Вы находитесь на странице: 1из 19

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO

Departamento de Cincias Gerenciais


Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)
INTRODUO A PSICOLOGIA1

No decorrer da histria da humanidade, o homem tem demonstrado interesse em conhecer suas origens. Podemos observar, por exemplo, nos smbolos deixados pelos egpcios, h milnios, sua preocupao com o ser humano. Encontramos desenhos/smbolos retratando seus sentimentos de angstia, ansiedade, alegria, tristeza e sua prpria histria. Na Grcia antiga, os filsofos, preocupados com o saber, se voltaram para todas as reas do conhecimento, especulando sobre os mais diversos aspectos da Psicologia. O prprio termo "Psicologia" de origem grega, (letra grega psi), formando pelas palavras psique - que significa alma (e alma era defendida pelos gregos como a fonte da vida, o que animava ou dava vida ao corpo) - e logos que significa estudo. Portanto, etimologicamente, (origem de uma palavra) Psicologia significa o estudo da alma.

Objeto de estudo A palavra "alma" foi adquirindo inmeras conotaes e passou a ser inadequada para o contexto da Psicologia. A Psicologia, por ser uma cincia recente, apresenta uma diversidade de objetos de estudos, como comportamento, conscincia, personalidade, inconsciente, entre outros. Porm, dentro das organizaes e do propsito deste estudo, adotamos como objeto de estudo o comportamento humano. importante observar que, quando se fala em conscincia, personalidade, ou qualquer outro referencial estudado pela Psicologia, suas expresses so sempre encontradas no comportamento humano. muito comum ouvirmos que a Psicologia estudo o Homem. Porm, sabemos que o Homem estudado por todas as cincias Humanas: Antropologia, Poltica, Economia, entre outras. Portanto, podemos definir que a Psicologia o estudo do Comportamento Humano. Dada complexidade que o ser humano, cada cincia humana ocupa-se de uma de suas partes, caracterizando esta parte como o seu objeto de estudo. Na Psicologia, o objeto o comportamento, e a matria prima o ser humano. Considera-se comportamento toda e qualquer ao: pensar, brincar, andar, odiar, falar, escrever, correr, cantar, aprender, esquecer, amar, trabalhar, sonhar, gritar, estudar, etc. O que a Psicologia busca compreender porque uma pessoa comporta-se de uma maneira e no de outra. Identificando as variveis que controlam os comportamentos humanos, podemos interferir e dar rumos mais adequados vida das pessoas e das organizaes.

Psicologia como Cincia A Psicologia, enquanto preocupao humana vinculada Filosofia, j tem dois milnios de histria. Seu aparecimento ocorreu na Grcia Antiga, perodo anterior era crist, e se estendeu at 1879 quando, na Universidade de Leipzig, Alemanha, Wilhelm Wundt fundou o primeiro Laboratrio de Psicologia Experimental. A partir deste fato, a Psicologia se desvinculou das especulaes filosficas e passou para o campo da cincia, por meio da utilizao do mtodo cientfico.

O que ento a cincia? Compe-se de um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade (objeto de estudo), expresso por meio de uma linguagem precisa e rigorosa. Estes conhecimentos devem ser obtidos de maneira programada, sistemtica e controlados, para que se
1

Manuscrito elaborado por Eliana Santos, Psicloga pela UBC e mestranda pela PUCCamp. Redigido a partir de textos elaborados pelo professor Daniel Ramos Deschauer, e complementados por outros referenciados ao final deste.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

permita a verificao de sua validade.Assim podemos apontar o objeto dos diversos ramos da cincia e saber exatamente como determinado contedo foi construdo, possibilitando a reproduo da experincia, desta forma, a saber, pode ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido. [...] objeto especfico, linguagem rigorosa, mtodos e tcnicas especficas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade, fazem da cincia uma forma de conhecimento que supera e muito o conhecimento espontneo do senso comum. Esse conjunto de caractersticas o que permite que denominemos cientficos a um conjunto de conhecimentos (BOCK, 1999, p.19-20). Com o status de cincia, a Psicologia passa a utilizar o mtodo cientifico e a cumprir as exigncias da comunidade cientfica. Transcrevemos a seguir algumas exigncias relacionado-as com a Psicologia. Objeto de estudo: toda a cincia deve possuir um campo de estudo prprio e delimitado. A Psicologia tem por objeto prprio o comportamento (que observvel).

Toda cincia deve fazer uso da experimentao e/ou observao, que permitam reexames do
mesmo problema por pesquisadores diferentes, com vista confirmao ou refutao dos resultados.A experimentao uma interferncia no comportamento do organismo que est sentido estudado. Este no reage em situao natural, mas numa situao em que o observado o coloca. O observador controla a situao, isto , ele estimula o organismo para observar se modo de reagir (BARROS, 1987, p.8). Na experimentao, o observador tira ou acrescenta algo no ambiente para averiguar se h alterao no comportamento. Geralmente, trabalha-se com dois grupos: um que sofre interferncia e outro que seguir seu curso natural para depois se comparar os resultados obtidos. Pode-se, ainda, utiliza-se de dois ou mais grupos, aplicando ou retirando de cada uma deles uma varivel diferente. Quando se fala em observao comum uma etapa da cincia, refere-se a uma observao sistemtica, planejada, criteriosamente registrada numa linguagem precisa e rigorosa. Assim, a Psicologia, principalmente por ser uma cincia humana, alm da pesquisa tradicional, faz uso de outras maneiras de se pesquisar, mantendo todo o rigor de uma cincia. Embora, as pessoas possuam caractersticas prprias, algumas concepes tericas concebem que elas as adquirem tambm dentro do seu contexto histrico, social e cultural. Assim, so aceitas pesquisas que envolvam histrias de vida (ou estudo de caso) de um nico individuo, encontram-se nele caractersticas que so prprias da espcie humana, o que permite a generalizao. A Psicologia se preocupa fundamentalmente com os comportamentos que individualizam o ser humano, porm, ao mesmo tempo, procura leis gerais que, a partir das caractersticas da espcie, dentro de determinadas condies ambientais, prevem o comportamento decorrente (LANE,1991, p.8).

Psicologia, misticismo e prticas alternativas O Tar, a Astrologia, a Quiromancia, a Numerologia, entre outras, so prticas adivinhatrias que no so aceitas e nem fazem parte da Psicologia. Algumas pessoas procuram tais prticas por que buscam solues rpidas para seus problemas. Da mesma forma, a auto-ajuda, a Neurolingistica ou as terapias alternativas (Cromoterapia, Florais de Bach...) so terapias que no tm nenhum vnculo com a Psicologia, ou outras cincias.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

reas de atuao do Psiclogo A Psicologia possui vrios campos estudo e atuao, tendo reas tradicionais clnica, a educacional e a organizacional.

A rea clnica mais conhecida pelas terapias, que podem ser individuais ou em grupo, e tem
como objetivo levar o indivduo a se conhecer melhor, trabalhar seus mecanismos de defesa, controlar suas angstias, ansiedades, medos e fazer uso adequado de seu potencial, visando aproveit-lo ao mximo. Na Medicina, a Psicologia Clnica auxilia pesquisando sobre alteraes comportamentais aps a utilizao de certos medicamentos ou procedimentos; maneira de trabalhar o isolamento em internaes prolongadas; doenas fsicas causadas pelas emoes. No trabalho, a Psicologia Clnica contribui com pesquisas sobre ansiedades, angstias e neuroses relacionadas s atividades, estresse, doenas psicossomticas, doenas ocupacionais e demais distrbios observados nesse ambiente.

Na educao, estudam-se todas as fases do desenvolvimento humano e de aprendizagem. O


que o indivduo aprende, como e o que faz com este conhecimento em que momento do desenvolvimento ele acontece. A Psicologia Escolar e Educacional tem evoludo tanto no aproveitamento do potencial humano e na facilitao da aprendizagem de indivduos normais como na elaborao de programas especficos para indivduos excepcionais (deficientes mentais, fsico, auditivos, visuais etc.). Suas pesquisas auxiliam tambm na construo de treinamentos adequados dentro das organizaes.

Psicologia organizacional est vinculada ao surgimento dos trabalhos de orientao


educacional que se ocupa do comportamento humano dentro das organizaes voltadas para trs grandes blocos distintos nas cincias sociais: o comportamento microrganizacional, que deriva da psicologia e da pesquisa comportamental; o comportamento mesorganizacional, originado da Psicologia Social e da Sociologia Interacionista; o comportamento macrorganizacional, deriva da Economia, da Sociologia Estrutural, da Antropologia Cultural e da Cincia poltica.

Comportamento microrganizacional: refere-se ao comportamento individual, particularidade de cada pessoa. O comportamento microrganizacional estudado unicamente pela psicologia e volta-se para as questes ligadas s diferenas individuais, personalidade, aprendizagem, percepo, motivao e estresse, que desencadeiam estudos sobre seleo de pessoal, avaliao de desempenho, atitudes no local de trabalho, satisfao no trabalho, entre outros. Comportamento mesorganizacional: volta-se aos comportamentos das equipes e dos grupos. Aborda tpico como socializao, liderana, cooperao, competio, estudos de grupos e dinmica de grupo.Comportamento macrorganizacional: diz respeito compreenso dos comportamentos de empresas inteiras. As origens do comportamento Macrorganizacional podem ser situadas em quatro disciplinas principais: a Sociologia, com suas teorias sobre estruturas; a Cincia Poltica, com suas teorias sobre poder, conflito, negociao e controle; a Antropologia Cultural, com suas teorias sobre simbolismo, influncia cultural e anlise comparativa e a Economia, com suas teorias sobre competio e eficincia. Dentro das organizaes o comportamento da empresa que determina como as pessoas e os grupos devem se comportar e se relacionar com a empresa.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

De acordo com Azevedo (1995, p. 67), podemos encontrar na histria da psicologia, voltada para o estudo da relao do indivduo com trabalho, trs formas de atuao distintas, uma sendo denominada como psicologia industrial, em outro momento como psicologia organizacional, e o mais recente como psicologia do trabalho.

Psicologia Industrial A psicologia industrial, segundo Milioni, (2003, p.110), trata do ramo da psicologia que se dedica a estudar a aplicao da psicologia no mundo corporativo. Focaliza preponderante a ateno ao indivduo e funo. A tendncia moderna a de que esta passe a chamar-se de psicologia organizacional, na qual o fenmeno humano estudo em termos individuais, grupais e organizacionais.

Psicologia Organizacional A psicologia organizacional surgiu medida que os psiclogos deixaram de estudar apenas os postos de trabalho para contribuir tambm na discusso das estruturas da organizao (Sampaio, 1998, p.23). Psicologia organizacional um estudo do fator humanos na organizao. Este estudo abrange a atrao, treinamento e motivao dos recursos humanos da empresa, assim como a criao de condies organizacionais de trabalho e sistemas de recompensa e punio, que auxiliem na criao de clima propcio para os empregados atingirem suas metas de trabalho e de desenvolvimento profissional. A psicologia organizacional pode ser descrita como uma forma ampliada da psicologia industrial, que d nfase prioritria ao estudo do individuo dentro do ambiente de trabalho. A psicologia organizacional tem escopo mais amplo, colocando muita ateno nos aspectos grupais e organizacionais do mundo do trabalho (Milioni, 2003, p.110).

Psicologia do Trabalho Quanto psicologia do trabalho, vislumbra o estudo do trabalho humano em todos os seus significados e manifestaes. Em que a preocupao excessiva com a produtividade sai de cena, para dar espao para a compreenso do homem que trabalha, aumentando significativamente o campo de atuao do psiclogo. E preocupa-se com as polticas das organizaes, uma vez que estas resultam de aes de grupos que atuam nas organizaes. A psicologia busca o entendimento do homem como sujeito participante no processo produtivo (Bassit, 2002).

O psiclogo e a organizao O comportamento organizacional um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano dentro das empresas (WAGNERIII,1999, p.6). Teoricamente, a prtica do psiclogo do trabalho deveria voltar-se para a promoo de uma conscincia crtica sobre a alienao social e as relaes de dominao subordinao, levando as pessoas a ser livre, desenvolverem uma conscincia crtica sobre si mesma e buscarem o caminho da auto-realizao. Embora esta prtica no seja exercida na organizao, pois no podemos nos esquecer de que vivemos numa sociedade capitalista, inegvel a contribuio do psiclogo nas organizaes no sentido de amenizar o sofrimento humano no trabalho quando seleciona pessoas compatveis com a cultura organizacional ou quando reduz conflitos decorrentes das relaes humanas.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

Abordagens fundamentais sobre o comportamento humano As abordagens fundamentais sobre o esse objeto so tratadas pelas principais escolas (tambm chamadas de linhas ou correntes) da psicologia, que estabelece elementos especficos como determinantes do comportamento humano. So elas: a Psicologia da Gestalt (Psicologia da forma), que parte do pressuposto de quer o comportamento humano determinado pela percepo, principal responsvel pelos conflitos e influncias na tomada de decises; a Psicanlise, que atribui ao inconsciente, o principal responsvel pelas nossas defesas, a determinao do nosso comportamento e abordagem Behaviorista, que determina que os nossos comportamentos so controlados pelos estmulos ambientais, responsveis pelos sistemas de poder que envolve recompensas e punies. Essas abordagens oferecem ferramentas que facilitam a compreenso do comportamento humano dentro das organizaes. Abordagem behaviorista do comportamento humano O termo behaviorismo vem da palavra behavior que em ingls significa comportamento. Essa escola conhecida como comportamental ou experimental, porque visa anlise minuciosa do comportamento tendo como base influncia do ambiente. A partir do artigo intitulado psicologia, como os behavioristas a vem, escrito por John B. Watson e publicado em 1913. Para Watson, o comportamento deveria ser estudado como funo de certas variveis do meio. Certos estmulos provocam certos comportamentos e isto ocorre por que as pessoas se ajustam ao meio de equipamentos hereditrios e pela formao de hbitos. Watson buscava uma Psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos subjetivos e mensalistas e que fornecesse ferramentas para prever e controlar o comportamento. Para ele, a nica coisa digna da Psicologia o comportamento observvel. Os behavioristas partem do pressuposto de que o comportamento humano apreendido e utilizam a aprendizagem como foco de suas pesquisas. Apontam a aprendizagem como foco central da estruturao da personalidade. O behaviorismo no trabalha com o inconsciente (ID) e descarta qualquer tipo de explicao mental para o comportamento. Expresses fiz porque quis, sento neste lugar porque gosto, fiz porque deu vontade, no so aceitas. Para esta escola, o comportamento no ocorre por acaso e sim pelos estmulos que esto ou estiveram presentes.

Sem estmulo na h comportamento. Outra idia fundamental que a repetio de um comportamento fundamental para torn-lo automtico, ou seja, condicionado. Podemos condicionar de duas maneiras: pelo pareamento de estmulos condicionamento clssico ou pela manipulao dos estmulos aps a emisso de um comportamento condicionamento operante. Condicionamento clssico Nasce com Ivan Pavlov, fisiologista russo que, em 1910, fez uma grande descoberta para a Psicologia: o reflexo condicionado. Seus trabalhos foram realizados em laboratrios, com condies adequadas para pesquisas. Partiu da observao do reflexo salivar em ces. Para medir a quantidade de saliva produzida pelos ces, abria em cada um dos animais, uma fstula prxima s glndulas salivares e nela colocava uma proveta que permitia medir a quantidade de saliva. Na ocasio em que o co recebia alimento, a secreo salivar era abundante, um reflexo que natural nesse animal.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

Pavlov fazia soar uma campainha todas as vezes que o animal recebia alimento, ou seja, ele pareou (apresentou dois estmulos ao mesmo tempo) som e alimento. Aps algumas repeties em que apresentou comida e campainha ao mesmo tempo, Pavlov observou que o co salivava abundantemente. Num dado momento, houve apenas o som da campainha sem a comida, e o co salivou.Passou a alternar: ora apresentava som e comida, ora somente o som e o co continuavam a salivar s com a presena do som. Ele conseguiu fazer com que o co aprendesse o reflexo salivar ao ouvir o som da campainha. Esse reflexo aprendido chamou de reflexo condicionado. Ao apresentarmos simultaneamente e repetidas vezes um estmulo neutro com um estmulo que j desencadeia um determinado comportamento, o estmulo neutro passa a desencadear o mesmo comportamento que desencadeado pelo estmulo que ele foi pareado.

Condicionamento operante O mais importante representante da escola behaviorista B.F.SKINNER (19004-1990). A teoria de Skinner conhecida como a teoria do condicionamento operante porque o comportamento opera uma transformao no meio e este opera uma transformao no comportamento. Por exemplo: quando o presidente entrou na sala de reunies, as conversas cessaram imediatamente. O presidente operou uma mudana no comportamento daqueles que o aguardavam. A reunio comeou e no meio da explanao do presidente, o garom entrou. Imediatamente o presidente para de falar e aguardou o garom servir o caf a todos. O garom provocou (operou) uma mudana de comportamento do presidente. Skinner tem como premissa bsica que a conseqncia que se segue a um comportamento indispensvel para o controle, manipulao e manuteno desse comportamento. O termo reforo refere-se a qualquer evento ou estmulo que aumente a freqncia de um comportamento, ou seja, faz com que um comportamento continue a se repetir. O reforo pode ser positivo (quando o estmulo aplicado) ou negativo (quando o estmulo evitado ou retirado). Reforo positivo: qualquer evento ou estmulo (percebido como agradvel) que, aplicado aps a ocorrncia de um comportamento aumenta a freqncia desse comportamento. Skinner aponta alguns estmulos que tendem a ser reforadores para toda uma espcie e os divide em dois tipos que, quando aplicados aps um comportamento, tendem a fazer com o que o mesmo continue ocorrendo. So eles: Primrios: so aqueles que atendem s necessidades fsicas ou fisiolgicas, com gua, alimento e afeto. Secundrios: atendem s necessidades de ordem psicolgicas, so eles: elogios, admirao reconhecimento dinheiro notas ateno desafios participao em acontecimentos, prestgio, status, sorriso, aceno de cabea, tapinhas nas costas, entre outros. Muitas vezes, a resoluo de um problema difcil, o prprio reforo. A prpria ao cria predisposio para sua repetio. Assim, tambm a compreenso de uma disciplina dada na escola pode ser um estmulo para que o aluno continue a freqentar e participar das aulas dessa matria. Devemos observar que o reforo positivo no tem moral. Podemos reforar ou aplicar estmulos tanto para reforar comportamentos adequados, como inadequados.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

notria a contribuio do condicionamento operante, em conjunto com o clssico, no treinamento tcnico especfico, onde o indivduo tem que atuar mecanicamente no ambiente. Receber elogios, ateno, admirao que faro com que continue a repetir os comportamentos necessrios para lidar com determinado equipamento. A repetio levar ao condicionamento, ou seja, a realizar tarefas automaticamente. E o caso de aprender a lidar com um determinado programa de computador. Inicialmente a pessoa encontra inmeras dificuldades. Com o passar do tempo e pela repetio, utiliza-o automaticamente, de tal maneira que fica difcil explicar para algum todo o processo. Isso tambm valido para o treinamento em tarefas de escritrio, administrativas e inmeras outras em que o objetivo tornar o comportamento automtico, ou seja, condicionado. Algumas observaes devem ser feitas para a utilizao correta do reforo: O indivduo precisa manifestar o comportamento para receber o reforo. Para a instalao de um comportamento, o reforo deve ser aplicado imediatamente aps um comportamento desejvel; Quando isso no possvel necessrio descrever detalhadamente o comportamento que est sendo reforado. Verificar o que de fato reforador para uma pessoa, pois, o que reforador para uma pode no ser para outro. O reforo pode surtir efeito em uma ocasio e no em outros. Vrios reforadores devem ser utilizados. A utilizao em excesso de um mesmo reforo pode fazer com que perca a sua eficcia.

Skinner salienta que a punio pode extinguir comportamentos inadequados, mas no estimula os comportamentos adequados e pode gerar outros comportamentos inadequados. Por exemplo: o indivduo punido pode depredar equipamentos, prejudicar programas, sumir com documentos importantes. A punio de ser muito bem pensado. Reforo negativo a retirada de um estmulo com objetivo de aumentar a freqncia de um comportamento desejado. Pode ser a retirada de uma punio. Punio, que se divide em: aplicao de um estmulo aversivo com a finalidade de eliminar um comportamento indesejvel. Multas, demisses ou qualquer outra penalidade so estmulos aversivos que tm por objetivo eliminar comportamentos inadequados. A prpria punio passa a ser o estmulo a se evitado, aumentando a freqncia do comportamento contrrio ao punido. Neste caso o indivduo que decide pela no aplicao da punio. Por exemplo, costumamos ouvir as pessoas dizerem que fazem muitas coisas por obrigao e no por gostarem. Na verdade, esto sendo controladas pelo reforo negativo. Vem aula dizendo que por obrigao, quando na realidade vem para no serem reprovados no curso. O reforo negativo mostra que um grande equvoco acreditar que somos motivados somente pelo prazer. Somos motivados para no sentir a dor. Segundo Skinner, entre os conceitos apresentados, o ideal no controle, manipulao e manuteno de comportamentos adequados a utilizao do reforo positivo, eliminando o negativo e a punio. Skinner faz pensa, tambm, que o reforo positivo deve ser a principal preocupao com relao pessoa que trabalha. Ele ser capaz de estruturar hbitos comportamentais desejveis. Portanto, elogios e recompensas so mais eficazes do que as punies. Punido, o indivduo que trabalha extinguir um comportamento deixar de atuar de determinada forma, mas, em compensao, poder desenvolver qualquer outro comportamento indesejvel at que ocorra novo reforo negativo.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

Tambm podemos observar como a articulao do poder ocorre por meio da utilizao do reforo positivo, e do reforo negativo e da punio. O poder pode ser entendido como recurso utilizado pelo lder para influenciar os seus liderados.O lder influencia outras pessoas com algum recurso. Seu recurso o poder. Entre as vrias teorias sobre o poder, a teoria de French Jr. E Ravem (1959) identifica cinco tipos de poder, a saber:

O poder de recompensa: o tipo de poder que faz uso do reforo positivo (apresentao de estmulos agradveis) ou do reforo negativo (retirada de estmulos desagradveis) para o controle do comportamento. O comportamento dos liderados em relao a esse tipo de poder de obedincia. Aplica-se o reforo se o comportamento ocorrer. Baseia-se na capacidade par alocar resultados recompensadores - seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminao de coisas negativas. Elogios, promoes, aumentos, atribuio de trabalhos desejveis e licena de trabalho so resultados recompensadores que os gerentes costuma controlar. Se puderem tomar decises acerca da distribuio de tais recompensas, os gerentes podero utiliz-las para adquirir e manter o poder de recompensa.Da mesma forma, a eliminao de resultados indesejados, tais como condies de trabalho desagradveis ou obrigatoriedade de horas extras, pode se utilizada para recompensar os funcionrios. tambm chamado de poder premiador. O poder de recompensa trabalha tanto com o reforo positivo (aplicao de estmulos agradveis) como o negativo (retirada de algo indesejvel). Poder coercitivo ou de punio: baseia-se na distribuio de resultados indesejveis ou seja, a recepo de algo negativo ou a remoo de algo positivo.O poder coercitivo explora o medo. As pessoas que controlam os resultados indesejveis conseguem que as outras se conformem com os seus desejos mediante a ameaa de alguma forma de punio. Para correr a punies como repreenses pblicas ou, no extremo, suspenses, transferncias e demisses. O poder coercitivo faz uso de aplicaes de estmulos aversivos ou da retirada de estmulos agradveis. Os meios de exercer este poder so ferir fisicamente, humilhar, maltratar, negar amor. Para influenciar o comportamento dos liderados, o lder pode recorrer a punies. Numa poca em que se busca freneticamente pelo atingimento de metas, muita dos chefes, ao darem feedback em grupo sobre as metas estabelecidas,meta alcanada, muitas vezes dirigem comentrios humilhantes queles que no atingiram a mdia das metas estabelecidas. Poder legtimo: dado a algum em funo do cargo de autoridade ocupado na hierarquia. Um diretor emite ordens e espera que seus subalternos as obedeam. Quem usa esse tipo de poder se apropria tambm do poder de recompensa e de punio para reforar o controle do comportamento dos liderados. Quanto mais o indivduo tiver internalizado na infncia, pelo processo de socializao, os papis da liderana autoritria, mais acatar o poder legtimo e, na maioria das vezes, sem sequer question-lo, principalmente se parte da crena de que certos indivduos possuem o direito de governar ou influenciar outros. Poder de competncia: a influncia se d pelo conhecimento, especializao, experincia ou talento do lder. Muitas vezes, somos dependentes de especialistas para alcanarmos metas. Por exemplo: pessoas que se envolvem com problemas jurdicos e desconhecemos por completo a legislao seguem risca as orientaes do advogado. Abordagem da Gestalt sobre o comportamento humano A Psicologia da Gestalt uma escola de origem alem, cujo termo gestalt no encontra uma traduo precisa no portugus. As palavras mais prximas so: forma ou configurao e, em termos de conceito, o todo. Seus fundadores so Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Kohler (1887-1967) e Kurt Kofka (1886-1941), que iniciaram seus estudos por meio da percepo e sensao do movimento, tendo como base inicial iluso tica, onde um estmulo fsico percebido pelo sujeito de uma forma diferente da que ele tem na realidade.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

Se pudermos ter uma falsa percepo de coisas to objetivas quanto tamanho, a forma ou comprimento, h uma possibilidade maior de percebermos erroneamente coisas mais subjetivas como intenes, pensamentos e sentimentos de outras pessoas. Distores semelhantes iluso de tica encontram nas relaes humanas. Reagimos ao que percebemos e nem sempre o que percebemos realidade objetiva. Quando a realidade percebida se distancia da realidade objetiva, ocorre a incompreenso, a frustrao e o conflito. As decises que tomamos tambm so influenciadas por essa relao. A Gestalt tem como ponto de partida a percepo, que por sua vez dependente da sensao.

Sensao e Percepo Tomamos conhecimento do mundo externo por meio dos rgos dos sentidos. As mensagens recebidas por estes so transmitidas ao crebro atravs do sentem nervoso, formando na mossa mente imagens de objetos e situaes. Quando falamos num limo, temos uma imagem (do limo que se formou a partir das mensagens recebidas por sensaes: Azedo (paladar) + cheiro caracterstico do limo (olfato) + cor verde (viso) + forma arrendada (tato/viso) + casca spera (tato)=limo). A imagem do limo que se formou em nosso crebro pelas soma das sensaes, chamamos de percepo. Todos os rgos dos sentidos enviam ao mesmo tempo seus dados sobre o limo ao crebro, que se encarrega de dar um significado a esse conjunto de informaes. Podemos dizer que perceber dar sentido, dar significado s nossas sensaes. Quando estamos diante de uma nova situao, os rgos dos sentidos captam informaes sobre esta e enviam sua mensagem ao crebro, cuja tarefa procurar por registros j existentes. Caso encontre situao prxima ou similar, como por exemplo: esta empresa parece-se com aquela em que j trabalhei, formaremos um valor, conceito ou opinio sobre a empresa. Em outras palavras, daremos um significado. Se no encontrar nenhum registro parecido, agregar est informao s j existentes. importante ressaltar que a percepo que se tem de uma pessoa, empresa, organizao ou pas determina a forma pela qual se dar a relao com a mesma. O modelo terico da Gestalt baseia-se no princpio de que as coisas so percebidas formando um todo que no pode ser compreendido pelas soma das partes. Podemos notar as partes no todo; porm, o todo independente das partes. Suponhamos que hoje pela manh tivssemos feito uma visita a uma montadora de automveis para vermos o XY, carro que ser lanado no prximo ano. Quando chegamos a essa montadora, o que vimos separadamente foram todas as peas que compe o carro: o casco, o chassi, os bancos, os pra-choques, as portas, os tapetes... estas partes no nos fornecem a viso do todo. No todo, ou seja, o carro montado, pode observar o conforto, a segurana, a esttica, entre outros elementos, que no d para percebermos vendo as peas isoladas. O todo maior do que a simples soma das partes. Este fato ntido quando observamos os grupos. Eles tm caractersticas prprias que esto distantes da soma dos seus integrantes. As individualidades que compem o grupo no representam o que o grupo e de fato.

Processamento de informaes O todo representa a realidade objetiva. Porm, durante o processamento de informaes, muitos dados so perdidos ou desprezados. O processamento envolve: a seleo, a organizao, o armazenamento e a recuperao de informaes.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

10

Seleo Entre os inmeros estmulos aos quais o indivduo est exposto, ele se direciona a um ou a alguns estmulos particulares, escolhendo-os entre todos os outros. Os escolhidos iro para o processamento de informaes e os no escolhidos sero desprezados. Esta escolha est baseada em: Situao e estado emocional no momento percebido: um funcionrio que sabe que est na lista de corte de pessoal receber de maneira diferente a notcia da reestruturao da empresa do que aquele que sabe que ser promovido. Uma pessoa que for visitar um pas onde nasceram seus ascendentes reagir de maneira diferente daquela que comprou um pacote de viagem apenas para conhecer esse mesmo pas. Valores e opinies sobre o outro, situaes e determinados assuntos: um gerente, que tenha preconceitos em relao aos homossexuais, poder no dar valor s idias de um funcionrio que julga ser homossexual. Um pas que desvaloriza a mulher se ao negociar com outro pas a intermediadora for uma mulher, a chance da negociao ser favorvel poder ser reduzida. Quem valoriza a esttica e a limpeza pode se manipulado, por exemplo, quando vai a um laboratrio limpo, com pessoas bem uniformizadas e sorridentes para atend-lo dando a impresso de qualidade nos resultados dos exames, o que nem sempre verdade, ou escolher uma faculdade por sua infra-estrutura, acreditando que esta sinnima de boa formao. Nossas necessidades que levam a uma seleo do que vamos perceber no outro: quando precisamos de um chaveiro porque a chave do nosso carro quebrou, percebemos a existncia de chaveiros muito mais facilmente do que se no tivssemos essa necessidade. A tendncia que temos em ignorar informaes incompatveis com as nossas expectativas: coisas importantes discutidas numa reunio sequer aparecem nas decises tomadas e muitas so aquelas que no vem ao encontro das idias de quem presidiu a reunio. Nossas expectativas, que nos levam a observar aquilo que queremos: o indivduo, quando se apaixona, s v no outro, objetos de sua paixo, aspectos positivos, como se o outro fosse perfeito.

Organizao Quando o dados brutos enviados pelos rgos do sentido por meio do sistema nervoso chegam ao crebro, este ativado para buscar registros j existentes. Esta busca envolve os seguintes princpios da Gestalt: Princpio da proximidade: na busca que o crebro faz,os elementos mais prximos tendem a ser agrupados. A proximidade envolve a relao entre tempo e espao.

Vemos trs colunas e no linhas No cotidiano das empresas, as pessoas que trabalham no departamento de vendas, pela proximidade, podem considerar se departamento o mais importante da empresa, pois, sem vendas, a empresa no sobrevive. As da produo acreditam que o seu departamento o mais

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

11

importante, pois, sem produo no h produto e, sem produto no h vendas e assim sucessivamente.

Princpio da semelhana: elementos so agrupados.

Vemos trs linhas e no cinco colunas Por exemplo, a semelhana entre a postura do Dr. Joo, da empresa X (com quem Maria trabalhou h dez anos) e a postura do Dr. Jorge da Y (com quem ela trabalha atualmente), faz com que Maria aja com o Dr. Jorge da mesma maneira que agia com Dr. Joo. Princpio do fechamento: Temos a tendncia de completar os elementos faltantes da figura para garantir sua compreenso.

Tringulo incompleto Armazenamento Uma vez estabelecido um significado, essa informao ser agregada a informaes j existentes. Estas informaes sero armazenadas na memria para posterior recuperao. Recuperao Quando uma nova situao surgir, o crebro ser acionado e a informao poder ser recuperada. Porm no podemos esquecer que, durante as etapas do processamento de informaes foram perdidos ou desprezados, o que dificulta a viso da realidade objetiva. Quando percebemos um objeto qualquer ou estamos diante de um acontecimento, a seleo se inicia e alguns aspectos desse objeto ou situao se destacaro e outros sero desprezados. A esse aspecto, que mais atrai nossa ateno e que selecionamos chamamos Figura, a qual emerge contra um fundo mais vago e difuso, que ser inicialmente desprezado.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)
A FIGURA refere-se aos elementos, fatos ou informaes que se destacam dentro de um contexto. o foco da nossa ateno. O FUNDO refere-se aos elementos, fatos ou informaes que no se destacam, mas esto presentes e so necessrios para a compreenso da figura. todo o contexto. A maioria de ns confia em nossos sentidos, mas s vezes essa f cega, pode nos fazer acreditar que nossas percepes so um reflexo perfeito da realidade. AS PESSOAS REAGEM QUILO QUE PERCEBEM, E SUAS PERCEPES NEM SEMPRE REFLETEM A REALIDADE OBJETIVA.

12

O QUE SE PROCURA NA Psicologia da Gestalt a boa forma, ou seja, superar a iluso de ptica ou permitir a relao figurafundo. Quanto mais clara estiver a forma (boaforma), mais clara ser a separao entre a figura e o fundo. Quando isso no ocorre, torna-se difcil distinguir o que figura e o que fundo, o que nos faz distanciar da realidade objetiva. Esse um problema importante, porque medida que aumenta a diferena entre a realidade percebida e a realidade objetiva, aumenta proporcionalmente a possibilidade de incompreenso, frustrao e conflito. Teoria do campo Um ponto de vista sistemtico, em Psicologia, desenvolvido por Kurt Lewin, colaborador de Wertheimer e Kohler (universidade de Berlim). Lewin estava profundamente descontente com a Psicologia Associacionista e Estruturalista tradicional e foi atrado pelas concepes da Psicologia da Gestalt. Entretanto, achou que os vincados interesses de Wertheimer e Koffka pela teoria da percepo e de kohler pela sua teoria cerebral eram insuficientes para desenvolver um sistema capaz de levar em conta os fatores motivacionais do comportamento. Portanto a teoria do campo pode ser considerada uma parenta prxima da Psicologia Gestaltista, mas, alm disso, um sistema em que os fatores sociais e motivacionais so considerados de importncia suprema. O campo psicolgico o espao vital do indivduo ou o espao que contm o indivduo e seu meio ambiente. Psicologicamente o meio ambiente s meio ambiente quando assim percebido pelo indivduo em relao s suas necessidades, metas e propsitos. Portanto, a sua percepo altamente seletiva. Alguns objetos e pessoas so ignorados, outros considerados de pouca importncia e ainda outros de grande importncia. Se um objeto importante para o indivduo, ter valncia positiva, ser atraente; se tem valncia negativa, o objeto ser evitado pelo indivduo, se possvel. O indivduo representado no espao vital como dirigindo-se ou afastandose dos objetos por meio de vetores. Um vetor tende a produzir movimentos de aproximao ou distanciamento de objetos e pessoas, mas, por vezes, impedido por uma barreira, sobretudo quando em situao de conflito. Lewin utilizou princpios rudimentares da topologia para elaborar o mapa do espao vital no qual o indivduo, suas metas e os caminhos para atingir essas metas. A anlise vetorial foi includa no sistema a fim de representar necessidades, motivos, tenses ou, de um modo geral, os estados motivacionais. O emprego por Lewin da matemtica topolgica e da anlise vetorial tem sido motivo de controvrsia. Contudo, a sua obra e a de seus colaboradores e associados sobre problemas tais como nvel de aspirao, comportamento regressivo nas barreiras, atmosferas democrticas versus autoritrias e tenses associadas a tarefas interrompidas, tm sido comprovadamente provocantes para os psiclogos de toda e qualquer bandeira terica.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

13

Abordagem psicanaltica do comportamento humano Psicanlise um termo criado por Sigmund Freud para designar o seu mtodo altamente especializado de psicoterapia intensa e extensa; e o seu sistema dinmico de Psicologia, baseado no estudo terico das observaes decorrentes da anlise e investigao emprica das desordens de comportamento e de estrutura do carter (sobretudo nas neuroses). Como mtodo psicoteraputico, destinado a eliminar represses e defesas, e, por conseguinte, a libertar energias para uma existncia normal e saudvel. A Psicanlise consiste fundamentalmente, no emprego conjugado de uma anlise de processo e de uma anlise de contedo. Pela anlise de processo, ela fornece informaes sobre as atitudes e os valores subjacentes do comunicador (o analisando); pela anlise de contedo, ela usa as caractersticas superficiais da comunicao interpessoal (analisando-analista) para inferir certas determinantes subjacentes no comportamento manifesto. Para tanto, Freud utilizou, basicamente as seguintes tcnicas: a livre associao, inspirada no principio de associao verbal que Jung desenvolvera; a interpretao metdica dos dados livremente comunicados pelo analisando. A livre associao a tcnica destinada a explorar e tornar conscientes os aspectos dinmicos, psicogenticos e transferenciais do comportamento patolgico e da estrutura da personalidade do analisando. A interpretao metdica dos dados livremente descritos pelo analisando concentrouse no processo de decifrao do significado dos sonhos e outros processos inconscientes (lapsos de lngua, bloqueios de memria, entre outros), cujos smbolos representam desejos, motivaes e impulsos reprimidos. Apesar das divergncias tericas entre os psicanalistas ps-freudianos e neofreudianos, as tcnicas psicoteraputicas mantm-se mais ou menos inalteradas desde o tempo em que Freud as inventou e desenvolveu. Como teoria dinmica da personalidade, o sistema psicanaltico representou uma das maiores revolues ocorridas na Psicologia, ombreando apenas com a teoria behaviorista, sua grande competidora entre as escolas psicolgicas deste sculo. Do ponto de vista histrico, a Psicanlise divisvel em quatro perodos principais: 1885-1900 colaborao de Freud com Breuer, caracterizado pelas primeiras grandes descobertas, recolhidas da observao clnica e da prtica psicoteraputica, e convertidas nas teorias de motivao inconsciente, represso, resistncia, ansiedade, transferncia, etiologia da neurose, entre outros. Destas teorias, somente a da origem da neurose e da ansiedade neurtica seriam posteriormente sujeitas a reviso e contestao; de 1901-1910 perodo caracterizado pela consolidao do processo teraputico (a Interpretao de Sonhos marcaria o verdadeiro incio da Psicanlise como cincia) e pela evoluo da teoria de que as neuroses eram causadas por traumas sexuais para a teoria da evoluo do instinto sexual. Assim, essa primeira teoria do instinto atraiu a ateno de Freud para a evoluo biossexual da criana e culminou na definio do complexo de dipo como estgio final dessa evoluo; 1910-1920 Freud amplia consideravelmente seu campo de interesse e esboa a formulao de uma teoria da personalidade total. O narcisismo entra no mbito das investigaes, o que, somado descoberta de outro importante impulso a agresso propicia o trabalho de base para uma nova teoria dos instintos, que Freud apresentaria no incio do ltimo perodo. Entrementes ocorrem as duas primeiras dissidncias de vulto no campo da teoria psicanaltica: as de Adler (Psicologia Individual) e Jung (Psicologia Analtica), que rejeitam a teoria sexual da neurose e criam suas prprias escolas; 1920-1939 apresentao por Freud da nova teoria dos instintos (Para Alm do Princpio de Prazer marca as novas ampliaes tericas por exemplo, o conceito de Thanatos ou instinto de morte). Esse perodo assistiu a novas cises (Rank, Ferenczi, Reich e outros) que tambm contriburam para novas conpees da prtica analtica, como no podia deixar de ser, numa cincia que contava ento menos de trinta anos de existncia. Aps a morte de Freud, acentuaram-se as divergncias no tocante aos mecanismos de desenvolvimento ou conduta da Psicanlise como forma de tratamento. O movimento neofreudiano (Karen Horney, Clara Thompson, Harry Stack Sullivan) confere muito maior nfase segurana e relaes interpessoais, no desenvolvimento da personalidade e acusao das neuroses, do que ao sexo. Entretanto, a tcnica psicoterpica de raiz analtica mantm-se quase inalterada em seus fundamentos originais (Cabral & Nick, 2001, p. 240-241).

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

14

Quando falamos em Psicanlise, nos referirmos a uma teoria sobre o aparelho psquico elaborado por Sigmund Freud (1856 a 1939). Freud foi um mdico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psquica. Freud ousou colocar os processos misteriosos do psiquismo, suas regies obscuras, isto , as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do homem, como problemas cientficos. A investigao sistemtica desses problemas levou Freud criao da psicanlise. O grande mrito de Freud est na descoberta do inconsciente. Nossos comportamentos considerados inexplicveis ou atos aparentemente praticados por acaso esto relacionados a uma srie de fatos ocorridos no nosso passado, a maioria deles na infncia, que no temos conscincia, mas que se manifesta ano comportamento presente. Esses fatos encontram-se programados nas profundezas do inconsciente. Freud constri uma teoria do aparelho psquico que envolve trs nveis de vida mental: Inconsciente onde se localiza o registro de fatos ocorrido na nossa vida, principalmente na infncia, desejos e contedos que por alguma razo foram reprimidos e que no tm acesso ao consciente ou inconsciente. Esses fatos tm grande influncia na direo do comportamento e na orientao de nossas aes. A famosa afirmao de Freud de que todo comportamento superdeterminado indica que todos os nossos atos, mesmo aqueles aparentemente praticados por acaso, esto relacionados a uma serie de causas das quais, freqentemente, no temos conscincia. Subconsciente So os fatos que aconteceram no decorrer das nossas vidas e que no esto acontecendo neste momento: no podemos mud-los porque j aconteceram, mas so do nosso conhecimento. Sabemos da existncia dos mesmos, podemos cham-los nossa mente quando quisermos ou necessitar. Ex: Muitos fatos que se passaram conosco nos quais no estamos continuamente pensando. aquilo que no est na conscincia naquele momento, mas que no momento seguinte pode estar. Consciente refere-se aos acontecimentos que esto se processando neste momento e que tomamos conhecimento imediato. So do nosso domnio. Como esto acontecendo agora, podemos interferir ou mud-los. Ex: pensamentos, emoes e percepes que esto se processando agora. Grandes partes dos nossos problemas que est no inconsciente podem ser resolvidas medida que se tornam conscientes. Na maioria dos casos, parte do inconsciente vem tona por vias indiretas, por exemplo, uma terapia. Fazem parte do inconsciente nossos recalques, frustraes e doces momentos da infncia. O inconsciente define um complexo psquico (conjunto de fatos e processos psquicos) de natureza praticamente insondvel, misteriosa, obscura, de onde brotariam as paixes, o medo, a criatividade e a prpria vida e morte (vide Jung). O conceito de inconsciente de Jung se contrape ao conceito de subconsciente ou pr-consciente de Freud. O pr-consciente seria o conjunto de processos psquicos latentes, prontos a emergirem para se tornarem objetos da conscincia. Assim, o subconsciente pode ser explicado pelos contedos que fossem aptos a se tornarem conscientes (determinismo psquico). J o inconsciente seria uma esfera ainda mais profunda e insondvel. Haveria nveis no inconsciente mesmo inatingveis. Elementos da Personalidade ou Instncias Psquicas Segundo a Psicanlise, a personalidade formada por Trs elementos: Id, superego e ego, tambm conhecidos como instncias psquicas. Id: na nossa personalidade, h uma parte irracional ou animal. Essa parte biolgica, hereditria, irracional, que existe no ser humano, procura sempre satisfazer os nossos mais profundos desejos, os nossos impulsos. No leva em considerao absolutamente nada, a no ser a

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

15

busca de prazer. Denominamos essa parte Id. Se a pessoa sente vontade de matar algum e ela dominada pelo Id, ela mata. O Ide no tem censura, no tem moral. Superego: ao nascemos, vivemos em um grupo social do qual recebemos influncias constantes. Desse grupo vamos absorvendo, aos poucos, idias morais, religiosas, regras de conduta e valores que vo constituir uma fora em nossa personalidade.Essa fora, que adquirida lentamente por influncia de nossa vida em sociedade, chama-se Superego. O superego o responsvel por nossa moral, nossos sentimentos de culpa e os nossos remorsos. O Id e o Superego so foras opostas, em constante conflito. O Superego, quase sempre, se ope satisfao da natureza animal,enquanto o Id procura satisfaz-la. Essa luta entre id e Superego, na maioria das vezes, porm, no percebida, pois inconsciente. Ego (eu): quem procura manter o equilbrio entre essas foras opostas a nossa razo, a nossa inteligncia, chamado ego. O ego o centro da conscincia, soma de pensamentos, idias, sentimentos, lembranas e percepes sensoriais. O ego tenta resolver o conflito entre o id e o superego. Numa pessoa normal, o conflito resolvido com xito. Quando o ego consegue o equilbrio entre as duas foras em choque, a sade mental normal. Mas, no momento em que o ego no consegue mais manter essa harmonia, predominar o id ou o superego aparecendo os distrbios mentais. a parte mais superficial do indivduo, na qual modificada torna-se consciente, tem por funes a comprovao da realidade e a aceitao, mediante seleo e controle, de parte dos desejos e exigncias procedentes dos impulsos que emanam do indivduo. Obedece ao princpio da realidade, ou seja, necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigncias do superego. a parte mais superficial do indivduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funes a comprovao da realidade e a aceitao, mediante seleo e controle, de parte dos desejos e exigncias procedentes dos impulsos que emanam do indivduo. Obedece ao princpio da realidade, ou seja, necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigncias do superego. O ego, diz Freud, "um pobre coitado", estando reprimido entre trs escravides: os desejos insaciveis do id, a severidade repressiva do superego, e os perigos do mundo exterior. Por esse motivo, a forma fundamental da existncia para o ego a angstia. Se se submeter ao id, torna-se imoral e destrutivo; se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viver numa insatisfao insuportvel; se no se submeter ao mundo, ser destrudo por ele. Cabe ao ego encontrar caminhos para a angstia existencial. Estamos entre o limite do prazer (que no conhece limites) e o princpio da realidade (que nos impem limites externos e internos). Para Jung, o Ego um complexo (o complexo do ego), diz ele, sobre o Ego: um dado complexo formado primeiramente por uma percepo geral de nosso corpo e existncia e, a seguir, pelos registros de nossa memria. Todos temos uma certa idia de j termos existido, quer dizer, de nossa vida em pocas passadas; todos acumulamos uma longa srie de recordaes. Esses dois fatores so os principais componentes do ego, que nos possibilitam consider-lo como um complexo de fatos psquicos. O Ego em sua funo bsica natureza humana a conscincia da sobrevivncia, o limite da conscincia entre o instinto de doar-se a uma causa ou a uma verdade rgida (Superego) e o da prpria sobrevivncia humana como indivduo. importante salientar que a funo do EGO ignorada e, portanto este tantas vezes utilizado de formas exacerbadas, errneas e inconseqente, mas que acima de tudo uma funo na composio mental do indivduo. Mecanismos de defesa ou ajustamento Chamamos mecanismos de defesa os modos ou artifcios que o Ego vai usar para equilibrar as duas foras opostas (Id e Superego) quando no consegue o equilbrio por vias naturais. Os mecanismos de defesa so inconscientes e apresentam para a pessoa a realidade distorcida. Nossa personalidade o resultado do conflito entre duas foras opostas: o Id - fora biolgica,

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

16

natural, procurando satisfazer os impulsos e desejos, e o Superego fora social, adquirida, procurando impedir a satisfao dos impulsos e desejos. Nossa razo, ou nosso Ego poder harmonizar esse conflito por via natural. Porm, muitas vezes necessita de alguns mecanismos para resolver tal conflito. No nosso dia-a-dia, passamos por vrias situaes que no desejamos, no respondemos como desejaramos, no agredimos como gostaramos agredir ou no nos comportamos como gostaramos de nos comportar. Acumulamos uma srie de energias dentro de ns que tero que ser descarregadas de qualquer maneira seja por vias naturais, seja pelos mecanismos de defesa. Ao descarregar as energias acumuladas preservamos nossa sade mental. Os mecanismos de defesa, embora apresentem a realidade de maneira distorcida, ajudam a preservar nossa sade mental. Os mecanismos de defesa podem ser considerados as aes que tm por finalidade, reduzir qualquer manifestao que pode colocar em perigo a integridade do indivduo, ou seja, o Ego procura se proteger de situaes ameaadoras. So processos subconscientes que permitem a mente encontrar uma soluo para conflitos no resolvidos ao nvel da conscincia. Os mecanismos de defesa mais importante so:

Formao reativa: substituio de comportamentos, impulsos e sentimentos que so


diametralmente ao desejo original. Consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos opostos aos impulsos verdadeiros, quando estes so inconfessveis. Uma reao contra ele prprio. Processo psquico, por meio do qual um impulso indesejvel mantido inconsciente, por conta de uma forte adeso ao seu contrrio.

Isolamento: modo de separar as partes da situao geradoras de ansiedade, do resto do


psiquismo. Consiste em isolar um comportamento ou um pensamento de tal maneira que as suas ligaes com os outros pensamentos, ou com o autoconhecimento, ficam absolutamente interrompidas. Uma supresso da possibilidade de contato, um meio de subtrrair uma coisa ao contato. Ruptura das conexes associativas de um pensamento ou de uma ao, especialmente com o que os precede e os segue no tempo.

Negao: a tentativa de no aceitar na realidade um fato que perturba o ego. De certo modo,
um determinado contedo reprimido admitido na conscincia, mas com a condio de ser negado. Recusa consciente para perceber fatos desagradveis. Retira do indivduo no s a percepo necessria para lidar com os desafios externos, mas tambm a capacidade de valerse de estratgias de sobrevivncia adequadas. "Este problema no meu!" "Isto no acontece comigo!" Mesmo que evidente, o adolescente no percebe o que est acontecendo e funciona cegamente em relao a este mecanismo.

Projeo: ato de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou
intenes que se originam, em si prprio. atribuir aos outros nossos prprios desejos e impulsos. So desejos que por alguma razo no podemos admitir em ns e acabamos por projetar em outras pessoas. A projeo influi consideravelmente no modo de interpretar o comportamento de outras pessoas. Por exemplo: Um professor antes do trmino da aula diz: Vou para por aqui porque vocs j esto cansados (quando todos os alunos estavam prestando ateno e no reclamavam de nada). O professor projetou o prprio cansao nos alunos. Sentimentos prprios indesejveis so atribudos a outras pessoas. Operao pela qual o sujeito expulsa de si e localiza no outro pessoa ou coisa qualidades, sentimentos, desejos e mesmo objetos que ele desconhece ou recusa nele.

Racionalizao: o processo de achar motivo aceitvel para pensamentos e aes que


merecem reprovao. So pretextos ou desculpas socialmente aceitveis que ns damos aos outros e principalmente a ns mesmos para nossas aes que, na realidade, foram motivadas pelos impulsos do Id. Racionalizao no mentira. A mentira consciente e, quando mentimos, no tentamos convencer a ns mesmos, pois sabemos que tal fato no verdade, a justificativa serve apenas para convencer o outro. Ningum se v livre da racionalizao; porm quanto mais inteligente e mais dominadora for pessoa, mais se valer desse processo. A

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

17

racionalizao, assim como outros mecanismos de defesa, so utilizados por empresas e governos. Vamos demitir empregos para diminuir gastos ou vamos criar a taxa de luz para melhorar a segurana da cidade. A finalidade da racionalizao manter o auto-respeito e reduzir tenses resultantes da frustrao e dos sentimentos de culpa. "Estou assim pelas dificuldades financeiras."No d, est difcil". As razes esto em funo das suas justificativas para a manuteno do problema. Processo pelo qual o sujeito procura apresentar uma explicao coerente do ponto de vista lgico, ou aceitvel do ponto de vista moral, para uma atitude, uma ao, uma idia, um sentimento.

Regresso: o retorno a um nvel de desenvolvimento anterior ou a um modo de expresso


mais simples ou mais infantil, sempre que se depara com uma frustrao.

Represso: afasta da conscincia um impulso, idia ou percepo provocadores de ansiedade.


Afasta ou recalca da conscincia um afeto, uma idia ou apelo do instinto. Um acontecimento que por algum motivo envergonha uma pessoa pode ser completamente esquecido e se tornar no evocvel. Operao psquica que pretende fazer desaparecer, da conscincia, impulsos ameaadores, sentimentos, desejos, ou seja, contedos desagradveis, ou inoportunos.

Sublimao: o processo de deslocamento que os indivduos utilizam para desviar idias que os perturbam. Caracteriza-se por apresentar uma inibio do objeto e uma dessexualizao. responsvel pela civilizao j que resultante de pulses subjacentes que encontram vias aceitveis para o que reprimido. a satisfao dos impulsos e desejos de maneira modificada ou transformada em atos socialmente aceitveis. Os impulsos se manifestam sem ferir as convenincias sociais. A pessoa pode modificar o objeto (ou pessoa), a ao ou os dois. Segundo Freud, a sublimao tem importante papel no desenvolvimento do homem civilizado e nas realizaes culturais. o mecanismo de defesa mais recomendado. Os mecanismos de defesa ajustam o indivduo, desde que no sejam utilizados em excesso. Do contrrio, em vez de serem teis tornam-se prejudiciais. A utilizao prolongada e inconsciente pode ser funesta ao ajustamento individual, afastando a pessoa da realidade objetiva e impedindo-a de enfrentar produtivamente o problema, pois o Ego baseia-se no princpio da realidade, mas, ao usar os mecanismos de defesa, a pessoa passa a no ouvir o que temos a dizer. No cotidiano, geralmente usamos mais de um mecanismo de defesa para uma situao. EX: Marta teve um dia aterrorizante. Comeou logo pela manh quando derrubou caf na roupa. Devido a um erro de digitao num relatrio, seu chefe a humilhou perante os colegas. Mais tarde um colega que deveria passar uns dados para que pudesse terminar uma planilha no o fez e novamente seu chefe lhe chamou ateno, sem dar-lhe oportunidade de se defender. Foi para casa, brigou com a me porque o jantar estava frio. Procurou sua blusa de l verde e no a encontrou. Seu irmo, que acabava de chegar estava com a blusa. Ela lhe deu um tapa e arrancou-lhe a blusa. Sublimao por ao e objeto: no consegue descarregar a raiva no chefe e a descarrega na me (muda o objeto, portanto, sublimao por objeto); no agride fisicamente (muda a ao) e, sim reclama do jantar. Obs: Sublimao por ao: ocorreria se Marta tivesse discutido com o chefe, pois manteria o objeto (descarregaria em que a irritou, ou seja, o prprio chefe), mas sublimaria a ao (em vez de agredi-lo fisicamente, agrediria por palavras). Sublimao por objeto: no consegue descarregar a raiva no chefe e descarrega no irmo (muda o objeto, portanto, sublimao por objeto). A ao no foi sublimada, pois ela manteve a reao impulsiva, bateu no irmo.

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

18

Errei os dados. Mas, tambm, como poderia me concentrar se a cada cinco minutos o telefone toca e cada um que passa por minha mesa pede uma informao?.Ato falho (quando erra os dados) seguido de racionalizao, quando se justifica. Anulao: aes que contestam ou desfazem um dano que o indivduo imagina que pode ser causado por seus desejos. Compensao: o processo psquico em que o indivduo se compensa por alguma deficincia, pela imagem que tem de si prprio, por meio de um outro aspecto que o caracterize, que ele, ento, passa a considerar como um trunfo. Tentativa de esconder deficincias percebidas em uma rea pelo desempenho superior em outra (caso do estudante que tem fraco desempenho escolar, mas se torna excelente atleta). Converso: consiste em uma transposio de um conflito psquico e uma tentativa de resoluo desse conflito por meio de expresses somticas. Deslocamento: redirecionamento da ansiedade produtora de comportamentos para um alvo mais aceitvel. Consiste em transferir as caractersticas ou atributos de um determinado objeto para outro objeto. Idealizao: consiste em atribuir a outro indivduo qualidades de perfeio, vendo o outro de modo ideal. Identificao: reconhecer-se igual aos outros. Segundo Freud, a identificao um processo por meio do qual o indivduo assimila um aspecto, uma qualidade ou um atributo de outrem e procura se transformar neste modelo ou a ele se amoldar. A identificao importante no processo de socializao e permite ao individuo encontrar o seu papel social e agir de acordo com este papel. Joo identifica-se com o seu chefe, pois nota nele algumas caractersticas similares s suas caractersticas. o processo psquico por meio do qual um indivduo assimila um aspecto, uma caracterstica de outro, e se transforma, total ou parcialmente, apresentando-se conforme o modelo desse outro. Introjeo: tudo que agrada introjetado. Percebendo este fato, o ego aprende a usar a introjeo para fins hostis como executora de impulsos destrutivos e tambm como modelo de um mecanismo definido de defesa. Inverso contra o eu: Posio depressiva: Projeo esquizo-paranide: Reao de convero: muitas vezes, no conseguimos harmonizar os impulsos do Id com o superego por meio de outros mecanismos. Ento, o conflito entre essas duas foras vai transformar em um sintoma fsico, como for de cabea, perturbaes digestivas e outros. Na reao de convero, aparecem todos os sintomas, mas testes e exames mdicos no acusam nada. A doena apenas psicolgica. Os conflitos emocionais transformaram-se em sintomas fsicos. Exemplo: Senti fortes dores de estmago no dia da prova. Substituio: o inconsciente oferece a conscincia um substituto aceitvel por ela e por meio do qual ela pode satisfazer o Id ou o Superego. a satisfao imaginria do desejo. Processo pelo qual um objeto valorizado emocionalmente, mas que no pode ser possudo, inconscientemente substitudo por outro, que geralmente se assemelha ao proibido. uma forma de deslocamento.

Atos falhos (trocas) e lapsos (esquecimentos): comum cometermos enganos, trocamos palavras, esquecemos objetos. So atos que praticamos aparentemente sem querer e de modo inexplicvel. Os atos falhos so causados pelos impulsos reprimidos que procuram se

CENTRO UNIVERSITRIO NOVE DE JULHO


Departamento de Cincias Gerenciais
Formao Especfica em Administrao de Recursos Humanos Psicologia (2007.1)

19

descarregar de qualquer modo. Ex: um profissional de informtica referir-se ao aplicativo pelo nome do antigo, ou mesmo esquecer o comando e instrues. A Psicanlise no aceita lapsos, falhas, esquecimentos ou enganos como justificativas de muitas coisas que fazemos. Os atos falhos devem ser atentamente observados, pois so sintomticos, possuem um valor revelador de alguma coisa que a pessoa tenta ocultar. Doenas psicossomticas: a m administrao das emoes ou do estado emocional pode fazer com que realmente se crie uma doena. No se tem apenas um sintoma, mas a doena tambm. Um exame clnico acusar, por exemplo, uma gastrite. Sonhos: muitos produtos do nosso inconsciente so liberados quando estamos dormindo, por meio dos nossos sonhos. Entretanto, so contedos to condenveis que, para conseguirem manifestar-se precisam vir camuflados. Ex: uma pessoa, que no pode revidar a injustia da repreenso feita pelo chefe, poder sonhar que brigou na rua ou que um colega de trabalho agrediu seu chefe. As imagens que aparecem nos sonhos, e por meio das quais algumas vezes so relatadas, so chamadas contedo manifesto e so cenas do sonho que se consegue lembrar. Por trs do contedo manifesto de um sonho est seu contedo latente, que a interpretao do que est por trs seu contedo latente, que a interpretao do que est por trs das imagens, que se obtm, em geral, pela interpretao psicanaltica. Os sonhos so mascarados/camuflados e, por trs deles esto vrios contedos do inconsciente que no conseguimos compreender. Fantasias: um processo psquico em que o indivduo concebe uma situao em sua mente, que satisfaz uma necessidade ou desejo, que no pode ser na vida real, satisfeito. a capacidade de imaginar, criar algo diferente da realidade. a capacidade imaginativa da pessoa em relao aos seus desejos. Uma visvel manifestao da fantasia nos dias atuais refere-se maioria das relaes que se d nas salas de bate papo da Internet.

Intoxicao: em estado de intoxicao alcolica, a pessoa consegue se soltar ou demonstrar


tendncias agressivas que ela prpria desconhece quando sbria. Num momento de tenso, a pessoa consegue liberar, por meio do lcool, o Id. Satisfaz, em parte o seu Id, e justifica, perante o Superego, seu estado (que foi provocado pelo lcool ou droga). Por exemplo, numa festa de confraternizao da empresa, um funcionrio quieto e bem comportado pode beber, dizer ou fazer coisas jamais imaginadas por ele ou seus colegas. A contribuio da Psicanlise para a Psicologia se d ao mostrar como as pessoas se defendem e como essas defesas podem parar uma relao saudvel entre pessoas. A maneira pela qual uma pessoa se defende mostra muito do que ela como ela lida com a realidade objetiva. Referncias Banov, Mrcia R. Ferramentas da Psicologia Organizacional. SP: CenaUn, 2002. Bassit, A.Z. Apostila de psicologia do trabalho. 2002. Bassit, A.Z. Apostila de psicologia do trabalho. 2003. Cabral, lvaro, Eva, Nick. Dicionrio tcnico de psicologia. 12. SP: Cultrix, 2001. Capito, C. G. (2005). Apostila de curso. Mogi das Cruzes, SP: autor. Deschauer, D. R. (2007). Apostila de curso. So Paulo: autor. Milioni, B. Dicionrio de termos de recursos humanos. SP: Central em negcios em RH Editora e Marketing, 2003. Sampaio, J.R. Psicologia do trabalho em trs faces. In Psicologia do trabalho e gesto de recursos humanos: estudos contemporneos. SP: Casa do psiclogo, 1998.

Вам также может понравиться