Вы находитесь на странице: 1из 3

COLGIO OBJETIVO- 3 ANO LISTA DE EXERCCIOS DE QUESTES ENVOLVENDO BOTNICA DAS PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS DA UEM 2006 2010

0 Prof Thaise Roth Biologia 3 (2006) Na figura a seguir, o Grfico 2 constante igual a 3 e o Grfico 1 pode ser descrito da seguinte forma: entre a luminosidade 0 e 3, o grfico satisfaz a equao f(x) = 0,2 x2 + 2,3 x e, para valores de luminosidade maior que 3, constante igual a 5,1.

Os dois grficos da figura acima esto relacionados a processos do metabolismo energtico dos vegetais. A seguir, apresentam-se afirmaes a esse respeito. Assinale a afirmao incorreta. A) O Grfico 1 e o Grfico 2 referem-se, respectivamente, aos processos de fotossntese e de respirao. B) A abscissa do ponto A indica a intensidade luminosa correspondente ao ponto de compensao ftica. C) Os dois processos so limitados pela intensidade luminosa. D) No ponto A de interseo dos grficos, a luminosidade maior que 1. E) Com luminosidade 2, a quantidade de CO2 no Grfico 1 8 dcimos maior que a quantidade de CO2 no Grfico 2. ( 2006) Analise o grfico abaixo, que mostra o efeito de diferentes nveis de irradincia no acmulo de biomassa em plantas de carqueja, e assinale a alternativa correta.

A) O grfico indica que o acmulo de biomassa inversamente proporcional aumento no nvel de irradincia. B) O grfico demonstra a influncia da luz na sntese de compostos orgnicos processo de respirao. C) O grfico demonstra o efeito do nvel de irradincia no processo de fotossntese. D) O grfico indica que o acmulo de biomassa diretamente proporcional aumento no nvel de irradincia. E) O grfico indica o aumento na quantidade de clorofila decorrente do aumento nvel de irradincia.

ao no ao do

(2007) Considerando que a transpirao a perda de gua na forma de vapor da planta para a atmosfera, assinale a alternativa correta. A) A transpirao um fenmeno que se d pela transferncia de calor entre as molculas de gua. B) Quanto mais quente e seco for o ambiente, maior ser a transpirao estomtica. C) A transpirao estomtica controlada pelo teor de gua nas clulas-guarda dos estmatos. D) A transpirao cuticular pode ser controlada pelas plantas. E) A transpirao a troca de calor entre a planta e a atmosfera por radiao. (2008) Sobre a relao entre a abertura dos poros estomticos e a concentrao de um on especfico nas clulas-guarda, mostrada no grfico a seguir, assinale o que for correto.

01) O potssio o on que est associado com o mecanismo de abertura dos estmatos. 02) A maior concentrao de potssio est associada com maior taxa de transpirao dos vegetais. 04) O aumento na abertura dos estmatos diretamente proporcional absoro de potssio. 08) A funo que caracteriza o aumento na abertura dos estmatos em relao absoro de potssio linear. 16) A funo que caracteriza o aumento na abertura dos estmatos em relao absoro de potssio crescente. (2009) Assinale o que for correto. 01) A luz solar, que nos vegetais absorvida por pigmentos como a clorofila e os carotenoides, constituda de ftons. 02) As folhas da maioria das plantas so enxergadas como verdes porque os pigmentos mais abundantes nelas, as clorofilas, absorvem a maior parte da radiao

visvel com frequncias correspondentes s outras cores do espectro solar, mas refletem a radiao correspondente nossa sensao do verde. 04) Na miopia, os raios paralelos so focalizados antes da retina, formando uma imagem sem nitidez. A correo por meio de culos exige lentes divergentes. 08) Uma folha com temperatura de 25 oC transfere calor, espontaneamente, para outra folha com temperatura de 30 oC, desde que a primeira esteja iluminada e a segunda esteja na sombra. 16) Se um organismo homeotermo, cuja temperatura corprea normal 40 oC, estiver temperatura de 104 oF, dever estabelecer estratgias para aumentar a sua temperatura corprea. (2010) Assinale o que for correto, considerando o grfico abaixo, que se refere aos efeitos provocados no crescimento de razes e caules, por diferentes nveis de concentrao da mais conhecida auxina, o cido-Indolil-Actico (AIA).

01) A concentrao de AIA que estimula o mximo crescimento das razes insuficiente para estimular o crescimento dos caules. 02) Os caules so estimulados a crescer de forma diretamente proporcional ao aumento dos nveis de concentraes de AIA. 04) Os nveis de concentrao de AIA que estimulam crescimento de caules no estimulam crescimento de razes. 08) Uma concentrao de 103mg/L de AIA provoca inibio no crescimento de caules. 16) A concentrao de AIA tima para crescimento dos caules menor do que 103mg/L.

Вам также может понравиться