Вы находитесь на странице: 1из 28

Brincar de Ler 3

4 Ecofuturo

Um belo dia,
depois de meses de persistncia e movimentos esquisitos, vacilaes, tropeos e tombos, risos e lgrimas, a gente caminha sozinho pela primeira vez. Com esse primeiro passo, conquista-se o direito de ir para um lado e para outro, como a gente v os outros fazerem. Com esse primeiro passo, ganha-se o direito de caminhar pelo mundo, ver

por si mesmo, descobrir.


Um belo dia, depois de meses de ouvido atento, mergulhados no mar das palavras que as pessoas trocam umas com as outras, depois de muito som sem p nem cabea, ensaio vocal e investigao de detetive para entender onde cada palavra se encaixa e com o que tem a ver, falamos pela primeira vez, como vemos e ouvimos os outros fazerem. Com essa primeira palavra, ganha-se o direito de contar o que se sente

e o que se descobre ao caminhar pelo mundo e observar o que nele acontece.

Brincar de Ler 5

Um belo dia, depois de anos mergulhados


num mundo cheio de palavras escritas,

aprendemos a ler:
a duras penas, se ningum pensou em nos
fazer brincar com as palavras e com esse mundo escrito desde cedo;

muito devagar, se ningum teve a boa idia


de povoar a casa de livros e outros materiais impressos;

mais facilmente, se desde pequeninos


nos damos conta de que existem coisas escritas por toda parte; pegamos, folheamos, empilhamos livros; vemos outras pessoas

passando bons momentos com livros e papis escritos;

com prazer, se fazemos parte do grupo


de sortudos para quem outras pessoas leram em voz alta varinha mgica para a descoberta de que dentro de um livro existe um mundo e

temos direito a ele.

6 Ecofuturo

Inventrio
Ba de brinquedos? Cesto de trecos? Canto da baguna? Caixa de jogos? Como que voc chama o lugar onde esto guardadas as coisas que seu lho, neto, sobrinho ou irmo usa na ocupao mais importante de sua vida, que brincar?

E o que que tem l dentro? Miniaturas das coisas


com as quais ele v os adultos ocupados? Pratinho, copinho, fogozinho, panelinha? Chave de fenda, martelo, parafuso? Boneca beb? Boneca mocinha? Boneca de pano? Boneca toda certinha? Super-heri? Bichos? Cubos? Monstrinhos? Lpis de cor, massinha, canudinho para fazer bolinha de sabo e se iniciar nos segredos da Fsica e da Qumica? Embalagens vazias para fazer de conta?

De que que est povoado o mundo do seu lho?


Com o que que ele d vida s idias que jorram de sua cabecinha?

Que tipo de coisa seu filho v como parte do seu mundo? De onde vm as palavras que ele usa para dizer quem , contar o que sente, pedir o que espera?
Da tev? Do mundo da propaganda? Da calada? Das letras de msica? Da conversa da famlia? Voc pode ajudar MUITO se preencher com leituras uma parte do mundo de seu lho.

Brincar de Ler 7

Leitura e Baraka
Ler em voz alta tornar-se um encantador de histrias.

O que Baraka?
E o que que baraka tem a ver com encantar histrias?

Baraka uma bela palavra rabe que signica um presente de energia espiritual que pode ser usado na vida prtica.
Imagine uma espcie de eletricidade que energiza quem a recebe. Essa eletricidade pode se formar a partir de uma disposio real para fazer algo til com muito cuidado, delicadeza e gentileza. a melhor coisa que se pode criar, receber e transmitir. Com a voz e com o olhar.

8 Ecofuturo

Leite e leitura
Comece com os

bebs.

Voc vai se surpreender com a ateno que um beb presta a uma leitura em voz alta. Assim como a gente fala com a criana antes que ela saiba o que as palavras signicam, deve-se ler para ela. Isso distrai, faz rir, facilita a aprendizagem da fala e forma uma base para perceber que existem algumas formas de comunicar que so mais ricas e caprichadas do que outras.

Nunca cedo demais: seu lho comeou a aprender quando nasceu. Falando com ele, brincando com ele e cuidando dele, voc j est ajudando a desenvolver as habilidades de linguagem que podem lev-lo a ser um leitor competente, algum capaz de continuar aprendendo de tudo e com gosto pelo resto da vida.
Se, ainda por cima, voc ler com seu lho, vai estar plantando amor pela leitura desde o bero.

Brincar de Ler 9

Aconchego com livro


Voc aconchega seu lho no colo e, juntos, olham um livro. Ele vai curtir o carinho, o som da sua voz e a histria. Melhor ainda: enquanto isso, ele vai se sentir protegido e em segurana. Nada melhor para construir conana e amor pela leitura!

prova e ao gosto do beb


Existem livros de materiais que resistem gua, aos tombos, aos puxes Agradveis ao tato, sonoros Para agradar ao gosto e se ajustar idade de seu lho, os livros com ilustraes de cores vivas e contrastantes funcionam melhor para atrair a ateno; um tamanho que ele d conta de segurar e nada de muito peso tambm ajudam.

Livros mo, mos ao livro


Lembre-se do que dissemos sobre livros e brinquedos. Os livros do beb devem estar ao seu alcance, e no separados dos brinquedos como se fossem objetos sagrados. O beb

vai fazer com o livro a mesma coisa que faz com os outros objetos (at mesmo tentar com-lo!), e isso mesmo o que se espera! Converse com seu beb o dia inteiro
Assunto o que no falta: o tempo, a comida, as coisas que voc est comprando, as guras de um livro, declaraes de amor e carinho, o que vocs esto vendo na rua, cantoria... Faa perguntas, conte fatos. Ele ainda no responde com palavras nem faz comentrios, mas assim que ele vai aprendendo palavras, idias, combinaes de termos, entonaes e o prprio funcionamento da linguagem.

10 Ecofuturo

Gugus, dads, bus e nham-nhans


Ele fala essa lngua, antes de aprender a sua. Aprenda a entender a dele. assim que ele se comunica com voc e exercita sua fala futura. Incentive-o a repetir os sons que voc fala e a praticar muito seu prprio exerccio vocal. Isso no tem nada a ver com falar errado com o beb, que no ajuda em nada. No fale com seu lho no dia-a-dia como se ele fosse bobo ou precisasse de um tom de voz de personagem de desenho animado. Fale normalmente e imite seus sons. Isso o diverte e incentiva a fazer mais exerccios vocais.

Pinar, catar, folhear


Seu beb comea pegando coisas pequeninas como gros de feijo, farelos de po e biscoito; aponta para guras e objetos, quando voc pede para mostrar alguma coisa; indica o nariz, os ps, as orelhas... Parece pouco? Isso tudo faz parte do longo e complexo exerccio de fortalecimento e agilidade muscular que vai lev-lo a folhear livros e descobrir novos mundos.

Todo dia o sol levanta


Os bebs precisam de rotina para se sentirem seguros e manterem a calma neste mundo agitado e imenso que ainda no dominam. Saber o que vai acontecer em seguida , para um beb, um fator calmante. Voc vai perceber isso tambm quando ler em voz alta para ele mais tarde: experimente mudar o texto de uma pgina conhecida e prepare-se para uma cena de protestos veementes! Pode parecer coisa pouca, mas no ; a capacidade de prever muito importante, mais tarde, quando seu lho for ler sozinho.

Brincar de Ler 11

De novo? Sempre!
Ler as mesmas historinhas, cantar as mesmas musiquinhas, repetir as mesmas piadas nas mesmas pginas e circunstncias... Pode ser cansativo, s vezes, mas vale a pena: assim que se fortalece o desenvolvimento da linguagem e o gosto pela leitura. Com certeza voc mesmo tem suas leituras de cabeceira, isto , aquelas que voc nunca vai se cansar de reler.

Ler seu lho


Esta a GRANDE leitura, a mais importante que voc tem a fazer. Preste muita ateno na maneira como ele reage aos livros que voc l e respeite seu gosto. Se ele no parece interessado, pare. Tente outro livro ou deixe-o fazer outra coisa. Voc no est dando aula. Esses momentos devem ser, antes de mais nada, gostosos.

12 Ecofuturo

Ao e leitura
Quando seu lho deixa de ser um beb, ele caminha, fala, pede, teima mas ainda pequenino e no chegou idade escolar. A melhor palavra para descrever sua vida ao . Agora, suas leituras devem ser povoadas de vida, dinamismo, movimento. Suas conversas sobre coisas do cotidiano tm respostas dele e trocas mais intensas.

Quietinho com um livro? Nem pensar!


Ele precisa de movimento. Se ele saltar, correr, der cambalhotas e representar o que voc ler como se fosse o personagem, no estranhe: ele entra no livro por meio dos movimentos e est escutando, sim. Tem gente que, nessa fase, comea a formar na criana a idia de que leitura uma coisa chata, ao exigir silncio e imobilidade de um serzinho que movimento puro.

Rimas, cantoria e erros propositais


Comece a cantar e deixe seu lho completar as frases, as rimas, as canes. Quando ele domina o assunto, erre de propsito, para que ele corrija, e dem boas risadas dos erros. Nada mais antipedaggico e contraproducente do que a exigncia da perfeio e a tristeza associada ao erro.

Brincar de Ler 13

Livros que amarram


Se a criana dessa fase movimento,

mquinas e animais que se mexem muito e fazem sons so personagens


perfeitos nos livros. Partes mveis, ilustraes que se escondem e se mostram, pginas com dobraduras, coisas que ocupam as mos ao mesmo tempo em que o texto ocupa os ouvidos tudo isso sucesso praticamente garantido. Cabe muito bem, nesta fase, aquele tipo de histria com uma parte que se repete e que a criana logo percebe e aproveita para interagir com o livro, antecipando-se ao que vem a seguir.

Rpido, simples, freqente


O tempo de ateno nessa fase curto mais curto at que o dos bebs. Por isso, bom ler com freqncia, ou seja, vrias vezes por dia, coisas curtinhas e simples. No nada mau deixar seu lho com vontade de ouvir mais.

Nomes aos bois, cada macaco no seu galho


Ele tem sua caixa de brinquedos. Explore-a e organize com ele coisas de classicao: um zoolgico (s entra bicho), uma corrida (s entra veculo) e por a afora.

Aventura sem m
Tudo o que para ns quotidiano e rotina, para a criana dessa fase uma aventura: pr a mesa, guardar os talheres no lugar, preparar pratos, lavar roupa... Os livros que falam de experincias e sentimentos do dia-a-dia so perfeitos para as crianas dessa fase: elas se identicam com o que est no livro (um passo de gigante na formao de um leitor) e comeam a usar suas primeiras referncias literrias,

14 Ecofuturo

interpretando os papis das histrias e usando frases inteiras dos livros em situaes de sua prpria vida. Imagine o quanto isso importante para sua formao!

Perguntas
Faa muitas e

as respostas. Seu lho tem opinies formadas sobre muitas coisas, e elas so fortes. Tem j suas prprias idias a respeito do mundo, e vale a pena voc acompanhar isso de perto. Nesse momento, voc pode descobrir, por exemplo, que ele est comprando como certo o que ouve outras pessoas dizer e repetir muito, ou o que vende a publicidade da tev e do rdio. No se esquea de que seu papel mais importante de educador um papel de intermedirio e de tradutor! Oua e descubra o que se passa com ele, ajudando-o, assim, a construir habilidades para se expressar, trocar e ser uma pessoa com maior possibilidade de satisfao e felicidade.

oua

De novo? Sempre!
Isso no muda, e vale a pena lhe dar oportunidade de reforar seu entusiasmo e sua ateno leitura. Repita, repita,

repita, sim, que vale a pena.

Ler seu lho


Esta continua sendo a GRANDE leitura, a mais importante que voc tem a fazer. Se ele no parece interessado, pare. Tente outro livro ou deixe-o fazer outra coisa. O importante no chegar ao m do livro, e sim compartilhar um bom momento e armazenar experincias positivas com relao leitura.

Brincar de Ler 15

O Canad um dos pases com melhor nvel de leitura no mundo. Pois bem: um estudo realizado pelo Conselho Canadense de Aprendizagem em 2008 revelou que um nmero alarmante de canadenses tem diculdade para ler jornais, contos e at mesmo cardpios de restaurantes. A coisa no pra por a: o mesmo estudo prev que, daqui a pouco mais de 20 anos, cerca de metade da populao vai se debater com diculdades de leitura e escrita. A situao no muito diferente em outros pases; na verdade, tende a ser pior, e por isso mesmo que no mundo todo esto surgindo e crescendo iniciativas e movimentos para que as famlias ajudem a inspirar nas crianas o amor pela palavra escrita.

A leitura em voz alta um dos melhores meios de facilitar o domnio da palavra escrita pelas crianas, pelos jovens e pelos adultos. Diante de um texto complicado, uma boa leitura em voz alta ilumina o sentido, desmistica a diculdade e recupera a relao das palavras com sua origem oral, e o que antes era obscuro se torna mais familiar.

16 Ecofuturo

Por que a famlia? Porque a famlia o primeiro lugar em que nos enraizamos no mundo. Hoje se sabe que o melhor a fazer conseguir que as crianas comecem muito cedo a gostar de leitura (mesmo que feita por outra pessoa) para prepar-las para futuras leituras mais estruturadas

A atmosfera de conforto e carinho que existe quando um adulto pe uma criana no colo e l para ela essencial para criar uma disposio de alegria com relao leitura. Da para a frente, muito mais fcil trilhar a estrada das habilidades de leitura e escrita!

Brincar de Ler 17

H dois tipos de coisa a encontrar na leitura:

Informao e prazer
Na hora de ler para crianas pequenas, essa diferena MUITO importante.
Criana pequena uma verdadeira esponja, e o adulto capaz de car to animado que vai querer comear a ensinar a contar e a memorizar as letras do alfabeto. Deixe essa parte de lado nas sesses de leitura com os pequenininhos! Quando os livros so usados para ensinar as cores, os nmeros, as letras, eles esto sendo usados como materiais de instruo, isto , como livros escolares. No so esses os livros mais indicados para os pequenininhos. Esse tipo de leitura no traz o mesmo envolvimento que acontece quando algum levado a mergulhar numa boa histria, numa lenda, numa descoberta curiosa, numa aventura.

18 Ecofuturo

Mistrio!
Um bom tema para reflexo: as crianas pequenininhas querem MUITO aprender a ler e so capazes de ouvir dezenas de vezes a mesma leitura com imenso prazer. Por que ser

que, mais tarde, tantas crianas dizem que no querem ler ou no gostam de ler?
A leitura compartilhada antes da idade escolar tem um papel importantssimo na construo das experincias literrias de uma criana e isso comea no colo, sim: o adulto que l adapta a histria criana, e ela pode participar ativamente na leitura virando as pginas, apontando palavras e objetos ou personagens nas ilustraes, fazendo perguntas, repetindo sons e palavras e tecendo comentrios. Isso tudo faz parte da leitura, e uma criana pequenininha j pode faz-lo e ir preparando, assim, seu futuro de leitora.

Livros compartilhados ajudam a formar alunos bem-sucedidos. Seu filho, neto, sobrinho, alhado ou irmo aconchegado no seu colo, compartilhando seu tempo e seu riso, est aprendendo a amar a leitura da melhor maneira que existe.

Brincar de Ler 19

Preferncias literrias
Os livros mais adequados para os pequeninos so

interessantes e falam de coisas que eles podem relacionar com suas vidas. Uma descoberta importante
que se repete cada vez que algum l para uma criana: mesmo as bem pequeninas j tm grandes preferncias em matria de livros.

De novo??????? De novo!!!!!!!
No tem importncia que voc j tenha lido esse mesmo livro 10, 20, 30 vezes. A criana que escuta a leitura em voz alta no est apenas escutando; ela memoriza palavras, incorpora maneiras de construir frases, forma seu vocabulrio, acalma tenses graas ao fato de saber o que vai acontecer depois... O livro o objeto central de uma enorme rede de acontecimentos no mundo interior da criana.

Cada vez que voc l de novo, existe, para ela, alguma coisa nova acrescentada, superada, descoberta, suspeitada, entendida, dominada...

Iscas

Desperte o desejo de ler, e a


criana vai dar valor sua capacidade de ler pelo resto da vida.

20 Ecofuturo

Que livro para que idade?


Bebs Crianas entre 2 e 5 anos O OBJETO LIVRO Muito resistente, de papelo rgido Livros com partes que se movimentam, encaixes e tampas que se abrem sobre as imagens... Livros com canes, objetos familiares, imagens, e, acima de tudo, personagens O CONTEDO

Todas as idades CORES!

interessantes!

Mire no corao que voc acaba acertando na mente.


muito bom que a criana passe tempo sozinha com um livro, examinando-o e descobrindo tudo o que ele guarda em si. Livros no bero ajudam a formar um hbito de leitura e so
muito teis para acalmar as coisas antes do sono. A criana no alfabetizada l as imagens, a forma, a composio, a textura, a ordem em que as coisas aparecem, o gosto de quem comps. Assim ela incorpora o livro em sua vida. A criana alfabetizada continua a fazer tudo isso e entra na aventura fantstica de ler um texto, descrita pelo escritor Michael Ventura com estas palavras: Cada palavra est cheia de segredos, cheia de associaes; uma palavra leva a outra, e mais outra, e mais outra, e a gente vai seguindo adiante, atravessando passagens de sombra e de luz.

Brincar de Ler 21

Se voc vai ler para grupos


O texto escrito, deitado, ao som da voz se levanta e caminha.
Elsa Triolet

Pense, antes de mais nada, no que voc quer

trazer ao seu pblico com a sua leitura: Interesse? Informao? Esclarecimento? Diverso? Emoo? fascinao!

Se possvel (e claro que possvel!) Com a sua voz, a palavra do autor vai se levantar do livro e caminhar at as pessoas ali reunidas para escutar voc.

Depois da sua leitura, o mundo deve fazer um pouco mais de sentido do que fazia antes ou ser mais claro e compreensvel.

Prepare e pratique o que vai ler com isso em mente. Depois de ler em voz alta, componha com seu pblico um tecido da leitura, que uma coisa muito diferente de um exerccio escolar: mais parecido com uma conversa entre amigos que acabam de passar por uma experincia comum de ganhar acesso a mais um pedao do mundo.

22 Ecofuturo

E se os pais no sabem ler?


O escritor e roteirista de cinema sueco Max Lundgren, um apaixonado autor de livros para crianas e jovens, disse tudo em poucas palavras, quando falou dos livros ilustrados. As trs nalidades mais importantes do livro ilustrado: promover o encontro da criana com a ilustrao com a arte; promover o encontro da criana com seus pais.

promover o encontro da criana com a literatura;

Pessoalmente, considero essa ltima nalidade como a mais importante.

isto mesmo: as crianas se tornam leitoras no colo de seus pais, mesmo que os pais no saibam
ler ou tenham diculdades de leitura. Por uma razo muito simples:

acima de tudo, a pura interao com os pais e os materiais de leitura so a coisa mais importante para as crianas pequenas,
mesmo que no acontea leitura de texto propriamente dita. Muitas vezes os pais no reconhecem sua capacidade de leitura, no sabem que podem ajudar, e as escolas se esquecem de informar a comunidade sobre a importncia de ler com as crianas DE TODAS AS IDADES.

Brincar de Ler 23

Se voc conhece pais e mes que no sabem ler


ou que tm diculdade para faz-lo, passe para eles idias de coisas que precisam saber e podem fazer para ajudar no desenvolvimento da leitura de seus lhos.
Viver com os lhos uma boa experincia contando histrias reais de suas vidas, ou imaginadas, ou inventadas a partir de imagens e de livros ilustrados sem palavras. Se a experincia for gostosa e alegre, no existe maneira errada de ler junto com a criana. possvel ler e folhear livros com as crianas em praticamente qualquer lugar, e, em geral, elas querem mais. Levar os lhos a bibliotecas, mostrar que elas existem, o que oferecem e o que se faz l dentro isso todo mundo pode e deveria fazer, tanto os pais que sabem ler como os que no sabem. incrvel o quanto essas visitas so teis para desenvolver atitudes positivas em relao leitura e cultura em geral! Ao levar uma criana a uma biblioteca, o adulto presta dois grandes favores a ela: aumenta seu acesso cultura e mostra que leitura coisa valiosa e agradvel. Vale a pena insistir: o importante o processo de mexer com livros, lidar com eles, folhear, tomar posse. Aprender a ler vem depois! Muito tempo antes de aprender a ler, as crianas pequenas praticam habilidades fundamentais que os pais no alfabetizados podem proporcionar: descobrir a palavra impressa, segurar um livro e virar as pginas, reconhecer as letras e os sons da fala (dizer palavras que comeam com o som A, por exemplo), fazer rimas, brincar com palavras, desenhar e rabiscar (fazer de conta que escreve). Qualquer coisa qualquer MESMO! que o pai ou me zerem com inteno de ajudar no desenvolvimento da leitura vai ser til. Se a criana j est na escola e sabe ler, os pais que no foram alfabetizados podem ajudar enormemente pedindo para que ela leia em voz alta, mostre seu trabalho escolar, explique o que est aprendendo.

24 Ecofuturo

10 passos para que seus lh


Leia em voz alta com eles. Explore com eles os livros e outros materiais de leitura revistas, jornais, folhetos, almanaques, manuais de instrues, cartazes, placas... Todo material impresso pode ser til e ocasionar um momento de troca centrado na leitura. Oferea a eles um ambiente rico em termos de letramento: faa atividades com leitura, mesmo com bebs e crianas bem pequenas, e continue fazendo com as crianas e jovens que j esto na escola. Converse com eles e escuteos quando falam. Isso ajuda MUITO no desenvolvimento da linguagem oral. Pea para eles recontarem histrias ou informaes que voc leu em voz alta para eles. (Cuidado para que isso no acabe virando aula! No esse o esprito da proposta; precisa ser algo agradvel e descontrado.) Incentive-os a desenhar e fazer de conta que escrevem histrias que ouviram. Pea,

depois, que leiam em voz alta. Parece absurdo? Pois no ! Anal, eles passam o tempo fazendo de conta que cozinham, que dirigem carros, que lutam com inimigos perigosos, que so mdicos e professores... No se esquea: a idia brincar de ler.

2 3 4 5

D o exemplo: faa com que eles vejam voc lendo e escrevendo. E, por favor, no faa a bobagem de dizer que eles devem aprender a ser diferentes de voc, que no gosta de ler! O que conta no o que voc discursa sobre leitura, escrita, estudo: o que voc oferece como exemplo.

Brincar de Ler 25

hos se tornem bons leitores


V biblioteca regularmente com seus lhos. Se for uma biblioteca de emprstimo, bom cada um ter sua prpria cha de inscrio. Crie uma biblioteca em casa e uma biblioteca pessoal para a criana, onde ela se acostume a guardar os livros e a busc-los. Na hora de comprar presentes para seu lho, lembre-se dos livros! De quebra, ele ganha competncia para lidar com o mundo e abertura da imaginao. No deixe de fazer um pouco de mistrio, para aguar a curiosidade. Por exemplo: voc

7 8

tem trs livros na mo e diz criana que ela pode escolher entre dois livros. Ela certamente vai dizer que so trs, e no dois. Voc faz de conta que se enganou, e pe um deles de lado. Adivinha qual deles ela vai querer... Use sua imaginao. Tudo isso jogo, mas o resultado que seu lho ganha sempre e para toda a vida.

10

Leve seus lhos sempre que houver Hora do Conto, teatro infantil e atividades similares na comunidade.

26 Ecofuturo

Chamariz
O maior erro dos pais e professores que eles param de ler em voz alta para as crianas assim que elas aprendem a ler por si mesmas. Diversos estudos e pesquisas j mostraram como e por que continuar a ler em voz alta depois da fase dos livros ilustrados melhora tanto a habilidade de leitura da criana como seu interesse pela leitura. Quando os adultos (pais e professores) lem boa literatura em voz alta (em especial os chamados clssicos), a criana vai se acostumando ao som de uma forma de sua lngua que diferente daquele da propaganda, das entrevistas-relmpago dos astros da tev, do esporte, da msica... Ouvir esse tipo de leitura aprimora

sem esforo o vocabulrio e a imaginao.

Ler e escrever a cidade


Quem acha que as pessoas em princpio no gostam de ler e escrever nunca olhou em volta... A palavra escrita exerce uma atrao irresistvel. Escrever as prprias palavras s vezes pode ser um ato desesperado de armao, mesmo como conta Ana Gonzlez, autora de Voc sabe (mesmo) ler? . extremamente importante dar s pessoas o direito e as condies para aprender a falar, a ler e a escrever bem, para que suas palavras sejam recebidas e levadas em conta na sociedade em que vivem.
Grates so, na verdade, a vida se marcando anonimamente nos espaos urbanos. E so caticos apenas para ns, bem entendido. Os responsveis, em turmas - gangues? -, com certeza, sabem o que esto fazendo, insistentemente sujando ou colorindo praas pblicas, lugares insuspeitados de difcil acesso, o topo de prdios altos, gastando tintas, sprays, tempo, muitas vezes se colocando merc da autoridade pblica. E essa vida annima, desrespeitosa e atrevida, agressiva, pede passagem. Entra pelos vazios e ocupa o que pode e at invade o que no pode.

Вам также может понравиться