Вы находитесь на странице: 1из 4

Mecanismos de ao dos antimicrobianos Vrios so os possveis alvos para os agentes antimicrobianos.

O conhecimento dos mecanismos de ao destes agentes permite entender sua natureza e o grau de toxicidade seletiva de cada droga.

Exemplos das principais estruturas ou etapas metablicas afetadas por antibiticos


(Adaptado de Madigan et al., Brock Biology of Microorganisms, 2003)

1) Inibio da sntese da Parede Celular: estes agentes antimicrobianos correspondem aos mais seletivos, apresentando um elevado ndice teraputico. penicilinas, ampicilina e cefalosporinas: contm em sua estrutura um anel -lactmico, que interage com protenas denominadas PBPs (Penicillin Binding Protein), inibindo a enzima envolvida na transpeptidao, responsvel pela ligao entre as cadeias de tetrapeptdeos do peptideoglicano. Com isso, h o impedimento da formao das ligaes entre os tetrapeptdeos de cadeias adjacentes de peptideoglicano, ocasionando uma perda na rigidez da parede celular. Acredita-se tambm que tais drogas podem atuar promovendo a ativao de enzimas autolticas, resultando na degradao da parede.

Mecanismo de ao dos antibiticos -lactmicos


(Adaptado de Atlas, R.M., Principles of Microbiology, 1997)

bacitracina: Interfere com a ao do carreador lipdico que transporta os precursores da parede pela mebrana. Resulta na no formao das ligaes entre o NAM e NAG. vancomicina: liga-se diretamente poro tetrapeptdica do peptideoglicano. ainda a droga de escolha para linhagens resistentes de S. aureus. 2) Ligao Membrana Citoplasmtica: so agentes antimicrobianos que muitas vezes exibem menor grau de toxicidade seletiva. Polimixinas: Ligam-se membrana, entre os fosfolipdeos, alterando sua permeabilidade (detergentes). So extremamente eficientes contra Gram negativos, pois afetam tanto a membrana citoplasmtica como a membrana externa. Ionforos: Molculas hidrofbicas que se imiscuem na Membrana citoplasmtica, permitindo a difuso passiva de compostos ionizados para dentro ou fora da clula.

Exemplo de um antibitico que atua como ionforo


(Adaptado de Atlas, R.M., Principles of Microbiology, 1997)

3) Inibio da sntese de cidos nuclicos: seletividade varivel. Novobiocina: se liga a DNA girase, afetando o desenovelamento do DNA, impedindo sua replicao. Quinolonas: Inibem a DNA girase, afetando a replicao, transcrio e reparo. Rifampicina: Ligao RNA polimerase DNA-dependente,

bloqueando a transcrio. 4) Inibio da traduo: So geralmente bastante seletivos. Correspondem a um dos principais grupos de agentes antimicrobianos, uma vez que a sntese protica corresponde a processo altamente complexo, envolvend vrias etapas e diversas molculas e estruturas.

Diferentes etapas da traduo que podem ser afetadas por agentes antimicrobianos
(Adaptado de Atlas, R.M., Principles of Microbiology, 1997)

Estreptomicina e gentamicina: Liga-se subunidade ribossomal 30S, bloqueando-a e promovendo erros na leitura do mRNA. Interferem com a formao do complexo de iniciao. Tetraciclina: Liga-se subunidade ribossomal 30S (stio A), impedindo a ligao do aminoacil-tRNA. Cloranfenicol: Liga-se subunidade ribossomal 50S e inibe a ligao do tRNA e da peptidil transferase, inibindo a elongao. Eritromicina: Liga-se subunidade ribossomal 50S e inibe a elongao.

Exemplos de drogas que interferem com a sntese protica


(Adaptado de Atlas, R.M., Principles of Microbiology, 1997)

5) Antagonismo metablico: geralmente ocorre por um mecanismo deinibio competitiva. Sulfas e derivados: inibio da sntese do cido flico, pela competio com o PABA. Trimetoprim: bloqueio da sntese do tetrahidrofolato, inibindo a dihidrofolato redutase.

Similaridade estrutural entre a sulfanilamida e o PABA (importante precursor da sntese de purinas)


(Adaptado de Atlas, R.M., Principles of Microbiology, 1997)

Isoniazida: afeta o metabolismo do NAD ou piridoxal, inibe a sntese do cido miclico - "fator corda".
retornar

Вам также может понравиться