Вы находитесь на странице: 1из 6

Agradeo Organizao deste evento o convite que me foi dirigido para participar nesta mesa redonda.

. O apontamento que irei apresentar nasce da minha observao directa e do meu convvio com a unidade de surdos da EB2/3 de So Miguel. A minha exposio ter a seguinte organizao temtica: 1. Em primeiro lugar abordaremos a unidade de surdos.
2.

Em segundo lugar referir-me-ei aos resultados que obtive no mbito do processo de Orientao Vocacional dos trs alunos da nossa escola, que frequentam o 9 ano. Em terceiro lugar abordarei, com a relevncia necessria, a problemtica da estruturao dos grupos. Finalmente, em quarto lugar, derivarei a minha interveno para os ritos de passagem, isto , ver como estes alunos parecem equacionar a sua mudana para o status de adulto, no seio da comunidade.

3.

4.

Se me perguntassem se a unidade de surdos constitui, na nossa escola, um enquadramento vlido para os alunos com problemtica do domnio auditivo, responderia afirmativamente. Isto pelas seguintes razes: 1. Existe competncia tcnica nos profissionais que integram o ncleo restrito desta unidade.

2.

Existe uma filosofia adequada, ou seja, existem fortes convices, neste ncleo, relativamente aos benefcios de uma educao inclusiva. A equipa coesa na sua actuao. A equipa liderada pela Dra. Salette Bento de forma empenhada e esclarecida. Abrimos um parntese para louvar de forma particular a proximidade que esta responsvel mantm com os alunos e com os outros profissionais da equipa, a sua interveno directa junto dos alunos e a metodologia reflectida que utiliza, sempre baseada numa avaliao diagnstica permanente do funcionamento da unidade e da situao dos alunos. A gesto do agrupamento tem manifestado tradicionalmente, na sequncia desta liderana, uma postura facilitadora.

3. 4.

5.

Passo de seguida a algumas consideraes motivadas pelos resultados obtidos no mbito da Orientao Vocacional dos alunos do 9 ano.

O Orientao Vocacional destinou-se fundamentalmente a obter um perfil dos alunos, relativo s capacidades e interesses dos alunos. Os testes aplicados foram os testes que aplicamos normalmente a todos aos alunos. No utilizamos por consequncia instrumentos concebidos especificamente para a populao de surdos. Tivemos o acompanhamento de uma Intrprete de Lngua Gestual.

Concluses:
1.

Nos perfis de aptides obtidos, no so detectveis, globalmente, reflexos da problemtica auditiva dos alunos. Os perfis assemelham-se aos dos alunos sem problemtica. Isto significa que os desafios so os mesmos para os alunos da unidade e os restantes e que os recursos para enfrentar estes desafios no so diferentes nuns e noutros alunos. Qualquer discriminao em contrrio parece-nos de todo artificial, j que no a comprovamos empiricamente.

2.

3. Existe uma pequena excepo. As pontuaes referentes ao raciocnio verbal so mais baixas nos alunos da unidade. sabido que os alunos surdos processam a informao verbal de forma diferente. Isto significa que esta capacidade de raciocnio verbal deveria ser medida com um teste especfico para surdos.

Ao nvel dos interesses as nossas concluses so as seguintes: Os Interesses Musicais e Literrios mantm-se invariavelmente na zona de rejeio. Os interesses Sociais apresentam-se altos numa das alunas. Esta situao retira validade ao comentrio feito por alguns de que as unidades de surdos limitam os alunos ao nvel da interaco com a populao no surda. Os Interesses sociais elevados indiciam que a

1.

2.

aluna no perdeu motivao para a interrelao com a comunidade.


3.

Tal como nos alunos no surdos os Interesses Teatrais aparecem elevados. Mais do que uma propenso para as Artes Dramticas, esta circunstncia expressa uma grande abertura para abraar o desempenho de novos papeis na comunidade.

Sobre a estruturao dos grupos queremos alertar para os seguintes aspectos:

Os grupos, sejam eles de surdos ou no, estruturam-se sempre do mesmo modo. Esta estruturao implica sempre: 1. A emergncia de um leader explcito ou oculto, com grande influncia na vida do grupo.
2.

A emergncia de relaes de hierarquia e funcionais entre os membros do grupo.

3. A emergncia, por vezes, da condio de um bode expiatrio, a vulgar ovelha ranhosa do grupo A nossa recomendao vai no sentido de que se mantenha uma vigilncia na dinmica de estruturao do grupo de forma a que:
1.

O leader exera uma liderana ajustada s necessidades do grupo, tornando-se benfica para todos os elementos do grupo. Se evite a derrapagem para o aparecimento da condio de bode expiatrio.

2.

Finalmente, anunciei que diria algumas palavras referentes aos ritos de passagem. sabido que nas sociedades primitivas a passagem da infncia para a adultez era objecto de uma celebrao, com cerimoniais, em que os jovens eram submetidos a provas duras e at cruis. S aps a superao destas provas, a comunidade concedia aos jovens o novo estatuto de adulto, isto , o jovem podia a partir de ento assumir os papis prprios do adulto. Pese embora esta dureza, esta ritualizao tinha uma vertente positiva: era a comunidade que monitorizava a concesso do estatuto de adulto aos jovens, com uma espcie de certificao explcita, assumindo a responsabilidade na mudana estatutria. O que acontece na actualidade? A sociedade demitiu-se desta responsabilidade, deixam os jovens sua sorte na caminhada para a conquista do estatuto de adulto. Como procede o jovem nos nossos dias? Escolhem de entre um repertrio de condutas, aquelas que acham que os promovem condio de adultos. Nesta escolha, os alunos surdos (mas tambm detectmos o mesmo em alunos provenientes de instituies) dizamos os alunos surdos parecem seleccionar o casamento (ou a unio de facto) como o trampolim que os vai projectar para a condio de adultos. Esta seleco apresenta, na minha opinio, um grave inconveniente. Arreda do Projecto de Vida a necessidade de construir um Projecto de Carreira onde ancorar o Projecto de Vida. O Projecto de Vida em vez de assentar num Projecto de Carreira pela via do prosseguimento de estudos, passa a assentar num casamento precoce que sempre uma relao de risco.

Desejo as melhores felicidades aos alunos surdos e aos profissionais que os acompanham.

Francisco Leal, SPO S. Miguel/Guarda

Вам также может понравиться