Вы находитесь на странице: 1из 7

Artigo apresentado no I ENCONTRO DE ESTUDOS TRIBUTRIOS ENET promovido pelo Instituto de Direito Tributrio de Londrina de 30/08 a 02/09/06 (Selecionado

o pela Comisso Organizadora).

A FUNO SOCIAL DO TRIBUTO

Thais Bernardes Maganhini Mrcio Landim

[1] [2]

SUMRIO: 1. Introduo. 2. Objetivo do Tributo 3. Funes da Tributao 4.Reciprocidade na relao Estado Cidado. 5.Conscincia Fiscal. 6.Concluso. 7. Bibliografia.

1. INTRODUO O Tributo inserido no contexto social no Brasil, consoante classificao inserida na Constituio Federal, atravs do Sistema Tributrio Nacional em seus diversos componentes, como Impostos, Taxas e Contribuio de Melhoria. Para a instituio de um Tributo em seus diversos componentes, necessrio verificar o fato [3] gerador, ou seja, a situao que faz nascer a obrigao de pagar a importncia pecuniria correspondente. Dessa forma, em nosso dia a dia, verificamos diversas situaes que geram fatos geradores de Tributo, pois ao despertar aciona-se a tomada iluminando o quarto, onde est presente a prestao de servios de uma concessionria de eletricidade, pagando tarifa pelo uso, seguida de imposto imbutido no mesmo como o ICMS, cuja alquota varia pelo princpio da progressividade, ou seja, se o uso for maior, aumenta-se a alquota. Ao adentrar em seu veculo, tambm est incidindo sobre o mesmo, alta carga tributria, pois incide impostos sobre o prprio veiculo como o IPVA pago anualmente, juntamente com o licenciamento e seguro obrigatrio, mais uma forma compulsria de imposto com forma e formato diferenciado na verdade. Sobre o combustvel incide impostos, elevando-os a categoria de bem de consumo que incide sobre os ndices medidores inflacionrios.

necessrio a instituies dos Tributos para a consecuo de melhorias na vida social, atinge dessa forma sua funo social, porm desde que bem empregado os fundos arrecadados pelas esferas de Governos, Municipais, Estaduais e a Unio. 2. OBJETIVO DO TRIBUTO O Tributo tem como objetivo a consecuo de obras, prestao de servios e bem estar social, pois sem ele o Estado, no teria por si s recursos para atingir tais finalidades. Tributo o dever fundamental, consistente em prestao pecuniria, que limitado pelas liberdades fundamentais sob a diretiva dos princpios constitucionais da capacidade contributiva, do custo benefcio ou da solidariedade do grupo e com a finalidade principal ou acessria de obteno de receita para as necessidades ou para atividades protegidas pelo Estado, exigido de quem tenha realizado o descritivo em lei elaborada de acordo com a competncia especfica outorgada pela Constituio. [4] A constituio no define o tributo. A definio oferecida pelo CTN em seu artigo 3 Constitucionalizou-se, assim, a definio codificada, mesmo porque a Constituio Federal de 1988, ao entrar em vigor j encontrou esta definio em plena vinculao e no haveria o porqu de no utiliza-la. a categoria bsica sobre o qual se edificam os sistemas tributrios e a partir do qual se firmam as diferenas para com as figuras prximas do preo pblico, das multas, das custas e emolumentos e de outros ingressos integrantes dos fenmenos da quase-fiscalidade, da parafiscalidade, no-fiscalidade ou da extrafiscalidade. Porm a necessrio observar que a carga tributria imposta no Brasil considerada elevada, tanto para as pessoas jurdicas como pessoas fsicas, pois engessa o poder de investimento, tanto de um como de outro. Pois, de um lado, as empresas deixam de investir em mo de obra, melhoramento de seus equipamentos, o que ocasionaria maior produo, havendo maior demanda de produtos, aumentando o consumo pela pessoa fsica, que menos onerada principalmente nos denominados impostos indiretos, aqueles imbutidos nos produtos e bens de consumo passaria a consumir mais. No havendo disponibilizao financeira, mas endividamento das pessoas fsicas e jurdicas, o objetivo do Tributo perde sua razo social de existir, passando a existir a sonegao e inadimplncia, o que engessa a economia. As pessoas buscam no dia a dia, uma melhor condio de vida, atravs de seu labor dirio, principalmente tem se destacado a economia informal, que no onerada com nenhum Tributo, incidindo na sonegao, que ocasiona enormes perdas a Unio, Estados e Municpios, pois sua abrangncia afeta a todos os entes governamentais.

3. FUNES DA TRIBUTAO

3.1. Fiscalidade a natural utilizao da tributao como instrumento de arrecadao das receitas necessrias ao custeio das atividades do Estado, isto , a criao do tributo exclusivamente para atender o abastecimento dos cofres pblicos, sem levar em conta interesses sociais, polticos ou econmicos. Fiscal ou fiscalidade quando o [5] principal objetivo a arrecadao de recursos financeiros para o Estado.

3.2. Parafiscalidade Quando a lei tributaria nomeia sujeito ativo diverso da pessoa que a expediu, atribuindo-lhe a disponibilidade dos recursos auferidos, para o implemento de seus objetivos peculiares denomina-se parafiscalidade. Todas as espcies tributrias podem ser objeto de parafiscalidade. Tomemos como exemplo a contribuio previdenciria que assume o papel de imposto para o empregador e de taxa para o empregado. Quando no utilizar os recursos arrecadados e os repassar aos cofres pblicos, ser pessoa auxiliar e no caso de parafiscalidade. Resumindo, parafiscalidade quando a tributao visa a custear atividades de interesse pblico desenvolvidas por entidades paraestatais, como as que cuidam da previdncia social (INSS) e da fiscalizao de profisses regulamentadas (CREA, OAB, etc.). Esta a razo pela qual as contribuies ainda so, indevidamente, chamadas de parafiscais. Parafiscal ou parafiscalidade quando o seu objetivo a arrecadao de recursos para o custeio de atividades que em princpio, no integram funes prprias do Estado, mas este as desenvolve atravs [6] de entidades especficas. 3.3. Extrafiscalidade A extrafiscalidade utilizada com finalidade adicional, que a de incentivar ou desestimular determinadas atividades, onerando ou desonerando a importao de determinados bens, por exemplo; ou tributando de forma mais gravosa produtos nocivos sade, como os cigarros, isto , quando os objetivos so alheios aos meramente arrecadatrios, ou seja, quando se pretende prestigiar situaes sociais, poltica e economicamente valiosas O direito tributrio pode e deve, atravs da extrafiscalidade, influir no comportamento dos entes econmicos de sorte a incentivar iniciativas positivas, e desestimular as nocivas ao Bem comum. [7] A tributao extrafiscal, encontrando para tal slidos fundamentos na doutrina Kelseniana da sano premial ou recompensatria, por sua vez estribada no princpio da equivalncia, assim, o Estado reconhece o esforo do cidado em cumprir a lei, e no apenas castigar aquele que resiste; tributa-se menos, a ttulo de prmio. essa doutrina que justifica, em geral, os incentivos fiscais, que, do contrrio, seriam privilgios incompatveis com o princpio da Igualdade.

Extrafiscal ou extrafiscalidade quando seu objetivo principal a interferncia no domnio econmico, buscando um efeito diverso da [8] simples arrecadao de recursos financeiros.

melhor incentivar que penalizar, estimular o investimento no controle da contaminao do que sancionar com penalidades cujas exigncias tem por efeito asfixiar a atividade industrial, quando no criam elas um clima de incerteza sobre as conseqncias da sua execuo.

4. RECIPROCIDADE NA RELAO ESTADO E CIDADO No havendo reciprocidade do Estado, na efetiva prestao de servios condignos com o que institudo ao cidado ou as empresas, a relao social gera desequilbrio, insegurana e informalidade. As pessoas em geral, no se opem ao pagamento de Tributos, porm num patamar condigno com seu modo e estilo de vida, onde a contraprestao do Estado deveria ser condigna com que se pago. Diversos mecanismos foram criados ao longo dos anos, para cada vez instituir principalmente impostos ao cidado, porm sem a reciprocidade almejada por todos. Aumentou-se alquota de imposto de renda das pessoas fsicas, buscando equilbrio, impingindo maior nus aqueles que ganham mais, porm a realidade outra, pois aqueles que ganham mais, so os que menos pagam. Paga-se at tarifa por pedgio em estradas de pista simples, de forma compulsria, no se reclama se houver a contraprestao que estradas de pistas duplas, com segurana e benfeitorias, mas tambm se fosse preos condignos com nossa realidade brasileira. De outro lado, a maioria dos brasileiros, paga alta carga tributria nos impostos embutidos nos produtos, at de produtos da denominada cesta bsica, cabendo seria e profunda reflexo, para se chegar a um patamar suportvel e condigno. 5. CONSCINCIA FISCAL A funo social do tributo s atingir o seu pice quando o cidado tiver uma conscincia fiscal para implantar no seu cotidiano, tendo conhecimento do valor arrecadado pelo Estado e de seus gastos pblicos. A conscientizao do cidado evidencia a responsabilidade do individuo e prepara os mesmo para o desempenho ativo da sociedade poltica, fazendo-o participar da cobrana das propostas de governos, da fiscalizao dos gastos priorizados em oramento e da arrecadao dos impostos previstos. Assim, a conscincia fiscal um instrumento mais adequado para formar indivduos conscientes do seu papel social e da quota de tributo que deve sociedade, mas a educao fiscal no pode ser vista somente pelo lado da arrecadao de impostos, mas sobretudo pelos aspectos da fiscalizao de programas de governo e da aplicao dos recursos pblicos. Com o envolvimento do cidado no acompanhamento da qualidade e da adequao das receitas e

gastos pblicos, instala-se uma presso social sobre o desempenho dos administradores pblicos e sobre os resultados sociais alcanados. Esse dualismo do cidado com o Estado d transparncia ao oramento pblico e harmoniza a relao cidado-contribuinte x Estado-arrecadador. O aprimoramento da relao entre o Estado e o cidado, a tomada de conscincia sobre a funo social do tributo e a certeza de que os gastos e investimentos pblicos so apropriados e de que esto sendo bem administrados os recursos tomados sociedade, so elementos que formam o cidado esclarecido, participativo e dotado de boa vontade contributiva, o que certamente leva reduo da evaso e ao aumento da arrecadao tributria. A conscincia tributria no algo que se consiga com resultados imediatos pois um processo que possui certa complexidade. Para informar e despertar o interesse e a simpatia da populao para estas questes, deve haver empenho relevante por parte das autoridades locais. Dessa forma, desenvolver-se- um slido e definitivo movimento cultural, investindo na justia social, resgatando verdadeiros valores de cidadania. A poltica tributria ideal aquela que arrecada o necessrio para suprir os custos e investimentos pblicos exigidos pela sociedade, mediante a contribuio de todos os cidados, segundo sua capacidade contributiva. Assim, o financiamento dos gastos pblicos tem de se dar pelo aumento da arrecadao, mas de forma equilibrada, com respeito a capacidade contributiva dos cidados e quando possvel, sem a criao de novos tributos. 6. CONCLUSO Conforme j amplamente analisado, a carga tributria imposta no Brasil realmente elevada, tanto para as pessoas jurdicas como pessoas fsicas, engessando quase que completamente o poder de investimento, tanto de um como de outro. A funo social que os Tributos poderiam atingir melhorando as condies da vida social das pessoas, no ocorrem infelizmente, pois pagamos de forma direta ou indiretamente sem possibilidade de defesa, posto que so fixados unilateralmente pela Unio, Estados ou Municpios conforme suas competncias atravs de Lei. Obviamente que as Leis so elaboradas por representantes legalmente eleitos por ns (populao), porm o que vemos so Leis que no beneficiam em nada o contribuinte, mas ao contrrio mais crditos aos Governos. No havendo disponibilizao financeira, alta carga tributria, a informalidade em certas regies do Brasil supera o mercado formal, passando a existir a sonegao de um e inadimplncia de outro, o que engessa a economia, deixando nosso Pas de ganhar, j que tambm emprega mal os recursos pblicos. Conforme j afirmamos, as pessoas em geral, no se opem ao pagamento de Tributos, porm num patamar condigno com seu modo e estilo de vida, onde a contraprestao do Estado deveria ser condigna com que se pago.

Existe possibilidade de melhoria na situao tributria em nosso Pas, mas para que isto ocorra entendemos que necessrio um melhor planejamento governamental, com melhor distribuio dos recursos, com dedicao e zelo pelos nossos Governantes. Tambm uma ampla reforma administrativa, se faz necessrio para que haja menos burocracia, mais boa vontade do funcionalismo pblico, j que os governantes no labutam sozinhos. Pois at para se cuidar de uma praa, o que ocasionaria uma contribuio de melhoria, o empresrio, o cidado no consegue facilmente, dado a amplitude de nossa legislao e requisitos. Dessa forma, devemos sempre buscar solues tcnicas, racionais ou na legislao, para uma melhor distribuio do que se arrecada ao que aplicado em beneficio de todos, seno a funo social para que foi criado o Tributo em suas diversas modalidades, perde sua razo de existir, sua efetiva finalidade.

REFERNCIAS

ARAJO, Luiz Alberto David e NUNES JNIOR, Vidal Serrano. Curso de Direito Constitucional. 5. ed. So Paulo: Saraiva, 2002. ARANHA, Luiz Ricardo Gomes . Direito Tributrio: Apreendendo . Del Rey: Belo Horizonte,
2001. BALEEIRO, Aliomar. Uma Introduo s Cincia das Finanas. Forense: Rio de Janeiro,1969. BECKER, Alfredo Augusto. Teoria Geral do Direito Tributrio. Saraiva: So Paulo, 1963. BONAVIDES, Paulo. Curso de direito constitucional. 6. ed.rev. atual. So Paulo: Malheiros, 1996.

CARRAZZA, Roque Antonio. Curso de direito constitucional tributrio. So Paulo: Malheiros. 9a ed. 1997
FLORIDO, Irineu. A repercusso Econmica dos Impostos. Rio de Janeiro: Lber Jris, 1987. MARTINS, Ives Gandra da Silva. Direito Econmico e Tr ibutrio Comentrios e Pareceres. Resenha Tributria: SP, 1992. MARTINS, Rogrio Vidal Gandra da Silva. A Poltica Tributria como Instrumento de Defesa do Contribuinte. A Defesa do Contribuinte no Direito Brasileiro. So Paulo: IOB, 2002.

SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 22 .ed.So Paulo: Malheiros. WAGNER, Jos Carlos Graa. Penalidades e Acrscimos na Legislao Tributria. Resenha
Tributria: So Paulo, 1979. ____. Tributao Social do Trabalho e do Capital . Resenha Tributria: So Paulo, 1982. VINHA, Thiago Degelo e Maria de Ftima Ribeiro. Efeitos Socioeconmicos dos Tributos e sua utilizao como instrumento de polticas governamentais. In PEIXOTO, Marcelo Magalhes e FERNANDES, Edison C. (Coords.). Tributao, Justia e Liberdade. Juru: Curitiba, 2005.

[1]

- Mestranda do Curso de Mestrado em Direito pela Unimar - Universidade de Marlia - SP. Especialista em Direito Ambiental pela Universidade Cndido Mendes. Advogada em Bauru-SP. [2] - Especialista em Direito Processual Civil pela PUC/SP. Advogado. SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 22 .ed So Paulo: Malheiros, p. 686)

[3] [4]

Lei n 5. 172, de 25 de Outubro de 1966. Cdigo Tributrio Nacional. Art. 3 Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

[5]
[6] [7]

MACHADO, Hugo de Brito. Funo do Tributo, Curso de Direito Tributrio, 21 Edio, Editora Malheiros, 2002, p. 68 MACHADO, Hugo de Brito. Funo do Tributo, Curso de Direito Tributrio, 21 Edio, Editora Malheiros, 2002, p. 68

KELSEN, Hans. O prmio e o castigo podem compreender-se no conceito de sano- Teoria Pura do Direito. Coimbra, 4 edio portuguesa, pp. 48-49. [8] MACHADO, Hugo de Brito. Funo do Tributo, Curso de Direito Tributrio, 21 Edio, Editora Malheiros, 2002, p. 68

Вам также может понравиться