Вы находитесь на странице: 1из 33

Paqumetros e Micrmetros

Prof. Dr. Eng. Gustavo Daniel Donatelli Eduardo Tito Venancio

Paqumetro - Contedos
Introduo Princpio de interpolao: o nnio ou Vernier Caractersticas construtivas Capacidades do paqumetro comum Normas e fabricantes Causas do erro de medio Calibrao de paqumetros Paqumetro digital Outros tipos de paqumetros Graminho ou paqumetro de alturas Coluna de medio 2

Introduo
Utilizados para medies de comprimento gerais; Uma escala, como padro de comprimento; Dois pernas de medio, como meios de transporte do mensurando; Um nnio, como interpolador para a indicao entre traos.

Princpio de interpolao
Sistema chamado de nnio ou Vernier; O nnio mais simples, capaz de interpolar 1/10 da menor diviso da escala fixa, se obtm quando a escala mvel possui 10 divises no mesmo comprimento em que a escala fixa apresenta 9 divises. Assim, para obter um paqumetro decimal, poderiam se fazer na escala mvel traos cada 0,1mm.

Princpio de interpolao
O paqumetro mais comum tem uma resoluo de 0,02mm (49 divises da escala mvel = 50 divises da escala fixa).

Caractersticas construtivas
Em geral, construdos para faixa de indicao de 150 a 2000mm; Comprimento das pernas de 35 a 200mm; Material usualmente empregado ao inox temperado (comportamento trmico equivalente maioria das peas =11,5m/m.K); Superfcies de medio retificadas; Guia com ajuste de folga por parafusos.

Capacidades do paqumetro comum


Comprimento entre faces internas ou dimetro de furos

Altura de degraus ou profundidade de furos

Comprimento entre faces externas ou dimetro de eixos

Normas e fabricantes
Normas:
Internacional: ISO 3599 e ISO 6906; Brasileira: NBR 6393; Alem: DIN 862.

Fabricantes:
Outros ...

Causas do erro de medio

O princpio de Abb
No atende! Atende

No atende!
10

Calibrao de paqumetros
Geralmente realizada com jogos de blocos padro ou padres escalonados (calibrados!); Consiste em estimar a tendncia, diferena entre o valor indicado pelo paqumetro e o valor corrigido do bloco ou padro, para diferentes pontos da faixa de medio; Quando se faz mais do que uma repetio, usa-se a mdia dos valores indicados.

Fonte: Kolb & Baumann GMBH & CO

11

Curva de calibrao de um paqumetro

Erro 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

12

Ponto na faixa de medio

O paqumetro digital
Cada vez mais usado no ambiente industrial; Simplifica a leitura, diminuindo a probabilidade de erro de leitura; Pode ser zerado em qualquer ponto da escala, permitindo a realizao de medies comparativas; Pode ser usado em polegadas ou milmetros, somente mudando o modo de apresentao do resultado; Permite a transmisso direta dos valores medidos.

Fonte: xx

13

O paqumetro digital
No sabemos ainda como funciona!

14

Outros tipos de paqumetros

Paquimetro com relgio (xx)

Paqumetro digital de profundidade (xx)

15

Graminho ou paqumetro de alturas


Paqumetros de altura so usados para tarefas de medio e traagem, com auxilio do desempeno e de esquadros, divisores e outros elementos auxiliares.

Fonte: Mitutoyo

16

Fonte: Etalon

Colunas de medio de alturas


Evoluram a partir do princpio do paqumetro de altura ou graminho; Digitais e com tratamento de dados por microcomputador incorporado; Resoluo 1m; Podem realizar tarefas de medio mais complexas em forma direta (ex, medio de distncia entre furos) Base aerosttica para facilitar o deslocamento no desempeno. 17

Fonte: Mahr

Micrmetro - Contedos
Introduo Princpio de medio Caractersticas construtivas Normas e fabricantes Causas do erro de medio Calibrao de micrmetros Micrmetro digital Outros tipos de micrmetros
18

Introduo
Em suas diversas formas construtivas, so utilizados para medio de comprimentos externos, internos e profundidades; Permitem medies mais exatas que o paqumetro; O padro de comprimento est constitudo por um fuso rosqueado de preciso (geralmente o passo 0,5mm); A interpolao efetivada por um tambor com divises angulares eqidistantes (ex. 50 divises - uma cada 7,2o); Podem ser construdos para medio de distintos comprimentos, mas a faixa de medio est limitada pelo erro de passo do parafuso micromtrico (o valor padro de faixa de medio 25mm).

19

O micrmetro de externos

20

O princpio de medio
Os valores lidos no tambor so adicionados aos lidos na escala linear de referncia (Palmer).

20,50mm

+
0,41mm 20,91mm

21

Adio de um Vernier
Em alguns modelos, agrega-se um Vernier para interpolar a diviso angular do tambor.
0,002mm 20,500mm 0,410mm 20,500mm 0,410mm

+
0,002mm 20,912mm

22

Caractersticas construtivas
O cabeote micromtrico padro possui uma faixa de medio de 25mm; Cabeotes se combinam com diferentes tamanhos de arcos para obter micrmetros capazes de medir diferentes dimenses externas (ajuste de zero se faz com bloco ou haste padro); Material usualmente empregado ao liga ou inox temperado (comportamento trmico equivalente maioria das peas =11,5m/m.K); Superfcies de medio so geralmente de metal duro e lapidadas; Parafuso possui porca com sistema de ajuste de folga.

23

Normas e fabricantes
Normas
Internacional: ISO 3611; Brasileira: NBR EB-1164; Alem: DIN 863; Japonesa: JIS B 7502.

Fabricantes:
Outros ...

24

Causas do erro de medio

25

O princpio de Abb

O micrmetro de externos atende o princpio de Abb


Fonte: Etalon

26

Aquecimento do instrumento
Isolamento trmico na rea de contato

Base para micrmetro (Etalon) 27 Aquecimento do instrumento pela mo do operador

Calibrao de micrmetros
Geralmente realizada com jogos de blocos padro ou padres escalonados (calibrados!); Consiste em estimar a tendncia, diferena entre o valor indicado pelo micrmetro e o valor corrigido do bloco ou padro, para diferentes pontos da faixa de medio; Quando se faz mais do que uma repetio, usa-se a mdia dos valores indicados. 28
Fonte: Geneva Gage

Micrmetros digitais
Cada vez mais usado no ambiente industrial; Simplifica a leitura, diminuindo a probabilidade de erro de leitura; Pode ser zerado em qualquer ponto da escala, permitindo a realizao de medies comparativas; Pode ser usado em polegadas ou milmetros, somente mudando o modo de apresentao do resultado; Permite a transmisso direta dos valores medidos.

Fonte: Brown & Sharp

29

Outros tipos de micrmetros

Micrmetro de 0-150mm com hastes para reduo (Mitutoyo)

Micrmetro para internos, tipo paqumetro (xx)

30

Outros tipos de micrmetros

Para roscas externas (Mitutoyo)

Para grandes dimenses (xx)

Para medies internas (xx) Para medio de mdulos de engrenagens (Mitutoyo)

31

Outros tipos de micrmetros


Com relgio comparador (Mahr)

Com relgio comparador (Mitutoyo)

32

Para profundidades (xx)

Para dimetros internos (Mahr)

Obrigado pela ateno!

Вам также может понравиться