Вы находитесь на странице: 1из 5

Automao industrial

Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Automao industrial a aplicao de tcnicas, softwares e/ou equipamentos especficos em uma determinada mquina ou processo industrial, com o objetivo de aumentar a sua eficincia, maximizar a produo com o menor consumo de energia e/ou matrias primas, menor emisso de resduos de qualquer espcie, melhores condies de segurana, seja material, humana ou das informaes referentes a esse processo, ou ainda, de reduzir o esforo ou a interferncia humana sobre esse processo ou mquina. um passo alm damecanizao, onde operadores humanos so providos de maquinaria para auxili-los em seus trabalhos. Entre os dispositivos eletro-eletrnicos que podem ser aplicados esto os computadores ou outros dispositivos capazes de efetuar operaes lgicas, como controladores lgicos programveis, microcontroladores, SDCDs ou CNCs). Estes equipamentos em alguns casos, substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano no consegue realizar. largamente aplicada nas mais variadas reas de produo industrial. Alguns exemplos de mquinas e processos que podem ser automatizados so listados a seguir:

Indstria automobilstica

Processos de estamparia (moldagem de chapas ao formato desejado do veculo) Mquinas de solda Processos de pintura

Indstria qumica

Dosagem de produtos para misturas Controle de pH Estaes de tratamento de efluentes

Indstria de minerao

Britagem de minrios Usinas de Pelotizao Carregamento de vages

Indstria de papel e celulose

Corte e descascamento de madeira Branqueamento Corte e embalagem

Embalagens em todas as indstrias mencionadas

Etiquetado Agrupado Lacrado Ensacado

A parte mais visvel da automao, atualmente, est ligada robtica, mas tambm utilizada nas indstrias qumica, petroqumicas e farmacuticas, com o uso de transmissores de presso, vazo, temperatura e outras variveis necessrias para um SDCD (Sistema Digital de Controle Distribuido) ou CLP (Controlador Lgico Programvel). A Automao industrial visa, principalmente, a produtividade, qualidade e segurana em um processo. Em um sistema tpico toda a informao dos sensores concentrada em um controlador programvel o qual de acordo com o programa em memria define o estado dos atuadores. Atualmente, com o advento de instrumentao de campo inteligente, funes executados no controlador programvel tem uma tendncia de serem migradas para estes instrumentos de campo. A automao industrial possui vrios barramentos de campo ( mais de 10, incluindo vrios protocolos como: CAN OPEN, INTERBUS-S, FIELD BUS FOUNDATION, MODBUS, STD 32, SSI, PROFIBUS, DEVICENET etc) especficos para a rea industrial (em tese estes barramentos se assemelham a barramentos comerciais tipo ethernet, intranet, etc.), mas controlando equipamentos de campo como vlvulas, atuadores eletromecnicos, indicadores, e enviando estes sinais a uma central de controle conforme descritos acima. A partir destes barramentos que conversam com o sistema central de controle eles podem tambm conversar com o sistema administrativo da empresa conforme mostrado no pargrafo abaixo. Uma contribuio adicional importante dos sistemas de Automao Industrial a conexo do sistema de superviso e controle com sistemas corporativos de administrao das empresas. Esta conectividade permite o compartilhamento de dados importantes da operao diria dos processos, contribuindo para uma maior agilidade do processo decisrio e maior confiabilidade dos dados que suportam as decises dentro da empresa para assim melhorar a produtividade.

Est pronto o primeiro rob operrio humanide


Redao do Site Inovao Tecnolgica - 25/06/2007

A empresa japonesa Kawasaki apresentou a primeira verso funcional de um rob humanide operrio, capaz de fazer trabalhos pesados de forma muito mais flexvel do que os equipamentos tradicionais de manipulao utilizados na indstria. Rob operrio O HRP-3 pode operar inclusive ao ar livre, sob chuva forte e em ambientes com alta concentrao de poeira. Alimentado por baterias de nquel-hidrognio de 48 volts, o rob operrio humanide pode trabalhar por cerca de duas horas antes exigir uma nova recarga.

O HRP-3 no totalmente autnomo, o que poderia diminuir sua flexibilidade, j que ele teria que ser programado para cada tarefa em particular. Mas ele dotado de um incrvel mecanismo de posicionamento e viso artificial que dispensa comandos tediosos pelo operador. "V daqui at l" tudo o que operador precisa ordenar, deixando que o rob se incumba de desviar de objetos pelo caminho e parar no local correto. Mantendo uma parte de sua operao por controle remoto, os engenheiros afirmam que o rob tornou-se a ferramenta de manipulao industrial mais flexvel que o homem j fez. A manipulao dos objetos feita por uma mo de 3 dedos, embora uma verso de pesquisas j tenha sido apresentada portando uma mo mais parecida com a mo humana (veja Robs agora tm mos com 5 dedos totalmente funcionais). Esta nova verso do HRP-3 tambm herda todas as capacidades de movimentao de seus antecessores (vejaNovo rob humanide anda como um ser humano, coordenando braos e pernas). Viso artificial Ao todo o rob humanide operrio tem 42 graus de liberdade - dois no pescoo, dois na cintura, sete em cada brao, seis em cada perna e seis em cada mo. Isso permite, por exemplo, que o rob opere com preciso uma furadeira de mo, colocando -a na posio e no ngulo adequados a fazer os furos. Cinco cmeras se incumbem de dar ao HRP-3 uma viso estereoscpica, com percepo de profundidade e distncia. As medies de distncia tambm so auxiliadas por um sistema a laser, localizado nas laterais da cabea. A viso do rob transmitida em tempo real para seu operador, que pode acompanhar onde ele est e como est desempenhando suas tarefas. O HRP-3 mede 1,60 metro e pesa 68 quilos. No foram divulgadas informaes de que quando ele ser colocado venda e seu preo final.

Lanado rob industrial mais rpido do mundo


Redao do Site Inovao Tecnolgica - 16/03/2006

Robs industriais no tm o mesmo apelo de mdia que os robs pessoais ou de pesquisas. Mas so eles que esto mais presentes, se no em nosso dia-a-dia, com certeza no dia-a-dia do processo produtivo da maioria dos produtos que consumimos. Agora, o instituto de pesquisas espanhol Fatronik anunciou o lanamento do mais rpido rob industrial do mundo. Batizado de "QuickPlacer" (posicionador rpido), o novo rob capaz de capturar e posicionar at 200 objetos por minuto, ou mais de 3 tens por segundo. O QuickPlacer consiste em um cilindro com dimetro de 1200 mm e altura de 250 mm. Ele tem quatro graus de liberdade e gira sobre seu eixo vertical, cobrindo uma rea de 200. O que lhe d velocidade sua altssima capacidade de acelerao, que atinge at 15G isto cerca de 5 vezes mais do que a acelerao de uma carro de Frmula 1. Mas ele robusto tambm, conseguindo manipular objetos pesando at 2 Kg. Os objetos so detectados por um sistema de viso artificial, que guia todos os movimentos do rob. Com isto, o QuickPlacer consegue manipular objetos que venham sobre uma esteira em diferentes posies, j que seu sistema de viso artificial detecta o formato e a posio do objeto.

Mula mecnica

Cachorro (BigDog) o nome do novo rob de carga lanado pela empresa norteamericana Boston Dynamics. Burro ficaria melhor e seria mais adequado tanto aparncia quanto ao servio desempenhado pelo rob: ele capaz de carregar mais de 40 quilos. O quadrpede tem um andar esquisito - seus "joelhos" so todos voltados para dentro dando a impresso de duas pessoas carregando uma caixa, uma de frente para a outra. O BigDog mede 1 metro de comprimento, 70 centmetros de altura e pe sa 75 quilos. Mas o prottipo extremamente eficiente. Ele sobe rampas de at 35 e anda a uma velocidade 5,5 km/h totalmente carregado. O rob alimentado por um motor a gasolina, que aciona os sistemas hidrulicos das articulaes. Pernas robticas As pernas do rob so um avano parte, com elementos de absoro de impacto e um sistema que recicla a energia de um passo para o outro: a mesma energia que deve ser absorvida para evitar que o rob caia utilizada para mant-lo de p no prximo passo. A estabilidade outro destaque do BigDog. Em um vdeo apresentado pela empresa, o rob em movimento "chutado" com violncia por um operador, mas consegue se reequilibrar sem cair. Um computador de bordo controla todo o rob, incluindo o deslocamento, o movimento das articulaes e uma srie de sensores. Os sensores de locomoo incluem medies das posio das juntas, foras das juntas, contato com o cho e carga, alm de um giroscpio e um sistema de viso estreo. Alm, claro, de sensores para as funes internas, como o nvel de combustvel do motor, pressao

Automao Industrial e Robtica


Tm por objetivos a atualizao e a promoo da excelncia da qualificao profissional, sistematizando tecnologias e princpios cientficos relacionados s engenharias Mecnica, Eletrnica e Informtica que sustentam o moderno conceito de projetos de sistemas controlados por computador. Para viabilizar esses objetivos, essa rea de concentrao destina-se aos graduados em nvel superior na rea de exatas e busca fornecer uma especializao multidisciplinar necessria para implantar sistemas integrados e flexveis de manufatura bem como, para projetar, analisar, modelar, identificar e controlar sistemas mecatrnicos. Para permitir ao aluno adquirir uma viso integradora e sinrgica, as disciplinas fornecem conhecimentos tcnicos sistematizados em instrumentao industrial, controle lgico de eventos discretos, atuadores e acionamentos pneumticos e hidrulicos, automao de maquinas e sistemas industriais e robotizao de processos industriais. Em geral, as dissertaes desenvolvidas esto relacionadas aos sistemas automticos, integrados e flexveis de manufatura atravs da integrao de tecnologias, metodologias e estratgias envolvendo maquinas, equipamentos, processos e recursos humanos com objetivo de melhoria de qualidade, preo, produtividade ou maior flexibilidade com conseqente melhoria de competitividade empresarial. Coordenador da rea de concentrao Prof. Dr. Joo Bosco Gonalves

Linhas de Pesquisa Automao Industrial: Nuclear e desenvolver projetos e pesquisas direcionados a aplicaes em sistemas de automao da produo industrial. Mecatrnica: Nuclear e desenvolver projetos e pesquisas tecnolgicas e cientficas com foco no aprimoramento e projetos de sistemas mecatrnicos (robs, processos industriais automatizados, entre outros).

Вам также может понравиться