Вы находитесь на странице: 1из 4

Conversor CC/CC

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa Esta pgina ou seco no cita nenhuma fonte ou referncia, o que compromete sua credibilidade .
Editor, considere adicionar ms e ano na marcao. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinio por {{subst:s-fontes}}.

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodap. Encontre fontes: Google
notcias, livros, acadmico Scirus. Veja como referenciar e citar as fontes.

Em engenharia eltrica, um conversor CC/CC (ou DC/DC) um circuito electrnico que converte uma tenso ou corrente contnua que tem uma determinada amplitude, em outra tenso ou corrente contnua com outra amplitude diferente.

[editar] Mtodos de converso


[editar] Linear

Um divisor de tenso simples Um mtodo simples de converso de uma tenso contnua em outra conhecida como divisor de tenso. Esta tcnica utiliza resistores em srie com a fonte de alimentao fornecendo uma tenso baixa. No entanto, este mtodo possui srias desvantagens:

No promove a regulao de tenso Requere conhecimento da resistncia da carga utilizada Eficincia muito baixa, o que leva tambm ao excesso de dissipao de potncia Impossibilidade de gerar tenses mais elevadas que fonte de alimentao Impossibilidade de gerar tenses negativas, exceto se o ponto terra for definido por um n na rede de resistores

Qualquer tipo de regulador de tenso resolve os primeiros dois problemas, entretanto reguladores lineares ainda possuem os trs ltimos problemas.

[editar] Conversores chaveados ou estticos


Esta pgina ou seco foi marcada para reviso, devido a inconsistncias e/ou dados de confiabilidade

duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistncia e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{reviso-sobre}} para associar este
artigo com um WikiProjeto.

Conversores estticos so conversores eletrnicos de tenso. Estes circuitos, muito similares a uma fonte chaveada (na verdade fazem parte dela), geralmente realizam a converso aplicando tenso contnua pulsada em um indutor ou transformador com determinada frequncia/perodo (usualmente na faixa de 100 kHz a 5 MHz ) que faz com que o fluxo de corrente gere energia magntica armazenada, que ento aproveitada em uma sada. Ajustando-se o ciclo de trabalho, a tenso na sada pode ser alterada, ou preferencialmente, mantida estvel, atravs de um controle adequado (realimentao), mesmo que ocorram alteraes de carga e corrente. Este mtodo de converso mais eficiente (geralmente 80% a 95%) do que conversores lineares. Uma desvantagem de conversores chaveados o rudo eletrnico gerado a altas frequncias, que muitas vezes precisam ser filtrados. As principais topologias de conversores estticos CC para CC so:

Buck Boost Buck-boost Inversoras Forward Flyback Push-pull Meia ponte Full bridge uk SEPIC

A tenso indicada no conversor Cuk esta invertida se anlisado o esquema. Conversores Estticos CC/CC se destinam a condicionar um nvel de tenso e corrente contnuo a outro nvel de tenso e corrente contnuo, obedecendo as leis de conservao de energia (idealmente a energia mdia transferida no sofre alterao). Como no se pode utilizar de transformadores para nveis CC, pois no haveria variao de fluxo magntico neste caso, o circuito necessita do uso de interruptores controlados, transistores, (MOSFETs, IGBTs, BJTs, GTOs), etc trabalhando em alta freqncia de comutao. Tambm faz uso de interruptores no controlados (diodos) alm de componentes passivos como indutores e capacitores. As topologias bsicas no isoladas so Buck (abaixador de tenso) e Boost (elevador de tenso). As demais topologias no isoladas so Buck-Boost, Ck, Zeta e SEPIC e so derivadas da associao das duas topologias bsicas. Existem topologias isoladas (com

o uso de um transformador para alta freqncia) e no isoladas. As principais topologias isoladas so o Forward (buck isolado), Flyback (Buck-boost isolado), Push-Pull, HalfBridge (Meia Ponte) e o Full-Bridge (Ponte Completa). Para o conversor Buck operando em conduo contnua, o ganho esttico : Vo/Vi=D Para o conversor Boost operando em conduo contnua, seu ganho esttico : Vo/Vi=1/(1-D) Para as demais topologias no isoladas operando em conduo contnua, o ganho esttico : Vo/Vi=D/(1-D) onde: D=tc/T tc: tempo de conduo do interruptor T: perodo de chaveamento Vo: Tenso da fonte de sada (carga) Vi: Tenso da fonte de entrada (alimentao)

Вам также может понравиться