Вы находитесь на странице: 1из 3

Disciplina: Contabilidade e Oramento Pblico Professor: Gabriel Servio Pblico

1. Conceito: Conjunto de atividades e bens que so exercidos ou colocados disposio da coletividade, visando abranger e proporcionar o maior grau possvel de bem-estar social ou prosperidade pblica. Por servio pblico, em um sentindo amplo, entende-se todos aqueles prestados pelo Estado ou delegados por concesso ou permisso sob condies impostas ou fixadas por ele, visando satisfao de necessidades da comunidade. Conceitualmente, podemos afirmar que, os servios que competem exclusivamente ao Estado so considerados servios pblicos propriamente ditos, pois sua prestao visa atender necessidades gerais da coletividade, para que esta possa subsistir e desenvolver-se. Por outro lado, quando o servio visa facilitar a existncia do individuo na sociedade, pondo sua disposio utilidades que lhe proporcionem mais comodidade, conforto e bem-estar, so considerados servios de utilidade pblica.

2. Servio Privativo do Estado Atividades exercidas diretamente pelo Estado. Pela natureza do servio, exigem centralizao, como os que dizem respeito s relaes diplomticas e consulares, as que se referem defesa e segurana do territrio nacional, os concernentes emisso de moeda e os de controle e fiscalizao de instituies de crdito e de seguros, os de manuteno do servio postal e do correio areo nacional, os relativos ao estabelecimento e execuo de planos nacionais de educao e de sade, bem como planos regionais de desenvolvimento, os que se relacionam com o poder de polcia e segurana pblica, os que garantem a distribuio da justia e outros que exigem medidas compulsrias (deportao, expulso e extradio) em relao aos indivduos. Como exemplos temos: a cobrana e fiscalizao dos impostos, a polcia, a previdncia social bsica, o servio de desemprego, a fiscalizao do cumprimento de normas sanitrias, o servio de trnsito, a compra de servios de sade pelo Estado, o controle do meio ambiente, o subsdio educao bsica, o servio de emisso de passaportes etc.

3. Servio de utilidade pblica So os servios pblicos prestados por delegao do Poder Pblico, em condies fixadas por ele. A ideia central que servio pblico envolve atividade que supera a esfera do interesse da comunidade, por ser de interesse da comunidade devendo subordinar-se s suas exigncias, ajustar-se s convenincias do todo social e manter-se na conformidade de satisfao das necessidades do indivduo na coletividade. Tanto isso verdadeiro que assiste ao usurio no s o direito de obteno e fruio do servio, mas tambm a sua regular e permanente prestao. So exemplos tpicos os servios prestados a consumidores domiciliares, como eletricidade, telefone, gua encanada, gua etc.

3.1Prestao de servio de utilidade pblica por concesso A concesso de servios um procedimento pelo qual uma pessoa de direito pblico, denominada autoridade concedente, confia mediante delegao contratual a uma pessoa fsica ou jurdica, chamada concessionrio, o encargo de explorar um servio pblico. Em contrapartida, o concessionrio deve sujeitar-se a certas obrigaes impostas pelo Poder Pblico. O contrato de concesso no transfere propriedade alguma ao concessionrio, porque um particular jamais retm um servio pblico, sendo-lhe delegada, somente, a prtica da atividade pblica. Como a concesso um ato contratual pelo qual o Estado atribui ao concessionrio a prestao de um servio pblico, tambm lhe concedido o direito de remunerao atravs de cobrana de tarifas, diretamente dos usurios, dando-lhe, assim, a garantia de um equilbrio econmicofinanceiro. Para o concessionrio as tarifas so o meio para o fim que almeja: lucro, enquanto para o Estado, a finalidade a boa prestao do servio. Por ser servio que deve ser obrigatoriamente oferecido ininterrupta e permanentemente, cabe tambm ao usurio e no somente ao poder concedente, o direito de fiscalizar e exigira o correto fornecimento do servio. So exemplos de servios de utilidade pblica que comumente so objeto de delegao atravs de contrato de concesso: os de transportes coletivos, fornecimento de energia eltrica, abastecimento de gua, comunicaes telefnicas, radiodifuso, explorao de jazidas e fontes minerais, utilizao de terrenos nos cemitrios com tmulo de famlia, a instalao de indstrias de pesca s margens de rios e outros.

3.2Prestao de servio de utilidade pblica por permisso o procedimento atravs do qual uma pessoa de direito pblico, denominada autoridade permitente, faculta mediante delegao a ttulo precrio a uma pessoa fsica ou jurdica, chamada permissionrio, a execuo de obras e servios de utilidade pblica, ou o uso excepcional de bem pblico, podendo ser outorgada de forma gratuita ou remunerada, atendendo a condies estabelecidas pelo Poder Pblico. Toda permisso traz implcita a condio de ser em todo o momento, compatvel com o interesse pblico e, por conseguinte, revogvel ou modificvel pela Administrao, sem recurso algum por parte do permissionrio. So exemplos tpicos: os servios de transportes coletivos, facultados por esta via, ao invs de outorgados pelo ato convencional denominado concesso; os atos de capites de navios de fazerem casamento, em dadas circunstncias, durante a viagem, em carter excepcional em vista da urgncia, e a de colocao de banca para venda de jornais na via pblica, atravs dos TPU (Termo de Permisso de Uso) etc.

4. Prestao de servio mista Aquela prestada pela administrao, por seu dever de Estado e, entretanto, pode ser executada tambm por pessoa fsica ou jurdica de carter privado, independentemente de delegao para tanto. Note-se que nos referimos a servio pblico e no a servio de utilidade pblica. Esta explicao de fundamental importncia, uma vez que, se tratasse de servio de utilidade pblica, haveria a delegao por concesso ou permisso da Administrao, para que o particular pudesse prest-lo, enquanto, tratando-se de servio pblico no vedado iniciativa privada, desnecessria essa delegao. Exemplos de servios que podem ser mistos: assistncia sanitria, hospitalar e mdica preventiva, previdncia social, nos casos de doena, velhice, invalidez e morte, seguro contra acidentes de trabalho e proteo da maternidade, assistncia gratuita aos filhos desde o nascimento at seis anos de idade, em creches e pr-escolas etc. Quando forem executados pelo Estado, estaremos diante de um servio pblico, e quando exercida por particulares sero considerados servios privados, sem que para tanto seja necessria delegao via concesso ou permisso.

Вам также может понравиться