Вы находитесь на странице: 1из 60

Edio de dissertaes e teses jurdicas:

redao, reviso, normalizao e publicao

2 edio ABNT NBR 14724 30.01.2006 Trabalhos acadmicos Apresentao

Edio de dissertaes e teses jurdicas:


redao, reviso, normalizao e publicao

Cludia Rodrigues do Esprito Santo Roseli Carlos Pinto Rosemeire Carlos Pinto

2006
So Paulo

Edio independente das autoras com o apoio das empresas: Know-how Editorial So Paulo knowhoweditorial.com.br Verbal Informao e Cultura So Paulo verbalsp@terra.com.br

Agradecemos a toda nossa equipe. Pessoas empenhadas e comprometidas com a abenoada arte de fazer livros.

Uma tese uma tese

Sabe tese, de faculdade? Aquela que defendem? Com unhas e dentes? dessa tese que eu estou falando. Voc deve conhecer pelo menos uma pessoa que j defendeu uma tese. Ou esteja defendendo. Sim, uma tese defendida. Ela feita para ser atacada pela banca, que so aquelas pessoas que gostam de botar banca. As teses so todas maravilhosas. Em tese. Voc acompanha uma pessoa meses, anos, sculos, defendendo uma tese. Palpitantes assuntos. Tem tese que no acaba nunca, que acompanha o elemento para a velhice. Tem at teses ps-morte. O mais interessante na tese que, quando nos contam, so maravilhosas, intrigantes. A gente fica curiosa, acompanha o sofrimento do autor, anos a fio. A ele publica, te d uma cpia e sempre sempre uma decepo. Em tese. Impossvel ler uma tese de cabo a rabo. So chatssimas. uma pena que as teses sejam escritas apenas para o julgamento da banca circunspeta, sisuda e compenetrada em si mesma. E ns? Sim, porque os assuntos, j disse, so maravilhosos, cativantes, as pessoas so inteligentssimas. Temas do arco-da-velha. Mas toda tese fica no rodap da histria. Pra que tanto sic e tanto apud? Sic me lembra o Pasquim e apud no parece candidato do PFL para vereador? Apud Neto. Escrever uma tese quase um voto de pobreza que a pessoa se autodecreta. O mundo pra, o dinheiro entra apertado, os filhos so abandonados, o marido que se vire. Estou acabando a tese. Essa frase significa que a pessoa vai sair do mundo. No por alguns dias, mas anos. Tem gente que nunca mais volta. E, depois de terminada a tese, tem a reviso da tese, depois tem a defesa da tese. E, depois da defesa, tem a publicao. E, claro, intelectual que se preze, logo em seguida embarca noutra tese. So os profissionais, em tese. O pior quando convidam a gente para assistir defesa. Meu Deus, que sono. No em tese, na prtica mesmo. Orientados e orientadores (que nomes atuais!) so unnimes em afirmar que toda tese tem de ser tem de ser! daquele jeito. pra no entender, mesmo. Tem de ser formatada assim. Que na Sorbone assim, que em Coimbra tambm. Na Sorbone, desde 1257. Em Coimbra, mais moderna, desde 1290.

viii

Em tese (e na prtica) so 700 anos de muita tese e pouca prtica. Acho que, nas teses, tinha de ter uma norma em que, alm da tese, o elemento teria de fazer tambm uma teso (tese grande). Ou seja, uma verso para ns, pobres tericos ignorantes que no votamos no Apud Neto. Ou seja, o elemento (ou a elementa) passa a vida a estudar um assunto que nos interessa em nada. Pra qu? Pra virar mestre, doutor? E da? Se ele estudou tanto aquilo, acho impossvel que ele no queira que a gente saiba a que concluses chegou. Mas jamais saberemos onde fica o bicho da goiaba quando no tempo de goiaba. No bolso do Apud Neto? Tem gente que vai para os Estados Unidos, para a Europa, para terminar a tese. Vo l nas fontes. Descobrem maravilhas. E a gente no fica sabendo de nada. S aqueles sisudos da banca. E o cara d logo um dez com louvor. Louvor para quem? Que exaltao, que encmio isso? E tem mais: as bolsas para os que defendem as teses so uma pobreza. Tem viagens, compra de livros caros, horas na Internet da vida, separaes, penso para os filhos que a mulher levou embora. , defender uma tese mesmo um voto de pobreza, j diria So Francisco de Assis. Em tese. Tenho um casal de amigos que h uns dez anos prepara suas teses. Cada um, uma. Dia desses a filha, de 10 anos, no caf da manh, ameaou: No vou mais estudar! No vou mais estudar na escola. Os dois pararam momentaneamente de pensar nas teses. O qu? Pirou? Quero estudar mais no. Olha vocs dois. No fazem mais nada na vida. s a tese, a tese, a tese. No pode comprar bicicleta por causa da tese. A gente no pode ir para a praia por causa da tese. Tudo pra quando acabar a tese. At trocar o pano do sof. Se eu estudar vou acabar numa tese. Quero estudar mais no. No me deixam nem mexer mais no computador. Vocs acham mesmo que eu vou deletar a tese de vocs? Pensando bem, at que no uma m idia! Quando que algum vai ter a prtica idia de escrever uma tese sobre a tese? Ou uma outra sobre a vida nos rodaps da histria? Acho que seria um teso. Mrio Prata Publicado no Jornal O Estado de S.Paulo, em 7/10/1988 (porm, sempre atual...)

ix

Apresentao 1 edio

No to comum assim, mas certamente cada um de ns j teve a incomparvel felicidade de receber de algum amigo, certamente muito mais do que aquilo que solicitou. Vou me explicar: pode acontecer, para a sorte de quem recebe, que algum pea a outrem um favor, como um peixe, digamos assim, e recebe muito alm do que pediu, como no caso da parbola chinesa uma vara de pescar e boa vontade na arte de ensinar como retirar das guas aquilo que se quer. E podendo faz-lo para sempre. Foi o que aconteceu comigo quando solicitei s minhas queridas amigas Rosemeire e Roseli Carlos Pinto a gentileza de virem ao Largo So Francisco, numa certa manh, para mostrarem aos jovens alunos (e futuros docentes) dos cursos de ps-graduao da Faculdade de Direito da USP como se deve bem realizar a produo cientfica do jurista. Explico-me: eu havia sido designada pela presidncia da Comisso de Ps-graduao desta ilustre e tradicional instituio de ensino Professor Ignacio Poveda Velasco para organizar a Etapa de Preparao Pedaggica do Programa de Aperfeioamento de Ensino naquele ano. Imaginando construir algo diferente, mais inovador, mais til aos ps-graduandos inscritos para aquela Etapa, pensei, entre outras coisas, que poderia ser bem recebida uma explanao acerca de como se monta e se finaliza, a contento, um trabalho acadmico na rea do direito. Escolhi as irms Rosemeire e Roseli pelo fato de serem elas quem cuidam por meio de sua empresa Know-how Editorial de toda a minha prpria produo acadmica e cientfica ao longo dos ltimos anos, fazendo-o com muita proficincia, competncia e arte, de modo que, como se costuma dizer, j no vivo sem elas. Convidei-as. Pareceu-lhes, de imediato, aquilo que um convite assim pode exatamente produzir: um instigante desafio. E era mesmo. Como pensei, contudo, aceitaram imediatamente o convite e comearam, naquela mesma hora, a concatenar idias, planos e estratgias sobre como vencer galhardamente o grande desafio. A primeira coisa que fizeram foi agregar equipe outra jornalista especializada em editorao jurdica assim como elas prprias , Cludia Rodrigues do Esprito Santo, a quem eu tambm conhecia e com quem j tinha trabalhado antes, com enorme proveito. Equipe montada, o trio incansvel e competente iniciou a concretizao de todas aquelas idias que fervilhavam em suas mentes. Sorte a nossa! Esta organizao espetacular das idias e dos propsitos resultou neste belo livro, que hoje tenho a gratssima satisfao de apresentar comunidade jurdica e, em especial, aos alunos de ps-graduao inscritos naquela Etapa de Preparao Pedaggica anteriormente referida.

Construram a obra, reproduziram-na editorialmente sob suas prprias expensas e com ela premiaram cada um dos 130 participantes do curso. Que grande sorte a nossa, portanto! Que grande sorte a minha, em especial: pedi o peixe e recebi muitas varas de pescar! O livro em questo est organizado em trs captulos assim denominados: Captulo 1 Preparao e reviso de originais: o desafio da edio, sob a responsabilidade de Cludia Rodrigues do Esprito Santo, que jornalista, editora da Revista Del Rey Jurdica e revisora de textos de diversas reas. Foi ela quem organizou o departamento de reviso da Know-how Editorial e estabeleceu uma linha de trabalho que facilita o dilogo entre autor e revisor. Freqenta o curso de ps-graduao em Comunicao Jornalstica da PUC/SP, com concentrao em educao e cincia. Normalizao: a metodologia aplicvel, sob a responsabilidade de Roseli Carlos Pinto, que formada em jornalismo com especializao em gesto empresarial pela Fundao Dom Cabral e atua como editora de desenvolvimento nas reas jurdica e administrativa. J atuou como produtora editorial da Editora Del Rey, em Belo Horizonte. responsvel, na Know-how Editorial, pela produo de textos (equipe de reviso). O texto jurdico no Brasil: um mercado editorial concorrido, sob a responsabilidade de Rosemeire Carlos Pinto, que graduada em jornalismo e produo editorial e atua como editora de desenvolvimento e agente literria nas reas jurdica e administrativa. Na Know-how Editorial, atua no atendimento a autores e editores e freqenta o curso de ps-graduao da FIA/CBL para executivos do mercado editorial.

Captulo 2

Captulo 3

O presente que recebemos destas ilustres profissionais , sem dvida, um dos melhores que j recebi em minha vida. Por isso, agradeo-lhes, de corao, pela maneira carinhosamente competente e exagerada com a qual aceitaram o meu convite para falar e ensinar ao jovem docente do futuro sobre a maneira adequada de se produzir um excelente texto jurdico, de carter acadmico e/ou cientfico.

So Paulo, 23 de agosto de 2005. Professora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka Professora Associada do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP. Membro da Comisso de Ps-graduao da Faculdade de Direito da USP.

xi

Sumrio

Captulo 1

Preparao e reviso de originais: o desafio da edio Cludia Rodrigues do Esprito Santo

1.1 Introduo ............................................................................................... 1.2 O texto expressa uma cultura e os esteretipos dela ................................. 1.3 O contedo da palavra ............................................................................. 1.4 A produo do texto cientfico .................................................................. 1.5 A importncia da simplicidade .................................................................. 1.6 A importncia da reviso .......................................................................... 1.7 Quais so os limites da reviso? ............................................................... 1.8 Algumas dicas para a auto-reviso de texto .............................................. Captulo 2

1 2 3 5 6 7 8 9

Normalizao: a metodologia aplicvel Roseli Carlos Pinto

2.1 Introduo ............................................................................................... 2.2 Formatao no aplicativo Word ............................................................... 2.3 A ABNT .................................................................................................. 2.3.1 Estrutura ......................................................................................... 2.4 Tratamento para os elementos textuais...................................................... 2.4.1 Padronizao .................................................................................. 2.5 Referncias .............................................................................................. 2.6 Encadernao ..........................................................................................

13 14 15 16 26 26 29 31

xii

Captulo 3

O texto jurdico no Brasil: um mercado editorial concorrido Rosemeire Carlos Pinto

3.1 Introduo ............................................................................................... 3.2 Um histrico do mercado editorial jurdico ............................................... 3.3 Qual o mercado de dissertaes e teses ................................................ 3.4 Como publicar seu primeiro livro .............................................................. 3.5 Formas alternativas de publicao ............................................................ 3.5.1 Impresso por demanda .................................................................. 3.5.2 Co-edio entre autor e editora ....................................................... 3.5.3 Edio independente do autor ......................................................... 3.5.4 Disponibilizao de textos em arquivo pdf ....................................... 3.6 Direitos autorais ....................................................................................... 3.7 Editoras jurdicas ...................................................................................... 3.8 Proposta editorial .....................................................................................

33 34 35 35 36 36 36 37 37 37 38 43

Referncias ....................................................................................................

47

Preparao e reviso de originais:

o desafio da edio

Cludia Rodrigues do Esprito Santo

A linguagem to antiga quanto a conscincia; a linguagem a conscincia prtica, real, que existe igualmente para outros homens, e apenas assim existe para mim tambm; a linguagem, como a conscincia, somente emerge a partir da carncia, da necessidade de interao com outros homens. Marx1

1.1 INTRODUO

A linguagem a base de uma cultura, tanto que sem ela no seria possvel solidificar um conhecimento e transmiti-lo de gerao em gerao. Por isso mesmo, tambm est carregada de significados que refletem os esteretipos dos grupos que a utilizam. A palavra em si, como unidade dentro de um discurso, no est isenta de contedo ideolgico. Contudo, o esteretipo que se forma a partir da
1

MARX, Karl. The german ideology. Organizao e introduo de C. J. Arthur. Londres, 1974, p. 51. Apud EAGLETON, Terry. Traduo de Marcos B. de Oliveira. So Paulo: Unesp, 1999.

palavra no , por si s, bom ou ruim. Trata-se de uma forma simplificada de assimilao do mundo, j que as pessoas no podem vivenciar todas as situaes. Uma anlise sobre a linguagem e o poder das palavras no simples para quem lida com a escrita, como o jornalista, o articulista, o pesquisador. Ao contrrio, to difcil quanto deitar no div de um terapeuta e falar de problemas profundos, a respeito dos quais no estamos preparados para ouvir crticas ou sugestes. Assim como na citao de Marx colocada na epgrafe deste texto, parece que h uma certa frustrao por no estarmos acima do bem e do mal em nossos trabalhos, que so o resultado de nossas pesquisas, de nossos esforos, talvez de toda uma vida. Contudo, os estudos da linguagem, ao mesmo tempo em que nos causam uma certa perplexidade, indicam que possvel trilhar um caminho com mais tolerncia e respeito no mbito da comunicao escrita (aqui nos referimos principalmente produo cientfica) quando somos conscientes de nossas limitaes, de nossas capacidades e do papel que desempenhamos no processo sociocultural.

1.2 O TEXTO EXPRESSA UMA CULTURA E OS ESTERETIPOS DELA

A cultura e a linguagem esto relacionadas de forma to intensa que, possivelmente, podemos afirmar que uma no existiria sem a outra. De fato, o que distingue os homens dos outros animais ao longo de sua existncia a capacidade de ter experincias acumuladas, ou seja, descobertas que so transmitidas de gerao em gerao por meio da linguagem, principalmente a verbal. Segundo Schaff, o pensamento conceptual inconcebvel sem a linguagem, em conseqncia do processo complexo da educao social, o homem no s aprende a falar, mas tambm a pensar.2 Sem um instrumento que possibilitasse o acmulo de informaes, o ser humano no teria diversificado sua atuao no universo. Isso porque cada um de ns vive um lapso de tempo em relao histria da humanidade e, mesmo em nossa poca, vivenciamos situaes muito limitadas. Essa anlise sobre os limites de verificao do ser humano feita por Walter Lippmann3 e expandida por Ecla Bosi.4 Os dois autores atribuem a criao de esteretipos e a reproduo de opinies em uma sociedade ao fato de que nenhum de ns pode ter uma relao direta com o todo que nos cerca, pois humanamente impossvel presenciarmos todos os acontecimentos e deles termos uma avaliao individual. Nossa viso de mundo, portanto, est baseada em relatos que ouvimos de outras pessoas. Esses relatos, por sua vez, nunca reproduzem fielmente os acontecimentos. Para Lippmann: Um relato o produto conjunto do conhecedor e do conhecimento no qual o papel do observador sempre seletivo e geralmente criativo. Os fatos que vemos dependem da posio em que estamos colocados e dos hbitos de nossos olhos.5 A criao do esteretipo seria, segundo o autor, uma forma simplificada de compreender o mundo. Lippmann entra na delicada questo de que um indivduo o reflexo da cultura na qual ele est inserido. Por isso, medida que as pessoas se socializam, elas passam a enxergar o mundo pelo ngulo que

2 3

4 5

SCHAFF, Adan. A linguagem e o conhecimento. Coimbra: Almedina, 1974, p. 247-268. LIPPMANN, Walter. Esteretipos. In: STEINBERG, Charles (Org.). Meios de comunicao de massa. So Paulo: Cultrix, 1972. BOSI, Ecla. A opinio e o esteretipo. Mimeo. LIPPMANN, Walter. Esteretipos, p. 150.

lhes oferecido pelo grupo. E Bosi complementa esse raciocnio, dizendo que, no processo de estereotipia, os padres correntes interceptam as informaes no trajeto rumo conscincia.6 Assim, o esteretipo no tem uma relao nica com o preconceito da maneira como passamos a entender essa palavra revestida de intenes discriminatrias quanto a raa, classe social, sexo, idade etc. Trata-se de um conjunto mais amplo, uma espcie de viso coletiva, de conceitos estruturados em uma sociedade, em determinado local e tempo. E, nesse conjunto, estariam inclusos tanto os aspectos que consideramos positivos quanto os que consideramos negativos. Por exemplo, podemos questionar a situao da mulher em nossa sociedade (apesar das conquistas, na maioria dos casos, elas ainda ganham menos que os homens mesmo quando ocupam cargos semelhantes, ainda so as responsveis pelo trabalho domstico etc.), mas no questionamos o fato de vivermos em uma sociedade monogmica, que condena o incesto e que est alicerada no mito da famlia perfeita.7 Um exemplo maravilhoso dessa situao foi narrado por Laura Bohannan, no texto Shakespeare entre os Tiv. Ela tentou provar que os grandes dramas literrios poderiam ser entendidos por todos os povos, de todas as culturas e, estando na frica Ocidental, contou a histria de Hamlet para um grupo de nativos. Eles ficaram interessados, mas entenderam uma verso do clssico shakespeareano de acordo com o prisma da cultura deles. Embora o exemplo seja extremado, pois uma situao da vida europia dificilmente seria assimilada por uma tribo africana sem contato com outros povos, podemos verificar essa dificuldade em casos aparentemente mais amenos. Teoricamente, o que Laddo8 afirma acerca de comparar duas culturas e de como o mesmo fato pode ter significados completamente diferentes ou, ao contrrio, situaes diversas podem representar a mesma coisa. No entanto, existe um processo de mudana de esteretipo que no acontece s no indivduo, mas parte deste para a sociedade e vice-versa. Lippmann cita como exemplo o processo de mudana do esteretipo europeu pelo norte-americano como padro da vida ocidental e conclui sua anlise dizendo que o que importa o carter do esteretipo e a ingenuidade com que o empregamos. O abandono de todos os esteretipos por um enfoque totalmente ingnuo empobreceria a vida humana.9

1.3 O CONTEDO DA PALAVRA

A relao entre cultura e linguagem bastante complexa e no pode ser avaliada de forma positiva ou negativa. Paulo Freire, na obra A importncia do ato de ler,10 relata suas lembranas da infncia, antes de ele ser alfabetizado. Freire conta como a percepo do mundo que est nossa volta importante e como o contato com as pessoas (no caso, com as mais velhas) propicia um leque de informaes acerca do que vemos e do que sentimos. Para o educador, o modo como aprendemos a enxergar o mundo em nossa cultura tambm uma leitura, e que precede leitura da palavra.

6 7

8 9 10

BOSI, Ecla. A opinio e o esteretipo, p. 98. A psicloga Maria Antonietta Pisano Motta, no livro Mes abandonadas: mulheres que entregam seus filhos em adoo (So Paulo: Cortez, 2001), afirma que muitos casais infrteis preferem recorrer a mtodos de concepo artificiais (muitas vezes com material gentico doado) a adotar uma criana, para no terem uma famlia considerada de segunda categoria. LADDO, Robert. A comparao de duas culturas. Introduo lingstica aplicada. Petrpolis: Vozes, 1972. LIPPMANN, Walter. Esteretipos, p. 157. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler. So Paulo: Cortez, 1983.

Por isso que a leitura de um texto, tomado como pura descrio de um objeto e feita no sentido de memoriz-la, nem real leitura nem dela resulta o objeto de que o texto fala.11 Adiante, ele complementa: Refiro-me que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e a leitura desta implica a continuidade da leitura daquele.12 Como educador, Paulo Freire preocupa-se com o fato de que a alfabetizao no pode estar alheia ao processo de socializao do indivduo, ao qual ele j foi inserido desde o seu nascimento. Todos os desdobramentos de seus estudos esto baseados no princpio de que o contedo a ser oferecido aos alunos em sala de aula no pode estar distante da cultura dos alunos.
Da que sempre tenho insistido em que as palavras com que organizar o programa da alfabetizao deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, os seus anseios, as suas inquietaes, as suas reivindicaes, os seus sonhos. Deveriam vir carregadas da significao de sua experincia existencial e no da experincia do educador.13

Adilson Citelli dedica um captulo de seu livro Linguagem e persuaso14 para analisar os livros didticos e define duas variveis presentes nos discursos que acompanharam (ou ainda acompanham) a vida escolar de crianas e adolescentes brasileiros: estereotipia e idealizao. Nos textos e nas palavras selecionados por Citelli, so apontadas situaes inculcadas pelos moldes que as classes dominantes determinaram como padro de conduta, com base no esteretipo do que seria uma classe mdia e que, ainda segundo Citelli, pouco ou nada tem a ver com o universo da criana.15 Para Baccega,16 essa carga de significados com que a palavra vem carregada, na verdade, representa o atributo do signo para determinado grupo social. A autora ensina que: ... todo processo discursivo est inserido nas relaes ideolgicas de classe.17 No caso, os interesses dos diferentes grupos sociais, dentro de uma mesma cultura, manifestam-se de acordo com o vocabulrio que esse grupo utiliza. E, em outro texto, ela mostra como essa teoria se manifesta nos meios de comunicao, ao tomar como referncia o caso dos sem-terra, tratados pela imprensa, no final da dcada de 1980, de maneiras diferentes, o que, segundo Baccega, deixa clara a posio ideolgica dos veculos de comunicao.18 Precisamente, a autora detalha a diferena de significado dos termos invaso que indica a apropriao indevida e ilegal de um territrio que tem dono e ocupao que designa o ato de tomar para si algo que est abandonado, uma forma de fazer justia social. V-se que a opinio de Freire, no mbito da educao, faz eco numa anlise da comunicao de massa, pois ambos os autores falam da mesma coisa: a importncia do significado das palavras e da escolha das palavras num processo de formao/informao. Uma vez que elas esto carregadas de sentidos e de intenes, o uso dos termos deve ser feito de modo consciente.
11 12 13 14 15 16 17 18

FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler, p. 18. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler, p. 22. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler, p. 22. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso. So Paulo: tica, 1985, p. 52-57. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso. BACCEGA, Maria Aparecida. A palavra, objeto social. Princpios, 30. ago./out. 1993. BACCEGA, Maria Aparecida. A palavra, objeto social, p. 44. BACCEGA, Maria Aparecida; CITELLI, Adilson. A retrica da manipulao: os sem-terra nos jornais. Comunicaes e Artes, So Paulo, Universidade de So Paulo, n. 20, 1989.

Sendo a palavra a materialidade constituda que carrega a histria de cada grupo e de cada indivduo, aquela que possibilita a gestao do mundo novo [...] a formao do comunicador ter que lev-la fortemente em considerao, j que ele nada mais que o indivduo sujeito que dever us-la com conscincia.19

1.4 A PRODUO DO TEXTO CIENTFICO

O que no est escrito no existe. Quando nos referimos pesquisa cientfica, esta mxima, que inmeras vezes foi dita por minha professora de Elaborao de Projetos no programa de ps-graduao em Comunicao Jornalstica da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo (PUC/SP), Margarethe Steinberger, faz todo o sentido. Enquanto no colocamos no papel todas as nossas idias, intenes e aspiraes, no podemos dizer que temos algo concreto para ser pesquisado ou sequer para ser avaliado por um professor/ orientador. Porm, muitas pessoas tm um conhecimento abrangente sobre determinado assunto, seja como resultado de uma pesquisa cientfica, seja como resultado de uma vivncia profissional, mas se sentem travadas na hora de escrever. Isso ocorre porque, como vimos, a linguagem resultado de um complexo processo de significao ressignificao de cada indivduo como membro de uma sociedade. O principal objetivo da escrita, desde que ela foi inventada, a comunicao. E comunicao pressupe a transmisso de um conhecimento, de uma informao. Dizia-se: de um emissor para um receptor. Hoje temos uma linha de estudos mais atual e mais democrtica, que define os personagens da comunicao como enunciador e enunciatrio o que significa que o receptor no passivo e que a mensagem s atingir seu objetivo quando o enunciatrio assimilar a informao nela contida e for capaz de retransmiti-la, ainda que seja para o seu prprio crebro, tornando-se um enunciatrio, num processo infinito de reproduo e criao. Alguns manuais e guias de redao e estilo colocam como passo fundamental, no momento de se redigir um texto, a definio do seu pblico-alvo, ou seu leitor. Isso certamente facilita na escolha de estilo, de linguagem, no emprego de determinadas palavras. Mas a literatura universal nos mostra que os melhores textos no foram escritos assim. Ao contrrio, foram produzidos como uma carta a ser posta numa garrafa e jogada ao mar, ou ento visavam a um determinado pblico e atingiram outro, bem diferente. No fosse assim, Miguel de Cervantes no estaria vivo entre ns, quatro sculos depois de sua presena neste mundo. Atribuo a riqueza de textos como o Dom Quixote naturalidade com que foram escritos. Quando se busca demasiadamente o leitor, o pblico-alvo, no olhamos para dentro de ns mesmos, passamos a empregar palavras e a adotar um estilo padronizado. Deixamos nossa vivncia de lado, negamos nossas origens, perdemos os significados das palavras, desaprendemos a lio de Paulo Freire. Temos contatos com vrios tipos de linguagens (ou de discursos) na sociedade: o da famlia, o da religio, o da escola, o do poder poltico e/ou econmico, o das periferias, entre outros. Esses discursos sofrem influncias uns dos outros e, em alguns momentos, sobrepem-se. Entretanto, sempre podemos
19

BACCEGA, Maria Aparecida. A palavra, objeto social, p. 42.

identificar qual o tipo de discurso predominante em cada situao. Essa leitura profunda do que est subscrito nas palavras nos orienta sobre qual o grupo dominante em um territrio, mostra-nos qual a linha terica adotada em uma pesquisa e at nos d pistas sobre o carter do seu autor. Ao iniciarmos o nosso texto, temos de estar atentos s caractersticas do discurso que empregamos. Porque, como vimos, nenhuma palavra inocente. Elas carregam esteretipos de uma cultura, de conceitos e preconceitos coletivos e individuais. Portanto, escrevendo que vamos decidir, questionar e opinar sobre questes diversas, ou seja, no existe texto imparcial. Se no colocamos no papel as nossas idias, no nos deparamos com os conflitos da linguagem. Todos os nossos anseios, especulaes, hipteses, anlises e concluses s existem quando vm luz, por meio da palavra escrita, o que lhes confere um carter slido. Isso significa que a linguagem, a palavra e o texto so materiais, ou seja, palpveis. Idias, sentimentos e opinies se manifestam de modo articulado, de acordo com um conjunto de regras estabelecido pela sociedade. Se no fosse assim, um no entenderia o outro e no haveria comunicao. Quando entendemos a materialidade da linguagem, podemos falar em estrutura de texto, estrutura da frase. O texto, portanto, pensamento materializado. E esse pensamento precisa ser claro, objetivo, transparente e simplificado para ser compreendido pelo maior nmero de pessoas. No vamos falar sobre gramtica da lngua portuguesa, porque partimos do pressuposto de que todos os que esto lendo este texto j a conhecem. Trataremos de qualidade do texto a partir de outro parmetro, que o da capacidade de ele ser compreendido em sua totalidade.

1.5 A IMPORTNCIA DA SIMPLICIDADE

Muitos podem estar pensando que um texto cientfico ou tcnico no precisa de tanto cuidado com a clareza ou a objetividade, pois os interessados que se esforcem para entend-lo. Eu acredito que um bom texto, em qualquer rea, aquele que pode ser lido em camadas, tal como apreciamos uma obra de arte. Cada vez que ele lido, dele se extrai uma nova informao, um novo conhecimento, de acordo com a capacidade do enunciatrio de interpret-lo. A riqueza de um texto que se renova com o leitor no exatamente uma riqueza vocabular, dicionarizada, bem como simplicidade no sinnimo de pobreza lexical. Devemos sim fugir dos termos e expresses unanimemente condenados pelos estudiosos da lngua, por serem muito rebuscados, preconceituosos ou sonoramente prejudiciais leitura. Ao final deste captulo, esto relacionados os vcios de linguagem mais comuns. Se houver interesse, nas referncias tambm h indicaes de manuais de redao e estilo, que do dicas de como se fazer um texto gramaticalmente correto, estruturalmente belo, compreensvel e sonoro. Essa linha que separa a riqueza vocabular do preciosismo muito tnue, principalmente no texto jurdico, em que ainda prevalece um certo requinte vocabular, o que admissvel, pois, quando falamos a um pblico restrito, segmentado, diferentemente do que ocorre na comunicao de massa, podemos usar termos e expresses que so os cdigos desse grupo social e/ou profissional. Uma palavra em latim entre operadores do direito, por exemplo, pode ter o mesmo efeito que uma gria em um grupo de jovens. A linguagem nos une e nos distancia. Por isso, a riqueza a que me refiro uma riqueza de contedo, de experincias, de pesquisas e de intertextualidade. As referncias e citaes, diretas ou indiretas, so importantes sempre com zelo

para no se apropriar de uma opinio alheia como se ela fosse sua. E a simplicidade necessria aquela que busca a melhor maneira de se expressar interiormente, o que resulta em textos gostosos, como se tivssemos conversando com um amigo, ainda que esse amigo esteja nos passando uma orientao muito complexa. Metaforicamente, podemos entender o texto como a realidade definida por Plato, uma sombra daquilo que pensamos. Quanto mais fiel esta sombra for da realidade que lhe deu origem, ou seja, quanto mais perfeita a interpretao de quem ler sobre o que pretendemos escrever, maior clareza e objetividade teremos atingido.

1.6 A IMPORTNCIA DA REVISO

Todo texto precisa de reviso, independentemente de quem o seu autor. Por mais bem conceituado em uma rea ou por melhor que seja a sua habilidade em redigir, necessrio que uma outra pessoa ou que outras pessoas leiam e entendam o que voc escreveu. O papel da reviso, portanto, fazer uma crtica. Para o autor, receber bem as sugestes e correes tratar o seu texto e o pblico ao qual ele se destina com o devido respeito. No processo de transcrio de nossas idias para o papel, principalmente no caso de autores iniciantes, ocorre de pensarmos algo e escrevermos uma coisa bem diferente. Digo sempre que, quando o autor precisa explicar o que quis dizer com aquela frase, porque ela no foi bem escrita. O olhar do revisor, desvinculado de nossos pensamentos, ser o parmetro de avaliao. Ele poder nos dizer, antes do leitor, o que nosso texto realmente , em sua forma material, adquirida a partir de nossas idias. Infelizmente, vejo que os autores no se aproveitam das vantagens que uma boa reviso pode trazer para o seu texto, para o seu livro, porque estabelecem, desde o incio, uma relao de disputa com o revisor. Sentem-se ofendidos porque precisam de reviso de portugus, sua lngua materna, qual dedicaram tantos anos de estudos. Nem todos so obrigados a conhecer todas as regras gramaticais e mesmo os que conhecem precisam de reviso, pois nem sempre enxergamos os nossos prprios erros. Todavia, o primeiro revisor de sua obra deve ser voc. Depois de ter produzido o texto, colocado no papel seus pensamentos, suas experincias, sua pesquisa, faa uma leitura crtica. Preste ateno nos detalhes, tome cuidado com as citaes e referncias, porque, muitas vezes, voc no tem esses textos sempre mo e, no caso de copiar algo errado, ter de solicitar o livro novamente. Faa a reviso sempre com uma cpia de segurana, para no perder o seu original, no caso de ter de recuperar alguma idia. No se sinta envergonhado se, mesmo depois de ler e reler, deixar escapar erros bsicos de concordncia e acentuao. Isso pode acontecer com mais freqncia quando estamos preocupados com a estrutura do texto como um todo. E o revisor existe para auxili-lo, para apontar aquilo que escapou sua leitura, e no para acus-lo. O leitor, este sim, poder acus-lo se encontrar erros grosseiros em seu texto publicado. A produo, preparao e reviso de textos to importante quanto a pesquisa em um trabalho acadmico-cientfico. Devemos fazer o possvel para no publicarmos erros de nenhuma espcie, porque eles colocam em dvida a confiabilidade do trabalho. Alm de erros referentes norma culta da lngua portuguesa, tambm preciso ter ateno na transcrio de nomes, de citaes, siglas, lugares, enumeraes, padro de capitulao, grifos etc.

No caso de transcries que contm erros no original, muito comum em textos de leis, o correto manter a forma como est no documento ou no livro e colocar entre colchetes, no final da citao, a palavra sic: [sic]. O mesmo serve para textos em portugus escritos antes de 1971, que seguiam a norma gramatical anterior.

1.7 QUAIS SO OS LIMITES DA REVISO?

voc ou sua editora quem vai estabelecer os limites da reviso. O ideal seria todo texto, em qualquer rea, passar, pelo menos, por uma reviso cientfica, duas revises de portugus e uma reviso de padro. Para evitar despesas, isso nem sempre ocorre. Deparamo-nos freqentemente com obras de excelente contedo, de editoras renomadas, com erros primrios. A culpa no do autor nem do revisor, e sim do processo editorial. Veja a seguir uma definio bsica de cada uma das etapas desse processo. Reviso tcnica Costuma ser feita por um profissional da rea a que o livro/texto se refere. diferente do parecer tcnico, que nada mais que a opinio de uma pessoa da rea, de competncia reconhecida e confivel para o editor, sobre a publicao ou no daquela obra. O parecerista no se identifica nunca; o revisor tcnico sim, pode e deve manter um dilogo com o autor, pois s ter contato com a obra depois de ela ter sido escolhida para publicao. Ele trabalha para garantir a qualidade de contedo da obra, no tem autoridade sobre o texto prevalece a opinio do autor, no caso de haver divergncias, desde que esteja provado que se trata de uma questo de opinio, de posicionamento no campo cientfico em que atuam, e no de incompatibilidade tcnica da obra. Ele deve estar atento aos detalhes: referncias, conceitos, linha terica etc. Edio de texto Alguns textos precisam ser praticamente reescritos. Isso ocorre porque o autor tem um vasto conhecimento da rea em que atua, porm no um bom escritor. mais freqente entre os profissionais da rea de exatas e os autores estrangeiros. H tambm aquelas pessoas que se sentem travadas diante do papel. Nesses casos, preciso gravar o que o autor quer que seja escrito. Mesmo assim, o redator/editor de texto no se confunde com o autor da obra, porque ele vai transcrever as opinies e a experincia de vida de outra pessoa. Obviamente, h interferncia na escolha das palavras, no estilo. E por isso importante ter afinidades com o profissional com quem se vai trabalhar. Copidesque mais comum do que se imagina, pois copidesque apenas uma reviso profunda, com sugestes de estilo, de substituies de palavras, inverses de pargrafos. aqui que o revisor deve retirar os vcios de linguagem do autor, excluir os termos abominveis, questionar uma linha de raciocnio interrompida ou truncada, inverter a ordem das frases, apontar equvocos de conhecimento geral (como capitais de pases, citaes bblicas etc.), mas no obrigao do copidesque sanar todos os equvocos de conhecimento do autor. Por isso, antes de finalizar um trabalho, importante checar as informaes. Mantenha apenas as afirmaes que tiver certeza e, mesmo assim, no confie em sua memria. Os autores poderiam se aproveitar mais da reviso neste momento, quando se estabelece um dilogo com o seu primeiro leitor. E o mais importante, um leitor que est empenhado em deixar o seu trabalho melhor, porque o nome dele tambm estar estampado no livro. Ele no um adversrio, apesar de parecer chato. Para ser um bom revisor, preciso ser detalhista.

O copidesque costuma ser feito na tela do computador, com os recursos de reviso de que o Word dispe. Isso facilita muito o dilogo entre revisores e autores, se ambos tm habilidade com esse programa. possvel destacar todas as inseres feitas no texto e mostrar os trechos eliminados, com uma legenda de cores. Tambm possvel destacar um trecho e enviar comentrios ou sugestes. Assim, o autor pode acompanhar passo a passo a manipulao do seu original. Reviso Depois de copidescado e liberado pelo autor, o texto diagramado. S ento ocorre a reviso, que, de fato, a reviso de prova. Ela tem por objetivo apontar erros que passaram pelas etapas anteriores, problemas com ortografia, acentuao, repetio de palavras na frase, pontuao, concordncia, quebra de palavras, quebra de pginas, hifenizao e padronizao (uso de letras maisculas e minsculas, itlico, negrito, aspas etc.). Infelizmente, na reviso de provas ainda comum encontrar equvocos em citaes (por exemplo, nmeros de leis ou de artigos invertidos, datas erradas).

Entre uma etapa e outra, h um trabalho minucioso de correo em arquivos eletrnicos e de checagem de emendas no papel. Saiba, portanto, que, quando voc consegue finalizar a produo de textos e considera o seu original pronto, o trabalho de toda uma equipe estar apenas comeando. Guarde um pouco de flego para acompanhar a finalizao do seu projeto com nimo e pacincia. Assim, obter os melhores resultados. O revisor est habituado a trabalhar com o erro dos outros e no atua como um professor de portugus. Sua funo no ensinar a conjugar verbos, a acentuar etc. A menos que o autor solicite a checagem de alguma alterao feita em seu texto, o revisor deve eliminar o erro e apresentar a forma correta, com o mnimo de constrangimento possvel. Por isso, no existem erros mais ou menos graves para o revisor. Tampouco poder ele fazer especulaes sobre a capacidade intelectual do autor que deixou escapar tal coisa, pois a avaliao do potencial da obra j ter sido feita pelo parecerista.

1.8 ALGUMAS DICAS PARA A AUTO-REVISO DE TEXTO

C ERTO Mais de trs faltas implicam reprovao. Liguei para Teresa, mas ela no estava. O processo deu entrada no tribunal. medida que. / Na medida em que. O dinheiro veio ao encontro das minhas necessidades. Infligiu o regulamento. A menina menor.

ERRADO Mais de trs faltas implicam em reprovao. Liguei para Teresa, mas a mesma no estava. O processo deu entrada junto ao tribunal. Na medida que. O dinheiro veio de encontro s minhas necessidades. Inflingiu o regulamento. n A menina de menor.

10

A revelao foi feita pela secretria do deputado.

A revelao foi feita atravs da secretria do deputado. (A palavra atravs tem um sentido fsico, de atravessar algo: um tnel, uma parede, uma janela etc. Para evita-l, use: por, pela, por meio de, por intermdio de.) Em nvel global, a proposta de criao de uma rea de livre-comrcio nas Amricas... Ao meu ver, todos estaro de acordo. Impecilho. Enquanto que...

Em mbito global, a proposta de criao de uma rea de livre-comrcio nas Amricas... A meu ver, todos estaro de acordo. Empecilho. Enquanto...

Na reunio em que foi fechado o acordo... Na reunio onde foi fechado o acordo... (Onde s pode ser emprego para indicar lugar, espao fsico, como pases, cidades, regies, continente... Em outros casos, substituir por: em que, na qual, quando.)

PREFIRA ASSIM As mudanas foram para melhorar a escola. Os brasileiros, em geral, gostam de futebol. O posto de sade foi construdo por causa da reivindicao popular. A situao ficou complicada/ruim/difcil. Nuvem preta/escura/carregada (indica chuva).

EVITE ASSIM As mudanas foram no sentido de melhorar a escola. Os brasileiros, via de regra gostam regra, de futebol. O posto de sade foi construdo devido reivindicao popular. A situao ficou preta preta. Nuvem negra (indica preconceito).

O homem maltratava a mulher e os filhos. O homem judiava da mulher e dos filhos. Isso uma maldade! O palestrante falar rapidamente (quer dizer em pouco tempo). Isso uma judiao judiao! O palestrante falar brevemente (quer dizer em breve).

Eis o mais complicado de todos os casos. Eis aqui o mais complicado de todos os casos. (Redundncia.)

11

A doena foi considerada de alto risco.

A doena foi considerada como de alto risco. (Redundncia.) A doena foi medicada como sendo gripe, mas era uma pneumonia. (Redundncia.) O doutor Jos Maria da Silva... (As profisses so preferveis aos ttulos, que podem deixar dvidas quanto rea em que a pessoa atua, principalmente em textos acadmicos.) O causdico Jos Maria da Silva... (Palavra em desuso, preciosismo, que s confirma que o autor possui um dicionrio em casa.)

A doena foi medicada como gripe, mas era uma pneumonia.

O advogado Jos Maria da Silva, doutor em direito... pela universidade...

Tratando-se de... Ao me ver chegar... /Vendo-me chegar... O diretor resolveu demitir o funcionrio por considerar a sua falta gravssima.

Em se tratando... Em me vendo chegar.... O diretor resolveu demitir o funcionrio considerando a sua falta gravssima. (Cuidado com o uso de gerndio. Quase sempre possvel evit-lo e deixar o texto mais simples, mais sonoro.) A grosso modo... Maria da Graa, conhecida como Xuxa... Maria da Graa, vulgo Xuxa... (Em latim, significa comumente, mas existem formas em portugus mais apropriadas.)

Grosso modo.... (Significa de modo grosseiro e usado quando no temos a informao precisa. Melhor usar: aproximadamente, cerca de.)

Normalizao:

2
2.1 INTRODUO

a metodologia aplicvel

Roseli Carlos Pinto

De acordo com o Minidicionrio Aurlio, metodologia o conjunto de mtodos, regras e postulados utilizados em determinada disciplina, bem como sua aplicao. E mtodo est definido como o procedimento organizado que conduz a certo resultado. Este o objetivo deste captulo: orientar a produo e formatao de textos jurdicos de forma simples e coesa, baseado nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), exclusivamente voltadas para: Apresentao de Trabalhos Acadmicos, Projeto de Pesquisa, Apresentao de Citaes em Documentos e Elaborao de Referncias. A Comisso de Ps-graduao da Fadusp criou a Resoluo n. 1, em 10 de setembro de 2002, que considerou a necessidade de padronizar a editorao de teses, dissertaes e outros trabalhos de pesquisa. H tambm o manual de Diretrizes para apresentao de dissertaes e teses da USP, elaborado em 2003 pelo Grupo DiTeses do Sistema Integrado de Bibliotecas (SiBi), cujo objetivo auxiliar a estruturao cientfica das dissertaes e teses desenvolvidas nos diferentes programas de psgraduao da USP. Esse manual contempla as normas da ABNT, do Comit Internacional de Editores de Revistas Mdicas (Vancouver) e da ISO (International Standard Organization). Sabemos da ansiedade que envolve o autor ao elaborar sua produo cientfica, mas a normalizao deve ajud-lo, e no ser motivo de mais um problema; no preciso ser expert em metodologia, basta saber as regras bsicas de como documentar os dados levantados no plano de pesquisa.

14

Uma observao importante quanto s notas de rodap. Existe um preconceito que faz com que essa sistematizao se torne confusa para a maioria dos autores. Na verdade, uma etapa que, se bem preparada, muito simples de ser sistematizada. fcil e vale a pena aprender, pois facilita na construo, na reviso e formatao (diagramao) do texto. Ento, vamos l, afinal, fizemos a escolha de contribuir com a cincia e devemos fazer com a clareza que todo texto dever ter em sua forma e contedo.

2.2 FORMATAO NO APLICATIVO WORD

O primeiro passo abrir um diretrio no computador e gravar o documento a ser produzido (por exemplo: Tese_DireitoCivil_data). Ser necessria uma disciplina rgida para fazer cpias de segurana das atualizaes, pois no se pode correr o risco de perder arquivos; portanto, a cada atualizao faa uma cpia em uma mdia como CD regravvel ou pen drive. No menu arquivo v em configurar pgina e aplique nas margens as seguintes medidas: margem esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2 cm. Na mesma tela v em papel e aplique A4. Para inserir o nmero de pginas v em formatar, inserir nmero de pginas, e acione Posio: incio da pgina (cabealho) e Alinhamento: direita, conforme demonstram as figuras a seguir:

15

Espaamento: todo o texto deve ser digitado no espao 1,5, exceto as citaes com mais de trs linhas que so recuadas e as notas de rodap que devem ter espao simples. As Referncias devem ser separadas entre si por dois espaos simples. Fonte: recomenda-se a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto principal, exceto as citaes com mais de trs linhas, as notas de rodap e a paginao devem ser em tamanho menor e uniforme (corpo 10). Citaes recuadas: as citaes diretas, no texto, com mais de trs linhas, devem ser formatadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto principal e sem as aspas. Notas de rodap: devem ser digitadas dentro das margens, separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por um fio acima de 3 cm, a partir da margem esquerda.
Para a Fadusp seguir a Resoluo n. 2 Fonte Times New Roman. Corpo 10 para as notas de rodap. Espao de 1 cm. Ttulo da seo em tamanho 14, letras maisculas e em negrito. Aprenda a criar estilos para a construo do texto no Word. Vale a pena o investimento de tempo no aprendizado, pois facilitar a atualizao do texto e do sumrio.

2.3 A ABNT

Para apresentao de Trabalhos Acadmicos ser necessrio estudar quatro normas em conjunto: NBR 15287 jan. 2006 Projeto de pesquisa Apresentao. NBR 14724 jan. 2006 Trabalhos acadmicos Apresentao. NBR 10520 ago. 2002 Citaes em documentos Apresentao. NBR 6023 ago. 2002 Referncias Elaborao.

16

Segundo a ABNT NBR 14724:


Dissertao documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico retrospectivo, de tema nico e bem delimitado em sua extenso, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informaes. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematizao do candidato. feito sob a coordenao de um orientador (doutor), visando a obteno do ttulo de mestre. (p. 2) Tese documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposio de um estudo cientfico de tema nico e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigao original, constituindo-se em real contribuio para a especialidade em questo. feito sob a coordenao de um orientador (doutor) e visa a obteno do ttulo de doutor, ou similar. (p. 3) 2.3.1 Estrutura

Pr-textuais Capa (obrigatrio)


Obrigatoriamente deve conter: nome do candidato; o ttulo do trabalho, centralizado em corpo maior do que o do nome; a indicao da natureza do trabalho (tese de doutorado ou dissertao de mestrado e, na parte inferior, o nome da Faculdade, a cidade e o ano de apresentao, centralizados.

Folha de rosto (obrigatrio) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo na lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Se for tese, h a necessidade da traduo para duas lnguas estrangeiras. Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Sumrio (obrigatrio) Textuais Introduo (obrigatrio) No se utiliza nota de rodap na Introduo. Desenvolvimento (obrigatrio) Concluso (obrigatrio) No se utiliza nota de rodap na Concluso. Ps-textuais Referncias (obrigatrio) Dica: Confronte as Referncias com as notas de rodap para ter certeza de que todas as obras citadas no
texto esto mencionadas nas referncias.

Glossrio (opcional) Anexo(s) (opcional) Apndice(s) (opcional)

17
3 cm

NOME DO AUTOR

TTULO
SUBTTULO, SE HOUVER

3 cm

2 cm

TESE DE DOUTORADO

UNIVERSIDADE DE SO PAULO SO PAULO 2006


2 cm

18
3 cm

NOME DO AUTOR

TTULO
SUBTTULO, SE HOUVER

3 cm

2 cm

Tese apresentada Banca Examinadora da Facudade de Direito da Universidade de So Paulo, como exigncia parcial para a obteno do ttulo de Doutor em Direito Civil, sob a orientao da Professora Doutora Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka.

UNIVERSIDADE DE SO PAULO SO PAULO 2006


2 cm

19
3 cm

3 cm

2 cm

Banca examinadora

2 cm

20
3 cm

3 cm

2 cm

Agradecimentos

2 cm

21
3 cm

RESUMO
2 espaos de 1,5 de entrelinha

Inicia o texto

3 cm

2 cm

2 cm

22

3 cm

ABSTRACT
2 espaos de 1,5 de entrelinha

Inicia o texto

3 cm

2 cm

2 cm

23
3 cm

SUMRIO
2 espaos de 1,5 de entrelinha

INTRODUO ....................................................................................................

1. DA PESSOA JURDICA .................................................................................. 1.1 O Cdigo Civil ............................................................................................. 1.2.1 Direito contratual .................................................................................. 1.2.2 Direito cannico .................................................................................... 1.2 O Cdigo Comercial .....................................................................................

9 9 16 22 26

2. DA PESSOA NATURAL .................................................................................. 2.1 O Cdigo Civil ............................................................................................. 2.1.1 Direito comparado ................................................................................
3 cm

30 30 36
2 cm

2.1.2 Direito contratual ..................................................................................

46

CONCLUSO ......................................................................................................

120

REFERNCIAS ...................................................................................................

141

Elaborao do sumrio
O Sumrio a listagem das principais divises, sees e outras partes do trabalho. A numerao deve ser progressiva a partir da Introduo. Os ttulos das sees primrias, por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta, alinhados esquerda, precedendo o ttulo e separado do texto por dois espaos de 1,5 de entrelinhas. Os ttulos sem indicativo numrico devem ser centralizados. Exemplos: RESUMO, ABSTRACT, INTRODUO, CONCLUSO, REFERNCIAS, ANEXOS Dica: A Introduo e a Concluso, apesar de pertencerem aos elementos textuais, no
devem ser numeradas, assim como os elementos ps-textuais.

Fazendo a numerao progressiva, no se esquea de que para fazer a subdiviso das


sees preciso desmembrar pelo menos em dois itens. Exemplos 2.1 e 2.2; 2.2.1 e 2.2.2, nunca um item s. No se coloca a palavra Captulo.
2 cm

24
3 cm

INTRODUO
2 espaos de 1,5 de entrelinha

Inicia o texto.

Dica: A Introduo, a Concluso e as Referncias no so numeradas.

3 cm

2 cm

2 cm

25
3 cm

1. A REALIDADE BRASILEIRA
2 espaos de 1,5 de entrelinha

Inicia o texto.

3 cm

2 cm

2 cm

26

2.4 TRATAMENTO PARA OS ELEMENTOS TEXTUAIS

Introduo a parte inicial do texto na qual devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. Desenvolvimento a parte principal do texto que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo adotado. Concluso a parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses. Referncias um conjunto padronizado de elementos descritivos retirados de um documento, os quais permitem identificao individual da obra e na diagramao entra aps a Concluso.

2.4.1 Padronizao

Siglas Quando aparecem pela primeira vez no texto, devem ser precedidas por seu significado. Exemplo: Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT). Data (ABNT NBR 14001/....) As datas indicadas numericamente seguem a seguinte ordem: dia, ms e ano. Os dias e meses so sempre indicados por dois dgitos, os anos, por quatro. Exemplos: 04.09.1980 / 25.04.2004. Citao (ABNT NBR 10520/2002) Citao meno de uma informao extrada de outra fonte. Citao direta transcrio textual de parte da obra do autor consultado.
com mais de trs linhas, recuada em 4 cm da margem esquerda, com fonte menor que a do texto principal, sem aspas; com menos de trs, permanece no texto e fica entre aspas; sempre que se tratar de uma citao direta, ser necessria a informao da pgina citada em nota de rodap ou em referncia no texto.

Citao indireta texto baseado na obra do autor consultado. Devem ser indicadas as supresses, interpolaes, comentrios, nfases ou destaques:
supresses: [...]; interveno do autor na fonte citada: [...]; nfases ou destaques: grifo, negrito, itlico, indicando no final da citao; (Exemplos: grifamos, grifo nosso, g.n.)

27

Sistema de chamada as citaes devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada: numrico ou autor-data. O mtodo adotado deve ser seguido ao longo de todo o trabalho, permitindo a correlao com a lista de referncias ou as notas de rodap. Sistema numrico a indicao da fonte feita por uma numerao nica e consecutiva, em algarismos arbicos, remetendo lista de referncias ao final do trabalho, na mesma ordem em que aparecem no texto. No se utilizam notas de rodap quando se aplica o sistema numrico. Esse sistema pouco utilizado e mais trabalhoso. Sistema autor-data a indicao da fonte feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsvel, seguido do ano e das pginas da citao, separados por vrgula e entre parnteses. Quando o autor tem mais de uma obra no mesmo ano, diferencia-se por letras no ano: 2000a; 2000b. No texto: O casamento, assim, veio se personificar como a clula-me da sociedade, ato que origina a famlia legtima, cuja relevncia ser sempre indiscutvel. De acordo com o conceito romano de casamento. (REALE, 2000, p. 20). Nas referncias: REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000. No texto: Reale (2000, p. 20) afirma que o casamento, assim, veio se personificar como a clula-me da sociedade, ato que origina a famlia legtima, cuja relevncia ser sempre indiscutvel. De acordo com o conceito romano de casamento. Nas referncias: REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000. Esse sistema pouco utilizado em textos jurdicos e mais comum em Administrao e Marketing. Notas de rodap Esse sistema bastante utilizado pela rea do Direito As notas de rodap tm por objetivo prestar esclarecimentos ou fazer consideraes que no devem ser includas no texto para no interromper a sua seqncia. A numerao nica, consecutiva e em algarismos arbicos, com o nmero elevado e sem parnteses. Nota explicativa permite fazer comentrios ou observaes pessoais do autor. Pode ser usada tambm para citaes em lngua estrangeira, as quais so traduzidas e inseridas na nota, ou para indicao da lngua original de citaes que foram traduzidas no corpo do texto. Nota de referncia a primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa, a partir da segunda pode-se fazer a referncia de forma resumida, utilizando as expresses: Id.; Ibid.; op. cit. e passim. Exemplo de rodap:
1

REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 141.

28

Utilizando as expresses Id.; Ibid.; op. cit. e passim em notas de rodap

A utilizao das expresses (Id.; Ibid.; op. cit. e passim) em notas de rodap s podem ser empregadas nas seguintes condies: op. cit. Indica que a obra j foi citada na pgina e est intercalada com outra referncia. (S vale na mesma pgina). Exemplo:
1 2

REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 20. HIRONAKA, Giselda M. F. Novaes (Org.). A outra face do Poder Judicirio. Belo Horizonte: Del Rey, 2006, p. 20.

REALE, op. cit., p. 25.

Id. Indica que o mesmo autor citado imediatamente a nota anterior e em obra diferente. Exemplo:
1

REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 20. Id. Filosofia do direito. So Paulo: Saraiva, 1998, p. 127.

Ibid. Utiliza-se quando imediatamente a nota anterior cita o mesmo autor e a mesma obra. Exemplo:
1 2

REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 20. Ibid.

Pode ser mesmo autor, mesma obra e pgina diferente. Exemplo:


1 2

REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 20. Ibid., p. 22.

passim Utiliza-se na nota de rodap quando no se tem uma pgina especfica da obra consultada, pois est em diversas passagens. Exemplo:
1

REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000, passim.

OBSERVAO: Aps a meno da primeira nota de rodap citada, com todos os elementos bibliogrficos, as subseqentes devem ser citadas apenas com o sobrenome do autor, ano e pgina. Exemplo:
5

REALE, 2000, p. 20.

29

Esta sistematizao impraticvel na rea do Direito, pois as Referncias de trabalhos acadmicos jurdicos normalmente so compostas de autores que escrevem mais de um livro por ano, alm de os sobrenomes comuns dificultarem a identificao da obra. Imaginem a seguinte situao:
5 9

PEREIRA, 2000, p. 20. (Rodrigo da Cunha PEREIRA, obra do ano de 2000) PEREIRA, 2000, p. 20. (Caio Mrio da Silva PEREIRA, obra do ano de 2000)

Essa dificuldade se d porque comum nessa rea a utilizao de muitas notas de rodap e no raro em uma dissertao de 180 pginas encontrarmos 500 notas de rodap.
PREFERNCIAS PARA TEXTOS JURDICOS

Sugere-se usar a forma simples para as chamadas de nota de rodap, colocando-se os dados completos na primeira vez em que for citada e nas demais apenas AUTOR, obra e pgina citada. Exemplo no texto: Miguel Reale nos ensina que o casamento, assim, veio se personificar como a clula-me da sociedade, ato que origina a famlia legtima, cuja relevncia ser sempre indiscutvel.1 Exemplo na nota de referncia:
1

REALE, Miguel. Direito civil. So Paulo: Saraiva, 2000, p. 141.

ou ainda, Exemplo no texto: Miguel Reale2 nos ensina que o casamento personificou-se como a clula-me da sociedade, e que originou a famlia legtima, cuja importncia no se pode discutir. Exemplo na nota de referncia
2

Direito civil, p. 143.

2.5 REFERNCIAS

HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes. Direito civil: estudos. 3. ed. Belo Horizonte: Del Rey, 2002. 252 p. Menciona-se a edio a partir da segunda. Caso haja mais de um volume, acrescenta-se ao final, antes da
paginao total.

Quando a edio de um livro for acompanhada das expresses revista e atualizada, deve ser indicada na
nota: 2. ed. rev. e atual. (ou) 2. ed. rev., atual. e ampl.

Quando se tratar de documento sem data, colocar a expresso (s.d.). Em ttulos e subttulos demasiadamente longos, pode-se suprimir as ltimas palavras, desde que no seja
alterado o sentido. A supresso deve ser indicada por reticncias.

HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes; PEREIRA, Rodrigo da Cunha (Coords.). Direito de famlia e o novo Cdigo Civil. Belo Horizonte: Del Rey, 2005. 336 p. Em obra elaborada por at trs autores, mencionam-se os nomes de todos na ordem que consta da
publicao, separados por ponto-e-vrgula. Para obras com mais de trs autores, menciona-se apenas o primeiro, seguido da expresso et al.

30

Captulo de obra coletnea

MADALENO, Rolf. A companhia de capital fechado no direito de famlia. In: HIRONAKA, Giselda Maria Fernandes Novaes (Coord.). A outra face do Poder Judicirio. Belo Horizonte: Del Rey, 2005. p. 292-312.
Artigo de revista

OLIVEIRA, Euclides de. O direito do nascituro no novo Cdigo Civil. Revista de Direito Civil, So Paulo, ano 2, n. 6, p. 131-148, fev. 1997. Se houver o nome da editora, este pode ser inserido, entre vrgulas, aps a cidade.
Artigo de jornal dirio

NAVES, Paulo. Lagos andinos do banho de beleza. Folha de S.Paulo, So Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13.
Tese/dissertao

FERNANDES, Marcos. Direito civil e biotecnologia. 2005. 220 f. Tese (Doutorado em Direito) Faculdade de Direito, Universidade de So Paulo, So Paulo.
Autor entidade

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). Relatrio de direito geral: 1984. Rio de Janeiro, 1985, 40 p. BRASIL. Ministrio da Educao. SO PAULO. Prefeitura Municipal. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. BIBLIOTECA NACIONAL (Portugal).
Coleo e sries

DINIZ, J. As pupilas do senhor reitor. 15. ed. So Paulo: tica, 1994. 263 p. (Srie Bom Livro).
Traduo

LANGER, Susanne K. Ensaios filosficos. Traduo de Jamir Martins. 3. ed. So Paulo: Cultrix, 1971. 235 p. Ttulo original: Philosophical sketches.
Congressos e seminrios

CONGRESSO DE INICIAO CIENTFICA DA UFPe, 2.; 1996, Recife-PE. Nome do evento, nmero, ano e local da realizao.

31

Documentos eletrnicos Artigo de revista assinada

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Brasil Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seo Ponto de Vista. Disponvel em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas. htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.
Matria de revista no assinada

WINDOWS 98: o melhor caminho para atualizao. PC World, So Paulo, n. 75, set. 1998. Disponvel em: <http://www.idg.com.br/abre.htm>. Acesso em: 10 set. 1998.

2.6 ENCADERNAO

As teses de doutorado e dissertaes de mestrado devem ser revestidas de percalux ou material semelhante, na cor azul escuro, com gravao dos dizeres em branco, dourado ou prateado. Cada instituio de ensino tem suas determinaes de cor para cada rea.

O texto jurdico no Brasil:

um mercado editorial concorrido

Rosemeire Carlos Pinto

No cenrio do incio da era das grandes construes, um filsofo indagou trs trabalhadores de uma gigantesca obra arquitetnica com a seguinte pergunta: O que vocs esto fazendo? O primeiro respondeu: Estou quebrando pedras. O segundo respondeu: Estou angulando, dando formas s pedras. E, finalmente, o terceiro respondeu: Estou construindo uma catedral. Autor desconhecido

3.1 INTRODUO

importante refletirmos sobre a histria acima e nos perguntarmos como possvel, a partir de uma nica pergunta, obtermos respostas com vises to diferentes e conseguirmos traar um paralelo com nosso meio em funo de tal reflexo.

34

Faamos ento esse paralelo. H um trabalho em comum entre graduandos, mestrandos e doutorandos, que o esforo de aprender, compreender e dividir conhecimentos. Quando h sincronia baseada nessa trade, temos o autor visionrio, aquele que, a partir do desafio de estudar determinado tema, consegue ver alm e traar objetivos concretos em busca de um alicerce slido, que a investigao que far em anos de estudos e uma carreira acadmica paralela. Esse autor vive intensamente o ato de aprender, de estudar e, entusiasmado com essa dinmica, quer repetir o processo com a ajuda de um orientador. Assim como foi orientado, quer estar pronto para dividir o que aprendeu, discutir idias e ideais que somou no trajeto de sua educao. Esse o terceiro trabalhador, aquele que consegue enxergar o todo no qual est inserido e afirmar que faz parte dessa construo. Na cincia jurdica acontece a mesma coisa, pois uma matria viva e em constante formao e afirmao. H tambm aquele que acredita que h uma obra gigantesca a ser construda e que, com sua contribuio na formatao de pedras, ir cooperar para a construo dessa obra como elemento fundamental, mas h nele uma carncia visionria, talvez por falta de foco para este projeto. E, finalmente, o primeiro trabalhador lembra o aluno que cumpre etapas, acumula diplomas, mas no enxerga plenamente o meio no qual atua. Sente-se apenas como um cumpridor de tarefas. No podemos afirmar qual dos exemplos acima o melhor, afinal, as relaes do meio so assim, formadas por pessoas de diferentes opinies, de diferentes atitudes e essa a natural dinmica da vida.

3.2 UM HISTRICO DO MERCADO EDITORIAL JURDICO

Uma pesquisa da Cmara Brasileira do Livro (CBL), publicada em 2002, apontou as editoras jurdicas como as de maior expresso no faturamento e publicaes de ttulos. Os nmeros apresentados demonstraram que o aluno da rea de direito um importante consumidor do produto livro, principalmente nos dois primeiros anos da graduao. Tais afirmaes entusiasmaram as editoras de outros segmentos que comearam a investir em livros jurdicos. Entre essas editoras, citamos a Editora Siciliano e a Editora Manole, renomadas editoras nas reas de literatura, educao e medicina. Outras editoras mais modestas arriscaram tambm uma fatia do mercado; no entanto, estas ainda no possuem um catlogo expressivo como os dois exemplos anteriores. A Manole, por exemplo, em seu incio de atuao, publicou dezenas de dissertaes e teses, e deu, ao jovem autor, um espao bastante positivo em seu catlogo. Alm disso, as editoras j consagradas profissionalizam, cada vez mais, o processo de construo da obra jurdica.Todas as editoras jurdicas investem em dissertaes e teses, umas de forma mais atuante, como o caso da Editora Renovar, no Rio de Janeiro, ou da Editora Revista dos Tribunais, em So Paulo. Mas editoras, como a Del Rey, tambm contribuem com o meio acadmico, criando selos como a Coleo Qualitas, coordenada pelo professor Joo Baptista Villela, que seleciona durante o ano alguns ttulos para publicao. H tambm a Fabris, tradicional editora do Sul, isso para citarmos algumas casas publicadoras do nosso Pas, sem nos esquecermos das tradicionalssimas Atlas, Saraiva, Forense e Malheiros. Como desafio, os editores tm de resolver a questo tiragem versus pblico-alvo para o mercado de teses e dissertaes. O custo de produo editorial, que envolve diagramao, reviso, construo da capa, impresso, divulgao, lanamento e distribuio, obriga os editores a buscarem por ttulos

35

didticos que permitam uma tiragem maior, e est a, nessa difcil conta matemtica, a resposta ao fato de muitas pesquisas acadmicas estarem confinadas em bibliotecas universitrias.

3.3 QUAL O MERCADO DE DISSERTAES E TESES

As dissertaes e teses tratam de assuntos especficos e, muitas vezes, no est na grade curricular da graduao de direito. So estudos aprofundados sobre determinados temas que so utilizados como material de consulta para graduandos e operadores do direito, alm de pesquisadores sempre vidos pelo conhecimento. Por no se tratar, muitas vezes, de matria curricular, o pblico-alvo desses textos bastante pulverizado e isso uma das dificuldades que as editoras encontram para a divulgao das obras. O contrrio ocorre com obras didticas que fazem parte da grade curricular, uma vez que os editores concentram a divulgao do livro em faculdades e seus divulgadores apresentam novos ttulos aos professores com a proposta de adoo da obra. por essa divulgao direcionada que o editor aposta em uma tiragem maior para viabilizar financeiramente a edio do livro didtico. Podemos afirmar que as obras decorrentes de dissertaes e teses tm uma tiragem mdia de mil exemplares, contra a tiragem mdia de trs a cinco mil exemplares das obras didticas. A questo da tiragem est intimamente ligada ao preo final que o consumidor paga pela obra (valor de capa do livro). Assim, a regra : quanto maior a tiragem, menor ser o valor de capa do livro. No Brasil, a dificuldade em relao tiragem no ocorre somente com o livro jurdico, outras reas do saber equacionam a mesma problemtica, e a dificuldade de inserir no mercado estudos acadmicos geral, ou seja, acontece tambm na administrao, na medicina, na psicologia etc.

3.4 COMO PUBLICAR SEU PRIMEIRO LIVRO

Quando o mestrando ou doutorando ainda no vivenciou a experincia de publicar seus estudos por uma editora, as expectativas em relao publicao muito grande. Em funo das constantes tentativas realizadas por autores para a publicao de seus estudos, bastante comum a cena de pilhas e mais pilhas de estudos prontos para serem publicados nas mesas dos editores. Uma editora de mdio porte recebe semanalmente para anlise editorial e mercadolgica pelo menos uma dezena de estudos acadmicos, e as de grande porte constantemente encerram o ms com mais de uma centena de originais. A prtica do envio de originais para as editoras a mais comum, contudo, diante de um nmero cada vez maior de originais recebidos para anlise, os editores geralmente devolvem os originais com uma correspondncia padro de recusa. Uma maneira mais eficiente nesse incio de relacionamento entre editor e autor uma correspondncia prvia com a editora por meio de mensagens eletrnica ou postada pelos Correios. Essa correspondncia normalmente contm uma descrio prvia da obra e das atividades acadmicas do autor. Daremos, ao final deste captulo, um roteiro em forma de questionrio que, com suas respostas pontuais, contemplam elementos necessrios para despertar o interesse do editor pela obra. A partir desse interesse, o editor que solicita os originais para o autor e submete-o a um parecer tcnico que responder sobre a potencialidade tcnica e mercadolgica da obra.

36

Outra maneira que tem dado resultados positivos quanto publicao a apresentao do jovem autor por um autor da casa publicadora que, dessa forma, apadrinha a obra, escrevendo, muitas vezes, o prefcio ou a apresentao do livro. Participar de obras coletivas coordenadas por juristas renomados tambm uma possibilidade interessante para se iniciar uma carreira como escritor. Consideramos que, a partir do momento que o autor participante de uma obra coletiva, o acesso ao editor oferece a oportunidade para argumentaes sobre um futuro investimento em uma obra jurdica de sua exclusiva autoria.

3.5 FORMAS ALTERNATIVAS DE PUBLICAO

Neste item, propomos descrever as formas de publicao alternativas de uma obra jurdica no mercado editorial como: impresso por demanda, co-edio entre autor e editora, edio independente do autor, disponibilizao de textos em arquivo pdf em sites de universidades, portais jurdicos e, at mesmo, em sites particulares, uma vez que falamos, at o momento, apenas sobre a possibilidade da publicao por uma editora que assume todos os custos da publicao.

3.5.1 Impresso por demanda

Na ocasio em que o original da dissertao ou tese est concludo, ou seja, o trabalho j foi devidamente editorado dentro das especificaes da instituio de ensino na qual o autor est vinculado, revisado e liberado pelo autor e pelo orientador, h a opo de, a partir do arquivo eletrnico at ento constitudo em formato A4 (21 x 29,7 cm), transform-lo em formato A5 (14 x 21 cm). Assim, o orientando solicita o nmero exigido para depsito pela instituio em formato A4 para a devida encadernao com capa dura e uma outra quantidade, entre 4 e 100 exemplares, em A5 (em formato e acabamento de livro, 14 x 21 cm). Imprimir exemplares em formato de livro bastante comum porque faz-se a distribuio da obra para a rede de relacionamento do autor. A tendncia por esse modelo grande em funo do valor desse material, que fica, em mdia, 50% do valor do mesmo material encadernado em percalux (capa dura).

3.5.2 Co-edio entre autor e editora

H editores que, no tendo espao em sua grade de programao de edio, propem para alguns autores a co-edio da obra. Ou seja, fica estabelecido que todas as despesas para a produo editorial e grfica do livro (diagramao, reviso, criao da capa, filmes, impresso, divulgao e lanamento) sero divididas entre editor e autor. O fator positivo dessa parceria que o editor pode conseguir a distribuio da obra em todo o Pas, inseri-lo em seu catlogo de ttulos e em sua divulgao nas faculdades, congressos, simpsios assim como no site da editora. Normalmente, ao final de cada semestre, realizado um balano das vendas para a diviso em partes iguais do resultado do negcio.

37

3.5.3 Edio independente do autor

O autor assume todos os custos da produo editorial do livro (diagramao, reviso, criao da capa, filmes, impresso, divulgao e lanamento) e negocia a venda de seus livros por meio de um distribuidor (responsvel pela negociao com as livrarias). O autor tambm vende sua obra sua rede de relacionamento, inclusive alunos. Muitas vezes, essa maneira de editar um livro no bem vista no meio acadmico, contudo, aqum de discutir a mxima da tica, expusemos essa possibilidade apenas com a ressalva da distribuio. Na verdade, o distribuidor d preferncia a editoras que fazem uma manuteno constante de seus negcios, colocando semanalmente lanamentos a serem distribudos, deixando de lado o autor independente, que no tem o mesmo giro de lanamentos. O distribuidor prope ao autor independente a distribuio na forma de consignao, ou seja, o autor deixa os livros na distribuidora e o que ele conseguir distribuir ter um repasse de 40 a 50% do valor para o autor. Alm disso, h exigncias tcnicas das livrarias para a negociao de livros, que vo da qualidade grfica ao cdigo de barras e catalogao da obra. O cdigo de barras fornecido pela Biblioteca Nacional do Livro aps a inscrio do autor independente que passa a ter um cdigo, assim como as editoras, e o direito de publicar at nove ttulos por inscrio. A catalogao feita por um bibliotecrio ou pela Cmara Brasileira do Livro (CBL). Para os pretensos autores independentes ou autores-editores, essas informaes so importantes e daro s suas obras um carter profissional.

3.5.4 Disponibilizao de textos em arquivo PDF

Instituies, como a PUC-SP, exigem no depsito dos volumes a entrega do trabalho em formato PDF. Esse arquivo fica disponibilizado para consulta e impresso no site da universidade, uma vez que pesquisas cientficas so pblicas, no h o comprometimento dos direitos autorais. importante dizer que o acesso pblico no exime quem consulta e transcreve fragmentos do trabalho deixar de citar a fonte, inclusive a ABNT contempla norma para tal atividade. Outro fato importante de se ressaltar que, a partir do momento que a pesquisa cientfica publicada em forma de livro, o trmite legal de cesso de direitos autorais passa a vigorar normalmente, como em uma obra didtica, por exemplo, na relao editor e autor.

3.6 DIREITOS AUTORAIS

Uma das formas de os editores diminurem custos de produo do livro pagar os direitos autorais da obra em exemplares. O autor recebe 10% da tiragem do livro e distribui esses exemplares para sua rede de contatos, fazendo uma divulgao paralela divulgao da editora. Isso acontece principalmente com o autor que est editando seu primeiro livro. Trata-se de uma estratgia bastante comum entre as editoras e os autores. Aqui, cabe uma observao nossa em relao remunerao do autor que, apesar de no ser em espcie, carrega resultados positivos, tais como crditos, livros publicados, reconhecimento acadmico etc. A outra forma de remunerao pelos direitos autorais o pagamento de 5% sobre o valor de capa do livro. Essa porcentagem feita em funo do desconto de 50% normalmente dado aos distribuidores pela editora, que, por sua vez, repassam parte desse desconto s livrarias. Em resumo, do valor final do livro a editora recebe apenas 50% e desse valor faturado que ela remunera o autor.

38

Vejamos o exemplo: O livro X na livraria Y custa R$ 100,00. Este livro foi passado para o distribuidor por R$ 50,00 (desconto de 50%). O distribuidor, por sua vez, repassou para a livraria Y o livro no valor de R$ 70,00 (do desconto de 70% que teve da editora, repassou 30%). A livraria Y cobrar do consumidor final o valor de R$ 100,00. Finalmente, a editora remuner o autor em 5% do valor bruto (R$ 100,00 valor final de capa) ou 10% sobre o valor lquido (R$ 50,00 valor que o editor passa para o distribuidor) Trata-se de uma rede gerenciadora do livro que divide o bolo em fatias, cabendo ao autor de 5 a 10% do valor que o livro foi negociado com o distribuidor com acertos semestrais em funo da contagem de estoque e apresentao de balanos. raro o autor que vive apenas dos direitos autorais. A maioria deles usufrui do status da autoria sobre determinado tema e, em funo de suas contribuies ao meio acadmico, convidado para palestras, aulas etc. No se fica rico editando livro. Mesmo as editoras que ficam com a maior fatia do bolo precisam administrar extraordinariamente bem seus investimentos, uma vez que o dinheiro aplicado na publicao retorna a partir do escoamento da edio e esse o grande risco do editor. Cerca de 30% das edies esgotam em menos de dois anos e o restante se dilue entre trs e cinco anos. A partir de cinco anos as editoras, normalmente, consideram encalhada a obra e negociam, com o autor, a venda dos livros a preos simblicos ou mesmo o envio da tiragem para aparas de papel. O valor de capa do livro est intimidamente ligado ao alto risco de investimento dos editores nas publicaes, alm da tiragem limitada, bastante comum no Brasil.

3.7 EDITORAS JURDICAS

A seguir, uma relao de editoras jurdicas brasileiras. Adcoas Tel.: (11) 2108-0020 Fax: (11) 2108-0024 www.adcoas.com.br Ag Juris Editora e Distribuidora Ltda. Tel./Fax: (19) 3278-2549 www.agajuris.com.br Aide Editora Tel.: (11) 2108-0020 Fax: (11) 2108-0024 www.radnet.com.br/aideeditora Aduaneiras Tel.: (11) 3120-3030 Fax: (11) 3159-5044 www.aduaneiras.com.br urea Editora Tel.: (11) 5574-8910 www.aureaeditora.com.br

39

Alternativa www.alternativa-rs.com.br Barros, Fischer e Associados Tel.: (11) 3034-0950 www.bafisa.com.br Book Mix Tel.: (11) 3079-9647 Fax: (11) 3071-0869 www.bookmix.biz Bookseller www.bookseller.com.br Cenofisco Centro de Orientao Fiscal Legislao Tributria www.cenofisco.com.br Coad www.coad.com.br Editora Destaque Tel./Fax.: (21) 2240-0617 / 2533-0231 www.edicoestrabalhistas.com.br Edies Ilustradas Ltda. Tel.: (21) 2240-3715 www.edicoesilustradas.com.br Editora AGE Ltda. Tel.: (51) 3217-4073 Fax: (51) 3223-9385 www.editoraage.com.br Editora Amrica Jurdica Tel.: (21) 2197-2800 Fax: (21) 2197-2803 / 2197-2804 www.americajuridica.com.br Editora Atlas Tel.: (11) 3357-9144 Fax: (11) 3357-7830 www.editoraatlas.com.br Editora Braslia Jurdica Tel.: (61) 224-4607 / 224-5429 / 322-5723 Fax: 225-8494 / 322-5654 DDG 0800 612020 www.brasiliajuridica.com.br Editora Campus Tel.: (21) 3970-9300 www.campus.com.br Editora Consulex Ltda. Tel.: (61) 2104-1277 0800 610090 www.consulex.com.br Editora Damsio de Jesus www.editoradamasio.com.br Editora Del Rey Tel.: (11) 3101-9775 www.delreyonline.com.br Editora Dialtica Tel./Fax: (11) 5084-4544 www.dialetica.com.br Editora Forense Tel.: (21) 2533-5537 www.forense.com.br

40

Editora Forense Universitria Tel./Fax: (11) 3104-2005 / 3104-0396 / 3107-0842 www.forenseuniversitaria.com.br Editora Forum 0800 7043737 www.ediforum.com.br Editora Futura Tel.: (11) 3649-4610 www.edfutura.com.br Editora mpetus Tel.: (21) 2621-7007 www.editoraimpetus.com.br Editora Juarez de Oliveira Tel.: (11) 3399-3663 www.juarezdeoliveira.com.br Editora Jurdica Brasileira www.juridicaonline.com.br Editora Jurdica Mizuno Tel.: (19) 3231-9941 www.mizuno.com.br Editora Letras e Letras www.letraseletras.com.br Editora Letra Legal Tel.: (21) 2507-3334 / 2252-1159 Fax: (21) 3852-1902 www.letralegal.com.br Editora Livraria do Advogado Tel.: (51) 3225-3311 0800 517522 www.livrariadoadvogado.com.br Editora Lumen Juris Tel.: (21) 3868-5531 www.lumenjuris.com.br Editora Manole Tel.: (11) 4196-6000 www.manole.com.br Editora Max Limonad www.maxlimonad.com.br Editora Mtodo Tel.: (11) 3289-1366 / 3289-1065 www.editorametodo.com.br Editora Minelli Tel./Fax: (15) 3231-0100 / 9708-5302 www.editoraminelli.com.br Editora Mundo Forense www.ementarioforense.com.br Editora NDJ 0800 7757000 (DDG) www.ndj.com.br Editora Nelpa Tel.: (11) 5549-8254 / 5082-3635 www.nelpa.com.br Editora Padma Tel.: (21) 2580-8596 www.editorapadma.com.br

41

Editora Quartier Latin Tel.: (11) 3101-5780 www.quartierlatin.art.br Editora Renovar Tel.: (21) 2531-2205 www.editorarenovar.com.br Editora Revan Tel.: (21) 2502-7495 Fax: (21) 2273-6873 www.revan.com.br Editora Revista dos Tribunais 0800 112433 www.rt.com.br Editora Rideel Tel.: (11) 6238-5100 / 6238-5110 www.rideel.com.br Editora Sagra Luzzatto Tel.: (51) 3227-5222 www.sagra-luzzatto.com.br Editora Saraiva www.saraivajur.com.br Editora Singular www.editorasingular.com.br Editora Sntese www.edisin.com.br Editora Vestcon www.vestcon.com.br Fortium Editora Tel.: (61) 242-0551 www.fortium.com.br Freitas Bastos Editora S.A. Tel.: (21) 2573-8949 www.freitasbastos.com.br Genesis Editora www.genedit.com.br Harpia Editora www.harpiaeditora.com.br HM Editora Tel.: (14) 3621-3364 www.hmeditora.com.br IOB Informaes Objetivas www.iob.com.br Jorge Zahar Editor www.zahar.com.br Jurid Publicaes Eletrnicas www.jurid.com.br Juru Editora www.jurua.com.br

42

Lael Livraria dos Advogados Editora Ltda. www.lael.com.br Leud www.leud.com.br Lex Editora www.lexeditora.com.br Livraria e Editora Municipalista www.municipalista.com.br Livraria Janina Tel.: (65) 622-1234 www.janina.com.br LTr Editora Tel.: (11) 2167-1101 www.ltr.com.br LZN Editora e Informtica Ltda. Tel./Fax: (19) 3213-7647 lzn2.iphotel.com.br/loja/index.asp Madras Editora Tel.: (11) 6959-1127 www.madras.com.br Malheiros Editores Tel.: (11) 3078-7205 Fax: (11) 3168-5495 www.malheiroseditores.com.br Mandamentos Editora www.mandamentos.com.br Marcca Editora Tel.: (51) 3055-1026 www.marcca.com.br Millennium Editora Tel.: (19) 3274-1878 www.millenniumeditora.com.br MP Editora Tel.: (11) 3171-2898 www.mpeditora.com.br Mundo Jurdico Tel.: (19) 3571-8027 / 3571-6974 www.mjuridico.com.br Nota Dez Tel./Fax: (51) 451-8500 www.notadez.com.br Observador Legal Editora www.observadorlegal.com.br Publicaes Rivera www.rivera.com.br RCS Editora Jurdica www.rcseditora.com.br

43

RG Editores www.rgeditores.com.br Russell Editores Tel.: (19) 3242-7683 www.russelleditores.com.br Senado Federal www.senado.gov.br/sf/publicacoes/default.asp Srgio Antonio Fabris Editor Tel.: (51) 3227-5435 www.fabriseditor.com.br Servanda Editora Tel./Fax: (19) 3254-0240 / 3253-6973 www.servandaed.com.br Temas e Idias www.temas.com.br Vox Legem Tel.: (48) 3028-4825 / 3025-6878 www.voxlegem.com.br/editora.php

3.8 PROPOSTA EDITORIAL

Nome: Nome completo. E-mail: E site, se tiver. 1) Ttulo da obra: comum as teses e dissertaes terem ttulos longos e sem apelo comercial. Se possvel, proponha um ttulo distinto do trabalho apresentado, mais resumido e com apelo mercadolgico. 2) Autor(es): Se julgar importante, proponha tambm o nome do apresentador e prefaciador da obra. 3) Descrio: Sugerimos uma descrio sucinta do livro, em, no mximo, trs pargrafos. 4) Caractersticas: importante colocar os diferenciais de sua obra em relao s existentes no mercado editorial. 5) Trata-se de material indito no mercado editorial do Brasil? Listar as obras que esto disponveis no mercado editorial que so concorrentes.

44

6) Fatores que afetam a aceitao de seu livro no mercado editorial Aqui vale um argumento de defesa para a publicao da obra. a) Seu livro trata de uma rea de conhecimento: ( ) Fundamental ( ) Tecnolgica ( ) Ambas as anteriores ( ) Outros: b) Seu livro trata de uma rea de conhecimento: ( ) Nova ( ) Estabelecida ( ) Outros: c) Como o assunto tratado na obra vem crescendo ou ganhando importncia? Posicionar o editor sobre cursos que debatem o tema e a importncia deste na grade curricular. 7) Pblico-alvo Explanar ao mximo o pblico-alvo e pontos de vendas. Por exemplo, congressos e outros eventos do meio jurdico em que a editora poder divulgar e vender a obra. 8) Disciplinas, cursos e graduaes a que se destina o livro. 9) Existe alguma empresa que se interessaria em comprar seu livro em grande quantidade? 10) Listar os livros nacionais e estrangeiros conhecidos (concorrentes) que tratam de temas correlacionados. (autor/editor, ttulo, editora, ano): Listar novamente os livros concorrentes, cabendo comentrios a partir da comparao com sua obra. 11) Quais os diferenciais de seu livro diante dos concorrentes? Contedo, pesquisa, grau de detalhamento. 12) Preparao do manuscrito: Ou de adaptao do estudo para a forma de livro. 13) Faa uma estimativa do nmero e tipo de ilustraes. Normalmente, no h ilustraes em livro jurdico. Caso haja, importante citar. 14) Sumrio da obra: Faa uma lista detalhada do sumrio colocando todos os ttulos e subttulos. Resumir cada captulo em, no mximo, dois pargrafos, tambm interessante.

45

15) Material complementar: Aponte entre os itens abaixo quais voc considera importantes para dar apoio ao seu livro: ( ) Multimdia com ilustraes e questes interativas em CD-ROM. ( ) Sites de recursos na Internet. ( ) Guia de estudos para os alunos. ( ) Livro de exerccios resolvidos. ( ) Guia de atividades para o professor. ( ) Outros: 16) Informaes complementares Coloque qualquer outra informao que no tenha sido mencionada anteriormente e que seja pertinente para auxiliar na avaliao de sua proposta. 17) Curriculum vitae Por questes comerciais, as editoras tm uma preferncia por autores que sejam professores em mais de uma instituio. Esse fator no decisivo, contudo, bastante considerado para a aceitao da obra pelo editor.1

Questionrio adaptado a partir do Guia prtico do autor: publicando seu livro com a Manole. So Paulo: Manole, 2003.

Referncias

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao referncias elaborao. Rio de Janeiro, ago. 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10520: apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro, ago. 2002. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 15287: informao e documentao projeto de pesquisa apresentao. Rio de Janeiro, jan. 2006. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 14724: informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Rio de Janeiro, jan. 2006. BACCEGA, Maria Aparecida. A palavra, objeto social. Princpios, n. 30. ago./out. 1993. ; CITTELI, Adilson. A retrica da manipulao: os sem-terra nos jornais. Comunicaes e Artes, So Paulo, Universidade de So Paulo, n. 20, 1989. BOHANNAN, Laura. Shakespeare entre os Tiv. Mimeo. BOSI, Ecla. A opinio e o esteretipo. Mimeo. CAMILO, Carlos Eduardo Nicoletti; FERRON, Fabiana. Monografia jurdica: uma abordagem didtica. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. CITELLI, Adilson. Linguagem e persuaso. So Paulo: tica, 1985. FOLHA. Manual da redao: Folha de S.Paulo. 5. ed. So Paulo: Publifolha, 2002. FRANA, Jnia Lessa. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 5. ed. rev. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001. GUIA PRTICO DO AUTOR. Publicando seu livro com a Manole. So Paulo: Manole, 2003. GUSTIN, Miracy Barbosa de Sousa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. (Re)pensando a pesquisa jurdica. Belo Horizonte: 2002. LADDO, Robert. A comparao de duas culturas. Introduo lingstica aplicada. Petrpolis: Vozes, 1972. LIPPMANN, Walter. Esteretipos. In: STEINBERG, Charles (Org.). Meios de comunicao de massa. So Paulo: Cultrix, 1972. MARTINS FILHO, Eduardo Lopes. Manual de redao e estilo de O Estado de S.Paulo. 3. ed., rev. e ampl. So Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.

48

MINIDICIONRIO Aurlio: sculo XXI. ANJOS, Margarida dos; FERREIRA, Marina Baird (Coords.). 4. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000. UNESCO/Book House Training Centre. O negcio da edio de livros. Um curso de treinamento gerencial. So Paulo: Atlas, 1992. UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Diretrizes para apresentao de dissertaes e teses da USP: documento eletrnico e impresso. FUNARO, Vnia M. B. de Oliveira (Coord.). So Paulo: Grupo DiTeses, USP, 2003. UNIVERSIDADE DE SO PAULO. Resoluo n. 1/2002. Comisso de Ps-graduao da Fadusp, set. 2002.

Вам также может понравиться