Вы находитесь на странице: 1из 5

Descobrir a plvora

http://clubefq.com.sapo.pt/experiencias.htm

Material e reagentes:
Almofariz com mo; Gobels ou vidros de relgio; Nitrato de potssio; Enxofre em p; Carvo em madeira; Balana; Luvas de proteco; culos de segurana. A origem da plvora cercada de mistrio. A pista mais aproximada uma carta de 1.247 d.C., onde o sbio ingls Roger Bacon fala de uma substncia capaz de produzir exploses barulhentas e brilhantes. Uma lenda explica sua origem: um monge alemo, Bertold Schwarz, alquimista, tentava conseguir uma tintura de ouro. Acabou levando ao fogo, num grande caldeiro, salitre, carvo e enxofre. Como esses trs elementos juntos do plvora, o resultado da sopa do alquimista foi uma bela exploso. O que se sabe de mais certo que na primeira metade do sculo XIV a plvora chegou Europa, trazida da China por Marco Polo.

Explicao:
A plvora consiste em nitrato de potssio, carvo de madeira e enxofre na proporo mssica de 6:1:1. Quando se aquece a plvora, a reaco : 2 KNO3 (s) + S (s) + 3 C (s) K2S (s) + N2 (g) + 3 CO2 (g) A formao repentina de gases quentes em expanso d origem a uma exploso.

Fogo de artificio
Material e reagentes:
Cloreto de sdio Cloreto de clcio Cloreto de potssio Sulfato de sdio Acido brico

gua destilada 6 Copos pequenos Lamparina Copo de 100 ml 6x25 cm de arame culos de segurana

Procedimento experimental:
1. Coloca os culos de segurana; 2. Coloca cada um dos 6 sais em cada um dos recipientes de vidro (copo ou vidro de relgio); 3. Enche com gua o copo de 100 ml; 4. Faz um anel com cerca de 1 cm de dimetro nas extremidades dos seis arames; 5. Acende a lamparina; 6. Mergulha o anel de um dos arames na agua. Queima o anel na lamparina para o limpares; 7. Mergulha de novo o anel na agua e depois num dos sais; 8. Coloca o anel sobre a chama da lamparina e observa a cor da chama.

Explicao:
Se uma soluo contendo um sal de um metal (ou outro composto metlico) for aspirada numa chama, pode formar-se um vapor que contem tomos de metal. Alguns destes tomos de metais no estado gasoso podem atingir um nvel de energia suficientemente elevado para permitir a emisso de radiao caracterstica desse metal (exemplo: amarela para o sdio, vermelha para o clcio, violeta para o potssio, verde para o boro, azul esverdeada para o cobre). Esta a base de uma tcnica chamada ESPECTROSCOPIA DE EMISSO DE CHAMA:

A reaco do vulco
Material e reagentes:
Vidro de relgio; Fsforos. Dicromato de amnio; Aparas de magnsio.

Procedimento experimental:
1. Coloca um vidro de relgio dicromato de amnio adiciona aparas de magnsio. 2. De seguida, fornece-lhe energia, chegando um fsforo ao centro. Espera que a reaco ocorra. (Nota: a reaco mais rpida se juntares umas gotas de lcool etlico).

Explicao:
Pretende-se simular um vulco em erupo. Utiliza-se, para isso, dicromato de amnio, aparas de magnsio e fornece-se energia para que a reaco ocorra. A reaco traduzida pela seguinte equao qumica: (NH4)2Cr2O7 (s)

Cr2O3 (s) + N2 (g) + 4 H2O (g) + ENERGIA

O xido de crmio responsvel pela cor verde do resduo slido.

A lata que implode

Material e reagentes:
Lata de refrigerante; Placa de aquecimento; Tina de vidro larga; Pina metlica; gua.

Como proceder:
1. Coloca para o interior da lata um pouco de gua, enchendo mais ou menos 1/8 do volume total. 2. Deita gua na tina de vidro o suficiente para encher cerca de metade. 3. Aquece a lata, at verificares que a gua, no seu interior, se encontra em ebulio. Deixa estar a lata no aquecimento um minuto depois da ebulio ser atingida. (Deve-se deixar a gua estar em ebulio, de maneira a que o efeito seja mais evidente. Tem cuidado porque ests a lidar com gua em ebulio, isto , a 100 C, o que pode implicar queimaduras

graves. O metal da lata pode parecer frio, mas quando o tocares vais reparar que no bem assim) 4. Com o mximo de cuidado retira a lata do aquecimento usando a pina. Rapidamente vira a abertura para baixo e ao mesmo tempo mergulha a lata no gua da tina.

5. No instante em que mergulhas a lata na gua, esta comprime-se instantaneamente, ou seja, implode.

Explicao:
Durante o aquecimento da gua, dentro da lata de alumnio, sobe de temperatura at aos 100 C (ebulio), sendo a sua presso aproximadamente igual atmosfrica. Quando est em ebulio parte da gua vai passar para o estado gasoso, sendo o volume interior da lata completamente preenchido por gua no estado lquido em equilbrio com o seu vapor. de salientar que sendo a lata feita de um material bom condutor de calor e pouco espesso, a temperatura das paredes desta ir ser, praticamente, uniforme. Quando se inverte a lata, o lquido que estava no fundo passa a ocupar o orifcio no deixando que o vapor de gua se escape. Isso pode ser explicado pela diferena de densidades entre a gua lquida e o vapor. Ao mergulhar a lata invertida na gua, que se encontra a uma temperatura menor (20 C), isso causar um decrscimo brusco na temperatura, tanto na prpria gua lquida como nas paredes da lata. O vapor em contacto com a superfcie da lata e com o lquido, que foram subitamente arrefecidos, condensa rapidamente. A lata ir comprimir at ser atingido um novo estado de equilbrio, concordante com a diminuio de presso. Isto , quando o vapor condensa vai haver um certo espao deixado por este que tem de ser preenchido. Como a lata no oferece grande resistncia, ela implode at compensar a diminuio brusca de presso. A lata no se comprime mais porque a gua fria tambm compensa a diminuio de presso, se a lata fosse feita de um material mais forte iramos ter s gua a entrar no interior da lata.

Teste do Nervoso
Testa o teu nervoso fazendo com que a campainha no toque

Explicao:
Quando os dois fios se tocam fecha-se o circuito e a campainha toca.

Вам также может понравиться