Вы находитесь на странице: 1из 11

Aula 00: Domtica Introduo

Prof. Carmela Maria Polito Braga, DELT/UFMG

GVAS-LVAS/UFMG

Domtica - Automao Predial

Domtica uma palavra composta:


domus + robtica.

Domus: do latim casa, lugar habitado.

Domotics is the application of computer and robot technologies to domestic appliances. (www.reference.com)

Estuda aspectos de automao de locais habitados por seres humanos (residncias, hotis, escritrios.) Nem todo sistema domtico inteligente, no sentido considerado nesta discusso, mas toda edificao inteligente um sistema domtico!
2

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Componentes de uma Edificao Inteligente: Fatores a serem considerados

As edificaes, sobretudo os edifcios, esto aumentando seu escopo e complexidade. O controle das condies ambientais est se tornando mais sofisticado, factvel e fcil de gerenciar. As tecnologias de comunicao esto se tornando mais sofisticadas tambm (LANs, ISDN*, Internet e teleconferncia tornaram-se norma em ambientes corporativos).

* Integrated Services Digital Network (ISDN


Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Componentes de uma Edificao Inteligente: Fatores a serem considerados

O interesse com relao qualidade do ar que respiramos crescente, particularmente em ambientes urbanos. A economia de energia por meio da especificao de equipamentos e sistemas eficientes e por meio do uso racional da mesma obtido com recursos de automao dos subsistemas de forma integrada (Imposio de Postura). A integrao dos servios da edificao ao sistema de automao uma direo na indstria da construo civil.
4

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Edificaes Inteligente - Subsistemas


INFRA-ESTRUTURA LGICA Sistemas de controle lgico e contnuo, interfaces com usurio (telas e keypads), relatrios de monitoramento, lista de alarmes e procedimentos, programas, protocolos ILUMINAO Automao de cenrios (economia e conforto/decorao, segurana), keypads, IHMs INFORMTICA Redes de comunicao, acesso multiponto internet, fire-wall, anti-virus COMUNICAO Central telefnica, interfonia integrada,comando por canais VoIP ELETRODOMSTICOS Controle acionamento/monitoramento de geladeira, microondas, lavadoras, dispositivos inteligentes

CLIMATIZAO Ar-condicionado, ventilao, resfriamento de telhados com gua de chuva, termostatos e sensores de umidade e temperatura (controle de temperatura e umidade) ENTRETENIMENTO (UDIO & VDEO) Home-theater, som ambiente distribudo, CATV, TV por assinatura, integrao multimdia.

SEGURANA Controle de , acesso, CFTV, alarmes UTILIDADES ILUMINAO Automao de cenrios (economia e conforto/decora o, segurana), keypads, IHMs Irrigao automtica, bombas de piscina, persianas automticas, aproveitamento de gua de chuva, aspirao central. INFRA-ESTRUTURA FSICA Previso de tubulaes adequadas, cabeamento estruturado, centrais de controle, sensores, atuadores, acessrios, redes de comunicao, QDC

SEGURANA Controle de , acesso, CFTV, alarmes, monitoramento

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

(http://www.maxitech.com.br/auto_resid.php)

Componentes de um Sistema Domtico


INTEGRAO Este o conceito chave! Evitar replicao de interfaces, comandos e acessos. Interfaces amigveis e fceis de configurar.

* AURESIDE
Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Componentes de um Sistema Domtico Inteligente: Sntese


Sistemas de Gerenciamento de Energia (EMS). Sistemas de Climatizao (HVAC, HVAC&R ou HACR). Sistema de Gerenciamento de Iluminao (incluindo persianas) (LMS). Sistema de Segurana e Controle de Acesso. Sistema de Proteo contra Incndio. Sistema de Telecomunicaes (analgico PBX e ISDN). Sistema de Automao de Escritrio. Redes Locais (LANs). Sistema de Gerenciamento do Cabeamento. Sistema Inteligente de Gerenciamento da Manuteno (IMMS). Sistema de Gerenciamento de Recursos Computacionais (CAFM). Sistema de Gerenciamento de elevadores (edifcios). Sistema de apoio s necessidades especiais (mdicas, movimento, emergncia, outros)
7

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Sensores Resistivos de Temperatura

RTD (Resistance Temperature Dependent)

RPT 100 (T ) Ro .(1 1T )

R(0oC) 100

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Atuadores Eletromecnicos e Eletrnicos

Chaves eletrnicas

Acionamento CC (Corrente Contnua)


Transistores: BJT, MOSFET, IGBT Rels de estado slido tipo MOSFET

BJT

Acionamento CA (Corrente Alternada)


Tiristores: SCR, TRIAC Rels de estado slido tipo TRIAC.
MOSFET

Chaves tipo Rel

IGBTs

Reed switch, Reed Relay.

Contatores

Disjuntores

SSR: Solid State Relay tipo TRIAC opto-isolado

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Comentrios finais

O conceito de inteligncia se modifica com o passar do tempo, tornando-se cada vez mais amplo. No contexto atual, pode-se falar de residncias automatizadas quando ao grau de inteligncia agregado no totalmente claro ou satisfatrio. Todavia, todas so sistemas domticos. importante identificar as funcionalidades que sero incorporadas ao sistema domtico, definindo quais sistemas iro integr-lo (iluminao, climatizao, segurana, udio e vdeo, etc..) para, ento, definir as arquiteturas de hardware e software e as especificaes de cada um, de forma a atender os requisitos de projeto definidos junto aos clientes (ocupantes e gerentes dos ambientes). Sistemas inteligentes modernos devem primar pela flexibilidade, adaptabilidade, capacidade de ser responsivo e interativo, reportando sempre as suas condies operacionais.
10

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Referncias bibliogrficas

Carter Myers, Intelligent Buildings A Guide For Facility Managers, UpWorld Publishing, inc., 1996. http://www.aureside.org.br/ http://www.maxitech.com.br/auto_resid.php

11

Domtica, Prof. Carmela Maria Polito Braga,DELT/UFMG

Вам также может понравиться