Вы находитесь на странице: 1из 6

Histria da alimentao

Ricardo N 17 8B Miguel N 15 8B

Pr Historia
O HOMEM DA PR HISTORIA COMIA FRUTOS, RAIZES E OVOS DE VARIAS CRIATURAS. COM A DESCOBERTA DO FOGO O HOMEM DA PRE HISTORIA MELHORA A SUA ALIMENTAO.

A ALIMENTAO DOS TEMPOS E DESCOBRIMENTOS


Os portugueses nos tempos dos descobrimentos transportavam muitas mercadorias. Os portugueses traziam especiarias e alimentos como: cereais (trigo, centeio, cevada e milho), peixe seco (bacalhau).

Alimentao a partir do sculo XIX


O desenvolvimento das indstrias alimentares, no sculo XIX, com a Revoluo Industrial, modificou definitivamente no s os comportamentos sociais, como os hbitos alimentares das pessoas. As mulheres passaram a fazer parte da fora de trabalho, mudando a vida domstica. O consumo de electrodomsticos aumentou, assim como a comida industrializada. Trabalhadores passam a comer nos restaurantes das fbricas. Surgem restaurantes de rua, que absorvem a populao que prefere no fazer suas refeies em casa. As foras de produo no campo e as relaes mercantilistas intensificam-se, dando um novo patamar na alimentao.

A Alimentao no sculo XX
O sculo XX foi tambm marcado por duas grandes guerras e a diviso dos pases por blocos econmicos. A fome atingiu diversas sociedades e, como problema alimentar mundial. Ao mesmo tempo, alguns problemas de sade passaram a ser relacionados com falta ou excesso de alguns nutrientes (ex. ferro). Neste sculo o excesso de gorduras leva a um aumento dos nveis do colesterol e o alto consumo de sal pode causar hipertenso arterial. O aleitamento prolongado no seio materno e a incluso de outros tipos de alimentos na dieta da criana tm sido apontados como uma das melhores solues para evitar o bito de crianas nos primeiros anos de vida.

MiGuEl.S. RiCaRdO

Вам также может понравиться