Вы находитесь на странице: 1из 38

1

FLAVIO KIER KRUTMAN

PARASOS FISCAIS (TAX HAVENS)

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS NOVA LIMA-MG 2006

FLAVIO KIER KRUTMAN

PARASOS FISCAIS (TAX HAVENS)

Pesquisa bibliogrfica apresentada Faculdade de Direito Milton Campos como requisito parcial para a concluso da disciplina Direito Internacional Privado, sob a orientao do Professor David Frana R. Carvalho.

FACULDADE DE DIREITO MILTON CAMPOS NOVA LIMA-MG 2006

RESUMO

A presente pesquisa traz tpicos pesquisados sobre conceitos como paraso fiscal (tax haven) e offshore, a classificao e caracterizao dos parasos fiscais e o tratamento das empresas pelo Direito Internacional. Em contraponto, o trabalho traz algumas referncias jurdicas sobre o estabelecimento e controle de empresas estrangeiras no Brasil. Embora de forma rpida, a questo do uso dos parasos fiscais para a lavagem de capitais tambm apresentada. O texto, em sua concluso, indica os principais ensinamentos colhidos da leitura do material coligido, do qual cuidou-se de trazer excertos colao.

SUMRIO
RESUMO .............................................................................................................................3 INTRODUO......................................................................................................................5 1 ELEMENTOS ....................................................................................................................6 1.1 Conceitos....................................................................................................................6 1.1.a Paraso fiscal ........................................................................................................6 1.1.b Empresa offshore..................................................................................................7 1.2 Classificao.............................................................................................................10 1.3 Funo do tax haven e as razes de ir offshore..........................................................11 1.4 Caracterizao do tax haven .....................................................................................14 2 EMPRESA OFFSHORE NO DIREITO INTERNACIONAL ....................................................21 2.1 Questo de Direito Internacional Pblico ..................................................................21 2.2 Distino entre a pessoa jurdica nacional e a estrangeira ........................................22 3 BRASIL: ENDEREO OFFSHORE....................................................................................24 3.1 Empresa estrangeira no Brasil ..................................................................................25 3.2 Controle da pessoa jurdica estrangeira no Brasil......................................................28 5 LAVAGEM DE CAPITAIS E PARASOS FISCAIS ...............................................................31 CONCLUSO .....................................................................................................................36 REFERNCIAS ..................................................................................................................37

INTRODUO
Este texto apresenta pontos necessrios para que o estudante de Direito entenda o instituto jurdico do paraso fiscal (tax haven) e da empresa offshore sem a preocupao de discusso de teorias ou posies polticas quanto a sua convenincia ou conseqncias, a exceo de uma rpida reviso sobre o vnculo entre parasos fiscais e a lavagem de capitais. Dedicamos especial ateno a apresentao dos elementos

constituintes do contexto, englobando o conceito de paraso fiscal e offshore, consideraes taxonmicas do paraso fiscal, uma declarao sobre a sua funo e das razes que levam uma empresa ao empreendimento offshore, alm da apresentao de indicadores que devem ser considerados na avaliao de jurisdies para seu uso como parasos fiscais. Como no poderia deixar de ser, trouxemos leituras do Direito Internacional para o correto enquadramento jurdico da empresa estabelecida em paraso fiscal, em especial quanto a sua nacionalidade. No desenvolvimento da pesquisa nos deparamos com material que permitiu a transformao do pequeno pargrafo planejado em um captulo integralmente dedicado ao Brasil como endereo offshore. Procuramos nos limitar ao estabelecimento e controle pelo Estado da empresa estrangeira no pas. A pesquisa traz, como j mencionado, pequeno captulo contemplando a questo do uso de parasos fiscais e a lavagem de capitais. Ao final, oferecemos breve concluso sobre a leitura realizada.

1 ELEMENTOS
O termo paraso fiscal habita o imaginrio do cidado de classe mdia h muito e, pode-se dizer, sem conhecer limitaes geogrficas. Talvez a origem seja to remota quanto a do prprio Estado, quando, em meados do sculo XVI, os Estados principescos evoluam em direo aos Estados rgios.
Trs destes em particular Sucia, Frana e Inglaterra personalizavam esse nascente sucessor constitucional em potencial do Estado principesco. Assim como a Espanha, todos os trs haviam expandido em muito as burocracias permanentes dos Estados principescos, introduzindo e mantendo exrcitos fixos e centralizando a tributao voltada 1 especificamente para o financiamento da guerra . (Bobbitt, 2003, p. 89)

Ou seja, desde o estabelecimento dos estados nacionais e de suas burocracias e guerras fundadas pela cobrana de impostos, o indivduo busca preservar seus ganhos deste scio obrigatrio que o Estado. Uma vez que os Estados tm legislaes e regulamentos diferentes, em particular quanto ao regime tributrio, as normas de determinado pas podero parecer mais atrativas a alguns estrangeiros, submetidos a determinada tributao, que a outros, sujeitos a mesma ou diferente regra tributria.

1.1 Conceitos
1.1.a Paraso fiscal Um paraso fiscal refere-se a um pas ou a uma regio com um regime fiscal favorvel para empresas e indivduos estrangeiros. A definio

comumente aceita foi formulada em 1981 por Richard A. Gordon, no relatrio que preparou para o Internal Revenue Service IRS (Servio de Rendas Internas, homlogo a Secretaria da Receita Federal brasileira) intitulado Estimates of Levels of Tax Haven Use, segundo Barber (1993, p. 4):
1

Peter Mancias, The legitimation of the Modern State: A Historical and Structural Account, in State Formation and Political Legitimacy, ed. R. Cohen e J.D.Toland (Transaction Books, 1988), 173-176. Apud Bobbitt, 2003, nota 2, p. 802.

Any country having a low or zero rate of tax on all or certain categories of income, and 2 offering a certain amount of banking or commercial secrecy.

O direito do cidado ao uso dos benefcios dos parasos fiscais foi consolidado na frase do juiz da Suprema Corte norte-estadunidense George Sutherland (Inglaterra, 1862 - EUA, 1942):
The legal right of a taxpayer to decrease the amount of what otherwise would be his 3 taxes, or altogether avoid them, by means which the law permits, cannot be doubted .

Nada impede que existam regies, estados-membros ou mesmo cidades que sejam considerados parasos fiscais em nvel nacional ou internacional. O principal apelo seria a baixa tributao. So exemplos de parasos fiscais internos os estados de Delaware e Nevada, nos EUA, as cidades brasileiras que praticam ISSQN mnimo ou com desconto (o que as torna atrativas para sede de empresas prestadoras de servios devido a proximidade de grandes centros) e as regies incentivadas como Zona Franca ou reas de atuao de agncias de desenvolvimento (antigas SUDENE e SUDAM), tambm no Brasil. Huck (1997, p. 259) chama ateno para o fato de ser tecnicamente incorreto falar-se em paraso fiscal em referncia a regies (diferentes de Estados) com presso fiscal mais baixa. O melhor seria falar em jurisdies fiscais mais vantajosas. 1.1.b Empresa offshore Os parasos fiscais so o ncleo do mundo offshore. O termo offshore indica atividades realizadas alm do mar territorial de trs milhas nuticas4 (e/ou linhas de fronteira continentais). Para nosso interesse, offshore indicar
2

Qualquer pas que tiver uma taxao reduzida ou nula sobre todas ou certas categorias de receita e oferecer um certo grau de sigilo bancrio ou comercial. (traduo livre) 3 O direito legal do contribuinte reduzir a quantia que de outra maneira seria taxada, ou evita-la de todo modo, pelos meios que a lei permite, no pode ser posto em dvida. (traduo livre) 4 Eiteman & Stonehill (1989, p. 253, nota ao Exhibit 10.1) observam que os termos offshore e overseas so frequentemente usados na lngua inglesa como sinnimos de estrangeiro (foreign) presumivelmente porque a Inglaterra, pas de origem da lngua, uma ilha. Segundo os autores, descrever Luxemburgo (reino incrustado nos Alpes, entre a Frana, Itlia e Sua) como um centro financeiro offshore parece contrrio ao significado literal da palavra, uma vez que a Inglaterra que offshore (alm da praia de qualquer continente).

empresa constituda fora da jurisdio do pas (Brasil). O entendimento o mesmo de Trres5:


o adjetivo offshore (...) identifica aquelas pessoas jurdicas constitudas com capital pertencente a pessoas no-residentes, para exercerem atividades da matriz fora do territrio onde essa se encontra localizada. (Trres, 2001, p. 110)

A OCDE define os offshore enterprises para fins de tratamento estatstico, in verbis:


In balance of payments accounts, the residency of so called offshore enterprises is attributed to the economies in which they are located without regard to the special treatment they may receive by the local authorities, such as exemptions from taxes, tariffs, or duties. This treatment applies to enterprises such as those engaged in the assembly of components manufactured elsewhere and in the processing of re-exported goods, to those engaged in trade and financial operations, and to those located in special zones (e.g. special trade zones, free-trade zones, or tax-havens). (OECD, Mar.10th.2003)

Ou seja, o adjetivo offshore para um empreendimento independe de seu tratamento fiscal pelas autoridades locais. So deste gnero empreendimentos dedicados a manufatura, montagem ou simples reexportao de bens, operaes comerciais e financeiras ou daqueles localizados em zonas especiais, tais como zonas de livre comrcio ou parasos fiscais. A deciso de um ente econmico estabelecer uma offshore e o processo decorrente dito offshoring. O U.S. Government Accountability Office o define como termo usado para descrever a deciso de negcios (ou de governo) de substituir funes de servios supridas domesticamente pela importao de servios produzidos offshore. O contexto da definio foca a deciso de suprimentos de um negcio (produo interna, fornecimento local ou fornecimento internacional), embora tambm possa ser usado para descrever o deslocamento da produo domstica (e os empregos relacionados) para fora do
5

Trres, Heleno. Direito Tributrio Internacional. So Paulo: RT, 2001. apud Godoy, 2005.

pas sede da empresa. Neste caso, a definio foca no a importao de servios, mas o investimento de empresas nacionais em jurisdies no exterior. O termo offshoring ocorre algumas vezes como sinnimo do termo outsourcing. Porm, outsourcing significa a aquisio de servios (ou produtos) de empresa externa ao grupo econmico de uma no subsidiria ou controlada, dita independente ou no-afiliada , ou um fornecedor offshore (no exterior). Em contraste, uma empresa pode se suprir de servios offshore tanto a partir de outra empresa estrangeira independente (offshore outsourcing) ou a partir de empreendimento fruto de investimento em uma empresa estrangeira afiliada (offshore in-house sourcing)6. Inovando o entendimento, Penteado (2004, p. 31) afirma que, in verbis:
(...) a empresa Offshore pode ser conceituada como uma pessoa jurdica que opera fora dos limites territoriais onde est localizada. [] Uma empresa Offshore sediada em um Paraso Fiscal dever desenvolver as atividades constantes de seu objeto social fora dos limites territoriais do paraso fiscal em que tiver sua sede, ou seja, no poder operar efetivamente no pas, s no exterior. Exemplificando, uma empresa Offshore constituda nas Ilhas Cayman s poder possuir bens imveis se estes forem localizados fora de seu territrio. (Penteado, 2004, p. 32-3)

Estas colocaes nos soam estranhas frente s outras leituras que realizamos. Apenas depois do confronto com o texto7 de Huck (1997) verificamos que Penteado adota o pas com as caractersticas de paraso fiscal como paradigma para sua conceituao. Realmente incomum. O seguinte pargrafo, tambm colhido de Penteado, traz o conceito introduzido ao incio do item e que adotamos:
6

United States Government Accountability Office, September 2004, International Trade Current Government Data Provide Limited Insight into Offshoring of Services, Appendix II, Washington DC <www.gao.gov/new.items/d04932.pdf>. Apud OECD, Nov.26.2004. 7 A maioria dos parasos fiscais isenta de tributao sobre a renda as empresas neles constitudas, ou estabelecidas, desde que suas operaes ocorram off shore, ou seja, desde que a receita da empresa seja auferida fora das fronteiras que limitam o paraso fiscal. (Huck, 1997, p. 269-270)

Tambm comum no mundo dos negcios, a utilizao da expresso Offshore para denominar as empresas constitudas fora dos limites territoriais de sua matriz ou do domiclio de seus controladores. (Penteado, 2004, p. 32)

Importante frisar que os conceitos de paraso fiscal e offshore so independentes, podem ocorrer simultaneamente no caso de uma empresa offshore vir a ser constituda em paraso fiscal. O contrrio impossvel, haja vista que um pas nunca ser um paraso fiscal para os seus nacionais. Paraso fiscal termo que designa a vantagem relativa entre jurisdies fiscais alternativas. Offshore indica localizao geogrfica alm fronteiras.

1.2 Classificao
Da definio de Barber (1993, p. 4), decorre que pode-se classificar os parasos fiscais em trs tipos, segundo o regime tributrio: a) Regimes fiscais que no possuem impostos relevantes (vez que no existe pas que no cobre nenhum imposto e trate igualmente residentes e noresidentes); b) Regimes fiscais que cobram impostos apenas em transaes nacionais mas pouco ou nenhum imposto sobre rendimentos de origem estrangeira. Enquadram-se nesta categoria os pases que tem tratados de dupla tributao entre si, o que normalmente inclui a troca de dados sobre matria tributria; c) Regimes fiscais que concedem privilgios especiais a determinados tipos de empresas ou operaes. A classificao de Penteado (2004, p. 35-6) divide os parasos fiscais em dois tipos e considera apenas os aspectos tributrios em relao ao estrangeiro: o paraso fiscal puro e o paraso fiscal relativo. O paraso fiscal puro seria aquela jurisdio tributria onde
a carga tributria inexistente, no havendo a cobrana de nenhum tipo de imposto, exceo feita s taxas e emolumentos correspondentes aos registros e licenas das

respectivas empresas quando de sua constituio, de seu encerramento ou por fora de sua manuteno (taxa anual). (Penteado, 2004, p. 35. Nosso grifo)

Enquadram-se nesta definio os seguintes pases: Ilhas Cayman, Ilhas Virgens Britnicas, Panam, Liechtenstein, Ilhas do Canal (Alderney, Herm, Sark, St. Helier, Jersey e Guernsey, sendo estas duas ltimas os principais parasos fiscais), Repblica da Irlanda e Nauru. Por sua vez, os parasos fiscais relativos, ainda segundo Penteado, tm carga tributria extremamente reduzida (nosso grifo), ou seja, h incidncia de impostos. So exemplos de pases do tipo: Uruguai, Antilhas Holandesas e a Ilha da Madeira (Regio Autnoma de Portugal). Por mais abrangente e por considerar a postura dos Estados tambm perante seus nacionais, adotaremos a classificao de Barber.

1.3 Funo do tax haven e as razes de ir offshore


As principais funes dos parasos fiscais so evitar ou adiar os impostos, evitar o controle externo sobre as transaes e impedir confiscos, nacionalizaes ou outros tipos de expropriao. Estes so os usos lcitos. Porm, apesar dos esforos de vrios pases, inclusive a maioria que se enquadra na classe dos tax havens, em coibir o uso ilegal das facilidades oferecidas pelo parasos fiscais para fins ilcitos, especialmente a lavagem de capitais, seriam funes ilcitas dessas jurisdies proporcionar a reciclagem de dinheiro obtido a partir de operaes criminosas, como estelionato ou rapto mediante extorso, ou destinado ao financiamento de crimes, como terrorismo ou aquisio de armas. O trfico de drogas apontado pela OECD como principal atividade criminosa beneficiada pelos parasos fiscais. O assunto explorado em Godoy (2005) e Huck (1997).

Adaptando a relao de Barber (1993, p. 5-6) das 10 razes tangvies para a realizao de negcios offshore pelos cidados americanos, temos, de modo geral: 1. Falncia das instituies financeiras. Nos ltimos 20 anos escndalos e a drstica reduo da inflao levaram ao fechamento, absoro por outras ou intervenes em instituies financeiras. No Brasil8 e no mundo. 2. Falncia das agncias garantidoras governamentais. A transparncia da administrao de fundos no particular, fundos garantidores de emprstimos ou depsitos , constitudos por contribuies

compulsrias das instituies financeiras (e que so repassadas ao custo dos emprstimos) questionvel. 3. O dficit nacional. A maioria das economias ocidentais tem grandes dficits internos e/ou externos. Isto cria uma presso permanente por aumento da carga tributria para o financiamento de curto prazo sem, contudo, as correspondentes medidas saneadoras na estrutura administrativa do Estado. 4. Eroso das liberdades. Acelerada nos pases centrais aps os atentados de 11 de setembro de 2001, a ameaa a direitos fundamentais crescente e justificada como forma de combate a crimes contra o Estado (terrorismo, trfico de armas e lavagem de capitais) e a Sociedade (trfico de drogas, rapto e escravido branca).
8

Cf. Ribeiro (2006).

5. Invaso de privacidade. A privacidade, em especial a bancria e financeira, ameaada desde decises judiciais que determinam a quebra do sigilo at a atuao de hackers, que roubam cadastros e senhas de usurios de telefones, cartes de crdito etc. 6. Aumento da tributao. O aumento da presena do Estado no cotidiano do cidado e das empresas, aliado a organizao sindical dos funcionrios e agentes pblicos, cria a expectativa de aumento de taxas e tributos. 7. Vulnerabilidade dos ativos pessoais e empresariais. Duas so as fontes principais: em primeiro lugar temos a postura da Administrao em gravar os ativos primeiro e fazer perguntas depois; em segundo lugar, cresce o uso dos mecanismos de alcance da liquidez. No Brasil, temos o sistema Bacen-Jud de penhora on line institudo pelo Bacen, o recurso crescente ao judicirio e desconstituio da personalidade jurdica, na busca de garantias do dbito. 8. Desempenho sofrvel dos investimentos. Embora seja mais particular de cada pas em determinado momento econmico, a observao do panorama mundial mostra taxas de juros reais9 de remunerao dos capitais muito baixa para os pases desenvolvidos, enquanto pases em desenvolvimento pagam juros maiores ou tm mercado burstil com melhores oportunidades de ganhos (porm com maior volatilidade).
9

Taxas reais de juros tm descontada a inflao verificada (ou projetada) no perodo. Vide: Vieira Sobrinho, Jos Dutra. Matemtica financeira. 5. ed., So Paulo: Atlas, 1995.

9. Falta de segurana financeira. a conjugao do aumento da sanha tributria, da instabilidade das instituies financeiras e a exposio dos ativos a litgios judiciais. 10. Custo da morte (cost of death). Impostos e taxas decorrentes da transmisso causa mortis so elevados. Recentemente, no Brasil, os governos estaduais promoveram aumento substancial do custo efetivo, com a modificao de valores, percentuais e bases de clculo. Como se ver adiante, o uso de determinado paraso fiscal depende de seus atributos especficos e da necessidade particular da pessoa. [ANOTAO:
esse ponto no foi explicitamente abordado. DESENVOLVER]

1.4 Caracterizao do tax haven


Barber (1993) aponta 13 indicadores para a avaliao se determinada jurisdio pode ser considerada um paraso fiscal. O objetivo, como lembra o autor, achar um paraso fiscal com o nmero mximo de vantagens que satisfaam os requisitos do interessado. A Tab. 1 traz uma relao desses indicadores. Penteado (2004) traz 7 indicadores como requisitos a serem preenchidos para que um pas possa ser considerado paraso fiscal (a maioria se sobrepondo aos de Barber).
[ANOTAO: OECD tambm tem critrio. COMPARAR]

Tab. 1 Indicadores para avaliao de potenciais parasos fiscais


# 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Indicador Estrutura tributria Estabilidade poltica e econmica Controles cambiais Tratados tributrios Atitude do governo Leis empresariais modernas Procedimentos simplificados de incorporao e taxas competitivas Comunicaes e transportes Servios bancrios e profissionais Sistema jurdico Sigilo e confidencialidade Incentivos e oportunidades de investimento Localizao

Fonte: Barber, 1993.

1. Estrutura tributria. , provavelmente, a razo isolada mais importante para o uso de um paraso fiscal. O fato dos parasos fiscais terem nenhuma, ou muito baixa, tributao sobre negcios conduzidos fora de sua jurisdio os tornam atrativos para a conduo de negcios offshore e para a acumulao de fundos. Os parasos fiscais comumente tm dois sistemas de tributao: um para residentes e empresas nacionais e outro para entidades no residentes. 2. Estabilidade poltica e econmica. outro fator primordial para a escolha de um paraso fiscal. Tanto Barber (1993) como Huck (1997, p. 262-3) usam o exemplo dos eventos ocorridos no Panam, durante o governo Noriega, como contra-exemplo de estabilidade e exemplo de averso a jurisdio como destino de capitais que buscam parasos fiscais. Penteado (2004) fala em estabilidade poltica/legislativa, porm com o mesmo sentido, in verbis:
Nos parasos fiscais, a regra a estabilidade dos governos, no sujeitos a mudanas ou alteraes repentinas que possam tirar a credibilidade do pas e colocar em risco as empresas nele constitudas.

3. Controles cambiais. O ideal sua ausncia mas aceita-se controles mnimos. O que se busca a livre conversibilidade das moedas ou a livre circulao de moeda no nacional (no Brasil, por exemplo, o real a moeda de curso forado [ANOTAO: ver legislao. CITAR]), neste caso seria possvel a manuteno de contas de depsito bancrio em vrias moedas (Penteado, 2004, p. 37). Barber (1993, p. 10) lembra que a fuga de capital (flight capital) tipicamente ocorre quando um governo restringe seus cidados de

movimentarem livremente seu dinheiro para fora do pas e quando esses cidados esto temerosos das perspectivas [econmicas e polticas] futuras. 4. Tratados de tributao. Estes so de valia para o planejamento tributrio. Uma empresa offshore organizada em um paraso fiscal que tenha um tratado de bi-tributao com o pas sede da matriz evita que a empresa pague duas vezes impostos, normalmente permitindo que a empresa escolha a jurisdio de alquota menor. O que visto como ponto negativo, dependendo do interessado, que tais tratados frequentemente incorporam um acordo sobre a troca de informaes tributrias (tax information exchange

agreement TIEA), o que permite que ambos governos conduzam investigaes sobre os contribuintes. 5. Atitude do governo. Muitos parasos fiscais aceitam abertamente receber negcios offshore enquanto outros apenas os toleram. Em pases democrticos, pode ocorrer que um partido no exerccio do governo apie a indstria de paraso fiscal, mas foras de oposio podero abolir a legislao tributria que o caracterizam. Porm este tipo de movimento pode ser antecipado, o que no possvel

em pases autoritrios, onde no h que se falar em processo eleitoral, onde uma nova faco poltica pode tomar o poder da noite para o dia. 6. Leis empresariais modernas. Considerando que um negcio

estabelecido em um paraso fiscal deve ser competitivo como qualquer outro negcio, a legislao que toca a empresas estabelecidas por no residentes deve tratar de aspectos comuns como a recuperao judicial e falncia, direitos e responsabilidade de acionistas, scios e administradores, excluso da sociedade, ente outras, ao lado das regras prprias do regime tributrio diferenciado. O Panam, por exemplo, usou a legislao do estado de Delaware (EUA) para fazer sua estrutura legal mais familiar aos norte-americanos (Barber, 1993, p. 10). O pas pode, ainda, oferecer a possibilidade de estabelecimento de uma international business corporation IBC, pensada para uso especfico por no residentes. 7. Procedimentos simplificados de incorporao e taxas competitivas. Trata-se de um requisito para manter a jurisdio competitiva frente a outros parasos fiscais. Alm da facilidade para

estabelecimento da empresa offshore no paraso fiscal, h que se considerar o custo de manuteno do empreendimento. 8. Comunicaes e transportes. Penteado (2004) fala em infra-estrutura altamente desenvolvida. O racional aqui de permitir o

acompanhamento a distncia, com baixo custo, das atividades offshore e, na necessidade de um deslocamento fsico, que o

interessado no se sujeite a horrios ou meios de transporte inconvenientes. 9. Servios bancrios e profissionais. No necessrio que as contas bancrias da empresa offshore sejam mantidas na mesma jurisdio onde se deu a incorporao. Certos tax havens so tambm conhecidos como centros bancrios, o que permite operaes a distncia. Como lembra Penteado (2004, p. 37), a empresa offshore tambm demanda os servios profissionais de advogados, contadores e auditores que devem estar familiarizados com as caractersticas do paraso fiscal da incorporao. 10. Sistema jurdico. Godoy (2005) apresenta 5 famlias jurdicas, com foco no tratamento tributrio: (i) common law; (ii) sistema romanogermnico; (iii) direitos orientais; (iv) direito islmico; e, (v) direito hindu. Segundo Barber (1993, p. 12) metade de todos os parasos fiscais esto baseadas na common law inglesa. Penteado no faz referncia explcita ao indicador, preferindo falar no requisito de possuir padres internacionais de regulamentao e superviso bancria e financeira. 11. Sigilo e confidencialidade. Algumas jurisdies, tambm aquelas com legislao baseada na common law, que j oferece certo grau de confidencialidade, possuem leis especficas que protegem

detentores de contas bancrias da quebra de seu sigilo (disclosure). Outros poucos tm leis de sigilo estritas que prevem pesadas sanes, como o caso de Liechtenstein. Esse pas consta da lista de pases no cooperantes com os esforos da OECD no combate

a evaso fiscal (ver adiante). Penteado fala em sigilo bancrio e comercial. 12. Incentivos e oportunidades de investimento. Ao lado dos atrativos financeiros e benefcios em servios que um paraso fiscal oferece, alguns governos tambm encorajam investimentos locais para o desenvolvimento de indstrias que criam novos empregos. Huck (1997, p. 257) nos lembra que, na origem,
os parasos fiscais propunham a vantagem de oferecer condies de competitividade s empresas sediadas em pases desenvolvidos, que poderiam neles criar subsidirias ou empresas controladas, integrando-as em seu planejamento estratgico de produo e mercado.

Os incentivos variam de pas para pas, podendo incluir perodos de no incidncia de impostos, doaes (normalmente de terrenos) e emprstimos a taxas e prazos diferenciados. As obras de Eiteman & Stonehill (1989), Madura (1989), Khambata & Ajami (1992) e Berry et alii (1993) tratam do assunto em maior profundidade. 13. Localizao. A localizao do paraso fiscal tem duas implicaes. a primeira facilidade de acesso fsico. Esse aspecto minimizado pela disponibilidade de transporte e sua importncia depende do perfil do prprio interessado. A segunda implicao da localizao com relao a facilidade de atuao nos mercados mundiais. Atualmente possvel ser ativo nas 24 horas do dia, realizando operaes nos principais mercados, em seus horrios de

funcionamento regular. A partir da bolsa de valores de Tquio, por exemplo, um investidor pode continuar seus negcios

sucessivamente pelas bolsas de Frankfurt, Londres, Nova Iorque

at novamente Tquio. A localizao da conta bancria em tax haven, aproveitando os fusos horrios um diferencial. Rubens Fonseca e Silva10 apud Penteado (2004, p. 37) conclui escrevendo que
o paraso fiscal adequadamente montado traduz-se em instrumento imprescindvel para aqueles que investem, prestam servios ou mantm atividades comerciais de nvel internacional que envolvam vrias jurisdies, via de regra com sistemas jurdicotributrios distintos.
10

Silva, Rubens Fonseca e. Parasos fiscais. Rumo Grfica Editora, 1998, p. 23.

2 EMPRESA OFFSHORE NO DIREITO INTERNACIONAL


O captulo apresenta breve discusso sobre a nacionalidade da pessoa jurdica e o estatuto pessoal da pessoa jurdica, aspectos relevantes para o entendimento do papel da empresa offshore e, em especial, das implicaes sobre sua localizao em paraso fiscal.

2.1 Questo de Direito Internacional Pblico


Toca ao Direito Internacional Pblico, por tratar-se de atribuio de direitos subjetivos, dizer sobre a vinculao da pessoa jurdica11 ao Direito de determinado pas, face as restries qualitativas e quantitativas existentes nos vrios Estados com relao ao capital de origem estrangeira. Rechsteiner (1996, p. 111-2) escreve que o uso, pela doutrina, do termo nacionalidade da pessoa jurdica para indicar a diferena entre a pessoa jurdica nacional e a estrangeira no tecnicamente correto. Usando referncia a Jacob Dolinger12, nos lembra que nacionalidade vnculo jurdico-poltico que s pode existir entre pessoa natural e um determinado Estado, gerando em relao a estes direitos e deveres pessoais especficos que, j pela sua natureza, no so capazes de atingir a pessoa jurdica. Deste modo,
melhor do que falar em nacionalidade da pessoa jurdica afirmar que ela est juridicamente ligada ao direito de um determinado pas, conforme critrios preestabelecidos em lei, o que permite a distino entre pessoa jurdica nacional e estrangeira. (Rechsteiner, 1996, p. 112)

Voltando s restries ao capital, Jo (2001, p. 428) indica que estas sero de ordem quantitativa quando houver impedimento participao da pessoa
11

Pessoa no se confunde com indivduo. So conceitos diferentes, resultantes de duas espcies de consideraes: homem conceito das cincias naturais, ao passo que a pessoa conceito jurdico. Kelsen, Hans. General theory of law and state. p. 94. Apud Castro, 2002, nota 325, p. 326. 12 Dolinger, Jacob. Direito internacional privado: parte geral. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1994, p. 135. Apud Rechsteiner, op. cit., nota 141, p. 111.

jurdica estrangeira em determinada rea econmica do pas hospedeiro e qualitativas naquelas situaes em que a empresa estrangeira tem sua atuao condicionada por lei especfica. Tais restries objetivariam proteger o interesse pblico do pas. A base para aplicao de normas restritiva sobre o fluxo de capitais em determinada jurisdio a distino entre a pessoa jurdica nacional e a estrangeira, haja vista fazerem referncia a sua capacidade para celebrao de contratos e conseqente prticas de atos de indstria e comrcio. O contexto da nacionalidade encontra-se superado face ao
reconhecimento automtico e implcito da personalidade e da capacidade da pessoa jurdica estrangeira e internacionalizao das atividades e das composies (capital, pessoal e controle) da pessoa jurdica no mbito internacional. Por essa razo, o que resta atualmente, em resumo, a mera observao das formalidades legais para o seu funcionamento no pas local, bem como o seu controle pelas leis substanciais. (Jo, 2001, p. 429. Itlico no original)

2.2 Distino entre a pessoa jurdica nacional e a estrangeira


Dentre as teorias doutrinrias13 para a distino entre a pessoa jurdica nacional e a estrangeira temos a teoria do controle, a da nacionalidade ou domiclio dos acionistas majoritrios, a da celebrao do estatuto, o do lugar do centro de explorao, da subscrio do capital, a da incorporao (fundao ou ato de constituio) e a da sede social, dentre outras. As duas ltimas so majoritariamente adotadas, a depender da tradio jurdica. A teoria da incorporao prega que a distino se d com base na lei aplicada ao ato da constituio (incorporao) da pessoa jurdica. Do ponto de vista do pas em que se vai aplicar o direito sobre a pessoa jurdica, se esta for constituda observando direito aliengena decorre que esta ser estrangeira. Se os atos constitutivos se regem pela lei local, ento a empresa ser nacional. Os
13

Rechsteiner (1996, p. 104-11) e Jo (2001) apresentam algumas.

pases de tradio consuetudinria, da Common Law, optam por este entendimento. Por seu turno, a teoria da sede social cria a diferenciao da pessoa jurdica com base no domiclio da pessoa jurdica. Se o domiclio de sua sede social / centro de operaes est no pas, ela dita nacional. Se o domiclio est localizado no exterior (fora da jurisdio das leis do pas onde se deve apreciar a questo jurdica), ento a empresa estrangeira. A questo sobre o que vem a ser o domiclio tambm no unnime. Basicamente, as opinies dividem-se entre o principal local de operaes (centro de atividade econmica) e o local da sede social (centro de atividade administrativa). O critrio do domiclio como sendo a sede social a corrente dominante nos principais pases da Civil Law que adotam esta prtica14.
14

Jo, 2001. p. 430.

3 BRASIL: ENDEREO OFFSHORE


Apesar do Brasil estar longe de ser considerado um paraso fiscal, foi (e continua buscar sendo, apesar dos custos sociais implcitos) um destino para capitais vidos por remunerao. O principal indicador sobre a relevncia do pas como endereo offshore a remessa de capitais ao exterior, fruto da remunerao de investimentos realizados por estrangeiros. Reportagem de Cruz (2006) resumiu relatrio divulgado pelo Banco Central do Brasil (Bacen) sobre a estatstica de remessas no perodo de janeiro de 2005 a maro de 2006. O censo de investimentos estrangeiros no Brasil tem freqncia qinqenal, sendo o prximo realizado em 2006 com base nos resultados do exerccio encerrado em 31 de dezembro de 2005. No perodo de 15 meses as instituies financeiras, segmento em destaque na relao, remeteram US$ 2 bilhes ao exterior, 40% do total verificado, sendo que o estoque de investimentos estrangeiros no setor, em estatstica construda pelo jornal Folha de S.Paulo com base em dezembro de 2005, de US$ 11,411 bilhes. Uma remunerao da ordem de 14% ao ano. Nada mal quando se considerada a taxa de juros a clientes preferenciais15 (prime rate) praticada nos Estados Unidos da Amrica foi, em mdia, de 7% ao ano no mesmo perodo. Ainda segundo a mesma reportagem, seguem-se as empresas de alimentos e bebidas com US$ 1,172 bilhes, e as empresas holdings cujo objetivo a administrao de outras empresas com US$ 1,015 bilhes. Os trs segmentos citados correspondem a 75% das remessas (o que indicaria uma remunerao mdia de 2,43% ao ano sobre investimentos estrangeiros da ordem de US$ 184 bilhes verificados em

fins de 2005), o que indica a relevncia do Brasil como destino de capitais offshore aos respectivos pases de origem.

3.1 Empresa estrangeira no Brasil


Na concluso de Castro,
so brasileiras as pessoas jurdicas de direito privado (sociedades civis em sentido amplo, sociedades comerciais e fundaes), constitudas no Brasil, e que aqui tenham a sede de seu principal estabelecimento, nada importando que das mesmas participem estrangeiros, ou sejam estrangeiros todos os seus membros. (Castro, 2002, p. 341)

Ento, por oposio, so estrangeiras as pessoas jurdicas de direito privado constitudas fora do Brasil e que tenham no exterior sua sede administrativa, independente da nacionalidade de seus membros. O artigo 171 da Constituio da Repblica (CR/88), que estabelecia distino entre empresas brasileiras e estrangeiras com base na origem do capital, foi revogado pela Emenda Constitucional n 6, de 15/08/95. Contudo, permanece em vigor o conceito de "empresa brasileira", previsto no art. 60 do Decreto-lei n 2.627, de 26/09/40, a qual no exigiu que estas sociedades fossem "de capital nacional", portanto, no alcanado pela revogao:
Art. 60 - So nacionais as sociedades organizadas na conformidade da lei brasileira e que tem no pas a sede de sua administrao.

A distino expressa no art. 11, caput, da LICC:


Art. 11. As organizaes destinadas a fins de interesse coletivo, como as sociedades e as fundaes, obedecem lei do Estado em que se constiturem.

Porm

seu

traz

previso

de

restrio

qualitativa

para

funcionamento da empresa estrangeira, visando a proteo do interesse pblico, requerendo seu estabelecimento jurdico no pas:
1o No podero, entretanto. ter no Brasil filiais, agncias ou estabelecimentos antes de serem os atos constitutivos aprovados pelo Governo brasileiro, ficando sujeitas lei brasileira.
15

WSJ Prime Rate. Disponvel em: <www.bankrate.com/brm/ratewatch/wsjPrimeRate.asp>. Acesso em 15/05/2006.

Decorre do art. 11, caput, LICC, que o Brasil aplica o princpio do tratamento igualitrio entre as pessoas jurdicas nacionais e estrangeiras e que, em termos de caracterizao do elemento de conexo internacional, adotase o critrio da incorporao. O art. 60 do DEL 2.627/1940 seria, segundo Dolinger16, o critrio distintivo no plano nacional. O Cdigo Civil (Lei n. 10.406, de 10 de janeiro de 2002) refora a restrio qualitativa a atuao da empresa estrangeira, como indica o ttulo Da Sociedade Dependente de Autorizao atribudo ao captulo XI, onde na seo III se trata da sociedade estrangeira:
Da Sociedade Estrangeira Art. 1.134. A sociedade estrangeira, qualquer que seja o seu objeto, no pode, sem autorizao do Poder Executivo, funcionar no Pas, ainda que por estabelecimentos subordinados, podendo, todavia, ressalvados os casos expressos em lei, ser acionista de sociedade annima brasileira. 1o Ao requerimento de autorizao devem juntar-se: I - prova de se achar a sociedade constituda conforme a lei de seu pas; II - inteiro teor do contrato ou do estatuto; III - relao dos membros de todos os rgos da administrao da sociedade, com nome, nacionalidade, profisso, domiclio e, salvo quanto a aes ao portador, o valor da participao de cada um no capital da sociedade; IV - cpia do ato que autorizou o funcionamento no Brasil e fixou o capital destinado s operaes no territrio nacional; V - prova de nomeao do representante no Brasil, com poderes expressos para aceitar as condies exigidas para a autorizao; VI - ltimo balano. o Hic arts. 1.135, pargrafo nico, e 1.141, 1o. 2o Os documentos sero autenticados, de conformidade com a lei nacional da sociedade requerente, legalizados no consulado brasileiro da respectiva sede e acompanhados de traduo em vernculo. Art. 1.135. facultado ao Poder Executivo, para conceder a autorizao, estabelecer condies convenientes defesa dos interesses nacionais. Pargrafo nico. Aceitas as condies, expedir o Poder Executivo decreto de autorizao, do qual constar o montante de capital destinado s operaes no Pas, cabendo sociedade promover a publicao dos atos referidos no art. 1.131 e no 1o do art. 1.134. Art. 1.136. A sociedade autorizada no pode iniciar sua atividade antes de inscrita no registro prprio do lugar em que se deva estabelecer.
16

Dolinger, Jacob. Direito internacional privado: parte geral. 3. ed. Rio de Janeiro: Renovar, 1994, p. 430. apud Jo, 2001, nota 28, p. 435.

1o O requerimento de inscrio ser instrudo com exemplar da publicao exigida no pargrafo nico do artigo antecedente, acompanhado de documento do depsito em dinheiro, em estabelecimento bancrio oficial, do capital ali mencionado. 2o Arquivados esses documentos, a inscrio ser feita por termo em livro especial para as sociedades estrangeiras, com nmero de ordem contnuo para todas as sociedades inscritas; no termo constaro: I - nome, objeto, durao e sede da sociedade no estrangeiro; II - lugar da sucursal, filial ou agncia, no Pas; III - data e nmero do decreto de autorizao; IV - capital destinado s operaes no Pas; V - individuao do seu representante permanente. 3o Inscrita a sociedade, promover-se- a publicao determinada no pargrafo nico do art. 1.131. Art. 1.137. A sociedade estrangeira autorizada a funcionar ficar sujeita s leis e aos tribunais brasileiros, quanto aos atos ou operaes praticados no Brasil. o Art. 11 da LICC. Pargrafo nico. A sociedade estrangeira funcionar no territrio nacional com o nome que tiver em seu pas de origem, podendo acrescentar as palavras "do Brasil" ou "para o Brasil". Art. 1.138. A sociedade estrangeira autorizada a funcionar obrigada a ter, permanentemente, representante no Brasil, com poderes para resolver quaisquer questes e receber citao judicial pela sociedade. Pargrafo nico. O representante somente pode agir perante terceiros depois de arquivado e averbado o instrumento de sua nomeao. Art. 1.139. Qualquer modificao no contrato ou no estatuto depender da aprovao do Poder Executivo, para produzir efeitos no territrio nacional. Art. 1.140. A sociedade estrangeira deve, sob pena de lhe ser cassada a autorizao, reproduzir no rgo oficial da Unio, e do Estado, se for o caso, as publicaes que, segundo a sua lei nacional, seja obrigada a fazer relativamente ao balano patrimonial e ao de resultado econmico, bem como aos atos de sua administrao. Pargrafo nico. Sob pena, tambm, de lhe ser cassada a autorizao, a sociedade estrangeira dever publicar o balano patrimonial e o de resultado econmico das sucursais, filiais ou agncias existentes no Pas. Art. 1.141. Mediante autorizao do Poder Executivo, a sociedade estrangeira admitida a funcionar no Pas pode nacionalizar-se, transferindo sua sede para o Brasil. 1o Para o fim previsto neste artigo, dever a sociedade, por seus representantes, oferecer, com o requerimento, os documentos exigidos no art. 1.134, e ainda a prova da realizao do capital, pela forma declarada no contrato, ou no estatuto, e do ato em que foi deliberada a nacionalizao. 2o O Poder Executivo poder impor as condies que julgar convenientes defesa dos interesses nacionais. 3o Aceitas as condies pelo representante, proceder-se-, aps a expedio do decreto de autorizao, inscrio da sociedade e publicao do respectivo termo.

Da leitura, verificamos a reafirmao da adoo da lex fori e, dada a burocracia, que mais fcil uma empresa estrangeira constituir uma sociedade no Brasil que estabelecer uma filial ou subsidiria integral. Da porque mais freqente a associao entre a sociedade estrangeira com uma pessoa natural nacional (normalmente o principal executivo, mas nada impede que seja um advogado ou um contabilista) para o estabelecimento do empreendimento.

3.2 Controle da pessoa jurdica estrangeira no Brasil


Na CR/88 encontramos previso expressa do constituinte que reconhece a concorrncia por capitais internacionais na economia globalizada:
Art. 172. A lei disciplinar, com base no interesse nacional, os investimentos de capital estrangeiro, incentivar os reinvestimentos e regular a remessa de lucros.

No obstante, todo capital estrangeiro deve ser registrado no Banco Central do Brasil17 que, por sua vez, emitir um certificado de registro refletindo a quantia investida em moeda estrangeira e o correspondente em moeda nacional. Este certificado se faz necessrio e imprescindvel para que se realize remessas de lucros ao exterior, o repatriamento de capital investido e o registro de reinvestimento de lucros. A Instruo Normativa DNRC 81/1999, que disciplina os pedidos de autorizao para nacionalizao ou instalao de filial, agncia, sucursal ou estabelecimento no Pas, por sociedade mercantil estrangeira estabelece os mecanismos bsicos para controle da pessoa jurdica estrangeira no Brasil, em resumo (CESA, 1998, atualizado e resumido por Melchor, 2004):
1. A empresa estrangeira interessada em instalar-se no Brasil dever elaborar requerimento dirigido ao Ministrio de Estado da Indstria, do Comrcio e do Turismo, protocolizado no Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC; 2. O requerimento dever ser instrudo com os documentos que comprovem:
17

Por fora da Lei n 4131, de 3 de setembro de 1962, regulamentada pelo Decreto n 55.762, de 17 de fevereiro de 1965.

- ato de deliberao sobre a instalao no Brasil; - contrato ou estatuto; - lista de scios ou acionistas, devidamente qualificados; - sociedade constituda em conformidade com a lei de seu pas; - nomeao de representante no Brasil; - aceitao do representante sobre as condies da instalao e funcionamento; - ltimo balano; - guia de recolhimento do preo do servio. 3. No ato de deliberao sobre a instalao da empresa no Brasil, devero constar as atividades que a sociedade pretenda exercer e o destaque do capital, em moeda brasileira, destinado s operaes no Pas. 4. A empresa estrangeira autorizada a funcionar, dever manter, permanentemente, representante no Brasil com plenos poderes para aceitar as condies em que dada a autorizao, para tratar e resolver sobre as questes em geral e, ainda, podendo ser demandado e receber citao pela sociedade. 5. Com a autorizao de instalao e funcionamento, a sociedade poder arquivar os atos na Junta Comercial do respectivo Estado, apresentando a documentao prevista no artigo 5 da Instruo Normativa. Esta empresa ser considerada como sua sede. 6. A sociedade estrangeira dever publicar no Dirio Oficial da Unio, do Estado ou do Distrito Federal, conforme o local) e em outro jornal de grande circulao, as publicaes que segundo a sua lei nacional, sejam obrigadas a fazer, relativamente ao balano, s demonstraes financeiras e aos atos de sua administrao. Dever tambm, publicar o balano e as demonstraes financeiras de sua filial, sucursal agncia ou estabelecimento existente no Brasil. 7. Toda e qualquer alterao do contrato ou estatuto, bem como a nacionalizao da empresa (transferncia da sede para o Brasil), dever ser autorizado pela Governo Federal. 8. Os documentos oriundo do exterior, devero ser apresentados em original devidamente autenticados, na conformidade da legislao do pas de origem, e legalizados pela autoridade consular brasileira. Os documentos originais devero ser traduzidos por tradutor pblico matriculado em qualquer Junta Comercial. 9. Poder ser acrescido ao nome da sociedade a expresso "do Brasil" ou "para o Brasil".

Adicionalmente, podemos citar critrio especfico da lei das sociedades annimas (Lei 6.404/76) que preservou os arts. 59 a 73 do Decreto-lei 2.627/1940 e a Lei 5.709/1971, que trata da aquisio de imveis rurais por estrangeiros, fazendo distino entre empresas nacionais e estrangeiras com base na maioria do capital social (art. 1, 1). A falta de registro do capital estrangeiro, criou os chamados capitais contaminados (Ribeiro & Carvalho, 2006). Pela Lei 4.131/62, podem obter registro no BC capitais que: 1) pertencem a no residentes no pas;

2) possam comprovar o ingresso no Brasil, por meio de operao de cmbio ou sob a forma de ingresso de bens, vinculadas a guias de importao; e, 3) destinam-se a atividades produtivas. Apesar do registro obrigatrio a partir de 1962, existem nove situaes que criam, ou criaram, esses capitais contaminados. Algumas destas situaes foram criadas em poca relativamente recente, ou por brechas na lei. Exemplo de distoro o investimento estrangeiro por meio da converso de dvida externa, no final dos anos 1980. No processo de reestruturao da dvida externa pr Bradies, o Bacen s aceitava o registro desses investimentos pelo valor dos ttulos com desgio (valor de mercado); o que passava disso, ficava sem registro, e virava capital contaminado. Investimentos feitos por meio de transferncias internacionais de reais (mecanismo que sucedeu as famosas contas CC5), antes de 1996, tambm so contaminados. A principal preocupao da autoridade monetria de, no processo de liberalizao cambial e decorrente legalizao deste capital contaminado, no permitir a lavagem de dinheiro.

5 LAVAGEM DE CAPITAIS E PARASOS FISCAIS


A lavagem de capitais (traduo da expresso em ingls money laundering e conhecida como lavagem de dinheiro) o corao de praticamente toda atividade criminal internacional (EU/EC, 2005). O Brasil conta, desde meados de 2003, com varas federais especializadas em crimes contra o sistema financeiro nacional (SFN) e a lavagem de capitais, buscando aplicar a legislao ptria composta, basicamente (COAF, 2006) por: Lei n 9.613, de 03.03.98 Lei n 7.560, de 19.12.86 Decreto n 2.799, de 08.10.98 Portaria n 330, de 18.12.98, do Ministro de Estado da Fazenda Portaria n 350, de 16.10.02, do Ministro de Estado da Fazenda Lei Complementar n 105, de 10.01.2001 A lavagem de dinheiro o processo pelo qual o produto financeiro da atividade criminal limpo de maneira a esconder sua origem ilegal. a maneira como acobertam sua atividade, pela reciclagem de seu dinheiro sujo. Embora no seja possvel medi-lo da mesma maneira que se faz com os negcios com atividade econmica legtima, a escala do problema considerada enorme. O Fundo Monetrio Internacional FMI estimou que o agregado da atividade de lavagem de capitais algo como de 2 a 5% do produto domstico bruto mundial (EU/EC, 2005). No combate a esta atividade criminosa, o GAFI Grupo de Ao Financeira sobre o Branqueamento de Capitais (Financial Action Task Force on Money Laundering FATF), criado em 1989 por acordo entre os pases

participantes do G-718, o organismo internacional de maior expresso no cenrio internacional (Alvarenga, 2003). Sua influncia crescente, com a filiao de mais Estados iniciativa ao cumprimento das 40 Recomendaes (GAFI, 2000. H uma reviso, em ingls, em 2003), sendo que seu nico instrumento de sano a incluso na lista de pases no cooperadores. As 40 Recomendaes abarcam as atividades financeiras, a cooperao

internacional, o escopo legal e as principais tendncias internacionais no combate lavagem de capitais. Seu estatuto chega a ser usado como modelo de legislaes, inclusive para a proposio de outras organizaes

internacionais (Alvarenga, 2003). Com durao prevista at agosto de 2004, a fora tarefa (GAFI) teve seu mandato estendido at dezembro de 2012 e sua competncia ampliada para incluir iniciativas contra o financiamento do terrorismo (algo que j ocorria desde 2001, com a edio de 8 recomendaes especiais. Em 22/10/2004 foi adotada uma nona). O Brasil, junto com outros seis pases identificados como alvo para associao, foi tornou-se membro do GAFI em 1998. No texto da avaliao sobre seu desempenho e justificativa para o novo mandato at 2012, fica patente que, mantido o ritmo e escopo de atuao do grupo, este aspira adquirir o status de Organizao Internacional, tendo influenciado na edio Segurana das Naes Unidas. A lista do GAFI dos pases no cooperantes (NCCT list), atual em 17/02/2006, composta de Myanmar e Nigria. Sendo que Nauru foi retirada em outubro de 2005, na reunio plenria realizada em Paris, com a presena
18

da Resoluo 1617 (2005) pelo Conselho de

Reino Unido, Estados Unidos da Amrica, Frana, Canad, Itlia, Japo e Alemanha. Fonte: UK. HM Treasury. <www.hm-treasury.gov.uk/otherhmtsites/g7/g7_members.cfm >. Acesso em: 16/05/2006.

de mais de 400 delegados representando 32 jurisdies e 16 organismos internacionais. Em paralelo com o esforo do GAFI no combate a lavagem de capitais (e financiamento do terrorismo), encontramos as gestes realizadas pela OECD para coibir a evaso fiscal. Neste sentido realiza estudos sobre a legislao, em especial a tributria, das vrias jurisdies (lembrando que um Estado pode ter mais de uma jurisdio fiscal) elaborando pareceres orientativos aos membros sobre o combate aos crimes tributrios internacionais. Atualmente sua lista de parasos fiscais conta com 33 jurisdies comprometidas em aumentar a transparncia e estabelecer uma efetiva troca de informaes em matria tributria a estes se somam outros 5 declarados parasos fiscais no cooperantes. No Brasil, a Secretaria da Receita Federal do Ministrio da Fazenda estipulou por meio da Instruo Normativa SRF n 188, de 6 de agosto de 2002, os pases ou dependncias com tributao favorecida ou oponha sigilo relativo composio societria de pessoas jurdicas. Quanto a tributao favorecida, so assim consideradas as tributaes com alquota inferior a 20%. A Tab. 2 traz uma lista de jurisdies e colunas indicativas sobre sua condio nos documentos da OECD e da SRF, adicionalmente, a presena na relao de Barber (1993) indicada. Os nomes esto em ingls para permitir a verificao na Internet.

Tab. 2 Classificao comparativa de jurisdies como parasos fiscais, segundo OECD e SRF.
# 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 Jurisdio Alderney (7) Andorra Anguilla (1) Antigua and Barbuda Aruba (2) Austria Bahamas Bahrain Barbados Belize Bermuda (1) British Virgin Islands (1) Campione DItalia Cayman Islands (1) Cook Islands (3) Cyprus Djibouti Dominica Gibraltar (1) Grenada Guernsey (4) (7) Hong Kong Ireland Isle of Madeira Isle of Man (4) Jersey (4) (7) Lebuan Libanon Liberia Luxemburg (6) Macau Malaysia Maldives Malta Mauritius Montserrat (1) Nauru Netherlands Netherlands Antilles (2) Niue (3) Palau Panama San Marino Sark (7) Seychelles Singapore Sri Lanka St. Kitts & Nevis St. Lucia St. Vincent and the Grenadines Sultanate of Oman Switzerland The Principality of Liechtenstein Barber 1993 IN SRF 188/2002 OECD 2005 th mi th th th th th mi th mi th th mi th th mi nl nl th mi th th th mi th th nl nl mi th nl mi nl th nl th th th th nl mi th nl th mi th mi th nl th nl th th XII I II III V nl VI VII VIII IX X LIII XI XIII XVI XIV XVIII XIX XXI XXII XII XXIII nl XXX XXXIII XII XXIV XXV XXVI XXVII XXIX nl XXXI XXXII XXXV XXXVII XXXVIII nl IV XXXIX nl XLI XLV XII XLVIII XV nl XLII XLVII XLVI XL nl XXVII nl nc cp cp cp nl cp cp cp cp cp cp nl cp cp cp nl cp cp cp cp nl nl nl cp cp nl nl nc nl nl nl nx cp cp cp cp nl cp cp nl cp cp nl cp nl nl cp cp cp nl nl nc

# 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65

Jurisdio The Principality of Monaco The Republic of Costa Rica The Republic of the Marshall Islands Tonga Truk Turks & Caicos Islands (1) United Arab Emirates Uruguay US Samoa US Virgin Islands (5) Vanuatu Western Samoa

Barber 1993 IN SRF 188/2002 OECD 2005 th th nl nl mi th nl nl nl nl th th XXXVI XVII XXXIV XLIX nl L XX nl XLIII LII LI XLIV nc nl nc nx nl np nl nl nl cp cp cp

Fontes: OECD, 2005. Brasil: SRF, 2002. Barber, 1993. Legenda: cp = Cooperante com OECD nc = No-cooperante com OECD nl = No listado nx = No considerado paraso fiscal (tax haven) th = tax haven (major) mi = paraso fiscal marginal e incidental Na coluna relativa a IN SRF 188/2002, est indicado o inciso do art. 1 que aponta a jurisdio. Observaes: 1. Territrio ultramarinho do Reino Unido 2. Aruba, Antilhas Holandesas e a Holanda so os trs pases do Reino da Holanda. 3. Pas com governo prprio em livre associao com a Nova Zelndia 4. Dependncia da Coroa Britnica 5. Territrio externo dos Estados Unidos da Amrica 6. No Brasil, naquilo que respeita s sociedades holding regidas, na legislao luxemburguesa, pela Lei de 31 de julho de 1929 7. Parte das Channel Islands ou Ilhas do Canal (Alderney, Herm, Sark, St. Helier, Jersey e Guernsey). Aplica-se a obs. 4

Interessante notar que a Repblica Oriental do Uruguai e a Sua, jurisdies tradicionalmente citadas, no so classificadas nem pela OECD e tampouco pelo Brasil como paraso fiscal. Observa-se que o tamanho das listas varia conforme os critrios de classificao, fortemente influenciados pelos interesses do analista. Barber um escritor interessado em difundir informaes para pessoas fsicas e empresas com certo nvel de riqueza, a OECD est interessada em estabelecer um esforo cooperativo na troca de dados para coibir a eliso e a evaso de impostos de seus membros para parasos fiscais, enquanto a SRF brasileira tem um entendimento prtico sobre como seus agentes devem tratar operaes realizadas com as jurisdies que considera de tributao favorecida.

CONCLUSO
Este trabalho buscou pesquisar referncias sobre o tema dos parasos fiscais e das empresas offshore sob o ponto de vista jurdico. A matria mostrou-se instigante e desafiadora, justificando incurses posteriores para a exposio de aspectos como o planejamento tributrio, os crimes de lavagem de capitais ou a discusso sobre a necessidade de um regime jurdico prprio para as empresas transnacionais19, apenas tangenciados aqui. As leituras realizadas nos permitem estabelecer a clara separao entre tax havens (parasos fiscais) e empresas offshore. O primeiro diz respeito a comparao relativa ao tratamento tributrio entre jurisdies, enquanto o segundo adjetivo aplicado ao empreendimento, seja qual for seu uso, estabelecido fora do Estado sede da pessoa jurdica que realiza o investimento. Conclumos tambm, face os critrios apresentados para classificao de determinada jurisdio como paraso fiscal, que o Brasil no atende aos requisitos do tax haven, mas que tem, inclusive constitucionalmente, inteno de atrair investimentos estrangeiros. Tambm restou patente que o pas apenas recentemente passou a realizar esforos para controlar e ter estatsticas sobre os investimentos estrangeiros direitos, hoje da ordem de US$ 184 bilhes e a remessa de lucros que proporcionam. Finalmente, revista a ligao entre parasos fiscais e a lavagem de capitais, verificamos o uso ilcito daquele instituto e a ameaa que o esforo de cooperao internacional para o combate a este crime representa s empresas que buscam mecanismos de eliso fiscal.
19

Vide Cretella Neto, 2006; e Rossi, 2006.

REFERNCIAS
Alvarenga, Clarisse de Almeida e. Aes internacionais de combate lavagem de dinheiro em instituies financeiras. Uma viso geral do grupo de ao financeira sobre lavagem de capitais. Jus Navigandi, Teresina, a. 8, n. 153, 6 dez. 2003. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=4571>. Acesso em: 16/05/2006. Amorim, Edgar Carlos de. Direito internacional privado. 7a. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002. Bankrate. Rate Watch. North Palm Beach, FL., EUA: Bankrate, Inc., 2006. Disponvel em: <www.bankrate.com/brm/ratehm.asp>. Acesso em 15/05/2006. Barber, Hoyt L. Tax havens: how bank, invest, and do business offshore and tax free. New York: McGraw-Hill, 1993. Berry, Brian J. L. et alii. The global economy: resource use, locational choice and international trade. Englewood Cliffs, NJ, USA: Prentice-Hall Intl, 1993. Bobbitt, Philip. A guerra e a paz na histria moderna: o impacto dos grandes conflitos e da poltica na formao das naes. Rio de Janeiro: Campus, 2003. BRASIL. COAF Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Legislao e Normas. Disponvel em: <www.fazenda.gov.br/coaf/>. Acesso em: 16/05/2006. BRASIL. Decreto-lei n 4.657, de 4 de setembro de 1942, Lei de Introduo ao Cdigo Civil Brasileiro LICC. Disponvel em: <www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 12/05/2006. BRASIL. Departamento Nacional de Registro do Comrcio DNRC. Instruo Normativa n 81, de 5 de janeiro de 1999, que dispe sobre os pedidos de autorizao para nacionalizao ou instalao de filial, agncia, sucursal ou estabelecimento no Pas, por sociedade mercantil estrangeira. Disponvel em: <www.dnrc.gov.br/legislacao/normativa/in81.htm>. Acesso em: 12/05/2006. BRASIL. Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria Incra. Lei n 5.709, de 7 de outubro de 1971, que dispe sobre a aquisio de imvel rural por estrangeiro residente no pas ou pessoa jurdica estrangeira autorizada a funcionar no Brasil. Disponvel em: <www.incra.gov.br/_htm/serveinf/_htm/legislacao/dec/74965.htm>. Acesso em: 12/05/2006. BRASIL. Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Cdigo Civil. Disponvel em: <www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 12/05/2006. BRASIL. Lei n 8.078, de 11 de setembro de 1990, Cdigo de Defesa do Consumidor. Disponvel em: <www.presidencia.gov.br>. Acesso em: 12/05/2006. BRASIL. Secretaria da Receita Federal SRF. Instruo Normativa SRF n 188, de 6 de agosto de 2002. Disponvel em: <www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/Ins/2002/in1882002.htm>. Acesso em: 16/05/2006. Castro, Amilcar de. Direito Internacional Privado. 5a. ed. aum. e atual. Rio de Janeiro: Forense, 2002. CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados. Guia Legal para o Investimento Estrangeiro em So Paulo, 10/nov/1998. Disponvel em: <www.empresario.com.br/comex/guiapor.pdf>. Acesso em: 12/05/2006. apud Melchor, Paulo. Empresa mercantil estrangeira no Brasil: conceito, autorizao para instalao e funcionamento e investimentos. Resumo atualizado em 15/04/04. Disponvel em: <www.sebraesp.com.br>. Acesso em: 12/05/2006. Cretella Neto, Jos. Empresa transnacional e direito internacional: exame do tema luz da globalizao. Rio de Janeiro: Forense, 2006.

Cruz, Ney Hayashi da. Bancos so lderes em remessas de lucros. Folha de S.Paulo, So Paulo, 14 de maio de 2006. Disponvel em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi1405200620.htm>. Acesso em: 14/05/06. Eiteman, David K. & Stonehill, Arthur I. Multinational business finance. 5. ed. Reading, MA: Addison-Wesley, 1989. EU/EC European Comission. A common EU approach to the fight against organised transnational crime. June, 2005. Disponvel em: <http://ec.europa.eu/justice_home/fsj/crime/fsj_crime_intro_en.htm>. Acesso em: 15/05/2006. Freire, Fernando; Tavarnaro, Giovana H. J. et alii. As sociedades comerciais nos parasos fiscais. Curitiba: Faculdade de Direito de Curitiba, Maio/2000. Disponvel em: <www.cosif.com.br/publica.asp?arquivo=parafiscal03>. Acesso em: 26/04/2006. GAFI Grupo de Ao Financeira sobre o Branqueamento de Capitais. Quarenta Recomendaes do Grupo de Ao Financeira sobre o Branqueamento de Capitais. ver. portugus. 24/05/2000. Disponvel em: <www.fazenda.gov.br/coaf/portugues/download/40_Recomendacoes.pdf>. Acesso em: 10/09/2005. Godoy, Arnaldo Sampaio de Moraes. Direito Tributrio comparado e tratados internacionais fiscais. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Ed., 2005. Greco, Marco Aurlio. Planejamento tributrio. So Paulo: Dialtica, 2004. Huck, Hermes Marcelo. Evaso e eliso: rotas nacionais e internacionais do planejamento tributrio. So Paulo: Saraiva, 1997. Jo, Hee Moon. Moderno direito internacional privado. So Paulo: LTr, 2001. Khambata, Dara & Ajami, Riad. International business: theory and practice. New York: Macmillan Publ., 1992. Madura, Jeff. International financial management. 2. ed. St. Paul, MN: West Publ., 1989. OECD. Glossary of Foreign Direct Investment Terms. Organisation for Economic Co-operation and Development, 2001 not published. Disponvel em: <stats.oecd.org/glossary>. Acesso em 11/05/2006. Penteado, Claudio Camargo. Empresas offshore: doutrina, prtica e legislao: Uruguai, Cayman, Ilhas Virgens Britnicas. 2. ed. ampl. e atual. So Paulo: Pillares, 2004. Rechsteiner, Beat Walter. Direito internacional privado: teoria e prtica. So Paulo: Saraiva, 1996. Ribeiro, Alex e Carvalho, Maria Christina. BC estuda sadas para o capital contaminado das multinacionais. Valor Econmico, So Paulo, 28 de abril de 2006. Disponvel em: <www.valoronline.com.br/valoreconomico/285/financas/54/BC+estuda+saidas+para+o+c apital+contaminado+das+multinacionais,Lavagem%20dinheiro,,54,3660276.html>. Acesso em: 16/05/2006. Ribeiro, Alex. BC v espao para concentrao bancria ainda maior no Brasil. Valor Econmico, So Paulo, 15 de maio de 2006. Disponvel em: <www.valoronline.com.br/valoreconomico/285/financas.html#54>. Acesso em: 15/05/2006. Rossi, Fabiano Leitoguinho. Regime jurdico das empresas transnacionais. So Paulo: IOB Thomson, 2006. Vieira Sobrinho, Jos Dutra. Matemtica financeira. 5. ed., So Paulo: Atlas, 1995.

Вам также может понравиться