Вы находитесь на странице: 1из 4

SEMINRIO PRESBITERIANO DE BRASLIA SPB/DF TEOLOGIA E VISO SOCIAL CALVINISTA

(disciplina por acompanhamento) Prof. Junio Cezar da Rocha Souza Aluno: Daniel Deusdete Arajo Barreto

Comentrios Aula 9.

Texto: As fontes da moral espiritual e da moral poltica..


Moral. tica. Certo e errado. Justia e injustia. No tm sentido fora do conceito de Deus, pois passam a ser apenas palavras ou sgnos lingusticos cujo significado o que menos importa. Na teologia calvinista, a fonte dessas leis morais e mesmo polticas esto nas Escrituras. As Escrituras no so produto do desenvolvimento e da busca do homem pela verdade, justia, tica, certo e errado, pois no provm de homem algum. Nenhuma mente humana foi capaz de produzir algo que pudesse estar acima de todos e que governasse as coisas justamente. Nem a sua razo pode produzir a justia, mas pode sonhar com ela por causa da graa comum de Deus sobre os homens para poderem preservar a ordem no seio de um mundo no cristo. Todos os homens so iguais entre si e dentre eles nenhum pode ganhar o destaque e estar acima dos outros para por sua justia traar normas de justia que primeiramente ele viveu. A falta de um super-homem desqualificou os demais homens, pois todos so homens. Quem poderia julgar o homem se o homem sofre a morte e no sobrevive a ela? O homem arrazoa as coisas por meio de sua inteligncia e invoca a razo como o super-homem que poderia fazer o papel do rbitro e juiz. A razo do homem, no entanto, no pode ganhar vida e arbitrar as coisas. A razo humana escrava da mente humana e no est acima dela. Deus o autor das Escrituras e est acima dos homens e tambm homem, pois viveu como homem e como homem sofreu a morte para depois ressuscitar e agora ser o super-homem que o homem sonhou. Jesus Cristo honrou, em vida, as Escrituras e tudo fez, conforme as Escrituras. Nasceu, viveu, morreu e ressuscitou, conforme as Escrituras. Cumpriu toda a lei, conforme as Escrituras. E as Escrituras o que fazem? Conduzem-nos a Cristo, elas ento so o guia do homem quanto sua moralidade. A lei moral foi dada por Deus por meio de sua palavra e a sua palavra revela o seu Filho.

SEMINRIO PRESBITERIANO DE BRASLIA SPB/DF TEOLOGIA E VISO SOCIAL CALVINISTA


(disciplina por acompanhamento) Prof. Junio Cezar da Rocha Souza Aluno: Daniel Deusdete Arajo Barreto

Comentrios Aula 10.

Texto: Reflexes sobre a riqueza e a pobreza.


A soberania de Deus seria ameaada pelo fato de o homem ser rico ou pobre? Est no homem a capacidade de ser rico? a pobreza uma maldio? O fato que a entrada do pecado no mundo tornando o homem pecador, destruiu a ordem primeira criada por Deus e permitiu o surgimento de diferenas sociais. Ao homem agora no resta a justia, mas o egosmo, o orgulho e a vaidade. Ele no se importa com o o outro, nem com seu semelhante. Se entregue a si mesmo, no h ordem, nem prosperidade, mas apenas caos e extrema riqueza contrastando com a extrema pobreza. Quando contemplamos um nivelamento nessa equao entre a riqueza e a pobreza, podemos ter a certeza de que a graa de Deus ali tem sido muito grande. Quando no, o juzo que tem sido grande. A soberania de Deus se manifesta ento nos ministrios da riqueza e da pobreza. O homem rico porque Deus o permite ser rico e o homem pobre porque Deus o permite ser pobre. Assim, no a riqueza nem a pobreza o caso de ser ou no ser, ou melhor, de ter ou no ter, mas de Deus fazer assim. Quem recebeu a riqueza rico porque Deus lhe deu a riqueza e nela executar o seu juzo sobre os que no exercem o seu ministrio como se espera com justia. A tentao do rico o orgulho e o egosmo extremo que o leva a despresar o seu semelhante e tudo o que ele possa representar e trocar tudo isso pelas moedas ou pelo ouro que este pode produzir. O desafio do rico de ser rico sem ter o seu corao possuido pela riqueza. Ai ento ela lhe ser bno. Quanto mais tem, mais o rico quer ter, mas isso no o satisfaz, nem ele sabe que no ele quem domina a riqueza, antes esta que o escraviza. O fim supremos do rico poderia ser sintetizado na prestao de servios aos pobres, mas isso est longe de seu entendimento. A pobreza no deveria existir num mundo governado pela justia e equidade onde o egosmo no existisse. No entanto, este mundo igual no existe e a pobreza ganha forma e consistncia.

SEMINRIO PRESBITERIANO DE BRASLIA SPB/DF TEOLOGIA E VISO SOCIAL CALVINISTA


(disciplina por acompanhamento) Prof. Junio Cezar da Rocha Souza Aluno: Daniel Deusdete Arajo Barreto

A tentao do que exerce o ministrio da pobreza a murmurao, a reclamao, a inveja e roubos, assaltos, fraudes tudo tentando ser rico. Seu sonho tornar-se rico e se livrar dos males que tem. Ele imagina em sua alma que os seus problemas sero resolvidos com a posse da riqueza. Deus levanta o pobre, mas no para que a pobreza o sufoque, antes para que ele tenha uma vida de dependncia de Deus. Quando o pobre consegue administrar a sua pobreza e comea a confiar na providncia de seu Deus, a sua pobreza se torna valorosa e traz edificao. No falo de conformismo com a pobreza e com uma situao de dificuldades, mas de vida com Deus reconhecendo-o como autor e doador de todas as ddivas. O calvinismo assim entende a pobreza e a riqueza como ministrios entregues por Deus em sua soberania aos homens para que estes encontrem o caminho da justia e do equilbrio e fujam do egosmo, da avareza e da mesquinhez.

SEMINRIO PRESBITERIANO DE BRASLIA SPB/DF TEOLOGIA E VISO SOCIAL CALVINISTA


(disciplina por acompanhamento) Prof. Junio Cezar da Rocha Souza Aluno: Daniel Deusdete Arajo Barreto

Comentrios Aula 11.

Texto: Trabalho e descanso.


O trabalho uma bno, uma instituio divina, mas a queda do homem trouxe uma maldio de penosidade ao trabalho no no sentido de que o trabalho uma maldio, antes de que a maldio trouxe peso ao trabalho e fadiga tanto que o homem luta, esforase e seu labor acaba no rendendo ou no sendo suficiente. A raiz da palavra trabalho, do latim tripallium nos remete a algo torturante e a idia que o home tem do trabalho de que ele uma maldio. Tanto verdade que o sonho de quem joga nas loterias despedir o patro e nunca mais voltar a servir, a trabalhar e a produzir. H tambm quem supervalorize o trabalho a ponto de coloc-lo no lugar de Deus se constituindo assim no fim supremo do homem ou de sua existncia. Assim seria um equvoco muito grande tanto a sua valorizao extremada como o seu despreso exarcebado. Como tudo reino de Deus no existe o que poderamos chamar de trabalho de Deus e trabalho secular. Todos os trabalhos so abenoados, exceto, bvio, aqueles que so contrrios s leis de Deus, tais como os que promovem o roubo, a mentira, a explorao sexual, infantil, escravo. O trabalho bno de Deus, mas no podemos despresar o descanso decorrente que tambm bno de Deus. Quando um e outro so exagerados e valorizados em detrimento do outro, ento eles deixam de ser bnos e passam a serem problemas, por isso que o descanso em si mesmo no tem valor algum e deve ter um fim especfico. Assim, o descanso no tem apenas a conotao social, mas espiritual, religiosa. Por isso que os israelitas tinha tantas festas, dias festivos, celebraes, comemoraes e todas instituidas por Deus. Nas palavras de Biler: Considerado em seu significado profundo, o dia do descanso no violado pela execuo formal de uma obra nesse dia. A real violao tem lugar cada vez que o homem se atribui o mrito de seu trabalho. aqui que o descanso, uma bno de Deus, pode se tornar profano.

Вам также может понравиться