Вы находитесь на странице: 1из 18

602

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009

ASSEMBLEIA NACIONAL
Lei n 42/VII/2009
de 27 de Julho

b) A obteno de maiores nveis de ecincia e eccia da Administrao Pblica, dando uma maior ateno cidadania e optimizando os recursos disponveis; c) A considerao do utente do servio pblico como colaborador directo dos funcionrios no desempenho das tarefas comunitrias. 2. A funo pblica desempenhada por um corpo de prossionais que, com subordinao hierarquia e disciplina, mediante retribuio, exercem funes prprias do servio de natureza permanente, sujeitos ao regime de direito pblico, ou transitrias, sujeitos ao regime do contrato individual de trabalho.
Artigo 5

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta nos termos da alnea b) do artigo 174 da Constituio o seguinte: CAPTULO I Objecto e mbito
Artigo 1 Objecto

1. A presente Lei dene as bases em que assenta o regime da Funo Pblica, estabelecendo os seus princpios gerais. 2. A presente Lei define ainda, direitos, deveres, proibies ticas, responsabilidades e garantias dos funcionrios.
Artigo 2 mbito objectivo

Princpios de ordenao da funo pblica

A ordenao da funo pblica rege-se pelos seguintes princpios: a) Actuao da Administrao e dos seus rgos e agentes ao servio da cidadania e do interesse pblico; b) Submisso plena lei e ao Direito; c) Igualdade, mrito e capacidade no ingresso funo pblica e no desenvolvimento prossional; d) Eccia no planeamento e gesto dos recursos humanos; e) Desenvolvimento e qualicao prossional permanente dos funcionrios; f) Avaliao e responsabilidade na gesto; g) tica prossional no desempenho do servio pblico; h) Continuidade e responsabilidade na prestao de servios; i) Eccia e ecincia no servio; j) Gesto por objectivos; k) Racionalizao na utilizao dos recursos; l) Hierarquia na atribuio, ordenao e desempenho de funes e tarefas; m) Coordenao, cooperao e informao entre os servios e organismos da Administrao Pblica em matria de funo pblica; n) Proibio da discriminao em razo de nascimento, origem racial ou tnica, gnero, orientao sexual, religio ou convices, opinio, incapacidade, idade ou qualquer outra condio ou circunstncia pessoal ou social; o) Respeito pela vida privada dos servidores da Funo Pblica e ampla possibilidade de defesa; p) Participao dos funcionrios na gesto dos assuntos que lhes digam respeito; q) Negociao na xao ou alterao das condies de trabalho na Funo Pblica.

1. A presente Lei aplica-se : a) Administrao Directa do Estado; b) Administrao Indirecta do Estado, cujo pessoal se reja pelo direito pblico; c) Administrao Local Autrquica; 2. A presente lei aplica-se ainda aos servios e organismos que estejam na dependncia orgnica e funcional da Presidncia da Repblica, da Assembleia Nacional e das Instituies Judiciarias.
Artigo 3 mbito subjectivo

1. Fica abrangido pela presente Lei o pessoal que, exercendo funes nos servios e organismos do Estado ou das autarquias locais, se encontre sujeito ao regime de direito pblico. 2. As disposies do presente diploma so tambm aplicveis ao pessoal civil com vinculao de direito pblico nas foras armadas e, bem assim, s foras de segurana, com as adaptaes decorrentes dos seus respectivos estatutos. 3. O presente diploma aplica-se ainda aos Magistrados Judiciais e do Ministrio Pblico, nos termos estabelecidos nos respectivos Estatutos. CAPTULO II Princpios estruturantes da Funo Pblica
Artigo 4 Misso da funo pblica

1. misso da funo pblica: a) A prestao de servio Nao, em conformidade com o disposto na lei;

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Artigo 6 Objectivos da Administrao Pblica

603

Constituem objectivos da Funo Pblica: a) Cultura do servio pblico, orientada para os cidados e para uma ecaz gesto pblica que se paute pela eccia, ecincia e qualidade da Administrao Pblica; b) Prestigiar a Administrao Pblica; c) Modernizao e melhoria da qualidade dos servios pblicos; d) Pleno aproveitamento e valorizao dos recursos humanos; e) Concepo e execuo de polticas que visem o bem-estar social dos funcionrios e, bem assim, dos respectivos agregados familiares; f) Assegurar a mobilidade prossional e territorial dos funcionrios, visando optimizar o aproveitamento dos seus efectivos e o apoio poltica de descentralizao e regionalizao.
Artigo 7 Valores ticos da funo pblica

pelos rgos competentes e subordinados Constituio e lei, devendo agir com especial respeito pelos princpios de justia, imparcialidade e proporcionalidade, na observncia pelos direitos e interesses legalmente protegidos dos particulares e igualdade de tratamento de todos os utentes, bem como ter uma conduta responsvel e actuar com observncia dos valores ticos referidos no artigo anterior, de forma a assegurar o respeito e conana da sociedade. 2. A vinculao exclusiva ao interesse pblico no afecta ou limita a vida privada do funcionrio ou o exerccio dos seus direitos quando fora do exerccio das respectivas funes. 3. O funcionrio, porque integrado numa estrutura administrativa, deve ter sempre presente que isso o vincula funo pblica e o obriga a prestigi-la e a defend-la, designadamente na preservao dos seus valores ticos e da sua coeso, unidade e disciplina. CAPTULO III Princpios sobre garantias de imparcialidade
Artigo 9 Finalidade e modalidade

1. So valores ticos da funo pblica: a) A legalidade; b) A nalidade; c) A motivao; d) A probidade e a moralidade; e) A imparcialidade; f) A transparncia; g) A racionalidade; h) A proporcionalidade; i) A no discriminao; j) A segurana jurdica; k) A responsabilidade prossional; l) O respeito pelos direitos e interesses legalmente protegidos e a garantia da ampla defesa dos particulares. 2. A Administrao Pblica fomenta modelos de conduta dos funcionrios que integrem os valores ticos referidos no nmero anterior e, bem assim, o prossionalismo e a urbanidade no desempenho do servio pblico, em particular nas suas relaes com os cidados.
Artigo 8 Deontologia do funcionrio

1. As garantias de imparcialidade visam salvaguardar o exerccio independente de uma funo pblica, evitando que do seu exerccio possam decorrer suspeies de favorecimento na actuao do funcionrio. 2. Os funcionrios, bem como o pessoal dirigente e do quadro especial, esto sujeitos ao regime de incompatibilidades, impedimentos e suspeies previstos nas disposies reguladoras de conitos de interesses resultantes do exerccio de funes pblicas denidas em lei.
Artigo 10 Regime de exclusividade e da no acumulao de funes pblicas

1. As funes pblicas so, em regra, exercidas em regime de exclusividade. 2. O exerccio de funes apenas pode ser acumulado com o de outras funes pblicas quando haja na acumulao manifesto interesse pblico, no exista incompatibilidade entre elas e, em regra, no sejam remuneradas. 3. As acumulaes remuneradas dependem de despacho do Primeiro-Ministro, mediante proposta conjunta dos dirigentes mximos dos rgos responsveis pelos respectivos servios em acumulao.
Artigo 11 Acumulao com funes privadas

A ttulo remunerado ou no, o exerccio de funes pblicas, no pode ser acumulado com funes ou actividades privadas concorrentes com aquelas ou que com elas sejam conituantes, ainda que por interposta pessoa, mesmo quando estas ltimas sejam no remuneradas.
Artigo 12 Interesse no procedimento

1. No exerccio das suas funes, os funcionrios esto exclusivamente ao servio do interesse pblico, denido

1. Os funcionrios no podem prestar a terceiros, por si ou por interposta pessoa, em regime de trabalho au-

604

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Artigo 16 Comisses paritrias consultivas

tnomo ou subordinado, servios no mbito do estudo, preparao ou nanciamento de projectos, candidaturas ou requerimentos que devam ser submetidos sua apreciao ou deciso ou de rgos ou unidades orgnicas colocados sob sua directa inuncia. 2. Os funcionrios no podem beneciar, pessoal e indevidamente, de actos ou tomar parte em contratos em cujo processo de formao intervenham rgos ou unidades orgnicas colocados sob sua directa inuncia. CAPTULO IV Princpios de direco, gesto e coordenao da funo pblica
Artigo 13 Direco da funo pblica

Devem ser institudas Comisses Paritrias, de natureza consultiva, para a gesto de assuntos que digam respeito, nomeadamente, ao acesso, mobilidade e disciplina dos funcionrios, em ordem efectiva promoo da participao destes nas tomadas de deciso sobre assuntos que respeitem ao seu vnculo na relao de emprego pblico. CAPTULO V Responsabilidades e garantias
Artigo 17 Princpios gerais de amovibilidade e responsabilidade

O Governo exerce a direco superior da funo pblica, cabendo-lhe, nessa qualidade, nomeadamente: a) Denir polticas gerais de recursos humanos para a Administrao Pblica; b) Denir polticas de remunerao para os funcionrios; c) Estabelecer os critrios tcnicos e nanceiros, no mbito das negociaes colectivas.
Artigo 14 Gesto da funo pblica

1. Os funcionrios so, em regra, livremente amovveis, em funo do interesse pblico, nos termos da lei. 2. Os funcionrios so responsveis civil, criminal e disciplinarmente, pelas suas aces e omisses de que resulte a violao de direitos ou interesses legalmente protegidos, bem como pelas informaes que prestarem e pela demora na prestao delas. 3. A responsabilidade disciplinar independente da responsabilidade criminal, salvo se respeitar a factos que sejam simultaneamente infraco disciplinar e crime. 4. A responsabilidade civil e criminal apreciada nos termos da lei geral.
Artigo 18 Garantias fundamentais dos funcionrios face Administrao

1. No exerccio da funo pblica, o Governo pratica todos os actos administrativos respeitantes aos funcionrios da Administrao Directa do Estado, sem prejuzo da competncia conferida por lei aos demais rgos de Soberania. 2. Compete aos titulares dos cargos de direco superior da Administraes Pblica, independentemente do exerccio dos poderes que neles forem delegados, gerir os recursos humanos da funo pblica nos termos estabelecidos por lei ou acto normativo do Governo e, nomeadamente, praticar: a) Actos que constituem mera disciplina do exerccio de direitos conferidos legalmente; b) Actos que postulam o contacto directo com o funcionrio; c) Actos que, ainda, surgem como mera consequncia de outros actos jurdicos cuja competncia prpria pertence ao Governo.
Artigo 15 Coordenao das administraes

1. No exerccio das suas funes os funcionrios tm, face Administrao, as seguintes garantias fundamentais: a) Os meios graciosos de impugnao; b) O recurso contencioso e demais vias jurisdicionais; c) O exerccio individual ou colectivo do direito de petio; d) Quaisquer outras resultantes dos preceitos constitucionais, bem como de outras normas, gerais ou especiais, aplicveis. 2. Os funcionrios no podem ser beneciados ou prejudicados em virtude das suas opes politico-partidrias ou do exerccio dos seus direitos estabelecidos na Constituio ou na lei. 3. Os funcionrios no podem beneciar ou prejudicar outrem, em virtude das suas opes politico-partidrias ou do exerccio dos seus direitos estabelecidos na Constituio ou na lei; 4. Nenhum funcionrio pode ser prejudicado, beneciado, isento de um dever ou privado de qualquer direito em virtude dos direitos de associao sindical ou pelo exerccio da actividade sindical. 5. Os membros dos corpos gerentes e os delegados sindicais, na situao de candidatos, j eleitos e at dois

Em ordem a garantir o exerccio harmnico de suas atribuies em matria de funo pblica, o Estado e as Autarquias Locais devem actuar de acordo com os seguintes princpios: a) Respeito pelo exerccio de respectivas atribuies; b) Coordenao; c) Cooperao, assistncia e reciprocidade; d) Intercmbio de informao.

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


anos aps o m do respectivo mandato, no podem ser transferidos do local de trabalho sem o seu acordo expresso e sem audio da associao sindical respectiva. 6. O disposto no nmero anterior no aplicvel quando a transferncia resultar de extino do servio, for uma implicao inerente ao desenvolvimento da respectiva carreira ou decorrer de normas legais, de carcter geral e abstracto, aplicveis a todo o pessoal.
Artigo 19 Responsabilidade e garantias disciplinares

605

CAPTULO VI Princpios sobre negociao colectiva e a participao


Artigo 20 Direitos de negociao colectiva e de participao

1. So reconhecidos aos funcionrios os direitos de negociao colectiva e de participao, atravs das suas associaes sindicais, na xao ou alterao do seu estatuto, bem como no acompanhamento da sua execuo. 2. Considera-se negociao colectiva a negociao efectuada entre as associaes sindicais e a Administrao Pblica das matrias relativas quele estatuto, com vista obteno de um acordo. 3. A estrutura, atribuies e competncias da Administrao Pblica, bem como as condies de emprego do pessoal dirigente e do pessoal do quadro especial no podem ser objecto de negociao colectiva ou de participao. 4. O acordo, total ou parcial, que for obtido consta de documento autnomo subscrito pelas partes e obriga o Governo a adoptar as medidas legislativas ou administrativas adequadas ao seu integral e exacto cumprimento, no prazo mximo xado na lei, sem prejuzo de outros prazos que sejam acordados.
Artigo 21 Legitimidade das organizaes sindicais

1. Os funcionrios so disciplinarmente responsveis perante a Administrao Pblica, representada para o efeito pela respectiva hierarquia, pelas aces ou omisses que lhes sejam imputveis e que hajam praticado com infraco dos deveres gerais ou especiais estabelecidos nas leis e disposies aplicveis. 2. O funcionrio condenado por facto criminal, sem relao com as respectivas funes pblicas que exerce, no deve ser igualmente passvel de sanes disciplinares por esse mesmo facto, a menos que tal ponha em causa a sua idoneidade para o exerccio das respectivas funes, enquanto funcionrio. 3. O poder disciplinar deve ser exercido de acordo com os seguintes princpios: a) Princpio de legalidade e tipicidade das sanes, atravs da pr-determinao normativa; b) Princpio de atipicidade das faltas; c) Princpio de irretroactividade das disposies sancionadoras no favorveis e de retroactividade das favorveis ao presumvel infractor; d) Princpio de proporcionalidade, aplicvel tanto classicao das infraces e sanes como sua aplicao; e) Princpio de culpabilidade; f) Princpio de presuno da inocncia. 2. O processo disciplinar estrutura-se atendendo aos princpios de eccia, celeridade e economia processual, com pleno respeito aos direitos e garantias de defesa do presumvel responsvel, bem como pelo princpio de separao entre a fase instrutora e a fase sancionadora, a cargo de rgos distintos. 3. As penas so sempre aplicadas precedendo apuramento dos factos em processo disciplinar, salvo nos casos de aplicao de penas leves, neste caso preservado o princpio do contraditrio. 4. O alcance de cada pena estabelece-se tendo em conta o grau de intencionalidade, a negligncia que se revele na conduta, o dano ao interesse pblico, a reincidncia, assim como o grau de participao. 5. O regime de infraces disciplinares, as penas e os seus efeitos, a competncia disciplinar, a prescrio das faltas e sanes e os processos disciplinares, de inqurito, de sindicncia e de meras averiguaes so estabelecidas na lei.

Os direitos de negociao colectiva e de participao, no que diz respeito s organizaes sindicais, apenas podem ser exercidos atravs daquelas que, nos termos da lei, representam interesses dos funcionrios.
Artigo 22 Clusula de salvaguarda

A Administrao Pblica e as associaes sindicais devem assegurar a apreciao, discusso e resoluo das questes colocadas numa perspectiva global e comum a todos os servios e organismos da Administrao Pblica no seu conjunto, respeitando o princpio da prossecuo do interesse pblico e visando a dignicao da funo pblica e a melhoria das condies socio-econmicas dos funcionrios.
Artigo 23 Interlocutor

1. O interlocutor pelo Estado nos procedimentos de negociao colectiva e de participao o Governo, representado por um ou mais dos seus membros. 2. Na Administrao Local Autrquica o interlocutor o Presidente da Cmara Municipal, o qual intervm por si ou atravs de representantes. CAPTULO VII Princpios gerais de emprego na funo pblica
Artigo 24 Carreira e emprego

1. As funes pblicas que correspondam a necessidades prprias dos servios devem ser asseguradas com carcter de subordinao e hierarquia, em regime de carreira ou em regime de emprego.

606

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Artigo 27 Exerccio de funes pblicas por cidados estrangeiros e aptridas

2. Deve ser assegurado, em regime de carreira, o desempenho de funes pblicas que exijam um elevado nvel de formao tcnica ou acadmica e correspondam a necessidades permanentes. 3. O desempenho de funes pblicas que no exijam um elevado nvel de formao tcnica ou acadmica, ou no correspondam a necessidades permanentes dos servios, deve ser sempre assegurado em regime de emprego.
Artigo 25 Modos de vinculao Funo Pblica

1. As funes pblicas de carcter predominantemente tcnico podem ser exercidas por cidados estrangeiros e aptridas, nas condies denidas na lei. 2. Para efeitos do disposto no nmero anterior, consideram-se funes de carcter predominantemente tcnico aquelas que exigem habilitao prossional ou acadmica especializada, desde que no existam, na ocasio do recrutamento para o seu exerccio, nacionais com semelhantes aptides e no se destinem ao desempenho de funes de autoridade.
Artigo 28 Idade mxima de ingresso e permanncia na funo pblica

1. As relaes jurdicas de vinculao Funo Pblica constituem-se por nomeao, no regime de carreira e por contrato de trabalho em funes pblicas, no regime de emprego, doravante designado contrato. 2. A nomeao um acto unilateral da Administrao, cuja eccia est condicionada aceitao por parte do nomeado e pelo qual se visa o preenchimento de um lugar do quadro. 3. O contrato um acto bilateral, nos termos do qual se constitui uma relao transitria de emprego pblico, a termo certo, submetido ao regime jurdico de trabalho por conta de outrem, com as devidas adaptaes decorrentes da presente lei. 4. Quando se trate do exerccio de cargos permanentes, no inseridos em carreiras, designadamente dos dirigentes, bem como da frequncia de curso de formao especco ou da aquisio de certo grau acadmico ou de certo ttulo prossional antes do perodo experimental com que se inicia a nomeao, a relao jurdica de emprego pblico constitui-se ou modica-se em regime de comisso de servio.
Artigo 26 Condies gerais

1. Os indivduos que tenham completado 35 anos de idade no podem ingressar na funo pblica para serem providos em lugares correspondentes a categoria inferior ao de pessoal da carreira tcnica ou equiparada, salvo se data da constituio da relao jurdica de emprego j desempenhavam outras funes no Estado ou noutras pessoas colectivas de direito pblico com direito aposentao, com idade inferior quela e desde que a transio se faa sem interrupo de servio. 2. No podem continuar a exercer funes pblicas os funcionrios que completem 65 anos de idade.
Artigo 29 Modicao e suspenso da relao jurdica de emprego pblico

A relao jurdica de emprego pode, a todo o tempo e sem prejuzo das situaes funcionais de origem, ser modicada ou suspensa, nos termos da lei.
Artigo 30 Extino da relao jurdica de emprego pblico

1. So requisitos para o ingresso na Administrao Pblica: a) Nacionalidade Cabo-verdiana, quando no dispensada pela Constituio, conveno internacional ou lei especial; b) Idade no inferior a 18 anos; c) Robustez fsica e perl psquico indispensveis ao especco exerccio da respectiva funo; d) No estar inibido do exerccio de funes pblicas ou no estar interditado para o exerccio daquelas que se prope desempenhar; e) Habilitaes literrias legalmente exigidas. 2. Para o exerccio de determinadas funes podem exigir-se requisitos especiais, designadamente, de idade. 3. Quando previsto em lei especial, nos termos nela estabelecidos, a no reunio superveniente de qualquer dos requisitos previstos nos nmeros anteriores faz cessar a relao jurdica de emprego na Funo Pblica.

A relao jurdica de emprego pblico dos funcionrios cessa nos termos da lei.
Artigo 31 Conservao de direitos contagem de tempo de servio

A cessao denitiva de funes, mesmo que imposta com fundamento em infraco disciplinar, no determina a perda de direitos contagem do tempo de servio anterior para efeitos de aposentao. CAPTULO VIII Situaes administrativas decorrentes da relao de emprego na funo pblica
Artigo 32 Situaes administrativas

1. Os funcionrios podem encontrar-se, relativamente funo pblica que exercem, nas seguintes situaes: a) Actividade no quadro;

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


b) Actividade fora do quadro; c) Inactividade no quadro; d) Inactividade fora do quadro; e) Disponibilidade; f) Pr-aposentao; g) Aposentao. 2. O funcionrio na situao de disponibilidade transita para o quadro de supranumerrio, a criar no departamento governamental responsvel pela Administrao Pblica. 3. O funcionrio afecto ao quadro supranumerrio pode ter um dos seguintes destinos: a) Passagem actividade; b) Reconverso ou reclassicao; c) Opo por medidas excepcionais de descongestionamento da funo pblica: i) Aposentao voluntria; ii) Pr-aposentao; iii) Desvinculao da funo pblica mediante indemnizao; iv) Desvinculao da funo pblica mediante integrao em programa de qualicao profissional para o desenvolvimento do sector pblico; v) Licena especial. CAPTULO IX Contrato de prestao de servio
Artigo 33 Prestao de servio

607

3. A pessoa colectiva referida na alnea b) do nmero anterior responde pelos danos que os seus trabalhadores causarem Administrao e a terceiros, nos termos da lei. CAPTULO X Direitos, princpios, deveres e proibies ticas dos funcionrios
Artigo 34 Atribuio de direitos, liberdades e garantias constitucionais dos trabalhadores aos funcionrios

1. Os funcionrios gozam dos direitos, liberdades e garantias dos trabalhadores previstos na Constituio, sem prejuzo do disposto nos nmeros seguintes. 2. So admissveis regimes legais especiais quanto ao exerccio de alguns direitos fundamentais por parte dos funcionrios, nos casos e na medida em que tal seja exigido pela peculiar natureza de certos servios pblicos e desde que no traduzam em qualquer compresso essencial da esfera de proteco constitucional do respectivo direito. 3. A ausncia, por exerccio de direito greve, rege-se por lei especial, considerando-se justicada a ausncia ao servio. 4. A ausncia a que se refere o nmero anterior implica, sempre, a perda de remunerao correspondente, no se descontando porm, a respectiva falta, para efeitos de antiguidade nem no cmputo do perodo de frias, que tambm no afecta economicamente o respectivo regime de prestao social.
Artigo 35 Direitos individuais

1. Os funcionrios tm os seguintes direitos de carcter individual: a) Ao desempenho efectivo das funes ou tarefas prprias da sua categoria e de acordo com a evoluo alcanada na sua carreira prossional; b) A evoluo na carreira profissional segundo princpios de igualdade, mrito e capacidade, mediante a implantao de sistemas objectivos e transparentes de avaliao; c) A percepo de justa remunerao pelo servio prestado; d) A reparao e indemnizao por danos sofridos por motivo de servio; e) A participao na prossecuo dos objectivos atribudos unidade organizacional onde prestam seus servios, bem como informao pelos seus imediatos superiores hierrquicos de tarefas e trabalhos a desempenhar; f) Ao estabelecimento de medidas que favoream a conciliao da prestao do servio pblico com a vida pessoal e familiar;

1. Podem ser celebrados contratos de prestao de servio, sujeitos ao regime previsto no Cdigo Civil para o exerccio de actividades da competncia de rgos e servios da Administrao. 2. A celebrao de contratos de prestao de servio apenas pode ter lugar quando, cumulativamente: a) Se trate da execuo de trabalho no subordinado, para a qual se revele inconveniente o recurso a qualquer modalidade da relao jurdica de emprego pblico; b) O trabalho seja realizado, em regra, por uma pessoa colectiva, ou se trate de desempenho de actividades especcas das prosses liberais; c) Se comprove estarem regularizadas as suas obrigaes scais e para com a Segurana Social.

608

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


g) A receber por parte da Administrao Pblica proteco ecaz em matria de segurana, higiene e sade no trabalho; h) Ao patrocnio judicirio e assistncia jurdica, na modalidade do pagamento de custas, por conta da Administrao Pblica, sempre que, cumulativamente, no exerccio e por causa do exerccio das suas funes; i) A justicao de faltas; j) Ao gozo de frias e licenas; k) A um regime de segurana social que lhes garanta, a si e aos seus familiares, com efectividade, a assistncia e previdncias sociais; l) A aposentao por limite de idade ou por virtude de invalidez decorrente de acidente ou doena adquirida no servio; m) Ao respeito de sua intimidade, prpria imagem e dignidade no trabalho; n) A no ser discriminado; o) A ser tratado com respeito e considerao pelo superior hierrquico; p) A consultar o seu processo individual; q) A queixar-se contra o seu superior hierrquico; r) No ser disciplinarmente punido sem ser previamente ouvido em processo disciplinar, nos termos do nmero 5 do artigo 19; s) A livre associao prossional; t) Aos demais direitos reconhecidos pela lei. f) Participao na composio dos rgos de direco das instituies de segurana social e da aco social complementar; g) Aos demais, expressamente reconhecidos pela lei. 2. reconhecida s associaes sindicais dos funcionrios, legitimidade processual para defesa dos direitos e interesses colectivos e para a defesa colectiva dos direitos e interesses individuais legalmente protegidos dos funcionrios que representem; 3. A defesa colectiva dos direitos e interesses individuais legalmente protegidos prevista no nmero anterior no pode implicar limitao da autonomia individual dos funcionrios.
Artigo 37 Princpios de actuao

Sem prejuzo do disposto em outras leis, os funcionrios actuam de acordo com os seguintes princpios: a) Legalidade, consubstanciada na adequao da sua conduta para o respeito Constituio e pelas leis, agindo no cumprimento dos procedimentos administrativos no estrito respeito s disposies legais e regulamentares; b) Probidade, consistente na actuao com rectido, honradez e honestidade, procurando satisfazer o interesse geral e prescindindo-se de todo o ilegtimo proveito ou vantagem pessoal, obtido por si ou por interposta pessoa; c) Ecincia, consistente em imprimir qualidade em cada uma das funes a seu cargo, procurando obter uma capacitao slida e permanente; d) Idoneidade, consistente na aptido tcnica, legal e moral para o exerccio da funo pblica, e na permanente capacitao para o adequado cumprimento de suas funes; e) Veracidade, consistente em expressar com autenticidade nas relaes funcionais com os seus superiores hierrquicos, colegas e subordinados e, em geral, com os cidados e contribuir para o esclarecimento dos factos; f) Lealdade, consistente na actuao com delidade para com os seus superiores hierrquicos, colegas e subordinados, acatando e cumprindo as ordens dos seus legtimos superiores hierrquicos, dadas em objecto de servio e sob a forma legal; g) Justia e equidade, consistente em ter permanentemente disposio para o cabal cumprimento das suas funes, atribuindo a cada um o que lhe devido, actuando com equidade nas suas relaes com o Estado, com superiores hierrquicos, colegas e subordinados e, em geral, com os cidados; h) Iniciativa, consistente em levar ao conhecimento de seus superiores hierrquicos ou de rgos

2. O pessoal dirigente e o pessoal do quadro especial gozam, independentemente do seu vnculo de origem, dos direitos reconhecidos aos funcionrios do servio ou organismo em que exera funes que sejam compatveis com o seu estatuto. 3. Os funcionrios, quando aposentados, tm os direitos individuais estabelecidos na respectiva lei.
Artigo 36 Direitos individuais exercidos colectivamente

1. Os funcionrios tm os seguintes direitos individuais exercidos colectivamente: a) A liberdade sindical; b) A actividade sindical; c) A negociao colectiva e participao na xao ou alterao do seu estatuto; d) De reunio e manifestao; e) Ao exerccio do direito greve, com a garantia de manuteno dos servios mnimos comunidade;

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


competentes as propostas que considerem adequadas para melhorar o desenvolvimento das funes da sua unidade organizacional; i) Interesse da cidadania, consistente no tratamento do utente da administrao com zelo, respeito e urbanidade, vendo naquele um efectivo colaborador na prossecuo do interesse pblico;
Artigo 38 Deveres gerais

609

h) Dever de responsabilidade, consistente em desenvolver suas funes de forma rigorosa e integral, assumindo com pleno respeito a sua funo pblica; i) Dever de assiduidade, consistente em comparecer regular e continuamente ao servio; j) Dever de pontualidade, consistente em comparecer ao servio dentro das horas que lhes forem designadas; k) Dever de facilitao da comunicao, consistente em atender o utente na lngua ocial ou na lngua materna, conforme lhe for solicitado; l) Dever de urbanidade, consistente em tratar com respeito quer os utentes dos servios pblicos, quer os prprios colegas e, quer ainda, os superiores hierrquicos e subordinados; m) Dever de zelo, consistente em conhecer as normas legais e regulamentares e as instrues dos seus superiores hierrquicos, bem como possuir e aperfeioar os seus conhecimentos tcnicos e mtodos de trabalho de modo a exercer as suas funes com ecincia e correco. 2. O dever de obedincia cessa sempre que o cumprimento das ordens ou instrues implique a prtica de qualquer crime ou contra-ordenao. 3. O dever de discrio cessa quando estiver em causa a defesa dos funcionrios e em processo disciplinar ou judicial e em matria relacionada com o prprio processo. 4. Em situaes extraordinrias ou excepcionais, os funcionrios podem realizar tarefas que, por sua natureza ou modalidades, no sejam as estritamente inerentes ao seu cargo, sempre que elas forem necessrias para mitigar, neutralizar ou superar as diculdades que se enfrentem no servio. 5. Os funcionrios tm domiclio na localidade que for xada para exercerem permanentemente as funes dos seus cargos, podendo, contudo, os superiores hierrquicos autorizar que residam noutro lugar, quando a facilidade de comunicaes permita a rpida deslocao entre a residncia e a sede dos servios.
Artigo 39 Proibies ticas

1. Os funcionrios tm, no quadro dos princpios de actuao previstos no artigo anterior, sem prejuzo do disposto em outras leis, nomeadamente, os seguintes deveres gerais: a) De obedincia, consistente em acatar e cumprir as ordens dos seus legtimos superiores hierrquicos, dadas em objecto de servio e com a forma legal, sem prejuzo do disposto nmero 2; b) De lealdade, consistente em desempenhar as suas funes em subordinao aos objectivos do servio e na perspectiva da prossecuo do interesse pblico e de aplicar as decises tomadas pelo Governo; c) De neutralidade, consistente na actuao com imparcialidade poltica, econmica ou de qualquer outra ndole no desempenho de suas funes e absoluta independncia face aos partidos polticos e seus representantes; d) De transparncia, consistente na execuo dos actos de servio de forma para que tenham, sempre que couber, carcter pblico e sejam acessveis ao conhecimento de todos, bem como no oferecimento e facilitao de informao dedigna, completa e oportuna ao utente e ao pblico em geral; e) De discrio, consistente em observar sigilo relativamente aos factos de que tenha conhecimento em virtude do exerccio das suas funes e que no se destinem a ser do domnio pblico, sem prejuzo das normas que regulam a administrao aberta e a guardar segredo prossional nos termos estabelecidos na lei; f) Da justia, consistente em no adoptar represlias de qualquer tipo, nem exercer coaco alguma contra os outros funcionrios ou contra os utentes da Administrao e os cidados em geral, no exerccio das suas funes; g) Do uso adequado de bens pblicos, consistente em proteger e conservar os bens do Estado, devendo utilizar de maneira racional os que lhe forem conados para o desempenho das suas funes, evitando o seu abuso, esbanjamento ou desperdcio, no empregar ou permitir que outros empreguem tais bens para ns particulares ou outros que no sejam aqueles para os quais tiverem sido especicamente destinados;

1. Os funcionrios esto proibidos de: a) Manter interesses em conito, consistente em manter relaes ou aceitar situaes em cujo contexto os seus interesses pessoais, laborais, econmicos ou nanceiros possam entrar em conflito com o cumprimento dos deveres e funes a seu cargo; b) Obter vantagens indevidas, consistente em obter ou procurar benefcios, para si ou para outrem, mediante o uso de seu cargo, autoridade, inuncia ou aparncia de inuncia;

610

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


c) Realizar actividades de proselitismo poltico, consistente em realizar actividades polticas atravs da utilizao de suas funes ou por intermdio da utilizao de infraestruturas, bens, ou recursos pblicos, a favor ou contra partidos, organizaes polticas ou candidatos; d) Fazer mau uso de informao privilegiada, consistente em participar em transaces e operaes nanceiras, utilizando informao privilegiada da entidade a cujo servio se encontram ou que poderiam ter acesso por causa do ou no exerccio das suas funes, bem como permitir o uso imprprio de tal informao para beneciar algum interessado; e) Pressionar, ameaar e ou assediar, consistente em exercer presses, fazer ameaas ou assdio sexual contra outros funcionrios ou subordinados, que possam afectar a dignidade da pessoa ou induzir realizao de aces dolosas. 4. Os relatrios de actividades devem conter uma avaliao sobre o programa de gesto de efectivos e publicitar dados e indicadores sobre o pessoal existente, independentemente da natureza do vnculo. 5. Deve ser estabelecida e mantida em permanncia na Administrao uma Bolsa de Emprego Pblico destinada a dinamizar os processos de divulgao e publicitao das oportunidades de recrutamento e de mobilidade geogrca, interdepartamental e prossional dos recursos humanos da Administrao Pblica, constituda em base de informao e de previso na gesto dos recursos humanos.
Artigo 41 Princpios de gesto

2. Aos funcionrios , ainda, proibido referirem-se de modo depreciativo, em informao, parecer e despacho, s autoridades e actos da Administrao Pblica, ou censur-los perante os rgos de comunicao social, sem prejuzo, porm, do direito de critic-los do ponto de vista doutrinrio ou da organizao do servio em trabalho assinado. CAPTULO XI Princpios gerais sobre gesto
Seco I Disposies gerais Artigo 40 Poltica de emprego

A gesto dos recursos humanos deve pautar-se, no estabelecimento dos respectivos quadros de pessoal, entre outros princpios, pela mobilidade, produtividade e adequao dos cargos e carreiras s atribuies dos servios e pelo correcto enquadramento do respectivo pessoal numa perspectiva de avaliao global das funes exercidas.
Artigo 42 Mobilidade

1. A mobilidade dos recursos humanos visa o aproveitamento racional dos efectivos e o descongestionamento sectorial ou global da Administrao Pblica e o apoio poltica de descentralizao e regionalizao. 2. A mobilidade opera-se mediante instrumentos de mobilidade geral e de mobilidade especial. 3. permitida a mobilidade entre os funcionrios da Administrao Directa e Indirecta do Estado e das Autarquias Locais. 4. lcita a cedncia ocasional de funcionrios para o exerccio de funes temporrias noutra pessoa colectiva pblica, com o acordo do funcionrio expresso por escrito. 5. Mediante acordo de cedncia especial entre as respectivas administraes, os funcionrios da Funo Pblica podem exercer funes noutras pessoas colectivas pblicas, em regime de contrato de trabalho. 6. Em casos excepcionais, fundamentados em razes de interesse pblico, os instrumentos de mobilidade devem facultar o intercmbio de quadros do pessoal vinculado Administrao Pblica com o sector empresarial pblico, com o sector privado e, bem assim, com as organizaes internacionais. 7. No mbito da transferncia, requisio e destacamento, dentro da mesma Administrao podem ser previstas na lei situaes em que no necessria obteno de autorizao do servio de origem ou anuncia do trabalhador, neste caso em situaes de manifesta razoabilidade ou que j obtiveram concordncia no mbito da concertao social. 8. Um servio que liberte pessoal para outros servios poder ser compensado com aumento de dotao para

1. As polticas de emprego devem ser formuladas e prosseguidas global e sectorialmente. 2. Os planos de actividade, elaborados nos termos da lei, devem conter obrigatoriamente um programa plurianual sobre gesto de efectivos que enquadre a respectiva poltica sectorial, tendo como objectivos: a) Cumprir as misses dos servios; b) Elevar a qualicao da Administrao Pblica; c) Proceder ao rejuvenescimento de efectivos; d) Desenvolver os recursos humanos da Administrao Pblica, numa perspectiva de direito carreira e intercomunicabilidade; e) Prosseguir a plena ocupao dos efectivos e incentivar a motivao; f) Evitar situaes que tenham carcter excedentrio. 3. A racionalizao de efectivos faz-se, designadamente, atravs de medidas de descongelamento de admisses e de descongestionamento de efectivos, de natureza global e sectorial, bem como pela aplicao dos instrumentos de mobilidade.

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


outras aplicaes, podendo ao mesmo tempo ser congeladas as verbas de pessoal libertadas pelas sadas de funcionrios. 9. A mobilidade territorial para zonas, concelhos ou ilhas classicados de custo de vida elevado pode ser acompanhada de incentivos pecunirios ou de outra natureza.
Artigo 43 Produtividade

611

ou semelhantes, com o objectivo de simplicar o sistema de carreiras e quadros, facilitar a gesto dos recursos humanos e desenvolver as capacidades e motivao dos funcionrios.
Artigo 47 Criao ou reestruturao de carreiras

1. Os servios pblicos devem desenvolver programas de incentivos produtividade de mbito individual ou colectivo, criando, para o efeito, instrumentos que permitam uma avaliao por resultados. 2. Os incentivos produtividade de mbito individual materializam-se nos mecanismos de evoluo na carreira previstos e em outras medidas de reconhecimento individual, designadamente frequncia de estgios ou concesso de bolsas de estudo e concesso de abono pecunirio. 3. Os incentivos produtividade de mbito colectivo podem traduzir-se em melhoria dos equipamentos sociais e iniciativas de natureza cultural.
Seco II Carreiras da funo pblica Artigo 44 Estruturao de carreiras

A criao ou reestruturao de carreiras devem ser sempre acompanhadas da descrio dos respectivos contedos funcionais e dos requisitos exigveis.
Seco III Quadro de pessoal Artigo 48 Princpios de xao de quadros de pessoal

1. A xao de quadros de pessoal obedece aos seguintes princpios: a) A legislao especca de cada servio ou organismo contm a identicao das carreiras e categorias necessrias e adequadas prossecuo das respectivas atribuies, bem como o regime de provimento das carreiras e categorias no previstas na lei geral ou especial; b) As dotaes de efectivos por categoria so feitas anualmente, atravs dos respectivos oramentos, considerando a prossecuo ecaz do plano anual de actividades e o desenvolvimento de carreira dos funcionrios. 2. O quadro de pessoal no pode conter categorias ou carreiras no previstas na lei geral ou na legislao especca do prprio servio ou organismo.
Seco IV Ingresso e acesso Artigo 49 Obrigatoriedade de concurso para ingresso e acesso

1. A estruturao de carreiras faz-se de acordo com os princpios e o desenvolvimento geral de carreiras previstos na presente lei e no Decreto-lei que o desenvolve. 2. A estruturao de carreiras s pode seguir uma ordenao prpria quando, precedendo as adequadas aces de anlise, descrio e qualicao de contedos funcionais, se conclua inexoravelmente pela necessidade de um regime especial. 3. No mbito das carreiras de regime especial integra-se to s o pessoal ao qual compete assegurar funes que, atenta a sua natureza e especicidade, devam ser prosseguidas por um agrupamento de pessoal especializado e inserido numa carreira criada para o efeito.
Artigo 45 Anlise de funes

1. obrigatrio o concurso para ingresso e acesso na funo pblica. 2. O ingresso na funo pblica pode ser condicionado frequncia com aproveitamento de estgio probatrio, em termos a regulamentar, devendo nestes casos o concurso preceder o estgio.
Artigo 50 Ingresso de funcionrios nacionais de Organismos Internacionais

1. A racionalizao funcional e de carreiras da funo pblica faz-se atravs da utilizao adequada da anlise de funes, a qual obrigatria em todos os casos previstos na lei e ainda por ocasio da atribuio de suplementos remuneratrios decorrentes de situaes de risco, penosidade ou insalubridade. 2. A descrio do contedo funcional no pode prejudicar a atribuio aos funcionrios de tarefas de complexidade e responsabilidade equiparveis, naquele no expressamente mencionadas.
Artigo 46 Enriquecimento funcional dos cargos

Pode ser permitido o ingresso ou o acesso directo na funo pblica de funcionrios provenientes de Organismos Internacionais, de nacionalidade Cabo-verdiana, de reconhecida idoneidade, experincia, habilitaes acadmicas e capacidades prossionais, com iseno da realizao de processo selectivo exigvel para o desempenho do cargo.
Artigo 51 Recrutamento excepcional

A Administrao deve promover a agregao de funes essencialmente repetitivas em cargos com contedos funcionais diversicados, que exijam aptides idnticas

Excepcionalmente, em casos devidamente fundamentados, podem ser recrutados, mediante concurso externo,

612

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Artigo 54 Mrito excepcional

directamente, para o ingresso em lugares de acesso vagos, indivduos que possuam qualicao e experincia prossionais superiores que em regra exigida para a sua ocupao por funcionrios da carreira respectiva.
Artigo 52 Concurso de pessoal em regime de carreira

1. Os rgos e dirigentes mximos da Administrao podem atribuir menes de mrito excepcional em situaes de relevante desempenho de funes: a) A ttulo individual;

1. O concurso de pessoal em regime de carreira obedece aos princpios de liberdade de candidatura, de igualdade de condies e de oportunidade para todos os candidatos. 2. Para respeito dos princpios referidos no nmero anterior so garantidos: a) A simplicidade e celeridade de procedimento; b) A publicidade do aviso de abertura de concurso; c) A adequao entre o contedo do concurso e as funes ou as tarefas a desenvolver; d) A divulgao atempada dos mtodos de seleco a utilizar, do programa das provas de conhecimento e do sistema de classicao nal; e) Transparncia; f) A neutralidade da composio do jri; g) Imparcialidade e prossionalidade dos membros do jri; h) Independncia e discricionariedade tcnica na actuao dos membros do jri; i) A aplicao de mtodos e critrios objectivos de avaliao; j) Agilidade, sem prejuzo da objectividade, no concurso; k) O direito de recurso. 3. Em todos os concursos externos obrigatoriamente xada uma quota do total do nmero de lugares, com arredondamento para a unidade, a preencher por pessoas portadoras de decincia que no inabilite em absoluto o exerccio das tarefas inerentes funo ou cargo a desempenhar.
Artigo 53 Concurso de pessoal em regime de emprego

b) Prmio de desempenho. 2. A atribuio da meno de mrito excepcional deve especicar os seus efeitos, permitindo, designadamente: a) Reduo do tempo de servio para efeitos de evoluo na carreira; b) Evoluo na respectiva carreira, quer haja ou no abertura de concurso.
Artigo 55 Intercomunicabilidade

As regras relativas ao ingresso e acesso na Funo Pblica no prejudicam os regimes de intercomunicabilidade horizontal e vertical, previstos na lei.
Artigo 56 Reclassicao e reconverso

1. Podem dar lugar reclassicao ou reconverso prossionais, uma das seguintes situaes: a) A alterao das atribuies e competncias dos organismos e servios da Administrao Pblica; b) A alterao de funes ou a extino de postos de trabalho, originadas, designadamente, pela introduo de novas tecnologias e mtodos ou processos de trabalho; c) A desadaptao ou a inaptido prossional para o exerccio das funes inerentes carreira e categoria que detm; d) A aquisio de novas habilitaes acadmicas e ou prossionais, desde que relevantes para as reas de especialidade enquadrveis nas atribuies e competncias dos organismos e servios da Administrao Pblica; e) O desajustamento funcional, caracterizado pela no coincidncia entre o contedo funcional da carreira de que o funcionrio titular e as funes efectivamente exercidas; f) Incapacidades permanentes para o exerccio das funes, decorrentes de doena ou acidente mas que o no inabilite para o desempenho de outras funes; g) Outras situaes legalmente previstas. 2. A reclassicao e a reconverso dependem da existncia de vagas e disponibilidade oramental.

O concurso de pessoal em regime de emprego obedece aos seguintes princpios: a) Publicidade da oferta de emprego; b) Seleco dos candidatos; c) Fundamentao da deciso; d) Publicao no Boletim Ocial, por extracto, dos dados fundamentais da contratao efectuada.

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Seco V Formao e estgio prossionais Artigo 57 Formao prossional

613

2. No processo de avaliao de desempenho, o funcionrio deve conhecer os indicadores de resultados respeitantes apreciao e qualicao do seu trabalho. 3. Os indicadores de resultados devem ser objectivos e conformes com as funes inerentes ao cargo que ocupa o funcionrio a avaliar.
Artigo 60 Princpios e objectivos

1. A formao prossional na Administrao Pblica desenvolve-se num quadro integrado de gesto e de racionalizao dos meios formativos existentes. 2. A Administrao Pblica fomenta e apoia iniciativas e desenvolve programas de formao prossional com carcter sistemtico, articulando as prioridades de desenvolvimento dos servios com os planos individuais de carreira. 3. A formao prossional da funo pblica pode enquadrar iniciativas com universidades, institutos superiores de formao, politcnicos, agentes sociais, associaes pblicas e sindicais, de forma a promover o dilogo social e optimizar os meios e os recursos afectos. 4. Na prossecuo de uma poltica global de formao a lei deve especicar as situaes para cujo ingresso e acesso seja obrigatria a titularidade de formao adequada. 5. Na elaborao dos planos de actividades e face aos objectivos anuais a prosseguir, devem os servios e organismos prever e oramentar programas de formao prossional. 6. O Oramento do Estado, os oramentos dos Municpios, dos institutos e das empresas pblicas devem contribuir para o nanciamento da formao inicial e contnua dos seus funcionrios e trabalhadores.
Artigo 58 Estgios prossionais

1. A avaliao de desempenho rege-se pelos seguintes princpios: a) Excelncia e qualidade do servio; b) Universalidade, assumindo-se como um sistema transversal a todos os servios, organismos e grupos de pessoal da Administrao Directa e Indirecta do Estado e da Administrao Local Autrquica; c) Responsabilizao e desenvolvimento, dos dirigentes e funcionrios no desempenho das suas funes; d) Reconhecimento, motivao, e valorizao das competncias e do mrito; e) Transparncia, assentando em critrios objectivos, regras claras e amplamente divulgadas; f) Coerncia e integrao, suportando uma gesto integrada de recursos humanos, em articulao com as polticas de recrutamento e seleco, formao prossional e desenvolvimento de carreira. 2. A avaliao de desempenho tem como objectivos: a) Promover a excelncia e a melhoria contnua dos servios prestados aos cidados e comunidade; b) Responsabilizar e reconhecer o mrito dos dirigentes e dos funcionrios em funo da produtividade e resultados obtidos, ao nvel da concretizao de objectivos, da aplicao de competncias e da atitude pessoal demonstrada; c) Diferenciar nveis de desempenho, fomentando uma cultura de exigncia, motivao e reconhecimento do mrito; d) Potenciar o trabalho em equipa, promovendo a comunicao e cooperao entre servios, dirigentes e trabalhadores; e) Identicar as necessidades de formao e desenvolvimento prossional adequadas melhoria do desempenho dos organismos, dirigentes e funcionrios; f) Fomentar oportunidades de mobilidade e evoluo prossional de acordo com a competncia e o mrito demonstrado; g) Promover a comunicao entre as direces ou cheas e os respectivos colaboradores; h) Fortalecer as competncias de liderana e de gesto, com vista a potenciar os nveis de ecincia e qualidade dos servios.

1. Os estgios prossionais na Administrao Pblica visam contribuir para a insero dos jovens na vida activa, complementando uma formao pr-existente atravs de uma formao prtica a decorrer no mbito dos prprios servios. 2. Os estgios profissionais destinam-se a jovens possuidores de cursos superiores que conram ou no licenciatura ou habilitados com curso de qualicao prossional, recm-sados dos sistemas de educao e formao procura do primeiro emprego ou desempregados procura de novo emprego, em condies a regulamentar. 3. Os estgios devem ser, em regra, remunerados. CAPTULO XII Princpios sobre a avaliao de desempenho
Artigo 59 Avaliao de desempenho

1. A avaliao de desempenho o conjunto de procedimentos tendentes a apreciar e qualicar o grau de capacitao dos funcionrios no decorrer do exerccio das suas funes.

614

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Artigo 61 Considerao da avaliao de desempenho Artigo 64 Remunerao base

1. A avaliao do desempenho obrigatoriamente considerada para efeitos de: a) Evoluo na carreira; b) Celebrao de novos contratos ou renovao dos contratos. 2. A renovao da comisso de servio dos titulares de cargos de direco intermdia depende do resultado da avaliao de desempenho e do grau de cumprimento dos objectivos xados. 3. A insucincia de desempenho, revelada na atribuio de avaliaes negativas em dois anos consecutivos, consubstancia violao grave e reiterada de deveres prossionais, podendo constituir causa de cessao da relao de emprego pblico.
Artigo 62 Comisso Nacional de Avaliao de Desempenho

1. A remunerao base mensal o montante pecunirio correspondente ao nvel remuneratrio, conforme os casos, da posio remuneratria em que o funcionrio se encontra na categoria de que titular ou do cargo exercido em comisso de servio. 2. A remunerao base referenciada titularidade, respectivamente, de uma categoria e ao respectivo posicionamento remuneratrio do funcionrio ou de um cargo exercido em comisso de servio.
Artigo 65 Suplementos

1. Os suplementos so retribuies concedidas em funo de particularidades especcas da prestao de trabalho e s podem ser considerados os que se fundamentem expressamente em lei. 2. Na xao das condies de atribuio dos suplementos proibida a sua indexao remunerao base, sem prejuzo da sua actualizao peridica.
Artigo 66 Prmios de desempenho

1. criada, sob a dependncia do membro do Governo que responde pelo sector da Administrao Pblica, a Comisso Nacional de Avaliao de Desempenho (CNAVD) como instncia nal de avaliao de desempenho dos funcionrios, com vista ao reforo da objectividade e erradicao de toda a subjectividade decorrente na avaliao de desempenho devido proximidade entre os avaliadores e os avaliados nas estruturas administrativas e a zelar pelo cabal cumprimento das disposies legais, regulamentares e procedimentais. 2. A organizao, competncia e modo do funcionamento da CNAVD consta de diploma prprio do Governo. CAPTULO XIII Princpios gerais sobre remuneraes e descontos
Seco I Princpios gerais sobre remuneraes Artigo 63 Componentes da retribuio do trabalho

1. Aos funcionrios que obtenham classicaes mais elevadas na avaliao de desempenho, pode ser atribudo um prmio pecunirio, de prestao nica, no quadro das disponibilidades oramentais destinadas a esse m. 2. Podem existir outros sistemas especcos de recompensas pelo desempenho os quais podero ter tambm em considerao os resultados de equipas.
Artigo 67 Prestaes sociais e subsdio por morte

1. As prestaes sociais so constitudas pelo abono de famlia e prestaes complementares previstas na lei, bem como outras de apoio social, incluindo um subsdio de refeio, este atribudo no mbito da aco social complementar. 2. Os familiares a cargo dos funcionrios, que a lei determinar, tm direito a receber, por morte destes, um subsdio pecunirio, de prestao nica.
Artigo 68 Momento em que tem lugar o direito remunerao

1. A remunerao dos funcionrios que exeram funes ao abrigo de relaes jurdicas de emprego pblico composta por: a) Remunerao base; b) Suplementos remuneratrios; c) Prmios de desempenho. 2. Os funcionrios tm ainda direito, nos termos da lei, a prestaes sociais. 3. No permitida a atribuio de qualquer tipo de abono que no se enquadre nas componentes referidas nos nmeros anteriores. 4. A xao ou alterao das componentes do sistema retributivo podem ser objecto de negociao colectiva anual nos termos da lei e constaro de regulamento.

O direito remunerao constitui-se com a aceitao formal da nomeao ou acto equiparado, ou, no devendo estes ter lugar, com o inicio do exerccio efectivo de funes.
Seco II Princpios gerais sobre descontos Artigo 69 Descontos

1. Sobre a remunerao base e os suplementos devidos pelo exerccio de funes pblicas incidem descontos obrigatrios.

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


2. Sobre a remunerao base podem incidir descontos facultativos. 3. So descontos obrigatrios os que resultam de imposio legal. 4. So descontos facultativos os que, sendo permitidos por lei, carecem de autorizao expressa do titular do direito remunerao. 5. Na falta de lei especial em contrrio, os descontos so efectuados atravs de reteno na fonte. CAPTULO XIV Princpios sobre o regime de prestao de trabalho
Artigo 70 Seco I Regimes de prestao de trabalho Disposies gerais Artigo 74 Princpio geral Artigo 73 Licenas

615

1. Os funcionrios consideram-se na situao de licena, quando, mediante autorizao, deixem de exercer, regularmente, as suas funes, de acordo com os pressupostos, requisitos, efeitos e durao estabelecidos na lei. 2. No mbito do incentivo formao prossional e superao de conhecimentos acadmicos dos funcionrios, a lei deve prever licenas para estudo de curta e mdia durao, tanto no Pas como no estrangeiro. CAPTULO XVI Princpios de segurana social

1. O trabalho pode, de acordo com as atribuies do servio ou organismo e com a natureza da actividade desenvolvida, ser prestado nos seguintes regimes: a) Sujeito ao cumprimento do horrio dirio; b) Sujeito ao cumprimento de objectivos denidos. 2. Os regimes de prestao de trabalho, a durao de semana de trabalho, o descanso semanal e os trabalhos extraordinrios, nocturno, por turno, em dias de descanso e em feriados, so regulados por diploma prprio. 3. Em funo da natureza das suas actividades, podem os servios adoptar uma ou, simultaneamente, mais do que uma das modalidades de horrio de trabalho. 4. Para alm dos horrios adoptados nos termos do nmero anterior, podem ser xados horrios especcos, para determinados funcionrios, quando circunstncias relevantes o aconselham. CAPTULO XV Princpios sobre frias, faltas e licenas
Artigo 71 Frias

1. Em todas as situaes decorrentes das relaes de emprego pblico, os funcionrios e respectivas famlias tm efectivo direito segurana social, nos termos da lei. 2. A segurana social de carcter contributivo e visa a proteco de situaes decorrentes de doena, invalidez, velhice, orfandade, viuvez e de outras vicissitudes da vida dos funcionrios ou dos seus familiares, nos termos da lei. 3. O regime de aposentao dos funcionrios, tendo em conta o tempo de servio prestado e o limite de idade para o exerccio das funes pblicas, estabelecido por Decreto-lei de desenvolvimento.
Secco II Aposentao antecipada Artigo 75 Aposentao antecipada requerida pelo funcionrio

1. Os funcionrios tm direito, em cada ano civil, a um perodo de frias remuneradas, nos termos a regulamentar por diploma do Governo. 2. O direito a frias deve efectivar-se de modo a possibilitar a recuperao fsica e psquica dos funcionrios e assegurar-lhes condies mnimas de disponibilidade pessoal, de integrao na vida familiar e de participao social e cultural. 3. O direito a frias irrenuncivel e o seu gozo efectivo no pode, em regra, ser substitudo por qualquer compensao econmica, ainda que com o acordo do interessado.
Artigo 72 Faltas

Os funcionrios integrados em carreiras ou categorias que vierem a constar anualmente de Decreto-lei de execuo do Oramento do Estado que contem, pelo menos, 34 anos de servio podem, independentemente da idade ou de submisso competente Comisso de Vericao de Incapacidade, requerer a aposentao antecipada.
Artigo 76 Aposentao antecipada no interesse da Administrao

1. Em cada ano civil os funcionrios tm direito a faltar ao servio por motivos justicados constantes da lei. 2. As faltas contam-se, em regra, por dias inteiros nos termos estabelecidos por diploma a regulamentar.

1. A Administrao Pblica, por despacho do Primeiro Ministro, precedendo proposta fundamentada dos membros de Governo responsveis pelas reas das nanas e da administrao pblica e audio do membro de Governo de que depende o interessado, pode, por sua iniciativa e mediante acordo, aposentar funcionrios integrados em carreiras ou categorias que vierem a constar anualmente de Decreto-lei de execuo do Oramento do Estado. 2. Na aposentao antecipada, pode ser concedida aos funcionrios referidos no nmero anterior uma bonicao da respectiva penso.

616

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Artigo 77. Extino de lugares

para o regime geral de segurana social e para o regime de segurana social da Funo Pblica, sendo os perodos de sobreposio contributiva contados uma s vez. 3. A titularidade do direito, as condies de atribuio e a avaliao das situaes de incapacidade permanente so determinadas de acordo com as normas prprias do ltimo regime a que o trabalhador se encontre vinculado. 4. A penso unicada considerada, para todos os efeitos legais, como a penso do ltimo regime. 5. O valor da penso unicada obtm-se por aplicao das regras de clculo do ltimo regime, ressalvado o que vier a dispor o diploma de desenvolvimento da presente Lei. 6. O valor da penso unicada, aquando da sua atribuio, no pode ser inferior ao da soma das parcelas correspondentes aos valores a que o interessado teria direito por aplicao separada de cada um dos regimes, tendo em ateno as disposies sobre acumulao de penses. 7. A instituio que atribuir a penso unicada recebe, da outra para a qual o interessado tenha descontado, o montante da respectiva parcela de penso, calculada nos termos do nmero anterior. 8. A penso unicada actualizada de acordo com as regras aplicveis s penses do ltimo regime, devendo o encargo da actualizao da mesma ser repartido em funo das percentagens xadas por ocasio da atribuio do montante inicial da penso.
Seco IV Penso de sobrevivncia Artigo 82 Direito penso de sobrevivncia

Os lugares vagos deixados pelos funcionrios benecirios de aposentao antecipada consideram-se extintos.
Artigo 78. Outros condicionalismos da aposentao antecipada

Os demais requisitos e condies para o benefcio da aposentao antecipada referida nos artigos 75. e 76. so estabelecidos por Decreto-lei de desenvolvimento.
Artigo 79. Aposentao antecipada de quadro supranumerrio

Os funcionrios afectos ao quadro supranumerrio e integrados em carreiras ou categorias constantes anualmente de Decreto-lei de execuo do Oramento do Estado, com o nmero de anos de servio que vier a ser estabelecido em diploma de desenvolvimento, podem requerer aposentao, independentemente da idade e da submisso Comisso de Vericao de Incapacidade, tendo direito a uma bonicao a determinar no mesmo diploma de desenvolvimento, sem prejuzo, porm, do limite mximo da mesma corresponder a 34 anos de servio e da aplicao do regime da penso unicada.
Artigo 80 Pr-aposentao

1. Os funcionrios afectos ao quadro supranumerrio, bem como os funcionrios integrados em carreiras que vierem a constar anualmente de Decreto-lei de execuo do Oramento do Estado que contem um mnimo de idade e de tempo de servio que vier a ser determinado em diploma de desenvolvimento, podem requerer a praposentao. 2. A situao de pr-aposentao, nos termos do nmero anterior, traduz-se na suspenso do respectivo vnculo funo pblica, com direito a uma penso de aposentao proporcional, imediata, e penso de aposentao por inteiro, aps completar o limite de idade para o exerccio da funo pblica. 3. aplicvel pr-aposentao a disposio contida no artigo 79.
Secco III Penso unicada Artigo 81 Penso unicada

Tm direito penso de sobrevivncia os herdeiros hbeis do funcionrio falecido com direito aposentao, quando este, data da sua morte, tiver o mnimo de cinco anos completos de inscrio e vericados os demais requisitos legais.
Artigo 83 Herdeiros hbeis

So herdeiros hbeis dos subscritores: a) Os cnjuges e os conviventes de unies de facto reconhecveis, sobrevivos; b) Os lhos menores, incluindo os nascituros e os adoptados; c) Os netos menores que se encontrarem sob a exclusiva dependncia econmica do subscritor data da morte deste; d) Os pais e os avs que se encontrarem sob a exclusiva dependncia econmica do subscritor data da morte deste.

1. As penses de invalidez, velhice e sobrevivncia do regime geral de previdncia social e as penses de aposentao e reforma ou sobrevivncia do regime da Funo Pblica, a receber ou legar por quem tenha sido abrangido pelos dois regimes de proteco social em vigor, podem ser atribudas de forma unicada. 2. O regime de penso unicada baseia-se na totalidade dos perodos de pagamento de contribuies e quotizaes

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


Seco V Assistncia mdica, hospitalar e medicamentosa, compensao dos encargos familiares e outras prestaes complementares Artigo 84 Regime dos benefcios

617

2. Confere ainda direito reparao a leso ou doena que se manifeste durante o tratamento de leso ou doena resultante de um acidente em servio ou doena prossional e que seja consequncia de tal doena. 3. O Estado responsvel pela aplicao do regime dos acidentes em servio e doenas prossionais.
Artigo 87 Direito remunerao

1. Os funcionrios e os aposentados, bem como os respectivos familiares, tm direito assistncia mdica, hospitalar e medicamentosa, compensao dos encargos familiares e a outras prestaes complementares previstas na lei. 2. Os direitos referidos no nmero anterior coincidem em cada momento com os da mesma natureza que vigora para os trabalhadores por conta de outrem. CAPTULO XVII Princpios sobre o regime de aco social complementar
Artigo 85 Finalidade

No perodo de falta ao servio, em resultado de acidente de servio ou doena prossional o funcionrio mantm o direito remunerao, incluindo os suplementos de carcter permanente.
Artigo 88 Falta ao servio

As faltas ao servio, resultantes de incapacidade temporria absoluta motivada por acidente em servio ou por doena prossional so consideradas como exerccio efectivo de funes no implicando, em caso algum, a perda de quaisquer direitos ou regalias, nomeadamente o desconto de tempo de servio para qualquer efeito.
Artigo 89 Seguro de acidentes em servio

1. A aco social complementar integra o conjunto de prestaes complementares de proteco social dos funcionrios que se destinem preveno, reduo ou resoluo de problemas decorrentes da sua situao laboral, pessoal ou familiar que no sejam atendveis atravs dos regimes gerais de proteco social. 2. A aco social complementar obedece aos seguintes princpios: a) Adequao, que se concretiza em respostas oportunas e ecazes, de forma personalizada, s carncias detectadas, de acordo com as disponibilidades nanceiras; b) No cumulao, que assegure no serem as prestaes da aco social complementar cumulvel com outras de idntica natureza e nalidade, desde que plenamente garantidas pelos regimes de proteco social; c) Responsabilidade do Estado ou das Autarquias, conforme couber, que se consubstancia na assuno do nanciamento da aco social complementar, sem prejuzo do recurso a quotizaes obrigatrias. CAPTULO XVIII Princpios sobre o regime de acidente em servio e doenas prossionais
Artigo 86 Reparao

Os servios e organismos da Administrao Central podem transferir a responsabilidade pela reparao dos acidentes em servio para entidades seguradoras que forem seleccionadas em concurso pblico. CAPTULO XIX Princpios sobre o estatuto do pessoal dirigente
Artigo 90 Cargos dirigentes

So cargos dirigentes os cargos de direco, gesto, coordenao e controlo dos servios e organismos pblicos do Estado.
Artigo 91 Misso e carta de misso

1. misso do pessoal dirigente garantir a prossecuo das atribuies cometidas ao respectivo servio, assegurando o seu bom desempenho atravs da optimizao dos recursos humanos, nanceiros e materiais e promovendo a satisfao dos destinatrios da sua actividade, de acordo com a lei, as orientaes contidas no Programa do Governo e as determinaes recebidas do respectivo membro do Governo. 2. No momento de provimento, o membro do Governo competente e o pessoal de direco superior assinam uma carta de misso que constitui um compromisso de gesto onde, de forma explcita, so denidos os objectivos devidamente quanticados e calendarizados, a atingir no decurso de exerccio de funes, bem como a previso, nos termos a denir em Decreto-lei, de atribuio de

1. Os funcionrios tm direito, independentemente do respectivo tempo de servio, reparao, em espcie e em dinheiro, dos danos resultantes de acidentes em servio e de doenas prossionais ocorridos ao servio da Administrao Pblica.

618

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


convocao de eleies para a Assembleia Nacional nem antes da conrmao parlamentar do Governo recmnomeado. 2. Os titulares dos cargos de direco superior so providos em comisso de servio ou por contrato de gesto. 3. Os titulares dos cargos de direco intermdia so providos nos termos do nmero 2, mediante concurso.
Artigo 95 Indemnizao

prmios de gesto para o servio ou organismo e para o titular do cargo, em funo do progressivo cumprimento dos objectivos denidos. 3. A no realizao dos objectivos constantes da carta de misso determina a no renovao da comisso de servio ou a respectiva cessao antecipada, nos termos da lei. 4. O pessoal dirigente ca sujeito avaliao de desempenho segundo os critrios de eccia e ecincia, responsabilidade por sua gesto e controlo de resultados em relao aos objectivos constantes da carta de misso.
Artigo 92 Princpios de gesto

1. Os titulares dos cargos dirigentes devem promover uma gesto orientada para resultados, de acordo com os objectivos anuais a atingir, denindo os recursos a utilizar e os programas a desenvolver, aplicando de forma sistemtica mecanismos de controlo e avaliao dos resultados. 2. A actuao dos titulares de cargos dirigentes deve ser orientada por critrios de qualidade, eccia e ecincia, simplicao de procedimentos, cooperao, comunicao ecaz e aproximao ao cidado. 3. Na sua actuao, o pessoal dirigente deve liderar, motivar e empenhar os seus funcionrios para o esforo conjunto de melhorar e assegurar o bom desempenho e imagem do servio. 4. Os titulares dos cargos dirigentes devem adoptar uma poltica de formao que contribua para a valorizao prossional dos funcionrios e para o reforo da ecincia no exerccio das competncias dos servios no quadro das suas atribuies.
Artigo 93 Recrutamento para os cargos de direco

Os titulares dos cargos de direco providos em comisso de servio ou por contrato de gesto podem, nos termos a estabelecer no Decreto-lei de desenvolvimento deste diploma, ter direito a uma indemnizao quando a cessao da comisso de servio decorra da extino ou reorganizao da unidade orgnica ou mudana de governo de que dependa, se no for reconduzido. CAPTULO XX Princpios sobre o estatuto do pessoal do quadro especial
Artigo 96 Pessoal do quadro especial

O pessoal do quadro especial integra cargos cuja nomeao, assente no princpio da livre designao, se fundamenta por lei em razo de especial conana e ao exerccio de funes de maior responsabilidade no gabinete do titular do cargo poltico de que depende.
Artigo 97 Recrutamento do pessoal do quadro especial

1. Os titulares dos cargos de direco superior so recrutados, por escolha, de entre indivduos habilitados com curso superior, vinculados ou no Administrao Pblica, que possuam competncia tcnica, aptido, experincia prossional e formao adequadas ao exerccio das respectivas funes. 2. Os titulares dos cargos de direco intermdia so recrutados, mediante concurso, de entre indivduos habilitados com curso superior, vinculados ou no Administrao Pblica, que possuam competncia tcnica, aptido, experincia prossional e formao adequadas ao exerccio das respectivas funes. 3. Diplomas orgnicos ou estatutrios dos servios e organismos cujas atribuies tenham natureza predominantemente tcnica podem adoptar particular exigncia na denio da rea de recrutamento dos respectivos dirigentes.
Artigo 94 Provimento

O pessoal do quadro especial recrutado, por livre escolha do titular de cargo poltico de que depende, em comisso de servio ou por contrato de gesto de entre indivduos habilitados com curso superior que conra ou no licenciatura, vinculados ou no Administrao Pblica, que possuam competncia tcnica, aptido, experincia prossional e formao adequadas ao exerccio das respectivas funes.
Artigo 98 Indemnizao

O pessoal do quadro especial cuja comisso de servio ou contrato cesse por iniciativa da Administrao Pblica ou por cessao de mandato ou funes do titular de cargo poltico de que depende tem direito a uma indemnizao. CAPTULO XXI Disposies nais e transitrias
Artigo 99 Funcionrio em exerccio de cargo electivo ou no Governo

1. proibido o provimento dos titulares dos cargos de direco superior depois da demisso do Governo ou da

garantido ao funcionrio em exerccio de mandato electivo por sufrgio directo, secreto e universal ou de cargos no Governo o direito de, por iniciativa prpria ou

I SRIE NO 30 B. O. DA REPBLICA DE CABO VERDE 27 DE JULHO DE 2009


dos servios, evoluir na carreira no seu quadro de origem, durante o exerccio de mandato em cargo electivo ou de funes no Governo, independentemente de abertura de concurso, desde que exista vaga e, bem assim, regressar ao quadro de origem, terminado ou cessado o mandato ou o exerccio de funes governamentais.
Artigo 100 Salvaguarda de direitos e de regimes especiais Artigo 103 Desenvolvimento e regulamentao

619

1. A presente Lei deve ser objecto de desenvolvimento e regulamentao. 2. No mbito do desenvolvimento do presente diploma, pode o Governo decretar normas especcas adaptadas s peculiaridades do pessoal da Administrao Local Autrquica e da Administrao Indirecta do Estado e da carreira de regime especial.
Artigo 104 Prevalncia da Lei de Bases

1. As medidas que, em execuo da presente Lei, vierem a ser tomadas em matria da relao jurdica de emprego pblico no prejudicam a situao que os funcionrios ou agentes j detm, sem prejuzo do disposto nos artigos 101 e 102. 2. Em caso algum pode resultar da introduo do novo sistema retributivo reduo da remunerao que o funcionrio ou agentes j aufere ou diminuio das expectativas de evoluo decorrentes da carreira em que se insere. 3. As disposies da presente Lei sobre relao jurdica de emprego no prejudicam regimes que prevejam a eleio como forma de provimento.
Artigo 101 Converso das actuais nomeaes e contratos administrativos de provimento

Excepto nos casos em que das disposies dela resultem expressamente o contrrio, a presente lei de Bases do Regime da Funo Pblica prevalece sobre quaisquer leis especiais vigentes data da sua entrada em vigor.
Artigo 105 Entrada em vigor

A presente Lei entra em vigor sessenta dias aps a sua publicao no Boletim Ocial. Aprovada em 1 de Julho de 2009. O Presidente da Assembleia Nacional, em exerccio, Jlio Lopes Correia Promulgada em 17 de Julho de 2009. Publique-se. O Presidente da Repblica, PEDRO VERONA RODRIGUES PIRES Assinada em 20 de Julho de 2009. O Presidente da Assembleia Nacional, em exerccio, Jlio Lopes Correia

1. Os funcionrios em regime de nomeao que no possuam habilitaes acadmicas e prossionais adequadas para transitarem para o novo regime de carreira, previsto no presente diploma, devem ser submetidos a um programa especial de formao a ser criado pelo Governo, mantendo-se, entretanto, o seu actual estatuto de cargos, carreiras e salrios. 2. Os funcionrios que vierem a ser declarados inaptos, na formao a que se refere o nmero anterior, passam situao de supranumerrios prevista no presente diploma. 3. Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, admitida a cessao da nomeao, por mtuo acordo entre a entidade empregadora pblica e o funcionrio ou agentes, mediante compensao em quantia nunca superior ao que percebe o trabalhador despedido por facto de prncipe. 4. Os agentes, actualmente em regime de contrato administrativo de provimento transitam para o novo regime de contrato previsto no presente diploma, por igual perodo de durao nele estabelecido mas computvel nele o tempo decorrido desde o seu momento inicial.
Artigo 102 Dvidas dos municpios

Lei n 43/VII/2009
de 27 de Julho

Por mandato do Povo, a Assembleia Nacional decreta, nos termos da alnea b) do artigo 174 da Constituio, o seguinte:
Artigo 1 Criao

criada a Organizao para as Comemoraes dos 550 anos da Descoberta de Cabo Verde e do 35 Aniversrio da Independncia Nacional, abreviadamente designada OCDI-550/XXXV, que tem por atribuies a preparao, organizao e coordenao das celebraes dessas efemrides.
Artigo 2 Composio

As dvidas dos municpios entidade gestora das penses de aposentao e de sobrevivncia da Funo Pblica, quando no sejam satisfeitas voluntariamente, sero cobradas, a requisio da mesma entidade, atravs dos servios competentes do Ministrio responsvel pelas nanas, por meio de desconto nas transferncias nanceiras no consignadas que eles tenham de receber do Estado.

A OCDI 550/XXXV integra as seguintes comisses: a) A Comisso de Honra; b) A Comisso Executiva; c) As Comisses Concelhias.

Вам также может понравиться