Вы находитесь на странице: 1из 5

Teste Intermdio de Biologia e Geologia Verso 2

Teste Intermdio

Biologia e Geologia
Verso 2
Durao do Teste: 90 minutos | 24.03.2011 10. Ano de Escolaridade
Decreto-Lei n. 74/2004, de 26 de Maro

Na folha de respostas, indique de forma legvel a verso do teste. A ausncia dessa indicao implica a classificao com zero pontos das respostas aos itens de escolha mltipla, de associao/correspondncia e de ordenao. Utilize apenas caneta ou esferogrfica de tinta indelvel, azul ou preta. No permitido o uso de corrector. Em caso de engano, deve riscar de forma inequvoca aquilo que pretende que no seja classificado. Escreva de forma legvel a numerao dos grupos e dos itens, bem como as respectivas respostas. As respostas ilegveis ou que no possam ser identificadas so classificadas com zero pontos. Para cada item, apresente apenas uma resposta. Se escrever mais do que uma resposta a um mesmo item, apenas classificada a resposta apresentada em primeiro lugar. Para responder aos itens de escolha mltipla, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica a nica opo escolhida. Para responder aos itens de associao/correspondncia, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a letra que identifica cada elemento da coluna A e o nmero que identifica o nico elemento da coluna B que lhe corresponde. Para responder aos itens de ordenao, escreva, na folha de respostas: o nmero do item; a sequncia de letras que identificam os elementos a ordenar. As cotaes dos itens encontram-se no final do enunciado do teste.

TI de Biologia e Geologia Verso 2 Pgina 1/ 10

GRUPO I
Rifte de Afar No Norte da Etipia, numa extenso de 60 km de comprimento, no segmento magmtico de Dabbahu do rifte de Afar, entre 14 de Setembro e 4 de Outubro de 2005, ocorreu a injeco de magma ao longo de uma fissura a profundidades entre 2 e 9 km; a origem deste magma parece estar associada s cmaras magmticas dos vulces Dabbahu e Gabho. A partir de 25 de Setembro de 2005, ocorreu uma erupo explosiva de tipo fissural. Neste perodo, e durante cerca de duas semanas, registaram-se 163 sismos de magnitude superior a 3,9. Deste acontecimento resultou o aparecimento de extensas fendas superfcie, associadas formao de um rifte em ambiente continental. A Figura 1 representa esquematicamente os acontecimentos descritos. Em Agosto de 2007 e em Junho de 2009, ocorreram novas erupes vulcnicas neste sector do rifte de Afar, agora com caractersticas diferentes. Com efeito, a anlise da composio qumica das lavas provenientes destas erupes revela caractersticas baslticas, com valores de slica (SiO2) na ordem de 48%.
Baseado em D. Ferguson et al., Recent rift-related volcanism in Afar, Ethiopia, Earth and Planetary Science Letters, 2010

Baseado em T. Wright et al., Magma maintained rift segmentation at continental rupture in 2005 Afar dyking episode, Nature, 2006

Figura 1

TI de Biologia e Geologia Verso 2 Pgina 2/ 10

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 4, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. A lava expelida nas erupes de 2007 e de 2009 que ocorreram no rifte de Afar era essencialmente (A) cida e pobre em slica. (B) bsica e rica em slica. (C) cida e rica em slica. (D) bsica e pobre em slica.

2. A erupo de tipo fissural de 25 de Setembro de 2005 est associada a um rifte (A) intraplaca em regime divergente. (B) interplaca em regime convergente. (C) interplaca em regime divergente. (D) intraplaca em regime convergente.

3. Os sismos ocorridos na regio de Dabbahu e Gabho, entre 14 de Setembro e 4 de Outubro de 2005, foram provocados pela libertao (A) brusca de energia, verificando-se a migrao da rotura ao longo da zona de falha de SE para NO. (B) gradual de energia, verificando-se a migrao da rotura ao longo da zona de falha de SE para NO. (C) brusca de energia, verificando-se a migrao da rotura ao longo da zona de falha de NO para SE. (D) gradual de energia, verificando-se a migrao da rotura ao longo da zona de falha de NO para SE.

4. Os dados ssmicos contribuem para o estudo da estrutura interna da Terra por mtodos (A) indirectos, tal como os dados recolhidos atravs de amostras de materiais lunares. (B) directos, tal como os dados recolhidos atravs de amostras de materiais lunares. (C) indirectos, tal como os dados recolhidos atravs de sondagens profundas. (D) directos, tal como os dados recolhidos atravs de sondagens profundas.

5. Designe o local do interior da Terra onde tem origem um sismo.

6. Relacione o tipo de erupo ocorrida em 2005, no rifte de Afar, com o que ser de esperar relativamente ao teor em gases e fluidez da lava resultante daquela erupo.

TI de Biologia e Geologia Verso 2 Pgina 3/ 10

GRUPO II
Projecto Deep Impact No mbito do projecto Deep Impact da NASA, a sonda espacial Impactor, com 370 kg, colidiu, a 4 Julho de 2005, com o cometa Tempel 1, descoberto em 1867 por Ernst Tempel. Este cometa, cuja rbita tem um perodo de cinco anos e meio, constitui um excelente objecto de estudo em astrogeologia. O choque provocou uma exploso de luz e originou uma cratera de dimenses equivalentes s de um campo de futebol. Os objectivos principais deste projecto foram tentar compreender o impacto que um cometa teria na superfcie da Terra e avaliar a evoluo do manto e da crosta terrestres, a partir dos dados fornecidos pelo impacto num corpo celeste que pode ser contemporneo da formao do sistema solar e que, como tal, se apresenta como um fssil. Os resultados foram conseguidos atravs de telescpios e de outros instrumentos, como a nave flyby, cujo objectivo era fotografar o impacto. Os instrumentos registaram espectros de luz que no so compatveis com materiais terrestres. Foi tambm registada a existncia de gua, de etanol e de compostos orgnicos de carbono.
Baseado em http://deepimpact.umd.edu (consultado em Novembro de 2010)

Na resposta a cada um dos itens de 1 a 3, seleccione a nica opo que permite obter uma afirmao correcta. Escreva, na folha de respostas, o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida.

1. A aproximao de um cometa em relao ao Sol provoca, no primeiro, (A) o aumento da sua massa e a solidificao de alguns dos seus constituintes. (B) a diminuio da sua massa e a solidificao de alguns dos seus constituintes. (C) o aumento da sua massa e a sublimao de alguns dos seus constituintes. (D) a diminuio da sua massa e a sublimao de alguns dos seus constituintes.

2. Com um perodo de cinco anos e meio, o cometa Tempel 1 visvel da Terra apenas durante algum tempo, apresentando uma rbita (A) excntrica em torno do Sol. (B) concntrica em torno do Sol. (C) concntrica em torno da Terra. (D) excntrica em torno da Terra.

3. Os espectros de luz registados aps o impacto da sonda evidenciam, no cometa Tempel 1, a presena de (A) outras formas de vida. (B) substncias desconhecidas na Terra. (C) gua no estado slido. (D) compostos carbonatados.

TI de Biologia e Geologia Verso 2 Pgina 4/ 10

4. Faa corresponder, de acordo com as suas propriedades, cada tipo de corpo do sistema solar, referido na coluna A, respectiva designao, que consta da coluna B. Escreva, na folha de respostas, as letras e os nmeros correspondentes. Utilize cada letra e cada nmero apenas uma vez.

COLUNA A

COLUNA B

(a) Corpo rochoso que se desloca entre as rbitas de Marte e de Jpiter. (b) Corpo que resiste atmosfera terrestre e que pode ser recuperado. (c) Corpo que orbita em torno de um planeta principal. (d) Corpo sem luz prpria, com elevada dimenso e com baixa densidade. (e) Corpo diferenciado e com caractersticas essencialmente rochosas.

(1) Asteride (2) Cometa (3) Estrela (4) Meteorito (5) Planeta gasoso (6) Planeta telrico (7) Planetesimal (8) Satlite

5. Explique de que forma a coliso da sonda Impactor com a superfcie do cometa Tempel 1 pode contribuir para o conhecimento dos materiais constituintes da Terra aquando da sua formao.

TI de Biologia e Geologia Verso 2 Pgina 5/ 10

Вам также может понравиться