Вы находитесь на странице: 1из 6

Partido Operrio Social Democrata Russo (POSDR) Lderes: Vladimir Lnin Gueorgui Plekhanov e Lev Bronstein (conhecido como

Trotski).

Integrantes: Bolcheviques (majoritrio) A favor de Lnin. Mencheviques (minoritrio) Oposio a Lnin.

Bolcheviques Defendiam a revoluo socialista armada e a ditadura do proletariado. Depois de terem chegado ao poder, em 1917, mudam o nome para Partido Comunista de Toda Rssia (PCTR) 1918. Passam a ser conhecidos como Partido Comunista da Unio Sovitica (PCUS). Lderes: Ikov Mikhilovitch Sverdlov e Lnin.
Fundadores: Ikov Mikhilovitch Sverdlov,Trostky e Lnin.

Mencheviques Defendiam uma revoluo moderada. Primeiro a democracia, o pleno desenvolvimento do capitalismo, o desabrochar das suas contradies. Depois o socialismo.
Lder: Martov

Revoluo de Fev de 1917 ou Revoluo Branca Nicolau II capturado e aprisionado (mas, no na cadeia). O gro-duque Miguel Alexandrovich Romanov, irmo de Nicolau II, diferiu o
poder.

27 de Fevereiro soldados e trabalhadores invadiram o Palcio Tauride, onde a Duma, o parlamento russo, se reunia. Formaram-se dois comits provisrios:

Dos deputados moderados da Duma. Tornar-se-ia o Governo Provisrio. Dos Soviete de Petrogrado, formado por trabalhadores, soldados e militantes socialistas de vrias correntes. O gro-duque Miguel Romanove ordenou que as tropas leais no se opusessem
insurreio e se retirassem. Marcou eleies para uma Assembleia Constituinte para que se formasse um governo representativo.

Estabelece-se o Governo Provisrio. Governo de carter liberal burgus, intensamente interessado em manter a participao russa na Primeira Guerra Mundial (estado de fome). Comandante: Prncipe Georgy Lvov, latifundirio, comea como 1 Min. Mas, renuncia em Julho de 1917. Kerenski, Min. De Guerra ou da justia? , entra em seu lugar. Governa de 21 de Julho at 8 de novembro de 1917. 1 de Maro Soviete ordenava ao exrcito que lhe obedecesse, em vez de obedecer ao Governo Provisrio. Objetivos: dar terra aos camponeses, um exrcito com disciplina voluntria e oficiais eleitos democraticamente, e o fim da guerra. 2 de maro de 1917 Renuncia da monarquia do imperador autocrata, Czar Nicolau II (1984 1917), sustentada principalmente pela nobreza rural. Abril Lnin regressa Rssia, com ajuda alem. Pregava: uma repblica dos Sovietes, a nacionalizao dos bancos e da propriedade privada. Defendia a tese conhecida como "socialismo em um s pas".

Revoluo de Outubro de 1917 ou Revoluo Branca 25 de outubro bolcheviques, com a ajuda de elementos anarquistas e Socialistas Revolucionrios, cercaram a capital, onde estavam sediados o Governo Provisrio e o Soviete de Petrogrado. Muitos foram presos, mas Kerenski conseguiu fugir. Soviete de Petrogrado delegou o poder governamental ao Conselho dos Comissrios do Povo, dominado pelos bolcheviques. O Comit Executivo do mesmo Soviete de Petrogrado rejeitou a deciso dessa assembleia e convocou os sovietes e o exrcito a defender a Revoluo contra o golpe bolchevique.

3 de Novembro esboo do Decreto sobre o Controle Operrio foi publicado. Este documento institua a autogesto em todas as empresas com 5 ou mais empregados. 8 de novembro Kerenski, 1Min do G.P., cai.

Era consenso entre todos os partidos polticos russos de que seria necessria a criao de uma assemblia constituinte, e que apenas esta teria autoridade para decidir sobre a forma de governo que surgiria aps o fim do absolutismo. 12 de Novembro Eleies para assembleia constituinte. Todos os outros puderam participar livremente. Os Socialistas Revolucionrios receberam duas vezes mais votos do que os bolcheviques, e os partidos restantes receberam muito poucos votos. 26 de Dezembro Lnin publicou suas Teses sobre a assembleia constituinte, onde ele defendia os sovietes como uma forma de democracia superior assembleia constituinte. At mesmo os membros do partido bolchevique compreenderam que se preparava o fechamento da assembleia constituinte, e a maioria deles foram contra isto, mas o Comit Central do partido ordenou-lhes que acatassem a deciso de Lnin. 5 de Janeiro de 1918 uma imensa manifestao pacfica a favor da assembleia constituinte foi dissolvida bala por tropas leais ao governo bolchevique. A assembleia constituinte foi dissolvida. Pouco a pouco, se tornou claro que os bolcheviques pretendiam criar uma ditadura para si, inclusive contra os partidos socialistas revolucionrios. Isto levou os outros partidos a atuarem na ilegalidade, sendo que alguns deles passariam resistncia armada ao governo. Durante este perodo, o governo bolchevique tomou uma srie de medidas de impacto, como:

Pedido de paz imediata:

3 de maro de 1918 foi assinado, com a Alemanha/ Potncias centrais/ Trplice Aliana, o Tratado de Brest-Litovski, onde a Rssia confirmava a sua derrota e abria mo do controle sobre a Finlndia, Pases blticos(Estnia, Letnia e Litunia), Polnia, Bielorrssia e Ucrnia, bem como de alguns distritos turcos e georgianos antes sob seu domnio.

Confisco de propriedades privadas: grandes propriedades foram tomadas dos aristocratas e da Igreja Ortodoxa, para serem distribudas entre o povo. Estatizao da economia: o novo governo passou a intervir diretamente na vida econmica, nacionalizando diversas empresas.

Guerra civil (19181921) Durante o curto perodo em que os territrios cedidos no Tratado de BrestLitovski estiveram em poder do exrcito alemo, as vrias foras antibolcheviques puderam organizar-se e armar-se. Estas foras dividiam-se em trs grupos que tambm lutavam entre si: 1) czaristas , 2) liberais, eseritas e metade dos socialistas e 3) anarquistas. Com a derrota da Alemanha em 1919, esses territrios tornaram-se novamente alvo de disputa, bem como bases das quais partiriam foras que pretendiam derrubar o governo bolchevique. Trotsky (criador e comandante do Exrcito Vermelho) se ocupou em organizar o novo Exrcito Vermelho. Com a ajuda deste, os bolcheviques mostraram-se preparados para resistir aos ataques do tambm recm formado Exrcito polons, dos Exrcitos Brancos de Denikin, Kolchak, Yudenich e Wrangel(que se dividiam entre as duas primeiras faces citadas no pargrafo anterior), e tambm para suprimir o Exrcito Insurgente de Makhno e a Revolta de Kronstadt, ambos de forte inspirao anarquista. Incio de 1921 Fim da guerra civil, com a vitria do Exrcito Vermelho. O Partido Bolchevique, que desde 1918 havia alterado sua denominao para Partido Comunista, consolidava a sua posio no governo. Terminada a guerra civil, a Rssia estava completamente arrasada, com graves problemas para recuperar sua produo agrcola e industrial. Fevereiro de 1921 Criao da Comisso Estatal de Planificao Econmica ou GOSPLAN, por Lnin, visando promover a reconstruo do pas. Maro de 1921 adaptou-se um conjunto de medidas conhecidas como Nova Poltica Econmica ou NEP. Destacam-se: Liberdade de comrcio interno, liberdade de salrio aos trabalhadores, autorizao para o funcionamento de empresas particulares e permisso de entrada de capital estrangeiro para a reconstruo do pas. O Estado russo continuou, no entanto, exercendo controle sobre setores considerados vitais para a economia: o comrcio exterior, o sistema bancrio e as grandes indstrias de base.

Dezembro de 1922 fundao da Unio das Repblicas Socialistas Soviticas (URSS) - (1922 1991) Organizao de um congresso geral de todos os sovietes. O governo da Unio, cujo rgo mximo era o Soviete Supremo (Legislativo), passou a ser integrado por representantes das diversas repblicas. Competia ao Soviete Supremo eleger um comit executivo, dirigido por um presidente a quem se reservava a funo de chefe de estado. Competiam ao governo da Unio as grandes tarefas relativas ao comrcio exterior, poltica internacional, planificao da economia, defesa nacional, entre outros. Paralelamente a essa estrutura formal, estava o Partido Comunista, que controlava, efetivamente, o poder da URSS. Sua funo era controlar os rgos estatais, estimulando sua atividade e verificando sua lealdade e manter os dirigentes em contato permanente com as massas. Tambm assegurava populao a difuso das ideologias vindas da alta cpula. 21 de Janeiro de 1924 Morre Lnin, o fundador do primeiro Estado socialista. Incio da disputa interna pelo poder sovitico. Num primeiro momento, os principais envolvidos nesta disputa eram Leon Trotski (ucraniano) e Josef Stalin. Trotski defendia a tese da Revoluo Permanente, segundo a qual o socialismo somente seria possvel se fosse construdo escala internacional. Ou seja, Para os trotskistas, a revoluo socialista deveria ser levada a onde o capitalismo estava em crise. Acreditavam ser invivel a construo do regime socialista na URSS caso no ocorressem vitrias socialistas em outros pases, pois, caso ao contrrio, os pases capitalistas acabariam com a URSS. Stalin defendia a construo do socialismo num s pas (segue a linha de Lnin). Pregava que os esforos por uma revoluo permanente comprometeriam a consolidao interna do socialismo na Unio Sovitica. Pois o pas estava internacionalmente isolado pelo fracasso de tentativas revolucionrias em outros pases e pela hostilidade do mundo capitalista. A tese de Stalin tornou-se vitoriosa. Foi aceita e aclamada no XIV Congresso do Partido Comunista. Trotski foi destitudo das suas funes como comissrio de guerra, expulso do Partido. 1929 Deportado da Unio Sovitica.

1940 Assassinado no Mxico, por um sujeito que ou era agente de Stalin ou um trotskista fantico, que desferiu no antigo lder do Exrcito Vermelho golpes de picareta na cabea. O governo de Stalin (1924 1953) Dezembro de 1929 Stalin converte-se no ditador absoluto da Unio Sovitica. O mtodo que utilizou para a total conquista do poder poltico teve como base a sua habilidade no controle da mquina burocrtica do Partido e do Estado, bem como a montagem de um implacvel sistema de represso poltica de todos os opositores. Desse modo, Stalin conseguiu eliminar do Partido, do Exrcito e dos principais rgos do Estado todos os antigos dirigentes revolucionrios, muitos dos quais tinham sido grandes companheiros de Lnin, como Zinoviev, Bukharin, Kamenev, Rikov, Muralov entre outros. Depois de presos e torturados, os opositores de Stalin eram forados a confessar crimes de espionagem que no haviam praticado. E, assim, conhecidos patriotas eram executados como traidores da ptria. Era a farsa jurdica que caracterizou as chamadas depuraes. Durante o perodo stalinista calcula-se que o terror poltico sovitico foi responsvel pela priso de mais de cinco milhes de cidados e pela morte de mais de 500 mil pessoas. Houve xito na reconstruo do pas e na elevao do nvel econmico e cultural da populao sovitica tornando a URSS, juntamente com os Estados Unidos da Amrica, aps a Segunda Guerra Mundial uma das superpotncias mundiais. http://pt.wikipedia.org/wiki/Diverg%C3%AAncias_entre_Stalin_e_Trotsky

O que vem aps o governo Stalin? 53 91?

Вам также может понравиться