Вы находитесь на странице: 1из 3

Apostila de Linguagem Tcnica de Programao

Prof. Msc. Waniza Ando Ehlke Toledo

LINGUAGEM TCNICA DE PROGRAMAO C

2 2.1

ESTRUTURA CONDICIONAL Estrutura Condicional Simples


if condio comando;

O comando s ser executado se a condio for verdadeira. Uma condio uma comparao que possui dois valores possveis: verdadeiro ou falso.
if condio { comando1; comando2; comando3; }

Em C, torna-se obrigatria a utilizao de chaves quando existe mais de um comando a executar. Os comandos entre chaves { } s sero executados se a condio for verdadeira.

2.2

Estrutura Condicional Composta


if condio comando1; else comando2;

Se a condio for verdadeira, ser executado o comando1; se for falsa, ser executado o comando2.
if condio { comando1; comando2; } else { comando3; comando4;

} Se a condio for verdadeira, sero executados o comando1 e o comando2; se for falsa, sero executados o comando3 e o comando4.

Prof. Msc. Waniza Ando Ehlke Toledo 1

Apostila de Linguagem Tcnica de Programao 2.3 Estrutura Case

Prof. Msc. Waniza Ando Ehlke Toledo

Em alguns programas, existem situaes mutuamente exclusivas, isto , se uma situao for executada, as demais no sero. Quando for este o caso, um comando seletivo o mais indicado, e esse comando em C tem a seguinte sintaxe:
switch (varivel) { case valor1: lista de comados; break; case valor2: lista de comados; break; case valor3: lista de comados; break; default: lista de comandos; }

O comando switch (varivel) avalia o valor de uma varivel para decidir qual case ser executado. Cada case est associado a UM possvel valor da varivel, que deve ser, obrigatoriamente, do tipo char ou int. Quando o valor da varivel no coincidir com aqueles especificados nos cases, ser executado o default. Exemplo:
#include <iostream.h> #include <stdlib.h> #include <conio.h> void main () { int i; clrscr(); printf (Digite um nmero: ); scanf (%d, &i); switch (i) { case 1: printf (Nmero 1); break; case 2: printf (Nmero 2); break; case 3: printf (Nmero 3); break; default: printf (Nmero diferente de 1, 2 e 3); } system (PAUSE); }

2.4

Operadores Lgicos

Os principais operadores lgicos so : &&, || e !, que significam e, ou e no e so usados para conjuno, disjuno e negao, respectivamente.
TABELA E VeV=V VeF=F FeV=F FeF=F TABELA OU V ou V = V V ou F = V F ou V = V F ou F = F TABELA NO no V = F no F = V

Na linguagem C, todas as condies devem estar entre parnteses.

Prof. Msc. Waniza Ando Ehlke Toledo 2 2

Apostila de Linguagem Tcnica de Programao 2.5 Exerccios de Fixao

Prof. Msc. Waniza Ando Ehlke Toledo

1. Faa um programa que receba dois nmeros e mostre o maior. 2. Faa um programa que receba dois nmeros e mostre o menor. 3. Faa um programa que receba trs nmeros e mostre-os em ordem crescente. Suponha que o usurio digitar trs nmeros diferentes. 4. Faa um programa que receba trs nmeros obrigatoriamente em ordem crescente e um quarto que no siga esta regra. Mostre, em seguida, os quatro nmeros em ordem decrescente. Suponha que o usurio digitar quatro nmeros diferentes. 5. Faa um programa que receba um nmero inteiro diferente de zero e verifique se ele par ou mpar. 6. Faa um programa que receba quatro valores: I, A, B e C. Desses valores, I inteiro positivo, A, B e C so reais. Escreva os nmeros A, B e C obedecendo tabela a seguir:
VALOR DE I 1 2 3 FORMA DE SE ESCREVER A, B e C em ordem crescente A, B e C em ordem decrescente O maior entreos outros dois nmeros

7. Faa um programa que mostre a data e a hora do sistema nos seguintes formatos: DD/MM/AAAA ms por extenso e hora: minuto. 8. Faa um programa que receba dois nmeros e execute uma das operaes listadas a seguir, de acordo com a escolha do usurio. Se for digitada uma opo invlida, mostre a mensagem de erro e termine a execuo do programa. a. O primeiro nmero elevado ao segundo nmero; b. Raiz quadrada de cada um dos nmeros; c. Raiz cbica de cada um dos nmeros. 9. Dados trs valores LA, LB e LC, verifique se eles podem ser os comprimentos dos lados de um tringulo e, se forem, verifique se um tringulo eqiltero, issceles ou escaleno. Se eles no formarem um tringulo, escreva uma mensagem.

Prof. Msc. Waniza Ando Ehlke Toledo 3 3

Вам также может понравиться