Вы находитесь на странице: 1из 29

Corporalidade e formao na obra de Theodor W.

Adorno: questes para a reflexo crtica e para as prticas corporais


Alexandre Fernandez Vaz

Resumo: O presente trabalho procura localizar e discutir alguns espaos e tempos da obra de Theodor W. Adorno que se relacionam mais diretamente ao tema do corpo e suas expresses, procurando demarcar o territrio que esta categoria pode ter em seu pensamento. Nesse quadro emerge o tema da formao subjetiva, e com ela os impasses e possibilidades/impossibilidades do sujeito contemporneo e da infncia, lugar no qual localizo a idia de formao. Ao final, elaboro algumas consideraes a partir do carter contraditrio que o corpo encontra na obra de Adorno objeto de domnio, mas tambm de resistncia ao predomnio da razo instrumental e dos paradoxos que envolvem a memria de prticas burguesas que, ironicamente, fazem lembrar as possibilidades subjetivas contemporneas. Meu roteiro terico-metodolgico, como no poderia deixar de ser, o prprio projeto da dialtica, os fragmentos filosficos da Dialtica do esclarecimento. Palavras-chave: Teoria crtica. Frankfurt, Escola de. Adorno Theodor, 1903-1969- Crtica e interpretao. Corpo humano-Aspectos sociais.

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Ps-graduao em Educao da Universidade Federal de Santa catarina - UFSC. Doutor em Cincias Humanas e Sociais (Dr. Phil) pela Universidade de Hannover, Alemanha.

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

22

Alexandre Fernandez Vaz

Prlogo
Se a fora das instituies analticas correspondente dor de cujas experincias nascem, ento a vulnerabilidade e as constantes feridas de Adorno representam tambm um potencial filosfico. (Jrgen Habermas)

Os temas da corporalidade (Krperlichkeit/Leiblichkeit) e da formao (Bildung) so dos mais importantes na composio daquilo que chamamos costumeiramente de Teoria Crtica da Sociedade da Escola de Frankfurt. De fato, em vrios textos de ocasio e mesmo nas grandes obras de Adorno, Horkheimer, Marcuse e Benjamin para ficarmos nos autores associados mais facilmente primeira Teoria Crtica mesmo que os termos como tais sejam pouco encontrados, o tema do corpo e suas expresses e experincias, assim como os destinos da formao cultural e suas vicissitudes, so largamente explorados, configurando-se mesmo como panos de fundo das reflexes crticas sociedade contempornea, modernidade, ao processo imemorial de desenvolvimento da Aufklrung. O corpo tem uma presena marcante na obra de Marcuse, sobretudo na leitura crtica que ele faz de Freud e dos destinos do controle do aparato pulsional no contexto das exigncias e mal-estares do processo civilizador. Em Benjamin encontramos o corpo como categoria fundamental da arqueologia que constri sobre a modernidade e seus personagens1 . Horkheimer e Adorno, por sua vez, materializam grande parte de sua argumentao sobre os destinos de uma dialtica do esclarecimento e, portanto, da forja da subjetividade pensando o domnio da natureza, tambm interna ao ser humano o corpo e suas pulses, processo no qual a mimesis joga um papel fundamental. No nos esqueamos do Horkheimer leitor de Schopenhauer, na obra do qual assim como tambm na de Adorno toda uma tica da compaixo mas que tambm a crtica se desenvolve. preciso tambm lembrar do Adorno de Minima Moralia e Dialtica Negativa, que abusa das metforas corporais relacionadas dor e ao sofrimento ferida, chaga, sangue etc. para designar as contradies e possibilidades do pensamento contemporneo2 . Destaque-se o fato de que, para Adorno, como se sabe, a dor o motor do pensamento dialtico.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

23

O presente texto resulta de um programa de investigaes em andamento3 , que venho fazendo sobre a Teoria Crtica da Sociedade da Escola de Frankfurt, principalmente em torno de alguns de seus temas centrais, os conceitos de indstria cultural, subjetividade, corpo, formao e experincia entre eles, entrelaados com motivos que foram preciosamente analisados por Adorno e Benjamin, autores sobre cujas obras tenho me detido nos ltimos tempos. nesse quadro que vou apresentar aqui uma reflexo sobre corporalidade e formao na Teoria Crtica da Sociedade. O tema se desenvolve da seguinte forma: vou tentar localizar alguns espaos e tempos da obra de Adorno que se relacionam mais diretamente ao tema do corpo e suas expresses, procurando demarcar o territrio que esta categoria pode ter em seu pensamento. Esse esforo me levar ao tema da formao subjetiva, e com ela aos impasses e possibilidades/ impossibilidades do sujeito contemporneo e da infncia, lugar no qual localizarei a idia de formao. Ao mesmo tempo, vamos ver como se pode conjugar esses motivos adornianos para que eles nos ajudem a pensar o movimento do prprio autor, mas tambm sua possvel atualidade e seu potencial para nossas problemticas contemporneas. Meu roteiro, como no poderia deixar de ser, o prprio projeto da dialtica, os fragmentos filosficos da Dialtica do esclarecimento.

Esclarecimento e subjetividade
O projeto da Dialtica do Esclarecimento livro publicado por Max Horkheimer e Theodor W. Adorno em 1944 e 1947, e que se desdobra, em grande parte, em vrios dos trabalhos de ambos autores nos anos cinqenta e sessenta do sculo passado traa o percurso da construo da racionalidade ocidental, do domnio da natureza, do caminho do mito ao esclarecimento e do encontro-recuo, violento, brbaro, da racionalidade calculadora com o mito. Desse quadro muito complicado, muito contraditrio, que descrito e interpretado pelos autores, no se deve esperar alguma sntese, seja porque a objetividade no permite, ou porque o pensamento deve fazer justia s contradies da realidade, colocando-se negativamente frente a ela. Essa realidade a do desencantamento do mundo, de origem imemorial, no qual se desenvolve, como medida e critrio do que considerado bem-viver, uma perspectiva unvoca de progresso, cujo discurso justificador
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

24

Alexandre Fernandez Vaz

o desenvolvimento cientfico e tecnolgico, relacionado tcnica e seu fetichismo. Em sua repetio paranico-compulsiva, a cincia tomada em sua expresso mais crua, assim como ser com a indstria cultural, se erige como justificadora do existente, estruturadora do sempre-igual travestido de novo. Horkheimer e Adorno vaticinam que :
Na reduo do pensamento a uma aparelhagem matemtica est implcita a ratificao do mundo como sua prpria medida. O que aparece como triunfo da racionalidade objetiva, a submisso do todo ente ao formalismo lgico, tem por preo a subordinao obediente da razo ao imediatamente dado. (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 38; 1997, p. 43)4 .

Em lugar da mimesis e da magia, o nmero, o mimetismo pervertido; ou, nos termos freudianos, a pulso que faz querer igualar-se ao que est morto, ao sem movimento, como Ulisses no mastro do navio. Dizem Horkheimer e Adorno (1985, p. 39; 1997, p. 44):
Quanto mais a maquinaria do pensamento subjuga o que existe, tanto mais cegamente ela se contenta com essa reproduo. Desse modo, o esclarecimento regride mitologia da qual jamais soube escapar. Pois, em suas figuras, a mitologia refletira a essncia da ordem existente o processo cclico, o destino, a dominao do mundo como a verdade que abdicara da esperana. Na pregnncia da imagem mtica, bem como na clareza da frmula cientfica, a eternidade do factual se v confirmada e a mera existncia expressa como o sentido que ela obstrui.

Como se no bastassem o esprito da Dialtica do esclarecimento, a forma como o livro foi escrito um conjunto de dilogos entre os autores captados por Gretel Adorno, reescritos como captulos e excursos sob responsabilidade principalmente de um ou outro e a surpreendente eleio dos temas e dos interlocutores Kant, Hegel, Marx, Nietzsche, Schopenhauer, Freud, Sade, entre outros h inmeras passagens lapidares nas quais a crtica da racionalidade tcnica e da noo de progresso linear e infinito se faz presente, a comear pela primeira sentena do captulo inicial, na qual se l que :
No sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os seres humanos do medo e coloc-los na posio de senhores. Mas a terra totalmente esclarecida resplandece
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno 25

sob o signo de uma calamidade triunfal. (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 20; 1997, p. 19).

Ou ainda, numa clara aluso Tese IX de Sobre o Conceito de Histria, de Walter Benjamin (1977, p. 255),
Inicialmente, em sua fase mgica, a civilizao havia substitudo a adaptao orgnica ao outro, isto , o comportamento propriamente mimtico, pela manipulao organizada da mimese, e, por fim, na fase histrica, pela prxis racional, isto , pelo trabalho. A mimese incontrolada proscrita. O anjo com a espada de fogo, que expulsou os homens do paraso e os colocou no caminho do progresso tcnico, o prprio smbolo desse progresso. (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 168-169; 1997, p. 205-206).

Para Horkheimer e Adorno esse processo sombrio comporia tambm uma subjetividade e seus desgnios que se apresentam, segundo se l nos textos desses frankfurtianos, muito danificados, resultantes de um priplo infeliz, como nos mostra a viagem de Ulisses, o prottipo do sujeito esclarecido. Se o sujeito substitudo pelos mecanismos de controle social, entre eles, a indstria cultural (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 41, p. 117; 1997, p. 46-47, p. 145-146), tambm porque no se trata de enxergar com facilidade, no horizonte de possibilidades, um projeto revolucionrio. Afinal, A filosofia, que parecia antes superada, mantm-se em vida porque deixou passar seu momento de realizao. (ADORNO, 1997g, p. 16). Enquanto o sujeito burgus estava fadado auto-supresso pela impossibilidade de conscincia de si ou por sua extino no curso do desenvolvimento das contradies entre foras produtivas e relaes de produo, o fato que, dizem Horkheimer e Adorno, em uma sociedade plenamente administrada, na qual as contradies so hipostasiadas, a prpria subjetividade deixa de ter, de certa forma, razo de existir:
A subjetividade volatizou-se na lgica de regras de jogo pretensamente indeterminadas, a fim de dispor de uma maneira ainda mais desembaraada. O positivismo [...] eliminou a ltima instncia intermediria entre a ao individual e a norma social. O processo tcnico, na qual o sujeito se coisificou aps sua eliminao da conscincia, est livre da plurivocalidade do pensamento mtico bem como de toda significao em geral, porque a prpria razo se
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

26

Alexandre Fernandez Vaz

tornou um mero subsdio da aparelhagem econmica que a tudo engloba. (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 41-42; 1997, p. 47).

Dessa prejudicada construo da subjetividade faz parte, porque elemento fundamental da forja da identidade, a relao com o prprio corpo, exemplarmente mostrada por Horkheimer e Adorno (1997) ao interpretarem a Odissia. Talvez no seja desnecessrio, antes de nos atermos proto-histria da subjetividade interpretada por meio do clssico de Homero, lembrar que o corpo, os sentidos e suas expresses so uma condio socialmente construda, e no algo dado de antemo. Trata-se da condio histrica da corporalidade, to bem apontada por Horkheimer em famoso ensaio dos anos 1930:
O prprio aparelho fisiolgico dos sentidos do homem trabalha j h tempos detalhadamente nos experimentos fsicos. A maneira pela qual as partes so separadas ou reunidas na observao registradora, o modo pelo qual algumas partes passam despercebidas e outras so destacadas, igualmente resultado do moderno modo de produo, assim como a percepo de um homem de uma tribo qualquer de caadores ou pescadores primitivos o resultado das suas condies de existncia, e, portanto, indubitavelmente tambm do objeto. Em relao a isso, poder-se-ia inverter a frase: as ferramentas so prolongamentos dos rgos humanos, na frase: os rgos so tambm prolongamentos das ferramentas. (HORKHEIMER, 1989, p. 40; 1970, p. 23).

Essa subjetividade est, no entanto, mediada de forma inquestionvel, no esprito do nosso tempo, pela tecnologia, pelo vu tecnolgico, pelo fetiche da tcnica. Essa tecnologizao somtica s possvel porque h, entre ns, uma extensa pedagogia do corpo para cuja consecuo concorrem, sem nenhuma dvida, os esquemas da indstria cultural. Essa conformao/produo dos sentidos encontra seu destino perverso na sociedade administrada:
Os homens inclinam-se a considerar a tcnica como algo em si mesma, um fim em si mesmo, uma fora prpria, esquecendo que ela a extenso do brao dos homens. Os meios e a tcnica um conceito de meios dirigidos autoconservao da espcie humana so fetichizados porque os fins uma vida humana digna encontramse encobertos e desconectados da conscincia das pessoas. (ADORNO, 1995, p. 132-133, 1997, v. 10-2, p. 686).
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

27

Esse fetichismo da tcnica localiza-se tambm no esporte e seu carter maquinal, inclusive no que se refere indstria cultural:
Os dominados celebram a prpria dominao. Eles fazem da liberdade uma pardia, na medida em que livremente se colocam a servio da ciso, mais uma vez, do indivduo com seu prprio corpo. Por meio dessa liberdade confirma-se a injustia fundada na violncia social que mais uma vez se destina aos corpos escravizados. Funda-se a a paixo pelo esporte, na qual os senhores da cultura de massa farejam o verdadeiro substrato para sua ditadura. possvel arvorar-se de senhor na medida em que a dor ancestral, violentamente repetida, mais uma vez provocada em si mesmo e nos outros. (ADORNO, 1997a, p. 328, traduo nossa).

A Dialtica do esclarecimento cujo subttulo fragmentos filosficos no deve ser esquecido um projeto que se apresenta como uma narrativa simultaneamente sobre o processo imemorial de domnio da natureza e fascinao por esse poder e como uma profunda descrio e anlise sobre uma sociedade em transformao, da qual a indstria cultural uma das expresses mais marcantes. Tomar o livro como roteiro de reflexo significa no isolar suas partes, mas, mesmo considerando o carter fragmentrio de suas teses, observ-lo como um projeto nico. Os riscos de tomarmos um outro rumo so conhecidos. Eles se relacionam a certo isolamento do conceito de indstria cultural e, mais do que isso, aos problemas relacionados mercadorizao da cultura sobretudo sua produo j sob os auspcios da forma mercadoria , deixando de compreend-la como uma expresso do tempo presente, de suas mudanas e formas mais refinadas de acontecer, de legitimao do simulacro da vida danificada. Isso se relaciona configurao de subjetividades que se produzem por meio de demandas e desejos e, nesse contexto, nas relaes que se estruturam com o corpo e sua formao danificada.

Corpo, tcnica, domnio


Como disse acima, o corpo exerce um papel fundamental na construo do sujeito esclarecido, e no por acaso Horkheimer e Adorno (1997), em sua peculiar interpretao da Odissia, observam Ulisses, em vrias situaes, deparando-se com o problema de como se relacionar com os
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

28

Alexandre Fernandez Vaz

corpos de seus marinheiros, com os das mulheres que ama, com um corpo inimigo gigante, com o seu prprio em especial, colocando-se, paradoxalmente, como sujeito e objeto em relao a si mesmo, demarcando a separao ancestral entre essas duas condies que compem a histria da humanidade e a forma de conceb-la5 . Na longa descrio e interpretao que Horkheimer e Adorno (1997) fazem do priplo de Ulisses, aparecem, no cruzamento entre Marx e Freud, e por meio deles Nietzsche, a diviso e explorao social do trabalho e a renncia pulsional como pressupostos da civilizao algo que acontece no sem dor para Ulisses e no sem (feliz) apatia para seus marinheiros. Ulisses h de dominar-se, renunciando conscientemente satisfao de suas pulses mais imediatas/primitivas, situao sem a qual no poderia sobreviver. Os marinheiros, no entanto, no tm sorte semelhante e ficam, porque pouco esclarecidos, dominados pelo heri, s vezes despojados da memria e da histria, sem poder resistir aos encantos mitolgicos. Curioso nesse registro que os marinheiros, ao encontrarem Circe, so transformados em porcos domesticados, dceis. Com j acontecera ao comerem o ltus, degradam-se no esquecimento, na pura relao orgnica e original com a natureza mais primeva, desprovida de significado, num retorno sexualidade infantil. Interessante que, uma vez arrancados da prpria memria e da histria e, portanto, destitudos de subjetividade, nem sofrem, nem so infelizes. A este destino, e por meio de sua astcia, escapou Ulisses. Por outro lado, se o viajante que comanda a nau domina o prprio corpo aquilo que o mantm, como orgnico, indissociavelmente na esfera mitolgica no apenas da natureza como tal, mas da sociedade reduzida condio de naturalidade e os de seus marinheiros, diferente com as mulheres que ama. Como se l no Excurso I, tanto a semideusa Circe quanto Penlope, que formam uma nica constelao na ordem burguesa pr-figurada pelo sujeito esclarecido a prostituta e a esposa no so dominadas, no sofrem e, ao contrrio, decidem livremente aceitar o viajante em seus leitos. Se o domnio do corpo contraditrio, porque a renncia significa simultaneamente a sobrevivncia, mas tambm a perda do que h de melhor em ns, a impossibilidade da felicidade completa e utpica, cabe perguntar sobre as suas condies de existncia no mundo contemporneo. No podemos escapar, ento, dos problemas da tcnica e da formao, assim como preciso pensar de que forma o corpo se configura nesse quadro.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

29

Corpo e pensamento encontram destinos comuns porque a separao entre um e outro, entre corporal e no corporal, como entre sujeito e objeto, real e fictcia: real porque denuncia uma ciso ancestral, fundadora da razo, mas tambm de muito sofrimento; fictcia porque se trata de uma arbitrariedade histrica do sujeito (em formao) em relao a si mesmo, uma vez que s artificialmente pode separar-se e esquecer-se de sua prpria natureza (ADORNO, 1997f, p. 742-746). Esse esquecimento/recalque mediado racionalmente, uma vez que, como escrevem Horkheimer e Adorno,
Quanto mais complicada e mais refinada a aparelhagem social, econmica e cientfica, para cujo manejo o corpo j h muito foi ajustado pelo sistema de produo, tanto mais empobrecidas as vivncias de que ele capaz. (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 47; 1997, p. 53).

Esse processo de racionalizao do corpo tem como desdobramento necessrio a sua reificao, sua transformao em objeto manipulvel e programvel. No projeto da Dialtica do esclarecimento, esse tema, j apontado com firmeza em vrias passagens do livro, aparece com igual vigor nas Notas e esboos, no aforismo Interesse pelo Corpo (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 215-220; 1997, p. 265-269). Se no possvel aqui analisar esse pequeno texto-fragmento, em suas duras convergncias e complementaridades entre Marx, Nietzsche, Freud e Schopenhauer, preciso, no entanto, tomar-lhe emprestada uma questo que aparece de diferentes formas na obra de Adorno, mas que no teve pleno desenvolvimento. Essas notas e esboos, que compreendem temas que deveriam merecer aprofundamento posterior, segundo se l no prefcio do livro, de fato foram desdobradas em muitos ensaios de ocasio e mesmo, em alguma medida, nas grandes obras. Essas questes ganham importncia maior se observarmos que, em tempo nenhum, o corpo foi um objeto de interesse to intenso, to visvel e infinito6 quanto hoje e considerarmos, tambm, que a prpria idia de subjetividade migrou quando ainda se reconhece sua possvel existncia, mesmo que danificada da alma para o corpo. aqui que encontramos, talvez com maior nfase, o tema da formao. nesse quadro que Horkheimer e Adorno (1997) falam em um amordio pelo corpo, de desejo-repulso, que impregna toda civilizao e que configura uma histria clandestina, paralela, marcada pela renncia, pelo recalque e
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

30

Alexandre Fernandez Vaz

pelo solapamento do orgnico, do vital (das Lebendige) e suas expresses no processo de introverso da troca sacrificial. O corpo aparece tambm, no entanto, como desejado, sobretudo quando lmpido e inspido, distante de tudo o que lembra o orgnico, a sujeira, os odores e qualquer tipo de mistura (HORKHEIMER; ADORNO, 1997). Diz Adorno (1992a, p. 50; 1997, p. 65) que [...] Onde tudo claro, reinam em segredo os resduos fecais. A essa arquitetura terico-reflexiva pertencem, como se ver adiante, entre outras expresses corporais contemporneas, o esporte e seu princpio-mestre, o rendimento. Destaco o esporte porque ele ocupa um lugar fundamental na utopia da Bildung e da Aufklrung. As prticas esportivas nascem como um importante dispositivo disciplinar e de conformao corporal, no sentido mesmo de uma certa produtividade corporal e moral , se pensarmos com Foucault. Ao esporte se credita hoje talvez mais do que sempre toda uma srie de benefcios, que vo da melhoria da sade solidariedade, do respeito s regras (sejam elas quais forem) distncia das drogas, das fortes emoes ao apaziguamento delas. Enfim, o esporte, em tempos de fracasso e depauperao do velho projeto da Bildung, continua ativo.

Mal-estares do corpo
Gostaria de tomar aqui uma idia a primeira vista surpreendente, que talvez condense o que seria uma pedagogia para o corpo na sociedade contempornea, e, portanto, do que sobrou da idia clssica de formao. Ela diz que no contexto do amor-dio pelo corpo, na histria subterrnea da desfigurao e do recalque pulsional, o corpo permanece um cadver, ainda que seja muito exercitado. (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 218; 1997, p. 267). H um ponto que remete a vrias outras passagens da obra de Adorno e que coloca em questo, decisivamente, o carter da tcnica, sua condio de medida para o progresso e para a felicidade humana. Adorno no compartilha da crena de que o novo ser humano ser forjado no progresso tecnolgico, que as utopias sero, por meio da tcnica, alcanadas em sua plenitude, algo que fascinou vrios de seus contemporneos, de Heidegger a Jnger, de Brecht a Gramsci. Para ele, ao contrrio, a realizao tecnolgica de antigos desejos humanos, se tomada ontologicamente, esvazia o contedo interno das utopias. (BLOCH; ADORNO; KRGER, 1975).
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

31

Para Adorno no h dvidas quanto ao potencial destrutivo, de produo da crueldade, internalizado nas tendncias sociais contemporneas, cuja imagem aparece, tambm, nas relaes patognicas com o prprio corpo. Nesse contexto, dir, que [...] seria preciso estudar tambm a funo do esporte, que ainda no foi devidamente reconhecida por uma psicologia social crtica. (ADORNO, 1995, p. 127; 1971a, p. 95). Logo adiante, no mesmo quadro reflexivo que o da defesa de uma educao resistente barbrie destaca a afinidade do esporte com a tcnica e as decorrncias de uma absoro no refletida da ltima:
[...] na relao atual com a tcnica existe algo de exagerado, irracional, patognico. Isso se vincula ao vu tecnolgico. Os seres humanos inclinam-se a considerar a tcnica como sendo algo em si mesma, um fim em si mesmo, uma fora prpria, esquecendo que ela a extenso do brao dos homens. (ADORNO, 1995, p. 132; 1971a, p. 100).

Essa equao entre esporte e tcnica feita por Adorno de diferentes formas ao longo de sua obra. O esporte seria uma adaptao clandestina ao maquinrio, de tal forma que o ser humano o incorporaria, desaparecendo a diferena entre si e a mquina. Isso levaria a um momento ostentador da violncia, ao culto obedincia, ao autoritarismo, ao sofrimento e ao masoquismo. Diz Adorno (1997d, p. 79-80) que [...] Ao esporte pertence no apenas o impulso violncia, mas tambm a suportla e toler-la. Em outras palavras, a tcnica seria, nesse registro, uma forma de organizao do sofrimento que concorreria com seus propsitos anunciados de potencializao da liberdade. Diz nosso autor sobre o esporte, em um texto menos conhecido entre ns, mas no sem importncia:
Os recordes, nos quais os esportes encontram sua realizao, proclamam o evidente direito dos mais fortes, que emerge to obviamente da concorrncia, porque ela cada vez mais os domina. No triunfo de tal esprito prtico, to longe das necessidades de manuteno da vida, o esporte se torna uma pseudoprxis, na qual os praticantes no mais podem agir por si mesmos, mas mais uma vez se transformam em objetos, o que, na verdade, j so. Em sua literalidade sem brilho, destinada a uma gravidade [seriedade] brutal, que entorpece cada gesto do jogo, torna-se o esporte o reflexo sem cor da vida endurecida e indiferente. S em
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

32

Alexandre Fernandez Vaz

casos extremos, que deformam a si mesmo, o esporte mantm o prazer do movimento, a procura pela libertao do corpo, a suspenso das finalidades. (ADORNO, 1997a, p. 329, traduo nossa).

Aparece aqui a dura crtica de Adorno aos engodos do tempo livre e do lazer, considerados por ele nada mais que uma esfera de ocupao do tempo disponvel com fins de recuperao para o mundo do trabalho. O lazer na sociedade capitalista teria, grosso modo, apenas uma funo: preparar as pessoas para as duras horas que se seguiro depois do breve perodo de descanso; recuperar psicofisiologicamente, tornar corpo e esprito um espelho da ordem econmico-social administrada, esquematizada, sistematizada em partes precisas e previsveis. A dominao objetiva e subjetiva se d, ento, em dois planos: na submisso da cultura aos artifcios do capital, na mistura aparentemente intransponvel entre informao e propaganda, no desaparecimento da idia clssica de formao (Bildung), o que inclui a produo de subjetividades danificadas, voltadas no apenas ao consumo, mas ao masoquismo do divertimento e tolerncia explorao do trabalho; mas, tambm, na organizao poltica do preconceito, dos processos scio-psquicos de profunda dominao irracional. Nos dois casos o corpo joga um papel fundamental, na dependncia orgnica ao consumo e nas idiossincrasias organizadas e funcionalizadas de forma totalitria. Faces do mesmo processo, expresses da dominao ancestral atualizada nos nossos tempos sombrios. A combinao diablica desses dois eixos se encontra de forma mais refinada no impulso destrutivo da guerra:
O completo encobrimento da guerra atravs da informao, da propaganda e dos comentrios, a presena de operadores filmando nas primeiras linhas dos tanques e a morte herica dos reprteres de guerra, a mistura confusa de esclarecimento manipulador da opinio pblica e ao inconsciente, tudo isso uma outra expresso para o definhamento da experincia, o vcuo entre os homens e sua fatalidade, no qual consiste a prpria fatalidade. A cpia calcificada e reificada dos acontecimentos acaba, por assim dizer, por substituir estes mesmos. Os homens so rebaixados a atores de um monstruoso documentrio, para o qual h mais espectadores, onde todos, at o ltimo, tomam parte da ao que se passa na tela. neste aspecto precisamente se baseia a expresso phony war. Decerto, ela tem sua
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

33

origem na atmosfera espiritual fascista, que procura afastar de si a realidade do horror como mera propaganda, para que o horror se efetue sem protestos (ADORNO, 1992a, p. 46-47; 1997b, p. 61).

Que se lembre que Hollywood e Auschwitz no so exceo histrica, mas momentos exemplares que se atualizam aceleradamente em nosso tempo. No contexto da dominao estrutural, no faria sentido, segundo Adorno, nem sequer se falar em tempo livre na prtica esportiva, que funcionaria como aparato tecnolgico, compensatrio e adestrante para o trabalho (ADORNO, 1997o, p. 653), transformando o desprazer corporal em prazer secundrio (ADORNO, 1997e, p. 471), em pseudo-atividade. Nessa perspectiva, divertir-se , de fato, glorificar o sofrimento, como se l na Dialtica do esclarecimento7 ; ou, por outra, por que um ato brbaro escrever um poema depois de Auschwitz (ADORNO, 1997n): no se trata de no mais poder haver beleza e fruio esttica, mas de uma recusa a toda forma de arte, a toda expresso humana que faa esquecer o sofrimento. No esporte o corpo o instrumento tcnico por excelncia como para as crianas ele o brinquedo original, o primeiro Spielzeug (literalmente, instrumento para brincar). Assim como os instrumentos tcnicos devem dominar a natureza, da mesma forma o corpo, em si mesmo, deve ser expresso da natureza dominada, o que pode ser facilmente identificado nas estruturas do treinamento corporal, seja no esporte de alto rendimento, ou em qualquer academia de ginstica e musculao (VAZ, 1999). O esporte, por meio da acelerao tecnolgica que propicia e que lhe d sustentao, procura ser uma superao, ao menos simblica, de uma das utopias humanas mais ancestrais, traduzida na crena da potncia infinita, capaz de prolongar a vida e vencer a finitude. Seu aporte tecnolgico, no entanto, na medida em que disciplinador da dor, acaba por ser uma celebrao da morte8 . Lembre-se aqui, como se l na Dialtica negativa (ADORNO, 1997g, p. 203-204), que o sofrimento, sempre corporal, um impulso no analgsico ao conhecimento e que a filosofia de Adorno, mesmo quando apresenta seus traos metafsicos, coloca-se em direo contrria a qualquer blsamo que faa esquecer a materialidade, e, portanto, as fronteiras do corpo. Como mediao tecnolgica entre o ser humano e seu corpo que as atividades esportivas, levadas s ltimas conseqncias, perpetuam a reificao,
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

34

Alexandre Fernandez Vaz

de forma que no possvel, por mais que se exercite, superar o estado de morte atingido pelo corpo. Ao contrrio, quanto mais ele exercitado, mais desqualificado como matria manipulvel, quanto mais separado da instncia no corporal, mais reificado e, portanto, sem vida se torna.

Corpo e indstria cultural


H uma srie de passagens na obra de Adorno que destaca o corpo e o esporte essa forma contempornea de educao e organizao da corporalidade no contexto da indstria cultural. Se certo dizer com Adorno, como j citado acima e mesmo mais de trinta anos depois, que no temos uma Psicologia Social crtica que seja capaz de compreender esse fenmeno marcante do nosso tempo de forma ampla e profunda (ADORNO, 1971a, p. 95; 1995, p. 127), precisamos tambm reconhecer que no dispomos de um conjunto de categorias de entendimento que possam condensar os elementos e movimentos da indstria cultural no que se refere ao corpo e ao esporte9 . Nas anlises sobre a indstria cultural o esporte aparece, de forma mais freqente, como estrutura modelar, uma forma de dever ser, uma vez que vrias dimenses da vida social teriam se esportivizado. Com a expresso esportivizao, Adorno indica um tipo de socializao que tem origem no esporte-espetculo e na relao do pblico com ele. Esse modelo determina, em grande medida, as formas de ser na poltica, na sexualidade e na arte, em especial no pblico do jazz (ADORNO, 1997b, 1997i, 1997j). Adorno aqui se contrape, como em outros momentos, a Brecht, para o qual o pblico do novo teatro da pea didtica deveria ter como exemplo os espectadores esportivos, em especial os do pugilismo, modalidade cuja paixo grande teatrlogo nunca deixou de reconhecer10 . Analisando a fetichizao da msica de massas, Adorno considera que seu carter de repetio de modelos previamente dados, programados pelos interesses da banalizao mercadolgica, nada mais tem a ver com o conceito clssico de msica e sua relao com o ouvinte. Este, por sua vez, apresenta disposies psicofisiolgicas que se estruturam tambm no sentido do consumo. Diz Adorno (1992a, p. 122; 1997b, p. 158) nas Minima Moralia:
As inervaes inconscientes, que para alm dos processos intelectuais, ajustam a existncia individual ao ritmo histrico, pressentem a aproximao da coletivizao
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

35

do mundo. Todavia, como a sociedade integral no suprassume (aufhebt) os indivduos to positivamente em si mesma, quanto, ao contrrio, os comprime numa massa amorfa e dcil, cada indivduo se horroriza com o processo de absoro que experimentado como inevitvel. Doing things and going places uma tentativa do sensorium no sentido de desenvolver uma espcie de defesa contra a coletivizao que nos ameaa, de exercitarse para ela, na medida em que as pessoas, precisamente naquelas horas reservadas na aparncia liberdade, se educam como membros da massa.

Curioso, mas absolutamente no sem sentido, que Adorno exponha esse processo estabelecendo uma distino j ento bastante conhecida, entre jogo e esporte, referindo-se transformao do primeiro no segundo (ADORNO, 1997e, 1997i, p. 47, traduo nossa)11 :
Nada sobrevive nela [na msica de massas] com mais fora do que a aparncia; nada mais aparente do que seu teor de verdade [Sachlichkeit]. O jogo interpretativo infantilizante [infantile Spiel] tem pouco a ver mais do que o nome com as atividades produtivas das crianas. No por acaso, o esporte burgus quer estar to marcadamente separado do jogo. Seu rigor brutal significa que, em lugar de manter a confiana no sonho da liberdade por meio do distanciamento quanto aos fins, acaba-se por colocar o jogo, como obrigao, sob o jugo das finalidades teis, por meio do qual extinguese qualquer vestgio de liberdade. Esse processo se fortalece com a msica de massas atual. [...] Tal jogo interpretativo apenas uma aparncia de jogo; por isso a aparncia torna-se, de forma importante, inerente msica esportiva (Musiksport) dominante.

A nova conscincia musical seria determinada pela presena do desprazer no prprio prazer, j que o indivduo tendencialmente liquidado estaria entregue s determinaes do mercado, o que se verificaria na propaganda, mas tambm no esporte (ADORNO, 1997i) ambas expresses do contemporneo que, como se sabe, possuem entre si alto grau de afinidade. Por outro lado, o fascnio do pblico pelo esporte, que muitas vezes se manifesta pela excitao com os acidentes, com as jogadas violentas, com o sofrimento dos atletas e seu extremado sacrifcio como o famoso caso, sempre repetido na televiso por ocasio dos Jogos Olmpicos, da maratonista sua Grabielle Anderson, nas Olmpiadas de Los
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

36

Alexandre Fernandez Vaz

Angeles, em 1984 , expresso da conscincia reificada, da mobilizao de energias psquicas adaptadas aos esquemas da indstria cultural. No se trata apenas de esquecer o sofrimento, mas, como indicam Horkheimer e Adorno (1997, p. 167), de celebr-lo para a ele estar adaptado nas engrenagens da sociedade administrada. O processo parece ser muito semelhante quele que acontece nos comics, j que,
O prazer com a violncia infligida ao personagem transforma-se em violncia contra o espectador, a diverso em esforo. Ao olho cansado do espectador nada deve escapar daquilo que os especialistas excogitaram como estmulo; ningum tem o direito de se mostrar estpido diante da esperteza do espetculo; preciso acompanhar tudo e reagir com aquela presteza que o espetculo exige e propaga (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p.130; 1997, p. 160-161).

Nesse mesmo processo de identificao primria, no mediatizada, encontra-se a produo dos dolos esportivos, fortemente sexualizada nas imagens do dever ser homem e dever ser mulher ou no dever ser para alm de homem ou mulher, como mostram os filmes que celebram o esporte, cujo exemplo seminal o projeto de Leni Riefensthal, um paradigma esttico das imagens esportivas contemporneas12 , e nos ambientes simultaneamente ascticos e ritualsticos das academias de ginstica. Com se l na Dialtica do esclarecimento,
Eis o segredo da sublimao esttica: apresentar a satisfao como uma promessa rompida. A indstria cultural no sublima, mas reprime. Expondo repetidamente o objeto de desejo, o busto do suter e o torso nu do heri esportivo, ela apenas excita o prazer preliminar no sublimado que o hbito da renncia h muito mutilou e reduziu ao masoquismo. No h qualquer situao ertica que no junte aluso e excitao a indicao precisa de que jamais se deve chegar a esse ponto (HORKHEIMER; ADORNO, 1985, p. 131; 1997, p. 162).

Essas imagens tm grande proximidade com a pornografia, com a qual o esporte assim como o embelezamento performtico que se exige em cada banca de revista ou beira de mar guarda grande afinidade tcnica, j que se baseiam ambos, freqentemente, no excesso, no desempenho, na redundncia, na representao, na mutilao e na dor. Algo que, alis, Horkheimer a Adorno (1985, p. 87; 1997, p. 107), apoiados na obra de Sade, notaram com extrema argcia:
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

37

Aquilo que Kant fundamentou transcendentalmente, a afinidade entre o conhecimento e o plano, que imprime o carter de uma inescapvel funcionalidade vida burguesa integralmente racionalizada, inclusive em suas pausas para a respirao, de Sade realizou empiricamente um sculo antes do advento do esporte. As equipes esportivas modernas, cuja cooperao est regulada de tal sorte que nenhum membro tenha dvidas sobre o papel e para cada um haja um suplente a postos, encontram seu modelo exato nos teams sexuais de Juliette, onde nenhum instante fica ocioso, nenhuma abertura do corpo desdenhada, nenhuma funo permanece inativa. No esporte, assim como em todos os ramos da cultura de massas, reina uma atividade intensa e funcional, de modo que s o espectador perfeitamente iniciado pode compreender a diferena das combinaes, o sentido das peripcias, determinado pelas regras arbitrariamente estabelecidas.

Corporalidade, infncia, formao


O texto-conferncia bastante conhecido Educao depois de Auschwitz, de leitura aparentemente fcil, mas de enorme densidade, inscreve-se na reflexo sobre a problemtica geral da impossibilidade de elaborao do passado, algo muito presente na obra dos frankfurtianos, em especial na de Adorno. Esto neste mesmo movimento ensaios-conferncias como O que significa a elaborao do passado (Was bedeutet Aufarbeitung der Vergangenheit) e Para a luta contra o antisemitismo hoje (Zu Bekmpfung der Antisemitismus heute), nos quais encontramos profundas e instigantes reflexes sobre a problemtica educacional. Como se sabe, Auschwitz a singularidade inominvel na histria, mas no uma exceo, e importante saber sobre as possibilidades de sua repetio, obviamente no da mesma forma, mas a partir do mesmo impulso destruidor, para que se possa, tambm por meio da educao, evit-la. Por isso Adorno (1997g, 1997n) perguntar sobre as possibilidades e a legitimidade da Arte e da Filosofia aps o Shoah e pela necessidade da Educao. As primeiras sentenas do texto no deixam dvida: A exigncia que Auschwitz no se repita a primeira de todas para a educao. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio no ser possvel nem necessrio justificla. Justific-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. (ADORNO, 1995, p. 119; 1971, p. 88).
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

38

Alexandre Fernandez Vaz

Por falar nos textos de Adorno mais especficos sobre as questes educacionais, vale lembrar que nosso autor nunca teve muita condescendncia com uma viso infantilizante da infncia. Esta e as relaes pedaggicas com ela tm uma importncia fundamental para ele. forte a presena do tema ao longo de vrios escritos de Adorno, tanto porque a infncia lembra a permanncia de uma dialtica do esclarecimento, quanto por conta de que o processo de racionalizao aquele que desacostuma as crianas das experincias ldicas ao defenestrar a mimesis ou porque a infncia prenuncia as vicissitudes vindouras, na medida em que pode ser ela experincia de muita tirania, de produo de preconceito e violncia. Ela tambm, preciso dizer, uma experincia que, rememorada, pode atualizar a esperana da reconciliao. Perguntado por que havia retornado Alemanha depois do exlio e de toda a barbrie, Adorno (1997c, p. 691-692) responde sem hesitar que, entre outros motivos, voltara porque todo o desejo era o de regressar terra de sua infncia. No por acaso, no prefcio que escreve para Infncia berlinense por volta de 1990, de Walter Benjamin, diz Adorno (1997s, p. 171, traduo nossa), ao se referir ao trabalho da rememorao da infncia, que se trata [...] do carter imediato da lembrana que ilumina, com a violncia da dor da impossibilidade de trazer de novo aquilo que uma vez foi perdido, a alegoria coagulada do prprio declnio (Untergang). Lembremos que ao investigar as condies que tornaram Auschwitz possvel, Adorno refere-se conscincia reificada e frieza burguesa, expresses de seres humanos cuja energia libidinal foi, nos marcos da personalidade autoritria e do carter manipulador, desviada para a fria organizativa, para o apego s mquinas, para uma eficincia que, ao celebrar os meios, desconheceu e desconhece os fins. Esses homens e mulheres, encobertos pelo vu tecnolgico, seriam incapazes de realizar experincias humanas diretas, tornando-se facilmente dissolveis nos processos de coletivizao, nos quais perdem qualquer vestgio de particularidade. O nico poder efetivo contra o princpio de Auschwitz seria a autonomia, para usar uma expresso kantiana; o poder para a reflexo, a autodeterminao, a no participao (nicht mitmachen). (ADORNO, 1995, p. 125; 1971a, p. 93). Nesse contexto, o da formao da personalidade autoritria, o tema da infncia nos leva, ao pensarmos a formao e a corporalidade, a passagens da obra de Adorno nas quais ele se refere experincia educacional do ponto de vista das crianas. As lembranas de Adorno, aquelas que ele
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

39

torna possvel de serem narradas em vrios de seus textos, e que portanto superam o trauma, entrecruzam uma sensvel infncia, cheia de cuidados dos adultos, o presente pleno de horrores, o trabalho da rememorao e o do esquecimento. Dentre as que mais impressionam esto as que relacionam o fascismo, os primeiros anos de vida e o cotidiano nas instituies educacionais. Uma delas, em especial, demarca, com enorme sensibilidade, as tenses do particular e da histria subjetiva, ambos atualizados na experincia histrica do totalitarismo:
A rigor eu deveria ser capaz de derivar o fascismo das lembranas de minha infncia. Como faz um conquistador em relao a provncias longnquas, o fascismo enviara seus emissrios muito antes de fazer sua entrada: meus camaradas de escola. [...] Todos os sinais da catstrofe permanente tinham-me roado to de perto, os sinais de advertncia do despertar da Alemanha tinham-me marcado de uma forma to indelvel, que fui capaz de identificar cada um deles nos traos da ditadura de Hitler: e, no meu horror tolo, com freqncia eu tinha impresso de que o Estado total havia sido inventado especialmente contra mim, para fazer-me sofrer aquilo de que na minha infncia a prhitria dele eu havia sido dispensado at segunda ordem. Os cinco patriotas que se precipitaram sobre um nico colega, espancando-o, e que o difamaram como traidor da classe quando ele se queixou ao professor no so eles os mesmos que torturaram prisioneiros para desmentir os que, no exterior, diziam que se torturavam prisioneiros? Aqueles cuja zombaria era interminvel quando o primeiro da turma falhava no foram eles que com caretas risonhas e um tanto embaraados, cercaram o detento judeu e caoaram quando este, de maneira desajeitada, tentou se enforcar? (ADORNO, 1992a, p. 168-169, 1997b, p. 219).

Essas imagens to fortes, que derrubam nossa frvola considerao de que as expresses infantis, mesmo quando discriminatrias e violentas, seriam inocentes, ressoam em outra passagem da obra de Adorno, desta vez de seus textos pedaggicos, tentativas de resistir, tambm pela educao, aos ardis reificadores da sociedade administrada. Argumentando que o preconceito, na forma especfica mas intercambivel do anti-semitismo, se mostra presente nas crianas j no Kindergarten, Adorno (1971b) chama a ateno para os pequenos que isolam seus colegas, recusando-se, por exemPERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

40

Alexandre Fernandez Vaz

plo, a jogar/brincar com eles. Culminando numa srie de comentrios e recomendaes a respeito de princpios e prticas pedaggicas, Adorno chega a dizer que seria de se esperar dos educadores a coragem para, em situaes-limite, ensinar s crianas que seus pais podem errar, que o que dizem no inquestionvel e por que isso acontece. Essas assertivas, que talvez nos arrepiem, encontram sustentao em uma perspectiva que considera a plena materialidade da experincia infantil. No por acaso Adorno (1992b) lembra em uma de suas aulas nos anos sessenta sua primeira experincia com a morte, e o que nela recorda o materialismo:
Penso em uma experincia de minha prpria infncia, ao ver passar a carrocinha com muitos cachorros mortos, e nas perguntas que de chofre surgiram: o que isso? O que sabemos, afinal? Tambm somos isso? Este tipo de experincia [...] aquela que o materialismo quer fazer lembrar.(ADORNO, 1992b, p. 181)13 .

Como j foi dito, para Adorno (1997g) a dor e a tentativa de sua superao movem o pensamento. O que a materialidade do sofrimento nos recorda a existncia do cadver, da finitude e da morte, tema, alis, muito presente na obra de Benjamin, tambm nos textos de Infncia berlinense14 . A questo se torna importante para a presente reflexo porque coloca para os pequenos, em um mesmo nexo, a condio de crianas-sujeitos, a materialidade da experincia com as suas contradies, com o que tem de prazeroso e de traumtico e a produo de conhecimento. Ela nos lembra, em uma palavra, a densa, rica e complexa e absolutamente no idealista experincia da infncia e, para alm dela, o trabalho de sua rememorao. nesse contexto que se pode ler o que Adorno diz sobre uma inclinao arcaica violncia, vinculada, sem nenhuma dvida, s expresses do corpo, disciplinadas ou no:
Em cada situao em que a conscincia mutilada, isto se reflete sobre o corpo e esfera corporal de uma forma no-livre e que propcia violncia. Basta prestar ateno em um certo tipo de pessoa inculta como at mesmo a sua linguagem principalmente quando algo criticado ou exigido se torna ameaadora, como se os gestos da fala fossem de uma violncia corporal quase incontrolada. (ADORNO, 1995, p. 126-127; 1971a, p. 95).
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

41

Essa a constelao, como j se viu, na qual se localiza tambm o esporte. Apesar das duras crticas a ele, Adorno distingue-o em duas de suas expresses: o altamente competitivo, espetculo, e um outro, possivelmente praticado sob diferente orientao na forma de jogo que se refere tambm ao reconhecimento dos limites, das fraquezas do corpo do outro e, quem sabe, do prprio. O tema j aparecera, por exemplo, quando Adorno retomara a j citada tese de Huizinga e outros de que o esporte , de alguma forma, a degradao do jogo ou quando, ao criticar o esporte-espetculo, destaca que ele transforma as pessoas em meros espectadores, em consumidores e no em praticantes. Uma passagem do texto em questo lapidar:
O esporte ambguo: por um lado, ele pode ter um efeito contrrio barbrie e ao sadismo, por intermdio do fair-play do cavalheirismo e do respeito pelo mais fraco. Por outro, em algumas modalidades e procedimentos, ele pode promover a agresso, a brutalidade e o sadismo, principalmente no caso dos espectadores, que pessoalmente no esto submetidos ao esforo e disciplina do esporte; so aqueles que costumam gritar nos campos esportivos. (ADORNO, 1995, p.127; 1971a, p. 95).

Esse movimento nas assertivas de Adorno a respeito do esporte, da tcnica e, segundo penso, de uma pedagogia do corpo, coloca uma srie de desafios muito importantes para pensar o corpo e suas expresses contemporneas e as condutas pelas quais podemos optar. Desafios para os quais ainda no temos respostas e que so mais complicados se pensarmos no arcasmo do corpo e nas contradies que lhe so inerentes. Trago um pequeno exemplo para ilustrar essas dificuldades, extrado da biografia do prprio Adorno. Em 1967 foi-lhe perguntado o que pensava a respeito do aperto de mo, se seria, ou no, um sinal de boa vontade. A essa pergunta um tanto engraada, respondeu:
Vivenciei com freqncia em pases anglo-saxnicos, que a ns alemes nos apertassem a mo. H mesmo algo de arcaico nisso, que no combina com a racional civilizao ocidental. Por outro lado, no me so simpticos aqueles que no me do a mo para um cumprimento, ou o fazem estendendo-me apenas o dedo mnimo. (ADORNO, 1997h, p. 738).

Essa curiosa opinio de Adorno, que deve ser lida em conjunto com outras experincias que lhe foram marcantes, todas relacionadas ao
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

42

Alexandre Fernandez Vaz

contato corporal 15 , pode ser entendida como um paradigma de sua posio em relao ao tema da corporalidade e sua relao com a formao: por um lado, um momento arcaico, instncia da violncia, que deve ser apaziguada. O corpo expresso da natureza primitiva, sem controle, insatisfeita, imemorial, da qual o ser humano tambm faz parte. Por outro lado, uma esfera de possvel reconciliao com a prpria natureza e tambm com aquela que nos circunda, que se nos materializa nas mltiplas relaes sociais que desenvolvemos com ela: o ambiente, os corpos dos animais, os outros corpos humanos. Toda essa natureza socialmente estruturada nos , em princpio, estranha, distante (como a mo do estranho que se aproxima), no conceitual, mas no irracional. Com ela podemos ter uma relao tcnica, mas tambm uma aproximao mimtica, de aconchego, talvez mediado pelas prticas corporais organizadas, dentre elas o esporte. Uma mimesis a la Chaplin16 , o grande mimtico que Adorno tanto admirava, capaz de representar em uma pantomima o medo e o terror, apaziguando-os. H tambm em Adorno uma dimenso vinda da tradio romntica, que v nas caractersticas mais aristocrticas do esporte o carter desinteressado, o fair-play um trao emancipador, resistente barbrie. Vrios exemplos semelhantes se encontram nos aforismos das Minima Moralia (ADORNO, 1997b), nos quais se l seguidos lamentos pela perda de uma delicadeza do particular ao fechar-se portas com violncia, deslocar-se com pressa pela cidade, tomar-se um trem que no tem mais qualquer beleza j ausente nos sombrios anos quarenta do sculo passado, suprimida, quase que por completo, nos tempos em que vivemos. Diz Adorno (1992a, p. 104; 1997b, p. 135) o seguinte:
A tcnica desenfreada elimina o luxo, mas no declarando que o privilgio um direito humano, e sim cortando, pela elevao geral do standard, a possibilidade de se satisfazer. O trem rpido, que em trs noites e dois dias atravessa com enorme velocidade o continente, um verdadeiro milagre, mas a viagem nele nada tem do esplendor desaparecido do train bleu. [...] Pois em meio fungibilidade universal, a felicidade prende-se, sem exceo, ao no-fungvel.

O velho sujeito no mais possvel porque no h mais experincias e porque o trabalho do conceito est, na base, danificado, e no lugar dele nada foi posto:
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

43

O semiculto (semiformado) dedica-se conservao de si mesmo sem um si mesmo. No pode permitir, ento, aquilo em que, segundo toda teoria burguesa, se constitua a subjetividade: a experincia e o conceito. Assim, procura subjetivamente a possibilidade da formao cultural, ao mesmo tempo em que, objetivamente, se coloca todo contra ela. A experincia a continuidade da conscincia em que perdura o ainda no existente e em que o exerccio e a associao fundamentam uma tradio no indivduo fica substituda por um estado informativo pontual, desconectado, intercambivel e efmero, e que se sabe que ficar borrado no prximo instante por outras informaes. [...] A semiformao uma fraqueza em relao ao tempo, memria, nica mediao que realiza na conscincia aquela sntese da experincia que caracterizou a formao cultural em outros tempos. [...] O conceito fica substitudo pela subsuno imperativa a quaisquer clichs j prontos, subtrados correo dialtica, que descobre seu destrutivo poder nos sistemas totalitrios. [...] Sob a superfcie do conformismo vigente, inconfundvel o potencial destrutivo da semiformao cultural. Ao mesmo tempo em que se apossa fetichisticamente dos bens culturais, est sempre na iminncia de destru-los. (ADORNO, 1996, p. 405-406; 1997q, p. 115-116).

Como pensar em superar a semiformao cor poral? Certamente radicalizando a atividade crtica, resistindo a qualquer condescendncia, a toda reificao. No plano das prticas corporais seria preciso reconfigurar a tcnica, recuperando tambm a mimesis genuna e abrindo mo de qualquer forma de violncia. Talvez valha mesmo buscar seus resqucios, suas sobras, seu testemunho, nas imagens que possam ser atualizas mas no resgatadas na memria de prticas antigas, entre elas o etos aristocrtico do esporte. possvel que nelas, constatadas as impossibilidades na ordem burguesa, se nos autorize uma certa vagareza, alguma hesitao que faa relativizar o fetichismo da tcnica, o culto performance e velocidade. Nesse sentido, talvez Adorno tenha razo e seja mesmo o esporte aristocrtico, paradoxalmente, uma situao exemplar que nos lembre a discreta esperana de chegarmos a uma humanidade que possa prescindir de adjetivos.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

44

Alexandre Fernandez Vaz

Notas
1 2 3 Um estudo sobre esse tema pode ser encontrado em Vaz (2004a). Devo esta indicao leitura do texto de Gagnebin (2001). O presente texto apresenta resultados da pesquisa Teoria Crtica, Racionalidades e Educao: estudos tericos e empricos sobre a sociedade contempornea, que conta com financiamentos da FUNCITEC/CNPq, FUNPESQUISA/UFSC, PIBIC/CNPq/UFSC e CAPES (2004-2007). Cito, sempre que possvel, a verso original das obras e sua respectiva traduo em portugus. Quando a traduo for de minha responsabilidade, a indicao constar na citao. Ulisses, como destacou Ghiraldelli Jr. (1996), forte e fraco; diria eu, talvez forte justamente porque sabe que fraco. Tomo aqui emprestada a expresso de Denise SantAnna (2000). Dizem Horkheimer e Adorno (1985, p. 128; 1997, vol. 3, p. 158-159): A diverso o prolongamento do trabalho no capitalismo tardio. Ela procurada por quem quer escapar ao processo de trabalho mecanizado, para se pr de novo em condies de enfrent-lo. Mas, ao mesmo tempo, a mecanizao atingiu um tal poderio sobre a pessoa em seu lazer e sobre sua felicidade, ela determina to profundamente a fabricao de mercadorias destinadas diverso, que esta pessoa no pode mais perceber outra coisa seno as cpias que reproduzem o prprio processo de trabalho. O pretenso contedo no passa de uma fachada desbotada; o que fica gravado a seqncia automatizada de operaes padronizadas. Ao processo de trabalho na fbrica e no escritrio s se pode escapar adaptando-se a ele durante o cio. Eis a a doena incurvel de toda diverso. O prazer acaba por se congelar no aborrecimento, porquanto, para continuar a ser um prazer, no deve mais exigir esforo e, por isso, tem de se mover rigorosamente nos trilhos gastos das associaes habituais. Desenvolvi uma reflexo mais detalhada sobre este tema em Vaz (1999, 2004b). Lembre-se, de passagem, que o prprio Adorno tencionava escrever um trabalho sobre Sociologia do Esporte, o que no veio a acontecer. (TIEDMANN, 1997, p. 397). Max Horkheimer (1985), no en-

5 6 7

8 9

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

45

tanto, publicou um estudo sobre o tema nos anos sessenta, muito diverso, na forma e no contedo, dos trabalhos de Adorno e de muitos de seus trabalhos de dcadas anteriores. 10 11 Sobre o tema sugiro consultar o livro de Gerd Bornheim (1992). O clssico Homo Ludens fra publicado na Alemanha em 1938, e provvel que Adorno o tenha lido antes da publicao do texto sobre o carter fetichista da msica. Essa suspeita no se deve apenas temtica recorrente, mas citao de Homo Ludens anos mais tarde, na Teoria esttica (Adorno, 1997, vol. 7), quando da retomada do tema da semelhana entre a degradao da arte e do jogo. Sobre o tema,conferir os trabalhos de Wildmann (1998) e Almeida (2001). Adorno faz lembrar a nota 18 do primeiro volume dO Capital na qual Marx faz referncia materialidade do corpo/corporalidade (Leiblichkeit) como condio fundamental para o mtuo reconhecimento entre os seres humanos: por meio da relao com o Homem Paulo, como seu semelhante, que se reconhece o Homem Pedro como Humano. Mas se lhe coloca Paulo com pele e cabelos, em sua coporalidade/materialidade corporal paulnea, como expresso de gnero humano. (MARX, 1982, p. 67, traduo nossa). Sobre este tema importante consultar o timo trabalho de Ernani Chaves (1999). Por exemplo, Adorno (1997l). Diz Habermas (1981, p. 33; 1990, p. 139) em texto-obiturio sobre Adorno: Na ltima vez que nos vimos, h algumas semanas, Adorno me relatou uma anedota sobre o inimitvel talento de Chaplin. Aconteceu depois da Guerra, em Hollywood, em uma festa em homenagem ao protagonista do filme Os melhores anos de nossas vidas, um mutilado de guerra que havia perdido suas duas mos. Adorno, o nico desinformado, estendeu a mo ao heri homenageado e petrificou-se quando, ao invs da mo, sentiu o metal da prtese que substitua o antebrao. Chaplin reagiu a este instante com a velocidade de um relmpago, fazendo uma pantomima tanto sobre o espanto de Adorno quanto sobre sua intil tentativa de recompor-se. Naturalmente, esta histria sobre Chaplin uma histria sobre Adorno.

12 13

14 15 16

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

46

Alexandre Fernandez Vaz

Referncias
ADORNO, T. W. Erziehung zur Mndigkeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971a. ______. Kritik: kleine Schriften zur Gesellschaft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971b. ______. Minima Moralia: reflexes sobre a vida danificada. So Paulo: tica, 1992a. ______. Philosophische Terminologie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1992b. v. 2. ______. Educao aps Auschwitz. In: MAAR, W. L. (Org.). Educao e emancipao. Petrpolis: Vozes, 1995. ______. Teoria da semicultura. Educao & Sociedade, Campinas, ano 17, n. 56, dez. 1996. ______. Das Schema der Massenkultur. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997a. (Gesammelte Schriften, 4). ______. Minima Moralia: Reflexionen aus der beschdigten Leben. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997b. (Gesammelte Schriften, 4). ______. Auf die Frage: was ist deusch. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997c. (Gesammelte Schriften ,10), tomo 2. ______. Veblens Angriff auf die Kultur. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997d. (Gesammelte Schriften, 10), tomo 1. ______. sthetische Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997e. (Gesammelte Schriften, 7). ______. Zu Subjekt und Objekt. Frankfurt amMain: Suhrkamp, 1997f. (Gesammelte Schriften ,10), tomo 2. ______. Negative Dialektik. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997g. (Gesammelte Schriften, 6). ______. Hndedruck - Symbol des guten Willens. Soll man oder soll man nicht?. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997h. (Gesammelte Schriften, 20), tomo 2.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

47

ADORNO, T. W. ber Fetischcharakter in der Musik und die Regression des Hrens. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997i. (Gesammelte Schriften, 14). ______. Sexualtabus und Recht heute. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997j. (Gesammelte Schriften, 10, tomo 2). ______. Einleitung zum Positivismusstreit in der deutschen Soziologie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997k. (Gesammelte Schriften, 8). ______. Zweimal Chaplin. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997l. (Gesammelte Schriften, 10, tomo1). ______. Kritische Theorie und Protestbewegung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997m. (Gesammelte Schriften, 20, tomo 1). ______. Kulturkritik und Gesellschaft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997n. (Gesammelte Schriften, 10, tomo 1). ______. Freizeit. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997o. (Gesammelte Schriften, 10, tomo 2). ______. thetische Theorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997p. (Gesammelte Schriften, 7). ______. Theorie der Halbbildung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997q. (Gesammelte Schriften, 8). ______. Einleitung. In: BENJAMIN, W. Berliner Kindheit um 1900. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997s. ALMEIDA, M. J. de. A liturgia olmpica. In: SOARES, C. (Org.). Corpo e histria. Campinas: Autores Associados, 2001. BENJAMIN, W. ber den Begriff der Geschichte. In: ______. Iluminationen. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1977. (Ausgewhlte Schriften 1). ______. Das Kunstwerk im Zeitalter seiner technischen Reproduzierbarkeit. Frankfurt am Main: Surhkamp, 1980. (Gesammelte Schriften, Benjamin Notas). BLOCH, E.; ADORNO, T. W.; KRGER, H. Etwas fehlt . . . ber die Widersprche der utopischen Sehnsucht. Ein gesprch mit Theodor W. Adorno. In: TRAUB, R .;WIESER, H. (Org.). Gesprche mit Ernst Bloch. Frankfurt am Main: Surhkamp, 1975.
PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

48

Alexandre Fernandez Vaz

BLOCH, E.; ADORNO, T. W.; KRGER, H. Teoria tradicional e teoria crtica. So Paulo: Abril cultural, 1989. (Os pensadores, Adorno e Horkheimer). HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. Dialtica do esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. ______. Dialektik der aufklrung: Philosophische Fragmente. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997. (Gesammelte Schriften Adorno, 3). MARX, K. Das Kapital: zur Kritik der politischen konomie. Berlim: Dietz, 1982. v.1. TIEDEMANN, R. Editorische Nachbemerkung. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997. (Gesammelte Schriften, 9-2). WILDMANN, D. Begehrte Krper: Konstruktion und Inszenierung des arischen Mnnerkrpers im Drittenreich. Wrzburg: Knigshausen & Neumann, 1998. VAZ, A. F. Treinar o corpo, dominar a natureza: notas para uma anlise do esporte com base no treinamento corporal. Cadernos Cedes, Campinas, ano 19, n. 48, p.89-108, ago. 1999. ______. Da modernidade em Walter Benjamin: crtica, esporte e escritura histrica das prticas corporais. Educar em revista, Curitiba, n. 16, p. 61-79, 2000. ______. Memria e progresso: sobre a presena do corpo na arqueologia da modernidade em Walter Benjamin. In: SOARES, C. (Org.). Corpo e histria. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2004a. ______. Sport und Sportkritik im Zivilisations- und Kulturpozess: Analysen nach Adorno & Horkheimer, Elias und DaMatta. Afra: Frankfurt am Main, 2004b.

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Corporalidade e formao na obra de Theodor W. Adorno

49

Body and education in Theodor W. Adorno's writings: arguments for a critical thought and for body practices
Abstract: This paper tries to locate and discuss some spaces and times from Theodor W. Adorno production that are related to body and its expressions, looking for a territory in which this category can be in his thinking. In this context emerges the theme of subjective education, and the impasses and possibilities/impossibilities of contemporary subject and childhood, place in which I localize the Bildung. By the end, I present some considerations on the contradictory character that body meets in the Adornos work domain object, but also the resistance to the predominance of instrumental reason and of the paradoxes that involve the memory of the bourgeois practices that, ironically, make remember the subjective contemporaneous possibilities. My theoretical-methodological way, as it could not be the other, is the own dialectic project, the philosophical fragments of the Dialectic of Enlightenment. Key words: Critical theory. Frankfurt School. Adorno Theodor, 1903-1969- Criticism and e interpretation. Human body Social aspects.

Corporalidad y formacin en la obra de Theodor W. Adorno: cuestiones para la reflexin crtica y para las prcticas corporales
Resumen: El presente trabajo discute algunos espacios y tiempos de la obra de Theodor W. Adorno relacionados directamente al tema del cuerpo y sus expresiones, intentando marcar el territorio que esta categora puede tener en su pensamiento. Es en este contexto que emerge el tema de la formacin subjetiva y con ella, los impases y las posibilidades/imposibilidades del sujeto contemporneo y de la infancia, lugar en que se ubica la formacin. Finalmente, se elaboran algunas consideraciones a partir del carcter contradictorio que el cuerpo encuentra en la obra de Adorno objeto de dominio, pero tambin de resistencia al predominio de la razn instrumental y de las paradojas que envuelven la memoria de las prcticas burguesas que, irnicamente, recuerdan las posibilidades subjetivas contemporneas. La opcin terico-metodolgica adoptada es el propio proyecto de la dialctica, los fragmentos filosficos de la Dialctica de la Ilustracin. Palabras-clave: Teora crtica. Escuela de Frankfurt. Adorno Theodor, 1903-1969- Crtica y interpretacin. Cuerpo humano-Aspectos sociales.

Alexandre Fernandez Vaz Endereo: MEN/CED/UFSC Cx. Postal 476 Campus Universitrio CEP: 88040- 900. Florianpolis-SC E:mail:alexfvaz@uol.com.br

Recebido em:06/07/2004 Aprovado em:29/11/2004

PERSPECTIVA, Florianpolis, v. 22, n. Especial, p. 21-49, jul./dez. 2004 http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html

Вам также может понравиться