NBR 14724 Agosto 2002 Site Unibero acessado em: 15/11/2003

-----------------------------------------------------------------------------

1ZAGORIA, Donald S. El conflicto Chino-Sovietico. Barcelona : G.P, 1967 (espanhol)

2 CRANKSHAW, Eduard. The new cold war Moscou versus Pequin. New York: Penguin,1963.

3ZAGORIA, Donald S. El conflicto Chino-Sovietico. Barcelona : G.P, 1967 (espanhol)

4 Texto segundo a verso da declarao de um porta-voz do governo chins, Pequim, 1 de setembro 1963. espanhol)

5 MEHNERT , Klaus: Pekin und Moscau verso espanhola Pequim y Mosc, Barcelona: Noguer. 1955

6 MEHNERT , Klaus: Pekin und Moscau verso espanhola Pequim y Mosc, Barcelona: Noguer. 1955

8 SUYIN, Han: L`Asie aujourd`hui. Paris: Stok, 1970

9 Declaraes de um porta-voz do governo chins; Pekin 1 setembro 1963. Espanhol

10ZAGORIA, Donald S. El conflicto Chino-Sovietico. Barcelona : G.P, 1967 (espanhol)

11 CRANKSHAW, Eduard. The new cold war Moscou versus Pequin. New York: Penguin,1963.

12ZAGORIA, Donald S. El conflicto Chino-Sovietico. Barcelona : G.P, 1967 (espanhol)

13 Declaraes de um porta-voz do governo chins; Pekin 1 setembro 1963. espanhol

14ZAGORIA, Donald S. El conflicto Chino-Sovietico. Barcelona : G.P, 1967 (espanhol)

15 (Carta do comit central do partido comunista da China, em 29 de fevereiro de 1964, ao comit central do partido comunista da Unio Sovitica, reproduzida em sete cartas trocadas entre o comit central do partido comunista da China e o comit central do partido comunista da Uniao Sovitica. Edies em lnguas estrangeiras espanhol Pekin 1964.)

16 (SNOW, Edgar: Red China Today (The other side of the river). Pequin: (?), 1970).

17(SNOW, Edgar: Red China Today (The other side of the river). Pequin: (?), 1970).

18 (FONTAINE, A: Histoire de la guerre froide. Tomo II, Fayard, Paris 1971)

19 (Keesing`s, pg 18.476 alemo)

20 (Declarao de um porta-voz do governo chins; Pekin, 1 setembro de 1963.)

21 (Pravda, 13 dezembro 1962. alemo).

22 (Pravda, 13 dezembro 1962. alemo)

23 ( Keesing`s, pg 19.566.alemo)

24 ( Keesing`s, pg 19.569.alemo)

25 ( Keesing`s, pg 20.362 .alemo)

26 Carta do comit central do partido comunista Chins de 7 de maio de 1964 ao comit central do partido comunista sovitico, reproduzida em sete cartas trocadas entre estes dois pases . Edies em lnguas estrangeiras (espanhol) Pekin, 1964.

27 ( Keesing`s, pg 20.794 .alemo)

28 ``Comentrio sobre a reunio de maro em Moscou . Pela redao do peridico Renmin Ribao e a redao da revista Hongqi , 23 de maro de 1965. Edies em lnguas estrangeiras . Pequim 1965. * Essa invaso tambm damos o nome de Primavera de Praga

29 Os camaradas revisionistas da URSS, acusada por dificuldades internas e externas e imersa em um atoleiro, enviou descaradamente tropas a ocupar a Tchecoslovquia, reportagem da agncia de notcias Sinjua (Xinhua), 22 de agosto, pekin informa, nmero 34, 28 de agosto de 1968.

30 Pequim Informa , num 34. De 28 de agosto de 1968

31 Durante ms de maro da parte chinesa foram expedidos: nota de protesto entregue embaixada da URSS na China, em 2 maro de 1969; nota de protesto entregue ao Ministrio de Relaes Exteriores Sovitico, em de 7 maro de 1969; declarao do Ministrio de Relaes Exteriores da China, em 12 de maro de 1969; nota de protesto Embaixada da URSS na China, em 15 de maro de 1969. A contrapartida sovitica a estas notas expedidas ainda no mesmo ms: nota de protesto do governo sovitico ao governo da Rep. Popular da China, de 28 de maro de 1969; declarao do governo sovitico, de 15 de maro de 1969; declarao do governo sovitico ao governo da Rep. Popular da China, em 29 de maro de 1969, ao governo da Rep. Popular da China, em 29 de maro de 1969.

32 (Pekin informa, nmero 41, 15 de outubro de 1969.).

33 (Keesing`s, pg 23.436)

34 ( Pekin Informa , num 24. De 18 de junho de 1969.

35 (Pekin informa, nmero 17, 29 abril 1970. espanhol).

36 Viva el Triunfo del proletariado! (Em comemorao ao centenrio da comuna de Paris) Pekin informa, nmero 12, de 24 de maro de 1971 (espanhol).

37 Pekin informa, nmero 52, 30 dezembro 1970 espanhol

38 Pekin informa, nmero 52, 30 dezembro 1970 espanhol

39 Sobre as caractersticas tticas da poltica de Pequim I. Alexandrov, Pravda, 5 de setembro de 1972 alemo

40 Pekin informa, nmero 46, 18 de novembro de 1970.

Alexandre Milo Rodrigues Bacharel Relaes Internacionais Unibero-SP

Por Alexandre Milo Rodrigues

Вам также может понравиться