Вы находитесь на странице: 1из 4

Presidncia da Repblica

Subchefia para Assuntos Jurdicos


LEI N 9.289, DE 4 DE JULHO DE 1996. Dispe sobre as custas devidas Unio, na Justia Federal de primeiro e segundo graus e d outras providncias. O PRESIDENTE DA REPBLICA Fao saber que o Lei: Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte

Art. 1 As custas devidas Unio, na Justia Federal de primeiro e segundo graus, so cobradas de acordo com as normas estabelecidas nesta Lei. 1 Rege-se pela legislao estadual respectiva a cobrana de custas nas causas ajuizadas perante a Justia Estadual, no exerccio da jurisdio federal. 2 As custas previstas nas tabelas anexas no excluem as despesas estabelecidas na legislao processual no disciplinadas por esta Lei. Art. 2 O pagamento das custas feito mediante documento de arrecadao das receitas federais, na Caixa Econmica Federal - CEF, ou, no existindo agncia desta instituio no local, em outro banco oficial. Art. 3 Incumbe ao Diretor de Secretaria fiscalizar o exato recolhimento das custas. Art. 4 So isentos de pagamento de custas: I - a Unio, os Estados, os Municpios, os Territrios Federais, o Distrito Federal e as respectivas autarquias e fundaes; II - os que provarem insuficincia de recursos e os beneficirios da assistncia judiciria gratuita; III - o Ministrio Pblico; IV - os autores nas aes populares, nas aes civis pblicas e nas aes coletivas de que trata o Cdigo de Defesa do Consumidor, ressalvada a hiptese de litigncia de m-f. Pargrafo nico. A iseno prevista neste artigo no alcana as entidades fiscalizadoras do exerccio profissional, nem exime as pessoas jurdicas referidas no inciso I da obrigao de reembolsar as despesas judiciais feitas pela parte vencedora. Art. 5 No so devidas custas nos processos de habeas corpus e habeas data. Art. 6 Nas aes penais subdivididas, as custas so pagas a final pelo ru, se condenado. Art. 7 A reconveno e os embargos execuo no se sujeitam ao pagamento de custas.

Art. 8 Os recursos dependentes de instrumento sujeitam-se ao pagamento das despesas de traslado. Pargrafo nico. Se o recurso for unicamente de qualquer das pessoas jurdicas referidas no inciso I do art. 4 , o pagamento das custas e dos traslados ser efetuado a final pelo vencido, salvo se este tambm for isento. Art. 9 Em caso de incompetncia, redistribudo o feito a outro juiz federal, no haver novo pagamento de custas, nem haver restituio quando se declinar da competncia para outros rgos jurisdicionais. Art. 10. A remunerao do perito, do intrprete e do tradutor ser fixada pelo Juiz em despacho fundamentado, ouvidas as partes e vista da proposta de honorrios apresentada, considerados o local da prestao do servio, a natureza, a complexidade e o tempo estimado do trabalho a realizar, aplicando-se, no que couber, o disposto no art. 33 do Cdigo de Processo Civil. Art. 11. Os depsitos de pedras e metais preciosos e de quantias em dinheiro e a amortizao ou liquidao de dvida ativa sero recolhidos, sob responsabilidade da parte, diretamente na Caixa Econmica Federal, ou, na sua inexistncia no local, em outro banco oficial, os quais mantero guias prprias para tal finalidade. 1 Os depsitos efetuados em dinheiro observaro as mesmas regras das cadernetas de poupana, no que se refere remunerao bsica e ao prazo. 2 O levantamento dos depsitos a que se refere este artigo depender de alvar ou de ofcio do Juiz. Art. 12. A unidade utilizada para o clculo das custas previstas nesta Lei a mesma utilizada para os dbitos de natureza fiscal, considerando-se o valor fixado no primeiro dia do ms. Art. 13. No se far levantamento de cauo ou de fiana sem o pagamento das custas. Art. 14. O pagamento das custas e contribuies devidas nos feitos e nos recursos que se processam nos prprios autos efetua-se da forma seguinte: I - o autor ou requerente pagar metade das custas e contribuies tabeladas, por ocasio da distribuio do feito, ou, no havendo distribuio, logo aps o despacho da inicial; II - aquele que recorrer da sentena pagar a outra metade das custas, dentro do prazo de cinco dias, sob pena de desero; III - no havendo recurso, e cumprindo o vencido desde logo a sentena, reembolsar ao vencedor as custas e contribuies por este adiantadas, ficando obrigado ao pagamento previsto no inciso II; IV - se o vencido, embora no recorrendo da sentena, oferecer defesa sua execuo, ou embaraar seu cumprimento, dever pagar a outra metade, no prazo marcado pelo juiz, no excedente de trs dias, sob pena de no ter apreciada sua defesa ou impugnao. 1 O abandono ou desistncia de feito, ou a existncia de transao que lhe ponha termo, em qualquer fase do processo, no dispensa o pagamento das custas e contribuies j exigveis, nem d direito a restituio. 2 Somente com o pagamento de importncia igual paga at o momento pelo autor sero admitidos o assistente, o litisconsorte ativo voluntrio e o oponente.

3 Nas aes em que o valor estimado for inferior ao da liquidao, a parte no pode prosseguir na execuo sem efetuar o pagamento da diferena de custas e contribuies, recalculadas de acordo com a importncia a final apurada ou resultante da condenao definitiva. 4 As custas e contribuies sero reembolsadas a final pelo vencido, ainda que seja uma das entidades referidas no inciso I do art. 4 , nos termos da deciso que o condenar, ou pelas partes, na proporo de seus quinhes, nos processos divisrios e demarcatrios, ou suportadas por quem tiver dado causa ao procedimento judicial. 5 Nos recursos a que se refere este artigo o pagamento efetuado por um recorrente no aproveita aos demais, salvo se representados pelo mesmo advogado. Art. 15. A indenizao de transporte, de que trata o art. 60 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, destinada ao ressarcimento de despesas realizadas com a utilizao do meio prprio de locomoo para a execuo de servios externos, ser paga aos Oficiais de Justia Avaliadores da Justia Federal de primeiro e segundo graus, de acordo com critrios estabelecidos pelo Conselho da Justia Federal, que fixar tambm o percentual correspondente. Pargrafo nico. Para efeito do disposto neste artigo, consideram-se como servio externo as atividades exercidas no cumprimento das diligncias fora das dependncias dos Tribunais Regionais Federais ou das Sees Judicirias em que os Oficiais de Justia estejam lotados. Art. 16. Extinto o processo, se a parte responsvel pelas custas, devidamente intimada, no as pagar dentro de quinze dias, o Diretor da Secretaria encaminhar os elementos necessrios Procuradoria da Fazenda Nacional, para sua inscrio como dvida ativa da Unio. Art. 17. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Art. 18. Revogam-se as disposies em contrrio, em especial a Lei n 6.032, de 30 de abril de 1974, alterada pelas Leis nos 6.789, de 28 de maio de 1980, e 7.400, de 6 de novembro de 1985. Braslia, 4 de julho de 1996; 175 da Independncia e 108 da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO TABELA DE CUSTAS TABELA I DAS AES CVEIS EM GERAL a) Aes cveis em geral: um por cento sobre o valor da causa, com o mnimo de dez UFIR e o mximo de mil e oitocentos UFIR; b) processo cautelar e procedimentos de jurisdio voluntria: cinqenta por cento dos valores constantes da letra a; c) causas de valor inestimvel e cumprimento de carta rogatria:

dez UFIR. TABELA II DAS AES CRIMINAIS EM GERAL a) Aes penais em geral, pelo vencido, a final: duzentas e oitenta UFIR; b) aes penais privadas: cem UFIR; c) notificaes, interpelaes e procedimentos cautelares: cinqenta UFIR. TABELA III DA ARREMATAO, ADJUDICAO E REMIO Arrematao, adjudicao e remio: meio por cento do respectivo valor, com o mnimo de dez UFIR e o mximo de mil e oitocentas UFIR. Observao: As custas sero pagas pela interessada antes da assinatura do auto correspondente. TABELA IV DAS CERTIDES E CARTAS DE SENTENAS Certides em geral, por folha expedida: a) mediante processamento eletrnico de dados: quarenta por cento do valor da UFIR; b) por cpia reprogrfica: dez por cento do valor da UFIR.

Вам также может понравиться