Вы находитесь на странице: 1из 200

Autocadplant 3D

A Interface do Usurio
Bem-vindo Bem-vindo a telas volta A tela de boas vindas fornecem atalhos para criao de projetos e abertura de projetos recentes e desenhos.

As telas de boas-vindas vo aparecer durante a inicializao e sempre que voc fechar todos os seus desenhos. Eles fornecem acesso rpido a projetos recentes e desenhos. Voc pode abrir e criar projetos usando a tela.

A tela de boas-vindas
Quando voc inicia o AutoCAD Plant 3D 2011, pela primeira vez, aparece tela de boas vindas com ferramentas para ajud-lo a abrir um projeto ou trabalhar com o projeto de amostra includo.

A tela de boas vindas inclui as seguintes sees:


Comece com um projeto de exemplo: Inclui um link para o projeto de exemplo fornecido com o produto. Comece com seus prprios arquivos: ferramentas Exibem para ajudar a navegar nos arquivos de projetos e desenhos. Tambm inclui ferramentas para mostrar Project Manager, abra um arquivo de
Pgina | 1

Autocadplant 3D
desenho, e criar um novo projeto.

Bem-vindo a tela de volta Aps a sua primeira sesso de trabalho com o AutoCAD Plant 3D 2011, o Welcome Back exibe tela com ferramentas para ajud-lo a trabalhar mais eficazmente com os arquivos recentes.

A tela Welcome Back inclui as seguintes sees:


Arquivo Mais Recente: Inclui um link para arquivos de projeto e desenho que voc trabalhou com a sua sesso anterior. Outros Projetos Recentes / Arquivos: Apresenta links para arquivos de projeto recm-iniciados e prontos. Tambm inclui ferramentas para mostrar o Project Manager (Gerenciador de Projetos), que abre um arquivo de desenho e cria um novo projeto. Observao: Se voc no v o boto Novo projeto em Comeando com seus prprios arquivos ou outros projetos recentes / painel File, o administrador tenha desativado esta funo..

Outros recursos
O painel Outros Recursos exibe um link para o Grupo Plant AutoCAD Exchange

Pgina | 2

Autocadplant 3D
Referncia Rpida RIBBON (ABA)
A ABA contm os comandos que voc precisa para criar e modificar um modelo de tubulao.. A aba composta de uma srie de painis que so organizados em guias rotuladas por tarefa. Painel da fita contm muitas das mesmas ferramentas e controles disponveis em barras de ferramentas e caixas de dilogo. Por padro, a fita exibida horizontalmente na parte superior da janela de desenho, quando voc cria ou abre um desenho. Se voc arrastar um painel de um guia da Aba para a rea de desenho ou para outro monitor, que permanece no painel onde voc colocou. O painel permanece aberto at que voc devolv-lo para a fita, mesmo se voc alternar guias da fita. Para mais informaes sobre o uso de fitas, consulte "A Ribbon" no sistema de ajuda do AutoCAD.

Tab Home 3D Piping


A guia Home 3D Piping contm painis com os comandos que voc precisa para criar e modificar um modelo de tubulao. Este guia inclui os seguintes painis: Projeto de painel Painel de Incluso Parte Ortho painel Views Bssola painel Elevao e painel de Routing Painel Slope Suporta painel Pipe Painel de Equipamento Painel de Visibilidade Ver painel Camadas painel Painel Plugin A guia Home 3D Piping faz parte do espao de trabalho 3D Piping.

Para mais informaes sobre tubulao 3D, consulte Criar e modificar Piping.
Pgina | 3

Autocadplant 3D
Tab isos
A guia Isos exibe opes para trabalhar com isometria. Este guia inclui os seguintes painis: Criar painel ISO Isogen painel Exportao de painel A guia Isos parte do espao de trabalho 3D Piping

Para mais informaes sobre isomtricos, consulte Criar e modificar desenhos isomtricos. Com o AutoCAD Plant 3D, voc pode criar anotar e dimensionar com base em desenhos isomtricos e seus modelos 3D. Tpicos nesta seco. Entender Tipos Isometric AutoCAD Plant 3D inclui trs tipos comuns de isomtricos, cheque, stress, e final, a partir do qual voc pode criar desenhos isomtricos. Estes tipos isomtricos diferem entre si na quantidade de detalhes includos e no formato em que a informao apresentada. Voc tambm pode personalizar os trs tipos de desenho isomtrico includo com AutoCAD Plant 3D para criar outros tipos de isomtrica. Verifique Isomtricos Voc cria desenhos isomtricos de verificao para se certificar de que todos os componentes necessrios esto representados no modelo. A isomtrica verifica tambm e confirma que o modelo percorre o Isogen sem erros, quando hora de produzir o produto final. Os detalhes em cheque dos desenhos isomtricos facilitam a comparao com o AutoCAD P & ID. Isometricos stress Isometrics estresse so desenhos que transmitem dados geomtricos pertinentes ao stress de verificao. Normalmente, voc cria esses isometricos apenas para oleodutos e requer uma anlise de estresse, tais como linhas de alta temperatura, linhas com tamanhos de tubos de grande porte, linhas de servio crtico, e em alguns casos, linhas de alta presso. Voc tambm pode criar um arquivo de componente de tubulao (PCF) para executar atravs de
Pgina | 4

Autocadplant 3D
um aplicativo de anlise de stress ou para criar um desenho solto. O engenheiro utiliza o stress neste desenho para analisar as tenses e carregar no gasoduto. final Isometrics Isometrics finais so os documentos fundamentais e/ou produto que voc cria a partir de modelos 3D de tubulao. Voc normalmente produz isometricos final durante as ltimas fases de um projeto. Estes desenhos incluem uma lista de materiais (BOM) e tornam-se os documentos emitidos de registro que so usados para a fabricao e construo. Criar Mensagens Isogen e itens de Informao Voc pode adicionar notas e anotaes para o seu modelo de tubulao e inclu-los em um desenho isomtrico gerado. Voc pode criar mensagens Isogen com a opo de incluir gabinetes. Voc tambm pode colocar itens de informao Isogen como smbolos chos, setas, pontos de localizao no seu desenho. Voc pode editar ou apagar o contedo das mensagens ou itens de informao..

Mensagens e itens de informao so normalmente criados quando voc se envolver em outras tarefas de modelagem. Para mais informaes sobre como criar modelos, consulte Criar e modificar um modelo 3D.

Tpicos nesta seco

Criar uma mensagem de Isogen Voc pode criar uma mensagem de Isogen de at 75 caracteres de comprimento. Voc pode visualizar a mensagem antes de coloc-lo no modelo de tubulao. A mensagem exibida no desenho gerado isomtrica.
Pgina | 5

Autocadplant 3D
Voc tem a opo de colocar mensagens no desenho sem caixas ou com as opes de caixa seguinte: Rodada terminou caixa Caixa Rectangular Circular gabinete Caixa Triangular Caixa em forma de diamante Crculo de casal Elipse B.I.P. identificador

Para criar uma mensagem de Isogen Procedimento


1. No Ribbon (Aba), clique em Isos tabisogen Mensagem panelisogen. 2. Em o Isogen Criar caixa de dilogo de mensagens, Message In Coloque> drop-down lista, clique na caixa de mensagens. 3. Insira o texto da mensagem desejada na caixa de mensagem. 4. Para desenhar a dimenso a mensagem, selecione a Dimenso Draw para caixa de seleo Mensagem. 5. Clique em OK. 6. Na rea do desenho, clique em um ponto de insero na linha central de uma tubulao. 7. Press ENTER.

Criar um item de informao Isogen Voc pode criar itens de informao Isogen como smbolos chos, setas de fluxo, e pontos de quebra, e depois coloc-los no seu modelo 3D. O item informaes exibido no desenho gerado isomtrica

Procedimento
Para criar um item de informao Isogen 1. Em a fita, clique em Isos tabisogen Info panelisogen. 2. No Isogen Criar caixa de dilogo Informaes, na lista Selecionar tipo de item, clique no tipo de item que deseja adicionar ao modelo. 3. Clique em OK. 4. In rea do desenho, clique em um ponto de insero na linha de centro do tubo. 5.Prima ENTER.

Pgina | 6

Autocadplant 3D
A rpida isomtrica um desenho que voc criar para verificar linhas em seus desenhos. Voc pode criar uma isomtrica rpida para qualquer tipo isomtrico. Gerar um Desenho de Produo Isometric. Voc pode verificar todas ou algumas das linhas, selecionando-os de uma lista ou selecionando-os na rea de desenho. Porque isometrics rpida no so mantidos como desenhos de registro, eles no se tornem acessveis os documentos do projeto no gerenciador de projeto. A designer, muitas vezes gera um desenho isomtrico stress rpida para entregar ao engenheiro stress.

Procedimento
Para gerar um desenho rpido isomtrico. 1. No Ribbon (fita), clique em Isos tabcreate Isoquick ISO. 2. Do uma das seguintes opes: Na rea de desenho, selecione os objetos que deseja incluir no ISO Quick. Pressione L para a seleo de lista linha. Digite os nmeros de linha que deseja incluir na ISO Quick. 3. Pressione ENTER. 4. Na caixa de dilogo Criar Quick ISO, ISO lista Tipo, clique no tipo ISO que voc deseja criar. 5. Para selecionar um diretrio de sada diferente, em Output Directory, clique no boto [...] e clique em uma pasta. Clique em Abrir. 6. Do qualquer um dos seguintes: Para processar componentes no desenho atual, selecione os componentes do processo no desenho atual caixa de seleo Somente. Para criar um arquivo DWF, selecione a caixa de seleo Criar DWF. Para parar o processo de criao isomtrica quando a linha cair selecione o Se uma linha de falha ao processo, Stop ISO caixa de seleo Criao. Para substituir os arquivos gerados anteriormente para o tipo isomtrico atual, clique em Opes. No Quick Set ISO caixa de dilogo Opes, selecione a opo Substituir anterior Gerado ISO caixa de seleo de arquivos. Clique em OK. Para especificar os campos que quebrar a isomtrica, clique em Opes. No Quick Set ISO caixa de dilogo Opes, em Quebre a ISO Quando o Change Fields Depois selecione as caixas de seleo para os campos desejados. Clique em OK. 7. Clique Criar. Voc cria uma isomtrica de produo quando voc est pronto para criar os desenhos finais a ser entregue para todas as linhas em todos os desenhos.. Reviso Isometric Detalhes dos resultados Depois de gerar um desenho isomtrico, voc revisar os detalhes de criao para verificar erros e avisos, e verificar a localizao eo nmero de Piping Files Component (PCF) criado.
Pgina | 7

Autocadplant 3D
AutoCAD Plant 3D oferece uma notificao aps a gerao de cada desenho isomtrico foi concluda. Voc pode rever esses resultados imediatamente aps a gerao ou consulte o arquivo de log mais tarde. Por padro, desenhos isomtricos, que so criados so processados em segundo plano, para que voc possa retornar imediatamente ao seu desenho. Enquanto um trabalho est a ser processado em segundo plano, voc pode verificar seu status, colocando o cursor sobre o cone isomtrica no lado direito da barra de status. Voc tambm pode visualizar detalhes sobre todos os trabalhos concludos isomtrica que tem gerado a partir da sesso atual. Detalhes isomtricos so salvos em um arquivo de log para referncia futura. Esse arquivo est localizado no diretrio de mensagens que corresponde ao tipo ISO criado. O arquivo de log tem o nome padro do arquivo de log Isogen, adicionados com a data de criao. Por exemplo: [nome do projeto] \ Isogen \ Final \ Mensagens \ Log Isogen File_3-15-2009. Log. Voc pode usar qualquer editor de texto qualquer, como a Microsoft Notepad, para ver o arquivo de log.

Procedimento
Para examinar os detalhes isomtrico resultados. 1. Na bandeja o status, d um duplo clique no cone isomtrico. 2. Na caixa de dilogo detalhes Isomtrico, ver detalhes sobre trabalhos isomtricos concludos Observao: S os detalhes isomtricos da sesso atual so acessveis clicando no cone na bandeja do status. Para ver os detalhes de uma sesso anterior, analisar o arquivo log isomtrica. Para rever um arquivo de log isomtrica 1. No Windows Explorer, navegue at as diretrias Mensagens que corresponde ao tipo ISO (cheque, stress, ou final) utilizado para criar o desenho isomtrico. 2. Naa caixa de seleo Windows Explorer, boto direito do mouse no arquivo de log e clique em Abrir. Exportar um arquivo de componente de tubulao (PCF) Exportar um arquivo de componente de tubulao (PCF) Quando voc gera um desenho isomtrico, um arquivo de componentes de tubulao (PCF) automaticamente criado nos bastidores. Voc no tem que criar um. Quando voc gera um desenho isomtrico, um arquivo de componentes de tubulao (PCF) automaticamente criado nos bastidores. Voc no tem que criar um. Se voc no est gerando um desenho isomtrico, voc ainda pode exportar um PCF se voc precisar de um para o engenheiro de stress ou fabricante de tubos. O nmero da linha o nome de arquivo padro para o PCF exportados.
Pgina | 8

Autocadplant 3D
Procedimento
Para exportar uma PCF. 1. Em a fita, clique na guia Criar Isos ISO PCF Export.. 2. Right clique o nmero da linha voc deseja exportar. Clique em Exportar para PCF.. 3. In o PCF Salvar como caixa de dilogo, faa o seguinte: Navegue e selecione uma pasta para armazenar o PCF exportados. Na caixa Nome do Arquivo, digite um nome de arquivo ou aceite o nome de arquivo padro para o arquivo.. 4. Clique em Salvar.

Tabela de estrutura
O guia Estrutura exibe opes para trabalhar com estruturas. Este guia inclui os seguintes painis: Peas do painel painel Modificar Painel de Corte Painel de Visibilidade Exportao de painel Painel de Visitas Camadas painel O guia Estrutura parte do espao de trabalho 3D Piping

Para mais informaes sobre a criao de estrutura, consulte Criar e modificar a estrutura.

Criar e modificar a estrutura


Voc pode criar um modelo estrutural em seu desenho AutoCAD Plant 3D.. Tpicos nesta seco Entender Modelagem Estrutural em AutoCAD Plant 3D
Pgina | 9

Autocadplant 3D
Voc pode usar Plant AutoCAD 3D para criar objetos estruturais.. Quando colocados juntos com tubulao, equipamentos e outros objetos, as ferramentas estruturais em AutoCAD Plant 3D podem ajudar a detectar problemas como a interferncia em seus modelos de planta. Voc pode usar Plant AutoCAD 3D para criar objetos estruturais. Defina a exibio de objetos estruturais. Voc pode definir a representao do modelo estrutural de objetos estruturais. A representao do modelo selecionada estrutural se aplica a todos os objetos em um desenho estrutural. Voc pode alterar a maneira como os objetos estruturais display para tornar mais fcil para selecionar pontos de insero, medir distncias, e assim por diante. A lista a seguir mostra como um elemento estrutural exibido na rea de desenho quando os tipos de modelos diferentes esto definidos. Os modelos na lista so mostrados em nvel crescente de complexidade e detalhes NOME DO MODELO
Modelo de linha

TELA

DISCRIO
Este modelo melhor para tarefas que no exigem muitos detalhes, como a criao de um membro. No modelo de linha, os objetos so representados como linhas, e voc pode facilmente selecionar pontos de insero de novos objetos. Este modelo melhor para rapidamente fazendo pequenas alteraes ou adies a um projeto de grande porte.

Modelo smbolo

Modelo Outline

Este modelo melhor para arquivos de sada e medio de distncias. Pontos de insero no so fceis de ver neste modelo, por isso no a representao recomendado para a criao de objetos.

Pgina | 10

Autocadplant 3D
Forma do modelo Este modelo exibe objetos em suas dimenses originais

1 - Na faixa de opes, clique na guia Estrutura de Peas Modelo Line painel drop-down.

COMANDO PLANTSTEELSETREP Mtodos de Acesso Ribbon: Estrutura guia Parts Modelo Line painel Entrada de comando: plantsteelsetrep Lista de Prompts Os seguintes prompts so exibidos. Especificar representao do modelo de objetos estruturais [Line Symbol / / Outline / Shape] <L>: Muda a representao do modelo de objetos estruturais. Objetos estruturais so processados usando a representao do modelo especificado. linha Mudanas representao do modelo para modelo de linha. smbolo Mudanas representao do modelo para modelo Symbol. esboo Mudanas representao do modelo de Outline Model.
Pgina | 11

Autocadplant 3D
forma Mudanas representao do modelo de forma do modelo. 2 - Cliques em um dos tipos de modelos disponveis Grids estruturais Antes de colocar objetos estruturais, voc pode criar uma grade estrutural. Grids so opcionais, mas torn-lo mais fcil criar um modelo estrutural no espao 3D.

Quando voc cria uma rede, voc define os valores e as etiquetas para cada eixo de coordenadas. Voc pode usar a rede para tirar a quando adicionando componentes estruturais.

Procedimento
Para criar uma grade estrutural. 1. No Ribbon (fita), clique na guia Estrutura de Grid painel Parts.

Pgina | 12

Autocadplant 3D
2. Na caixa de dilogo Criar Grid, na caixa Nome do Grid, digite um nome para o grid. 3. Under Sistema de Coordenadas, clique WCS, UCS, ou trs pontos para definir o sistema de coordenadas para a criao da grade. Se voc escolher trs pontos, especifique a origem e a direo dos trs eixos da grade. 4. Para especificar o valor do eixo, faa o seguinte: Na caixa Valor do Eixo, digite os valores X desejado, separados por uma vrgula. Use um sinal @ para definir um valor em relao ao valor anterior. Por exemplo, (0, 10 ', @ 10', @ 8 ') idntica a (0, 10', 20 ', 28'). Clique para definir valores do eixo de pontos especificados. Quando terminar, pressione Enter. 5. Clique para visualizar rtulos do eixo. 6. Repita os passos 4 e 5 para Row (X) e Plataforma (Z). 7. Clique Criar.

Para editar uma grade estrutural


1. Na fita, guia Estrutura, clique em Modificar Editar Estrutura painel. 2. Para desenhar o, clique no grid para editar. 3. Na caixa de dilogo Editar Grid, modifique os valores conforme necessrio. Clique em OK.

COMANDO PLANTSTEELGRID Cria uma grade estrutural.. Mtodos de Acesso Ribbon: Estrutura Tab >Grid painel> Grid Entrada de comando: plantsteelgrid

Nome Grid Especifica o nome para o grid. Este nome uma propriedade do objeto grid, mas no exibe como texto. Opcional.
Pgina | 13

Autocadplant 3D
Valor eixo Especifica o valor do eixo da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point ou a entrada do usurio. Use um sinal @ para especificar um valor relativo.. Nome eixo (X Local) Especifica o nome do eixo da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point.. Valor linha Especifica o valor de linha da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point ou a entrada do usurio. Use um sinal @ para especificar um valor relativo.. Nome da linha (Y Local) Especifica o nome da linha da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point.. Valor plataforma Especifica o valor plataforma de forma digitada ou definida pelo boto Pick Point ou a entrada do usurio. Use um sinal @ para especificar um valor relativo.. Nome da plataforma (Z Local) Especifica o nome da plataforma como entrou ou definido pelo boto Pick Point.. Tamanho da Fonte Especifica o tamanho da fonte para o nome de grade. Observao: Para especificar mm ou polegadas, adicione a notao necessria para o valor (10 15).

Caixa de dilogo Edit Grid

Nome Grid Especifica o nome para o grid. Este nome uma propriedade do objeto grid, mas no exibe como texto. Opcional.
Pgina | 14

Autocadplant 3D
Valor eixo Especifica o valor do eixo da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point ou a entrada do usurio. Use um sinal @ para especificar um valor relativo. Nome eixo (X Local) Especifica o nome do eixo da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point. Valor linha Especifica o valor de linha da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point ou a entrada do usurio. Use um sinal @ para especificar um valor relativo. Nome da linha (Y Local) Especifica o nome da linha da forma digitada ou definido pelo boto Pick Point. Valor plataforma Especifica o valor plataforma de forma digitada ou definida pelo boto Pick Point ou a entrada do usurio. Use um sinal @ para especificar um valor relativo. Nome da plataforma (Z Local) Especifica o nome da plataforma como entrou ou definido pelo boto Pick Point. Tamanho da Fonte Especifica o tamanho da fonte para o nome de grade. Observao: Para especificar ps ou polegadas, adicione a notao necessria para o. Valor (10 , 12).

Os membros estruturais Um membro estrutural um objeto 3D estruturais, como uma viga ou coluna. Voc pode especificar configuraes membros, criar e editar elementos estruturais, e manipular elementos estruturais de vrias maneiras. Tpicos nesta seco. Especificar as configuraes do membro

Pgina | 15

Autocadplant 3D
Membro configuraes so valores padro para novos membros estruturais. Voc pode alterar essas configuraes conforme necessrio Configuraes membro estrutural foco principalmente na forma, tamanho e orientao. Quando voc cria um novo membro estrutural, deriva suas propriedades a partir das definies membro atual. Por exemplo, se as configuraes membros esto atualmente definidas para os padres ANSI, Pipe Formas tipo de forma ASTM, tamanho, forma e dois, ento todos os novos membros estruturais voc cria tem essas configuraes por padro. Voc pode editar individuais elementos estruturais. Suponha que voc precisa de vrios elementos estruturais com a maioria das mesmas propriedades, mas em tamanhos ligeiramente diferentes. Voc pode especificar as configuraes dos membros, criar o elemento estrutural e editar membros individuais para mudar o tamanho conforme a necessidade. Especificar as configuraes de membro 1. Na Aba, clique em Partes Estrutura guia do painel Configuraes menu Configuraes-Membro.

2. Se o membro em seu desenho tem as propriedades que voc deseja usar para todos os novos membros, clique em Propriedades Match e selecione o usurio na rea de desenho. O membro de
Pgina | 16

Autocadplant 3D
dilogo Configuraes preenchido com os valores apropriados. Modificar os valores, se desejado, como descrito nas etapas a seguir. Quando terminar de modificar os valores, pule para a Etapa 10.. 3. Na caixa de dilogo Configuraes, na lista padro de Forma, clique em uma forma padro.. 4. Sob Tipo de Forma, clique no tipo de formato desejado na lista. Para procurar um tipo de forma, digite o nome do tipo inteiro forma ou parte do nome do tipo de forma na caixa e clique em .. 5. Na lista Tamanha Forma, clique no tamanho, forma desejada. Os tamanhos disponveis dependem do tipo de forma selecionada. Para procurar um tamanho, forma, digite o tamanho, a forma inteira ou parte do nome do tamanho, forma na caixa e clique em .. 6. Na lista padro de materiais, clique no material desejado padro a usar para os membros recmcriados.. 7. Na lista de cdigos de materiais, clique no cdigo do material desejado para usar para os membros recm-criados.. 8. Mudar ngulo digite o valor do ngulo desejado, ou clique em um valor na lista. Voc pode clicar para aumentar o valor atual em 90 graus.. 9. (Opcional) Execute um dos seguintes para alterar a orientao membro: Clique em um ponto na imagem de visualizao Orientao para definir um ponto de justificao. Selecione o Flip Sobre o Y Axis caixa de seleo para orientar o eixo Y na direo oposta. Selecione o Eixo Y Alinhar com Z UCS para alinhar o eixo Y do membro com a UCS Z.. 10. Clique OK. Para editar um membro, combinando as propriedades de outro membro. 1. Na fita, clique em Partes Estrutura guia do painel de menu Editar Modificar Estrutura.. 2. Na rea do desenho, clique no membro que voc deseja editar.. 3. Na caixa de dilogo Editar-Membros, clique em Propriedades e selecione Match um membro na rea de desenho. A caixa de dilogo Editar Membro preenchida com os valores do membro que voc selecionou.. 4. Clique OK Alterar o comprimento de um membro estrutural Voc pode fazer um objeto estrutural mais ou menos longo. Voc pode mudar o comprimento de um membro por incrementos ou pelo comprimento total absoluto de um ponto final. Procedimento Para alterar o comprimento de um membro estrutural de forma incremental. 1. Na fita, clique na guia Estrutura de corte painel Alongar-Membros. 2. Na rea do desenho, selecione o membro que voc deseja aumentar ou diminuir. 3. No prompt de comando, digite d para especificar o novo tamanho em incrementos. 4. No prompt de comando, digite um valor positivo para alongar o membro, ou um valor negativo para encurtar o membro. A distncia medida a partir do ponto final que mais prximo do ponto de seleo.
Pgina | 17

Autocadplant 3D
Para alterar o comprimento de um membro estrutural utilizando comprimento absoluto 1. Na fita, clique na guia Estrutura de corte painel Alongar-Membros. 2. Na rea do desenho, selecione o membro que voc deseja aumentar ou diminuir. 3. No prompt de comando, digite t para especificar o comprimento absoluto. 4. No prompt de comando, digite um valor positivo para indicar o comprimento total do membro absoluta, medida a partir do ponto final que mais prximo do ponto de seleo. Para alterar o comprimento de um membro estrutural usando grips 1. Na rea do desenho, selecione o membro que voc deseja aumentar ou diminuir. 2. Selecione um estiramento no membro. 3. Mova o dispositivo apontador e clique para especificar o ponto de estiramento. Para mostrar o tamanho de um membro estrutural na janela de comando 1. Na fita, clique na guia Estrutura de corte painel Alongar-Membros. 2. Na a rea de desenho, selecione um membro. Cortar um membro estrutural Procedimento Voc pode cortar um membro estrutural no que diz respeito aos limites de outro membro estrutural. Voc pode cortar um membro estrutural de duas maneiras: Cortar o membro at o limite de outro membro. Corte dois membros para os limites do outro. Depois de cortar um ou mais membros, voc pode especificar a distncia entre o membro de corte eo limite membro. Procedimento Para cortar um membro estrutural para a fronteira de outro membro. 1. Na fita, clique em estrutura de painel de Corte CUT Back guia Membros. 2. No prompt de comando, digite b (ambos).. 3. Na rea do desenho, clique no primeiro membro estrutural, cujos limites voc quer cortar um segundo membro.

Pgina | 18

Autocadplant 3D

4. Clique o outro membro que pretende cortar. Para cortar dois membros estruturais para os limites do outro 1. Na fita, clique em estrutura de painel de Corte CUT Back guia Membros.. 2. No prompt de comando, digite b (ambos).. 3. No prompt de comando, digite o (One).. 4. Na rea do desenho, clique no membro limitao estrutural (o membro cujas fronteiras que pretende cortar outro membro).. 5. Clique o membro que pretende cortar Manter Dois membros estruturais Juntos Voc pode ajustar dois membros estruturais juntos em um conjunto de esquadria Voc pode manter dois membros juntos em uma ou duas maneiras: Use um corte bissetriz.. Alinhe as bordas perfil. Procedimento. Para manter dois membros estruturais juntos 1. Na fita, clique na guia Estrutura de corte do painel Membro CUT Miter.. 2. Na rea do desenho, clique no primeiro membro a mante.

Pgina | 19

Autocadplant 3D
3. Clique no segundo membro a manter juntos

Para alinhar as extremidades de dois elementos estruturais 1. Em a fita, clique na guia Estrutura de corte do painel Membro CUT Miter.. 2. (Opcional) Para especificar uma lacuna entre os dois elementos estruturais, no prompt de comando, digite g (Gap). Especificar uma distncia ou valor positivo e pressione Enter.. 3. No prompt de comando, digite um. (Alinhar bordas) 4. Na rea do desenho, clique no primeiro membro a alinhar.. 5. Clique o segundo membro para alinhar. Para criar um corte bissetriz entre dois membros estruturais. 1. Em a fita, clique na guia Estrutura de corte do painel Membro CUT Miter.. 2. (Opcional) Para especificar uma lacuna entre os dois elementos estruturais, no prompt de comando, digite g (Gap). Especificar uma distncia ou valor positivo e pressione Enter.. 3. Na rea do desenho, clique no primeiro membro em que aplicar um corte bissetriz.. 4. Click o segundo membro em que aplicar um corte bissetriz Trim ou estender um membro estrutural Voc pode cortar ou estender um membro estrutural para atender um avio. Voc pode especificar o plano de interseco que define o limite para aparar ou estender o membro.

Procedimento
Para cortar um membro estrutural. 1. Em a fita, clique na guia Estrutura de corte do painel Membro Trim.

Pgina | 20

Autocadplant 3D

2. No Trim Plane a caixa de dilogo, Under Plane Intersection, clique em um avio para uso como o limite. Clique em OK. 3. Na rea do desenho, clique no membro para aparar. Observao: Para mudar para plantsteelextend, mantenha a tecla SHIFT e clique no membro que voc deseja estender. Para estender um membro estrutural 1. Em a fita, clique na guia Estrutura de corte painel Estender-Membros.

Pgina | 21

Autocadplant 3D

2. Para Estender a caixa de dilogo Plane, sob Plane Intersection, clique em um avio para uso como o limite. Clique em OK. 3. Na rea do desenho, clique no membro para ampliar. Observao: Para mudar para plantsteeltrim, mantenha a tecla SHIFT e clique no membro que deseja cortar.

Corte da aresta de um membro estrutural

Procedimento
Um corte borda guarnies mltiplos membros estruturais de acordo com a borda de outro membro. Voc pode especificar um valor de gap entre o membro de corte e de fronteira. A borda guarnies operao de corte do membro em ambas as extremidades. A borda do corte um membro estrutural. 1. Na fita, clique na guia Estrutura Lminas painel Membro CUT.. 2. No prompt de comando, digite um valor positivo para indicar a diferena entre o membro que pretende cortar eo limite.. 3. Na rea de desenho, selecione um ou mais membros.
Pgina | 22

Autocadplant 3D
Restaurar um membro estrutural

Procedimento
Voc pode restaurar um membro estrutural sua condio original. O ponto de extremidade que est mais prximo do ponto de seleo restaurado. Voc pode fazer selees repetidas para restaurar vrios objetos.. 1. Na fita, clique na guia Estrutura de corte, no painel Restore-Membros.. 2. Na rea de desenho, selecione o membro que voc deseja restaurar.. Trim estruturais Voc pode adicionar guarnio estrutural aos seus modelos 3D, incluindo grades, escadas e escadas. Use guarnio estrutural no seu modelo para detectar interferncias, mostrar opinies de clientes dos riscos e outras operaes, e para mostrar design aproximado sobre planos de tubulao. Tpicos nesta seco. Criar e editar Trilhos Voc pode adicionar grades aos seus modelos estruturais.

Procedimento
Voc pode adicionar grades aos seus modelos estruturais. Especificar as configuraes de grade para fornecer valores padro para todas as grades de novo. Quando voc cria uma grade, suas definies vm essas configuraes trilhos. Voc pode alterar as configuraes de trilhos ou editar um corrimo individual. Para especificar configuraes de trilhos 1. Na faixa de opes, clique em Partes Estrutura guia do painel de cardpio Configuraes trilhos.

Pgina | 23

Autocadplant 3D

2. Nos trilhos caixa de dilogo Configuraes, digite os valores geometria desejada. Para alterar os valores de forma: Em Forma, clique no boto [...] que corresponde com a forma corrimo voc deseja alterar. Na caixa de dilogo Configuraes de trilhos, fazer as alteraes desejadas e clique em Selecionar. Para especificar um trilho meio contnuo, sob Shape, selecione o Rail Mdio (contnua) caixa de seleo. 3. Clique em OK. Ouvir Ler foneticamente Dicionrio Para criar uma grade 1. Na fita, clique na guia Estrutura Railing painel Parts.. 2. Na rea do desenho, clique para especificar o ponto inicial da grade.. 3. Specify o ponto final dos trilhos. Pressione Enter Para criar uma grade e alinh-lo com outro objeto 1. Na fita, clique na guia Estrutura Railing painel Parts. 2. No prompt de comando, digite o (Object).
Pgina | 24

Autocadplant 3D
3. Na rea do desenho, clique para especificar o objeto que voc deseja alinhar os trilhos para Para editar uma grade. 1. Na fita, guia Estrutura, clique em Modificar Editar Estrutura painel.. 2. Na rea do desenho, selecione o corrimo para editar.

3. Na caixa de dilogo Edit Railing, modifique os valores de geometria, conforme necessrio. Para editar os valores de forma: Em Forma, clique no boto [...] que corresponde com a forma trilhos (corrimo, um Mid Rail, Kick Plate, ou Post) que pretende alterar. Na caixa de dilogo Configuraes de trilhos, fazer as alteraes desejadas e clique em Selecionar.. Para especificar um trilho meio contnuo, sob Shape, selecione o Rail Mdio (contnua) caixa de seleo. OK quatro. Click. Criar e editar Escadas Voc pode criar degraus ou uma escada no seu modelo estrutural. Usar as configuraes de escada para especificar valores padro para todas as escadas novas que
Pgina | 25

Autocadplant 3D
criar. Depois de criar escadas, voc pode editar etapas individuais ou escadas para alterar as configuraes conforme necessrio. Escadas no incluem corrimes, mas voc pode adicionar corrimos das escadas aps ter sido colocado. Para mais informaes sobre corrimos, consulte Criar e editar Trilhos.

Procedimento
Para especificar as configuraes de escadas 1. Na faixa de opes, clique em Partes Estrutura guia do painel de menu Configuraes Stair

2. Na caixa de dilogo Configuraes de Stair, digite os valores geometria desejada. 3. Para alterar dados, passos: Em Shape, Data Passo clique no boto [...], Na caixa de dilogo Selecione Step, faa as alteraes desejadas e clique em OK. 4. Para alterar a forma de escada: Em Forma, Forma Stair clique no boto [...], Na caixa de dilogo Selecionar Stair Shape, faa as alteraes desejadas e clique em Selecionar. 5. Clique em OK Para criar escadas 1. Na fita, clique em Partes Estrutura guia Escadas painel.
Pgina | 26

Autocadplant 3D
2. Para selecionar o primeiro ponto da escada, clique na rea de desenho. 3. Para selecionar o prximo ponto da escada, clique na rea de desenho novamente. Para criar uma srie de segmentos da escada contgua, continue clicando na rea de desenho para especificar cada segmento. Quando terminar, pressione Enter. Para editar escadas. 1. Na fita, guia Estrutura, clique em Modificar Editar Estrutura painel. 2. Na rea de desenho, selecione as escadas que voc deseja editar.

3. Na Escada Edite caixa de dilogo, modificar a geometria valores como necessrio. 4. Para editar passo dados: Sob Forma, Passo Dados clique no [...] boto, "Selecionar Passo" na caixa de dilogo, para fazer alteraes pretendidas clique em OK. 5. Para editar escada forma:

Pgina | 27

Autocadplant 3D
Sob Forma, Escada Forma clique no [...] boto, Selecionar forma da escada, na caixa de dilogo, para fazer as alteraes pretendidas e clique Selecionar. 6. Clique em OK. Explodir Estruturais Trim. Objetos. Que Voc pode explodir estruturais trim. objetos em cada um dos seus membros

Para explodir um objeto estrutural 1. Na fita, clique Estrutura tab. Modificar painel Estrutural Explodir. 2. Na elaborao, um clique estrutural trim. objeto de explodir. Footings (Sapatas) Procedimento Quando voc criar um p estrutural em seu modelo, voc pode especificar seu comprimento, largura e profundidade. Voc pode especificar cenrio p para determinar os valores de todos os novos pilares. Ento voc pode personalizar o settings por cada sapata, quando necessrio. Para especificar configuraes da sapata 1. Na fita, clique em Partes Estrutura guia do painel Configuraes menu Configuraes footing (sapatas).

2. Na caixa de dilogo Configuraes Footing (sapatas), digite os valores a utilizar para as novas sapatas, Clique em OK.
Pgina | 28

Autocadplant 3D
Para criar uma base 1. Na fita, clique na guia Estrutura >painel Parts.>Footing (sapatas). 2. Para especificar o ponto de insero da sapata, clique na rea de desenho. Para editar uma sapata 1. Na fita, clique Estrutura >Modificar >Editar Estrutura painel. 2. Na rea do desenho, clique na sapata que voc deseja editar.

3. Na caixa de dilogo Edit Footing (sapatas) modifique os valores conforme necessrio. Clique em OK.

Plate (Placas) Voc pode adicionar uma chapa ou grelha para um modelo estrutural. Quando voc cria uma placa, voc especifica o tipo, materiais, colocao, formato e outras informaes. Procedimento Para criar uma chapa. 1. Na fita, clique na guia Estrutura > Plate painel Parts.. 2. No Criar Plate > Grate caixa de dilogo, faa o seguinte:
Pgina | 29

Autocadplant 3D
Na lista Tipo, clique Plate ou grade.. Na lista de Material Standard, clique no padro material desejado.. Na lista Cdigo Material clique no cdigo do material desejado.. Na lista de Espessura, clique na espessura desejada para a placa ou grade.. Para grades apenas, na lista Padro Hatch, clique no padro de hachura desejado.. Para grades apenas, na caixa Escala Hatch, clique no valor da escala desejada hatch.. Sob Justificao, especifique o ponto de referncia.. Em Forma, especifique uma forma retangular ou polyline. Clique em Criar. 3. Para especificar o canto da placa, clique na rea de desenho. 4. Para especificar o canto oposto da placa, clique na rea de desenho novamente.

1. Na rea de desenho, selecione a placa para editar. Para alterar o tamanho da placa, clique em um aperto de esticar e mover o cursor para aumentar ou diminuir de tamanho. Para alterar outras propriedades, clique com na placa. Na paleta de propriedades, alterar as propriedades, conforme necessrio.

Exportar objetos estruturais para um Steel Detalhamento Formato Neutro (SDNF) File Voc pode selecionar objetos em um desenho estrutural e export-los para um formato neutro Steel Detalhamento (SDNF) arquivo. OuvirObjetos estruturais voc pode exportar para esse formato so: Os componentes estruturais Grades Escadas Placas Quando voc exporta grades e escadas para SDNF, eles so explodidos em membros individuais. Gaiolas e escada no esto includos na exportao. Procedimento Para exportar objetos estruturais para SDNF. 1. Na fita, clique na guia Estrutura Export painel SDNF Export.

Pgina | 30

Autocadplant 3D

2. Na SDNF caixa de dilogo Exportar, sob arquivo de sada, clique no boto [...] para selecionar um local para exportao. 3. No Export SDNF caixa de dilogo File, navegue e selecione uma pasta para armazenar o arquivo exportado. Na caixa Nome do Arquivo, digite um nome para o arquivo exportado. Clique em Salvar. 4. No SDNF caixa de dilogo Exportar, em Informaes Packet ttulo, digite as informaes sobre o projeto. 5. Para selecionar objetos para exportao, em Objetos, clique em Selecionar Objetos. 6. Na rea do desenho, selecione os objetos para exportar. 7. Clique Export. Ler foneticamente Criar e modificar Piping
Pgina | 31

Autocadplant 3D
Definir a especificao do tubo e nmero da linha, tubulao rota, vlvulas de lugar e outros itens especiais no modelo 3D. Definir a especificao do tubo e nmero da linha, rota da tubulao, vlvulas de lugar e outros itens especiais no modelo 3D. Tpicos nesta seco.

Selecione um Spec Pipe Quando voc for fazer roteamento de tubos e adicionar acessrios e/ ou vlvulas para um modelo, voc comea com uma especificao de tubulao. Um modelo 3D tubulao spec-driven, que referncias tubulao componentes listados em um spec tubo. Quando voc trabalha com tubulao em um modelo 3D, o spec pipe fornece o material, classificao e detalhes da conexo. Spec arquivos so criados utilizando o Editor Specs e Catlogos. Para mais informaes sobre especificaes de tubulao, consulte Introduo ao Specs e Catlogos. Em combinao com as configuraes de projeto conjunto, a especificao do tubo determina quais acessrios e fixadores so usados na conexo e roteamento de tubo. Por exemplo: ele especifica as conexes socket solda para tubo em 3". Cada segmento do tubo e encaixe no modelo originrio de uma especificao da tubulao, exceto para peas personalizadas. Criar uma paleta de ferramentas a partir de uma Speech Voc pode adicionar partes frequentemente usados para a paleta de ferramentas. Antes que voc pode inserir partes da paleta de ferramentas, adicione primeiro as peas para a paleta de ferramentas. Para obter informaes sobre peas de colocao, ver Paletas de ferramentas. Voc pode adicionar partes para a paleta de ferramentas utilizando o Visualizador de Speech ou arrastando uma parte do modelo para a paleta de ferramentas. Voc tambm pode criar uma paleta de ferramentas para as partes clicando uma paleta de ferramentas existentes e clicar em New Paleta. Consulte Trabalhar com especificaes de um modelo 3D Plant para adicionar peas para a paleta de ferramentas.

Procedimento
Pgina | 32

Autocadplant 3D
Para selecionar um speech pipe Para ver um speech pipe. 1. Na fita, clique na guia Home Parte de Incluso painel Viewer Spec. 2. Em Viewer o Spec, na lista Spec, clique em uma especificao para tubos (por exemplo: CS300).

Tpicos nesta seco Nmeros de linha Set Conjunto de nmeros de linha Procedimento Voc pode atribuir um nmero de linha para os segmentos de tubos e acessrios em grupo do modelo 3D. Segmentos de tubos e acessrios so agrupados com base em um nmero de linha. Voc pode atribuir um nmero de linha antes de encaminhamento da tubulao. Voc pode usar o nmero da linha para selecionar o tubo no modelo. Para mais informaes, consulte Selecionar Piping. Voc pode usar a Lista de Linha P & ID para criar pipe usando um nmero de linha. O nmero da linha atribudo no modelo, se a linha de formatos tag nmero compatvel. Para mais informaes, consulte Pipe Route com base em nmeros P & ID Linha. Voc pode atribuir nmeros de linha a nvel mundial, pelo nome, usando o Gerenciador de dados
Pgina | 33

Autocadplant 3D
para renomear o nmero da linha. Quando voc cria um tubo que atribudo a um nmero de linha, voc pode definir o nome da camada que o tubo criado a incluir o nmero da linha no nome. Para mais informaes, consulte Configurar Layer automatizada e atribuies de cores. Entender o formato de nmero Line O formato padro de nmero da linha inclui apenas a propriedade nmero da linha (por exemplo: 101). Voc pode definir o formato de nmero da linha na classe P3D Line Group. Para mais informaes, consulte Configurar Tag Formatao. Se voc definir o formato de nmero da linha para SpecService Line, voc pode atribuir o nmero da linha seguinte: CS300-P-101. Linhas de tubulao em um desenho P & ID e um modelo so independentes um do outro e no esto vinculados. Voc pode verificar as diferenas de propriedade, validando os nmeros de linha de correspondncia, mas os valores no esto ligados. Para mais informaes, consulte validar o modelo 3D. Compare Grupos de P & ID de linha e nmeros de linha no modelo Em um desenho P & ID, o nmero da linha uma propriedade do grupo de linha. Qualquer segmento de linha de tubo ou componente que pertence ao grupo mesma linha tem o mesmo nmero de linha. Grupos de P & ID line so gerenciados como uma unidade. Voc pode adicionar linhas e componentes para o grupo (por exemplo: usando slgroupedit). Quando voc muda o nmero da linha de um grupo em um desenho P & ID, o nmero de mudanas de linha para todas as linhas e os componentes do grupo. Em um desenho 3D Planta, se voc selecionar um nico pedao de cano e mudar o seu nmero da linha, tubo conectado e acessrio no mudam. A paleta de propriedades no permite que voc defina um nmero de linha se o item selecionado no est conectado.

Procedimento Para alterar um nmero de linha dos tubos. 1. Em uma Planta 3D desenho, selecione um ou mais componentes para tubos que esto ligados a final. 2. Clique com o boto direito no desenho. Clique Propriedades.
Pgina | 34

Autocadplant 3D
3. Em Propriedades da paleta, clique Planta 3D Tag Linha Nmero Tag. Observao: Linha Nmero Tag lista no pode ser estabelecido nas propriedades paleta se o tubo selecionado no est ligado. 4. Na Linha Nmero lista, clique Novo.

5. No Atribuir Tag caixa de dilogo, no Box marcado Targetobject. Nmero, entrar a linha nmero (por exemplo: 105).

6. Clique Atribuir Para renomear um nmero de linha de tubos 1. Na fita, clique Home tab. > Projeto painel > Dados Manager. 2. Nos Dados Manager, na lista, clique Atual Desenho Dados. 3. Na rvore, Zona ampliar. Clique Linhas Para Tubos

Pgina | 35

Autocadplant 3D

4. Os dados vista Double-clique em o Tag coluna da linha nmero que voc quer a mudana. 5. No a Atribuir Tag caixa de dilogo, no Box marcado Nmero, entrar a linha nmero (por exemplo: 105).

6. Clique em Atribuir. Nota: Projeto Exclusive Acesso necessrio para alterar o nmero da linha usando o Gerenciador de Dados. Rrenomear o mero de uma linha pode modificar mais de um desenho Criar Piping (Tubulaes)

Voc pode criar tubulaes, especificando o ponto de partida, continuando a partir de uma porta aberta, ou converter objetos em linha centro da tubulao. Por padro, os pontos que voc especificar est na linha de centro do tubo, mas voc pode escolher entre uma srie de alinhamentos (por exemplo: fundo do tubo). Param mais informaes sobre pipes alinhamento, ver Offset Placement Pipe.

Pgina | 36

Autocadplant 3D
Acessrios (por exemplo: cotovelos) so adicionados quando voc muda de direo, continuando a rota de tubulao a partir do ponto final anterior.

Alm de especificar o ponto final no modelo, voc pode digitar uma distncia para especificar a posio do encaixe seguinte. Param mais informaes sobre as ferramentas e procedimentos que ajudam voc colocar tubulao em locais exatos ver a localizao de preciso.

Quando voc mudar de direo, voc pode escolher um ponto que se alinha com o segmento do tubo que vem. Comprimento do tubo cortado de volta para a instalao. Como voc adicionar segmentos de tubo, a especificao pipe fornece uma lista de acessrios disponveis para fazer a conexo. Se mais de uma montagem estiver disponvel, um encaixe padro selecionado com base na prioridade usar parte. Para mais informaes sobre prioridade de montagem, consulte Modificar Specs. Voc pode anexar tubo para bicos de equipamento usando snap objeto n. Hardware de conexo (por exemplo: um flange weldneck, juntas e parafusos) adicionada a partir da especificao da tubulao, com base no tamanho e tipo do bico. Voc adiciona um cano usando a fita, um aperto de continuao, o espectador spec, a paleta de ferramentas, ou o comando plantpipeadd.
Pgina | 37

Autocadplant 3D
Criar Pipe (Tubulao) de uma Centerline

Pode ser mais fcil para desenhar uma linha central do que a rota de tubulao diretamente. Voc pode converter uma linha de centro, que desenhado usando objetos AutoCAD, em tubos e conexes. Procedimento Para criar uma tubulao com um nmero de linha novo 1. Na a fita, clique na guia Home Parte de Incluso painel lista Spec Pipe.. 2. Na lista, clique em Route New Line (Nova Rota de Linha) . 3. Na caixa de dilogo Atribuir Tag, faa o seguinte: Na caixa rotulada Targetobject. (Number), digite o nmero da linha (por exemplo: 101). Para criar uma linha de tubos no atribuda, deixe este campo em branco.. Na lista de Spec, clique em uma especificao (por exemplo: CS300).. Na lista Tamanha, clique em um tamanho por (exemplo: 6).

Pgina | 38

Autocadplant 3D

Clique em Atribuir. 4. Na rea do desenho, clique para especificar o local para o ponto inicial do tubo.. 5. Clique para especificar o prximo ponto da tubulao.. 6. Press ENTER para concluir encaminhamento da tubulao Para criar tubulao usando as configuraes de fita 1. Se a especificao do tubo, tamanho ou nmero de linha no esto definidas na fita, faa o seguinte: Na faixa de opes, clique em Home> guia do painel de Incluso> Parte Spec> Seletor lista dropdown. Na lista drop-down, clique em uma especificao para tubos (por exemplo: CS300). Na lista de Pipe Size suspensa no seletor, clique em tamanho do tubo (por exemplo: 4"). Observao: Voc pode clicar no boto ao lado do tamanho na lista suspensa para mostrar o tamanho do componente apenas em unidades de projeto ou em unidades imperiais e mtricas quando o projeto e unidades de componentes diferentes. Na Linha Nmero de seletor drop-down, clique em um nmero de linha (por exemplo: 101 ou Unassigned).

2. Na fita, clique em Pipe Route.


Pgina | 39

Autocadplant 3D
3. Na rea do desenho, clique para especificar um local para o ponto de partida do tubo.

4. Clique para especificar o prximo ponto da tubulao. 5. Continue clicar no desenho para especificar quaisquer pontos adicionais da tubulao. 6. Press ENTER para concluir encaminhamento da tubulao Para criar tubulao a partir de uma linha de centro 1. Desenhar a linha de centro do objeto. Voc pode usar linhas, arcos e polilinhas. Linha de centro pode mudar a elevao do objeto.. 2. Caso a especificao do tubo, tamanho ou nmero de linha no esto definidas na fita, faa o seguinte: Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso painel Spec Selector lista drop-down. Na lista drop-down, clique em uma especificao para tubos (por exemplo: CS300). Na lista de Pipe Size suspensa Selector, clique em um tamanho de tubo (por exemplo: 6"). 3. Na fita, clique na guia Home Parte Line painel de Incluso para Pipe. 4. Se voc deseja manter (no apagar) a linha de centro do objeto aps a converso, faa o seguinte: Digite e (Erase). Entre n (no). 5. Selecione a linha de centro do objeto

Pgina | 40

Autocadplant 3D

COMANDOS PLANTPIPEADD PLANTCONVERTLINETOPIPE Rotas de tubulao e componente inserem. Mtodos de Acesso Ribbon: Home Tab > Part insertion panel> Route panel Entrada de comando: plantpipeadd

Sumrio Adicionar pipe usando o pipe spec atual e tamanho. Use snap objeto para conectar-se a um bocal ou tubo. Para ajudar a tubulao de roteamento voc pode mudar a elevao, defina uma direo de alinhamento e offset, e alterar o plano de encaminhamento. Quando voc faz uma conexo com outro cano, voc pode definir-topo em modo a suprimir o uso de acessrios ramos.

Lista de Prompts Especifique o ponto inicial ou [Tamanho / especificao / Stubin / Elevation / Offset]: Especificar prximo ponto ou [Pipefitting Tamanho / / Especificao / Plane / Cutbackelbow /
Pgina | 41

Autocadplant 3D
Rollelbow / Stubin / Elevation / Offset / Undo]: Especificar prximo ponto ou [Fitting-tofitting/Orientation/Basepoint/Replace/Size/Specification/Plane/Cutbackelbow/Stubin/Elevation/Offset/ Undo]: Montagem-para-montagem est no modo. Componentes de tubulao sero inseridos sem tubo adicional. Especificar prximo ponto ou [Fitting-tofitting/Orientation/Basepoint/Replace/Size/Specification/Plane/Cutbackelbow/Stubin/Elevation/Offset/ Undo]: Pipefitting Carrega a parte da caixa de dilogo posicionamento para colocar um componente de tubulao. Tamanho Define o tamanho do tubo. O tamanho est disponvel na especificao de tubos e inclui um indicador de unidade. Tamanho nominal ou [?]: Especifique um tamanho nominal incluindo unidades, ou pressione Enter. Lista de tamanhos Lista o dimetro nominal da tubulao disponvel na especificao da tubulao. Especificao Define a especificao da tubulao. Pipe Especificao ou [?]: Especifique um spec pipe, enter, ou pressione Enter. Lista de nomes Lista os nomes spec tubo.

Planos Define o plano de encaminhamento. A opo p permite que voc especifique um ponto que est em uma altitude diferente sem interromper o encaminhamento para executar os comandos ucs ou plano. Os planos de roteamento alternar entre os XY (plano), YZ (direita) e ZX (frente) avies e define a
Pgina | 42

Autocadplant 3D
origem para coincidir com a localizao de roteamento atual. Se voc quiser especificar um ponto em coordenadas do mundo, uma opo adicional p define o sistema de coordenadas mundo (WCS). Voc tambm pode alterar o plano de roteamento, segurando a tecla CTRL e boto direito do mouse no desenho. Cutbackelbow Alterna o modo cutback. Se o modo de reduo est ligado, voc pode especificar um ngulo que menor que o ngulo do cotovelo voc est adicionando. Se o modo de corte desligado (o padro), especifique um ngulo para coincidir com o cotovelo. Acessrios Apenas os tipos final Plain ou chanfradas pode ser cutback. Rollelbow Rolls um cotovelo que est sendo adicionado. Especifique o prximo ponto para o ngulo do cotovelo: Especifique um ngulo do cotovelo. Especifique o prximo ponto para o ngulo roll: Especifique um ngulo roll. ngulo de cotovelo Define o ngulo do tipo cotovelo. Este valor normalmente 45 ou 90. Quando encaminhamento da tubulao, voc entra na opo r antes de especificar o ngulo do cotovelo. ngulo Roll Rolls uma cotovelada ao longo do eixo do tubo. O ngulo uma toro ao longo do eixo do tubo. Stub-in Alterna-topo no modo. Se voc estiver criando uma filial usando o grip continuao, estabelecendotopo no modo remove a instalao ramo.

Elevao Define a elevao de roteamento. Tubos e acessrios so adicionados para manter uma conexo com a nova elevao. Voc pode alternar snap elevao para se conectar a tubulao vertical altitude atual. Digite elevao absoluta ou [relativa]: Especifique uma elevao absoluta, digite R, ou pressione Enter..
Pgina | 43

Autocadplant 3D
Relativo Especifica uma distncia que relativa elevao atual. Compensar Define uma distncia de roteamento offset e direo. Compensado a partir de [TL / TC / TR / CL / CC / CR / BL / BC / BR] <CC>: Especifique uma direo offset ou pressione Enter

TL Topo do tubo, deslocamento esquerda TC Topo do tubo. TC TR Top de tubo, certo offset. CL. Centro de Tubo, deslocamento esquerda CC Centro de pipe (padro).

CR Centro do tubo, deslocamento direita BL fundo do tubo, deslocamento esquerda BC Fundo do tubo.

Pgina | 44

Autocadplant 3D
BR Fundo do tubo, deslocamento direita. Offset Horizontal <0 >: Especifique uma distncia horizontal offset ou pressione Enter. Vertical Offset < 0 >: Especifique uma distncia vertical offset ou pressione Enter. desfazer Remove o ltimo segmento de tubo ou componente adicionado. Montagem-para-montagem. Especifica que nenhuma tubulao acrescentada do ponto de insero atual. Quando for o caso para o modo de ajuste definida, voc especificar a direo de roteamento, e no distncia.

Adequado para instalao em

Adequado para instalao em desligado


Pgina | 45

Autocadplant 3D
Orientao Define a porta anexo. Voc pode usar a orientao para percorrer todas as portas.

Basepoint Define o ponto de insero do componente.. No seu interior (default) ponto de insero.

Ponto mdio ponto de insero

Ponto de insero fora.

substituir Carrega a parte da caixa de dilogo para alterar o posicionamento de componentes de tubulao especificada com Pipefit.
Pgina | 46

Autocadplant 3D
Use o Grip Continuao Procedimento Voc pode continuar uma rota ou criar uma filial usando um aperto continuao. Apertos continuao esto disponveis a partir de tubos, acessrios para tubos e bocais.

Bicos equipamentos tm punhos Continuao

Quando voc usa um aperto continuao, o tamanho do tubo inicial e direo so assumidos. Ao continuar a partir de uma instalao de tubulao ou tubo, a especificao do tubo e nmero da linha tambm so assumidas. Apertos continuao esto disponveis em portas abertas, e em local padro ramo (Por exemplo: no meio de um segmento de tubo). Um aperto continuao no aparece se a porta est em um xref, ou a porta est conectado a partir de outro projeto de desenho como um xref. Se um bico incompatvel com o spec pipe atual exibido um erro de mensagem e uma conexo no feita. Quando voc altera o tamanho do tubo, um redutor inserido, se um est listado nas especificaes do tubo.

Procedimento. Para criar tubulao a partir de um bocal de equipamentos


Pgina | 47

Autocadplant 3D
1. Se a especificao de tubos ou nmero de linha no definida na fita, faa o seguinte:. Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso painel Spec Selector lista drop-down. . Na lista drop-down, clique em uma especificao para tubos (por exemplo: CS300). . Na lista Line Number drop-down Selector clique em um nmero de linha (por exemplo: 101 ou Unassigned).

2. Na rea de desenho, selecione um objeto equipamento que tem um bico.

Clique no grip continuao.

3. Na rea de desenho, clique para especificar o prximo ponto da tubulao.. 4. Pressione ENTER para terminar encaminhamento da tubulao. PLANTCONVERTLINETOPIPE Veja tambm
Pgina | 48

Autocadplant 3D
Criar Piping Converte objetos de linha AutoCAD para tubulao. Mtodos de Acesso. Ribbon: Home guia Part Line painel de Incluso de Pipe Entrada de comando: plantconvertlinetopipe sumrio

Rotas de tubulao ao longo de uma linha central que especificado por objetos AutoCAD. Objetos de centro que pode ser convertido so linhas, arcos, polilinhas 2D e 3D polilinhas A linha central de tubulao podem ser desenhadas em vrias elevaes.

Raio do arco usado para escolher entre raio curto e acessrios de raio longo. Linhas que se conectam sem um arco usar o Ell padro (por exemplo: Raio Long) a partir da especificao. Wyes so suportados. Para manter a integridade do eixo central com tubos, o raio de montagem aproximado, se necessrio. Se necessrio, os locais de porta so cutucou a partir de terminais da linha, e cotovelos so cutback. Ramificao ngulos que no so suportados por uma montagem vai Stub-in. Porque a tubulao convertida em um tamanho nico, isto pode criar um temporrio do mesmo tamanho no Stub. Voc pode alterar o tamanho do ramo reduzindo aps a converso.
Pgina | 49

Autocadplant 3D
Lista de Prompts Os seguintes prompts so exibidos. Configuraes atuais: Size = <current> Especificao = Apagar <current> = Sim Selecionar linhas AutoCAD, polilinhas ou arcos para converter ou [Tamanho, Especificao Erase,]: Selecione objetos central tamanho Define o tamanho do tubo. O tamanho disponvel na especificao de tubos e inclui um indicador de unidade. Tamanho nominal ou [?]: Especifique um tamanho nominal incluindo unidades, enter, ou pressione Enter. ? - Lista de tamanhos Listas o dimetro nominal da tubulao disponvel na especificao da tubulao. especificao Define a especificao da tubulao. Pipe Especificao ou [?]: Especifique um spec pipe, ou pressione Enter. ? - Lista de nomes Lista os nomes spec tubo. apagar Define a opo para apagar ou manter objetos AutoCAD central aps a converso. Apagar linhas AutoCAD, polilinhas ou arcos aps a converso? [Yes / No]: sim Apaga objetos aps a converso. no. Piping rota
Pgina | 50

Autocadplant 3D
Procedimento Voc pode posicionar tubos e acessrios para tubos em seu modelo escolhendo segmento precisa e locais da montagem ou atravs da criao de programa para calcular o tipo de instalao e localizao. Um nmero de ferramentas de posicionamento e configuraes est disponvel para ajud-lo a posio de tubos e acessrios para tubos, incluindo apertos tubo e da bssola. Use Grips Pipe Voc pode canalizar rota a partir da porta aberta do tubo selecionado usando um aperto continuao. Voc tambm pode usar um aperto Move para localizar e esticar tubo. Use o aperto Transitou no final de um segmento de tubo para alterar o comprimento do tubo selecionado. Alm de tubo de roteamento, voc pode usar o grip Continuao de uma porta aberta para adicionar um cotovelo. Se voc usar um aperto continuao que no uma porta aberta, um ramo criado. Segmentos de tubo tm um aperto Continuao ramo no meio do segmento. Acessrios para tubos tambm tm apertos Continuao ramo. Por exemplo: um cotovelo tem um aperto Continuao ramo que lhe permite converter o cotovelo em um tee. Para mais informaes sobre apertos, ver Grips Plant 3D. Pipes rota Usando o Compass Use a bssola para pipe rota em ngulos precisos. Observao: pontos que voc especificar usando a bssola restrito ao plano de roteamento. Voc pode desativar a bssola para especificar um ponto que no est no plano de roteamento.

A bssola mostra marcas de escala em um crculo. Voc pode ajustar o ngulo entre as marcas, alterar o tamanho da bssola, ou desligar a bssola.
Pgina | 51

Autocadplant 3D
Observao: O incremento snap bssola tambm usado em resposta ao prompt Especificar ngulo de rotao (por exemplo: quando se utiliza o aperto de rotao). Voc pode desativar o snap ngulo de bssola para usar a rotao exata especificada.

Quando voc adiciona um encaixe, as marcas de escala da bssola so definidas para coincidir com os ngulos disponveis encaixe nas especificaes do tubo.

Voc pode definir um ngulo de tolerncia para permitir variaes ligeiro ngulo ao conectar extremidade do tubo at o fim, ou a adio de um encaixe. Por exemplo: voc pode especificar um ngulo de 91 com um cotovelo de 90 graus. Se voc ativar o ngulo de tolerncia, a bssola apresenta tickmarks ngulo de tolerncia. Por padro, o ngulo de tolerncia desligado. Colocao Pipe Offset Quando roteamento pipe, voc pode especificar oito direes offset, alm da linha central. Se voc
Pgina | 52

Autocadplant 3D
definir o deslocamento para o fim da Pipe (BOP), ento voc pode especificar locais de apoio diretamente. Offset relativo ao seu sentido de roteamento: ela no absoluta. Quando voc via tubo em uma direo vertical, o alinhamento BOP relativo a uma parede. Voc pode; Definir o alinhamento eo deslocamento na fita antes de encaminhamento da tubulao. Definir ou alterar o alinhamento da linha de comando, enquanto o roteamento de tubos. Se voc quiser usar snap objeto enquanto roteamento offset para especificar um ponto em um tubo, mas no quer se conectar ao pipe, voc pode desligar plantoffsetconnect. Localizao de preciso.

Voc pode especificar pontos de snap precisa objeto quando apertos Continuao no esto disponveis ou no em um local desejado. Em geral, se voc deseja se conectar a tubulao quando voc usa o roteamento de snap a objeto para especificar um local exato. Voc pode usar n ou objeto final se encaixe para ligar ao final de mais um tubo. Se voc deseja se conectar a um tubo em um ngulo reto, use o snap objeto perpendicular. Use o snap objeto prximo para especificar um ponto que est na linha de centro da tubulao. NOTA: Use snap objeto Mode para conectarem-se bicos. Para mais informaes sobre o objeto snaps, ver Snap para locais em objetos (Object Snaps).

Pgina | 53

Autocadplant 3D

Continua pgina 68 Snap para locais em objetos (Object Snaps)

Em vez de digitar as coordenadas, voc pode especificar os pontos em relao aos objetos existentes, tais como terminais de linhas ou pontos centrais dos crculos. Tpicos nesta seco Use Object Snaps Use objeto snaps para especificar locais precisos em objetos. Por exemplo, voc pode usar um snap objeto para desenhar uma linha para o centro de um crculo ou o ponto mdio de um segmento de polilinha. O Menu Object Snap Especificar um snap objeto de forma rpida e convenientemente a partir de um menu de atalho. Definir Visual AIDS para Object Snaps (Autosnap) Object snaps incluem um auxlio visual chamado Autosnap para ajud-lo a ver e usar o objeto se encaixa de forma mais eficiente. Autosnap exibe um marcador e uma dica quando voc move o cursor sobre uma localizao de snap a objeto. Substituir configuraes de Snap Object Enquanto voc trabalha voc pode transformar em execuo objeto snaps e desligar temporariamente usando uma chave override. Teclas temporrias de sobreposio tambm podem ser usadas para AIDS outro desenho, por exemplo, Ortho e modo Polar.
Pgina | 54

Autocadplant 3D
Use Object Snaps Procedimento Use objeto snaps para especificar locais precisos em objetos. Por exemplo, voc pode usar um snap objeto para desenhar uma linha para o centro de um crculo ou o ponto mdio de um segmento de polilinha. Voc pode especificar um snap objeto sempre que for solicitado por um ponto. Por padro, um marcador e uma dica de ferramenta so exibidos quando voc move o cursor sobre uma localizao de snap a objeto em um objeto. Este recurso, chamado Autosnap , fornece uma pista visual que indica qual objeto snaps esto em vigor.

Para obter uma lista de objeto snaps, ver OSNAP. Especificar um Object Snap Para especificar um snap objeto em um prompt para um ponto, voc pode Pressione Shift e boto direito do mouse para exibir o menu de atalho Object Snap Clique em um boto snap objeto na barra de ferramentas Object Snap Digite o nome de um objeto snap no prompt de comando Na barra de status, clique com o boto snap objeto Quando voc especificar um snap objeto em um prompt para um ponto, o snap objeto permanece em efeito somente para o prximo ponto que voc especificar. Nota: Object snaps trabalha apenas quando for solicitado por um ponto. Se voc tentar usar um snap objeto no prompt de comando, uma mensagem de erro exibida. Use Object Snaps Running

Pgina | 55

Autocadplant 3D
Se voc precisa usar um ou mais objeto snaps repetidamente, voc pode ligar correndo objeto snaps. Por exemplo, voc pode definir Center como um snap de objeto em execuo se voc precisa ligar os centros de uma srie de crculos com uma linha. Voc pode especificar um ou mais objetos em execuo encaixar no Object Snaps guia na caixa de dilogo Configuraes de Redao, que acessvel a partir do menu Ferramentas. Se o objeto executando vrios snaps est no, mais de um snap objeto pode ser elegvel em um determinado local. Pressione a tecla Tab para percorrer as possibilidades antes de especificar o ponto. Clique no boto OSNAP na barra de status ou pressione F3 para ligar correndo objeto snaps ligado e desligado. Observao: Se voc quer object snaps para ignorar objetos hatch, defina a varivel de sistema OSOPTIONS a 1. Use Object Snaps em 3D

Por padro, o Z-valor de uma localizao de snap a objeto determinada pela localizao do objeto no espao. No entanto, se voc trabalha com object snaps na visualizao do plano de um edifcio ou a vista superior de uma parte, uma constante Z-valor mais til. Se voc ativar a varivel de sistema OSNAPZ, todo o objeto snaps so projetados sobre o plano XY do UCS atual ou, se ELEV est definido para um valor diferente de zero, em um plano paralelo ao plano XY altitude especificada. Observao: Quando voc desenhar ou modificar objetos, certifique-se de saber se OSNAPZ est ligado ou desligado. No h lembrete visual, e voc pode obter resultados inesperados.. Procedimento A presso para um ponto geomtrico em um objeto 1. No prompt para um ponto, segure a tecla Shift e clique-direito na rea de desenho. Selecione o snap objeto que voc deseja usar. Move o cursor sobre o local desejado objeto snap. 2. Se AutoSnap estiver ligado, o cursor automaticamente bloqueado para a localizao snap voc selecionou e um marcador e tooltip indicar o ponto de snap a objeto.. 3. Selecione um objeto. O cursor se encaixa para o local mais prximo elegvel para sua seleo. Para definir execuo objeto snaps um. Clique em Ferramentas Configuraes Redao menu.

Pgina | 56

Autocadplant 3D
2. No dilogo Configuraes Redao guia caixa, Snap Object, selecione o objeto snaps voc deseja usar. 3. Clique em OK. Para ligar e desligar execuo objeto snaps como voc trabalha Na barra de status, clique Osnap , ou pressione F3.

Se o objeto se encaixa em execuo foram definidas, as configuraes so ligados ou desligados. Para ligar correndo objeto snaps dentro e fora temporariamente, mantenha pressionada a tecla F3 quando voc trabalhar. Para definir objeto snaps para ignorar objetos hatch 1. No prompt de comando, digite osoptions. . 2. Digite 1.<enter> COMANDOS ABERTURA Define o tamanho de exibio para a caixa alvo objeto snap, em pixels.. OPES Personaliza as configuraes do programa.. OSNAP Define executando modos de snap a objeto.

ABERTURA Veja tambm Use Object Snaps Controla o tamanho da caixa-alvo objeto snap. Mtodos de Acesso Entrada de comando: abertura (ou 'abertura para uso transparente) sumrio
Pgina | 57

Autocadplant 3D
Snap objeto se aplica apenas a objetos dentro ou cruzando o objeto caixa de alvo fcil. O sistema controla APBOX varivel se o objeto caixa de destino snap exibido. O nmero de pixels voc entra usando ABERTURA controla o tamanho da caixa de snap a objeto. Quanto maior o nmero, maior a caixa alvo. Voc tambm pode alterar essa configurao na caixa de dilogo Opes, guia de Redao.

ABERTURA controla o objeto caixa de destino snap, e no o pickbox exibido no prompt Selecionar objetos. O pickbox seleo de objetos controlado pela varivel de sistema PICKBOX.

OPES Vejam tambm Configurar a rea de desenho Personaliza as configuraes do programa. Mtodos de Acesso.

Menu:

Opes de menu de aplicativos

Menu de atalho: Boto direito do mouse na janela de comando, ou (sem comandos ativos e no objetos selecionados) boto direito do mouse na rea de desenho e escolha Opes. Sumrio A caixa de dilogo Opes exibida. Tpicos nesta seco Caixa de dilogo Opes Personaliza as configuraes do programa. Caixa de dilogo Font alternativo Especifica a localizao do arquivo fonte a ser usada se a fonte original no pode ser localizada e uma fonte alternativa no especificada no arquivo de mapeamento de fontes. Desenho Janela caixa de dilogo Cores Define as cores dos elementos da interface para cada contexto na aplicao.
Pgina | 58

Autocadplant 3D
Command Line Window caixa de dilogo Font Define a fonte exibida na janela de comando. Light Glyph Caixa de dilogo Aparncia Especifica a aparncia dos glifos luz. Camera Glyph Caixa de dilogo Aparncia Especifica a aparncia dos glifos cmera. Thumbnail Preview caixa de dilogo Configuraes Controla se miniaturas so atualizadas quando o desenho salvo. Plot Style Table caixa de dilogo Configuraes Especifica as configuraes para as tabelas de estilo de plotagem. Right-Click caixa de dilogo Personalizao Controla se boto direito do mouse na rea de desenho exibe um menu de atalho ou tem o mesmo efeito que pressionar Enter. Campo Update caixa de dilogo Configuraes Efeito Visual Caixa de dilogo Configuraes Controla a aparncia de visualizao de seleo. Fita Contextual Tab Estado caixa de dilogo Opes Define as configuraes de seleo de objetos para a exibio da fita guias contextuais Advanced Preview caixa de dilogo Opes Permite que voc gire ciclismo seleo dentro e fora e configurar as opes de seleo de exibio de bicicleta. Adicionar ou Caixa de dilogo Alterar Perfil Cria um novo perfil de um j existente. Caixa de dilogo transparncia Controles de transparncia para. Acoplveis janelas. Mensagem escondida caixa de dilogo Configuraes
Pgina | 59

Autocadplant 3D
Exibe todas as caixas de dilogo que voc marcou para no exibir novamente ou usar sempre uma opo por eles fixada. Escala padro caixa de dilogo Lista Controla a lista padro de escalas armazenadas no Registro. Caixa de dilogo Setup inicial Permite que voc execute algumas personalizaes bsicas de AutoCAD. Casa OSNAP Veja tambm Use Object Snaps Define executando modos de snap a objeto. Mtodos de Acesso boto Menu: Tools Settings Redao menu Menu de atalho: Pressione Shift enquanto boto direito do mouse na rea de desenho e escolha Settings Osnap. Barra de ferramentas: Entrada de comando: sumrio O Object Snaps guia da caixa de dilogo Configuraes de Redao exibido. Se voc digitar-osnap no prompt de comando, os seguintes avisos so exibidos. Lista de Prompts Os seguintes prompts so exibidos. Atuais modos osnap: current Entrar na lista de modos de snap a objeto: Digite os nomes de modos de objeto snap separados por
Pgina | 60

barra de status Osnap "osnap para uso transparente

Autocadplant 3D
vrgulas, ou digite nenhum ou off Modos de objeto Snap Especificar um ou mais modos de snap a objeto, inserindo os trs primeiros caracteres do nome. Se voc digitar mais de um nome, separe os nomes com vrgulas. Endpoint Introduza Tangente Ponto Mdio N mais prxima Interseo

Quadrante paralela Extenso Incluso interseco aparente Perpendicular Para uma descrio de cada um desses modos de snap a objeto, consulte o Object Snaps guia da caixa de dilogo Configuraes de Redao. rpido Aderir ao ponto snap primeiro encontrado. Rpida deve ser usada em conjunto com outros modos de snap objeto. NONE Desliga os modos de snap a objeto.
Pgina | 61

Autocadplant 3D
Definir Visual AIDS para Object Snaps (Autosnap) Procedimento Object snaps incluem um auxlio visual chamado Autosnap para ajud-lo a ver e usar o objeto se encaixa de forma mais eficiente. Autosnap exibe um marcador e uma dica quando voc move o cursor sobre uma localizao de snap a objeto. Ferramentas Autosnap Autosnap consiste das ferramentas de snap a seguir: Marcador. Exibe o local snap objeto quando o cursor se move sobre ou perto de um objeto. Forma marcadora dependente do snap marcao. Dica. Descreve a parte do objeto que voc est tirando a em uma pequena bandeira no local do cursor. m. Atrai e bloqueia o cursor para mais prximo dos pontos de snap detectado. Fornece uma indicao visual, similar a agarrar a uma grade. Caixa de abertura. Rodeia a mira e define uma rea dentro da qual objeto snaps avaliado. Voc pode optar por exibir ou no exibir a caixa de abertura, e voc pode mudar o tamanho da caixa de abertura. Os marcadores Autosnap, tooltips, e um m so ativados por padro. Voc pode alterar as configuraes Autosnap na guia Redao na caixa de dilogo Opes. Use Autosnap para confirmar ou alterar um Object Snap Se voc tiver definido mais de um snap de objeto em execuo, voc pode pressionar Tab para percorrer todos os pontos objeto snap disponveis para um objeto especfico. procedimento. Para alterar as configuraes Autosnap

Clique em Opes do menu Ferramentas. Na caixa de dilogo Opes, guia de Redao, alterar configuraes conforme necessrio: Marcador. Vira o marcador ligado ou desligado. m. Transforma o m ligado ou desligado. Display Autosnap Tooltip. Transforma tooltips ligado ou desligado. Display Autosnap Box Aperture. Transforma a caixa de destino ligado ou desligado quando voc especificar um snap objeto. Esta configurao no afeta objeto snaps quando voc no estiver usando Autosnap.
Pgina | 62

Autocadplant 3D
Autosnap Cor do marcador. Muda a cor do marcador. Tamanho Autosnap Marker. Ajusta o tamanho do marcador. Clique em OK. Substituir configuraes de Snap Object Procedimento Enquanto voc trabalha voc pode transformar em execuo objeto snaps e desligar temporariamente usando uma chave override. Teclas temporrias de sobreposio tambm podem ser usadas para AIDS outro desenho, por exemplo, Ortho e modo Polar. Por exemplo, se voc tiver definido execuo objeto snaps, mas voc quer deslig-los para um ponto, voc pode pressionar F3. Quando voc soltar esta tecla de substituio, execuo objeto snaps restaurada. H tambm teclas temporrias de sobreposio de objeto individual snaps. Substituir as chaves configurado para ser fcil de encontrar pelo toque sem olhar para longe de seu desenho. As teclas na ilustrao a seguir so as chaves padro, mas voc pode alterar as atribuies de chave e adicionar os seus prprios, conforme necessrio. Mantenha a tecla Shift e uma das teclas temporrias de sobreposio na ilustrao: 1 > Substituir objeto snap: Endpoint 5 >Desativa todos tirando e rastreamento 2 >Refora a seleo de snap a objeto 6 >Objeto snap substituir: Centro 3 >Alterna rastreamento de snap a objeto 7 >Substituir objeto snap: Midpoint 4 >Alterna o modo de snap a objeto (OSNAP).

Pgina | 63

Autocadplant 3D

Teclas temporrias de sobreposio tambm esto disponveis para ajuda em outro desenho que voc definir na caixa de dilogo Configuraes de Redao. Procedimento Para substituir temporariamente as configuraes de snap execuo objeto Mantenha pressionado F3 enquanto voc trabalha. Quando voc solta tecla, as atuais configuraes de snap execuo objeto so restauradas. Para alterar o tempo de resposta de teclado para teclas temporrias de sobreposio 1. No Painel de Controle do Windows, clique em Teclado. 2. Na caixa de dilogo Propriedades do Teclado, no separador Velocidade, arraste o controle deslizante Taxa de repetio para ajustar o tempo de resposta do teclado. Em seguida, clique OK. Ajuste Grid e Snap Grid Procedimento Desenho para melhorar a velocidade e eficincia, voc pode exibir e para uma grade retangular. Voc tambm pode controlar seu espaamento, ngulo e alinhamento.
Pgina | 64

Autocadplant 3D
A grade um padro retangular de pontos ou linhas que se estende sobre a rea que especifica como os limites da grade. Usando a grade semelhante a colocar uma folha de papel quadriculado em um desenho. A grade ajuda a alinhar objetos e visualizar as distncias entre eles. A grade no plotado. Modo Snap restringe o movimento do cursor para intervalos que voc definir. Quando o modo Snap est ativado, o cursor parece aderir, ou "snap", a uma grade invisvel rectangular. Snap til para especificar pontos precisos com as teclas de seta ou o dispositivo apontador. Modo de grade eo modo Snap so independentes, mas so muitas vezes ligados ao mesmo tempo. Controlar o estilo de exibio e rea de Grade Voc pode exibir a grade ou como um padro retangular de pontos ou como padro retangular de linhas. A grade exibe linhas para todos os estilos visuais. A grade exibe pontos somente quando o estilo visual atual est definido para Wireframe 2D. Por padro, uma grade alinhada exibida durante o trabalho em ambos os 2D e 3D. Existem vrios mtodos para alterar o estilo visual atual, incluindo o comando VSCURRENT.

Por padro, os eixos X e Y da tela UCS em uma cor diferente do que as linhas da grade. Voc pode controlar a cor na caixa de dilogo Drawing Window Colors. Esta caixa de dilogo acessvel a partir da guia de Redao na caixa de dilogo Opes. O comando LIMITS controla a rea de desenho coberta pela grade. Como opo, voc pode substituir os limites para fazer a grade de cobrir o plano XY de todo o sistema de coordenadas do usurio (UCS). Voc pode acessar esta opo na caixa de dilogo Configuraes de Redao ou utilize a varivel de sistema GRIDDISPLAY. Notaquando uso dinmico UCS, os limites da grade so definidas automaticamente em relao ao tamanho da face selecionada do slido e da rea de desenho disponveis. Controlar a freqncia das linhas de grade Major Se a grade exibida como linhas em vez de pontos, linhas mais escuras chamadas linhas de grade principais display em intervalos. Ao trabalhar em unidades decimais ou com ps e polegadas, linhas
Pgina | 65

Autocadplant 3D
de grade principais so especialmente teis para medir distncias rapidamente. Voc pode controlar a freqncia das linhas de grade principais na caixa de dilogo Configuraes de Redao.

Distncias rapidamente. Voc pode controlar a freqncia das linhas de grade principais na caixa de dilogo Configuraes de Redao. Para desativar a exibio de linhas da grade principal, ajustar a freqncia das linhas de grade principais para 1. Observao: Se a grade exibida como linhas, os limites da grade so exibidos tambm como linhas mais escuras. No confundir essas fronteiras com linhas de grade principais. Observao: A grade exibida como linhas e SNAPANG definida como um valor diferente de zero, a grade no ser exibida. SNAPANG no afeta a exibio da grade pontilhada. Mudar o Grid dinamicamente durante o zoom Se voc zoom dentro ou fora do seu desenho, o espaamento da grade ajustada automaticamente para ser mais apropriado para a ampliao nova. Isso chamado de exibio de grade adaptativa. Por exemplo, se voc aumentar o zoom sado, a densidade de linhas de grade exibidas reduz automaticamente. Por outro lado, se voc zoom forma, as linhas de grade de tela adicional na mesma proporo que as linhas de grade principais. Grid mudana e espaamento Snap Enquanto voc trabalha voc pode transformar o modo Grid e Snap ligado e desligado, e voc pode mudar a grade eo espaamento snap. Voc pode ativar o modo Snap ligado e desligado temporariamente usando uma chave override. Espaamento de snap no tem de coincidir com o espaamento da grade. Por exemplo, voc pode definir um espaamento de grade de largura para ser usado como uma referncia, mas manter um espaamento de snap mais perto de preciso em pontos especificando.
Pgina | 66

Autocadplant 3D
Alterar o ngulo de Grid e Snap e Base Se voc precisa desenhar ao longo de um alinhamento especfico ou ngulo, voc pode mudar a grade eo ngulo de snap, rodando o sistema de coordenadas do usurio (UCS). Esta rotao realinha a mira na tela para combinar com o novo ngulo. No exemplo a seguir, a UCS girada 30 graus para coincidir com o ngulo do suporte de ncora.

Os pontos de grade e snap so sempre alinhados com a origem UCS. Se voc precisa mudar a grade e origem snap grid, mova o UCS. Procedimento Para exibir uma grade e definir o espaamento da grade 1. Clique em Ferramentas >Configuraes Redao menu.. 2. Na caixa de dilogo Configuraes de Redao Snap e Grid guia, selecione Grid On para exibir a grade.. 3. Em Tipo Snap, fazer Snap Snap e Grid certeza retangulares selecionado.. 4. Para Grid Spacing X, insira o espaamento da grade horizontal em unidades.. 5. Para usar o mesmo valor para o espaamento da grade vertical, pressione Enter. Caso contrrio, digite um novo valor para Grid Spacing Y.. 6. Clique em OK. Para ativar o modo Snap e definir o espaamento snap 1. Clique em Ferramentas Configuraes Redao menu. 2. Na caixa de dilogo Configuraes de Redao Snap e Grid guia, selecione Snap On. 3. Em Tipo Snap, fazer Snap Snap e Grid certeza retangulares selecionado. . 4. Na caixa Espaamento Snap X, digite o valor do espaamento horizontal snap em unidades. . 5. Para especificar o espaamento snap mesma vertical, pressione Enter. Caso contrrio, insira uma nova distncia na caixa Espaamento Y Snap. . 6. Clique em OK. Para definir os limites da grade 1. Clique Limites formato de desenho menu..
Pgina | 67

Autocadplant 3D
2. No prompt de comando, digite os valores de coordenadas para um ponto no canto inferior esquerdo dos limites da grade. . 3. Digite os valores das coordenadas de um ponto no canto superior direito dos limites da grade.. Os limites da grade so fixados a uma rea retangular definida por dois pontos. Para substituir temporariamente o modo Snap Segure F9 enquanto voc trabalha. Quando voc solta tecla, o modo Snap restaurado. . Para girar o ngulo de grade e snap e mudar o ponto de base

1. Clique em Ver tab Coordinates panel >Z. 2. Digite o ngulo de rotao para a UCS. 3. Clique panel Origin > tab Coordinates View. 4. Especificar um novo ponto de origem para a UCS.. 5. Clique em OK. Para alterar a exibio da grade entre pontos e linhas 1. No prompt de comando, digite VSCURRENT. 2. Siga um dos seguintes: # Para exibir a grade como pontos, especifique a opo Wireframe 2D. # Para exibir a grade como linhas, especifique qualquer outra opo. Para alterar a freqncia das linhas de grade principais 1. Se necessrio, no prompt de comando, digite VSCURRENT e especificar qualquer estilo visual diferente Wireframe 2D.. 2. Clique em Ferramentas Configuraes Redao menu.. 3. Na caixa de dilogo Configuraes de Redao Snap e Grid guia, especifique um nmero para cada linha de Major.. 4. Clique em OK.

Continuao pgina 53 Voc pode usar o controle para especificar um ponto que alinha com outro ponto. Para mais informaes, consulte Controlar a Pontos de Objetos (Object Snap Tracking).
Pgina | 68

Autocadplant 3D
Voc pode inserir uma distncia (comprimento do tubo) para especificar o prximo ponto. Para mais informaes, consulte Enter Distncias Direct. Se voc quiser snap a um objeto e mantiver sua altitude atual, voc pode usar Snap Elevation. Por exemplo, voc pode se conectar a tubulao vertical. Use Routing Solutions (Solues para Roteamento) Se voc especificar a conexo e os terminais no estiver em linha, AutoCAD Plant 3D pipe rota pode e adicionar acessrios para completar a conexo. Voc pode escolher entre vrias solues se vrios caminhos esto disponveis Procedimento Para definir o modo de n de snap a objeto para tubo de roteamento
1. Na barra de status, boto direito do mouse Object Snap. 2. No menu de atalho, clique em Configuraes. 3. Verifique Node.

Quando voc clica no desenho para especificar um ponto perto de uma extremidade do tubo ou bocal de equipamentos, voc vai encaixada no centro do porto.. 4. Clique em OK. Para continuar uma linha de tubulao 1. Na rea de desenho, selecione um tubo que tem uma porta aberta.

2. Clique no grip continuao no fim do tubo selecionado.


Pgina | 69

Autocadplant 3D

3. Na rea de desenho, clique para especificar o prximo ponto da tubulao. 4. Pressione ENTER para concluir a tubulao de roteamento

Para terminar uma rota em uma porta aberta 1. Este procedimento comea com a tubulao de roteamento em andamento. Se voc no est no prompt Especificar ponto seguinte faa o seguinte: Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso Pipe Route painel. No desenho, clique para especificar um ponto de partida.

Pgina | 70

Autocadplant 3D

2. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho, clique em Node.. 3. Mover o mouse sobre uma porta aberta. Clique no snap objeto Node.

Se um caminho para a porta aberta no pode ser encontrado, voc no pode continuar esse procedimento. Voc pode usar a colocao de preciso para alinhar a rota de tubulao rgida com a porta (por exemplo: route do tubo para uma elevao de correspondncia) e iniciar este procedimento novamente.. 4. Se vrias solues esto disponveis faa o seguinte: # No prompt de comando, digite n (Next).

Pgina | 71

Autocadplant 3D

# Continue pressionando ENTER at que a soluo que voc deseja usar displays.. # No prompt de comando, digite um (Accept).

A mudana de elevao, enquanto o roteamento. 1. Este procedimento comea com a tubulao de roteamento em andamento. Se voc no est no prompt Especificar ponto seguinte faa o seguinte: # Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso Pipe Route painel. # No desenho, clique em um ponto de partida.

Pgina | 72

Autocadplant 3D

2. Na fita, no painel Line Elevation & Routing, clique na seta para baixo para expandir o painel.. 3. Na caixa de elevao, entre uma elevao (por exemplo: 36).. 4. No desenho, clique para especificar um ponto na nova elevao.. 5. Continue clicando no modelo para especificar quaisquer pontos adicionais da tubulao.. 6. Pressione ENTER para terminar encaminhamento da tubulao.

A rota com o alinhamento offset Na faixa de opes, clique na guia Elevation Home Center Line & Routing (alinhamento atual). Clique em uma justificao a partir da lista drop-down (por exemplo: canto inferior esquerdo). Na faixa de opes, na caixa horizontal Offset, digite um deslocamento horizontal (por exemplo: 24). Voc pode usar um nmero negativo para compensar na direo oposta. Na faixa de opes, clique em Parte de Incluso Pipe Route painel. No desenho, clique para especificar um ponto de partida que est alinhado com outro objeto (por exemplo: em uma parede). No desenho, clique para especificar o prximo ponto do tubo (por exemplo, em um canto da parede).

Pgina | 73

Autocadplant 3D

No prompt de comando digite p (avio). No desenho, clique para especificar o prximo ponto da tubulao.

Tubo de rota em uma inclinao Procedimento

Aplicar inclinao como voc via tubo horizontal. Quando voc especifica pontos para uma rota de tubulao rgida na mesma elevao, AutoCAD Plant 3D pode rolar ou cotovelos reduo de aplicar uma inclinao desejada. A tubulao nova rota em uma encosta 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Slope Rise Slope painel.
Pgina | 74

Autocadplant 3D
2. Na caixa de Rise Slope, digite um aumento de inclinao (por exemplo: 1). 3.Na caixa Executar Slope, digite um comprimento de execuo (por exemplo: 120). 4.Na faixa de opes, clique em Parte de Incluso Pipe Route painel. 5.No desenho, clique para especificar um ponto de partida. 6.No desenho, clique para especificar um ponto na mesma elevao. 7.Pressione ENTER para terminar encaminhamento da tubulao Para aplicar inclinao a tubulao existente 1. Na rea de desenho, selecione um componente de tubulao. 2. Boto direito do mouse no modelo. 3. No menu de atalho, clique em Editar Slope Pipe. 4. Na caixa de dilogo Edit Slope, clique no boto ponto de partida. Selecione um componente de tubulao destaque perto do ponto que deseja comear a inclinao. 5. Componentes de tubulao conectada destacar quando voc especificar os pontos inicial e final.

6. Clique no ponto final. Selecione um componente de tubulao perto do ponto de destaque

que voc quer terminar inclinao.

7. Na caixa de Elevao End, digite uma elevao (por exemplo: 2"- 6).

Pgina | 75

Autocadplant 3D

8. Clique em OK.

Modificar Piping Procedimento Depois de acessrios para tubos e tubos foram colocados no desenho, voc pode mover tubo conectado e alterar as propriedades da pea. Se voc modificar a localizao, especificaes, ou o tamanho do tubo, AutoCAD Plant 3D tentar manter conexes de tubos. Se voc fizer uma alterao que no pode ser resolvido, a ligao marcada com uma marca de propriedade incompatibilidade, ou desligado. AutoCAD Plant 3D oferece uma srie de ferramentas que voc pode usar para modificar tubo. Substituio de Peas. Voc pode usar o controle para substituir peas compatveis.

Pgina | 76

Autocadplant 3D

Uma parte compatvel tem o mesmo tamanho e tipo (por exemplo: voc pode substituir uma vlvula de gaveta por uma vlvula de esfera). Utilizando linhas de alinhamento para ajudar Pipe Move Voc pode usar linhas de alinhamento como ferramentas visual. Quando voc seleciona pipe no desenho, linhas de alinhamento mostrar ao longo do eixo do tubo conectado.

Linhas de alinhamento ajud-lo a identificar tubo conectado, e para determinar qual direo voc pode mover o tubo. Quando voc usa um aperto Move, voc move o eixo do tubo e todas as partes conectadas que compartilham o eixo. Conceitualmente, este o mesmo que esticar linhas de alinhamento com o modo Ortho diante. Alterando as Propriedades Part Voc pode usar a paleta de propriedades para alterar as propriedades de tubulao e montagem. Voc pode alterar uma parte do desenho, modificando o tamanho ou a propriedade spec. Se voc mudar uma pea, AutoCAD Plant 3D pode manter conexes ajustando equipamentos adjacentes. Por exemplo: mudar o tamanho do tubo acrescenta (ou remove) redutores. Voc pode alterar o valor da propriedade de vrios itens de uma vez. Selecionar todos os itens ligados antes de mudar o tamanho ou especificao permite-lhe evitar incompatibilidade temporria que pode adicionar acessrios desnecessrios ou causar desconexes. Para mais informaes sobre a seleo do tubo conectado, consulte Selecione Piping Voc tambm pode alterar as propriedades usando o Gerenciador de Dados.

Pgina | 77

Autocadplant 3D
Selecione Piping Procedimento Voc pode selecionar tubo conectado, ou selecione tubo utilizando o nmero da linha. Voc pode selecionar todas as partes que tm o mesmo nmero de linha, ou todas as partes conectadas que tm o mesmo nmero de linha. Para obter informaes sobre como configurar um nmero de linha, consulte Definir nmeros de linha. procedimento. Para selecionar tubo conectado Na rea de desenho, clique para selecionar um ou mais componentes da tubulao. Boto direito do mouse no modelo. No menu de atalho, clique em Anexar para Peas Seleo Connected Connected Todas as Peas. Atualizar um Spec Pipe Voc pode atualizar o desenho quando uma alterao feita em um arquivo spec (extenso. Pspx). Geometria de montagem, as propriedades do material eo tipo de conexo (endcode) so definidas na especificao da tubulao. Se uma parte no est disponvel em um spec, uma parte do espao reservado usada. Para mais informaes, consulte Atualizar um Spec em um modelo 3D Plant (pgina 33). Procedimento Na rea de desenho, clique em um cotovelo para selecion-lo. 1. Linhas de alinhamento exibio no tubo conectado.. 2. Clique em uma parte aderente e mova

Especifique um local para mover o cotovelo (por exemplo: para a esquerda)

Pgina | 78

Autocadplant 3D

Voc pode mover o cotovelo somente em uma direo que perpendicular a uma linha de alinhamento. Para conectar tubulaes adjacentes 1. No prompt de comando, digite plantconnectjoint.

2. Na rea de desenho, selecione uma parte com uma porta aberta.. 3. Selecione uma segunda parte que tem uma parte aberta no mesmo local.

O glifo de desconexo no exibe mais. Para alterar o tamanho do tubo ou spec 1. Na rea de desenho, selecione um ou mais tubos ou objetos de montagem. .
Pgina | 79

Autocadplant 3D
2. Boto direito do mouse no modelo. . 3. No menu de atalho, clique em Propriedades. . 4. Se voc quiser mudar o spec pipe faa o seguinte:

Na paleta Propriedades, clique Plant 3D grupo Spec. . Na lista Spec, clique em um spec tubo.

Na paleta Propriedades, clique Plant 3D grupo Nominaldiameter Geral.. Na lista Nominaldiameter, clique em um tamanho diferente.

Lock Piping Voc pode bloquear tubo depois de ter sido posicionada para atender suas necessidades de design.. Selecione Piping Voc pode selecionar tubo conectado, ou selecione tubo utilizando o nmero da linha. Lock Piping Procedimento Voc pode bloquear tubo depois de ter sido posicionada para atender suas necessidades de design.
Pgina | 80

Autocadplant 3D
Voc pode bloquear a colocao de tubulao componente individualmente, ou bloquear toda uma linha por nmero da linha. Componente bloqueado Quando voc bloqueia a colocao de componentes, modificaes em componentes conectados no ir mover o componente bloqueado. Voc est autorizado a modificar as propriedades de um componente que tem bloqueado colocao. Voc tambm pode alterar localizao de componentes se voc editar o componente diretamente (por exemplo: usando o grip Move). Um componente com a colocao bloqueada exibe um glifo de bloqueio quando ele selecionado. Se voc mover uma parte conectada ao eixo da pea bloqueado no muda. Pipe bloqueado pode ser reduzido (ou alongado) para acomodar novos acessrios, mas o eixo no muda. Se voc mover as peas que so conectadas a um segmento de tubo fechado, um ou mais jogs esto inseridos, se necessrio, para evitar quebrar a ligao. Nmero da Linha bloqueado Quando voc bloqueia uma linha, voc no pode modificar a localizao ou as propriedades de qualquer componente na linha. Isto semelhante ao da linha estar em uma camada bloqueada.

Quando a tubulao est bloqueada por nmero da linha, o nmero da linha exibe um glifo de bloqueio na fita.

Para bloquear um nmero de linha 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Project Manager painel de dados. 2. No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique em dados do projeto atual. Se o desenho atual contm o nmero da linha, voc pode usar dados de desenho atual em seu lugar.. Nota: no acesso exclusive ao projeto necessrio para bloquear o nmero da linha. Bloqueio um nmero de linha pode modificar mais de um desenho do projeto.. 3. Na exibio em rvore, expandir a rea. Clique Lines Pipe. . 4. Boto direito do mouse o nmero da linha que voc deseja bloquear (por exemplo: 101). Clique Line Lock.
Pgina | 81

Autocadplant 3D

Para bloquear ou desbloquear componentes de tubulao individual 1. Na rea de desenho, clique para selecionar um ou mais objetos 3D Plant. . 2. Boto direito do mouse no modelo. . 3. No menu de atalho, clique em Lock / Unlock Placement.

Um bloqueio exibe glifo ou oculta no modelo.

Selecione Piping Procedimento Voc pode selecionar tubo conectado, ou selecione tubo utilizando o nmero da linha. Voc pode selecionar todas as partes que tm o mesmo nmero de linha, ou todas as partes conectadas que tm o mesmo nmero de linha. Para obter informaes sobre como configurar um nmero de linha, consulte Definir nmeros de linha. procedimento.

Para selecionar tubo conectado 1. Na rea de desenho, clique para selecionar um ou mais componentes da tubulao. . 2. Boto direito do mouse no modelo. . 3. No menu de atalho, clique em Anexar para Seleo > Connected Peas >Connected Todas as Peas.

Piping Componentes lugar Procedimento Acessrios para tubos de direco podem ser adicionados automaticamente ao tubo de rota. Voc tambm pode escolher os componentes da tubulao spec tubulao.
Pgina | 82

Autocadplant 3D
Quando voc via, cotovelos so adicionados quando voc mudar de direo. T, o-lets, e outros acessrios so adicionados quando um ramo criado. Flanges so adicionados ao tubo na conexo com outra montagem flangeada. Acessrios para tubos deve pertencer ao spec tubo ou devem ser criados usando a janela de peas personalizadas. AutoCAD Plant 3D no suporta a anexao de objetos AutoCAD, como referncias de bloco, em uma linha de tubulao. Voc deve primeiro convert-los para Plant objetos 3D. Para mais informaes sobre a criao de componentes de bloco base, consulte Criar Componentes Block Baseado Piping.
Criar Block Componentes Baseado Piping

Procedimento Voc pode criar componentes personalizados com base bloco. Se os grficos componentes paramtricos no estiverem disponveis, voc pode criar sua prpria geometria do componente de tubulao utilizando blocos AutoCAD.

Quando voc cria um bloco de componentes de tubulao com base, primeiro voc especificar locais de porta em AutoCAD Plant 3D. Voc pode ento usar o editor de catlogo para criar componentes usando os blocos.. Observao: Se o componente no exigido no spec, mais fcil criar um componente de especialidade no modelo. Para mais informaes consulte Criar peas personalizadas e de espao reservado.

Criar peas personalizadas e de espao reservado Procedimento Voc pode criar e adicionar peas para uma linha de tubos que no esto na
Pgina | 83

Autocadplant 3D
especificao da tubulao. Componentes de tubulao que no esto na especificao do tubo so partes ou peas encomendadas ou reservadas. A pea personalizada no ter um relacionamento com uma especificao da tubulao. Uma parte do espao reservado adicionada quando o spec pipe no est completo. Alm de colocao direta, peas espao reservado pode ser criado durante uma atualizao de spec que uma parte rf de um spec. Esse problema ocorre quando uma mudana incompatvel feita para o tamanho da pea, ou se a pea removida do spec tubo. Voc pode adicionar trs tipos de componentes para uma linha de tubos: Parte do catlogo. A parte que adicionada a partir de um catlogo com as especificaes do tubo. A maioria dos componentes so partes do catlogo. Espao reservado. Um objeto que usado temporariamente at que a pea adicionada especificao da tubulao. Depois que a pea adicionada especificao da tubulao, voc pode usar o aperto de substituio para atualiz-lo. Pea personalizada. Uma parte que no est disponvel nos catlogos, e no sero adicionados especificao da tubulao. Por exemplo, um item especial ou instrumento. Quando um item adicionado especificao da tubulao, a geometria da pea copiada do catlogo para o spec pipe. Peas personalizadas e espao reservado so desenhados com geometria simplificada.. Procedimento

Para converter um bloco a um componente baseado em bloco 1. No prompt de comando, digite plantpartconvert. . 2. Selecione um bloco de AutoCAD. . 3. Digite um para adicionar uma porta. . 4. Especificar a localizao da porta. . 5. Especificar uma direo da porta. Por exemplo, (1,0). 6. Se o indicador de porta no est voltado para fora, digite f para virar a porta. . 7. Digite um a aceitar a localizao da porta e orientao. . 8. Repita os passos 3-7 para cada porta adicional.

Pgina | 84

Autocadplant 3D

9. Digite x para acabar com a adio de portas.

Observao: Um componente bloco pode ser usado como um modelo de componentes especiais (no-spec) usando plantcustomparts. Para criar um bloco componente baseado spec, voc pode usar o Editor Specs e Catlogos. 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso Parte Custom painel.. 2. Na janela Custom Parts, clique em Usar grficos paramtricos.. 3. Clique Parte Permanente.. 4. Na lista de classes, clique no tipo (por exemplo: Instrumento Inline).. 5. Na lista Tamanha, clique no tamanho do tubo da parte atribui ao (por exemplo: 4).. 6. Na lista Mostrar, clique na forma de pea (por exemplo, cilindro).. 7. De acordo com geometria da pea, digite as dimenses da pea (por exemplo: D 6, L 12).. 8. Clique em Propriedades Port. Especificar propriedades para Port S1 (por exemplo: FL Tipo End).. 9. Na lista porta, clique em S2. Especificar propriedades para portas adicionais.. 10. Clique em Insert Part.. Para criar uma parte do espao reservado 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso Parte Custom painel. . 2. Na janela Custom Parts, clique em Usar grficos paramtricos. . 3. Na janela Parts personalizados, clique em espao reservado. .
Pgina | 85

Autocadplant 3D
4. Na Substituir por parte de lista de Spec, clique no spec pipe que precisa esta parte (por exemplo: CS300). . 5. Na lista de classes, clique em um tipo de pea (por exemplo: bico do peito).. 6. Na lista Tamanha, clique em um tamanho (por exemplo: 6). . 7. Clique em Insert Part. 8. Clique para especificar um ponto na linha da tubulao. A parte do espao reservado conectada linha do tubo.

Para terminar de adicionar partes do espao reservado, pressione ENTER. Para atualizar um spec no modelo 1. No prompt de comando, digite plantspecupdatecheck. . 2. Se a atualizao automtica spec no est definida, aceitar atualizaes spec.. Para substituir um componente de tubulao no modelo 1. Na rea de desenho, clique no componente espao reservado para selecion-lo. . 2. Clique no grip de substituio, e na paleta de substituio, clique no novo item. Piping Componentes lugar Procedimento Acessrios para tubos de direco podem ser adicionados automaticamente ao tubo de rota. Voc tambm pode escolher os componentes da tubulao spec tubulao. Quando voc via, cotovelos so adicionados quando voc mudar de direo. T, o-lets, e outros acessrios so adicionados quando um ramo criado. Flanges so adicionados ao tubo na conexo com outra montagem flangeada.
Pgina | 86

Autocadplant 3D
Acessrios para tubos deve pertencer ao spec tubo ou devem ser criados usando a janela de peas personalizadas. AutoCAD Plant 3D no suporta a anexao de objetos AutoCAD, como referncias de bloco, em uma linha de tubulao. Voc deve primeiro convert-los para Plant objetos 3D. Para mais informaes sobre a criao de componentes de bloco base, consulte Criar Componentes Block Baseado Piping. Observao: ANSI e DIN (imperiais e mtricas) componentes podem ser conectados, dependendo da configurao do projeto. Consulte o seu gerente de CAD para ver se ANSI / DIN conexes so possveis em seu projeto. Criar Block Componentes Baseado Piping Procedimento Voc pode criar componentes personalizados com base bloco. Se os grficos componentes paramtricos no estiverem disponveis, voc pode criar sua prpria geometria do componente de tubulao utilizando blocos AutoCAD.

Quando voc cria um bloco de componentes de tubulao com base, primeiro voc especificar locais de porta em AutoCAD Plant 3D. Voc pode ento usar o editor de catlogo para criar componentes usando os blocos. Observao: Se o componente no exigido no spec, mais fcil criar um componente de especialidade no modelo. Para mais informaes consulte Criar Parts personalizado e de espao reservado. Procedimento Para criar um componente usando a geometria do bloco base
Pgina | 87

Autocadplant 3D
1. Na guia Editor de Catlogo, clique em Criar novo componente. 2. Clique Use Custom Geometry. 3. Em Propriedades Gerais, clique em uma categoria de componentes (por exemplo: Vlvulas). . 4. Clique em um tipo de componente de tubulao (por exemplo: Valve). . 5. Digite uma breve descrio (por exemplo: SEAT VLVULA DUPLA). . 6. Clique em um tipo de desfecho primrio (por exemplo: BV). Voc tambm pode inserir um valor se O tipo de desfecho primrio no est no catlogo.

7. Digite o nmero de portas (por exemplo: 4). Este valor deve corresponder ao nmero de portas adicionado aos blocos componente personalizado. Para atribuir tamanhos a um componente baseado em bloco (Continuao: Para criar um componente usando a geometria de bloco) 1. Na Faixa de Tamanho, especifique um intervalo de tamanho. Por exemplo, 1 "a 4".. 2. Clique em Criar.. 3. No painel Editor Piping Component, clique na guia Tamanho.. 4. Se houver tamanhos que voc no quer na coluna de tamanho, clique em um tamanho. Clique em Remover Size.. 5. Em Tamanho, clique em um tamanho para definir um bloco e propriedades (, por exemplo: 4). 6. Clique em Selecionar modelo.. 7. Na caixa de dilogo Selecionar Block Definition, abrir um desenho e clique em um bloco que tem portas especificadas usando plantpartconvert.
Pgina | 88

Autocadplant 3D

8. Propriedades em Port Connection digite Matching Pipe OD (por exemplo: 4.5).. 9. Siga um dos seguintes: Se todas as propriedades da porta de conexo so as mesmas, selecione Todas as portas tm as mesmas propriedades. . Clique na seta para a direita e digite o Matching Pipe OD para portas adicionais. 10. Em Piping Component proprietrios, digite uma descrio Long (Tamanho). (Por exemplo, VLVULA DE DUPLO SEAT, 4).

Piping Componentes lugar Acessrios para tubos de direco podem ser adicionados automaticamente ao tubo de rota. Voc tambm pode escolher os componentes da tubulao spec tubulao. Procedimento Acessrios para tubos de direco podem ser adicionados automaticamente ao tubo de rota. Voc tambm pode escolher os componentes da tubulao spec tubulao. Quando voc via, cotovelos so adicionados quando voc mudar de direo. T, o-lets, e outros acessrios so adicionados quando um ramo criado. Flanges so adicionados ao tubo na conexo com outra montagem flangeada. Acessrios para tubos deve pertencer ao spec tubo ou devem ser criados usando a janela de peas personalizadas. AutoCAD Plant 3D no suporta a anexao de objetos AutoCAD, como referncias de bloco, em uma linha de tubulao. Voc deve primeiro convert-los para Plant objetos 3D. Para mais informaes sobre a criao de componentes de bloco base, consulte Criar Componentes
Pgina | 89

Autocadplant 3D
Block Baseado Piping. Nota: ANSI e DIN (imperiais e mtricas) componentes podem ser conectados, dependendo da configurao do projeto. Consulte o seu gerente de CAD para ver se ANSI / DIN conexes so possveis em seu projeto. Usando Grips Fitting Acessrios tm um flip e aderncia rotao, alm de todos os apertos disponveis em um segmento de tubo. Voc pode orientar um encaixe virando e girando o uso de alas. Param mais informaes sobre apertos, ver Grips. Apagar Acessrios Connected Quando voc apaga tubo ou acessrios para tubos, os acessrios e fixadores que foram automaticamente colocados tambm sero apagadas. Para excluir apenas os acessrios selecionados, mantenha a tecla CTRL ao apagar. Colocao automtica de acessrios para tubos Acessrios para tubos so colocados nas juntas quando roteamento tubo e mudando de direo. A especificao do tubo e as configuraes do conector do projeto determinar como acessrios so selecionados quando roteamento. A especificao pipe fornece o detalhe parte (incluindo o tipo de final). O conector de controlar as configuraes que conjunto usado para conectar as peas. Para mais informaes, consulte Configurar Connectors.. Procedimento Para colocar componentes de tubulao, enquanto o roteamento 1. Em um prompt de plantpipeadd, digite i (Insert). . 2. Na caixa de dilogo da parte Placement, clique em um cone da categoria.

3. Na lista Tipos de classe, clique em uma descrio de componente (por exemplo: Valve Ball)..
Pgina | 90

Autocadplant 3D
4. Em componentes de tubulao disponveis, clique em componente (por exemplo: vlvula de esfera, Padro Long, 300lb, RF).

5. Clique em Inserir.. 6. Se voc quiser especificar uma porta de conexo diferente, introduza n (orientao). Voc pode continuar a entrar n para percorrer todas as portas.. 7. Se voc quiser especificar o centro da vlvula, digite i (Insertionpoint).. 8. Especifique um ponto para colocar a vlvula.. 9. Clique para especificar uma rotao componente ou pressione ENTER para zero.

Para rolar um cotovelo, enquanto o roteamento. 1. Na rea de desenho, selecione um tubo que tem uma porta aberta. . 2. No final do tubo, clique em um aperto de continuao. . 3. No prompt de comando, digite r (Rollelbow). . 4. Na rea de desenho, clique para especificar o ngulo do cotovelo (por exemplo: 30). . 5. Se o snap ngulo bssola no est definido para um incremento do ngulo roll desejado, faa o seguinte: .
Pgina | 91

Autocadplant 3D
Na faixa de opes, clique na guia Home Compass Incrementa Snap painel. . Na lista Snap Increment, clique em um incremento de presso (por exemplo: 15). . 6. Na rea de desenho, clique para especificar um ngulo de rolagem (por exemplo: 30).

7. Pressione ENTER para terminar encaminhamento da tubulao. Para adicionar um cotovelo usando o Visualizador de Spec 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso painel Viewer Spec. . 2. Na Folha de Spec, clique para selecionar um cotovelo (por exemplo: ELL 90 LR). . 3. No Spec Pipe Viewer, clique em Inserir no modelo. . 4. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho, clique em Node. . 5. Se o ponto de insero no est localizado no porto desejado. Pressione CTRL. 6. Na rea de desenho, clique para especificar uma porta aberta em uma linha de tubulao. . 7. Clique para especificar uma rotao do cotovelo ou pressione ENTER para zero. . 8. Pressione ENTER para terminar de adicionar os cotovelos.

Pgina | 92

Autocadplant 3D

Para apagar apenas acessrios selecionados 1. No modelo, clique para selecionar um dispositivo eltrico que tem ligado partes (por exemplo: um flange cego). . 2. Pressione CTRL + DEL. Apenas o item selecionado apagado. Por exemplo, a solda pescoo no tubo permanece. Colocar Vlvulas Procedimento Voc pode colocar vlvulas enquanto roteamento vlvulas da tubulao, ou lugar do Viewer Spec ou a paleta de ferramentas.

Voc pode colocar vlvulas na rota da tubulao.

Pgina | 93

Autocadplant 3D
Adaptao para o modo de ajuste permite que voc coloque vlvulas adjacentes sem especificar os pontos. Depois de ter colocado a vlvula, voc pode escolher um atuador usando a ala de substituio da vlvula.. Procedimento Para inserir uma vlvula 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso painel Viewer Spec. . 2. Na Folha de Spec, clique para selecionar uma vlvula (por exemplo: vlvula globo). . 3. No Spec Pipe Viewer, clique em Inserir no modelo. . 4. Se o ponto de insero no est localizado no porto desejado, pressione CTRL. . 5. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho. Clique em um snap de objeto (por exemplo: Ponto mdio). . 6. Clique para especificar um ponto na linha da tubulao.

7. Clique em uma vlvula de rotao ou pressione ENTER para zero.. 8. Para terminar de adicionar vlvulas para o modelo, pressione ENTER. Para alterar um operador de vlvula 1. Na rea de desenho, clique para selecionar uma vlvula. 2. Boto direito do mouse na rea de desenho. Clique em Propriedades. . 3. Na paleta Propriedades, clique Plant 3D Parte Operador Valve Propriedades.
Pgina | 94

Autocadplant 3D

4. Na lista Operator, clique em um operador de vlvula (por exemplo: Volante). Para colocar uma vlvula a uma distncia precisa de um ajuste 1. No Visualizador de Spec, na Folha de Spec, clique em uma vlvula. . 2. Clique em Inserir no modelo. . 3. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho, clique em Do.

4. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho. Clique Node. 5. Clique para especificar um ponto em uma montagem.. 6. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho. Mais prximo clique.. 7. Passe o mouse sobre o cabealho para exibir o glifo osnap (no clique).

Pgina | 95

Autocadplant 3D
8. Se voc deseja inserir no ponto mdio da vlvula, digite i (Insertionpoint) duas vezes.. Nota: quando estiver monitorando mais de um componente de tubulao, a porta de fixao e ponto de insero exibir as opes no prompt de comando. 9. Entre com uma distncia de colocar a vlvula (por exemplo: 48).. No se Endpoint Found para monitores ponto especificado ao usar o snap objeto prximo, voc pode aumentar o tamanho da abertura ou diminuir o zoom. Para encaixar corretamente, o glifo na tubulao mais prxima o osnap deve ser visvel quando o mouse diretamente fixado sobre a linha central do tubo.

10. Pressione ENTER para terminar a adio de vlvulas. Para criar um conjunto de vlvula, enquanto o roteamento 1. Em um prompt de plantpipeadd, digite i (Insert). . 2. Na caixa de dilogo da parte Placement, clique no cone Categoria Vlvulas.

3. Na lista Tipos de classe, clique em uma descrio de componente (por exemplo: Valve Gate)..
Pgina | 96

Autocadplant 3D
4. Em componentes de tubulao disponveis, clique em componente (por exemplo: Valve Gate, Wedge Solid, 300lb, RF).. 5. Clique em Inserir.. 6. No prompt de comando, digite f (Fitting-to-montagem).

7. Clique para especificar uma rotao componente ou pressione ENTER para zero (por exemplo: 45).. 8. No prompt de comando, digite i (Insert).. 9. Na lista Tipos de classe, clique em uma descrio de componente (por exemplo: Vlvula Globo).. 10. Em componentes de tubulao disponveis, clique em um componente (por exemplo: Vlvula Globo, 300lb, RF).. 11. Clique em Inserir.. 12. Clique para especificar uma rotao componente ou pressione ENTER para zero.. 13. Repita os passos 8-12 para acessrios adicionais (por exemplo: outra vlvula de gaveta).

Atribuir Tags Voc pode atribuir tags no modelo 3D similar maneira que voc marca em P & ID desenhos.

Procedimento Voc pode atribuir tags no modelo 3D similar maneira que voc marca em P & ID desenhos. A tag um identificador exclusivo de um objeto Plant. Em um modelo 3D, tubos, acessrios para
Pgina | 97

Autocadplant 3D
tubos, suportes de tubos e equipamentos tm uma tag por padro. Voc pode adicionar uma marca estrutura. Acessrios para tubos e tubos tem uma tag nmero da linha, alm do tag que todos os objetos Plant podem ter. Para mais informaes sobre nmeros de linha, consulte Definir nmeros de linha. procedimento. Para marcar uma planta objeto 3D 1. Na rea de desenho, selecione um objeto 3D Plant.. 2. Boto direito do mouse no modelo.. 3. No menu de atalho, clique em Propriedades.. 4. Na Usina paleta Propriedades Tag grupo 3D, clique no boto [...]. Isole Piping Voc pode adicionar isolamento para uma linha de tubulao, definindo propriedades de isolamento e usando um comando display para controlar a visibilidade de isolamento. Procedimento Voc pode atribuir a uma linha de isolamento do tubo usando o Gerenciador de Dados, ou aos componentes de tubos individuais usando a paleta Propriedades. Voc pode exibir ou ocultar isolamento utilizando o boto plantinsulationdisplay na fita.

Isolamento para adicionar a um tubo 1. Na rea de desenho, selecione um ou mais tubos ou objetos de montagem. . 2. Boto direito do mouse no modelo. . 3. No menu de atalho, clique em Propriedades. . 4. Na paleta Propriedades, clique Plant 3D Process Line espessura grupo. .
Pgina | 98

Autocadplant 3D
5. Na caixa de espessura, entre a espessura. . 6. Na caixa Tipo de isolamento, digite o tipo. . 7. Observao: Voc tambm pode usar o Gerenciador de dados para atribuir isolamento para linhas de tubulao. Trabalhar com referncia externa (Xref) Desenhos Voc pode se conectar a porta aberta do tubo, acessrios para tubos e bocais de equipamentos que esto em um desenho referenciado (xref). Quando voc se conectar a um xref, acessrios e fixadores so adicionados ao desenho atual. Para se conectar a uma porta aberta em um xref, o desenho xref deve fazer parte do projeto atual. Se o desenho xref no est na sua atual pasta do projeto DWG voc pode ligar para ele. No necessrio copiar o primeiro desenho. Para mais informaes, seeset backup dos arquivos do projeto. Para se conectar a um xref, ele deve ser inserido na origem de coordenadas do mundo (0, 0,0), e no pode ser movido, redimensionado ou girado. Se voc selecionar um xref, apertos Continuao no esto disponveis. Voc pode usar um snap objeto n para conectar a porta xref. Entenda Conexes Moradia Xref Se a conexo for interrompida por causa de alteraes feitas no Xref, nenhuma tentativa de reconectar. Prendedores que foram usados param se conectar a porta separada so chamados fixadores rfos. Quando voc abre um desenho que contm Xrefs, o desenho verificado para determinar se existem rfos fixadores. Com sua permisso, eles so removidos. Prendedor rfo tambm pode ser removido usando plantremoveorphanfasteners.. Procedimento Para se conectar a equipamentos em um Xref Se o xref no estiver colocado no modelo, faa o seguinte: . Na faixa de opes, clique em Inserir painel> Referncia guia Attach.

Na caixa de dilogo Selecionar Referncia do arquivo, navegue para selecionar um arquivo de desenho que est no projeto atual. . Clique em Abrir. . Sob o ponto de insero, desmarque a Especifique na tela checkbox. . Na caixa de X, Y e Z, digitem (0, 0, 0). .
Pgina | 99

Autocadplant 3D

Em Escala, desmarque a Especifique na tela checkbox. . Na caixa de X, Y e Z, digitem (1, 1, 1). . Em Rotao, desmarque a Especifique na tela checkbox. . Na caixa ngulo, digite 0. . Clique em OK 2. Na faixa de opes, clique na guia Home Parte de Incluso Pipe Route painel. . 3. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho, clique em Node. . 4. Na rea de desenho, clique para especificar um ponto em uma porta aberta (tubo ou bocal) na xref.

Plant copiar objetos 3D Voc pode usar o clipboard para copiar e colar objetos 3D Plant. Quando voc copia um objeto 3D Plant, o tag atribudo um ponto de interrogao (?). Se o objeto um componente do tubo, o nmero da linha estiver definido como no atribudos. Para se conectar a tubulao existente, voc deve usar a localizao da porta como ponto base. Observao: Se o desenho no est no projeto atual, voc pode copiar objetos Plant 3D apenas para a rea de transferncia. Voc no pode modificar ou criar objetos 3D Plant em um desenho que no est no projeto atual.. Procedimento

Para colar um componente de tubos em uma linha existente 1. No prompt de comando, digite copybase. . 2. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho, clique em Node. . 3. Clique para especificar um ponto na tubulao de uma porta (a porta no tem que estar aberto).

Pgina | 100

Autocadplant 3D
4. Na rea de desenho, selecione o componente tubo que voc deseja copiar.. 5. Pressione ENTER para concluir a seleo.. 6. No prompt de comando, digite pasteclip.. 7. Mantenha a tecla SHIFT e clique com o boto direito na rea de desenho, clique em um snap objeto (por exemplo: Near).. 8. Na rea de desenho, clique para especificar um ponto no novo local. Criar e modificar Suporte para Tubulao (Pipe) Voc pode criar e conectar suporta tubo para tubo em um modelo 3D. Desenhos isomtricos e desenhos exportados para PCF formato de arquivo para deteco de interferncia incluem suporte da tubulao. Voc pode personalizar suporta pipe, anexando objetos AutoCAD. Se o tipo de apoio que voc precisa no est includo na biblioteca, voc pode converter os objetos do AutoCAD em um tipo personalizado tubo de apoio.. Tpicos nesta seco Adicionar Suporte a Tubulao (Pipe) Voc pode criar e conectar suporta tubo para tubo ou componentes em um modelo 3D. Criar modelos 3D de tubulao suporta de uma biblioteca paramtrica, como se fossem criar modelos 3D de equipamentos mecnicos. Quando voc se conecta a tubulao suporta pipe, a orientao de apoio e tamanho definida a partir da linha do tubo. Se voc conectar um suporte para tubulao inclinada, o apoio orientado ao longo do eixo (no o tubo) para alinhar precisamente com uma estrutura ou fundao. Uma barra de trapzio no se conecta a uma linha de tubos, porque ele pode suportar mltiplas linhas de tubulao. Observao: A tubulao suporta conectar a tubulao quando o apoio criado. Voc pode definir as dimenses de suporte de tubo para cada tipo de apoio. O dimetro externo do tubo utilizado para definir valores padro dimenso. Se um suporte de tubo contm dimenses variveis (por exemplo: altura ou comprimento de sapatos cabide), voc especifica as dimenses depois de selecionar o ponto de insero e orientao. Entenda Tagging Suporte Pipe Voc pode atribuir tags aos apoios de tubo. Como outros objetos 3D Plant, suporta pipe so exibidos no Gerenciador de Dados. Posio do tubo de suporte e tipo includa em uma exportao PCF, que permite pipe suporta a serem includos com a linha de tubo em desenhos isomtricos, para anlise de stress, modelo e design para a verificao.. Procedimento
Pgina | 101

Autocadplant 3D
Para adicionar suporte a uma tubulao 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Pipe Suporta painel Create. . 2. Na rea de desenho, selecione um objeto componente tubo ou tubulao. . 3. Na caixa de dilogo Adicionar Pipe Support, na lista suspensa, clique em um tipo de suporte (por exemplo: Slide Apertado Slide 1). As dimenses de apoio padro so fornecidas com base no dimetro externo. 4. Clique em Inserir. . 5. Pressione e segure SHIFT. Na rea de desenho, boto direito do mouse e clique em um snap de objeto (por exemplo: mais prxima).

6. Clique em um tubo.. 7. Se o tipo de apoio exige uma rotao, faa o seguinte: . Pressione ENTER para indicar a rotao zero. . Clique para indicar uma rotao.. 8. Pressione ENTER para concluir a adio de suporte de tubo.

Pgina | 102

Autocadplant 3D

Para adicionar um suporte de perna dummy 1, Na faixa de opes, clique na guia Home Pipe Suporta painel Create. . 2. Na rea de desenho, selecione um objeto componente tubo ou tubulao. . 3. Na caixa de dilogo Adicionar Pipe Support, na lista drop-down, clique Legs Dummy Dummy Leg. . 4. Clique em Inserir. . 5. Pressione e segure SHIFT. Na rea de desenho, boto direito do mouse, clique em Node.

6. Clique para especificar um ponto de conexo Elbow.. 7. Pressione ENTER para terminar de adicionar as pernas dummy.

Pgina | 103

Autocadplant 3D
Modificar Dimenses Suporte Pipe Modificar as dimenses de um suporte de tubo no modelo 3D. Voc pode alterar as dimenses de um tubo de apoio depois de ter sido criada, mas voc no pode alterar o tipo de apoio da tubulao. Se voc modificar um apoio que foi personalizado, objetos ligados AutoCAD so apagadas. Voc pode primeiro separar objetos AutoCAD e anex-los aps o apoio tem sido modificada.. Procedimento Para alterar as dimenses de apoio pipe 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Pipe Suporta painel Modificar. . 2. Na rea de desenho, selecione um objeto de suporte para tubos (por exemplo: um cabide Spring).

3. Na caixa de dilogo Modificar Pipe Support, modificar uma dimenso (por exemplo: altura mudar para 36).

4. Clique em OK. Suporte e edio Pipe Voc pode copiar, mover e apagar suporte de tubulao (Pipe).
Pgina | 104

Autocadplant 3D
Se voc copiar um suporte de tubulao, que ajusta para corresponder ao tamanho do tubo que copiado. Se o suporte do tubo copiado para o espao, desconectado. Voc pode mover um tubo de suporte de uma linha de tubo para outro. Se um suporte de tubo no ligado tubulao, ele exibe um glifo de desconexo.. Nota: Use grips para editar pipe e suporta conectado. Se voc usa o comando move AutoCAD, suporta pipe no se movem a menos de tubos e suportes so selecionadas. Se o tubo movido usando grips, tubo conectado suporta mover-se com o tubo. Se o tubo apagado, suporta tubo conectado so apagados por padro. Criar Suporte Personalizado Voc pode personalizar suporta anexando objetos AutoCAD a um suporte. Voc tambm pode criar um tipo de suporte personalizado atravs da converso de objetos AutoCAD para um suporte de tubo.

Voc pode criar um tipo de tubo de suporte personalizado, como um pick-up. Um tipo de suporte personalizado tubo no pode conter suporta outro tubo, tubo, ou componentes de tubulao. Apenas objetos AutoCAD podem ser convertidos em um tipo personalizado tubo de apoio. Voc pode explodir um suporte de tubulao para obter objetos AutoCAD a partir dele. Se voc quiser reutilizar um suporte personalizado, adicion-lo paleta de ferramentas.. Procedimento

Para anexar objetos AutoCAD a um suporte de tubo

Pgina | 105

Autocadplant 3D
1. Na faixa de opes, clique na guia Home Pipe Suporta painel Anexar suporte. . 2. Na rea de desenho, selecione um objeto de suporte para tubos (por exemplo: um suporte simples.

3. Selecione um ou mais objetos AutoCAD para anexar (por exemplo: um cilindro de AutoCAD).

Para separar objetos AutoCAD a partir de um tubo de suporte 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Pipe Suporta Suporte painel Detach. . 2. Na rea de desenho, selecione um objeto de suporte personalizado tubo. Para criar um tipo de suporte personalizado pipe 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Pipe Suporta painel Converter Support. . 2. Na rea de desenho, selecione um ou mais objetos AutoCAD. . 3. Pressione e segure SHIFT. Na rea de desenho, boto direito do mouse, clique em um snap de objeto (por exemplo: mais prxima). . 4. Clique em um tubo ou componente do tubo.

Trabalhar com tubulaes inclinadas Voc pode anexar verticalmente alinhados pipe suporta a tubulao inclinada.

Pgina | 106

Autocadplant 3D

Tubo de suporte que se liga a uma fundao ou estrutura alinhar em uma orientao precisa horizontal ou vertical, quando ligado a tubos inclinados. Procedimento Para adicionar suporte para um tubo de tubos inclinados 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Pipe Suporta painel Create. . 2. Na rea de desenho, selecione um objeto pipe que tem uma inclinao. . 3. Na caixa de dilogo Adicionar Pipe Support, na lista suspensa, clique em um tipo de suporte (por exemplo: Stanchion Clamp Dual). . 4. Clique em Inserir. . 5. Pressione e segure SHIFT. Na rea de desenho, boto direito do mouse, clique em um snap de objeto (por exemplo: mais prxima). . 6. Clique em um tubo. . 7. Siga um dos seguintes: Pressione ENTER para indicar a rotao zero. . Clique para indicar uma rotao. . 8. Pressione ENTER para concluir a adio de suporte de tubo

Controle da Usina Display modelo 3D Voc pode mudar o estilo de exibio para mostrar wireframe realista e estilos visuais. Voc tambm pode mostrar ou ocultar objetos 3D individuais Plant. Voc tambm pode ver o seu modelo no Navisworks. Tpicos nesta seco
Pgina | 107

Autocadplant 3D
Controlar o estilo visual do modelo Plant 3D Quando voc usa um estilo de wireframe visual, geralmente voc definir as configuraes de exibio que so diferentes daquelas definidas para um estilo realista visual. Configurar as definies de estilo visual podem se beneficiar aparncia do display e desempenho. Procedimento

Configuraes de exibio padro show isolinhas quando se usa um estilo visual wireframe.

Voc pode configurar o estilo visual para mostrar wireframe silhuetas verdade. Se voc mudar de volta a um estilo realista visual, voc pode desligar silhuetas para melhorar o desempenho de exibio. Para mais informaes, consulte Shade um modelo e usar efeitos de borda.. Use um estilo visual para a tela do seu modelo Procedimento Estilos visuais controlar a exibio de bordas e sombreamento de um viewport.
Pgina | 108

Autocadplant 3D
Controlar o efeito de um estilo visual, alterando suas propriedades. Quando voc aplica um estilo visual ou alterar suas configuraes, o viewport associado automaticamente atualizado para refletir essas mudanas. O Gerenciador de estilos visuais exibe todos os estilos visuais disponveis no desenho. O estilo visual selecionado indicado por uma borda amarela, e suas configuraes so exibidas no painel abaixo as imagens de exemplo. Da fita, voc pode alterar algumas configuraes usadas com frequncia ou abrir o Gerenciador de estilos visuais. Os seguintes estilos visuais predefinidos so fornecidos com o produto:.

Wireframe 2D. Exibe objetos usando linhas e curvas para representar os limites. Raster e OLE objetos, tipos de linha e espessuras de linha so visveis.. Wireframe. Exibe objetos usando linhas e curvas para representar os limites. . Oculto. Exibe objetos usando representao wireframe e linhas representando esconde faces de volta. . Realista. Exibe objetos usando sombreamento suave e materiais. . Conceitual. Exibem objetos usando sombreamento suave eo estilo face Gooch. A face Gooch transies de estilo entre cores frias e quentes, ao invs de claro e escuro. O efeito menos realista, mas pode fazer os detalhes do modelo mais fcil de ver. . Sombreada. Exibe objetos usando sombreamento suave. . Sombreado com arestas. Exibe objetos usando sombreamento suave e bordas visveis. . Shades of Gray. Exibe objetos usando sombreamento suave e tons monocromticos de cinza. . Esboado. Exibe objetos com um efeito mo-esboou usando as extenses de linha e modificadores Jitter borda. . X-ray. Exibe objetos com transparncia parcial.

Pgina | 109

Autocadplant 3D

Na sombra estilos visuais, os rostos so iluminados por duas fontes de luz distantes que seguem o ponto de vista como voc se move em torno do modelo. Esta iluminao padro destinada a iluminar todas as faces do modelo para que sejam visualmente perceptveis. Iluminao padro est disponvel apenas quando as outras luzes, incluindo o sol, esto fora. Selecione um estilo visual e alterar suas definies a qualquer momento. As mudanas so refletidas na viewports ao qual o estilo visual aplicado. Para mais informaes sobre as configuraes de face, configuraes de ambiente, e as configuraes de borda, consulte Personalizar um estilo visual. Quaisquer alteraes feitas em um estilo visual so salvas no desenho.. Procedimento Para salvar um estilo visual no desenho

No prompt de comando, digite vssave.

Para aplicar um estilo visual a uma viewport Click View tab Visual Styles panel Visual Styles Manager.

1. Clique na viewport para torn-lo atual.


Pgina | 110

Autocadplant 3D
2. No Gerenciador de estilos visuais, clique duas vezes na imagem de amostra do estilo visual. 3. O estilo visual selecionado aplicado ao modelo na viewport. Um cone na imagem de amostra indica que o estilo visual est em uso na viewport atual. Quando voc altera viewports, o cone mudo para indicar que o estilo visual est em uso no desenho atual. Para armazenar um estilo visual em uma paleta de ferramentas

1. Click View tab

Visual Styles panel

Visual Styles Manager.

2. Clique na viewport para torn-lo atual.. 3. No Gerenciador de estilos visuais, clique duas vezes na imagem de amostra do estilo visual. O estilo visual selecionado aplicado ao modelo na viewport. Um cone na imagem de amostra indica que o estilo visual est em uso na viewport atual. Quando voc altera viewports, o cone mudo para indicar que o estilo visual est em uso no desenho atual. Usar um estilo visual de outro desenho 1. Abra o desenho que tem o estilo visual que voc deseja usar. 2. Click View tab Visual Styles panel Visual Styles Manager.

3. Click View tab

Palettes panel

Tool Palettes.

4. Na janela Paletas de ferramentas, clique na guia Estilos visual. . 5. No Gerenciador de estilos visuais, selecione a imagem de amostra do estilo visual. . 6. Abaixo as imagens, clique no boto Exportar o estilo visual selecionado para o boto Paleta de ferramentas. . 7. Abra o desenho no qual deseja usar o estilo visual. . 8. Na janela Paleta Tool, clique com o estilo visual e clique em Adicionar ao desenho atual. O estilo visual adicionado amostra de imagens no Gerenciador de estilos visuais e da fita. Para restaurar as configuraes padro de um estilo predefinido visual.

1. Click View tab.

Visual Styles painel

Visual Stiles Manager.

Pgina | 111

Autocadplant 3D
2. Boto direito do mouse um estilo predefinido visual e clique em Reset to Default. (Pr-definidas estilos visuais exibem um cone de desenho na parte inferior direita na imagem de exemplo.). Personalizar um estilo visual Voc pode criar seus prprios estilos visuais mudando a face e as configuraes de ponta e utilizando sombras e fundos. Tpicos nesta seco Faces sombra e cor Efeitos de sombreamento e cor controlar a exibio de faces em um modelo. Estilos de rosto O estilo de face define o sombreamento sobre um rosto. Realista (abaixo esquerda) utilizado para produzir o efeito de realismo. Gooch (abaixo direita) pode mostrar mais detalhes, atenuando o contraste entre reas iluminadas e reas sombreadas. rea iluminada use tons quentes e rea sombreada use tons frios.

Pgina | 112

Autocadplant 3D

O estilo de face Nenhum no produz sombra, e exibe somente bordas. Personalizar as configuraes de ponta para controlar se a borda faceta ou isolinhas so exibidas. Qualidade de iluminao Qualidade de iluminao determina a suavidade dos objetos sombreados. Iluminao facetada calcula uma nica cor para cada face. Rostos individuais parecem planos. Smooth iluminao suaviza as bordas entre as faces poligonais por computao as cores como uma gradiente entre os vrtices das faces. Isto d uma aparncia suave objetos. Para mais suave opo, a definio de iluminao Per-Pixel deve estar habilitado no Manual de caixa de dilogo Performance Tuning. As cores so computadas para pixels individuais, dando uma aparncia mais suave. Se no, a configurao Smooth usado no lugar.

Pgina | 113

Autocadplant 3D

Destaques O tamanho dos destaques de um objeto afetar a percepo de brilho. O menor destaque, mais intensa torna os objetos parecem mais brilhantes. A intensidade destacar que est definido em um estilo visual no se aplica a objetos com material anexo.

Opacidade A propriedade de opacidade controla a transparncia dos objetos

Pgina | 114

Autocadplant 3D

Modos de Cor rosto Exibir cores face da forma normal, ou especificar um modo de cor face. Displays monocromticos rostos nos tons variados de uma cor especfica. Tint tons faces mudando o matiz ea saturao de valores com base em uma cor especificada. Desaturate suaviza as cores.

Para alterar a exibio de rostos de suave para facetada (Revestimento)


Pgina | 115

Autocadplant 3D
1. Click View tab

Visual Styles panel Visual Styles Manager. 2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, em Configuraes de face, a qualidade de iluminao, a mudana suave para facetada. O controle do estilo de rosto

1. Click View tab

Visual Styles panel

Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, em Configuraes do rosto, o

estilo Face, selecione uma das seguintes opes:

Realista. Shades enfrenta o mais prximo possvel de como eles aparecem no mundo real. Gooch. Usa cores frias e quentes ao invs da escurido e da luz para realar a exibio de rostos que podem ser sombreadas e difceis de ver em uma exposio realista. Nenhum. No se aplica um estilo de face. Configuraes cara que as outras pessoas com deficincia.

Como controlar a exibio de cores nos rostos 1. Click View tab


Visual Styles panel Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, em Configuraes de face, materiais e cores, modo de cor Face, selecione uma das seguintes opes: . Normal. No se aplica um modificador da cor face. . Monocromtica. Mostra faces em tons de uma cor especfica. . Matiz. Muda a tonalidade e valor de saturao de cores rosto com base em uma cor especificada. . Desaturate. Suaviza a cor, reduzindo a sua componente de saturao em 30 por cento. 3. Se Monocromtico ou Matiz selecionado, especifique uma cor. Select Color exibe a caixa de dilogo Selecionar cor. Para fazer com que todos os rostos de uma forma transparente viewport 1. Click View tab. Visual Stiles painel Visual Stiles

2. A partir do Visual Stiles no drop-down lista, selecione X-Ray. 3. No painel Estilos visuais, defina a opacidade arrastando o controle deslizante opacidade.
Pgina | 116

Autocadplant 3D
Fundos de exibio e Sombras Procedimento O estilo visual tambm controla a exibio de fundos e sombras no viewport. Fundos Voc pode usar uma cor, um preenchimento de gradiente, uma imagem, ou o sol e cu como pano de fundo na viewport em qualquer estilo visual 3D, mesmo que no objetos sombra. Para usar um fundo, voc primeiro criar uma exibio chamada com um fundo e definir o ponto de vista apontado como atual na viewport. Ao fundo ajustado para On no estilo visual atual, o fundo exibida. sombras Objetos sombreados em um viewport pode mostrar sombras. Sombras do solo so sombras que os objetos lanados no cho. Sombras objeto mapeado so sombras projetadas pelos objetos em outros objetos. A iluminao no visor deve ser de luzes criadas pelo usurio ou o sol de sombras objeto mapeado a ser exibido. Onde as sombras se sobrepem, eles aparecem mais escuros. Observao: Para exibir mapas de sombras do objeto, a acelerao de hardware necessria. Quando Desempenho 3D aprimorado off, sombras objeto mapeado no pode ser exibida. (Para acessar essas configuraes, digite 3DCONFIG no prompt de comando. No Adaptive Degradation e caixa de dilogo Desempenho Tuning, clique Tune Manual.) Exibindo sombras podem diminuir o desempenho. Voc pode desativar as sombras no estilo visual atual, enquanto voc trabalha e transform-los novamente quando voc precisar deles. Na paleta Properties, voc pode definir a propriedade Display sombra de um objeto: Sombra lana, recebe sombras, lana e recebe sombras, ou ignora as sombras. Mais opes esto disponveis para sombras utilizadas na renderizao.

Pgina | 117

Autocadplant 3D
O estilo visual tambm controla a exibio de fundos e sombras no viewport.

1. Click View tab

Visual Styles panel

Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, sob iluminao, Display Shadow, selecione Desativado, Shadow Ground, ou Sombras objeto mapeado. Para definir um slido como pano de fundo viewport

1. Click View tab

Views panel

Named Views.

2. No Gerenciador de Ver, clique no nome da visualizao que voc deseja alterar. Se a viso no

3. 4. 5. 6. 7.

estiver sendo exibida, expanda a lista Ver apropriado, e clique em um nome de vista. . No painel Properties, clique no campo Substituir fundo. . Selecione Slido do fundo Override drop-down list. . Na caixa de dilogo Background, clique na amostra sob a seo Color. . Na caixa de dilogo Selecionar Cor, especifique a cor que deseja usar para o fundo. . Clique em OK. .

8. Na caixa de dilogo Background, clique em OK. 9. No Gerenciador de Ver, clique em Definir atual.

10. Clique em OK

Para definir uma gradiente como pano de fundo viewport

1. Click View tab

Views panel

Named Views.

2. No Gerenciador de Ver, clique no nome da visualizao que voc deseja alterar. Se a viso no estiver sendo exibida, expanda a lista Ver apropriado, e clique em um nome de vista. . 3. No painel Properties, clique no campo Substituir fundo. 4. Selecione Gradient do Override Background drop-down list.

Pgina | 118

Autocadplant 3D
5. Na caixa de dilogo Background, especifique as opes desejadas para o preenchimento de gradiente. Selecione Trs cores para usar uma gradiente de cor de dois ou trs preencher. . Clique em amostras de cores para exibir a caixa de dilogo Selecionar Cor para especificar as cores que voc deseja usar para o preenchimento de gradiente. . Insira um valor de rotao para o preenchimento de gradiente na caixa de texto de rotao. . 6. Na caixa de dilogo Background, clique em OK. . 7. No Gerenciador de Ver, clique em Definir atual. Clique em OK. Para definir uma imagem como fundo viewport

1. Click View tab

Views panel

Named Views.

2. No Gerenciador de Ver, clique no nome da visualizao que voc deseja alterar. Se a viso no estiver sendo exibida, expanda a lista Ver apropriado, e clique em um nome de vista. . 3. No painel Properties, clique no campo Substituir fundo. . 4. Selecione Imagem no Background Override drop-down list. 5. Na caixa de dilogo Background, clique em Procurar e especifique a imagem para o fundo. . 6. Clique em Ajustar imagem. . 7. Ajuste na caixa de dilogo Background Image, especifique as opes desejadas para a imagem. . Especificar a posio para a imagem, escolhendo uma opo da lista de Imagem posio suspensa. . Clique Offset ou Scale para ajustar os controles deslizantes qual funcionalidade tem. . Clique em Manter Aspect Ratio Quando Scaling ter a escala da imagem uniformizar. . Arraste os controles deslizantes para ajustar o offset escala ou da imagem com base na configurao atual. 8. Ajuste na caixa de dilogo Background Image, clique em OK. 9. Na caixa de dilogo Background, clique em OK. 10.No Gerenciador de Ver, clique em Definir atual.
Pgina | 119

Autocadplant 3D
11.Clique em OK. Para definir um Sun / Sky como pano de fundo viewport
1. Antes de alterar o fundo, certifique-se que a iluminao fotomtrica ativada:

Clique em Render guia luzes do painel de unidades de iluminao americano Clique em Render guia luzes do painel de Unidades Lighting International

2.Click View tab

Views panel

Named Views.

3. No Gerenciador de Ver, clique no nome da visualizao que voc deseja alterar. Se a viso no estiver sendo exibida, expanda a lista Ver apropriado, e clique em um nome de vista. 4. Na seo do meio, clique no Override Background lista suspensa e selecione Sun & Sky. 5. Na caixa de dilogo Ajuste Sun & Sky Background, especifique as opes desejadas para o fundo. 6. Clique em OK. 7. No Gerenciador de Ver, clique em Definir atual. Clique em OK. Controlar a exibio de Edges Procedimento Tipos de borda diferentes podem ser exibidos usando diferentes cores e tipos de linha. Voc tambm pode adicionar efeitos especiais, tais como Jitter e extenses de linha. Em um modelo com sombra ou wireframe, o estilo visual define a visibilidade ea aparncia de isolinhas, bordas faceta, bordas silhueta, bordas ocluda, e arestas de interseco. Borda faceta (as bordas entre as faces planar representando uma superfcie) exibida somente quando o ngulo entre as facetas menor que o valor do ngulo vinco que voc especificar. Modificadores de ltima gerao, tais como extenso de linha e Jitter, produzir a aparncia de um modelo que ainda est em fase conceitual. Jitter faz linhas aparecem como se fossem esboados com um lpis. Extenso de linha produz outro tipo de mo-extradas efeito. Estilos Noteplot no esto disponveis para os objetos com o modificador de vantagem Jitter aplicada.

Pgina | 120

Autocadplant 3D

Controlar a exibio de linhas ocluda em vista 2 d Linhas ocluda esto escondidos linhas visveis, alterando seu tipo de linha e cor. Ver em 2 d, voc pode alterar a exibio de tipo de linha ocluda com varivel de sistema OBSCUREDLTYPE e cor ocluda com varivel de sistema OBSCUREDCOLOR.

Para controlar a exibio de linhas ocluda em vista 2 d, voc pode: .


Escond-los ou torn-las parcialmente visvel, com traos e pontos. . Torn-los completamente visvel. . Torn-los distintivo ou indistinto, alterando sua cor. . Observao: Voc s pode mudar de cor ocluda quando as linhas ocludas so parcialmente ou completamente visveis. Importante: Depois de ter alterado as configuraes de linhas ocludas, use o comando HIDE para regenerar o desenho e exibir as alteraes.

Procedimento 1. Click View tab. Visual Styles painel Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, em Configuraes Edge, Show, selecionar as arestas Face, Isolines ou Nenhum. 3. Se Isolines estiver selecionada, especifique o nmero de linhas.
Pgina | 121

Autocadplant 3D
4. Em Cor, especifique uma cor. Selecione Cor abre a caixa de dilogo Selecionar cor. Para adicionar um efeito de extenso de linha para arestas
1. Click View tab Visual Styles panel Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, em Modificadores de Borda, clique no boto Linha Extensions Edges e ajuste da quantidade de extenses de linha nas extenses de linha. Observao: A extenso de linha dimensionada para ter uma aparncia adequada em viewports de diferentes tamanhos. O efeito de extenso de linha no aplicado a uma linha que menor do que o dobro do tempo como extenso da linha seria.. Para adicionar um efeito jitter s bordas
1. Click View tab

Visual Styles panel

Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, em Modifiers Edge, ajustar a quantidade de jitter em Jitter. Para controlar a exibio de arestas de silhueta 1. Click View tab Visual Styles panel Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado na amostra de imagens, em Edges Silhouette, Show, selecione Sim ou No. 3.Se Sim for selecionada, especifique uma largura para arestas de silhueta. Para controlar a exibio de arestas ocluda

1. Click View tab.

Visual Styles painel

Visual Styles Manager.

2. Com o estilo visual atual selecionado para Escondido em imagens de amostra, em Configuraes Edge, Show, clique em Bordas Facet.
3. Em Edges Oclusa, Show, selecione Sim.

4. Na cor drop-down, selecione uma cor da lista.

. 5. Em Linetype drop-down, selecione um tipo de linha. Controlar a exibio de linhas ocluda e cor 1. Click View tab. Visual Styles painel Visual Styles Manager.

Pgina | 122

Autocadplant 3D
2. Com o estilo visual atual selecionado para Wireframe 2D em imagens de amostra, em Ocultar 2D - Linhas ocluda, Linetype drop-down, selecione um tipo de linha. 3. Na cor drop-down, selecione uma cor da lista. 4. Na linha de comando, digite HIDE e pressione Enter para a linha de ocluso mudou e as configuraes de cores entrem em vigor. Desempenho controle Grficos 3D de alocao de exibio e de memria podem diminuir o desempenho em seu sistema. Adaptive degradao, o ajuste de desempenho e de ajuste de memria so abordagens diferentes para entregar o melhor desempenho possvel. Tpicos nesta seco Adaptive Degradation Adaptive degradao uma maneira de controlar o desempenho de funes como voc us-los. Performace Tuning Ajuste de desempenho examina sua placa grfica e driver de vdeo 3D e determina se deve usar a implementao de software ou hardware para os recursos que suportam ambos.. Ajuste de memria Desempenho tambm pode ser melhorado pela adio de memria ao seu sistema. Isto especialmente verdadeiro quando se trabalha com modelos maiores. Adaptive Degradation Com a degradao adaptativa diante, se o desempenho ficar abaixo do nvel especificado, os efeitos desligados ou virado para baixo em certa ordem at a volta de desempenho a um nvel aceitvel. Cada estilo visual define uma ordem de degradao apropriada para si, com base em uma ordem de mestre que voc pode ajustar manualmente. Voc define o nvel de desempenho em quadros por segundo na Adaptive Degradation e caixa de dilogo Desempenho Tuning. Voc tambm pode controlar a ordem em que as caractersticas so desligadas quando o desempenho diminui. Por exemplo, se voc est trabalhando em seu modelo com um estilo visual que tem sombras e um fundo, voc pode mover Sombras e Fundos para o topo da lista para que eles degradem primeiro e preservar os efeitos de borda que voc precisa durante a elaborao.. Procedimento

Para definir o nvel de desempenho para a degradao adaptativa

Pgina | 123

Autocadplant 3D
1. Na barra de status, clique em Performance Tuner 2. Na Adaptive Degradation e caixa de dilogo Desempenho Tuning, selecione Adaptive Degradation. . 3. Digite ou selecione um valor para os quadros por segundo. Degradao da tela comea quando o desempenho inferior a este valor. . 4. Clique em OK. Para alterar a ordem adaptativa degradao 1. Na barra de status, clique em Performance Tuner. 2. Na Adaptive Degradation e caixa de dilogo Desempenho Tuning, selecionar uma funo na lista. 3. Clique em Mover para Cima ou Mover para baixo para alterar sua ordem na lista. Itens no topo da lista degradar primeiro. 4. Clique em OK. Para ligar silhuetas para exibio wireframe 1. Na faixa de opes, clique na guia Home Visual Styles Manager painel Estilos visuais.. 2. Na paleta Visual Styles Manager, clique em Visuais Styles Disponvel em Desenho 2 d Wireframe.. 3. Nas configuraes Face Draw lista Silhuetas True, clique em Sim.. 4. Na caixa Linhas Countour, digite 0 (zero).. 5. No prompt de comando, digite regen.. Observao: A silhueta wireframe 2 d e configuraes de exibio de isolinhas tambm afetam as definies wireframe 3D.

Definir visibilidade de objetos 3D Plant Voc pode definir a visibilidade de todos os objetos Plant 3D, incluindo tubulao, equipamentos e estrutura. Quando voc quer trabalhar sem interferncias visuais de outros objetos em desenhos grandes, voc pode ocultar objetos Plant 3D. Observao: Para controlar a visibilidade do Plant 3D separado do AutoCAD a visibilidade da camada (. Layer) . Procedimento Para ocultar objetos Plant 3D

Pgina | 124

Autocadplant 3D
1. No desenho, selecione os objetos Plant 3D que voc deseja ocultar. 2. Na faixa de opes, clique na guia Incio Ocultar painel de visibilidade.

Para exibir somente objetos 3D selecionados na Planta 1. No desenho, selecione os objetos Plant 3D voc deseja exibir. 2. Na faixa de opes, clique na guia Incio Visibilidade Outros Ocultar painel. COMANDOS PLANTISOLATE PLANTHIDE PLANTSHOWALL Objetos Plant visualizao em 3D em Navisworks Voc pode abrir uma janela que mostra o modelo em Navisworks. Voc pode executar o modelo de lado a lado com uma janela de exibi-la em Navisworks. Como voc mudar o modelo, as atualizaes janela Navisworks dinamicamente. Observao: Voc deve instalar o AutoCAD Plant 3D antes de instalar Navisworks. procedimento. Para executar Navisworks no AutoCAD Plant 3D 1. Na faixa de opes, clique na guia Incio Plugin Painel Navigator Navisworks. 2. Se voc estiver trabalhando no modelo de posio, a janela Navisworks para que voc possa ver o seu modelo em ambas as janelas. Voc tambm pode encaixar a viso Navisworks. COMANDO NWNAVIGATOR Ortho Ribbon editor Contextual Quando voc entra no ambiente especializado ortogrficas, clicando no boto Criar Ortho Ver no separador casa, uma guia de fita contextual est disponvel. Ele contm comandos especficos para o ambiente de edio orto. Este guia contextual e painis associados exibir em verde para fornecer feedback visual que voc est em um ambiente especializado. A guia contextual fechada quando voc sai daquele ambiente. Na guia Editor Ortho exibe opes para trabalhar com configuraes de vista ortogrfica. O guia inclui os seguintes painis:

Painel Geral
Pgina | 125

Autocadplant 3D

3D painel Modelos Painel Geometry fronteira Tamanho do painel de sada Confirmar / Cancelar painel

Na guia Editor Ortho contextual faz parte do espao de trabalho 3D Piping.

Para mais informaes sobre desenhos ortogrficos, consulte Criar e modificar desenhos ortogrficos. Resumo: Gerar desenhos ortogrficos Voc pode criar personalizado vistas ortogrficas de modelos Plant 3D e coloc-los em um desenho 2 d AutoCAD. Em um desenho ortogrfico, voc pode criar mltiplas vistas ortogrficas de um ou mais modelos 3D Plant. Os desenhos so arquivos AutoCAD DWG e cada um podem conter vrios pontos de vista ortogrfica com dados extrados de modelos Plant 3D. Se os modelos de fonte de mudana, voc pode atualizar os desenhos orto para refletir as mudanas. Desenhos ortogrficos exibio bidimensionais pontos de vista de tubulaes, vlvulas, equipamentos e ao estrutural em modelos Plant 3D.

Pgina | 126

Autocadplant 3D

Voc pode configurar um template personalizado para desenhos ortogrficos com um bloco de ttulo, ou voc pode usar o modelo padro. Para mais informaes sobre como criar modelos, consulte "Usar um arquivo de modelo para iniciar um desenho" no sistema de ajuda do AutoCAD. Referncias entender Desenho (Xrefs) e Xrefs Sobreposta Desenhos do projeto que contm referncias a outros desenhos esto disponveis para desenhos ortogrficos. Non-projeto xrefs tambm esto disponveis, mas eles aparecem como apenas grficos e no pode ter anotaes. No entanto, xrefs que so sobrepostas no esto disponveis para desenhos ortogrficos. Para mais informaes sobre desenhos sobrepostos, consulte "Desenhos Ninho e Overlay referenciado" no sistema de ajuda do AutoCAD. COMANDOS PLANTORTHOCREATE Select Reference Models Dialog Box Select Orthographic Drawing Dialog Box PLANTORTHOCREATE Criar um desenho ortogrfico Cria uma nova viso ortogrfica.
Pgina | 127

Autocadplant 3D
Mtodos de Acesso Ribbon: Home tab Orthos Views panel Create Ortho View New View

Ribbon: Ortho View tab

Ortho Views panel

Teclado digite: plantorthocreate Sumrio O modelo apresentado em um desenho temporrio com o Orthocube. Voc pode definir novas vistas orto do modelo e especificar os limites e colocao de pontos de vista.

Lista de Opes Se o modelo for aberto, a caixa de dilogo Selecionar Ortogrfico O desenho exibida. Voc pode selecionar o desenho 2 d em que para colocar o ponto de vista ortogrfico. Se o desenho ortogrfico aberto, a caixa de dilogo Select Referncia Modelos apresentada. Voc pode selecionar o modelo sobre o qual basear o desenho ortogrfico. Caixa de dilogo Select Drawing Ortogrfico Criar um desenho ortogrfico

Pgina | 128

Autocadplant 3D

Seleciona um desenho ortogrfico para uma nova viso ortogrfica. Desenhos ortogrficos no projeto Lista os desenhos disponveis ortogrfica no projeto. Criar Novo Exibe a nova caixa de dilogo DWG. Selecione Referncia da caixa de dilogo Modelos Selecione os modelos Plant 3D no qual basear um desenho ortogrfico.

Pgina | 129

Autocadplant 3D

Modelos de projeto Exibem disponveis modelos 3D a partir do qual a criao de desenhos ortogrficos.. Detalhes Exibe detalhes sobre o modelo 3D selecionado.. Visualizao Exibe uma visualizao do modelo 3D selecionada para a gerao ortogrfica. Criar um desenho ortogrfico Voc pode criar desenhos ortogrficos de um ou mais modelos 3D Plant. Quando voc cria vistas ortogrficas, voc cria viewports individuais AutoCAD 2 d baseada em vises especificado de um modelo 3D Plant. Ento, voc pode adicionar os pontos de vista para um desenho ortogrfico. Observao: Voc pode colocar pontos de vista orto em desenhos ortogrficos criados em verses anteriores do AutoCAD Plant 3D. Recomenda-se, no entanto, que voc criar novos desenhos para que voc possa aproveitar todas as funcionalidades orto. Para visualizar o fluxo de trabalho para a criao de desenhos ortogrficos, consulte Criar desenhos
Pgina | 130

Autocadplant 3D
ortogrficos. Entenda Tabs Ribbon Ortho Contextual Ao criar desenhos orto, voc entra em dois ambientes especializados nos qual contextual guias de fita esto disponveis. Estes guias fornecem acesso a comandos especficos de cada ambiente. As guias so os seguintes: Guia Editor Ortho

Esta fita especial exibida quando voc clique em Criar Ortho Ver no Ortho fita Incio guia Views, ou quando voc clica em Editar na guia Exibir contextual Ver Ortho. Para mais informaes, consulte Editor de Ortho fita contextual. (pgina 125) Ortho guia Exibir

Observao: Voc no pode usar comandos Ver Ortho com cpias de desenhos orto. Esta fita especial exibida quando voc abrir ou criar um desenho 2 d na guia DWG Orthographic do Gerente de Projeto. Para mais informaes, consulte Ortho Ribbon Ver Contextual. (pgina 125) Ortho Ver Ribbon Contextual Quando voc entra no ambiente especializado ortogrfica com a criao ou a abertura de um desenho na guia DWG Orthographic do Gerente de Projeto, este guia da faixa especial contextual est disponvel. Ele contm comandos especficos para o ambiente de vista orto. A guia contextual e painis associados exibir em verde para fornecer opinio visual que voc est em um ambiente especializado. A guia contextual fechada quando voc sai daquele ambiente. O Ortho guia Exibir exibe opes para trabalhar com desenhos ortogrficos. O guia inclui os seguintes painis: Ortho Views painel 3D painel Modelos painel de anotao painel de dimenses
Pgina | 131

Autocadplant 3D
viewports painel painel de camadas O Ortho guia Exibir contextual faz parte do espao de trabalho 3D Piping.

Para mais informaes sobre desenhos ortogrficos, consulte Criar e modificar desenhos ortogrficos. (pgina 125) Salvar, Reutilizar e Excluir uma configurao Ver Orthocube. Voc pode salvar uma vista ortogrfica e carreg-lo em qualquer modelo 3D Planta para gerar pontos de vista de um tamanho consistente. As opinies guardadas so especficos do projeto e armazenados em um ortho. dcf arquivado nomeado. Voc pode copiar este arquivo e reutiliz-lo em outros projetos. Criar uma vista de configurao Ortogrfico Voc usa o Orthocube, uma caixa semitransparente em 3D, para definir os limites da vista ortogrfica. Voc pode usar alas para ajustar as dimenses e posicionamento. A superfcie de destaque (vermelho) mostra a projeo atual, por exemplo: top.

Pgina | 132

Autocadplant 3D

Para mais informaes sobre o uso de alas para modificar cubos 3D, consulte "Usar Grips para editar slidos e superfcies 3D" no sistema de ajuda do AutoCAD. Procedimento Para criar um desenho ortogrfico comeando com um modelo 1. Com o modelo para o desenho ortogrfico aberto, na fita, clique na guia Incio Ortho Views painel Create Ortho View. No desenho Selecione ortogrfica, faa um dos seguintes e clique em OK: . Em desenhos ortogrficos No Projeto, clique em um desenho existente.. 2. Clique em Criar Novo. Na caixa de dilogo Novo DWG, na caixa Nome do Arquivo, digite um nome. Digite um nome de autor. Clique em OK

Pgina | 133

Autocadplant 3D

3. No desenho, clique no OrthoCube. Arraste as alas de tamanho nas bordas da Orthocube para especificar os limites eo posicionamento do ponto de vista. O painel vermelho indica o ponto de vista atual, por exemplo, top.. Observao: Click um canto do Viewcube, se necessrio, para acessar os apertos que deseja no Orthocube.

Pgina | 134

Autocadplant 3D

4.Na fita, Ortho guia Editor, faa o seguinte:


No painel Geral, na caixa Nome, digite um nome de exibio. No painel Geral, na lista suspensa Exibir, clique em uma viso (por exemplo: Front). Observao: Por padro, o desenho temporrio que exibido definido como zoom em todos os elementos atualmente no desenho. O ViewCube configurado para exibir Top usando WCS (World Coordinate System). Clique nos cantos do cubo encontrar um ngulo que permite trabalhar com apertos OrthoCube facilmente. No painel Geral, na lista drop-down Escala, clique em uma escala (por exemplo: 1:16). Se a escala que voc quer no estiver nesta lista, digite uma escala no prompt de comando quando voc coloca o desenho orto. (Opcional) Clique no painel Geral menu drop-down Salvar configurao Modo de Exibio Atual. Na caixa de dilogo Save View, digite um nome para a vista ortogrfica. Clique em OK. (Opcional) Clique no painel Geral drop-down menu Configurao Ver Load para carregar uma configurao previamente salva. No painel Confirmar / Cancelar, clique em Criar Ortho View.

5.No espao ortogrficas desenho em papel, especifique a posio do canto inferior esquerdo da viewport.
Pgina | 135

Autocadplant 3D
Observao: No prompt de comando, voc pode especificar a escala da viewport antes de colocar o viewport no desenho. Voc tambm pode especificar as coordenadas exatas para o desenho. Agora voc pode anotar o desenho ortogrfico. Para mais informaes sobre anotaes, consulte Anotar um desenho ortogrfico Procedimento Referncia Rpida Voc pode anotar objetos Plant 3D em um desenho ortogrfico. Em um desenho ortogrfico, voc pode anotar as vlvulas, equipamentos e componentes como voc pode em qualquer desenho AutoCAD. Se o modelo muda fonte, voc pode atualizar as anotaes para refletir os novos dados.

Para adicionar uma anotao a um desenho ortogrfico 1.No Project Manager, clique na guia DWG Ortogrfico. 2. Na exibio em rvore Orthos, expandir o projeto ea pasta de desenhos ortogrficos. Clique duas vezes em um desenho ortogrfico. 3.No espao do papel ortogrfica, em um desenho ortogrfico, clique duas vezes na viewport que contm o componente que deseja anotar.

4.Na faixa de opes, clique na guia Exibir Ortho Anotao painel Ortho Anotar. 5.No desenho, clique em um componente para anotar. 6.Na lista Estilo Especifique Annotation, clique em um valor para especificar o estilo de tag de anotao.
Pgina | 136

Autocadplant 3D
7.Use o cursor para mover a anotao no desenho. Clique para definir a anotao. 8.Se um lder foi especificado por um gerente de CAD, voc ser solicitado para selecionar um ponto de partida para o lder e depois um ponto final sobre o objeto alvo. Observao: Rastreamento Polar restringe o movimento do cursor para ngulos especificados. Para colocar anotaes em qualquer ngulo a partir do componente, clique em Rastreamento Polar na barra de status do aplicativo para o movimento do cursor livre.

Menu de atalho: boto direito do mouse um objeto em um desenho ortogrfico e clique em Anotar. Entrada de comando: PLANTORTHOANNOTATE Para mover uma anotao em um desenho ortogrfico 1.No espao do papel ortogrfica, em um desenho ortogrfico, clique a anotao que voc deseja mover. 2.Arraste a anotao para qualquer local do desenho usando o aperto Move. 3.Arraste o lder de anotao, se houver, para um local apropriado, bem como, utilizando as alas movimento.

Para atualizar uma anotao em um desenho ortogrfico 1.No espao do papel ortogrfica, em um desenho ortogrfico, clique duas vezes na viewport que contm a anotao objeto planta que voc deseja atualizar. 2.Na faixa de opes, clique na guia Exibir Ortho Anotao Anotao Atualizao painel.
Pgina | 137

Autocadplant 3D
COMANDOS PLANTORTHOANNOTATE PLANTORTHOUPDATEANNOTATION Observao: Os comandos s funcionam no modo Papel Space. Para criar um desenho ortogrfico usando o Gerente de Projeto 1.No Project Manager, faa o seguinte:

Clique na guia DWG Ortogrfico. Na exibio em rvore, expanda o n do projeto e clique na pasta Desenhos Ortogrfico. Na barra de ferramentas Orthos, clique em New Ortho DWG.

2.Na caixa de dilogo Novo DWG, em Propriedades do Desenho, faa o seguinte:


Na caixa Nome do Arquivo, digite um nome para o desenho ortogrfico. Na caixa Autor, digite um nome para o autor.

Clique em OK. Observao: Na prxima vez que criar uma vista ortogrfica, o desenho exibido na caixa de dilogo Selecionar Ortho Desenho.
Para salvar uma configurao vista OrthoCube Observao:Para salvar uma configurao vista OrthoCube, voc deve ter clicado anteriormente tanto por Criar Ortho Ver na guia Incio ou editar Ver na guia Exibir Ortho contextual. 1, Na fita, Ortho guia Editor, clique no painel Geral menu drop-down Salvar configurao Modo de Exibio Atual. 2. Na caixa de dilogo View Salvar, digite um nome do View e clique em OK. Para carregar um salvo OrthoCube configurao da vista Observao: Para carregar uma configurao exibio salva OrthoCube, voc deve ter clicado anteriormente tanto por Criar Ortho Ver na guia Incio ou editar Ver na guia Exibir Ortho contextual. 1.Na fita, Ortho guia Editor, clique no painel Geral drop-down menu > Load Configurao View. 2.Na caixa de dilogo Load View, na caixa Lista de View, clique em um nome de View e clique em OK.
Pgina | 138

Autocadplant 3D
Para excluir um salvo OrthoCube configurao da vista Observao: Para excluir uma configurao de exibio salva OrthoCube, voc deve ter clicado anteriormente tanto por Criar Ortho Ver na guia Incio ou editar Ver na guia Exibir Ortho contextual.
1. Na fita, Ortho guia Editor, clique no painel Geral drop-down menu > Load Configurao View 2. Na caixa de dilogo Load View, na caixa Lista View, clique em um nome de View e clique em

Excluir. 3. Clique em OK. Para renomear um salvo OrthoCube configurao da vista Observao: Para renomear uma configurao de exibio salva OrthoCube, voc deve ter clicado anteriormente tanto por Criar Ortho Ver na guia Incio ou editar Ver na guia Exibir Ortho contextual. 1.Na fita, Ortho guia Editor, clique no painel Geral drop-down menu > Load Configurao View 2.Na caixa de dilogo Load View, na caixa de Exibio de Lista View, clique duas vezes em um nome de Exibir, e digite o novo nome. COMANDO PLANTORTHOCREATE Trabalhando com vistas ortogrficas em um desenho Voc pode criar uma viso adjacentes, editar, atualizar e excluir uma viso orto. Voc tambm pode localizar um objeto 3D que corresponde com um componente de desenho ortogrfico. Depois de ter criado vistas ortogrficas, voc pode modificar, salvar ou exclu-los, alterar a OrthoCube, e fazer outras alteraes, conforme necessrio. Voc tambm pode clicar em um componente especfico em uma viso orto e encontrar o seu homlogo no modelo 3D. Usando o Project Manager, voc pode validar a viso orto contra o modelo e atualizar a viso se as alteraes foram feitas. Atualizando uma viso completa pode demorar vrios minutos, dependendo da complexidade do modelo. Procedimento Para criar uma vista adjacente ortogrficas
1. No Project Manager, clique na guia DWG Ortogrfico. 2. Na exibio em rvore Orthos, expandir o projeto ea pasta de desenhos ortogrficos. Clique

duas vezes em um desenho para abri-lo.


3. Na fita, Ortho guia Exibir, Ortho Painel Views, clique em Exibir Adjacente. Pgina | 139

Autocadplant 3D
4. Selecione uma viso orto para o qual voc quer criar uma viso adjacentes. 5. Na caixa de dilogo Criar um Adjacente View, clique na vista desejada e digite um nome

para a exibio. Clique em OK. 6.Clique no desenho para colocar a nova viso.

Menu de atalho: Clique com o orto n visualizar e clique em Criar Vista Adjacente.

Entrada de comando: PLANTORTHOADJACENT Para excluir uma vista ortogrfica 1.No Project Manager, clique na guia DWG Ortogrfico. 2.Na exibio em rvore Orthos, expandir o projeto ea pasta de desenhos ortogrficos. 3.Clique duas vezes em um desenho orto para abri-lo. 4.Na fita, Ortho guia Exibir, Ortho Painel Views, clique em Excluir View. 5. Selecione a exibio que deseja excluir.

Menu de atalho: boto direito do mouse o n de vista orto e clique em Excluir View.

Entrada de comando: PLANTORTHODELETE Para localizar a contrapartida 3D de um objeto ortogrficas 1.No Project Manager, clique na guia DWG Ortogrfico. 2.Na exibio em rvore Orthos, expandir o projeto ea pasta de desenhos ortogrficos. 3.Clique duas vezes em um desenho orto para abri-lo. 4.D um duplo clique em uma porta vista especfico. 5.Na fita, Ortho guia Exibir, Painel de modelos 3D, clique em Localizar no modelo 3D. 6.Na viewport selecionada, clique para realar o item que voc deseja exibir no modelo. O modelo abre e amplia o componente apropriado 3D, que tambm destaque. Entrada de comando: PLANTORTHOLOCATE Para editar uma vista ortogrfica 1.No Project Manager, clique na guia DWG Ortogrfico.
Pgina | 140

Autocadplant 3D
2.Na exibio em rvore Orthos, expandir o projeto ea pasta de desenhos ortogrficos. 3.Clique duas vezes para abrir um desenho orto. 4.Na fita, Ortho guia Exibir, Painel de Modelos em 3D, clique em Editar View. 5.Faa os ajustes necessrios e na fita, Ortho guia Editor, clique em Criar. 6.Menu de atalho: Clique com o orto n visualizar e clique em Editar View. Entrada de comando: PLANTORTHOEDIT Para atualizar uma vista ortogrfica 1.Fazer alteraes no modelo em que a viso orto se baseia. 2.No Project Manager, clique na guia DWG Ortogrfico. 3.Na exibio em rvore Orthos, expandir o projeto ea pasta de desenhos ortogrficos. 4.Clique duas vezes para abrir o desenho orto com base no modelo que voc mudou. 5.No Project Manager, clique com o ponto de vista orto > Validar View. O destaque vermelho no cone indica que a viso precisa ser atualizada.

Pgina | 141

Autocadplant 3D
6.Boto direito do mouse o ponto de vista orto novamente Atualizao View. Observao: Atualizando uma vista ou um desenho orto inteiro contendo muitos pontos de vista pode levar vrios minutos, dependendo da complexidade do modelo. Entrada de comando: PLANTORTHOUPDATE Adicionar Dimenses para um desenho ortogrfico Voc pode adicionar dimenses de um objeto selecionado Plant 3D em um desenho ortogrfico. Em um desenho ortogrfico, voc pode adicionar dimenses no viewports ortogrficas como voc pode em qualquer desenho AutoCAD. Para mais informaes sobre como adicionar dimenses em desenhos, consulte "Criar Dimenses" no sistema de ajuda do AutoCAD. Observao: Verifique se voc est no espao do papel (modo papel space) ao adicionar dimenses. Observaes : As dimenes no so atualizadas nas atualizaes do modelo. Voc deve ajustar as dimenses manualmente.

Para adicionar dimenses a um desenho ortogrfico


1. No Project Manager, clique na guia DWG Ortogrfico. 2. Na exibio em rvore Orthos, expandir o projeto ea pasta de desenhos ortogrficos. Clique

duas vezes em um desenho ortogrfico.

Pgina | 142

Autocadplant 3D
3. Na faixa de opes, clique na guia Exibir Ortho Dimension painel Dimenses. 4. No desenho, especificar a origem primeira e segunda linha de extenso ou pressione

ENTER para selecionar um objeto para a dimenso. 5. Use o cursor para mover a linha de cota no desenho. Clique para definir a linha de cota.

P & ID Tab Incio A guia Incio P & ID exibe opes para trabalhar com P & ID desenhos. Este guia inclui os seguintes painis:

Painel de projetos P & ID painel Esquemtica do painel Linha Linha do painel do Grupo validar painel painel de camadas painel de bloco painel de anotao painel de propriedades Ver painel utilitrios painel

A guia Incio P & ID parte do PIP P & ID, P & ID ISO, P & ID ISA, P & ID DIN, e P & ID JIS / ISO espaos de trabalho.

Pgina | 143

Autocadplant 3D

Para mais informaes sobre como criar P & IDs, ver P & ID - Criar e modificar desenhos. P & ID - Criar e modificar desenhos Com o AutoCAD Plant 3D, voc pode facilmente criar e editar desenhos P & ID, colocando linhas dinmicas e componentes. Tpicos nesta seco Entenda P & ID Componentes e Linhas Ao combinar vrios tipos de componentes (tais como bombas, tanques e vlvulas) e linhas (como linhas de tubulao e linhas de sinal), voc cria um desenho P & ID dinmica, a partir do qual possvel produzir e editar relatrios de dados. Adicionar componentes a um desenho P & ID Componente um termo geral que inclui todos os smbolos P & ID, exceto linhas esquemticas. Adicionar Linhas esquemtica de um desenho P & ID Esquemtica linhas so linhas dinmicas que representam tubos ou linhas instrumento. Eles se conectam aos componentes, e contm vlvulas e outros itens. Eles so semelhantes s linhas de AutoCAD, mas eles contm informaes adicionais, tais como direo de fluxo, as informaes de marca e tamanho da linha. Componentes Tag Lines Voc pode atribuir tags para os seus componentes e linhas. Componentes anotar e Linhas Voc pode anotar os componentes e as linhas a qualquer momento. Converter objetos AutoCAD para o AutoCAD P & ID Componentes ou Linhas Voc pode identificar objetos AutoCAD como componentes AutoCAD Plant 3D ou linhas, convertendo os objetos. Exportar um desenho P & ID para AutoCAD

Pgina | 144

Autocadplant 3D
Exportar um arquivo de desenho P & ID para um formato de arquivo de desenho AutoCAD sem perder a fidelidade visual do desenho P & ID.

Entenda P & ID Componentes e Linhas Ao combinar vrios tipos de componentes (tais como bombas, tanques e vlvulas) e linhas (como linhas de tubulao e linhas de sinal), voc cria um desenho P & ID dinmica, a partir do qual possvel produzir e editar relatrios de dados. Cada componente P & ID e linha tem um nome da camada atribudo, cor, fator de escala, o comportamento de marcao, e outras propriedades que so configuradas como parte de seu projeto para que voc no obrigado a atribuir propriedades cada vez que voc colocar um componente ou de linha em um desenho. Compreender Smbolos P & ID Component e Linha AutoCAD Plant 3D inclui um conjunto de smbolos de componentes e de linha que so baseados em padres da indstria P & ID. Os smbolos esto disponveis para que voc coloque, ligue, mover, esticar, e tag. Voc tambm pode criar relatrios sobre os smbolos. Smbolos usados para os componentes Usina AutoCAD 3D e as linhas so baseadas no PIP (Prticas da Indstria do processo), ISA (Instrument Society of America), ISO (International Organization for Standardization), e (Deutsches Institut Fur Normung e. V.) DIN padres. P & ID componentes incluem:

Equipamentos (tais como bombas, tanques e navios) Bicos (como flange ou fluxo) Instrumentos (tais como vlvulas de controle, medidores de vazo, e bolhas de instrumento) Componentes inline (tais como vlvulas e redutores) Itens no- Engenharia (como conectores, setas de fluxo, e outros itens que so colocados em um desenho, mas no contm quaisquer dados reportveis) Linhas de P & ID esquemtica incluem: Linhas de tubulao (como segmentos de linha primria, segmentos de linha secundria, e os segmentos de tubo camisa) Linhas de sinal (como eltrica, hidrulica, pneumtica e)

Pgina | 145

Autocadplant 3D
A paleta de ferramentas P & ID oferece uma biblioteca visual dos smbolos ou componentes e linhas que voc usa para criar e documentar seus desenhos P & ID

Compreender a criao de componentes e Linha Se voc usar componentes e linhas que no fazem parte das bibliotecas de smbolos fornecidos com o programa, provvel que o administrador criou os smbolos e os adicionou paleta de ferramentas durante a configurao do seu projeto. Ao invs de criar seus prprios componentes e linhas, voc deve usar os smbolos padro ou aqueles smbolos fornecidos pelo seu administrador. Caso contrrio, voc no pode ter certeza que os smbolos cumprem as normas de sua empresa ou esto includos no seu paleta de ferramentas e nos relatrios. Se voc deve usar um objeto em seu desenho AutoCAD P & ID, voc pode converter o objeto AutoCAD a um componente de P & ID ou linha. Para mais informaes sobre converso, consulte Converter Objetos AutoCAD para o AutoCAD P & ID componentes ou linhas.

Converter objetos AutoCAD para o AutoCAD P & ID Componentes ou Linhas

Pgina | 146

Autocadplant 3D
Inferior da pgina Procedimento Referncia Rpida Voc pode identificar objetos AutoCAD como componentes AutoCAD Plant 3D ou linhas, convertendo os objetos. Voc tambm pode adicionar o objeto convertido para a paleta de ferramentas para uso no projeto atual. Converter um objeto AutoCAD para um componente de P & ID Um bloco de AutoCAD ou um grupo de linhas de AutoCAD convertido para uma definio de classe especfico no esquema P & ID. Por exemplo, voc pode converter um grupo de linhas do AutoCAD para um componente da definio de classe "navio". Este grupo de linhas convertido em um nico componente Usina AutoCAD 3D. Ele contm os mesmos dados e propriedades grficas como uma planta AutoCAD originais componente 3D. O navio referenciado no Gerenciador de Dados e nos relatrios pertinentes (tais como um relatrio de lista de equipamentos). Alm disso, o objeto convertido tem o comportamento mesmo aperto e comportamento dinmico como componentes AutoCAD Plant 3D. Converter um objeto AutoCAD como uma linha esquemtica P & ID Voc pode converter linhas e polilinhas AutoCAD (incluindo splines ou polilinhas com arcos) em definies de classe de linha que so reconhecidos como P & ID de dados. Converso de uma linha de AutoCAD adiciona um registro para essa linha no Gerenciador de Dados, e inclui-lo nos relatrios. Voc pode especificar propriedades P & ID line, tais como tamanho, servio e spec. NoteAn linha de AutoCAD que convertido em uma linha de AutoCAD Plant 3D no tem os mesmos comportamentos dinmica de linhas de P & ID esquemtico. Por exemplo, uma linha convertido no quebrar automaticamente quando os componentes embutidos so inseridos na linha. Ela no tem propriedades direo do fluxo. Adicionar um objeto convertido para a paleta de ferramentas Uma vez que voc converter objetos em P & ID componentes ou linhas, voc pode adicionar os objetos convertidos para uma paleta de ferramentas P & ID. O objeto se torna uma ferramenta na paleta de ferramentas, e pode ser colocado em desenhos de projeto, como qualquer ferramenta de P & ID outros. Voc deve entender o seguinte ao usar objetos convertidos como ferramentas na paleta de ferramentas: O arquivo de desenho que contm o objeto convertido deve ser salvo para o projeto atual.

Pgina | 147

Autocadplant 3D
O objeto convertido est disponvel para todos os desenhos no projeto atual, mas apenas na estao de trabalho onde ele foi criado. Objetos convertidos que se tornam parte de sua paleta de ferramentas no so adicionados os componentes do projeto e das linhas. Para converter um componente 1.Em um desenho P & ID, boto direito do mouse um objeto AutoCAD e clique em Convert to P & ID de objeto. 2.No Converter para P & ID caixa de dilogo Objeto, clique em um componente (por exemplo, uma bomba centrfuga) na visualizao em rvore. 3.Clique em OK. 4.No desenho, se solicitado, especificar um ponto base de insero. Para converter uma linha 1.Em um desenho P & ID, boto direito do mouse uma linha de AutoCAD e clique em Convert to P & ID de objeto. 2.No Converter para P & ID caixa de dilogo Objeto, clique em um tipo de linha na exibio em rvore. 3.Clique em OK. Para adicionar um objeto convertido para a paleta de ferramentas 1.Em um desenho P & ID, boto direito do mouse um objeto AutoCAD e clique em Convert to P & ID de objeto. 2.No Converter para P & ID caixa de dilogo Objeto, clique em uma linha ou tipo de componente na rvore. 3.Clique em OK. 4.Salve o arquivo de desenho. 5.Na paleta de ferramentas, clique na guia onde voc deseja colocar a nova ferramenta. 6.Clique e segure o objeto convertido, e arrast-lo para a paleta de ferramentas. COMANDO PIDCONVERT
Pgina | 148

Autocadplant 3D
Converter para P & ID caixa de dilogo do Objeto

Classes Exibe uma lista de classes. Clique na definio de classe que voc deseja converter o objeto para AutoCAD. Adicionar componentes a um desenho P & ID Componente um termo geral que inclui todos os smbolos P & ID, exceto linhas de esquema

Pgina | 149

Autocadplant 3D

P & ID componentes incluem:


Equipamentos (tais como bombas, tanques e navios) Bicos (tais como flanges e fluxo) Instrumentos (tais como vlvulas de controle, medidores de vazo, e bolhas de instrumento) Componentes inline (tais como vlvulas e redutores) Non-engenharia itens (como conectores, setas de fluxo, e outros itens que so colocados em um desenho, mas no contm quaisquer dados reportveis)

Tpicos nesta seco Adicionar Equipamento a um desenho P & ID P & ID equipamento inclui bombas, compressores, ventiladores, trocadores de calor, tanques, vasos, fornos, motoristas mecnicos, equipamentos de mistura, e outras peas diversas de equipamentos. Alguns tipos de equipamentos so colocados em um desenho antes de linhas e instrumentos de inline. Outros tipos de equipamentos so adicionados s linhas existentes em um desenho. Equipamentos como tanques e trocadores de calor so normalmente colocados no final de uma linha. Aps estes itens so colocados em um desenho, as linhas so adicionadas ao ligar o equipamento, e, em seguida, vlvulas e equipamentos em linha so colocados nas linhas.
Pgina | 150

Autocadplant 3D
Alguns tipos de equipamentos so regularmente inseridos tubulao ou linha de sinal e muitas vezes so movidos ao longo da linha. Quando seus tipos de juno so definidas para quebrar grupos de segmentos, ISO e DIN smbolos para bombas, compressores, ventiladores e podem ser adicionados diretamente s linhas existentes no AutoCAD Plant 3D. Quando inserido em uma linha, componentes embutidos quebrar a linha em dois grupos de linha com nmeros de linha diferente. Se voc remover um pedao de equipamentos em linha a partir de uma linha, voc pode juntar os segmentos para formar um nico segmento ou deixar os segmentos que esto com dados diferentes. Se voc juntar os segmentos de linha, voc pode optar por manter os dados da linha de qualquer segmento de linha original ou o novo segmento de linha. Para mais informaes sobre segmentos de linhas e grupos de linha de ver Entenda Linha esquemtica Agrupamento e Linking Behavior. Procedimento Para adicionar equipamento a um desenho 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia equipamentos. Clique no componente que voc quer colocar. 3.Clique no local na rea de desenho onde voc deseja colocar o componente. 4.Se voc for solicitado para especificar um fator de escala (por exemplo, quando voc coloca um tanque), faa o seguinte:

Pressione ENTER para aceitar a escala padro. Mover o cursor verticalmente para aumentar ou diminuir a altura do componente. Mover o cursor horizontalmente para aumentar ou diminuir a largura do componente.

5.Se a caixa de dilogo Atribuir Tag exibido, faa o seguinte


Se voc conhece os dados da tag voc deseja inserir, adicionar as informaes e clique em Atribuir. Se voc no sabe os dados do tag voc deseja inserir, clique em Cancelar. Voc pode adicionar informaes tag em outro momento, clicando na guia Home P & ID painel Assign Tag.

Para adicionar o equipamento a uma linha de tubulao 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel.
Pgina | 151

Autocadplant 3D
2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia equipamentos. Clique no componente que voc quer colocar. 3.Clique em uma linha na rea de desenho para especificar um local para o componente. 4.Se a caixa de dilogo Atribuir Tag exibido, faa o seguinte:

Se voc conhece os dados da tag voc deseja inserir, adicionar as informaes e clique em Atribuir. Se voc no sabe os dados do tag voc deseja inserir, clique em Cancelar. Voc pode adicionar informaes tag em outro momento, clicando na guia Home P & ID painel Assign Tag. Observao: Apenas o equipamento com o tipo de juno definida para disjuntor grupo de segmentos podem ser adicionadas a linhas de tubulao. Equipamentos com tipo de juno de fim de linha ir coincidir com a linha.

Reaplicar um estilo grfico a um componente 1.Abra o arquivo de desenho que contm o componente grfica, cujo estilo voc deseja aplicar. 2.D um duplo clique no componente (por exemplo: a bomba). 3.Na paleta Properties, alterar as propriedades (por exemplo: na lista de Layer, a camada de mudana de equipamento para Instrument). 4.Na rea de desenho, clique com o componente. Clique Reaplique estilo grfico. Adicionar Bicos para um desenho P & ID Voc usa bicos para conectar tubulaes. Quando voc move uma pea de equipamento, o bocal se move com ele.

Pgina | 152

Autocadplant 3D

Bicos so adicionados a um desenho em uma de duas maneiras: voc adicion-los manualmente, colocando-os no desenho ou eles so criados automaticamente quando voc conectar um segmento de linha para um item de equipamentos (como um tanque). Voc pode atribuir nmeros de tag para bicos, assim como outros itens em um desenho P & ID, mas o nmero da etiqueta atribuda a um bocal deve ser exclusivo por item equipamentos. Diferentes peas de equipamento em um desenho P & ID pode ter bicos com a tag bico mesmo. Por exemplo, cada item do equipamento pode ter um bico com a tag N-1. Como suas alteraes desenho esquemtico, voc pode copiar e mover bicos de um item para outro dentro do desenho. Com base em onde o bico copiado ou movido, a marca do bico sero afetadas de maneiras diferentes. Procedimento 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Conexes. 3.Na guia Conexes, sob Bicos, clique em um bocal. 4.Clique no componente em que voc deseja anexar o bico. 5.No componente, especificar um ponto de insero. 6.Especificar um ngulo de rotao ou pressione ENTER para indicar nenhum rotao.
Pgina | 153

Autocadplant 3D
Substituir Componentes Voc usa paletas de substituio para substituir um componente ou linha para outra em um desenho. As paletas so exibidas depois de colocar determinados componentes ou linhas. Voc pode alternar para um componente semelhante ou linha clicando na seta de substituio e selecionar um item da paleta. Todos os componentes agrupados sob a mesma classe esto disponveis para substituio na paleta de substituio. Observao: Voc no pode substituir com sucesso todos os componentes sob a mesma classe para o outro. Se dois componentes da mesma classe tm pontos de fixao em diferentes orientaes em relao ao seu posicionamento em uma linha, eles no substituem corretamente.

Procedimentos Para substituir um componente por outro em um desenho 1.Na rea de desenho, clique no componente cujo tipo voc deseja alterar. 2,Clique no aperto de substituio, e na paleta de substituio, clique em um item. Adicionar um instrumento a um desenho P & ID Instrumentos so atribudos e associados a uma camada especfica e cor, bem como informaes da etiqueta ou de dados. Voc pode substituir a vlvula de controle ou Parte superior aps a adio de um instrumento para um desenho. Voc pode ver a lista de instrumentos em seu desenho, acessando o Gerenciador de dados. Para mais informaes sobre como usar o Data Manager, consulte Gerenciar dados e gerar relatrios. Procedimento Para adicionar uma vlvula de controle para um desenho 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel.
Pgina | 154

Autocadplant 3D
2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Vlvulas. 3.Na guia Vlvulas, sob Vlvulas de Controle, clique em uma vlvula de controle. 4.Siga um dos seguintes

Se voc estiver adicionando uma vlvula de controle a um projeto pela primeira vez, o controle Vlvula caixa de dilogo do navegador exibida. Selecione um corpo de vlvula de controle e um atuador e clique em OK. Na rea de desenho, clique para colocar a vlvula de controle. Quando solicitado, clique novamente no desenho para colocar a anotao. Se uma pr-visualizao do corpo ativo de controle de vlvula e atuador exibida, altere o tipo de corpo ou atuador. Boto direito do mouse e selecione Corpo Alterar ou atuador. Clique na rea de desenho para colocar a vlvula de controle. Quando solicitado, clique novamente na rea de desenho para colocar a anotao vlvula de controle.

5.Se a caixa de dilogo Atribuir Tag exibido, faa o seguinte:


Se voc conhece os dados da tag voc deseja inserir, digite as informaes que deseja exibir na anotao tag. Clique em Atribuir. Se voc no sabe os dados do tag voc deseja inserir, clique em Cancelar. Voc pode adicionar informaes tag em outro momento, clicando na guia Home P & ID painel Assign Tag.

1. Para incluir uma anotao, clique duas vezes dentro da bolha instrumento. 2. Na caixa de dilogo Editar Anotao, no tipo de lista suspensa, selecione um tipo de

instrumento. Sob LoopNumber, digite um nmero loop. Para converter uma vlvula de mo para uma vlvula de controle 1.Na rea de desenho, clique com a vlvula de mo que voc deseja converter. Clique em Converter para controle de vlvula. 2. Na caixa de dilogo do atuador Browser, em Classes, clique em um tipo de atuador. Clique em OK. O atuador (Parte superior) adicionado vlvula, convertendo a vlvula de mo para uma vlvula de controle. 3.Se a caixa de dilogo Atribuir Tag exibido, faa o seguinte:

Se voc conhece os dados da tag voc deseja inserir, digite as informaes que deseja exibir na anotao tag. Clique em Atribuir. Se voc no sabe os dados do tag voc deseja inserir, clique em Cancelar. Voc pode adicionar informaes tag em outro momento, clicando na guia Home P & ID painel Assign Tag.

Pgina | 155

Autocadplant 3D
4.Quando solicitado a selecionar um local de anotao, clique para colocar a anotao. Para adicionar um instrumento de vlvula de alvio a um desenho 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Instruments. 3.Na guia Instruments, sob vlvulas de alvio, clique em uma vlvula de alvio. 4.Quando voc move o cursor para a rea de desenho, voc ser solicitado a especificar um ponto de insero. Na rea de desenho, clique onde voc deseja colocar a vlvula. 5.Se a caixa de dilogo Atribuir Tag exibido, faa o seguinte:

Se voc conhece os dados da tag voc quer entrar, digite as informaes que deseja exibir na anotao tag. Clique em Atribuir. Se voc no sabe os dados do tag voc deseja inserir, clique em Cancelar. Voc pode adicionar informaes tag em outro momento, clicando na guia Home P & ID painel Assign Tag.

6.Voc ser solicitado para selecionar uma posio da anotao. Mover o cursor para posicionar a anotao, e clique onde voc deseja coloc-lo. Para adicionar uma bolha de instrumento a um desenho 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Instruments. 3.Na guia Instruments, clique em uma bolha de instrumento. 4.Quando voc move o cursor para a rea de desenho, voc ser solicitado a especificar um ponto de insero. Na rea de desenho, clique onde voc deseja colocar a vlvula. 5.Se a caixa de dilogo Atribuir Tag exibido, faa o seguinte:

Se voc conhece os dados da tag voc deseja inserir, digite as informaes que deseja exibir na anotao tag. Clique em Atribuir. Se voc no sabe os dados do tag voc deseja inserir, clique em Cancelar. Voc pode adicionar informaes tag em outro momento, clicando na guia Home P & ID painel Assign Tag.

Para substituir uma vlvula de controle ou Parte superior em um desenho 1.Na rea de desenho, clique na vlvula de controle cujo tipo voc deseja alterar.
Pgina | 156

Autocadplant 3D

Dois apertos de substituio so exibidos: um para a vlvula de controle e um para o Parte superior. 2.Execute um dos seguintes:

Para alterar o tipo de vlvula de controle, clique na aderncia menor de substituio e na paleta de substituio, clique em um item. Para alterar o tipo Parte superior, clique em substituio a aderncia superior, e na paleta de substituio, clique em um item. Os itens substitudos so agora apresentados na rea de desenho.

Adicionar vlvulas, redutores e outros componentes em linha para um desenho P & ID Componentes embutidos, tais como vlvulas de gaveta, vlvulas globo, vlvulas de reteno, e redutores so colocados em linhas de tubulao.

Coloque os componentes em linha a partir da paleta de ferramentas. Para agilizar seu projeto, use pontos de fixao para ajudar voc a colocar componentes embutidos precisamente sobre as linhas.
Pgina | 157

Autocadplant 3D
Para ajustar a colocao de um componente inline, reposicionar o componente usando apertos. Componentes embutidos move quando voc move linhas a que eles esto conectados. Se voc alterar o tamanho de uma linha de tubulao que acoplado a um redutor, o redutor automaticamente reorienta para mostrar com o seu tamanho maior ligado linha com o maior dimetro, e seu tamanho menor ligado linha de menor dimetro. Ao Um redutor colocado em uma linha esquemtica de 4 centmetros de dimetro. A linha agora tem dois segmentos, cada um de 4 centmetros de dimetro. O dimetro do segmento de linha direita do redutor alterado para 3 polegadas. O pequeno tamanho do redutor orientada para a direita.
Grfico Mostrado

O dimetro do segmento de linha esquerda do redutor alterado para 3 polegadas, eo dimetro do segmento de linha direita alterada para 4 polegadas. O pequeno tamanho do redutor automaticamente orientada para a esquerda.

Para os componentes inline (tais como vlvulas e instrumentos em linha), pode ser necessrio para mostrar o tipo de conexo final ou seu estado aberto ou fechado. Quando terminar as ligaes so estabelecidas, o smbolo exibe automaticamente a alterao na conexo final. Conjunto de estados de conexo final como segue.

Tipos de Coneces

Representao Grfica

Flangeadas

Luvas de soldagem

Soldadas
Pgina | 158

Autocadplant 3D
No especificado (default)

Se a paleta de ferramentas contm um smbolo para um estado aberto ou fechado, o smbolo actualiza automaticamente conforme as alteraes so feitas. Caso contrrio, o estado aberto ou fechado refletida na paleta Propriedades. Voc pode definir os estados aberto ou fechado como se segue. Estados > aberto ou fechado Definio da paleta de propriedade

Normalmente Aberto (default). Fluido pode fluir sem algum ter que abrir manualmente uma vlvula. Um estado normalmente aberto pode ser sempre definido como fechado.

Normalmente fechado. Fluido no pode fluir. Um estado normalmente fechada pode sempre ser ajustado para abrir, mas ele deve ser definido manualmente.

Cadeado aberto

Cadeado fechado Carro Aberto Selado

Carro Fechado Selado

Se qualquer estado est definido, e voc precisa substituir a vlvula (por exemplo, se voc precisa mudar uma vlvula de gaveta com flange de uma vlvula de esfera flangeada), substituindo a vlvula mantm a conexo final e do estado aberto ou fechado da vlvula anterior .

Pgina | 159

Autocadplant 3D
Procedimento Para colocar uma vlvula em uma linha 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Vlvulas. Clique em uma vlvula. 3.Clique em uma linha na rea de desenho para colocar a vlvula na linha. Para configurar a conexo final ou o estado aberto e fechado de uma vlvula 1.Abrir um desenho que contm uma vlvula. 2. Boto direito do mouse uma vlvula na rea de desenho. Clique em Configurar Conexes e selecione um tipo de conexo final (por exemplo: Flangeado).

3.Boto direito do mouse a vlvula. Clique em Configurar Open / Closed Estado, e selecione um estado (por exemplo: de carro Sealed Open).

Pgina | 160

Autocadplant 3D

Voc tambm pode configurar conexes fim e estados aberto ou fechado a partir da paleta de propriedades ou o Data Manager. Para colocar um redutor em uma linha 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Conexes. 3.Na guia Conexes, em tubagem Acessrios, clique em um redutor. 4.Clique em uma linha na rea de desenho para colocar o redutor sobre a linha. Adicionar Off-page conectores, setas de fluxo, e outros itens no-Engenharia para um desenho P & ID Itens que so colocados em um desenho, mas no contm quaisquer dados reportveis so chamadas de No-Itens de Engenharia. No-Itens de Engenharia incluem off-page, conectores, pinos, bandeiras, setas de fluxo, as lacunas, atuadores, anotaes, quebra spec, e assim por diante. Entendendo Conectores
Pgina | 161

Autocadplant 3D
Conectores manter a continuidade das linhas que se estendem atravs de desenhos. Off-page conectores so usados em pares: no desenho de origem e no desenho de conexo. Uma linha deixando um desenho requer um conector para. A mesma linha no segundo desenho exige um De conector. O smbolo mesmo conector usado tanto para o Para e De conectores. Para os conectores so colocados apontando para fora do desenho:

De conectores so colocados apontando para dentro:

Ambos os conectores devem ter o mesmo conector nmero para identificar visualmente a continuidade entre os desenhos. recomendado que voc o nmero do conector antes de conectlo a um conector para. Se um par de conectores conectados no tm um nmero de conectores, recomendvel que voc atribuir o mesmo nmero para os dois conectores. Conectores tambm pode mostrar os nmeros de desenho (para rastreamento fcil), e os dados de tag. A tabela a seguir descreve como voc exibir dados de um conector off-page (usando o exemplo de conector na ilustrao anterior)

Pgina | 162

Autocadplant 3D
Item "De Connector" exemplo Representao Onde os dados so inseridos

CC

Tubos grupo de servio

No desenho, clique na linha a que o conector est ligado. Boto direito do mouse e clique Tag Atribuir. No Servio de menu drop-down, clique em CC. Clique duas vezes no conector, e no campo Nmero paleta Propriedades, conector, insira 50011.

50011

nmero do conector

Do tanque T-201

Origem ou destino

Clique duas vezes no conector, e no campo Origem paleta, ou Destino Properties, digite o nome do componente que o conector se origina, neste caso, do tanque T-201.

PID-111

Nmero do desenho do desenho conectado

No Project Manager, clique com o desenho do conector vem, e clique em Propriedades. No campo Nmero de DWG, adicione PID-111.

Entender as regras para adicionar Off-page conectores entre Desenhos Mantenha as seguintes regras em mente quando voc usa off-page conectores:

Se uma linha j tem um nmero de linha definida, a segunda linha herda o nmero. Se ambas as linhas tm os seus nmeros de linha definida, uma conexo de linha no pode ser feita, ou os nmeros de linha deve ser conciliado. Se nenhuma linha tem um nmero de linha definida, as linhas so agrupadas e os conectores so adicionados. Um nmero de linha pode ser adicionada posteriormente. Se um conector off-page conectado a uma linha de tubos, e voc est criando uma conexo entre desenhos, voc pode filtrar desenhos que no contenham linhas de
Pgina | 163

Autocadplant 3D
tubulao que pertencem ao grupo mesma linha que a linha conectada.

Voc pode conectar dois off-page conectores que esto no mesmo desenho, contanto que voc conectar um conector para um de conector.

Observao: Se voc excluir um desenho com um conector off-page, voc no pode excluir o De ou Para conector do desenho restantes. Para resolver esse problema, restaure primeiro o desenho excludo de um backup ou criar um novo desenho de mesmo nome no projeto. Entenda os Pinos Na guia de engenharia no-da paleta de ferramentas P & ID DIN so dois pinos em forma de smbolos que voc usa para identificar uma pausa segmento. No padro de marcao KKS, pinos pode identificar uma mudana no nmero de unidade ou cdigo do sistema.

Um pino pode estar aberto (sem preenchimento) ou fechado (preto preenchimento): Pinos aberto. Pinos aberto marcar os limites de um grupo com uma propriedade comum. Por exemplo, entre os pinos aberto, uma linha de tubo tem o mesmo Nmero de Unidade. No entanto, simplesmente colocando os pinos em uma linha de no alterar as propriedades. Voc deve alterar manualmente as propriedades das linhas alm da fronteira aberta pinos. Pinos fechado. Pinos fechado identifica uma ruptura na tubulao de sub-sistemas ou sucursais em uma linha de tubulao. Por exemplo, um nmero de unidade pode mudar neste intervalo. A insero do pino fechado no mudar automaticamente o nmero de unidade neste exemplo, voc deve alter-lo manualmente. Pinos de agir como disjuntores segmento. Quando voc insere um pino em uma linha reta esquema, o pino quebra a linha em dois segmentos. No entanto, se voc inserir um pino aberta no final da linha, ele no quebrar a linha. Compreender fluxo de direco dos Flags Um smbolo da bandeira, como um smbolo de seta, indica a direo do fluxo. O smbolo da bandeira contm a rea de desenho, especificao e servio. Em seus desenhos, voc pode usar smbolos de seta, smbolos da bandeira, ou ambos.

Siga estas diretrizes ao usar bandeiras:


Pgina | 164

Autocadplant 3D

Se voc alterar a direo do fluxo de uma linha, o smbolo da bandeira ajusta para indicar a nova direo do fluxo. O texto ajusta a ler da esquerda para a direita ou de baixo para cima. Mudar a direo da bandeira no altera o sentido do fluxo da linha de tubulao.=

Em um ambiente KKS, o nmero de marca para a linha de tubo aparece em dois nveis no smbolo da bandeira. No primeiro nvel, dentro do pavilho, so a Unidade, cdigo do sistema, e as propriedades Nmero de Sistema. No segundo nvel, entre a bandeira ea linha de tubos, so o Cdigo de teclas de funo e nmero de componentes. Independentemente da orientao e posio da bandeira na linha, o cdigo de identificao de componentes e nmero de componentes aparecem sempre mais prximo da linha da tubulao. Procedimento Para criar uma conexo de linha entre dois desenhos 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, Engenharia No-guia, sob Connectors, clique em Off PageConnector. 3.Na rea de desenho do primeiro desenho, clique perto do fim da linha para selecionar um local para o primeiro de dois off-page conectores. O conector off-page encaixar at o fim da linha. 4.Clique no conector off-page. No final apontou do conector, clique no aperto do conector. Clique em Conectar-To. 5.Na caixa de dilogo Criar Conexo, clique no desenho que contm a linha que voc quer continuar, e faa o seguinte:

Para criar uma nova conexo no segundo desenho, na seo Conectores Off-pgina, clique em Criar nova conexo no desenho selecionado. Clique em OK. Na rea de desenho do segundo desenho, clique no incio da linha para colocar o conector. Para substituir uma conexo existente no segundo desenho, na seo Conectores Offpgina, clique em Conectar existentes Connector Off-page. Clique em OK. Na rea de desenho do segundo desenho, clique no conector em uma linha para colocar o novo conector de dados. O conector no off-pgina que voc selecionou j est conectado a outro conector. Substituir a ligao existente? prompt, selecione Sim.

6.Para exibir somente os desenhos que contm linhas de tubulao, pertencente ao grupo mesma linha que a linha conectada, selecione Mostrar apenas desenhos que contm segmentos de linha em linha Grupo n. 7.Clique em OK. Para ver uma conexo de linha existente entre dois desenhos

Na rea de desenho, clique no conector off-page cuja conexo que voc deseja visualizar. No final apontou do conector, pairam sobre o aperto do conector e clique em Ir para Connector. No desenho, onde a conexo da linha estabelecida, a tela ampliada no conector off-page.
Pgina | 165

Autocadplant 3D
Para adicionar um smbolo diversos, conector, ou smbolo da guarnio para um desenho 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Engenharia-Non. 3.Na guia Engenharia-Non, clique em um item. 4. Clique na rea de desenho para especificar o local para o item engenharia no. Observao: Se o smbolo que voc est inserindo um pino, lembre-se que, embora ele quebra a linha, voc deve atualizar as propriedades de forma adequada. COMANDOS OFFPAGECONNECT Editar a geometria de um componente de P & ID, mantendo o seu Dados Editar um componente de P & ID existentes, alterando a geometria do componente e, em seguida, salvar a nova geometria. Voc pode achar um componente na paleta de ferramentas que quase corresponde a um componente que voc usa em seus desenhos. Ao invs de criar um novo componente, voc pode alterar uma nica instncia de um componente de edio de sua geometria no editor de blocos. Somente a geometria editado. Anotaes e outros componentes de dados preservada. Por exemplo, se a paleta de ferramentas P & ID contm um tanque que semelhante ao que voc quer usar, mas no to alto quanto voc precisa que ele seja, voc pode editar o componente e esticar as linhas para criar uma nova instncia. Procedimento Para editar a geometria de um componente de P & ID, mantendo seus dados
1. Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas

Paletas de ferramentas do painel. editar. Clique no componente.

2. Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia que contm o componente que voc deseja 3. Clique no desenho para colocar o componente. 4. Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel P & ID Editar Block.

Pgina | 166

Autocadplant 3D
5. Selecione o componente para abri-lo no editor de blocos. Modificar a geometria, conforme

necessrio.

6. Na barra de ferramentas Editar Objeto de P & ID, salve as alteraes e saia do editor de blocos. COMANDOS PIDEDITBLOCK Criar e usar Assemblias Assemblias so combinaes de componentes conectados que so colocados em um desenho, ao mesmo tempo. Assemblias so combinaes de componentes conectados que so colocados em um desenho, ao mesmo tempo. Assemblias pode incluir P & ID componentes e linhas. Por exemplo, um medidor de nvel de montagem pode conter um instrumento e cinco vlvulas, incluindo duas vlvulas de esfera. Quando voc coloca um assembly criado em um desenho P & ID, os dados e comportamento de conexo mantido para os componentes e as linhas que compem a montagem. Por exemplo, se voc adicionou um nmero de fabricante e modelo a uma vlvula antes de fazer a parte da vlvula da assemblia, que os dados so mantidos na montagem. Informaes de marcao tambm retida. Um ponto de interrogao adicionado ao final da tag, indicando que a tag deve ser ajustado para evitar duplicaes. Depois de inserir as peas de montagem, voc pode mudar as tags e atribuir valores nicos, sempre que necessrio. Procedimento Para criar um assembly e coloc-lo em um desenho P & ID 1.Em um desenho P & ID, componentes lugar e linhas para criar uma montagem. 2.No prompt de comando, digite WBLOCK. 3.Na caixa de dilogo Write Block, selecione Objetos. 4.Clique em Selecionar Objetos. 5.No desenho, selecione os objetos que compem a montagem. Pressione ENTER para completar a seleo do objeto. 6.Na caixa de dilogo Write Block, faa o seguinte:

No ponto Base, clique em Pick Point para especificar um ponto no desenho, ou digite o X, Y, Z valores de coordenadas do ponto. .
Pgina | 167

Autocadplant 3D

Em Destino, digitar um nome de arquivo eo caminho para o novo desenho, ou clique no boto [...] para procurar um local. Clique em OK.

7.Na faixa de opes, clique em Inserir guia Inserir painel Block. 8. Na caixa de dilogo Inserir, faa o seguinte:

Na lista Nome, clique no assembly que voc acabou de criar, ou clique em Procurar para localizar o desenho. No canto inferior esquerdo, selecione Explode. Clique em OK.

9.Quando voc move o cursor para o desenho, voc ser solicitado a especificar um ponto de insero. No desenho, clique onde voc deseja colocar a montagem. 10.Alterar as informaes de marcao de componentes individuais e linhas conforme necessrio.

Adicionar Linhas esquemtica de um desenho P & ID Esquemtica linhas so linhas dinmicas que representam tubos ou linhas instrumento. Eles se conectam aos componentes, e contm vlvulas e outros itens. Eles so semelhantes s linhas de AutoCAD, mas eles contm informaes adicionais, tais como direo de fluxo, as informaes de marca e tamanho da linha.

Pgina | 168

Autocadplant 3D

Os dois tipos de grupos de linha de esquema no AutoCAD 3D de plantas so linhas de tubulao e linhas de instrumento. Cada tipo de linha tem seu prprio conjunto de propriedades (tais como camada, tipo de linha, espessura, linestyle, cor e informaes tag). No final de cada segmento de linha, a seta indica a direo do fluxo. A direo do fluxo determinado pela direo que voc mover a linha como cri-lo. Voc pode mudar a direo do fluxo, usando o menu de atalho. Para mais informaes sobre como alterar a direo do fluxo de uma linha, consulte Definir o fluxo Direcional de Linhas de Esquema Linhas esquemticas use as setas de fluxo para mostrar a direo do fluxo. A maioria das linhas de sinal no tem setas fluxo porque a direo do fluxo no relevante para o desenho P & ID. Setas de fluxo esto localizados no final de cada segmento de linha esquemtica. Voc pode facilmente mudar a direo das setas de fluxo. Procedimento Para alterar a direo do fluxo de uma linha esquemtica

Pgina | 169

Autocadplant 3D
1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique na linha esquemtica, cujo fluxo direcional voc deseja alterar. 3.Na lista Esquema de linha Editar, clique em Reverseflow. Para excluir ou mover uma seta de fluxo 1.Na rea de desenho, clique na seta linha esquemtica que voc deseja excluir ou mover. 2.Clique na seta de caudal aderncia e exclu-la ou mov-lo para outro local na linha de esquemtico. COMANDOS SLEDIT

Entenda Grupos Line, segmentos de linha, e segmentos de linha Linked Linhas esquemticas so representados no programa de duas maneiras: como grupos de linha, que so representaes conceituais (ou tipos) de linhas (como linhas de esgoto ou tubulaes de gua quente), e como segmentos de linha, que so reais tubos purchasable. Voc pode vincular um segmento de linha para outro segmento de linha. Quando uma linha est ligada, ela assume as informaes da etiqueta da linha qual ele est vinculado. Se voc vincular uma linha pertencentes a um grupo a uma linha em outro grupo, a linha sai do seu grupo original e junta-se ao novo grupo. Observao: Voc pode ligar apenas as linhas dentro de um desenho. Para ligar linhas entre desenhos, use um conector off-page. Para mais informaes, consulte Adicionar Off-page conectores, setas de fluxo, e outros itens no-Engenharia para um desenho P & ID,(pg. 156) Cada vez que voc adicionar uma linha para um desenho, voc ser solicitado a continuar o grupo de linhas, iniciar um grupo de nova linha, ou link a linha para outro segmento de linha. O grfico a seguir explica as diferenas importantes entre as trs opes. Veja tambm sLine. Linha de Comando Ao Voc ser solicitado a selecionar um grupo de linhas existentes para que o novo segmento de linha ser adicionada Resultado e Tag O novo segmento de linha assume a tag do grupo linha selecionada Gerenciador de Dados

Continue grupo Sline

Nenhuma mudana para o grupo de linhas de tubo Uma nova linha criada para o segme novo
Pgina | 170

Autocadplant 3D
pipe line Novo grupo sline O novo segmento de linha torna-se parte de um grupo recm-criado grupo recm-criado um novo grupo criado, eo tag novo segmento de linha est vazia

A nova linha criada para o novo grupo pipe line A nova linha criada para o segmento de novos tubos

Segmento ligao Sline

Voc ser solicitado a selecionar um segmento de linha existente para que o novo segmento de linha ser ligada

O segmento de nova linha:

assume a marca do segmento de linha selecionados adicionado ao grupo segmento selecionado assume a tag do grupo de linhas

Nenhuma mudana para o grupo de linhas de tubo Nenhuma linha nova, o novo segmento representado pela mesma linha que o segmento ao qual ele est ligado

Segmentos em um grupo de herdar propriedades de grupo. Por padro, um tubo tag segmento de linha recebe o seu servio eo nmero da linha de seu grupo de linha de tubo. A singularidade de segmentos de tubos e grupos controlado pelo grupo de tag pipe line. Para entender Informao da Linha De e para informaes de linha automaticamente criada e armazenada para as linhas de tubo representado na sua P & ID desenhos. Voc no pode alterar manualmente as informaes armazenadas nos campos Para ou De um segmento de linha. O campo indica onde o segmento de linha se origina, e no campo Para indica o destino de um segmento de linha. Como voc fazer alteraes em um desenho P & ID, movendo segmentos de linha ou adio de componentes, Para e A partir de informaes est sendo constantemente atualizado. A lista a seguir explica as diferentes situaes em que a informao relatada para o campo em um segmento de linha:
Pgina | 171

Autocadplant 3D

Se o segmento de linha se origina de um item do equipamento, a marca do equipamento relatado. Se o segmento de linha se origina em outro segmento de tubo, que tag segmento de linha relatado. Se o segmento de linha se origina a partir de segmentos de tubos mltiplos, a vrias marcas so separados por vrgulas e so relatados. Se o segmento de linha se origina em um item em linha com a tag (como uma vlvula de controle), a tag do item em linha relatado. Isso s acontece se o item em linha est sendo usada como o item de fim de linha. Se o segmento tem origem em um redutor ou disjuntor outro segmento (Break Spec), o tubo tag segmento de linha do outro lado do redutor / breaker relatado. Se o segmento tem origem em um item no-marcados (como uma tampa de tubo), a descrio do componente relatado. Se o segmento no se origina em um componente, inline tag item, ou no-marcado item, nenhum valor relatado, o campo est em branco.

A informao para o campo Para em um segmento de reta relatado da mesma forma que para o campo. Observao: Off-page conectores no so utilizadas para determinar os valores para os campos De e para por um segmento de linha. Quando um segmento de linha est ligado a um conector de off-page, o campo Para ou De relatado com base no que o componente de terminao, em linha com a tag item, ou no-marcado item sobre o desenho. Procedimento Para adicionar uma linha a um grupo de linhas existentes Os seguintes procedimentos so vlidos para ambas as linhas de tubulao e linhas de sinal. 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Lines. Clique em uma linha. 3.Clique na rea de desenho para especificar o local para o primeiro ponto da linha. 4.Clique na rea de desenho para especificar o segundo ponto da linha. 5.Para especificar quaisquer pontos adicionais da linha, continue clicando na rea de desenho. Observao: Todas as linhas desenhadas a partir do ponto inicial ao ponto final (ao pressionar Enter) formam um segmento e tem um registro de dados.
Pgina | 172

Autocadplant 3D
1. Pressione a seta para baixo no teclado, e quando solicitado, selecione Continue Grupo Sline. 2. 7.Quando solicitado, clique no grupo que deseja a nova linha para aderir.

3. Pressione ENTER para encerrar a srie de segmentos de linha e se juntar ao grupo especificado. Para adicionar uma linha a um grupo de nova linha 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2. Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Lines. Clique em uma linha. 3.Clique na rea de desenho para especificar o local para o primeiro ponto da linha de tubulao. 4.Clique na rea de desenho para especificar o segundo ponto da linha. 5.Para especificar quaisquer pontos adicionais da linha, continue clicando na rea de desenho. Observao: Todas as linhas desenhadas a partir do ponto inicial ao ponto final (ao pressionar Enter) formam um segmento e tem um registro de dados. 6.Pressione a seta para baixo no teclado, e quando solicitado, selecione Grupo Sline Novo. 7.Pressione ENTER para finalizar a srie de segmentos de linha e colocar o novo segmento de linha em um grupo de nova linha. Para adicionar uma linha e vincul-lo a uma linha existente 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Lines. Clique em uma linha. 3.Clique na rea de desenho para especificar o local para o primeiro ponto da linha. 4.Clique na rea de desenho para especificar o segundo ponto da linha. 5.Para especificar quaisquer pontos adicionais da linha, continue clicando no desenho. Observao: Todas as linhas desenhadas a partir do ponto inicial ao ponto final (ao pressionar Enter) formam um segmento e tem um registro de dados.
1. Pressione a seta para baixo no teclado, e quando solicitado, selecione Segmento Sline Link. 2. Quando solicitado, clique na linha para o qual deseja a nova linha de link. 3. Pressione ENTER para finalizar a srie de segmentos de linha e ligar a linha. Pgina | 173

Autocadplant 3D
COMANDOS SLINE VARIAVEIS DE SISTEMA SLINEORTHO Tpicos nesta seco

Conectar Lines esquemtica de Componentes

Linhas esquemticos so usados principalmente para conectar componentes, embora eles tambm podem se conectar a outras linhas de esquema. Quando uma linha esquemtica P & ID ligado a um componente ou linha esquemtica outros, ele exibe um aperto de conexo no fim da linha quando a linha selecionada

Quando uma linha esquemtica no est ligado a um componente, um aperto de fim de linha exibido no final da linha quando a linha selecionada.

Para mais informaes sobre apertos e outros elementos da interface planta AutoCAD 3D, consulte os captulos anteriores. Procedimento
Pgina | 174

Autocadplant 3D
Para conectar uma linha de esquema para um componente 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Lines. Clique em uma linha. 3.Na rea de desenho, mova o cursor perto do exterior do componente onde voc deseja que a linha para se conectar. Quando um ponto de conexo exibida, clique para ligar a linha e componente. 4.Para criar mais segmentos de linha, continue clicando na rea de desenho. 5.Siga um dos seguintes:

Pressione ENTER para finalizar a linha de esquemtico. Mover o cursor para a borda um outro componente, e clique quando os pontos de fixao so exibidos.

Observao: Se voc mover a linha esquemtica, o componente que voc adicionou a ele se move com a linha. 1.Se a paleta de ferramentas P & ID no estiver sendo exibida, clique em Exibir guia Paletas Paletas de ferramentas do painel. 2.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia Lines. Clique em uma linha. 3.Clique na rea de desenho para especificar o primeiro ponto da linha. 4.Clique na rea de desenho para especificar o segundo ponto da linha. 5.Para criar mais segmentos de linha, continue clicando na rea de desenho. 6.Na paleta de ferramentas P & ID, clique na guia que contm o componente que voc deseja adicionar. Clique no componente. 7.Na rea de desenho, clique no fim da linha esquemtica, onde um ponto de fixao apresentado e, se solicitado, siga as instrues na tela para colocar o componente. Observao: Se voc mover a linha esquemtica, o componente que voc adicionou a ele se move com a linha.

Entenda Linha esquemtica Agrupamento e Linking Comportamento Quando voc adiciona uma linha para um desenho esquemtico e optar por continuar com o grupo de linhas, criar um grupo de nova linha, ou link da linha, voc pode ver os grupos e segmentos de linha atravs de pistas visuais. Voc tambm pode examinar como os grupos e as linhas so representadas no Data Manager.

Para visualizar um grupo de linhas esquema


Pgina | 175

Autocadplant 3D

Na rea de desenho, passe o mouse sobre a linha esquemtica, cujo agrupamento que voc deseja visualizar. O segmento de linha exibido com linhas tracejadas e destaque. O grupo linha inteira exibida com linhas tracejada

Para selecionar um segmento de linha esquemtica

Na rea de desenho, clique em uma linha esquemtica para selecionar o segmento de linha ativa.

Para selecionar todos os segmentos de linha esquemtica ligados

Na rea de desenho, pressione CTRL + ~ (til) durante a seleo dos segmentos ligados.

Para selecionar um grupo de linhas esquema


1. Na faixa de opes, clique na guia Incio esquemtica Linha painel Sline Grupo Select.

2. Clique em uma linha esquemtica na rea de desenho. Entre com o comando : SLGROUPSELECT Menu de atalho: Grupo Select

Definir o fluxo direcional de Linhas de Esquema

Linhas esquemticas use as setas de fluxo para mostrar a direo do fluxo. A maioria das linhas de sinal no tem setas fluxo porque a direo do fluxo no relevante para o desenho P & ID. Setas de fluxo esto localizados no final de cada segmento de linha esquemtica. Voc pode facilmente mudar a direo das setas de fluxo. Procedimento Para alterar a direo do fluxo de uma linha esquemtica 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique na linha esquemtica, cujo fluxo direcional voc deseja alterar. 3. Na lista Esquema de linha Editar, clique em Reverseflow. Para excluir ou mover uma seta de fluxo 1.Na rea de desenho, clique na seta linha esquemtica que voc deseja excluir ou mover. 2. Clique na seta de caudal aderncia e exclu-la ou mov-lo para outro local na lin esquemtica
Pgina | 176

Autocadplant 3D
COMANDO SLEDIT Editar Lines esquemtica Depois de ter colocado uma linha esquemtica de um desenho, voc pode executar uma srie de tarefas de edio na linha. Voc tambm pode usar grips para editar uma linha.

Editar Lines esquemtica O Esquema para Editar lista de linhas, inclui as seguintes opes:

Anexar. Programaticamente atribui uma linha a um componente, embora a linha e componente pode no estar ligado visualmente. Use esta opo quando o espao no desenho P & ID limitado. Desanexar. Programaticamente destaca uma linha anexada de um componente. Gap. Adiciona uma lacuna e smbolos fosso onde uma linha atravessa um componente. Uma linha com uma lacuna no que ainda uma nica linha. A diferena visual nica. uNgap. Remove uma lacuna e os smbolos de uma linha de diferena e, automaticamente, emendar a linha. Endireitar. Endireita uma linha no-ortogonais a um ponto de ancoragem selecionado na linha. Endireita um sline curva para uma linha reta. Canto. Adiciona um segmento de canto para uma linha. A direo eo comprimento do segmento de canto so determinados por pontos que voc especificar. Quando esta operao executada em um sline curvo, a parte correspondente do arco removido para criar o canto. Reverseflow. Inverte o fluxo da linha, e vira as setas para a nova direo. Junte-se. Junta-se duas linhas separadas no mesmo eixo ou diferentes para formar uma nica linha. Break. Cria duas linhas separadas de uma linha. Link. Links duas linhas separadas. Desvincular. Desvincula duas linhas que antes eram ligados. EXIT. Fecha a lista Esquema Linha Editar.

Voc pode executar outras tarefas de edio de linhas, incluindo:

Pgina | 177

Autocadplant 3D

Aparar uma linha quando se estende por outras linhas ou componentes (use o comando TRIM). Estender uma linha de conect-lo a outras linhas ou componentes (use o comando EXTEND). Continuar ou encurtamento de uma linha (use o aperto de fim de linha na linha). Esticando uma linha para mover assemblias conectado linha e bicos em tanques anexado (use o comando STRETCH).

Procedimento Para anexar uma linha esquemtica de um componente 1.Em um desenho, boto direito do mouse uma linha esquemtica e clique em Editar Linha esquemtica Anexar ao componente. 2.Selecione a linha de esquema que voc deseja anexar. 3.Selecione o componente para o qual voc deseja anexar. 4.Pressione ENTER. Para separar uma linha esquemtica de um componente 1.Em um desenho, boto direito do mouse uma linha esquemtica e clique em Editar esquemtica Linha Desanexar do componente. 2.Selecione a linha de esquema que voc deseja desanexar. 3.Selecione o ponto final mais prximo do componente do qual voc deseja desanexar. 4. Pressione ENTER. Para adicionar um gap em uma linha esquemtica 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em uma linha esquemtica onde voc deseja adicionar o gap 3.Na lista Esquema de linha Editar prompt, clique em Gap. 4.Clique em um ponto na linha esquemtica onde voc deseja adicionar uma lacuna. 5.Clique no segundo ponto para criar a lacuna. 6.Pressione ENTER. Para remover um gap em uma linha esquemtica
Pgina | 178

Autocadplant 3D
1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em um ponto da linha esquemtica onde voc deseja remover a lacuna. 3.Na lista Esquema de linha Editar prompt, clique em uNgap. 4.Pressione ENTER. Para endireitar uma linha esquemtica 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em uma linha esquemtica e na Linha esquemtica Editar lista pronta, clique em Endireitar. 3.Clique um ponto final para usar como ponto de alinhamento. Para adicionar um canto para uma linha esquemtica 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em uma linha esquemtica e na Linha esquemtica Editar lista pronta, clique em Corner. 3.Clique em outro ponto para o segmento de canto. 4.Clique em outro ponto onde voc deseja adicionar o canto. Para unir linhas esquemticas 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em uma linha esquemtica e na linha esquemtica Editar lista pronta, clique em Join. 3.Clique na rea de desenho para especificar o segundo ponto. Clique no prximo ponto ou pressione ENTER para encerrar a srie de segmentos de linha esquemtica. Para quebrar uma linha esquemtica 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em uma linha de esquemticos e na lista Esquema linha Editar, clique em Quebra. 3.Clique no ponto onde pretende quebrar a linha esquemtica. 4.Clique em outro ponto de ruptura ou pressione ENTER para sair.
Pgina | 179

Autocadplant 3D
Para vincular uma linha esquemtica 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em uma linha de esquemticos e na lista Esquema Linha Editar, clique em Link. 3.Clique no segmento de linha para a qual voc deseja que a linha ligada. 4.No prompt de advertncia, pressione a seta para baixo para selecionar Sim e ligar a linha. Para desvincular uma linha esquemtica 1.Na faixa de opes, clique na guia Incio P & ID painel Sline Editar. 2.Na rea de desenho, clique em uma linha de esquemticos e na lista Esquema linha Editar, clique em Desvincular. 3.No prompt de advertncia, pressione a seta para baixo para selecionar Sim e desvincular a linha. Para cortar uma linha esquemtica 1.Na linha de comando, digite TRIM. 2.Clique no segmentos de linha esquemtica voc deseja usar como as bordas de corte. 3.Pressione ENTER. 4.Clique na parte da linha que deseja cortar. Para estender uma linha esquemtica 1.Na linha de comando, digite estender.(EXTEND) 2.Clique no segmentos de linha esquemtica voc deseja usar para as bordas delimitadora. 3.Pressione ENTER. 4.Clique na parte da linha que voc deseja estender. Para encurtar(SHORTEN) uma linha esquemtica 1.Clique na linha esquemtica voc quer encurtar(shorten). 2.Selecione o aperto de fim de linha no segmento de linha onde voc quer encurtar a linha, e mover o cursor para diminuir o comprimento da linha. 3.Clique para definir o comprimento da linha nova. Para continuar uma linha esquemtica
Pgina | 180

Autocadplant 3D
1.Clique na linha esquemtica deseja continuar. 2.Selecione o aperto de fim de linha no segmento de linha onde voc deseja estender a linha, e mover o cursor para aumentar o comprimento da linha. 3.Clique para definir o comprimento da linha nova. Para esticar (stretch) uma linha esquemtica 1.Na linha de comando, digite estiramento (stretch). 2.Clique no segmentos de linha esquemtica voc deseja usar para as bordas delimitadora. 3.Pressione ENTER. 4.Clique na parte da linha que pretende esticar(stretch) COMANDO SLEDIT

Componentes e linhas Tag Voc pode atribuir tags para os seus componentes e linhas. Entenda a diferena entre uma marca e uma anotao A tag de dados e nunca aparece em um desenho. Uma anotao, no entanto, muitas vezes inclui uma propriedade de tag e mostra que a propriedade em um desenho. O resultado uma anotao, e no uma tag. Porque a tag termos e as anotaes so facilmente confundidas, elas so descritas em detalhe nesta tabela.

A tag :

Uma anotao :

Um identificador exclusivo de um segmento de componentes ou linha

Informaes sobre um segmento de componentes ou a linha que aparece em um desenho

Dados

Texto e (opcional) formas

Localizado no cache de dados

Localizado no painel de desenho

Pgina | 181

Autocadplant 3D
nico No necessariamente nica

Visvel como uma propriedade no gerenciador de dados

Visvel no desenho

A nica entidade para cada segmento de componentes ou linha

No necessariamente uma nica entidade por componente ou segmento de linha. (A componente ou segmento de linha pode ter mltiplas anotaes.)

No o texto, mas os dados. Composto por peas de sub conforme definido pelo formato tag.

Texto definido na definio de anotao estilo bloco. Este texto pode incluir a propriedade tag de um componente ou segmento de linha. Este texto no uma tag, mas uma anotao

Adicionar e modificar as tags Voc pode marcar os componentes e as linhas de identific-los como itens exclusivos em um projeto. Dependendo de como o administrador configurar seu projeto, voc pode ser solicitado a atribuir informaes de tag como voc colocar componentes ou linhas. No entanto, se voc no conhece todos os dados de marcao, nesse momento, voc pode descartar o prompt e tag de um componente ou uma linha sempre que voc tem os dados disponveis. Voc pode atribuir ou modificar as informaes tag de um componente ou linha usando a fita, a paleta Propriedades, no menu de atalho, ou o Data Manager. Para mais informaes sobre o Gerenciador de Dados, consulte Editar propriedades de Dados no Gerenciador de Dados. Editar propriedades de Dados no Gerenciador de Dados Voc pode editar as propriedades no Gerenciador de Dados, atualizando a tabela de dados.
Pgina | 182

Autocadplant 3D
Voc pode atualizar vrias clulas simultaneamente e copiar e colar dados de uma clula para outra ou de outros programas. Na tabela de dados, somente leitura clulas so exibidas com um fundo sombreado e no pode ser editado. Quando voc tenta editar dados de um objeto 3D Plant em um desenho que no est aberto, o desenho aberto. Read-only desenhos no abrem quando voc tenta editar as propriedades. Para editar os dados de um objeto 3D de plantas que se estende por mais de um desenho, todos os desenhos que contm a planta objeto 3D deve ser editvel. Se os desenhos so somente leitura, voc no pode alterar os dados. Procedimento Para editar uma propriedade, inserindo um valor 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia > Projeto painel >Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, clique na clula da propriedade a ser editada. Se o imvel est em modo de adquirir, clique no cone amarelo na clula e clique em Substituir modo na lista. 5.Insira um novo valor na clula. Observao: Um cone do lpis no marcador de linha indica que o registro est em modo de edio. 6.Pressione ENTER ou clique em outra clula a cometer o novo valor. Para editar uma propriedade, selecionando um valor listado 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia > Projeto painel > Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, clique na clula da propriedade a ser editada. Se o imvel est em modo de adquirir, clique no cone amarelo na clula e clique em Substituir modo na lista. 5.Clique na seta para exibir a lista. 6.Clique em um valor na lista. 7.Pressione ENTER ou clique em outra clula a cometer o novo valor. Para editar uma propriedade, copiando e colando
Pgina | 183

Autocadplant 3D
1. Na faixa de opes, clique em Incio guia >Projeto painel >Gerenciador de Dados. 2. No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3. Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4. Na tabela de dados, boto direito do mouse na clula que contm o valor que voc deseja

copiar. Clique em Copiar. Observao: Recomenda recomendado que voc copie valores de apenas uma coluna de cada vez.
5. Clique em uma ou mais clulas onde voc deseja colar o valor.

Observao: Para selecionar mais de uma clula, pressione e segure a tecla CTRL enquanto clica nas clulas. 6. Boto direito do mouse e clique em Colar. Para limpar um valor de clula 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia >Projeto painel> Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, clique em uma ou mais clulas onde voc deseja limpar o valor. Observao: Para selecionar mais de uma clula, pressione e segure a tecla CTRL enquanto clica nas clulas. 5.Pressione a tecla DELETE. COMANDO DATAMANAGER Anotaes lugar em um desenho P & ID da Data Manager Voc pode colocar anotaes em um desenho P & ID, arrastando um valor de clula da tabela de dados. Anotaes voc colocar arrastando os valores das clulas do Data Manager esto ligados anotaes. Quando voc move um objeto P & ID, com uma anotao de ligados, os movimentos de anotao com ele. Quando voc altera dados de anotao na tabela de dados, as anotaes no desenho so actualizados em conformidade. Anotaes que voc adicionar a um desenho usando o Gerenciador de Dados herdar o estilo de
Pgina | 184

Autocadplant 3D
texto padro AutoCAD. Voc pode mudar o estilo de texto de anotaes, mudando o estilo de texto do AutoCAD, no entanto voc no pode editar anotaes com comandos de edio de texto AutoCAD. Observao: Voc no pode colocar anotaes em desenhos Plant 3D a partir do Gerenciador de Dados . Procedimento Para colocar anotaes vinculadas em um desenho P & ID da Data Manager 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Clique na clula que pretende utilizar para anotar o objeto P & ID e arrast-lo da tabela de dados para a rea de desenho. 5.Solte o boto e clique na rea de desenho onde voc deseja colocar a anotao. COMANDO DATAMANAGER

Filtrar e classificar dados no Gerenciador de Dados Voc pode usar filtros e classificao para organizar os dados que voc ver no Gerenciador de Dados. Voc pode filtrar e classificar dados, e manipular a ordem e exibio de colunas na Data Manager. Tpicos nesta seco Controlar a exibio da rvore Voc pode especificar os ns exibidos na visualizao em rvore. Controlar a exibio da rvore Por padro, a exibio em rvore mostra apenas os ns com contedo no desenho atual ou projeto. Voc pode alterar essa configurao para mostrar todos os ns. ObservaoAo ver a rvore apresentada por rea (o padro 3D Plant), voc pode ver ns s com Procedimento Para mostrar todos os ns ou ns apenas com contedo
Pgina | 185

Autocadplant 3D
1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, boto direito do mouse um n. Clique em Mostrar todos os ns ou ns Mostrar Apenas com contedo. COMANDO DATAMANAGER

Informao filtro na tabela de dados Na tabela de dados, voc pode selecionar as informaes que voc visualizar atravs da aplicao de filtros. Voc pode ver todos os itens ou apenas os itens selecionados, ou filtrar os dados com base em valores de campo especficas ou faixas de valor. Visualizar registros somente para objetos Plant 3D selecionado no desenho. Selees feitas no desenho determinar o que exibido no Gerenciador de Dados. Filtros se aplicam a cada ponto de vista, cada usurio, e cada sesso Usina AutoCAD 3D, ento quando voc alternar exibies ou abrir um novo desenho, os filtros so salvos. Voc pode facilmente remover ou aplicar filtros para qualquer ponto de vista, ou aplicar vrios filtros em simultneo. Procedimento Para ver apenas os itens selecionados na tabela de dados 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia >Projeto painel >Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, boto direito do mouse uma clula que contm o valor cujos dados voc deseja filtrar. Clique em Filtrar por Seleo. Para ver todos os itens, exceto os itens selecionados na tabela de dados 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia >Projeto painel > Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir.
Pgina | 186

Autocadplant 3D
4.Na tabela de dados, boto direito do mouse uma clula que contm o valor que voc deseja excluir na exibio filtrada. Clique Filtrar Excluindo Seleo. Para filtrar por valores de campo e intervalos de valores 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia> Projeto painel > Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, boto direito do mouse uma clula para a propriedade onde voc deseja definir um filtro. 5.Na caixa Filtro para, digite um valor para o filtro. Voc pode usar as seguintes condies individualmente ou simultaneamente: Observao: Circudando uma entrada de texto com aspas simples ('). As entradas so casesensitive. Condies (pode ser usado cumulativamente) Propsito Exemplos

ngulo colchetes (<>)

Para mostrar valores no igual a sua entrada

'700 'Exibe somente as linhas com clulas strings contendo outras de 700

<>''Mostra linhas com dados da clula no igual a uma string vazia, eliminando linhas com clulas vazias

Asterisco (*)

Para mostrar qualquer valor no seu lugar

Como '* * SCH40 exibe todos os campos de continuar o texto "SCH 40", independentemente dos personagens que vm antes ou depois da seqncia de caracteres especificada.
Pgina | 187

Autocadplant 3D

Sinais de igual (=)

para mostrar os valores que correspondem sua entrada

= 'Bosch' exibe apenas as clulas que contm a Bosch cadeia

Sem validade

para exibir apenas as clulas vazias

Exibe somente as linhas com clulas vazias

No Nulo

para excluir as clulas vazias

Exibe somente as linhas com dados

Ponto de interrogao (?)

para exibir qualquer caractere nico em seu lugar

LIKE 'SCH? 0' exibe SCH20, SCH30, SCH40, e assim por diante

6.pressione ENTER Para visualizar os dados de objetos 3D selecionados Planta no desenho 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia > Projeto painel > Gerenciador de Dados. 2.No desenho, selecione os objetos Plant 3D cujos dados voc deseja exibir. 3.No Gerenciador de Dados, na barra de ferramentas, clique em Mostrar itens selecionados. Para remover todos os filtros na exibio de dados atual 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado.

Pgina | 188

Autocadplant 3D
3.Na tabela de dados, clique em uma clula. 4.Clique em Remover Filtro.
COMANDO

DATAMANAGER Registros de classificao na Tabela de Dados Voc pode classificar os dados pela coluna na tabela de dados. Uma pequena seta no cabealho da coluna indica a ordem de classificao atual. Quando voc exibe registros na tabela de dados, voc pode congelar colunas para que eles no se movem quando voc rola a tabela de dados. Voc tambm pode ocultar colunas que no tm dados. Procedimento Para classificar colunas em ordem ascendente ou descendente 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, clique em um cabealho da coluna para mudar a ordem de classificao. COMANDO DATAMANAGER Controlar a exibio de colunas na tabela de dados Voc pode controlar a exibio e ordem das colunas na tabela de dados. Voc pode organizar a ordem das colunas para reduzir a quantidade de deslocamento necessrio para visualizar ou editar os valores na tabela de dados. Voc tambm pode congelar colunas para que eles no se movem como se desloca na tabela de dados, ou ocultar colunas que no deseja ver. O visor e ordem das colunas na tabela de dados para qualquer ponto de vista de dados so salvos em um projeto especfico Configuraes Data Manager arquivo (DMS). . Aps a exibio ou a ordem das colunas de um projeto definido, um arquivo com o nome name> <project dms criado na seguinte pasta: \ Documents and Settings \ <user profile> \ Dados de aplicativos \ Autodesk \ nome do produto <> \ <diretrio version> \ <idioma> \ Support \ PnPProjects. O <nome do varivel o nome do arquivo de projeto que aberto no Project Manager.
Pgina | 189

Autocadplant 3D
Procedimento Para congelar uma coluna na tabela de dados 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, boto direito do mouse no cabealho da coluna para congelar. Clique Freeze. Observao: Quando congelar uma coluna, a coluna e todas as colunas esquerda do que na tabela de dados manter sua posio durante a rolagem. Voc pode descongelar uma coluna clicando com seu cabealho e clicar em Descongelar. Para ocultar ou mostrar uma coluna na tabela de dados 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, boto direito do mouse no cabealho da coluna para se esconder. Clique em Ocultar. 5.Para exibir colunas ocultas, boto direito do mouse em qualquer cabealho da coluna e clique em Reexibir. Para redimensionar uma coluna na tabela de dados 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.No cabealho da coluna da tabela de dados, coloque o cursor sobre a linha de separao entre duas colunas. 5.Arraste a linha de separao para alterar a largura da coluna. Para reorganizar a ordem das colunas na tabela de dados
Pgina | 190

Autocadplant 3D
1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, clique no n que voc deseja exibir. 4.Na tabela de dados, clique no cabealho da coluna da coluna para mover e arraste-direita ou esquerda para uma nova localizao. Observao: Ao fechar AutoCAD Plant 3D, a ordem das colunas que voc especificar neste procedimento gravado no <nome do arquivo. Dms, que salvo na pasta PnPProjects. A pasta PnPProjects est localizado na pasta \ Documents and Settings \ <user profile> \ Application Data \ Autodesk \ AutoCAD Plant 3D 2011 \ <diretrio version> \ <idioma> Support \. Para copiar ordem da coluna para um projeto em outra estao de trabalho 1.No Windows Explorer, navegue at a seguinte pasta: \ Documents and Settings \ <user profile> \ Application Data \ Autodesk \ AutoCAD Plant 3D 2011 \ <diretrio version> \ language \ Support \ PnPProjects. 2.Localize o arquivo <nome do. Dms e copi-lo para uma pasta compartilhada na rede. 3.No Windows Explorer, na estao de trabalho onde voc deseja copiar a ordem das colunas, navegue at a pasta de rede compartilhada e copie o arquivo. 4.Na estao de trabalho onde voc deseja copiar a ordem das colunas, navegue at a seguinte pasta: \ Documents and Settings \ <user profile> \ Application Data \ Autodesk \ AutoCAD Plant 3D 2011 \ <diretrio version> \ <idioma> Support \ \ PnPProjects . Cole o <project name>. Dms arquivo para a pasta. Para reverter para o padro ordem da coluna de dados da tabela 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Gerenciador de Dados. 2.No Gerenciador de Dados, na lista drop-down, clique na vista de dados apropriado. 3.Na exibio em rvore, boto direito do mouse um n cujos dados fim da coluna da tabela que voc deseja redefinir, e fazer uma das seguintes opes:

Para repor os dados do pedido coluna da tabela para apenas um n selecionado, clique em Redefinir Ordem Coluna Node. Para repor os dados do pedido coluna da tabela para um n selecionado e todos os ns filho, clique em Redefinir Todos Criana Ordens Coluna Node.

COMANDO DATAMANAGER
Pgina | 191

Autocadplant 3D
Ver dados somente leitura e de aquisio de dados de propriedade Voc pode exibir dados somente leitura aquisio no Gerenciador de Dados. Propriedades aquisio em Modo de aquisio so exibidas com um fundo cinza na tabela de dados. Voc pode editar uma propriedade em Modo de aquisio, alterando-o para substituir o modo. Para mais informaes sobre modos de adquirir e Substituir, consulte Configurar Aquisio de propriedade (P & ID), descrito no captulo a seguir > Definir propriedade de Aquisio (P & ID) Quando voc seleciona Aquisio como um tipo de propriedade, voc configurar uma regra afirmando que a propriedade adquire o seu valor de outra propriedade. A fonte de aquisio pode ser uma outra classe, projeto ou de propriedade de desenho. Aquisio garante a consistncia entre os valores de propriedade de componente. Se as mudanas valor de origem, todos os elementos previstos para a aquisio de que a mudana de valor tambm. Aquisio da propriedade tambm til para manter a marcao consistente. Quando voc altera um valor de origem, formatos de tag que so baseados em propriedades adquiridas so atualizadas automaticamente em todo o projeto. Regras entender Aquisio Propriedade Voc pode selecionar qualquer propriedade sem restrio de desenho ou de propriedades do projeto como fonte de uma regra de aquisio. Quando voc seleciona uma propriedade de classe como a fonte, no entanto, certifique-se que a classe aquisio e da classe de origem esto conectados. Por exemplo, uma vlvula pode adquirir um valor de tamanho de uma linha, porque os dois so ligados em um relacionamento. Um tanque e um forno, no entanto, no tm relao direta com o outro, ento voc no pode configurar uma regra de aquisio entre eles. Voc pode configurar regras de aquisio de propriedade, quando as relaes seguintes existem:

Linha e de ativos em linha Linha e comear bem Ativos e fim de linha Linha e flecha Anotada e anotao Linha e quebrar Linha e um conector de pgina Linha e bico Tubo grupo de linha e linha de tubulao Grupo sinal de linha e linha de sinal Tubo de grupo de linhas e de grupo linha de sinal (se voc manualmente associados a grupos usando SLGROUPEDIT). Conector e conector Ativos e no de engenharia (apenas entre uma vlvula de controle e seu atuador)
Pgina | 192

Autocadplant 3D
As seguintes propriedades tm regras de aquisio definida por padro. Voc pode visualiz-los quando voc cria um novo projeto: Propriedade de aquisio HandValves.Size HandValves.Spec InLineInstruments.Size PipingSpecialtyItems.Size PipingSpecialtyItems.Spec PipingFittings.Size PipingFittings.Spec Adquirir entender Mode e Modo Override Uma propriedade que est definido para adquirir o seu valor de outro imvel est em Modo de aquisio. No entanto, voc pode ativar esta propriedade em modo de substituio e editar o valor manualmente. Uma vez que uma propriedade est no modo Override, seu valor j no adquirido de outra fonte. No programa, um cone ao lado da propriedade indica se o imvel est em Substituir modo ou Modo de aquisio. Os cones aparecem na paleta Properties, o Gerenciador de Dados, ea caixa de dilogo Atribuir Tag. Quando o cone Substituir exibida, voc pode editar o valor.

Propriedade fonte PipeLines.Size PipeLines.Spec PipeLines.Size PipeLines.Size PipeLines.Spec PipeLines.Size PipeLines.Spec

O imvel est em Modo de aquisio. A propriedade est no modo de Override

Entenda Inicializao Apenas Selecione Aquisio (o padro) para definir uma propriedade para adquirir o valor de outra propriedade. Voc tambm pode especificar Inicializao S, que define a aquisio de ocorrer apenas uma vez (quando o componente inicializado pela primeira vez). Aps a inicializao, a propriedade passa para o modo de Override. Quando a propriedade estiver no modo Override, voc pode editar manualmente o valor porque j no adquirido de outra fonte. Copiar ou mover os componentes com propriedades adquiridas entre linhas de tubulao Quando voc configurar uma propriedade de componente a adquirir seu valor de outro imvel e, em seguida, copiar ou mover a vlvula em outra linha, a vlvula adquire o valor da propriedade a partir da nova linha. No entanto, se a propriedade da vlvula de deslocao est em modo de substituio, o valor especfico acompanha a vlvula. Entenda Aquisio de Mltiplas Fontes
Pgina | 193

Autocadplant 3D
Aquisio muitos relacionamentos so simples de um-para-um. Por exemplo, uma vlvula de gaveta tem um relacionamento um-para-um com uma linha de tubos e adquire o seu tamanho e especificao a partir dessa linha. No entanto, um componente pode ter mltiplas fontes de aquisio. Se essas fontes tm valores idnticos ou alguns valores idnticos, juntamente com outros que no so especificadas, o valor pode ser adquirida. Somente quando as fontes tm valores conflitantes a aquisio impossvel. Um ponto de interrogao exibido no lugar do valor adquirido. Por exemplo, uma vlvula de trs vias tem uma relao direta com trs diferentes segmentos de linha de tubo. Em tais casos, desde que as diferentes fontes, quer ter o valor mesmas caractersticas (por exemplo: PVC) ou o mesmo valor em combinao com valores em branco, a vlvula adquire o valor. Se os segmentos de linha de tubos tem especificaes diferentes, um ponto de interrogao exibido no campo Spec vlvula. Entenda Aquisio entre grupos de sinal de linha e Grupos Line Pipe Ao associar um grupo de linhas de sinal com um grupo de linhas de tubulao, voc pode configurar o grupo de linha de sinal de adquirir qualquer uma das propriedades do grupo que pipe line. Voc associar manualmente os grupos usando SLGROUPEDIT. Embora um grupo de linha de tubo podem ser associados a grupos line muitos de sinal, um grupo de linha de sinal pode ser associado com apenas um grupo de linhas de tubos. Uma vez que uma associao estabelecida, os seguintes recursos esto disponveis: O grupo de linha de sinal pode adquirir propriedades do grupo de linha de tubo. Linhas de sinal pode ento adquirir essas propriedades de seu grupo linha de sinal. Componentes (tais como instrumentos em geral) sobre a linha de sinal pode ento adquirir essas propriedades das linhas de sinal. Observao: Associao e dissociao so processos manuais. Se voc alterar um desenho que fazem uma corrente de associao inadequada, pode alterar a associao. Como voc muda, todas as propriedades adquiridas so atualizados para refletir a associao atual. Tags e anotaes com base nessas propriedades tambm so atualizados automaticamente. Procedimento Para definir uma regra nova aquisio de propriedade 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia >Projeto painel > Project Setup > Project Manager. 2.Na exibio em rvore projeto de instalao, expanda Definies P & ID Class. 3.Continuar a expandir a lista at que voc localize e clique na definio de classe cuja propriedade regra de aquisio que deseja criar (por exemplo: Itens Engenharia inline Vlvulas Ativos Mo).

Pgina | 194

Autocadplant 3D

No painel Configuraes de Classe, em Propriedades, clique em Adicionar.

Na caixa de dilogo Adicionar propriedade, faa o seguinte:


Em Nome de propriedades, digite o nome da propriedade (por exemplo: PipelinesInsulationType). Em Nome para exibio, digite o nome da propriedade nova que voc deseja exibir no Gerenciador de Dados ou a paleta Properties (por exemplo: PipelinesInsulationType). Em Escolha um tipo, clique em Aquisio. Clique em OK.

Pgina | 195

Autocadplant 3D

6.Na caixa de dilogo Selecionar Fonte de Dados, na guia Propriedades de Classe, faa o seguinte:

Em Categorias, expanda Itens de Engenharia. Continuar a expandir a lista at localizar e clique em um item (por exemplo: Segmentos Line Pipe).

Em Propriedades, clique em uma propriedade (por exemplo: Tipo de isolamento). Clique em OK. 7.Na caixa de dilogo projeto de instalao, clique em OK. Para adicionar uma regra de aquisio de uma propriedade existente 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Project Setup Project Manager. 2.Na exibio em rvore projeto de instalao, expanda Definies P & ID Class. 3.Continuar a expandir a lista at que voc localize e clique na classe que contm a propriedade cuja aquisio da propriedade que deseja alterar (por exemplo: Equipamento Itens Engenharia).
Pgina | 196

Autocadplant 3D
4.No painel Configuraes de Classe, em Propriedades, na coluna Nome da propriedade, clique em uma propriedade (por exemplo: Tipo). 5.Na coluna de Aquisio, clique na caixa e clique no boto [...]. Clique em Adicionar Regra de Aquisio.

6.Na caixa de dilogo Selecionar Fonte de Dados, na guia Propriedades de Classe, faa o seguinte:

Em Categorias, expanda Itens de Engenharia. Continuar a expandir a lista at localizar e clique em um item (por exemplo: Engenharia Itens Lines Segmentos Line Pipe). Em Propriedades, clique em uma propriedade (por exemplo: Tipo de isolamento). Clique em OK.

7.Na caixa de dilogo projeto de instalao, clique em OK. Para remover uma regra de aquisio de uma propriedade

Pgina | 197

Autocadplant 3D
1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Project Setup Project Manager. 2.Na exibio em rvore projeto de instalao, expanda Definies P & ID Class. 3.Continuar a expandir a lista at que voc localize e clique na classe cuja propriedade voc deseja alterar (por exemplo: Equipamento Itens Engenharia). 4.No painel Configuraes de Classe, em Propriedades, localize a propriedade cuja aquisio regra que voc deseja remover. 5.Na coluna de Aquisio, clique na caixa e clique no boto [...]. Selecione Remover Regra de Aquisio. 6.Na caixa de dilogo projeto de instalao, clique em OK. Para substituir uma propriedade de aquisio Voc pode substituir uma propriedade usando o Gerenciador de aquisio de dados ou a paleta Propriedades. Os passos seguintes descrevem substituindo uma propriedade aquisio usando a paleta Propriedades. 1.Em um desenho, clique com o componente cuja aquisio regra que voc deseja substituir. Clique em Propriedades. 2.Na paleta Properties, localize a propriedade que deseja alterar. Clique no campo na coluna da direita. 3. Clique em Obter Mode. No submenu, clique em Substituir Mode.

4.Digite um novo valor. 5.Feche a paleta Propriedades. Observao: Quando voc exportar dados do Data Manager para uma planilha do Microsoft Excel, voc pode alterar os valores das propriedades que esto em modo de adquirir em Excel. Quando
Pgina | 198

Autocadplant 3D
voc importar o arquivo para o Gerenciador de dados e aceitar as mudanas, os novos valores so exibidos e as propriedades so alteradas automaticamente para Override modo. Consulte Propriedades Import Modificado Aquisio descrito no Anexo I Para alterar a forma como uma regra de aquisio de propriedade existente aplicada 1.Na faixa de opes, clique em Incio guia Projeto painel Project Setup Project Manager. 2.Na exibio em rvore projeto de instalao, expanda Definies P & ID Class. 3.Continuar a expandir a lista at que voc localize e clique na classe cuja propriedade voc deseja alterar ( por exemplo: Itens Engenharia> Ativos inline > Vlvulas de Mo).

4..No painel Configuraes de Classe, em Propriedades, na coluna Nome da propriedade, localize a

linha de propriedade Size. Na coluna Valor padro, clique na caixa para exibir a lista suspensa. Execute um dos seguintes:

Para definir a propriedade de modo que sempre adquire o seu valor a partir PipeLines.Size, clique Aquisio (o padro). Para definir a propriedade de modo que seu valor adquirida uma vez (quando uma vlvula inicializado pela primeira vez), clique em Inicializao Only.

Obeservao: Aps a inicializao, o valor da propriedade de uma vlvula de mudanas para Substituir modo. Os usurios podem editar o valor da propriedade.

Pgina | 199

Autocadplant 3D
Na coluna de Aquisio, o tamanho da vlvula exibido como adquirida a partir PipeLines.Size. Se PipeLines.Size tem um valor de 3, esse valor aparece no Gerenciador de dados para esta vlvula. 5.Na caixa de dilogo projeto de instalao, clique em OK. Referncia Rpida COMANDOS PROJECTMANAGER PROJECTSETUP Project Manager Project Setup Dialog Box Properties (P&ID Class Definitions Tree Node)
Parte superior do formulrio Parte superior do formulrio

Pgina | 200

Вам также может понравиться