Вы находитесь на странице: 1из 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA

Disciplina: Mtodos e Tcnicas de Programao Curso: Engenharia Eltrica Professores: Andr Backes e Elaine Ribeiro Faria

1 Projeto de MTP Caadores de Mitos


Jorge um apresentador de televiso que comanda a verso brasileira do grande sucesso Caadores de Mitos, onde se estuda um mito para descobrir se fato ou apenas um boato. No prximo episdio, Jorge dever apresentar o mito que diz que os raios no caem duas vezes no mesmo lugar, referindo-se aos raios das tempestades de chuva. Para isso, foi at a cidade de Eletrolndia, que a cidade com maior ocorrncia de raios no mundo. O prefeito tem tanto orgulho desse ttulo que mandou criar um sistema para registrar os raios. Jorge conseguiu um relatrio com as ocorrncias de cada raio que caiu na cidade nos ltimos anos. O mapa de Eletrolndia um retngulo. Para o sistema de registro a cidade subdividida em quadrados de um metro de lado, denominados quadrantes. Assim, se a cidade tem 300 metros de largura e 1000 de comprimento, ela ser subdividida em 300.000 quadrantes. O sistema de registro armazena o quadrante em que o raio caiu. Cada quadrante identificado pelas suas coordenadas X e Y, conforme ilustra a figura abaixo, que exemplifica um mapa de uma cidade com oito metros de comprimento por cinco metros de largura (quarenta quadrantes). Alm disso, cada quadrante deve conter a data que raio caiu (dia, ms, ano), o valor da intensidade do raio e as condies do tempo (ensolarado, chuvoso, nublado, etc).

Como os quadrantes so relativamente pequenos, Jorge decidiu que se dois raios caram no mesmo quadrante, pode-se considerar que caram no mesmo lugar.

Tarefa
Sua misso escrever um programa para ajudar o caador de mitos a identificar se uma determinada cidade atende ao mito ou no. Voc dever escrever um programa que: - leia a largura e altura de uma cidade - monte um vetor dinmico que represente a largura x altura da cidade Ateno: ser usada uma estrutura unidimensional para representar uma estrutura bidimensional - apresente um menu com as seguintes opes: - Marcar Raio: ler as coordenadas X e Y onde caiu um raio. Nesse caso ler tambm a data do ocorrido, a intensidade do raio e as condies do tempo. Caso um raio caiu

duas vezes no mesmo lugar, uma mensagem dever ser impressa na tela e o programa dever ser encerrado. - Pesquisar Raio: fornecer um dado ano e descobrir quantos raios caram naquele ano e em quais posies. - Quantos raios j caram: imprimir o nmero de raios que j caram na cidade. - Imprimir matriz: imprimir a matriz de tamanho largura x altura com a posio onde ocorreu um raio, marcado com o smbolo X. - Gravar arquivo: gravar cada clula da matriz com todas as suas informaes (posio, data que o raio caiu, valor da intensidade do raio e condies do tempo) em uma linha do arquivo. - Abrir arquivo: ler um arquivo com as informaes sobre os raios que caram em uma dada cidade e permitir a continuao da marcao de novos raios para essa cidade.

Instrues:
O projeto ser avaliado principalmente levando em considerao: 1. Realizao dos objetivos do projeto 2. Representao correta da entrada e sada dos dados 3. Uso correto de variveis compostas homogneas e heterogneas. 4. Uso adequado dos conceitos de alocao dinmica e arquivos. 5. Separao em mdulos (funes) para realizar as tarefas, e bom uso de variveis locais/globais 6. Boa endentao e uso de comentrios no cdigo Evite utilizar comentrios excessivamente. O mesmo vale para a modularizao: crie apenas funes que sejam teis, evitando o excesso de funes.

ATENO:
O projeto (cdigo fonte) dever ser entregue em CD. No sero recebidos trabalhos atrasados. Se o aluno no entregar o trabalho no dia combinado, ele receber nota zero. Em caso de projetos copiados de colegas ou da Internet, todos os envolvidos recebem nota zero. A reincidncia no plgio causa reprovao automtica na disciplina.

Data de Entrega:
12/05/2011

Data das Entrevistas:


As datas das entrevistas sero agendas posteriormente.

Observaes:
Os professores em hiptese alguma verificaro ou ajudaro na construo do cdigo. Os professores podero tirar dvidas sobre o enunciado do problema em horrio de aula ou horrio de atendimento. A interpretao do problema e a construo da soluo fazem parte da avaliao e devero ser resolvidos pelo aluno.

Вам также может понравиться