Вы находитесь на странице: 1из 3

CST EM LOGSTICA- 3 SEMESTRE

1 BIMESTRE

NOME

DO(AS)

ALUNOS(AS)
Vanira Batista De Amorim

PROFESSOR: MARCIO DISCIPLINA: CST EM LOGSTICA MARO/2011 CUIAB MT

Custos na logstica
As empresas sempre administraram suas atividades logsticas, mas nem sempre tinham uma idia clara e quanto isto custava, pelo menos at os meados dos anos 50 (BALCOU; 1993). A primeira aplicao do custo total a atividade logstica, segundo Bowersox e closs (1996), foi a primeira por Howard Lewis, James culleton e Jack Steel em the role of cur freight in phisical distribuition, sobe a tese de que em situaes onde a velocidade e dependncias de distribuio area produziriam outros custos, tais como armazns e estoques. Na atividade logstica tem se considerado, com freqncia, o custeio baseado em atividades que procuram relacionar todos os custos relevantes necessrios a adio e valor as atividades desenvolvidas, independentes de quando eles ocorrem. O critrio de desenho do sistema de custeio, ou seja, as regras e procedimentos para identificao agrupamento e definio dos custos tm impactos decisivos no processo de deciso, no sentido de ajudar o gestor a entender os principais fatores que afetam os custos com logstica.

Os custos podem ser classificados em:


Custos diretos So aqueles que podem ser apropriados diretamente ao produto ou servio. No caso da logstica a mo de obra, embalagem e outros que refletem diretamente na prestao do servio. Custos indiretos So aqueles que no podem ser apropriados diretamente a cada tipo de objeto /produtos ou servios, no momento de sua ocorrncia, tais como os custos com tecnologia de informao, utilizada em um processo logstico que Atenda diversos clientes. Custos fixos So aqueles necessrios ao funcionamento normal da empresa, exemplo: aluguel de um galpo para estocagem de produtos, independentemente do volume transportado, armazenado ou descarregado, esses custos esto incorporados na operao e devero ser arcados pela empresa. Custos variveis So diretamente proporcionais ao volume de produo / prestao de servios, no caso da atividade de logstica variam de acordo com o volume transportado, armazenado e dos servios prestados. Os custos logsticos, normalmente, seguem os padres contbeis de outras atividades, cabendo, no entanto ter um bom conhecimento do negocio antes de se alocar, classificar ou ratear qualquer tipo de custo, evitando-se a ocorrncia de erros conceituais que venham comprometer a confiabilidade dos nmeros apresentados pela contabilidade de custos. Um dos principais desafios da logstica e conseguir gerenciar a relao entre custos e nvel de servio. De acordo com Breccia (1997), uma das dificuldades em se solucionar os problemas existentes entre nvel de servio e custos consiste na falta de sistemas adequados para a

gesto dos custos logsticos. A melhoria da rentabilidade da empresa e do servio ao cliente so objetivos bsicos da logstica e podem ser melhorados com uma eficiente gesto de custos logsticos, so um fator chave para estimular o comercio entre pases e entre regies de um mesmo de pas e freqentemente determinado pelo fato de que diferenas nos custos de produo podem ser mais do que compensar os custos logsticos necessrios para o transporte entre regies. A relevncia da logstica influenciada diretamente pelos custos associados as suas atividades.

Referencias bibliogrficas
- ARAUJO, Aneide oliveira Gesto estratgica de custos logsticos Trabalho de Doutorado universidade de so Paulo 2003. - BALLOU, Ronaldo H, logstica empresarial: transportes, administrao de marketing e distribuio fsica, So Paulo, atlas, 1993. - BIO, Sergio Rodrigues; Faria, Ana Cristina; Robles, Lo Tadeu, em busca da vantagem competitiva: trade-offs de custos logsticos em cadeias de suprimentos. Artigo publicado na revista de contabilidade CRC- SP, so Paulo, v 6 ,n. 19, p.5 -18, mar. 2002. - COMETTi, Gerson, uma sntese da importncia da identificao e critrios de apurao de custos com a logstica nas empresas. Trabalho apresentado no congresso brasileiro de custos so Leopoldo: Unisinos, 2001. - COSTA, Maria de Ftima Gameiro. Gesto dos custos logsticos de distribuio. Dissertao de mestrado apresentada na USP. So Paulo, 2003. - FARIA , Ana Cristina. Uma abordagem na adequao das informaes de controladoria de a gesto da logstica empresarial, tese de doutorado- USP- SP 2003. - KOBAYASHI, Shun ichi. Renovao da logstica: como definir estratgias de distribuio fsica global. So Paulo: atlas S.A,2000. - Lopes, Jos Manoel Cortinas. Os custos logsticos do comercio exterior Brasileiro. So Paulo; Aduaneiras, 2000. - Martins, Elizeu contabilidade de custos atlas- 2003. - Novaes, Antonio Galvo N; Alvarenga, Antonio Carlos. Logstica aplicada: suprimentos distribuio fsica, 2 EDIO , So Paulo, pioneira,1994. - Robles, Lo Tadeu. A prestao de servios de logstica integrada na indstria automobilstica no Brasil: em busca de alianas logsticas estratgicas. Tese de doutorado apresentada na USP. So Paulo, 2001. - Rodrigues, Gregrio Mancebo custos de logstica trabalho apresentado Unifecap So Paulo, 2003.

Вам также может понравиться