Вы находитесь на странице: 1из 6

GLOSSRIO DE PARASITOLOGIA

O presente glossrio foi extrado, com autorizao do autor David Pereira Neves, do livro: Parasitologia Dinmica. Editora Atheneu, So Paulo, 2006. Captulo 61, p. 465-468. Tambm sugerimos a consulta do Dicionrio de Termos Tcnicos de Medicina e Sade, de Lus Rey, Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2003 [950 p.]

Abiticos: so os componentes fsicos e qumicos do meio. Agente etiolgico: o agente causador ou responsvel por uma doena. Pode ser vrus, bactria, fungo, protozorio ou helminto. sinnimo de patgeno. Agente infeccioso: o microorganismo (vrus, bactrias, fungos, protozorios, helmintos) capaz de produzir infeco ou doena infecciosa. Antropoflico: artrpode que prefere se alimentar em humanos. Antroponose: doena exclusiva de humanos. Ex.: a necatorose. Biocenose: a comunidade ou conjunto de espcies e suas populaes, vivendo em determinado ambiente (bitopo), mantendo certa interdependncia entre elas. Biticos: so os componentes vivos do meio ambiente. Bitopo: local com certas caractersticas fsicas e qumicas, onde vive uma espcie; o mesmo que ectopo. Cisto: a forma de resistncia de certos protozorios, nos quais se encontra uma pelcula ou cpsula protetora, envolvendo uma forma capaz de reproduzir-se quando encontrar o ambiente adequado. Contaminao: a presena de um agente infeccioso na superfcie do corpo, roupas, brinquedos, gua, leite ou alimentos. Doena metaxnica: quando parte do ciclo vital de um parasito se realiza no vetor, isto , o vetor no s transporta o agente etiolgico, mas um elemento obrigatrio para sua maturao ou multiplicao. Ex.: malria, esquistossomose. Ecologia: parte da biologia que se ocupa das inter-relaes entre os seres vivos e seu ambiente (bitico e abitico). Ectono: uma regio da transio entre dois ecossistemas.

Ectopo: o abrigo fsico do animal. Como exemplo, podemos dizer que, dentro da cafua, os triatomneos vivem nas frestas das paredes; dentro organismo humano o Ascaris vive dentro do intestino delgado. Endemia: a prevalncia usual de determinada doena, com relao a uma rea, cidade, estado ou pas. Representa o nmero esperado de casos em uma populao, em determinando perodo de tempo. Epidemia: a ocorrncia muito elevada de determinada doena, com relao a uma rea, cidade ou pas. Representa o nmero muito acima do esperado de casos em uma populao, em determinado perodo de tempo. Epidemiologia: o estudo da distribuio e dos fatores determinantes da freqncia de uma doena; a epidemiologia trata de dois aspectos fundamentais: a distribuio (idade, raa, sexo, geografia) e os fatores determinantes da freqncia (tipo de patgeno, meio de transmisso, etc.); em resumo: estuda os fatores responsveis pela existncia ou aparecimento de uma doena ou outro evento (acidentes, vendavais, etc.). Enzoose: doena exclusiva de animais. Ex.: a peste suna, o Dioctophime renale, que parasita de lobo e co. Estdio: fase intermediria ou intervalo entre duas mudas da larva de um artrpode ou helminto (em entomologia sinnimo de instar). Ex.: larva de primeiro estdio, larva de terceiro estdio. Estgio: a fase de transio ou forma evolutiva de um organismo durante seu ciclo biolgico. Ex.: estgio de ovo, estgio de larva, de pupa, de adulto. Fase aguda: a fase da doena que surge aps a infeco onde os sintomas clnicos so mais ntidos (febre alta, parasitemia elevada, etc.). um perodo de definio: o paciente se cura, passa para a fase crnica ou morre. Fase crnica: a fase que se segue fase aguda, na qual o paciente apresenta sintomas clnicos mais discretos, havendo um certo equilbrio entre os hospedeiros e o agente etiolgico e, usualmente, a resposta imunolgica bem elevada. Foco natural: o ambiente adequado para uma espcie sobreviver e propagar. Ex.: o Culex quinqefasciatus tem como foco natural colees de gua parada, rica em matria orgnica e prxima de habitaes humanas. Fmite: representado por utenslios que podem veicular o agente etiolgico entre diferentes hospedeiros. Ex.: roupas, seringas, espculos, etc. Fonte de infeco: o objeto, o paciente ou local de onde o agente etiolgico passa para novo hospedeiro ou novo paciente.

Ex.: gua contaminada / febre tifide, mosquito infectate / dengue, carne com cisticercose / tenase, etc.

Hbitat: o ecossistema local ou rgo onde determinada espcie ou populao vive. Ex.: o hbitat do Necator americanus o duodeno humano. Hospedeiro: o organismo que alberga o parasito. Hospedeiro definitivo: o que apresenta o parasito em sua fase de maturidade ou em fase de reproduo sexuada. Ex.: o hospedeiro definitivo do Plasmodium o Anopheles; os hospedeiros definitivos do S. mansoni so os humanos. Hospedeiro intermedirio: aquele que apresenta o parasito em sua fase larvria ou assexuada. Ex.: o caramujo o hospedeiro intermedirio do S. mansoni. Hospedeiro paratnico ou de transporte: o hospedeiro intermedirio no qual o parasito no sofre desenvolvimento ou reproduo, mas permanece vivel at atingir novo hospedeiro definitivo. Ex.: peixes maiores, que ingerem peixes menores contendo larvas plerocercides de Diphyllobotrium,que simplesmente transportam essas larvas at que os humanos as ingiram (os humanos preferem comer crus os peixes maiores...). Incidncia: a freqncia com que uma doena ou fato ocorre num perodo de tempo definido e com relao populao (casos novos, apenas). No ms de dezembro, na cidade de natal, a incidncia de gripe foi de 12%. (Ver Prevalncia). Infeco: penetrao e desenvolvimento ou multiplicao de um agente etiolgico no organismo humano ou animal, podendo ser vrus, bactria, protozorio, helminto, etc. Infeco inaparente: presena do agente etiolgico em um hospedeiro, sem aparecimento de qualquer sintoma clnico. Infestao: o alojamento, desenvolvimento e reproduo de artrpodes na superfcie do corpo, nas vestes ou na moradia de humanos ou de animais. Letalidade: expressa o nmero de bitos com relao a determinada doena ou fato, tendo como referncia uma populao. Ex.: 100% das pessoas no-vacinadas, quando atingidas pelo vrus rbico, morrem; a letalidade na gripe muito baixa. Morbidade: expressa o nmero de pessoas doentes com relao a uma doena e uma populao. Ex.: na poca do inverno, a morbidade da gripe muito elevada; ou seja, na poca do inverno a incidncia da gripe muito grande. Nicho ecolgico: a atividade ou funo dentro de seu ectopo ou hbitat.

Ex.: no intestino delgado humano, o Ascaris realiza suas atividades alimentares e reprodutivas. Parasitemia: representa o nmero de parasitos que esto presentes na corrente sangunea de um paciente. Ex.: na fase aguda da doena de Chagas, usualmente, a parasitemia muito elevada. Parasitismo: a associao entre seres vivos onde existe unilateralmente de benefcios, sendo um dos associados (o de maior porte ou hospedeiro) prejudicado pela associao. Parasito: o ser vivo de menor porte que vive associado a outro ser vivo de maior porte, custa ou na dependncia deste. Pode ser: Ectoparasito: vive extremamente no corpo do hospedeiro. Endoparasito: vive dentro do corpo do hospedeiro. Hiperparasito: que parasita outro parasito: Ex.: E.Histolytica sendo parasitada por fungos (Sphoerita endgena) ou por cocobacilos. Parasito acidental: o que exerce o papel de parasito, porm habitualmente possui vida no-parasitria. Ex.: larvas de moscas que vivem em frutos ou vegetais em decomposio e acidentalmente atingem humanos. Parasito errtico: o que vive fora do seu hbitat ou de seu hospedeiro normal. Parasito estenoxnico: o que parasita espcie de vertebrados muito prximas. Parasito eurixeno: o que parasita espcie de vertebrados muito distinta. Parasito facultativo: o que pode viver parasitando um hospedeiro ou no, isto , pode ter hbitos de vida livre ou parasitria. Ex.: as larvas de moscas Sarcophagiae podem provocar miases humanas, desenvolver-se em cadveres ou ainda fezes. Parasito heterogentico: o que apresenta alternncia de geraes. Ex.: Plasmodium, com ciclo assexuado em humanos e sexuado em mosquitos. Parasito heteroxnico: o que possui hospedeiro definitivo e intermedirio. Parasito monoxnico: o que possui apenas o hospedeiro definitivo. Ex.: Enterobius vermiularis, A. lumbricoides. Parasito monogentico: o que no apresenta alternncia de geraes, isto , possui um s tipo de reproduo - sexuada. Ex.: E.histolytica, A.duodenale. Parasito obrigatrio: aquele incapaz de viver fora do hospedeiro. Ex.: T.gondii, Plassmodium.

Parasito oportunista: aquele que usualmente vive no paciente sem provocar nenhum dano (infeco inaparente), mas em determinados momentos se aproveita da baixa resistncia do paciente de desenvolve doenas graves. Parasito peridico: o que freqenta o hospedeiro intervaladamente. Ex.: mosquitos, barbeiros. Parasitide: a forma imatura (larva) de um inseto que ataca outros artrpodes maiores, quase sempre provocando a morte desses. Ex.: o micro-himenptero Telenomous fariai atacando ovos de barbeiros. Partenognese: desenvolvimento de um ovo sem a participao de um espermatozide. Patogenia ou patognese: o mecanismo com o agente etiolgico que provoca leses no hospedeiro. Patogenicidade: a maior ou menor habilidade de um agente etiolgico provocar leses. Patognomnico: sinal ou sintoma caracterstico de determinada doena. Ex.: sinal de Romaa tpico da doena de Chagas. Pedognese: a reproduo ou multiplicao de uma forma larvria. Ex.: formao de esporocistos secundrios e rdias a partir do esporocisto primrio. Perodo de incubao: o perodo decorrente entre a penetrao do agente etiolgico e o aparecimento dos primeiros sintomas clnicos. Perodo pr-patente: o perodo que decorre entre a penetrao do agente etiolgico e o aparecimento das primeiras formas detectveis do agente etiolgico. Poluio: a presena de substncias nocivas, especialmente qumicas, mas no infectantes, contaminando o ambiente: ar, gua, alimentos, etc. Portador: hospedeiro infectado que alberga o agente etiolgico, sem manifestar sintomas, porm capaz de transmiti-lo a outrem; nesse caso conhecido como portador assintomtico; quando ocorre doena e o portador pode contaminar outros hospedeiros, temos o portador em incubao, portador convalescente, portador crnico, etc. Premunio ou imunidade concomitante: um tipo especial de estado imunitrio ligado necessidade da presena do agente etiolgico, com a manuteno de taxas elevadas da resposta imune. Normalmente durante o estado da premunio h certa dificuldade do paciente em se reinfectar, havendo um equilbrio ente o parasito e o hospedeiro. Ocorre na fase crnica de vrias doenas. Prevalncia: termo geral utilizado para caracterizar o nmero total de casos de uma doena ou qualquer outra ocorrncia numa populao e tempo definidos (casos antigos somados aos casos novos).

Ex.: no Brasil, (populao estimada em 120 milhes de pessoas), a prevalncia da esquistossomose foi de 8 milhes de pacientes em 1975. Profilaxia: o conjunto de medidas que visa a preveno, erradicao ou controle de uma doena ou de um fato prejudicial aos seres vivos; as medidas profilticas sempre dependem dos fatores epidemiolgicos. Reservatrio: qualquer local, vegetal, animal ou humano onde vive e multiplica-se um agente etiolgico e do qual capaz de atingir outros hospedeiros. Alguns autores dizem que o reservatrio vivo perfeito (animal ou humano) aquele que possui o agente etiolgico, mas no padece com sua presena; prefiro usar o termo reservatrio, independentemente de apresentar ou no os sintomas. Ex.: os humanos so os reservatrios do S. mansoni. Sinantropia: a habilidade de certos animais silvestres (mamferos, aves, insetos) de freqentar habitaes humanas; isto , so capazes de circular entre os ambientes silvestres, rural e urbano, muitas vezes, veiculando patgenos. Vetor: um artrpode, molusco ou veculo que transmite um parasito entre dois hospedeiros. Vetor biolgico: quando o agente etiolgico se multiplica ou se desenvolve no vetor. Vetor mecnico: quando o parasito no se multiplica ou se desenvolve no vetor, esse simplesmente serve de transporte ao parasito. Ex.: a T. penetrans veiculando esporos de fungos. Virulncia: a severidade e rapidez com que um agente etiolgico provoca leses no hospedeiro. Zoonoses: doenas que so naturalmente transmitidas entre humanos e animais vertebrados podendo dividir-se em: Anfixenose: doena que circula indiferentemente entre humanos e animais, isto , tanto os animais como os humanos funcionam como hospedeiros do agente. Antropozoonose: doena primria de animais e que pode ser transmitida aos humanos. Ex.: brucelose, onde os humanos so infectados acidentalmente. Zooantroponose: doena primria de humanos e que pode ser transmitida aos animais. Ex.: no Brasil a esquistossomose mansoni tem os humanos como principais hospedeiros e alguns animais se infectam a partir de ns. Zooflico: artrpode que prefere se alimentar sobre animais.

WWW.VETARQUIVOS.BLOGSPOT.COM

Вам также может понравиться