Вы находитесь на странице: 1из 2

Rev Bras Hipertens vol.17(2):117-118, 2010.

COMUNICAO BREVE 117

ndice tornozelo-braquial no diagnstico da doena aterosclertica carotdea


Ankle-brachial index in the diagnosis of carotid atherosclerotic disease

Luiz Tadeu Giollo Jnior1, Jos Fernando Vilela Martin2

A incidncia de eventos cardiovasculares tem apresentado um crescimento exponencial em todo o mundo com o passar dos anos. Isso se deve ao sedentarismo, tabagismo, etilismo, estresse, fatores genticos, alimentao baseada em carboidratos e lipdeos, que favorecem o surgimento e o agravamento de hipertenso arterial, diabetes mellitus, dislipidemias, sndrome metablica e progresso da doena aterosclertica. Assim, so necessrias medidas diagnsticas e de interveno cada vez mais precoces e eficazes a fim de minimizar a elevao da morbidade e mortalidade cardiovascular.

ndicE toRnoZElo-BRAQuiAl
Mtodos de diagnstico precoce so teis na deteco do processo aterosclertico, sendo o ndice tornozelo-braquial (ITB) um bom instrumento para essa finalidade. O ITB representa a razo entre a presso arterial sistlica do tornozelo e do brao, um mtodo simples, no invasivo, de baixo custo e de grande confiabilidade. O clculo do ITB realizado pela relao da maior presso arterial sistlica da artria tibial posterior e da artria dorsal do p (com obteno nos dois membros ou em apenas um, dependendo da casualidade) com a maior presso sistlica das artrias braquiais. Vrios estudos comprovam a eficcia do ITB como ferramenta para diagnstico de molstias cardiovasculares em sua fase inicial, oferecendo reduo de custos para o sistema de sade brasileiro e empresas, prevenindo os riscos cardiovasculares e melhorando a qualidade de vida para o paciente.

AtERosclERosE
A aterosclerose uma doena sistmica, com substrato gentico, que tem seu incio na adolescncia e que pode ser agravada por fatores de risco, os quais tm grande influncia sobre a progresso da placa aterosclertica. Dessa forma, h uma grande necessidade em reeducar os pacientes quanto aos seus hbitos de vida dirios, acompanhando-os com avaliao do seu perfil lipdico. Portanto, o processo aterosclertico responsvel por altos ndices de morbidade e mortalidade em todo o mundo fato explicado, em parte, pelo envelhecimento da populao (10,5% da populao brasileira tm idade igual ou superior a 60 anos) e fatores de riscos latentes e apresentase como uma das principais causas para o desenvolvimento de doena arterial coronariana (DAC) e cerebrovascular. Conhecer o perfil lipdico dos pacientes tornou-se primordial na prtica clnica cardiolgica, sendo bom marcador para predizer a formao e progresso do processo aterosclertico. A deteco precoce da formao da placa aterosclertica pode significar um grande avano e um timo prognstico na teraputica cardiolgica.
Recebido: 14/1/2010 Aceito: 17/3/2010

doEnA AtERosclERticA cARotdEA


A doena carotdea se mostra de suma importncia no prognstico de doenas cardiovasculares, visto que a formao aterosclertica nessa regio, alm de causar grandes repercusses cerebrovasculares, pode estimar o grau de evoluo aterosclertica sistmica de acordo com a espessura ntimamdia. Pode-se citar como forma de diagnstico da doena arterial carotdea o ecoDoppler intracraniano (ultrassonografia com Doppler ou duplex scan), que possibilita o reconhecimento e o padro morfolgico da placa aterosclertica e, em determinada medida, pode estimar sua composio. Essas caractersticas ditam o prognstico futuro de embolizao e de complicaes; alm disso, com as estimativas de velocidade de fluxo, auxiliam na quantificao funcional da estenose. Entretanto, o mtodo

1 Fisioterapeuta estagirio da Clnica de Hipertenso da Faculdade de Medicina de So Jos do Rio Preto (Famerp). 2 Professor adjunto doutor e coordenador da Clnica de Hipertenso da Famerp. Correspondncia para: Jos Fernando Vilela Martin. Av. Brigadeiro Faria Lima, 5416 15090-000 So Jos do Rio Preto, SP. Telefax: (17) 3201-5727. E-mail: vilelamartin@ uol.com.br

118

ndice tornozelo-braquial no diagnstico da doena aterosclertica carotdea


giollo Jnior lt, martin JfV

Rev Bras Hipertens vol.17(2):117-118, 2010.

apresenta, mesmo em centros especializados, 1%-14% de resultados falso-positivos para estenose grave (> 70% de estenose carotdea).

QuAl A RElAo EntRE o ndicE toRnoZEloBRAQuiAl E A doEnA AtERosclERticA cARtidEA?


Grandes estudos demonstraram em todo o mundo que o ITB considerado uma ferramenta no invasiva eficaz no diagnstico de doena aterosclertica carotdea, por causa de sua capacidade em detectar variaes de fluxo no circuito arterial, ocasionadas por estenoses (moderadas ou graves) no leito vascular. Valores de ITB entre 0,91 a 1,30 so considerados normais, e os acima de 1,30 ou abaixo de 0,91 se constituem em fortes preditores de doena aterosclertica difusa e demonstram a presena de enrijecimento arterial em virtude da calcificao da camada mdia e, consequente, rigidez da parede vascular. Esse mtodo de diagnstico apresenta sensibilidade de 95% e especificidade de 100% na deteco precoce de afeces cardiovasculares geradoras de comprometimento no fluxo sanguneo. Geralmente, essa situao ocorre em indivduos com alto risco cardiovascular; tabagismo, dislipidemia, diabetes mellitus, idade avanada e hipertenso arterial so preditores do desenvolvimento da doena. Pacientes com valores alterados de ITB devero ser submetidos a posterior avaliao diagnstica para doena arterial carotdea e perifrica. A relao entre o ITB e a doena aterosclertica carotdea pode ser explicada pela rigidez arterial, decorrente da idade avanada, tabagismo e formao de placas aterosclerticas na ntima-mdia e pela medida da velocidade de onda de pulso carotdea-femoral, que se apresenta aumentada devido alterao na capacidade de contrao e ao relaxamento do vaso arterial. Segundo Fowkes e Makdisse, valores de ITB > 1,30 so plenamente caractersticos de rigidez aumentada no circuito arterial, gerando complicaes funcionais significativas

no sistema cardiovascular; dessa forma, o ITB se mostra uma ferramenta importante (baixo custo e fcil aplicabilidade) na investigao do risco cardiovascular. Para o diagnstico das alteraes anatomopatolgicas relacionadas doena aterosclertica carotdea, considera-se normal a espessura de 0,80 mm na ntima-mdia da cartida comum pr-bifurcao. Valores entre 0,90 e 1,40 mm so considerados como espessamento. Quando a espessura ultrapassar 1,40 mm, a presena de placa ateromatosa se torna bastante evidente. A ntima relao entre alterao anatomopatolgica e valores anormais de ITB favorece a deteco precoce dessa afeco, minimizando as complicaes cardiovasculares e cerebrovasculares e, consequentemente, reduzindo os ndices de morbidade e mortalidade na populao.
Ankle Brachial Index Collaboration, Fowkes FG, Murray GD, Butcher I, et al. Ankle brachial index combined with Framingham risk score to predict cardiovascular events and mortality: a meta-analysis. JAMA. 2008;300:197-208. Fowkes FG, Leng GC, Lee AJ, Dunbar J, Housley E, Ruckley CV. Use of ankle brachial pressure index to predict cardiovascular events and death: a cohort study. BMJ. 1996;313:1440-4. Freitas P, Piccinato CE, Martins WP, Mauad Filho F. Carotid atherosclerosis evaluated by Doppler ultrasound: association with risk factors and systemic arterial disease. J Vasc Bras. 2008;7:298-307. Jahromi AS, Clase CM, Maggisano R, Bailey R, Safar HA, Cin CS. Progression of internal carotid artery stenosis in patients with peripheral arterial occlusive disease. J Vasc Surg. 2009;50:292-8. Korhonen PE, Syvnen KT, Vesalainen RK, et al. Ankle-brachial index is lower in hypertensive than in normotensive individuals in a cardiovascular risk population. J Hypertens. 2009;27:2036-43. Makdisse M. ndice tornozelo-braquial: importncia e uso na prtica clnica. So Paulo: Editora Segmento Farma; 2004. Safar ME, ORourke MF. The brachial-ankle pulse wave velocity. J Hypertens. 2009;27:1960-1. Santos RA, Boas LGCV, Osiro PM, Costa GM, Cordeiro JA, Martin JFV. A importncia do ndice tornozelo-braquial no diagnstico da doena carotdea em pacientes hipertensos. Rev Bras Clin Med. 2009;7:299-303. Tanaka H, Munakata M, Kawano Y, et al. Comparison between carotid-femoral and brachial-ankle pulse wave velocity as measures of arterial stiffness. J Hypertens. 2009;27:2022-7. Taylor AJ, Merz CN, Udelson JE. 34a Bethesda Conference: Executive Summary Can Atherosclerosis Imaging Techniques Improve the Detection of Patients at Risk for Ischemic Heart Disease? J Am Coll Cardiol. 2003;41:1860-2.

BiBliogRAfiA

Вам также может понравиться