Вы находитесь на странице: 1из 3

Propriedades dos semicondutores

Falar tabela peridica.


Condutores
O que caracteriza o material bom condutor o fato de os eltrons de valncia estarem fracamente ligados ao tomo, podendo ser facilmente deslocados do mesmo. Ora, consideremos, por exemplo, uma barra de cobre que possui um nmero extremamente elevado de tomos de cobre e apliquemos uma diferena de potencial entre os extremos desta barra. Os eltrons da camada de valncia de todos os tomos facilmente se deslocaro sob a ao do campo eltrico produzido pela diferena de potencial aplicada, originando-se uma corrente eltrica no material.

Isolantes
Obviamente, os materiais isolantes devem corresponder aos materiais que apresentam os eltrons de valncia rigidamente ligados aos seus tomos. Entre os prprios elementos simples, existem vrios que apresentam os eltrons de valncia rigidamente ligados aos tomos. Entretanto, verifica-se que se consegue uma resistividade muito maior com substncias compostas, como o caso da borracha, mica, teflon, baquelite etc. ( mais ou menos intuitivo que os tomos se combinam, formando estruturas complexas, os eltrons ficam mais fortemente ligados a estas estruturas)

Semicondutores:
O caso intermedirio ocorre quando existem pequenas aberturas entre as bandas de energia preenchidas e as que tm vagas; o material age como um isolante a baixas temperaturas e se torna um condutor quando a temperatura se eleva. Esse material um semicondutor. H diversos materiais semicondutores como o silcio, germnio, glio, etc., com propriedades adicionais que os tornam ideais para uso em eletrnica. So elementos que tm quatro eltrons na camada de valncia cada um. Devido s ligaes de valncia, eles formam uma estrutura bsica que mostrada na figura 2(Molecula Germanio).

Por outro lado, num material semicondutor o trajeto possvel para os eltrons depende da temperatura. medida que a temperatura se eleva, mais trajetrias so liberadas e eltrons de alta energia podem se mover atravs delas. Um cristal de material semicondutor como silcio ou germnio composto de bilhes de tomos unidos em uma estrutura similar que mostramos na figura 2.

---------------------------------------------------

Um tomo de silcio isolado possui quatro eltrons na sua rbita de valncia, porm para ser quimicamente estvel, precisa de oito eltrons. Combina-se ento com outros tomos de forma a completar os outros eltrons na sua rbita de valncia. Quando os tomos de silcio se combinam entre si para formar um slido, eles se arranjam numa configurao ordenada denominada cristal. Os cristais de materiais semicondutores podem ser formados em condies especiais de laboratrio. Esses cristais so chamados de materiais intrnsecos e no tm muito uso prtico temperatura ambiente (25C) a corrente pequena demais para ser utilizvel. essa temperatura um pedao de silcio no bom isolante nem bom condutor, por esta razo chamado semicondutor. Um cristal de silcio puro um semicondutor intrnseco. Para a maioria das aplicaes, no h eltrons livres nem causas suficiente num semicondutor intrnseco para produzir uma corrente utilizvel. A dopagem significa introduzir tomos de impurezas num cristal de modo a aumentar tanto o nmero de eltrons livres quanto o nmero de lacunas. Com a dopagem, o cristal passa a se chamar semicondutor extrnseco Entretanto, se adicionarmos pequenas quantidades de impurezas a esses materiais, essas impurezas tm a capacidade de penetrar na estrutura e atuar em nvel atmico. H dois tipos de impurezas que resultam em dois efeitos diferentes sobre as propriedades eltricas do matrial e que so de extrema importncia para a eletrnica moderna. Se uma impureza com tomos de 5 eltrons na camada de valncia, como o antimnio, boro ou fsforo, for adicionada ao cristal, cada um dos tomos ter um eltron de sobra na camada de valncia, o qual no encontrar um parceiro para compartilhar sua posio no cristal. O resultado que teremos uma sobra de eltrons nesse material, veja a figura 3(Sobra eletron). As substncias em que isso acontece so denominadas doadoras e elas possuem um excesso de cargas negativas. Esses materiais so chamados semicondutores do tipo N (de negativo). Se a substncia adicionada ao cristal for um elemento com trs eltrons na

camada de valncia como, por exemplo, o alumnio, glio ou irdio, o resultado final ser a presena de buracos ou lacunas, onde faltam eltrons para preencher a camada de valncia. Materiais desse tipo, que podem aceitar eltrons so chamados aceptores e formam semicondutores do tipo P (de positivo), observe a figura 4.

Вам также может понравиться