Вы находитесь на странице: 1из 24

Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

RIO DE JANEIRO, 2010

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

APRESENTAO
O SEBRAE/RJ Servio de Apoio s Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro apia o desenvolvimento da atividade empresarial de pequeno porte, por meio de programas e projetos que visam promoo e ao fortalecimento das pequenas e microempresas fluminenses. Neste sentido, o Primeiro Passo objetiva colaborar no planejamento do investimento, oferecendo informaes sobre atividades empresariais. Muitas pessoas tm interesse em criar sua prpria empresa. Vrios so os fatores que ocorrem para motiv-las a montarem seus prprios negcios, dentre eles: dificuldade de colocar-se no mercado de trabalho, vontade de ser seu prprio patro, sensao de liberdade, aplicao de recursos disponveis, idealizao de um empreendimento, habilidades prprias. Definir o tipo de atividade que a empresa ir exercer requer uma anlise do mercado, sobre a qual devem ser levados em considerao a localizao da empresa, seus consumidores, concorrentes e fornecedores. Reuniram-se neste estudo, informaes bsicas sobre os diferentes aspectos de uma atividade, como: processo produtivo, exigncias legais especficas, sugestes de leitura, vdeos e cursos, e dicas sobre as principais feiras e eventos direcionadas para o ramo da atividade. Estas informaes foram organizadas para colaborar na transformao da sua idia de negcio numa oportunidade. Este o Primeiro Passo em direo sua prpria empresa, realize suas pesquisas e planeje criteriosamente o seu empreendimento.

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

SUMRIO
FICHA TCNICA DA ATIVIDADE.......................................................................................... 4 ASPECTOS OPERACIONAIS ................................................................................................. 5 ASPECTOS MERCADOLGICOS ........................................................................................... 8 INVESTIMENTO INICIAL ...................................................................................................... 9 ASPECTOS LEGAIS ............................................................................................................ 11 ASPECTOS COMPLEMENTARES ......................................................................................... 21 REFERNCIAS ................................................................................................................... 24

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

FICHA TCNICA DA ATIVIDADE

A ficha tcnica da atividade um quadro-resumo que tem por objetivo apresentar um detalhamento da atividade pretendida, fornecendo elementos necessrios para: facilitar o preenchimento de fichas de consulta para verificao de exigncias na instalao comercial; permitir a correta descrio do tipo de negcio no momento da elaborao do contrato social; revelar o perfil da variedade de produtos ou servios oferecidos.
Ramo de atividade Tipo de Negcio Servios Ofertados Prestao de servios. Educao infantil (creche / pr-escola). Educao Infantil at 5 anos de idade: - Creche: at 3 anos de idade - Pr-escola: 4 e 5 anos de idade

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

ASPECTOS OPERACIONAIS

H algum tempo os estabelecimentos de educao infantil deixaram de ser apenas um conforto para os pais que trabalham ou estudam e se transformaram numa necessidade. Enquanto exercem suas atividades fora de casa, os pais querem ter a certeza de que seus filhos esto protegidos e ao mesmo tempo em um ambiente onde suas potencialidades possam ser desenvolvidas. As mudanas verificadas na estrutura familiar, com destaque para a maior participao da mulher no mercado de trabalho, abriram espao promissor para as creches. Estes estabelecimentos tm como conceito genrico a responsabilidade de educar, recrear e cuidar de crianas de zero a trs anos de idade. Os objetivos consistem em proteger, propiciar cuidados integrais de higiene, alimentao, educao e sade, de forma que sejam atendidas as necessidades biopsicossociais da criana, dentro de um clima afetivo, com cuidados mais individualizados possveis. Os estabelecimentos de educao infantil so instituies prestadoras de servios criana na faixa etria de zero a cinco anos, com assistncia pedaggica, psicolgica e nutricional adequadas aos diferentes nveis de desenvolvimento. Os horrios oferecidos so divididos em perodo integral ou meio perodo. Normalmente, as crianas so agrupadas por idade para facilitar a programao das atividades adequadas a cada faixa etria. Deve-se sempre respeitar interesses, necessidades, estilos e, principalmente, o tempo de resposta de cada criana. Certamente, os rigores previstos na LDBE Leis das Diretrizes e Bases da Educao Nacional tm retirado do mercado as unidades mais despreparadas e aquelas que sobrevivem sombra da informalidade. Outro aspecto a considerar nesse negcio o aumento permanente da populao infantil e a atual deficincia de algumas reas do ensino pblico. O pblico consumidor dos servios de uma escola de educao infantil ou creche formado por pais que necessitam trabalhar em atividades que os impedem de se dedicar integralmente ao trato das crianas. O empreendedor deve estar ciente de que o componente determinante deste mercado est mais relacionado com a confiana do cliente do que com os preos cobrados. Conhecer preferncias, faixas salariais e outras caractersticas so itens necessrios para definio do pblico-alvo. Sem dvida alguma, a diferenciao conseguida pela qualidade dos servios oferecidos e pelo atendimento aos clientes.

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

A localizao ideal tem sido em bairros residenciais com alto volume populacional. Entretanto, muitas escolas esto sendo instaladas em bairros comerciais ou em trechos de acesso aos grandes centros. Independente do bairro importante contar com estacionamento e segurana. O empreendedor precisar analisar os imveis disponveis no bairro, o poder aquisitivo da populao local, o nmero de concorrentes e a qualidade dos servios oferecidos por eles e optar pelo imvel que possua caractersticas bsicas para a instalao e proporcione futura ampliao. Os espaos so planejados de acordo com o projeto pedaggico da instituio. Eles devem conter uma estrutura bsica que contemple: espao para recepo; salas para professores e para os servios administrativo-pedaggicos e de apoio; salas para atividades das crianas, com boa ventilao, iluminao, viso para o ambiente externo, com mobilirio e equipamentos adequados; refeitrio, instalaes e equipamentos para o preparo de alimentos que atendam s exigncias sanitrias; instalaes sanitrias completas; berrio provido de beros individuais, de rea livre para movimentao das crianas, de locais para amamentao e para higienizao, com balco e pia, e de espao para o banho de sol das crianas; rea coberta para atividades externas, compatvel com a capacidade de atendimento por turno, da instituio; copa e cozinha; vestirio e sanitrio para funcionrios.

Os itens bsicos so: equipamentos para a rea administrativa (mveis e utenslios de escritrio, computadores, impressora, softwares gerenciais e educacionais, fax, telefone, materiais de papelaria etc.); mveis e utenslios para o berrio (mesas para atividades, mesas para refeio beros, beb conforto, colchonetes, etc.); geladeira, fogo e freezer; mveis escolares; televisor, DVD e equipamentos de audiovisual; brinquedos pedaggicos; mveis e utenslios para a copa e a cozinha; uniformes.

Os espaos devem ser racionalmente organizados, visando funcionalidade do processo de trabalho, alm de garantir a qualidade e a segurana das crianas. Especial ateno deve ser dada cobertura mnima para as salas de atividades, reas verdes obrigatrias, e aos espaos que possibilitem s crianas atividades de expresso fsica, artstica e de lazer.

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

A decorao resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetnico. Mobilirio, pintura, iluminao, revestimentos, tudo importante para o efeito final que se pretende. Uma boa decorao depende fundamentalmente de um bom detalhamento de todos esses itens. Neste tipo de empreendimento, recomendvel a divulgao e, para isso sero necessrios:

outdoors, folhetos de publicidade distribudos em pontos estratgicos, anncios em jornais de


bairro, anncios em jornais da cidade, rdios ou televiso, etc. Principalmente no incio das atividades, a divulgao deve estar bem focada em seu pblico-alvo. Uma empresa informatizada tem grandes chances de sair na frente do concorrente. Alm de facilitar os processos, garante a segurana na tomada de decises, melhora a produtividade e diminui os gastos. Escolha um projeto abrangente que atenda toda a empresa, desde o gerenciamento de contedo para websites, at os controles administrativos (financeiro, estoque, caixa, cadastro de clientes, etc.). A mo-de-obra varivel de acordo com a estrutura do empreendimento. Necessariamente, dever contar com nutricionista, mdico-pediatra, professores, pedagogos, recreadores, auxiliares de creche, equipe de cozinha, auxiliares administrativos e equipe de limpeza. recomendvel especializao e capacitao constante para os profissionais que lidem diretamente com as crianas.

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

ASPECTOS MERCADOLGICOS

Conhecer o mercado fundamental na anlise de viabilidade exemplo: Quais as caractersticas do local onde a empresa ser estabelecida? Para quem se pretende vender? Quem so os concorrentes? E os fornecedores? Independente de dados e estatsticas sobre o assunto, a avaliao do do Mercado empenho Concorrente do depende em diretamente empreendedor de um empreendimento. ser Alguns Por questionamentos precisam respondidos.

conhecer pessoalmente os potenciais concorrentes. Visit-los e at mesmo simular uma contratao ou compra a melhor estratgia para identificar caractersticas j existentes e oferecer diferenciais que possibilitem maior competitividade. Agora que a operao da atividade pretendida j foi conhecida e, mquinas, equipamentos, matria-prima e produtos necessrios j foram identificados, est na hora de considerar o Mercado Fornecedor na anlise mercadolgica. preciso conhecer os fornecedores, onde esto localizados e em que condies comerciais praticam. A Bolsa de Negcios do SEBRAE/RJ
1

ir colaborar nessa etapa da pesquisa.


2disponibilizada

Recomenda-se consulta seo Informaes Socioeconmicas

no site do

SEBRAE/RJ, onde sero encontradas informaes relevantes para anlise dos aspectos mercadolgicos, em especial sobre o Perfil da Localidade e o Potencial de Consumo da Regio em que se pretende atuar.

1 2

Bolsa de Negcios do SEBRAE/RJ: http://www.sebraerj.com.br Informaes Socioeconmicas: http://www.sebraerj.com.br 8

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

INVESTIMENTO INICIAL

O investimento inicial depende diretamente do tipo de negcio, do porte, da localizao, do pblico-alvo e de outros aspectos do empreendimento. Antes de desembolsar o primeiro R$ (real), recomendvel pesquisar, estudar e relacionar todas as despesas que ter, por exemplo: com imvel, instalaes, equipamentos, contrataes de servios e de empregados, treinamento, documentao, legalizao da empresa etc. Por mais minuciosa que seja a definio dos gastos que comporo o investimento inicial, o empreendedor deve ter a clareza de que, quando iniciar a montagem da empresa, surgiro situaes de gastos que no foram imaginadas antes, portanto, ser necessria a reserva de uma boa quantia de dinheiro para estes imprevistos. preciso lembrar tambm do capital de giro, isto , do dinheiro que precisar para pagar empregados, aluguel e despesas com o imvel, luz, telefone etc., nos primeiros meses de operao e, tambm, como reserva de capital para suportar perodos iniciais com baixo nmero de clientes. de fundamental importncia ter certeza de quanto vai gastar para montar a empresa e

quando ter de efetuar cada pagamento. Veja o exemplo do quadro a seguir:


INVESTIMENTO INICIAL ANTES DA INAUGURAO (Os valores so simblicos) Detalhamento Investimento em Instalaes Investimento em equipamentos Investimento em veculos Servios de terceiros Material de consumo e utenslios Gastos com a abertura da empresa e inaugurao Reserva para gastos no previstos Estoque Subtotal Reserva para capital de giro TOTAL Desembolso no 1 ms 1.500,00 2.500,00 3.000,00 5.000,00 2.000,00 14.000,00 14.000,00 Desembolso no 2 ms 1.000,00 2.000,00 1.000,00 4.000,00 4.000,00 Desembolso no 3 ms 2.000,00 2.000,00 1.000,00 1.000,00 2.000,00 8.000,00 5.000,00 13.000,00 Subtotal 4.500,00 6.500,00 5.000,00 1.000,00 2.000,00 5.000,00 2.000,00 26.000,00 5.000,00 31.000,00

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

Este quadro um exemplo de como organizar os gastos com o investimento inicial. O ideal que ele seja formado com o maior detalhamento possvel, e que seja complementado na medida em que o empreendedor for se inteirando dos aspectos reais do empreendimento. O quadro deve ser pensado como um grande mapa, quanto mais completo e detalhado for, mais acertado ser o planejamento e sero reduzidas as oportunidades de surpresas desagradveis com falta de recursos. Certamente, os erros no dimensionamento do investimento inicial, que provoquem esta falta de recursos, costumam ser a causa do fracasso de muitas empresas.

10

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

ASPECTOS LEGAIS

Para que uma empresa possa iniciar suas atividades, necessrio que esteja devidamente legalizada, ou seja, dever estar registrada em determinados rgos nos mbitos federal, estadual e municipal. Alguns registros so comuns para todas as empresas, outros so exigidos apenas para aquelas que realizem determinadas atividades. O SEBRAE/RJ, procura contribuir com informaes sobre os registros comuns a todas as empresas, informando os rgos a serem percorridos, bem como os documentos exigidos para sua legalizao. Verifique em nosso site os 8 Passos para legalizar sua Empresa . Dependendo da atividade a ser desenvolvida, alm dos 8 passos descritos para a Legalizao de Empresas, podero surgir outras exigncias. Verifique os aspectos especficos dessa atividade: A Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, disponvel no site da Presidncia da Repblica Federativa do Brasil, o documento legal que dispe sobre as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. Foram destacados abaixo, os artigos 29 e 30, que tratam especificamente da educao infantil:
(...) Art. 29. A educao infantil, primeira etapa da educao bsica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criana at seis anos de idade, em seus aspectos fsicos, psicolgico, intelectual e social, complementando a ao da famlia e da comunidade. Art. 30. A educao infantil ser oferecida em: I creches, ou entidades equivalentes, para crianas de at trs anos de idade; II pr-escolas, para as crianas de quatro a seis anos de idade. (...)

A Lei n 11.769, de 18 de agosto de 2008, disponvel no site da Presidncia da Repblica Federativa do Brasil, altera o art. 26 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educao, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de msica na educao bsica. A Resoluo n 3, de 3 de agosto de 2005, do Conselho Nacional de Educao Cmara de Educao Bsica, disponvel no site do Ministrio da Educao MEC, define a nova nomenclatura da Educao Infantil e do Ensino Fundamental no pas:

11

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)


(...)Art. 2 A organizao do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos e da Educao Infantil adotar a seguinte nomenclatura: - Educao Infantil at 5 anos de idade

Creche at 3 anos de idade Pr-escola 4 e 5 anos de idade

- Ensino Fundamental at 14 anos de idade


(...)

Anos iniciais de 6 a 10 anos de idade Anos finais de 11 a 14 anos de idade

A Autorizao de Funcionamento o ato pelo qual o Poder Pblico, por meio do rgo prprio do sistema de ensino, permite o funcionamento de instituio privada de ensino, no seu mbito de competncia e por tempo indeterminado. Esse processo foi municipalizado, conforme disposto na Deliberao CEE n. 244, de 5 de outubro de 1999 e em cumprimento ao exposto na Deliberao CEE n. 231, de 20 de outubro de 1998, disponveis no site do Conselho Estadual de Educao CEE. O pedido de Autorizao de Funcionamento dever ser protocolado, constituindo-se em processo administrativo, pelo menos cento e vinte dias antes do incio das atividades. As instituies privadas de educao infantil devero contar com uma equipe tcnicoadministrativo-pedaggica, devidamente cadastrada na Secretaria de Estado de Educao, composta por: diretor; diretor-substituto; administrador escolar habilitado em curso de graduao em Pedagogia ou nvel de psgraduao; secretrio; profissional de nvel mdio com qualificao profissional em secretaria escolar.

Fica facultada a existncia de diretor-substituto, quando se tratar de instituio com menos de 200 alunos. Destacam-se, abaixo, artigos da Deliberao CEE n. 231, de 20 de outubro de 1998, que tratam das especificaes fsicas para as escolas de educao infantil:
"(...) Art. 10 As dependncias reservadas educao infantil tm as seguintes caractersticas: I. rea mnima de um metro quadrado por aluno, sendo permitida a ocupao mxima corresponder a oitenta por cento da rea fsica; II. paredes pintadas ou revestidas com material lavvel; III. piso de material de fcil limpeza; IV. mobilirio de dimenses e caractersticas que proporcionem conforto e segurana s crianas atendidas; V. boas condies de ventilao e iluminao; VI. existncia de berrio, de locais para amamentao e higienizao, com balco e pia, conforme a faixa etria atendida. Art. 11 As instalaes sanitrias destinadas a alunos so de uso exclusivo destes, adequadas faixa etria, e em nmero suficiente para a quantidade de crianas.
12

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

Art. 12 A cozinha e a despensa, se houver, devem atender s normas de segurana e de higiene. Art. 13 Os bebedouros so equipados com componente filtrante, sendo de dimenses e caractersticas que facilitem o uso pelas crianas, bem como existindo em nmero compatvel com o nmero de alunos matriculados. Art. 14 A rea externa, com parte obrigatoriamente coberta, destina-se recreao dirigida, ao lazer e prtica de educao fsica, e seu piso pode ser natural ou revestido. Art. 15 Os aparelhos fixos de recreao so opcionais, mas, existindo, devem atender s normas de segurana do fabricante e ser objeto de conservao e manuteno peridicas. (...)"

Nos Artigos 18 e 19 da mesma Resoluo, encontram-se as orientaes para o Pedido de Autorizao de Funcionamento.
(...) Art. 18 - O pedido de Autorizao de Funcionamento protocolizado no rgo prprio do sistema de ensino, constituindo-se em processo administrativo, pelo menos cento e vinte dias antes da data prevista: I. para o incio das atividades da instituio; (...) Art. 19 - O pedido de autorizao de funcionamento, uma vez protocolizado e j sob a forma de processo administrativo, instrudo com os seguintes documentos: I requerimento inicial, na forma do Anexo I da Deliberao CEE n. 231, de 20 de outubro de 1998, firmado pela pessoa fsica mantenedora da instituio de ensino privada, ou pelo representante legal da pessoa jurdica mantenedora, comprovada a representao por documento hbil anexado ao requerimento, caso ela no esteja explicitada em clusula do Ato Constitutivo da entidade mantenedora ou em alterao contratual; II cpia legvel do Ato Constitutivo da entidade mantenedora, registrado na Junta Comercial ou no Registo Civil de Pessoas Jurdicas; III cpia legvel da ltima alterao contratual operada, caso tenha havido, devidamente registrada nos moldes discriminados no inciso II deste artigo; IV prova de identidade e de residncia da pessoa fsica mantenedora, ou dos scios proprietrios da pessoa jurdica mantenedora da instituio, consistindo de cpias legveis e autenticadas da cdula de identidade, do CIC/CPF caso no mencionado na cdula de identidade e de um dos seguintes comprovantes de residncia, excluda a possibilidade de aceitao de declarao de terceiros: a) conta de prestao de servios pblicos em seu nome; b) notificao, em qualquer outro documento emitido em seu nome por rgo da administrao pblica; c) correspondncia de instituio bancria ou de crdito, em seu nome; d) contrato de locao em seu nome; e) recibo de pagamento de condomnio, em seu nome. V cpias autenticadas dos documentos de inscrio da mantenedora no Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas (CNPJ) e na Fazenda Municipal; VI prova de idoneidade financeira da entidade mantenedora da instituio, consistindo de certido negativa do cartrio de distribuio pertinente, com validade na data de formao do processo; VII cpia autenticada de comprovante de direito ao uso do imvel, para os fins propostos, de tempo igual superior a trs anos, com perodo a vencer de, no mnimo, dois anos, na data de formao do processo pedido de Autorizao de Funcionamento, exigindo-se que o original esteja registrado no Registro Geral Imveis, ou em Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos, segundo a natureza do documento que apresenta. ou de de se

13

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

VIII declarao da capacidade mxima de matrculas, apurada pela considerao do nmero total de vagas do conjunto de salas de aula, multiplicado pelo nmero de turnos de funcionamento, e que dever constar do Ato Autorizativo, quando de sua expedio. IX em se tratando de instituio especializada em educao infantil, designao de Diretor, mediante preenchimento do quadro que constitui o Anexo II da Deliberao CEE n. 231, de 20 de outubro de 1998, juntando cpias legveis e autenticadas: a) da cdula de identidade; b) do CPF/CIC, caso no mencionado na cdula de identidade; c) do comprovante da habilitao para o exerccio da funo. X em se tratando de ensino fundamental e/ou mdio, designao de equipe tcnico administrativa, na forma do artigo 4 desta, mediante preenchimento integral do quadro cujo modelo constitui o Anexo III a esta Deliberao, acompanhado de cpias legveis e autenticadas da cdula de identidade de cada profissional e dos respectivos comprovantes para o exerccio da funo; XI resumo informativo da composio curricular, mediante preenchimento do quadro que constitui o Anexo IV da Deliberao CEE n. 231, de 20 de outubro de 1998. XII resumo da sistemtica de avaliao do ensino, mediante preenchimento do quadro que constitui o Anexo V da Deliberao CEE n. 231, de 20 de outubro de 1998.

A instituio apresentar Comisso Verificadora uma via do Regimento Escolar, devidamente registrado no Cartrio de Ttulos e Documentos, e da Proposta Pedaggica para fins exclusivos de comprovao das existncias. O Regimento Escolar o documento normativo da instituio educacional, de sua inteira responsabilidade, e que apia a execuo da Proposta Pedaggica, no tendo validade legal os dispositivos que contrariem a legislao vigente, devendo uma cpia do mesmo ser encaminhada ao rgo prprio do sistema. A Proposta Pedaggica a base orientadora do trabalho da instituio educacional, que livre para sua elaborao e execuo com a participao do corpo docente.

(...)

A Resoluo SES n. 1.438, de 29 de dezembro de 1999, aprova a relao de documentos necessrios para a regularizao de estabelecimentos sujeitos Vigilncia Sanitria no Estado do Rio de Janeiro. Abaixo, destacam-se as informaes especficas da atividade em questo:

(...)
A. Licena Inicial 1. requerimento prprio da CFS/SES-RJ (retirado no protocolo), assinado pelo prprio profissional requerente (em duas vias); 2. comprovante do pagamento da respectiva taxa de servios estaduais (DARJ cdigo 200.3); 3. cpia do Contrato de locao ou ttulo de propriedade do imvel; 4. cpia da certido ou Certificado de Regularidade de Responsabilidade Tcnica, expedida pelo Conselho Profissional correspondente ou de prova de relao contratual entre a empresa e seu responsvel tcnico(se este no integrar a empresa na qualidade de scio), visada pelo respectivo Conselho; 5. cpia da identidade profissional e anuidade do CREMERJ do mdico responsvel tcnico; 6. cpia do Contrato Social ou Ata de constituio da empresa e suas alteraes, se houver, registrado na Junta Comercial, em duas vias: original e uma cpia;
14

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

7. apresentar projeto de acordo com Instrues para Apresentao de Projeto no Setor de Arquitetura da CFS/SES-RJ; 8. apresentar declarao do mdico responsvel pela assistncia mdica, constando a descrio das atividades no local e horrio, com carimbo e assinatura; 9. cpia da identidade profissional do nutricionista e do auxiliar ou tcnico de enfermagem; 10. relao dos profissionais que prestam servios creche, discriminando a habilitao profissional e vnculo; 11. cpia do documento de inscrio no CNPJ. (...)

Recomenda-se consultar a ntegra dessa Resoluo no site da Secretaria de Estado de Sade, em que modelos de formulrios e instrues de apresentaes esto relacionados. No Anexo III da Resoluo SES n. 1.438, de 29 de dezembro de 1999, encontram-se instrues para apresentao de projetos no setor de arquitetura da Coordenao de Fiscalizao Sanitria. Destacam-se:
(...) A) Documentao necessria para aprovao de projeto:

projeto de Arquitetura: planta baixa, dois cortes, planta de cobertura e planta de situao; cpia da anuidade e da carteira do CREA do responsvel tcnico pelo projeto; termo de responsabilidade assinado pelo proprietrio, conforme modelo SES/RJ, quando da solicitao de LICENA INICIAL. (DUAS VIAS ORIGINAIS); Memorial justificativo esclarecendo, por faixa etria, o nmero de crianas a serem atendidas;

B) Apresentao de projetos: Os projetos sero apresentados em trs JOGOS de CPIAS HELIOGRFICAS ou PAPEL SULFITE SE EM ARQUIVO DIGITAL dobradas no formato A4, assinadas e carimbadas nas cpias por profissional habilitado - ARQUITETO, ENGENHEIRO CIVIL ou TCNICO DE EDIFICAES devidamente habilitado e inscrito no CREA. TCNICO DE EDIFICAES Anexar documento expedido pelo CREA com as atribuies, tipos de edificaes e rea. Os desenhos devero obedecer a NBR - 5984 - NORMA GERAL DE DESENHO TCNICO e disposies da ABNT; o carimbo das plantas seguir o formato A4. Do projeto constar: 1) PLANTA DE SITUAO ESCALA 1:200 ou 1:500, contendo: localizao da edificao (se ocupar parte do imvel, indicar claramente a localizao do estabelecimento a legalizar dentro do imvel ) e identificar os servios e/ou edificaes confrontantes; localizao da sala(s) ou loja(s) em relao s circulaes horizontais e verticais (caixa de escada e elevador) do andar respectivo; cotas parciais e gerais da edificao e do terreno, cotas de afastamentos e recuos, bem como indicao de vias de acesso e estacionamentos. 2) PLANTAS BAIXAS ESCALA 1:100 ou 1:50 - Devero ser orientadas conforme planta de situao, contendo:

razo social do estabelecimento no carimbo; indicao dos materiais de revestimentos de pisos e paredes (lavveis) de todos os compartimentos e elementos de circulao vertical e horizontal;
15

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)


destinao de todos os compartimentos; cotas de todos os compartimentos, dos elementos de circulao vertical (elevadores, rampas e escadas com indicao de sentidos de subida e descida) e cotas gerais; indicao das reas (m2); indicao dos vos de iluminao e ventilao, com sentidos de abertura e dimenses; indicao de estacionamento, com marcao de vagas para ambulncias para Estabelecimentos Assistenciais de Sade; layout, com listagem e identificao dos equipamentos de todos os compartimentos.

Obs.: A critrio do setor de arquitetura, quando necessrio, poder ser exigida escala especfica em face da complexidade e dimenses do estabelecimento a ser licenciado. 3) CORTES LONGITUDINAL E TRANSVERSAL

os cortes devem ser apresentados na mesma escala das plantas; cotas de alturas de piso acabado a teto, indicao de rebaixos e indicao de nvel dos pavimentos e escadas; cotas de alturas de degraus de escadas, indicaes de inclinao de rampas etc.; outras indicaes que se fizerem necessrias. (Cortes para esclarecer rebaixos, escadas, rampas etc.).

4) PLANTA DE COBERTURA ESCALA 1:100 ou 1:50 Devero ser orientadas conforme planta de situao. Obs.: A critrio do setor de arquitetura, quando necessrio, poder ser exigida escala especfica em face da complexidade e dimenses do estabelecimento a ser licenciado. D) Modalidades de aprovao: VISTO EM PLANTA Processo a ser formado quando o requerente deseja construir, ampliar e/ou reformar Estabelecimentos de Sade. LICENA INICIAL Processo a ser formado quando o requerente deseja legalizar Estabelecimentos de Sade. E) Legislao: Devero ser obedecidas s Normas, Portarias e Resolues em vigor dos rgos competentes em face da atividade pretendida. (...)

A Resoluo SES n. 2.964, de 03 de maro de 2006, cuja ntegra encontra-se disponvel no

site da Secretaria de Estado de Sade, delega competncia para concesso, revalidao e


cassao de licena de funcionamento e fiscalizao dos estabelecimentos sujeitos vigilncia sanitria para as Secretarias Municipais de Sade. Caso o estabelecimento possua piscina, seus responsveis devero providenciar o registro da mesma no Corpo de Bombeiros por meio de seu Grupamento Martimo conforme orienta o Decreto n. 4.447, de 14 de agosto de 1981. Abaixo, disponibiliza-se a documentao necessria:
(...) 1. requerimento ao comandante do Grupamento Martimo, com as seguintes informaes: a) nome, endereo e telefone da entidade; b) nmero de piscinas existentes e distncias entre as mesmas; c) caractersticas fsicas (revestimento, fibra, dimenses, forma etc.); d) destinao do uso da(s) piscina(s); e) dias e horrios de funcionamento; f) existncia de cerca, gradil ou rede de proteo; g) existncia de cadeira de observao.
16

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)


2. original e cpia do documento que indique a responsabilidade do requerente (contrato social, estatuto, ata de condomnio etc.); 3. original e cpia da identidade do requerente; 4. cpia da carteira de habilitao de guardio, emitido pelo GMar; 5. cpia da identidade do guardio de piscina; 6. original e cpia do contrato de trabalho do guardio, com seu horrio de trabalho; 7. plantas baixa e de corte da(s) piscina(s), na escala 1:50 ou 1:100; 8. nota fiscal dos seguintes equipamentos: a) cilindro de oxignio com capacidade mnima de 1,503 (um metro cbico e meio); b) manmetro com vlvula redutora e fluxmetro;
c) cnulas oro-farngeas nos tamanhos pequeno, mdio e grande;

d) equipamento porttil, auto-inflvel, para ventilao assistida ou controlada; e) sistema capaz de proporcionar assistncia ventilatria adequada, constitudo de: bolsa de borracha, com 3 (trs) litros de capacidade; vlvula unidirecional sem inalao;
- mscara nos tamanhos pequeno, mdio e grande. (...)

O Conselho Federal de Administrao, delibera atravs da Lei n. 4.769 de 09 de setembro de 1965 e do Decreto n. 61.934 de 22 de dezembro de 1967, que toda empresa, cujo objetivo social se enquadre nas reas de atuao privativas da Administrao obrigada a se registrar no Conselho Regional de Administrao conforme sua localizao. Recomenda-se consulta formal junto ao Conselho Regional de Administrao, uma vez que a atividade Escola de Educao Infantil (Administrao de Estabelecimentos de Ensino) encontrase sob o cdigo H034, na relao das reas de atuao privativas da Administrao. O Decreto Estadual n. 35.686, de 14 de junho de 2004, dispe sobre a organizao do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor SEDC, estabelecendo as normas gerais das relaes de consumo e de aplicao das sanes administrativas previstas nas Normas de Proteo e Defesa do Consumidor, dispostas no Cdigo de Defesa do Consumidor - Lei Federal n. 8.078 de 11/09/1990 e no Decreto Federal n. 2.181, de 20 de maro de 1997. Abaixo, destacam-se Art. 2 e 3 do Cdigo de Defesa onde Consumidor, Fornecedor, Produto e Servio encontram-se definidos.
(...) Art. 2 Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Pargrafo nico. Equipara-se o consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indeterminveis, que haja intervindo nas relaes de consumo. Art. 3 Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. 1 Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. 2 Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. (...)
17

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

Conforme o Decreto n. 897, de 21 de setembro de 1976, que estabelece o Cdigo de Segurana Contra Incndio e Pnico COSCIP, disponvel no site da Secretaria de Estado da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, todas as empresas devem possuir o Certificado de Aprovao do Corpo de Bombeiros, que ser emitido depois que o Laudo de Exigncias da Diretoria Geral de Servios Tcnicos (DGST) for cumprido. Recomenda-se a leitura da ntegra deste documento legal e consulta no Destacamento do Corpo de Bombeiros do Municpio onde a empresa ser estabelecida. Destaca-se o Decreto n. 35.671, de 09 de junho de 2004, tambm disponvel no site da Secretaria de Estado da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, que dispe sobre a segurana contra incndio e pnico nas edificaes comprovadamente licenciadas ou construdas antes da vigncia do Decreto n. 897, de 21 de setembro de 1976.

Recomenda-se consulta Prefeitura do Municpio onde a empresa ser legalizada para conhecimento das exigncias regionais.

Abaixo, destacam-se alguns documentos legais de interesse empresarial, no mbito do Estado do Rio de Janeiro. Lei n. 2.064, de 03 de fevereiro de 1993, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Todos os estabelecimentos de ensino esto obrigados a afixar, nas salas de aula e nas reas de lazer, em local visvel e em destaque, a seguinte expresso: O FUMO E A BEBIDA ALCOLICA SO TERRIVELMENTE PREJUDICIAIS SADE; A DROGA MATA. Lei n. 2.107, de 06 de abril de 1993, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Os estabelecimentos particulares de ensino que mantenham curso de educao Pr-Escolar ou Ensino de 1 e 2 graus esto obrigados a afixar, na parte frontal externa dos prdios em que funcionam, placa informativa da qual constem, obrigatoriamente: denominao da instituio; razo social da Entidade Mantenedora; numero do ato autorizativo de funcionamento, especificando o prazo de validade, denominao do rgo concedente, modalidades de ensino ou cursos autorizados; nome completo do diretor e nmero do Registro do MEC, ou da autorizao da Secretaria de Estado de Educao.

18

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

Lei n. 2.487, de 21 de dezembro de 1995, disponvel no site da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Os estabelecimentos comerciais e de prestao de servios esto obrigados a manter fixado, em local visvel, o endereo e o telefone do PROCON Programa de Orientao e Proteo ao Consumidor. Na cidade do Rio de Janeiro, de forma geral, dever ser adotada a seguinte denominao: "PROCON/RJ Programa Estadual de Orientao e Proteo ao Consumidor. Endereo: Rua da Ajuda n 05 (subsolo) CEP: 20040-000 - Central do Brasil, Praa Cristiano Ottoni s/n (sub-solo) CEP: 20221-250, Centro - Rio de Janeiro Telefone: 151".

Lei n. 2.516, de 15 de janeiro de 1996, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Os estabelecimentos de ensino devero afixar, em todas as dependncias, o inteiro teor desta lei, que probe o uso de cigarros, charutos, cachimbos e afins por professores e funcionrios nas salas de aula.

Lei n. 2.772, de 25 de agosto de 1997, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Os estabelecimentos de ensino da rede pblica ou privada esto obrigados a afixar, em local visvel, as normas estabelecidas nesta lei, a qual dispe sobre o peso mximo tolervel do material escolar transportado diariamente por alunos do prescolar e 1 grau.

Lei n. 4.296, de 24 de maro de 2004, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Institui reserva de vagas em instituies de ensino da rede particular para alunos excedentes da rede pblica.

Lei n. 4.471, de 03 de dezembro de 2004, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Institui na rede oficial e privada de ensino fundamental do Estado do Rio de Janeiro o estudo referente dependncia de substncias entorpecentes ou psquicas e suas conseqncias e implanta o programa permanente de orientao e preveno ao uso de drogas.

Lei n. 4.508, de 11 de janeiro de 2005, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Probe a comercializao, aquisio, confeco e distribuio de produtos que colaborem para a obesidade infantil, em bares, cantinas e similares instalados em escolas pblicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro.

Lei n. 4.528, de 28 de maro de 2005, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Estabelece as diretrizes para a organizao do sistema de ensino do Estado do Rio de Janeiro, cuja leitura atenta recomenda-se.

Lei n. 5.039, de 12 de junho de 2007, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro dispe que os estabelecimentos particulares de ensino, sediados no Estado do Rio de Janeiro, autorizados a funcionar somente com a Educao Infantil, podero ministrar o 1 ano do Ensino Fundamental, com nove anos de escolaridade.

Lei n. 5.096, de 1 de outubro de 2007, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Inclui no currculo escolar do ensino fundamental das redes pblica e particular do Estado do Rio de Janeiro o ensino da sexualidade humana.

19

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

Lei n 5.132, de 14 de novembro de 2007, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Obriga todos os estabelecimentos comerciais que locam terminais de computadores para acesso Internet a terceiros (pblico em geral), de forma promocional ou no, no mbito do Estado do Rio de Janeiro a exigir identidade dos usurios quando das locaes e a manter livro com data, hora e identificao do usurio, bem como do terminal utilizado.

Lei n. 5.155, de 11 de dezembro de 2007, da Assemblia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro Cria, nas unidades educacionais de ensino pblico e privado, vagas para profissionais especializados em sistema de escrita e leitura para cegos Braile.

Lei n. 5.517, de 17 de agosto de 2009, disponvel no site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, probe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumgeno, derivado ou no do tabaco, na forma que especifica, e cria ambientes de uso coletivo.

Lei n. 5.460, de 03 de junho de 2009, disponvel no site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, dispe sobre o prazo para fornecimento das carteiras de identificao dos estudantes pelos estabelecimentos privados de ensino fundamental, mdio e superior em funcionamento no Estado do Rio de Janeiro.

Lei n. 5.687, de 06 de abril de 2010, disponvel no site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, dispe sobre a afixao, nas salas de aula das escolas de ensino fundamental e de nvel mdio, de informaes sobre os nmeros de telefones de servios de emergncia.

20

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

ASPECTOS COMPLEMENTARES
Leituras
Gesto de Instituies de Ensino. Editora: FGV-RJ Televendas: 0800-217777

Site: www.editora.fgv.br
Ptio Revista Pedaggica Editora: Artmed Telefone: (51) 3027-7000 Teleatendimento: 0800-703-3444

Sites: www.revistapatio.com.br
Revista Educao Editora: Segmento Telefone: (11) 3039-5600 Fax: (11) 3039-5610

Sites: www.revistaeducacao.com.br
Revista Nova Escola Editora Abril Telefone: 0800-775-2828 Fax: (11) 3037-4322

Site: http://revistaescola.abril.com.br
Livro Creche Gesto e Prtica Pedaggica . Produo: CPT Centro de Produes Tcnicas. Televendas: (31) 3899-7000

Site: www.cpt.com.br

Vdeos
Como Instalar e Administrar uma Escola Infantil. Produo: CPT Centro de Produes Tcnicas. Televendas: (31) 3899-7000

Site: www.cpt.com.br
Disponvel em nosso acervo para consulta local.

E-mail: cdi@sebraerj.com.br

21

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

Creche e recreao Disponvel em nosso acervo para consulta local.

E-mail: cdi@sebraerj.com.br
Berrio e Creche Produo: CPT Centro de Produes Tcnicas Televendas: (31) 3899-7000

Site: www.cpt.com.br

Cursos
Curso de Preparao para Educador Infantil. Local: FIOCRUZ Secretaria Escolar da Escola Politcnica de Sade Joaquim Venncio. Telefones: (21) 2598-4242

Site: www.fiocruz.br
SEBRAE/RJ Central de Relacionamento: 0800-570-0800

Site: www.sebraerj.com.br
SENAC/RJ Centro de Tecnologia e Gesto Educacional Telefone: (21) 2292-4187

Site: www.rj.senac.br

Entidade de Classe
Sindicato Estadual dos Profissionais de Educao do Rio de Janeiro - SEPE Endereo: Rua Evaristo da Veiga, 55 8 andar Rio de Janeiro RJ. Telefone: (21) 2195-0450

Site: www.sepe-rj.org.br E-mail: secretaria@seperj.org.br

Sites Interessantes
Federao dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio de Janeiro FETEERJ.

Site: www.feteerj.org.br
Secretaria de Estado de Educao do Rio de Janeiro - SEEDUC RJ.

Site: www.educacao.rj.gov.br
Ministrio da Educao MEC.

Site: http://portal.mec.gov.br/
22

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

Associao Brasileira de Educao ABE.

Site: www.abe1924.org.br
Associao Brasileira de Educao Infantil.

Site: www.asbrei.org.br
Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Rio de Janeiro - SINEPE RIO.

Site: www.sinepemrj.org.br

Feiras e Eventos
GEDUC Congresso Brasileiro de Gesto Educacional. Telefone: (11) 5535-1397 Fax: (11) 5531-5988

Site: http://www.humus.com.br
EDUCAR / EDUCADOR Feira Internacional de Educao / Congresso Internacional de Educao. Telefax: (13) 3261-3131

Site: www.promofair.com.br
SABER Congresso e Feira de Educao Telefone: (11) 5583-5500

Site: http://www.sieeesp.org.br/
SEMINRIO DE EDUCAO DO RIO DE JANEIRO Telefax: (41) 3312-4090

Site: www.aprenderafazer.com.br

Verifique outros eventos no Calendrio de Eventos disponibilizado pelo SEBRAE/RJ. Lembre-se que esse o Primeiro Passo em direo ao seu prprio negcio, conte com o SEBRAE para continuar essa caminhada. Procure uma das nossas Unidades de Atendimento ou Fale Conosco atravs da nossa Central de Relacionamento 3.

Central de Relacionamento do SEBRAE/RJ: http://www.sebraerj.com.br 23

Primeiro Passo Escola de Educao Infantil (Creche e Pr-escola)

REFERNCIAS
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Processo legislativo. Leis estaduais Disponvel em: http://www.alerj.rj.gov.br/processo2.htm. Acesso em: 14 jul. 2010. MINISTRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDSTRIA E COMRCIO EXTERIOR. Calendrio brasileiro de exposies e feiras. Disponvel em: http://www.desenvolvimento.gov.br . Acesso em: 14 jul. 2010. PRESIDNCIA DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Legislao. Disponvel em: http://www.presidencia.gov.br/. Acesso em: 14 jul. 2010. COMO montar creche e recreao. 3. ed. Braslia, DF: SEBRAE NACIONAL, 1996. 29p. (Srie oportunidade de negcios). CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAO DO RIO DE JANEIRO. Legislao. Disponvel em:

http://www.cee.rj.gov.br/inicio.htm. Acesso em: 14 jul. 2010. CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAO. Legislao. Disponvel em: http://www.cfa.org.br/. Acesso em: 14 jul. 2010. CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAO CRA. reas de Atuao Legislao.Disponvel em:

http://www.cra-rj.org.br/site/quem/areas_atuacao.asp. Acesso em: 14 jul. 2010. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Informaes para empresas. Disponvel em: http://www.defesacivil.rj.gov.br/. Acesso em: 14 jul. 2010. ESCOLA de educao infantil/berrio. So Paulo: SEBRAE/SP, 1996. 40p. (Srie Guia prtico como montar). FIEL, Luciana; GOMIDE, Gamali Rodrigues. Como instalar e administrar um berrio & creche. Viosa: CPT, 1999. 100p. (Srie Como montar, 202). PAVANI, Claudia; DEUTSCHER, Jos Arnaldo; LPEZ, Santiago Maya. Plano de negcios: planejando o sucesso de seu empreendimento. Rio de Janeiro: Minion, 2000. 202p. PROGRAMA DE ORIENTAO E DEFESA AO CONSUMIDOR PROCON-RJ. Orientao ao Consumidor. Disponvel em: http://www.procon.rj.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2010. GOVERNO DO ESTADO RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado de Educao. Disponvel em:

http://www.educacao.rj.gov.br/. Acesso em: 14 jul. 2010. ROSA, Silvana Goulart Machado. Reposicionamento de produtos. Porto Alegre: SEBRAE/RS, 1998. 64p. (Srie Marketing Essencial, 3). SEBRAE/ES. Idias de Negcios: Escola de Educao Infantil. Disponvel em:

http://www.sebrae.com.br/uf/espirito-santo/. Acesso em: 14 jul. 2010. SEBRAE/RJ. Calendrio de eventos. Rio de Janeiro. Disponvel em: http://www.sebraerj.com.br. Acesso em: 14 jul. 2010. SOUZA, Clair Gruber. Empreendedorismo e capacitao docente: uma sintonia possvel. Braslia, DF. Disponvel em: http://www.biblioteca.sebrae.com.br. Acesso em: 14 jul. 2010. TOALDO, Ana Maria Machado; COSTA, Filipe Campelo Xavier da; TEITELBAUM, Ilton. Pesquisa de mercado para pequenas empresas. Porto Alegre: SEBRAE/FAURGS, 1997. 28p. (Srie Talentos Empreendedores, 7).

24

Вам также может понравиться