Вы находитесь на странице: 1из 3

III Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO2010 Rio Grande (RS), 17 a 21 de maio de 2010

OXIGNIO DISSOLVIDO E SILICATO COMO INDICADORES DE ALTERAES EM SISTEMAS COSTEIROS CASO DO COMPLEXO ESTUARINO-LAGUNAR DE CANANIA-IGUAPE (SP)
*

Pereira, F. B. P.; Bastos, A. T. C.C.; Eschrique, S. A.; Gonalves, J. L.; Braga E. S.

LABNUT- Laboratrio de nutrientes, micronutrientes e traos no mar. Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo. Praa do Oceanogrfico, 191- So Paulo, SP. CEP 05508-900. *(flavia.belloni.pereira@usp.br).

RESUMO O complexo estuarino-lagunar de Canania-Iguape apresenta alteraes no corpo hdrico derivadas da forte ao antrpica, sobretudo junto cidade de Iguape. O silicato mostrou altos valores em Iguape, associado a valores extremamente baixos de salinidade, confirmando um grande aporte terrestre neste setor. Os valores de oxignio no foram to baixos em Iguape, devido influncia da hidrodinmica fluvial, atenuando tambm as diferenas entre os valores de superfcie e fundo, num local de alta carga de matria orgnica. No caso de Canania, houve maior diferena entre os valores de oxignio nos diversos pontos, devido aos movimentos de mar na coluna de gua. Desta forma, a maior influncia antrpica foi observada em Iguape pelos altos valores de silicato, associados os valores relativamente altos de oxignio, mostrando a capacidade de aerao em guas menos salinas e sob maior fora de corrente no perodo sazonal estudado. Assim, o conhecimento da hidrodinmica local relacionado ao estudo do silicato e oxignio dissolvido pode auxiliar na avaliao e distino das mudanas naturais e antrpicas em sistemas costeiros.
Palavras chave: esturios, silicato, aportes terrestres

INTRODUO
O oxignio dissolvido no meio aqutico desempenha um papel importante nos processos biogeoqumicos e biolgicos, como a fotossntese, a respirao e a decomposio da matria orgnica, que ocorre por processos oxidativos, onde podem ser diversas as fontes deste gs. Mudanas na temperatura e na qualidade da gua em sistemas costeiros levam a alteraes nos teores de gases dissolvidos e em sua utilizao na oxidao da carga de matria orgnica e na regulao dos processos que ocorrem nos ciclos biogeoqumicos da matria. Os esturios so importantes locais onde os teores de oxignio dissolvido podem auxiliar na elucidao do metabolismo do sistema e na avaliao ambiental. O silicato considerado um elemento nutriente, porm utilizado apenas por uma parcela dos organismos fitoplanctnicos (ex. diatomceas), e assim, a sua remoo pelos sistemas biolgicos dificilmente diminui a sua concentrao na gua de modo marcante. O silcio (Si) entra em grande quantidade nos sistemas costeiros, devido sua presena abundante na crosta terrestre, sendo lixiviado para os sistemas estuarinos em alta concentrao, permitindo que ele atue como um marcador da influncia dos aportes terrestres, da diluio das guas e do espalhamento de plumas nos sistemas costeiros (Braga et al., 2008). O aporte de silicato em zona costeira em funo de processos naturais deve estar em equilbrio com as quantidades de oxignio dissolvido, estando longe de processos de hipoxia, que so normalmente promovidos por baixa circulao e altas cargas de matria orgnica. O complexo estuarino-lagunar de Canania-Iguape foi escolhido para este estudo devido s diferenas apresentadas entre os seus setores norte e sul. No setor norte (Iguape), situa-se o Valo Grande, um enorme canal artificial que drena gua do Rio Ribeira de Iguape para o Mar Pequeno. E no setor sul (Canania), os processos de mistura entre as guas interiores e marinhas so preservados, sendo tipicamente estuarino. As respostas dos parmetros silicato e oxignio dissolvido devem revelar a ao antrpica deste sistema. MATERIAL E MTODOS A amostragem da coluna da gua foi realizada em 10 pontos ao longo do sistema estuarino-lagunar de Canania-Iguape (SP) em fevereiro de 2009 (Fig.1). As amostras foram coletadas com garrafas tipo Nansen da marca Hydrobios em duas profundidades (superfcie e

AOCEANO Associao Brasileira de Oceanografia

02249

III Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO2010 Rio Grande (RS), 17 a 21 de maio de 2010

fundo). A temperatura foi medida com o uso de termmetro de reverso protegido com preciso de 0,01C. A salinidade foi determinada por salinmetro indutivo da marca Beckman RS-10, utilizando ampolas de Standard Seawater para calibrao do equipamento (preciso de 0,02). A determinao do oxignio foi feita pelo mtodo de Winkler, descrito em Grasshoff et al. (1983). Os clculos de saturao de oxignio foram realizados com auxlio das tabelas e frmulas descritas em Aminot & Chaussepied (1983). O silicato dissolvido (Si (OH)4) foi determinado segundo a metodologia de Grasshoff et al. (1983). O material particulado em suspenso (MES) foi determinado pelo mtodo descrito em Strickland & Parsons (1968).

Figura 1: Localizao dos pontos de coleta no sistema estuarino-lagunar de Canania-Iguape.

RESULTADOS E DISCUSSO
A temperatura da gua variou de 27,70 a 29,57C em Canania, com os menores valores observados no ponto CAN1, prximo a entrada da barra de Canania. Em Iguape, os valores de temperatura foram ligeiramente menores e mais uniformes, variando de 27,25 a 27,58C. Os valores de salinidade em Canania variaram entre 19,59 e 31,79, com os maiores valores no ponto CAN1, onde h maior influncia da gua marinha. Os valores de salinidade em Iguape estiveram todos abaixo de 1, salientando a forte influncia fluvial do Rio Ribeira de Iguape trazida pelo canal do Valo Grande. O oxignio em Canania variou entre 3,60 e 4,54 ml L-1, com vrios valores abaixo de 4, enquanto que na regio de Iguape, mais rasa e sob a influncia de corredeiras do Valo Grande, apresentaram valores de oxignio entre 3,84 e 4,59 ml L-1, com a maioria dos valores acima de 4. A porcentagem de saturao de OD (%OD) variou de 75 a 98% em Canania, e em Iguape, a variao foi de 70 a 88%, sendo ligeiramente menor que Canania, onde valores acima de 90% ocorream em dois pontos em guas de superfcie e de fundo. Os valores de silicato em Canania, sob maior grau de preservao ambiental, variaram de 9,33 a 50,23 M. Iguape apresentou valores elevados de silicato entre 113,67 e 193,42 M, mostando a contribuio de aportes terrestes do rio Ribeira para o esturio. O material em suspenso constituiu um paradoxo, pois em Iguape, onde eram esperados os maiores valores, devido a contribuio fluvial marcante, os resultados estiveram 3 entre 33 e 417 mg m , com exceo feita ao fundo da estao IG8, onde o valor atingiu 1245 3 mg m . As maiores concentraes de MES estiveram presentes na poro Sul (Canania), com valores entre 372 e 1009 mg m3. Esta diferena de distribuio do MES est relacionada com a qualidade do material em suspenso, pois no sistema norte h predomnio de material mais fino. A relao entre o silicato e a salinidade (Fig.2 ) foi importante para sinalizar os aportes terrestres presentes neste sistema estuarino. A associao do OD com a salinidade evidenciou uma maior solubilidade em Iguape, que mais impactado e est sob a ao de forte correnteza. A relao do silicato com o oxignio dissolvido (Fig. 2) mostrou a separao em dois grupos (norte e sul), porm as distines entre os processos de superfcie e fundo nos dois sistemas e a sua hidrodinmica comprometem uma associao mais direta entre os dois parmetros.

CONCLUSO
Os dois setores do complexo estuarino-lagunar de Canania-Iguape, puderam ser diferenciados pelos valores de salinidade e silicato com maior facilidade. Os teores de oxignio

AOCEANO Associao Brasileira de Oceanografia

02250

III Congresso Brasileiro de Oceanografia CBO2010 Rio Grande (RS), 17 a 21 de maio de 2010

dissolvido mostraram a distino entre os processos biogeoqumicos e fsico-qumicos em superfcie e fundo na regio sul em funo da mar e, sobretudo da hidrodinmica diferenciada na regio norte, devido a grande descarga do rio. Desta forma, a maior influncia antrpica no sistema norte foi observada pelos altos valores de silicato associados aos baixos valores de salinidade, e ainda, os valores relativamente altos de oxignio mostraram a capacidade de aerao em guas menos salinas e sob maior fora de corrente no perodo sazonal estudado vero.

Figura 2: Distribuio de temperatura, salinidade, oxignio, silicato, % de saturao de OD e material em suspenso nos dois setores do sistema estuarino-lagunar de Canania-Iguape.

AGRADECIMENTOS
Os autores agradecem a toda equipe do LABNUT/IOUSP que auxiliou as coletas e anlises e a tripulao do Bp Albacora/IOUSP. Os autores agradecem o suporte financeiro dado pelo CNPq Processo n 552437/2007-7 e INCT-TMCOcean Processo n 573601/2008-9.

REFERNCIAS

AMINOT, A. & CHAUSSEPIED, M. 1983. Manuel ds analyses chimiques en milieu marin. 1 ed. Brest Cedex, Centre National pour l'Exploitation des Ocans (CNEXO), 395pp.

re

BRAGA, E.S, CHIOZZINI, V.C.; BERBEL, G.B.B; MALUF, J.C.C.; AGUIAR, V.M.C.; CHARO, M.; MOLINA, D; ROMERO, S.I.; EICHLER, B.B. 2008. Nutrient distributions over the Southwestern South Atlantic Continental Shelf from Mar del Plata (Argentina) to Itaja (Brazil): Winter summer aspects. Cont.Shelf Res., 28: 1649-1661. GRASSHOFF, K.; EHRHARDT, M.; KREMLING, K., 1983. Methods of Seawater Analysis. 2edition, 419 pp. STRICKLAND, J. D. H. & PARSONS, T. R., 1972. A manual of seawater analysis. Published Fisheries Research Board, Ottawa. 184pp.

AOCEANO Associao Brasileira de Oceanografia

02251

Вам также может понравиться