Вы находитесь на странице: 1из 17

A IRONIA NA POESIA ROMNTICA: JUNQUEIRA FREIRE E GONALVES DIAS

Patrcia Martins Ribeiro de Oliveira (PIBIC/UEMS- UUC) patricinhaletras@hotmail.com Danglei de Castro Pereira (UEMS/UUNA) danglei@uems.br RESUMO Buscaremos, nesta pesquisa, encontrar dentro do discurso de Gonalves Dias e Junqueira Freire os mecanismos utilizados para a materializao da ironia romntica na lrica destes poetas e, com isso, discutir em que medida a ironia contribui para diversidade da lrica romntica brasileira. PALAVRAS-CHAVE: Poesia romntica, reviso do cnone, ironia. ABSTRACT We will look for, in this research, to find inside of Gonalves Dias speech and Junqueira Freire the mechanisms used for the materializao of the romantic irony in the lyrical of these poets and, with that, to discuss in that measured the irony contributes to Brazilian romantic diversity of the lyrical KEYWORDS: Romantic poetry, Revision of the canon, Irony INTRODUO Durante o sculo XVIII a Europa passava por um dos grandes momentos de sua histria: A Revoluo Industrial, na Inglaterra e, no final do mesmo sculo, a Revoluo Francesa. Os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade criaram novas perspectivas no homem europeu, fato que em pouco tempo se prolongou como movimento poltico e esttico no sculo XIX. Esse movimento libertrio e revolucionrio recebeu o nome de Romantismo. A pesquisa comentou em que medida pode-se pensar a ironia como elemento constitutivo da diversidade romntica. Para tanto discorreremos sobre o conceito de ironia romntica e, posteriormente, aplicaremos um olhar investigativo as poesias selecionadas no projeto. Como se trata de um trabalho de flego curto, desenvolvido dentro do prazo de doze meses, optamos por abordar os poemas Cano do Exlio,

Marab e Leito de folhas verdes, de Gonalves Dias e A freira, O jesuta, e Meu filho no claustro, de Junqueira Freire. A escolha desses poemas de Gonalves Dias se deu pelo fato de acreditarmos que em Cano do exlio, Marab e Leito de folhas verdes fica mais evidente a relao homem/meio/ptria, o que possibilita uma maior verificao dos procedimentos racionais de cunho irnico na potica do autor. No caso de Junqueira Freire, escolhemos A freira, O Jesuta e Meu Filho no Claustro por se tratar de poemas em que os aspectos religiosos so questionados, podendo identificar a presena da ironia na poesia do autor. O objetivo geral deste projeto de pesquisa analisar a ironia contida no nosso romantismo. Abordaremos sobre os paradigmas constitutivos do nacionalismo romntico, vendo como Junqueira Freire e Gonalves Dias mobilizam os paradigmas romnticos na construo de seus poemas. Trata-se, portanto, de uma discusso crtica do que est posto na maioria dos nossos manuais de literatura. A metodologia para o desenvolvimento do projeto ser a anlise minuciosa das fontes primrias e secundrias referentes ao tema proposto. Em um primeiro momento, nossa ateno estar voltada para a explicitao da viso romntica norteada pela perspectiva crtica consagrada em nosso Romantismo. Para isso, procuraremos mapear e evidenciar os paradigmas que delimitaram as particularidades formais e temticas inerentes do chamado nacionalismo romntico. Posteriormente, apoiados no conceito de ironia romntica definido pelo Grupo romntico de Iena, perscrutaremos no corpus da pesquisa a presena de um olhar irnico em nosso movimento romntico. Podemos dizer, ento, que um dos principais percursos metodolgicos foi o cotejo da obra potica de Gonalves Dias e Junqueira Freie luz das consideraes crticas apresentadas como fontes tericas para o desenvolvimento da pesquisa. Como resultado final da pesquisa, advogamos em favor da idia de que a ironia romntic pode ser encontrada no interior das convenes poticas do romantismo como um fator que contribui para a heterogeneidade do movimento. Dessa maneira, procuramos contribuir para uma melhor compreenso do papel do poeta nos limites do romantismo brasileiro e, nesse sentido, ampliar a discusso dos limites cannicos da poesia romntica no Brasil.

Pensando nessas colocaes iremos iniciar, nas prximas sees do trabalho, a discusso dos dados coletados na pesquisa. Antes, porm, chamamos a ateno para o carter discursivo utilizado para a organizao desses dados.

SOBRE A NOO DE IRONIA Compreendendo a complexidade do conceito de ironia, nos fixaremos em dois conceitos de ironia entendidos como fundamentais para o desenvolvimento deste trabalho: a ironia retrica e ironia romntica. Quando ouvimos falar em ironia, sempre nos vem mente o significado aristotlico (POTICA, 2004, p.49) para quem a ironia um recurso esttico que possibilita a inverso do eixo de significado imediato do texto, em outros termos, a ironia faz entender o contrrio do que se diz. Nas palavras de Machado de Assis (1992, p. 35), riso de canto de boca, revs do discurso aparente. A palavra ironia prov do grego eironeia e quer dizer dissimulao.
[...] A palavra ironia no quer dizer apenas o que significava nos sculos anteriores, no quer dizer num pas tudo o que pode significar em outro, tampouco na rua o que pode significar na sala de estudos, nem para um estudioso o que pode querer dizer para outro. Os diferentes fenmenos a que se aplica a palavra podem parecer ter uma relao muito fraca. A evoluo semntica do vocbulo foi acidental, historicamente, nosso conceito de ironia o resultado cumulativo do fato de termos, de tempos em tempos no discurso dos sculos, aplicado o vocbulo ora intuitivamente, ora negligentemente, ora deliberadamente, a fenmenos que pareciam, talvez erroneamente, ter bastante semelhana com alguns outros fenmenos aos quais j vnhamos aplicado. Assim, o conceito de ironia a qualquer tempo comparvel a um barco ancorado que o vento e a corrente, foras variveis e constantes, arrastam lentamente para longe de seu ancoradouro. [...] (MUECKE, 1995, p.22)

Mueke (1995) afirma que a palavra ironia no apareceu na lngua inglesa antes de 1502 e at o comeo do sculo XVIII no entrou para o uso literrio geral. O que se havia eram termos que podem ser considerados embrionrios da palavra ironia: fleer, flout, gibe, jeer, mock, scoff entre outros, todos usados no sentido de zombaria, mofa e escrnio. Aristteles (2004) em sua Potica, Ccero (2002), em De Oratore e Quintiliano (1995) em Institutio Oratoria so exemplos de estudiosos que se dedicavam ao estudo da retrica , posteriormente, da ironia enquanto recurso de estilo, figura de retrica. a partir do final do sculo XVIII e incio do sculo XIX que a palavra ironia passou a ter significado mais especfico e incorporou aspectos advindos da filosofia e das cincias polticas.

Foi a partir do Romantismo, mais especificamente o Romantismo Alemo e de algumas idias do grupo de Iena composto por Novalis, Ludwig Tieck, Schleiermacher e os irmos August e Friedrich Schlegel, entre outros que a ironia deixou de ser vista apenas como uma figura de retrica, mas um procedimento de distanciamento crtico do autor face temtica enfocada na reflexo potica. Como observa Duarte( 2006) a ironia romntica um movimento reflexivo que antev a necessidade de aproximao da expresso artstica conscincia poltica e, por vezes, filosfica.
[...] O eu comea ento a falar em seu prprio nome na obra literria, mas essa valorizao romntica do indivduo gera um paradoxo: ao tomar conscincia de seu desejo de absoluto, o homem percebe tambm sua transitoriedade e relatividade, a sua dependncia do outro: opondo-se infinitude de seu desejo, ele sente a finitude da vida. Para o escritor, esse paradoxo apresenta-se simultaneamente como necessidade e como impossibilidade de relato complexo da realidade. A soluo encontrada a ironia romntica, atravs da qual introduz-se a figura de um eu representante da representao, instncia que se completa com a presena de um narratrio. Desnudam-se assim ironicamente o fingimento e os artifcios da construo textual e, a partir dessa incorporao da ironia aos seus processos, a literatura deixa de pretender ser mimese, reproduo da realidade, e passa a revelar-se produo, linguagem, modo peculiar de se form(ul)ar um universo, considerando-se a prpria linguagem um mundo. (DUARTE, 2006, 17-18pp.)

O artista sente-se constrangido por viver em uma sociedade que no valoriza a sua arte e reconhece apenas sua capacidade doutrinria e retrica. Mueke (1995) faz um estudo detalhado sobre a ironia romntica. Ele nos apresenta as idias dos irmos Friedrich Schlegel e August Wilhelm que acreditam que a ironia comea com a contemplao do destino do mundo em larga escala e a necessidade de retomada da viso primordial da arte, destinada a expresso da conscincia racional. Friedrich Schlegel (1994) acredita que o homem um ser finito que tenta compreender uma realidade infinita. A criao artstica, nas idias de Schlegel (1994), possui duas fases contraditrias, mas que no final se completam: a fase expansiva e a fase contrativa. Na primeira, o artista ingnuo, imaginativo e inspirado contempla a diversidade natural em busca de uma quietude imediata, fixada nas sensaes cognitivas e na uniformidade diante da natureza, vista como parmetro para o equilbrio, mesmo que momentneo. Na segunda, o percurso de equilbrio da viso expansiva conduz fragmentao e ao desequilbrio. constatao reflexiva das limitaes humanas e o contraste com o mundo ordenado do espao natural, visto como utopia impossvel de ser alcanada sem a reorganizao do prprio indivduo face as suas imperfeies onricas. a ironia

romntica. As duas fases so necessrias. O artista deve ser entusiasta e crtico. Se conseguir esse equilbrio, produzir uma obra que possui em si mesma a essncia da pureza primitiva, metaforizada por Novalis (2001) como criana ingnua o homem consciente de sua fragilidade, de sua pureza primitiva. August Wilhelm Schlegel (1994) dizia que a ironia era o balano do srio com o cmico, do imaginrio e do prosaico. A ironia possua uma funo satrica, moral e redutiva. Feitas estas colocaes podemos identificar alguns recursos estilsticos presentes na ironia romntica. Entre eles: i) o carter metalingustico, levando a crtica e a reflexo sobre os procedimentos literrios, ii) a aproximao reflexes filosficas e polticas e iii) a viso distanciada e fragmentada face realidade imediata, quase sempre, duramente criticada. Na ironia romntica, em vez do texto se mostrar como imitao do real a linguagem volta-se criticamente face ingenuidade e precariedade desta situao.
Com a ironia romntica, que no a da poca romntica, mas elemento constitutivo do romantismo alemo, do romantismo francs e de movimentos semelhantes, o que se procura ressaltar a coexistncia de contrrios, a oscilao entre objetividade e subjetividade, a construo da obra por uma conscincia em ao. Trata-se da expresso de uma arte que quer ser reconhecida como tal e por isso no se satisfaz com o srio absoluto. Atravs de constante parbase, a ironia romntica desfaz a cada momento a iluso de representao da realidade para mostrar o artista em ao, revelando a autonomia de uma arte que tem a sua realidade prpria e por isso pode misturar o srio e a brincadeira, o sonho e a realidade, o sublime e o pattico, tornando sensvel a distncia entre o mundo limitado e o infinito ideal. (DUARTE, p. 42)

Teremos uma arte feita conscientemente como arte, a ironia romntica ser um fator de autonomia em arte uma vez que pressupe o percurso reflexivo. A sensibilidade entre o mundo limitado e o infinito ideal provoca as rupturas necessrias ao crivo irnico ampliando a anlise das situaes humanas e sua complexa relao com a realidade. E um momento de auto-conhecimento, de anlise. Feitos os comentrios, mesmo que sucintos, sobre o carter da ironia romntica achamos prudente comentar um pouco da diversidade potica no romantismo brasileiro e, posteriormente, discutir o corpus selecionado na pesquisa. A FORMAO DO PENSAMENTO ROMNTICO NA EUROPA E NO BRASIL Durante o sculo XVIII a Europa passava por um dos grandes momentos de sua histria: A Revoluo Industrial, na Inglaterra e, no final do mesmo sculo, a Revoluo

Francesa. Os ideais de Igualdade, Fraternidade e Liberdade criaram novas perspectivas no homem europeu, fato que em pouco tempo se prolongou como movimento poltico e esttico no sculo XIX. Esse movimento libertrio e revolucionrio recebeu o nome de Romantismo. Diante de todos esses acontecimentos, e principalmente com a Independncia de muitas colnias americanas no sculo XIX, surge entre os intelectuais da poca um forte sentimento de nacionalidade. Como o Romantismo surgiu pouco tempo aps a Independncia do Brasil, em muitos casos, passou a ser visto como expresso da literatura nacional, uma literatura tipicamente brasileira. Foi um perodo de tomada de conscincia do Brasil enquanto nao. Podemos encontrar marcas nacionais em textos anteriores ao Romantismo. Coutinho (1960) comenta que:
[...] H que confessar tratar-se de um conceito absurdo, sem sentido. Literariamente, do ponto de vista estrito da crtica literria, no pode haver literatura colonial, se quer definir com isso a literatura produzida numa colnia ou povo colonizado, colonial. A literatura criada nessa situao pode ser inferior, da perspectiva da crtica literria, mas no colonial, isto , no se produz segundo o mesmo processo pelo qual o povo colonizador exerce a colonizao do povo colonizado. Ela ser uma literatura boa ou m, porm no se pode caracteriz-la por formas ou gneros coloniais. Esse um critrio estranho literatura, um critrio puramente poltico, abusivamente aplicado literatura por quem, no acreditando, no fundo, na literatura, a submeter ao fenmeno poltico ou social ou econmico. (COUTINHO, 1960, p.17)

As origens do movimento romntico so de difcil delimitao, mas podemos encontrar a palavra romntico empregada pela primeira vez em um sentido crtico e histrico na Alemanha, com um movimento impulsivo que questiona aspectos do pensamento Iluminista. Iniciado por volta de 1760, na Alemanha, o Sturm und Drang considerado por muitos como responsvel pela emancipao das letras alems. Conserva certos traos da Ilustrao, mas possua tendncias inovadoras ao destacar o irracionalismo e a liberdade das emoes como forma de expresso da arte. Em outros termos, temos neste movimento de um lado a razo e a preocupao aos padres ainda clssicos e, do outro, o valor das emoes, da sensibilidade e da inspirao do gnio. Nas palavras de Rosenfeld (1991)
o carter geral do movimento sugere, de imediato, a influncia de J. J. Rousseau. A volta natureza, porm, que para o pensador francs fora, antes de tudo, uma volta prpria natureza humana, simbolizada pelo bom selvagem homem guiado mais pelo corao e pela sensibilidade do que pela razo essa volta foi interpretada pelos jovens rebeldes num

sentido de primitivismo anrquico e expanso irracional os impulsos elementares. Ainda assim, bem rousseauiano o extremo subjetivismo do movimento, a psicologizao da poesia, entendida agora como confisso e auto-revelao, a valorizao do capricho individual jaime a ne suivre en toute chose que le caprice du moment - , a predileo pela paisagem rude e bravia, a descrena dos benefcios da civilizao, assim como a exaltao da inocncia infantil, do ambiente rural, do campons e das camadas populares, enquanto ingnuas e ligadas a estruturas sociais arcaicas. (ROSENFELD, 1991, p. 11)

Como j comentado, o Romantismo se desenvolveu em uma sociedade que sofria grandes mudanas sociais e polticas. Esse novo estado de coisas foi um dos responsveis pela esttica implementada pelo movimento na Europa e, por conseguinte, nas naes em que se instalou. Uma das mais representativas pode ser compreendida na ascendncia da sensibilidade enquanto comportamento espiritual de forma conflitiva e esteticamente definido pela busca por novos padres expressivos. Fica claro, portanto, que a viso romntica pode ser considerada uma viso de poca, de estilo, mas no completamente dissociada de uma viso social, poltica e filosfica. Durante esta poca de transio ao mesmo tempo em que a literatura denuncia a insatisfao com o real, oferece um abrigo ideal, um refgio face s agresses advindas do real imediato. No Romantismo quebra-se a concepo mecanicista da natureza, a uniformidade da razo, e o individualismo racionalista advindos da expresso clssica. Em seu lugar legitimado a originalidade e o entusiasmo, dando vazo ao esprito livre do gnio do vate romntico. O eu romntico torna-se um mediador entre o Eu e a natureza exterior. A vivncia da natureza ou objeto de contemplao ou lugar de refgio para o indivduo solitrio. A natureza um espetculo para o homem e o define em vrios momentos. Grande parte da literatura da poca gira em torno do conflito entre o heri ligado natureza e as tenses advindas da sociedade civilizada. O poeta, dotado de uma grande fora criadora, adquire a fora individual que possibilita a reflexo diante do mundo que o cerca.
Segundo a interpretao de Karl Mannheim, o Romantismo expressa o sentimento dos descontentes com as novas estruturas: a nobreza, que j caiu, e a pequena burguesia que ainda no subiu: de onde, as atitudes saudosistas ou reivindicatrias que pontuavam todo o movimento. (BOSI, 1994, p. 94)

O Brasil, ao contrrio da Europa, - onde a industrializao j estava presente na maioria dos pases - ainda mantinha o sistema agrrio, o latifndio e o escravismo. Apesar do Brasil no possuir uma sociedade urbano-industrial, a busca pela expresso

nacional encontrou solo frtil nos ideais romnticos. O indianismo foi uma das caractersticas marcantes em nosso movimento.
O sentimento da natureza, um dos caracteres essenciais do Romantismo, traduziu-se na literatura brasileira de maneira exaltada, transformando-se quase numa religio. A atrao da natureza americana, sua beleza, sua hostil e majestosa selvageria exerceram verdadeira fascinao sobre a mente dos escritores, que se lanaram sobre sua conquista e domnio pelas imagens e descries, ao mesmo tempo que se deixaram prender panteisticamente aos seus encantos e sugestes. Como que se desenvolveu um estado de comunho ou correspondncia entre a paisagem e o estado de alma dos escritores, poetas ou romancistas. Se essa inclinao j vicejava fortemente na literatura brasileira, herana da poca do descobrimento e primeira colonizao, que os rcades acentuaram, embora com a imaginao, por certos aspectos, ainda impregnada de vises clssicas, com o Romantismo o sentimento da natureza transformou-se num dogma e num culto, fixando-se na literatura de prosa e verso com sua presena absorvente, elevando categoria distintiva o poder descritivo do escritor e mobilizando a capacidade humana de admitir e espantar-se diante da grandiosidade e mistrio da natureza tropical. [...] (COUTINHO, 2002, p. 26)

Nossos poetas tiveram a inteno de realizar uma nova poesia. Da a valorizao da originalidade do artista. O poeta, gnio criador, deveria deixar-se guiar pela espontaneidade, em vez de copiar o que l. Os brasileiros queriam ser vistos como brasileiros possuidores de uma cultura prpria.
Carente do binmio urbano indstria-operrio durante quase todo o sculo XIX, a sociedade brasileira contou, para a formao de sua inteligncia, com os filhos de famlias abastadas do campo, que iam receber instruo jurdica (raramente mdia) em So Paulo, Recife e Rio (Macedo, Alencar, lvares de Azevedo, Fagundes Varela, Bernardo Guimares, Franklin Tvora, Pedro Lus), ou com filhos de comerciantes luso-brasileiros e de profissionais liberais, que definiam, grosso modo, a alta classe mdia do pas (Pereira da Silva, Gonalves Dias, Joaquim Noberto, Casimiro de Abreu, Castro Alves, Silvio Romero). [...](BOSI, 1994, p.92)

Para os escritores romnticos, o artista tem uma grande capacidade de criar mundos imaginrios. A realidade vista sob o lado pessoal do artista. Geralmente o artista se evade para um mundo idealizado, no h lugar para ele no mundo real. Para Coutinho (2002, p. 25) no Brasil, a valorizao da histria e do passado nacional constitui uma das mais importantes atividades durante o romantismo. [...]. A colocao do crtico compreende uma das principais caractersticas do primeiro impulso romntico no Brasil: o sentido de auto-afirmao nacionalista. Como a fauna e flora nacionais eram muito ricas, no foi difcil para os primeiros romnticos, retomando muito do nativismo dos autores precedentes, encontrar no extico de nosso cenrio nacional, material temtico para a afirmao de uma nova realidade social que se apresentava, aps 1822, como independente e livre.

Neste primeiro momento, procuramos comentar a diversidade da noo de ironia conduzindo o leitor compreender, mesmo que sucintamente, o conceito de ironia romntica. Na prxima seo do trabalho debruar-nos-emos em comentrios que visam apresentar a presena da ironia romntica nas poesias selecionadas como corpus da pesquisa. GONALVES DIAS: O NACIONAL COMO ELEMENTO DE IRONIA Gonalves Dias foi um dos poetas romnticos que expressou as belezas naturais do nosso pas. O poeta movimenta seu olhar sobre a realidade pela tica otimista dos primeiros romnticos, mas no distanciamento desta postura que podemos encontrar a ironia. Em seus poemas esto presentes as raas que compuseram a nossa nacionalidade: o ndio, o negro e o portugus. A maneira que soube transmitir na Cano do Exlio seu amor terra natal, rendeu-lhe grande popularidade.

Em 1847 publicou Gonalves Dias os seus Primeiros Cantos (datados de 1846), que foram recebidos com justos louvores pela critica indgena e estrangeira. Alexandre Herculano que nessa poca pontificava nas letras portuguesas, mimoseou-o com uma pgina de critica que foi para o poeta maranhense a maior satisfao de sua vida literria, como ele o declara no Prefacio de Leipzing de 1857. (PARANHOS, 1973, p. 80)

Ao abrir o livro Primeiros Cantos, podemos ver no prlogo que Gonalves Dias discute os procedimentos poticos romnticos, confrontando-os com os clssicos. Ele fala para o leitor que seus poemas no tm uniformidade nas estrofes e nem unidade de pensamento j que foram compostos em pocas e espaos diferentes. Gonalves Dias, elogiado por Alexandre Herculino no ensaio Futuro Literrio de Portugal e do Brasil, publicado na Revista Universal Lisbonense, em 1847, faz um paralelo entre Portugal e Brasil. Herculano e antes de Almeida Garrett (1973), diz que o Brasil um pas forte, que est na infncia e que esperanoso e vvido, ao contrrio de Portugal, que velho e triste. Retomando as colocaes de Gonalves Dias, no prlogo j citado, Herculano, apesar de apontar alguns defeitos de linguagem nos poemas gonalvinos, acredita que o poeta brasileiro o exemplo da verdadeira poesia nacional do Brasil. Roncari (1995, p. 304), comenta que:
No autor da Cano do Exlio, encontramos plenamente realizadas duas das principais caractersticas da poesia romntica: a expresso lrica do eu e o canto da terra e dos indgenas brasileiros, que a histria literria

convencionou chamar de poesia indianista ou simplesmente indianismo. (RONCARI, 1995, p.304)

Este procedimento enunciativo propicia, na potica de Gonalves Dias, um teor nacional, fato que compreende uma das faces de sua poesia, a qual podemos denominar nacionalismo literrio. Lembramos, entretanto, que a poesia de Gonalves Dias no se fecha unicamente na esfera nacionalista, pelo contrrio, acreditamos que a heterogeneidade de sua produo que indica sua importncia dentro do contexto literrio brasileiro. Como j salientado, o pensamento da poca estava voltado para a valorizao da terra natal, as caractersticas de cada regio, a afirmao regional e a critica da sociedade que se moldou, o Romantismo rejeitava a sociedade urbano-burguesa e idealizava a natureza. Fato que levou a valorizao do novo mundo. Os indgenas, que antes eram vistos com maus olhos, agora eram idealizados. Um exemplo latente do nacionalismo de Gonalves Dias pode ser encontrado no celebre poema Cano do exlio. Gonalves Dias neste poema retrata a saudade que sente o pas, compara o espao brasileiro ao espao da Europa. O percurso de exaltao das belezas naturais colocando a ptria numa posio superior em relao a uma terra distante e distinta. Podemos notar em Cano do exlio a subjetividade atravs da utilizao da primeira pessoa do discurso Minha terra tem palmeiras, Nosso cu tem mais estrelas e Mais prazer encontro eu l. O eu-lrico sente saudades da terra-natal e a identifica como individual atravs da utilizao reiterada de pronomes possessivos. A natureza nacional descrita como superior implica em um dos recursos frequentemente utilizados por Gonalves na construo de seu olhar nacionalista: a descrio pormenorizada do espao natural brasileiro e a utilizao de elementos da fauna e flora como smbolos da singularidade deste espao. Em Leito de folhas verdes, teramos outro exemplo da utilizao do espao natural como smbolo de nacionalidade temos um eu-lrico feminino que clama pela falta do amado ausente. O eu-lrico adapta o cenrio medieval para a floresta, valorizando o nosso espao. A todo instante o eu-lrico fala do ambiente, a lua e as estrelas brilham, simbolizando a espera e, posteriormente, a agonia do abandono. A brisa e a flor que desabrocham so aproximadas ao estado de espera lrico-amorosa que

perpassa a construo do poema, pois o eu-lrico descrito como aquela flor que espera ainda. Dessa forma, podemos identificar no percurso gonalvino a correlao entre o espao nacional e a afirmao de estados individuais evocados pelos espao natural nos personagens. A influncia da tradio medieval seria outra constante neste poema, mas como nos fixamos em descrever os recursos para a afirmao do olhar nacionalista em Gonalves Dias, nos limitamos a compreender que na aproximao da tradio medieval estaria uma das formas de ironia contida no poema. A ironia estaria na correlao da figura feminina em Leito de folhas verdes ao espao metafrico da nao abandonada pelo nativo povo e entregue merc de sua sorte, esperando o retorno do olhar do Jatir como forma de retomar sua grandeza primitiva e, nesta linha de leitura, apresentar-se como plena e livre. O poema expe a necessidade de fixar o olhar ao espao nacional, da o carter cclico que perpassa o poema e a identificao da natureza como elemento que espera o conato com o nativo. uma inverso da relao entre colonizador e colonizado. O sujeito potico anseia pelo retorno de uma plenitude anunciada pelos elementos da natureza, mas negligenciada pelo nativo que tarda a reconhecer o valor destes elementos. Em Marab o percurso irnico apontado acima fica mais visvel. O isolamento da figura feminina que se apresenta como filha de Tup remete a uma consonncia com o espao nativo e na contraposio com a caracterizao europia de Marab que o eu-lrico utiliza a descrio fsica da ndia mestia como forma de valorizar a heterogeneidade de nossas matrizes formativas antropologicamente. Neste poema temos uma voz feminina que clama pelo reconhecimento de sua nacionalidade, mesmo sendo fisicamente caracterizada como europia. Eu vivo sozinha; ningum me procura!. Os ndios reconhecem sua beleza, mas no a querem por ser Marab, mestia. Ela tem belos olhos azuis, da cor de safira. Seu rosto alvo como as areias batidas do mar, mas a opo nativa pelos caracteres nacionais, no caso, indgenas Quero antes uns olhos bem pretos, luzentes; Quero antes um rosto de jambo corado,. Seus cabelos loiros como ouro despertam a busca por marcas de brasilidade, metaforizadas na aluso aos cabelos lisos e negros dos ndios. Gonalves Dias, em Marab, coloca os caracteres nativos em posio superior aos europeus. A adoo da cultura indgena como paradigma para as origens mticas da cultura brasileira pode ser delineada como mais um dos comportamentos estilsticos adotados por Gonalves Dias na construo do nacionalismo em Leito de folhas

verdes e Marab. Esta opo entra em consonncia com a idia de que o romantismo brasileiro apresenta aspectos irnicos dispersos em seu interior, pois a inverso irnica questiona a utopia da correlao imediata entre espao natural e afirmao de nacionaidade. a apresentao de um olhar que questiona o ufanismo de Cano do exlio para apresentar a complexidade de nossa formao cultural. Como Marab somos mestios. O clamor da ndia toco o percurso inventivo do eu-lrico no poema, que fixa o olhar na contradio entre a beleza europia da mestia e o anseio por ser reconhecida como filha de Tup. O ndio considerado como nativo legtimo do Brasil desencadeia uma busca pelo passado, mas ao mesmo tempo expe a fragilidade de compreend-lo como expresso unilateral do sentido de nacionalismo. Nossos romnticos buscaram no ndio nossas razes, mas seria necessrio compreender a hibridez da imagem do indgena, adaptado ao olhar europeu, justificando a advertncia de Candido (2002) para quem o heri medieval foi transformado em ndio, descaracterizando sua natureza primitiva e justificando o sentido de falta cantado em Leito de folhas verdes. No tnhamos um ndio real, mas um heri medieval em pele de ndio. Em poemas como O canto do Piaga, Cano do Tamoio, entre outros, podemos ter uma idia deste comportamento. Em O canto do Piaga, o eu-lrico fala de sua aflio diante da passividade dos guerreiros da tribo face degradao cultural que se aproxima. O Canto do Piaga dividido em trs partes, na primeira temos o eu-lrico narrando o que lhe acontecera noite, o sonho e a previso do fim da tribo. Neste percurso demonstra sua aflio aos guerreiros da tribo e relata a presena do Anhang, demnio mstico em forma de serpente alada, que funciona como guardio da tribo. Na segunda parte o eu-lrico diz tribo que o Anhang previra um grande desgraa e informa que preciso que a tribo se prepare para a guerra, para defender sua cultura, sua nao. Na terceira parte, o eu-lrico fala para a tribo que Anhang lhe contou que viro monstros pelo mar. Esses monstros acabaro com a tribo, mataro os guerreiros e roubaro as mulheres. E o que sobrar a tribo segundo Anhang: Fugireis procurando um asilo, / Triste asilo por nvio serto;/ Anhang de prazer h de rir-se./ Vendo os vossos quo pouco sero. A tribo ser destruda, no sobraro muitos guerreiros e os que sobrarem vo fugir. Os monstros fortes que traro a desgraa para a tribo so os colonizadores, mais especificamente, os portugueses. Gonalves Dias mostra o ndio aflito, com medo que algo acontea. O temor dos monstros revela a impotncia do

nativo diante do colonizador. A recomendao do Anhang a da preservao do cultura, posto que a luta armada no ser vitoriosa. Neste percurso, podemos identificar a constatao da necessidade de manuteno dos valores culturais como forma de preservao da tribo. O que ocorre, porm, a negligncia do nativo, sua passividade fator preponderante para a concretizao das previses do esprito da floresta. como se Anhang, assim como, a figura feminina em Leito de folhas verdes e Marab apresentassem a necessidade de valorizao no s da natureza exuberante do Brasil como tema nacional, mas a fixao dos valores culturais, negligenciados pelos poetas romnticos. Poucos so os textos que filtram aspectos internos da cultura primitiva que, legada ao ostracismo, acaba esquecida. Neste ponto tocamos no carter irnico contido nos poemas comentados. O extico e o pitoresco de nossa realidade so elementos de afirmao nacional, mas, em nvel profundo, denunciam a ingenuidade da utopia nacionalista ao revelar um aspecto exterior cultura brasileira vista quase sempre pela tica do colonizador. Sabemos que uma discusso neste sentido amplia o conceito de nacionalismo como prolongamento das interferncias culturais no processo de formao da cultura brasileira, fato que extrapola os limites do trabalho, mas que ser abordado em momentos futuros. JUNQUEIRA FREIRE: UM POETA REBELDE Antes de iniciarmos os comentrios sobre os poemas selecionados como corpus na potica de Junqueira Freire1, optamos por fazer uma breve apresentao do poeta. Vamos a ela. Junqueira faz o percurso pela stira, pela exposio de uma realidade desfigurada e noturna. Na viso de Freire a vida mais tediosa e as convenes burguesas so questionadas. As figuras humanas vo sendo manipuladas pelo eu-lrico, quase sempre, consciente da fragilidade da viso positiva e propenso a estabelecer um ponto de vista crtico diante da bondade humana e, em muitos momentos, a fragilidade das convenes religiosas. Poeta da segunda gerao romntica Junqueira Freire tem uma obra marcada pelo sentimento religioso, a obsesso pela morte e um sensualismo exacerbado que, em alguns momentos, toco o erotismo. Publicou uma nica obra em vida, pouco antes de morrer aos 23 anos intitulada Inspiraes do Claustro.

No que se refere s informaes sobre vida e obra de Junqueira Freire tomamos por base CITAR A Fonte

Nasceu em Salvador, no ano de 1832, em virtude de sua sade precria (problemas cardacos), fez estudos primrios e de latim com dificuldade. Em 1849 entrou para o Licel Provincial e cursou Humanidades, destacou-se como grande aluno e dois anos mais tarde entrou para a Ordem dos Beneditinos. Freire mostrou no ter a menor vocao monstica e se estava no Mosteiro de So Bento de Salvador era apenas para fugir da presso familiar. Em 1853, pediu a secularizao e, no ano seguinte, conseguiu se libertar das disciplinas monsticas, mas seria sacerdote pelo resto de sua vida por causa dos votos eternos. Ao sair do mosteiro, foi viver na casa da me, onde fez uma breve autobiografia e reuniu seus poemas no que seria as Inspiraes do Claustro. Morreu em 1855, vitima de problemas cardacos. Em sua obra vemos uma forte critica religiosidade em uma atitude puramente romntica, mas podemos dizer que na obra de Freire apresenta traos da tradio clssica, como o prprio poeta aponta no prefacio de Inspiraes do Claustro: Pelo lado da arte, meus versos segundo me parece, aspiram casar-se com a prosa dos antigos. (p.4, 1867). Freire chegou a publicar um tratado de retrica em 1852, no qual aplicava as convenes tradicionais com exemplos aos autores nacionais. Embora poeta romntico, preferiu que a razo prevalecesse em sua poesia:
A hora da inspirao um mistrio de luz que passa inapercebvel. Contudo eu tenho conscincia de que, por mais etreo que seja aquele momento, cantei to somente o que o imperativo da razo inspirou-me como justo. (FREIRE, 1867, p. 4)

Em seguida comentaremos trs poemas de poemas de Freire: O Jesuta, A Freira. Entendemos que nesses poemas e em tantos outros, caso por exemplo, de Meu filho no claustro, o poeta apresenta uma viso inquietada diante do tema religioso, fato que conduz a presena da ironia em sua obra. Em O Jesuta a temtica central a referncia chegada dos padres jesutas ao espao brasileiro. No poema podemos encontrar uma descrio emocionada do eu-lrico diante da ordem religiosa. O carter de louvao, no entanto, vai sendo redimensionado pela viso mais lcida diante da precariedade do sentido de liberdade conseguido pela colonizao do nativo. O eu-lrico narra sua chegada ao espao brasileiro e o encontro com o indgena. O indgena mira a flecha em sua direo. Este v que os indgenas possuam inmeras riquezas, tais como ouro e prata, mas faltava-lhes a riqueza maior: a crena em Deus. O eu-lrico acredita inicialmente que pode salvar os indgenas convertendo-os f crist,

mas o olhar do eu-lrico aponta para a desvalorizao da cultura indgena, fato que redimensiona a poesia rumo ao carter ambguo da ao catequizadora. O poema, nesse nvel de leitura, parte da viso religiosa para a deflagrao da precariedade dos valores cristos quando pensados sob a tica da libertao das naes. uma inverso da conscincia ideal na figura religiosa. O percurso temtico em O Jesuta inocenta o nativo e, na medida que apresenta o declnio da crena crist, aponta para a precariedade das convenes humanas em um bem pleno e divino. O sujeito potico, nesse sentido, contamina a pureza do nativo pelo contato com o jesuta. Tanto o nativo quanto o jesuta so absorvidos pela inrcia da ao social que endossa a fragilidade do ndio, ma no o salva. Essa atitude temtica entra em consonncia com a conscincia crtica da viso irnica no romantismo, pois por meio da descrio da bondade inata do nativo que as aes de converso do gentil em cristo so enfocadas. Nela no h a preservao do sentido de cultura indgena, nem a manuteno dos valores tribais, antes apresentada a desfigurativizao dessa cultura, fato que reorganiza a aparente bondade do jesuta e, por conseguinte, do homem branco rumo ao vis irnico aqui comentado. Em A Freira, temos um eu-lrico feminino que critica sua vida no convento. Ela no se sente feliz. Queria uma vida diferente em que o sentido de liberdade seja aproximado ao ideal religioso de plenitude espiritual. A brevidade da vida e os lamentos induzem o eu-lirico a uma viso sensual do ambiente eclesistico. Esta viso carnal e humanizada, na voz do eu-lrico feminino, conduz a uma fragmentao da f religiosa. A f, porm, est contida na crena ao aspecto mtico do divino. O que questionado, nesse sentido, a vivncia individual do sujeito, sua compleio humana leva a imperfeio e a degradao dos ideais puros. Em seu lugar surgem as implicaes humanas e a condio humana leva o eu-lrico aos constantes questionamentos observveis ao longo do poema. Em Meu filho no Claustro, temos um eu-lrico feminino, aproximado figura de uma me que sofre pela escolha infeliz do filho pelo celibato. Podemos ver que esse poema se assemelha tematicamente aos dois poemas comentados, embora deixe entrever questes sociais que motivam a escolha do celibato. Ao associar o poema Parbola do Filho Prodgio da Bblia identificamos a ironia contida no percurso temtico de Freire, pois o poeta opta por expor a fragmentao da bondade inata sempre associada, em grande parte do romantismo, figura humana. preciso sofrer para converter a conscincia da fragilidade em pureza individual e isso entra em choque cm a

viso individualizada do eu-lrico feminino em Meu filho no claustro. So as convenes sociais que impelem o jovem a vida eclesistica, no um percurso vocacional puro. Essa idia traz cena a constatao das implicaes econmicas e sociais associadas famlia burguesa, fato que explica o chora da me e, posteriormente, a acomodao, como na parbola bblica aos designos divinos, aqui brevemente questionados pelo tom inquisitivo da voz feminina que chora seu filho no claustro. CONSIDERAES FINAIS Ao concluirmos este trabalho achamos prudente retomar a questo inicial que motivou a discusso. Pensamos em apresentar consideraes crticas que viabilizassem a presena do carter irnico na poesia dos poetas aqui comentados. Gonalves Dias aborda em sua potica a relao entre homem/meio/ptria, movimentando seu olhar sob a tica dos primeiros romnticos, mas, nesse percurso, em alguns poemas, aponta para a ingenuidade da utopia nacionalista. Junqueira Freire, por sua vez, ao abordar a temtica religiosa apresenta uma inquietao temtica diante da bondade inata associada aos preceitos humanos. Sua religiosidade no rebelde diante do dogma religioso, mas perante a figura humana, tida como imperfeita e repleta de procedimentos pecaminosos. Tanto em Gonalves Dias quanto em Junqueira Freire a leitura dos poemas confirma a presena da ironia, no como endosso tradio, mas como forma de ampliar os limites temticos desta tradio, aqui identificada como irnica.

AGRADECIMENTOS Agradecemos Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul pela concesso de uma bolsa de Iniciao Cientifica de agosto de 2008 a agosto de 2009. Sem a qual os resultados da pesquisa ficariam comprometidos. REFERNCIAS
ALVES, C. Poesias completas. 2 ed. So Paulo: Saraiva, 1957. BANDEIRA, M. Romnticos. In: ___. Apresentao da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Tecnoprint S.A ,1963. p.65- 95. BOSI, Alfredo. Histria Concisa da Literatura Brasileira. So Paulo: Cultrix, 1985. CNDIDO, A. Formao da literatura brasileira. 3ed. So Paulo: Cultrix, 1969. Vol. II CNDIDO, A. O romantismo no Brasil. So Paulo: Humanitas/FFLCH, 2002. CASTELO, J. A. A introduo do Romantismo no Brasil. So Paulo: Tese mimeografada, 1950.

CAVALHEIRO, E. Panorama da poesia brasileira. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1959. Vol. II. COUTINHO, Afrnio. Conceito de Literatura Brasileira (Ensaio). Rio de Janeiro: Livraria Acadmica, 1960. CUNHA, F. O Romantismo no Brasil: De Castro Alves a Sousndrade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971. p. 47-52. DIAS, Gonalves. Primeiros Cantos. So Paulo; Aguilar, 1967. DUARTE, Llia Parreira. Ironia e humor na literatura. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2006. FREIRE, Jos Joaquim Junqueira. Inspiraes do Claustro. 2 ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1867. <HTTP://www.dominiopublico.gov.br> Acessado em 22/09/2008 GUINSBURG, J. (org.) O Romantismo. 3ed. So Paulo: Perspectiva, 1993. HOLANDA, S. B. de. Razes do Brasil. 4 ed. So Paulo: Cia das Letras, 1998. MUEKE, D. C.. Ironia e o Irnico. So Paulo: Perspectiva, 1995. NOVALIS, F. H.. Plen. Traduo de Rubens Rodrigues T. Filho. 2 ed. So Paulo: Iluminuras, 2001. OTTE, G. O romantismo segundo Walter Benjamin. Boletim/CESP. V.15, n.19, jan./dez.1995. RONCARI, Luiz. Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos ltimos romnticos. So Paulo: Edusp, 1994. ROSENFELD, Anatol. Da Ilustrao ao Romantismo. In: Hamann, G. J; et al. Autores pr-romnticos alemes. Trad. Joo Marschner. 2 ed. So Paulo: EPU, 1991. SCHLEGEL, F. Conversa sobre poesia e outros fragmentos. Traduo de Victor-Pierre Stirnimann. So Paulo: Iluminuras, 1994.

Вам также может понравиться