Вы находитесь на странице: 1из 4

TERAPIA PERIODONTAL DE SUPORTE

Periodontite ...

Doena de carcter infeccioso, iniciada por bactrias especficas; Predominantemente Gram- (Haffajee e Scransky, 1994) que induzem mecanismos celulares que por sua vez vo produzir alteraes inflamatrias e imunolgicas que resultam em destruio (Page, 1991; Genco, 1994) dos tecidos de suporte dos dentes (Kommanet al., 1997) Na actualidade no existe um nico tratamento que possa ser considerado definitivo no tratamento da periodontite (Renvert e Persson, 2004) Doena de natureza crnica sem existirem parmetros clnicos capazes de prever eficazmente a progresso da doena torna necessrio uma monitorizao e tratamentos contnuos de forma a prevenir a recidiva (Renvert e Presson, 2004)

Importncia do TPS - Evidencia Cientfica Ausncia de TPS aps tratamento Periodontal compromete o prognstico inicial Pacientes periodontais com manuteno /TPS perdem apenas 0,11 dentes/ano Pacientes tratados mas no mantidos com perda de 0,22 dentes/ano Pacientes no tratados perdem 0,36 dentes/ano Apenas 10% dos Pacientes no mantidos/TPS permanecem sem alteraes

Mas 34% perderam 1mm de insero E pior 55% perderam mais 2mm de insero Pacientes no mantidos ao longo de 22 anos perderam 69% dos dentes Pacientes mantidos perderam apenas 3% dos dentes Importncia do TPS - Evidencia Cientfica Concluses da reunio AAP em 2003 A recidiva da periodontite pode ser prevenida ou limitada com um ptimo control de placa pelo paciente e atravs de consultas de manuteno peridicas. Pacientes com consultas de manuteno em intervalos regulares sofrem menos perda de nvel de insero clinica (NIC) e perdem menos dentes em comparao com doentes sem manuteno ou com menos consultas Como a maioria dos doentes no 100% eficaz na remoo de placa bacteriana, a adeso ao TPS diminui o risco de perda de insero clnica. Caso Clnico Paciente do sexo masculino Diagnstico - PCM Generalizada

Plano de tratamento Fase Inicial - Explicao da doena; Motivao; OHI/IHO; Fase higinica - Reavaliao - Aps 6 semanas da ltima consulta da fase higinica. Verificou-se a presena de BP>5mm e BOP<20%. Como havia controle de Placa IP<15%. Fase Cirrgica - RAR a cu aberto com retalhos Modificados de Widman. Aps o qual o programa de TPS Depois de um ano e meio em TPS o doente no compareceu a mais nenhuma consulta agendada; apareceu 12anos depois.

Concluses evidente quer pelas imagens fotogrficas, quer pelas do Status Radiolgico que existe uma manifesta deteriorao da condio da doena Periodontal para o seu ltimo estgio - Perda de vrias peas dentrias.

A fase de TPS extrema importncia e que uma falta de compliance e de manuteno inadequada resulta em recidiva e progresso da doena A TPS deve resultar na manuteno da sade periodontal conseguida na fase activa do tratamento. Existem pacientes que mesmo com um programa adequado de TPS, apresentam recidivas ou progresso da doena periodontal. Nestes necessrio tratamento adicional (AAP, 2000).

Вам также может понравиться