Вы находитесь на странице: 1из 3

Observatrio de Poltica Exterior do Brasil

Informe de Poltica Externa Brasileira N 301 22/04/11 a 28/04/11


Apresentao: O Observatrio de Poltica Externa Brasileira (OPEB) um projeto de informao semanal executado pelo Grupo de Estudos de Defesa e Segurana Internacional (GEDES), do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Franca. Em 2009, o OPEB ganhou prmio de melhor projeto de extenso na rea das Humanidades no V Congresso de Extenso Universitria da UNESP. O informe uma resenha a respeito das notcias que tm por tema central a poltica externa brasileira e que foram veiculadas nos peridicos: Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Correio Braziliense. Equipe de redao e reviso: Coordenao: Profa. Dra. Suzeley Kalil Mathias; Doutorandos em Relaes Internacionais: Andr Cavaller Guzzi (City University of New York), Flvio Augusto Lira Nascimento (Universidade de So Paulo USP) Mestre em Relaes Internacionais: Leonardo Ulian Dall Evedove (San Tiago Dantas Unesp/Unicamp/PUC-SP) Mestrandos em Histria (UNESP, Franca): Adriana Suzart de Pdua (bolsista CAPES); Graduandos em Relaes Internacionais: Analice Pinto Braga, Giovanna Ayres Arantes de Paiva, Henrique Neto Santos, Lvia Peres Milani, Rafael Augusto Ribeiro de Almeida, Thassia Bollis.

Observatrio de Poltica Exterior do Brasil


Brasil responsabilizou EUA por crise na OMC 1 O Brasil responsabilizou os EUA pelo colapso da Rodada Doha e a consequente crise da Organizao Mundial do Comrcio (OMC). O desacordo existiu porque os estadunidenses exigiram a abertura total dos mercados de Brasil, ndia e China no setor industrial, e os brasileiros exigiram o fim das tarifas de um tero das linhas de importao. O embaixador do Brasil na OMC, Roberto Azevedo, argumentou que o governo brasileiro no tem espao para promover uma queda de tarifas devido valorizao do real e ao aumento das importaes. Segundo Azevedo, o Itamaraty preocupa-se com a credibilidade da OMC que foi abalada pelo impasse da Rodada Doha (O Estado de S. Paulo Economia & Negcios 22/04/2011).

Brasil declarou ser liderana natural na Amrica Latina Aps o anncio de que ser formalizado um novo bloco econmico formado por Chile, Colmbia, Mxico e Peru, o Brasil declarou que se reconhece como uma liderana natural na regio e que no v conflito na criao da nova unio comercial. O bloco, que foi denominado rea de Integrao Profunda, tem como um de seus objetivos se contrapor ao Mercosul e ao Brasil. O porta-voz do Itamaraty, ministro Tovar Nunes, declarou que o Brasil no possui pretenses hegemnicas, apesar de ter o interesse de estabelecer cooperao com outros pases latino-americanos e de promover a paz e a estabilidade na regio, por conta do tamanho e do processo histrico de paz do Brasil (Folha de S. Paulo Mundo 26/04/2011).

Brasil respondeu solicitao de Comisso da OEA No dia 26 de abril, o governo brasileiro atendeu solicitao de esclarecimentos emitida pela Organizao dos Estados Americanos (OEA) sobre a construo da usina hidreltrica de Belo Monte. O Itamaraty informou que o projeto da hidreltrica no ser modificado e que os temas apontados no documento da Comisso Interamericana de Diretos Humanos da OEA foram analisados pelo pas (O Estado de S. Paulo Economia & Negcios 28/04/2011).

Nos dias 23, 24, 25 e 27 de abril no houve notcias de Poltica Externa Brasileira.

Observatrio de Poltica Exterior do Brasil


Antnio Patriota fez declaraes sobre o conflito na Lbia No dia 27 de abril, em audincia na Comisso de Relaes Exteriores do Senado, o chanceler Antnio Patriota destacou a posio brasileira em relao ao conflito na Lbia. Segundo o ministro, o Brasil adotou uma postura contrria a aes de alguns pases que tm tomado medidas sem o consentimento do Conselho de Segurana da Organizao das Naes Unidas. Alm disso, o chanceler declarou que o Itamaraty mantm um intenso dilogo com a Liga rabe e a Unio Africana, instituies que buscam intermediar o fim do conflito na Lbia (O Estado de S. Paulo Internacional 28/04/2011).

Вам также может понравиться